You are on page 1of 7

CARVALHO, Mrcia Hayde Porto de. Hermenutica Constitucional: mtodos e princpios especficos de interpretao. 2. ed. revista e ampliada.

Florianpolis: Obra Jurdica, 2008.

No primeiro captulo de sua obra, Mrcia de Carvalho faz uma introduo ao tema abordado, que a hermenutica constitucional, justificando a escolha do assunto e a importncia do mesmo para a doutrina jurdica. Considerando a hermenutica como a teoria da interpretao jurdica, a autora apresenta o seu objeto de estudo como o sistema de definies, leis e axiomas com o quais possvel definir o significado e a amplitude das normas constitucionais Segundo a prpria autora, o objetivo da obra confirmar, com base nos consensos cientficos encontrados, a hiptese de uma teoria da existncia de mtodos e princpios prprios para a interpretao da Constituio (p.10). Em um segundo momento, a autora busca expor o conceito de Constituio e se utiliza de um rico apoio doutrinrio e concepes j existentes, que se desenvolveram ao longo do tempo, sem que ainda se tenha chegado a uma soluo para o problema. Segundo a autora, a determinao desse conceito pressupe um conhecimento de que o vocbulo Constituio evolui com a histria, sofrendo uma srie de mutaes em seu significado medida que a realidade transmutada pelo aparecimento de novas circunstncias polticas, econmicas, sociais e culturais (p. 14). Outro tpico exposto pela autora a classificao de uma Constituio. H diferentes tipos de Constituio adotados nos vrios pases do mundo; e para facilitar o estudo e a compreenso destes, a Doutrina tem procurado fixar critrios para a sua classificao. A autora apresenta trs critrios de classificao: quanto forma, quanto ao contedo e quanto a sua estabilidade. Segundo a autora, quanto ao critrio forma, as Constituies podem ser classificadas em escritas e no escritas. A Constituio considerada escrita aquela que se encontra encerrada num documento nico e solene, elaborado de uma s vez, [...] no qual se encontram inseridas todas as normas consideradas fundamentais pela comunidade (p. 35). considerada Constituio no escrita aquela cujas normas no esto num documento nico e especfico, mas se encontram pulverizadas, abrangendo costumes, jurisprudncia, convenes e textos constitucionais esparsos (p. 35).

A autora ressalta que, na poca contempornea, inexistem Constituies totalmente costumeiras. Ela cita o exemplo da Gr-Bretanha, que no possui uma unificao das convenes constitucionais em um documento nico, mas tem a maior parte de seu ordenamento fundamental na forma de lei. E, do mesmo modo, no se pode achar que uma Constituio escrita abrange toda a matria constitucional, pois, alm do Direito Constitucional em forma de lei, h uma grande quantidade de usos constitucionais no formulados por escrito que se mostram importantes para a complementao, integrao e desenvolvimento das Constituies escritas. Passemos agora para o segundo critrio de classificao utilizado, que quanto ao contedo. A autora divide as Constituies em formais e materiais. Para diferenci-las, utilizemo-nos das palavras da autora:
Constituio formal o conjunto de normas jurdicas fundamentais, hierarquicamente superiores, que independentemente de seu contedo esto reunidas num documento nico, distinguindo-se da legislao ordinria por exigir certos requisitos especiais para sua criao e reforma. Constituio material ou substancial, por sua vez, pode ser definida como o conjunto de normas pertinentes organizao do poder, distribuio de competncia, ao exerccio da autoridade, forma de governo, aos direitos da pessoa humana, tanto individuais como sociais, independentemente das fontes formais de onde se originam tais normas. Em outras palavras, o conjunto das normas essenciais necessrias estruturao e fundamentao da ordem poltica. (p. 36)

O terceiro critrio utilizado pela autora para classificao de uma Constituio quanto sua estabilidade; lembrando que essa noo no quer dizer o mesmo que imutabilidade, e sim que a constituio estvel aquela que tem certa permanncia e durabilidade. Segundo esse critrio, a autora classifica as Constituies em flexveis, rgidas e semi-rgidas. As constituies rgidas so as que no podem ser alteradas da mesma maneira que as leis ordinrias e demandam, para sua mudana, um processo mais complicado e solene. As Constituies flexveis so aquelas que podem ser modificadas por legislaes ordinrias, ou seja, so aquelas que no exigem requisitos especiais para a sua reforma. As Constituies semi-rgidas so aquelas que possuem, lado a lado, normas que s podem ser alteradas atravs de emenda constitucional e normas passveis de alterao por meio de leis ordinrias. A autora ressalta que, dentre as vrias consideraes na doutrina, ao mesmo tempo que se fala na necessidade de uma certa estabilidade na Constituio para garantir os

direitos fundamentais, aponta-se que necessria a possibilidade de ela ser alterada para acompanhar as mudanas ocorridas na realidade social, econmica e poltica. Outro tpico abordado pela autora a estrutura e elementos da Constituio. Ela afirma que o conhecimento desses elementos possibilita ao intrprete captar a essncia e o esprito de Constituio e se apresenta como condio fundamental para o trabalho de interpretao da Lei Maior. Segundo a autora, as Constituies contemporneas so um complexo de normas que incidem sobre matrias de diferentes naturezas e que tm as mais diversas finalidades, mas que formam um todo orgnico e unitrio, estando as suas normas interligadas e se condicionando reciprocamente. Em relao aos elementos presentes na Constituio da atualidade, a autora os divide em cinco categorias: orgnicos, limitativos, scio-ideolgicos, de estabilizao da Constituio e formais de aplicabilidade. Os elementos orgnicos esto presentes nas normas que organizam e estruturam o Estado e o poder, ou seja, nas normas que do existncia aos poderes do Estado, regulando as formas de sua legitimidade. Os elementos limitativos esto presentes nas normas que impem limites ao poder estatal com o objetivo de proteger a liberdade dos cidados. Aqui a Constituio tem como funo salvaguardar direitos e garantias aos indivduos e aos grupos sociais. Os elementos scio-ideolgicos refletem os anseios por uma ordem social mais justa. Nessas normas, verifica-se a funo da Constituio de propiciar a modernizao social e econmica do Pas. Os elementos de estabilizao constitucional manifestam-se nas normas destinadas a assegurar a soluo de conflitos constitucionais (crises), a defesa da Constituio, do Estado e das Instituies Democrticas. Estas normas impedem que se altere ou que se infrinja a Constituio, exceto nos termos e limites nela previstos. Os elementos formais de aplicabilidade esto presentes nas normas que estabelecem regras de aplicao das Constituies. Passemos agora para outro tpico exposto pela autora: a Constituio como sistema aberto de regras e princpios. Ela afirma que ao observar a estrutura da Constituio brasileira, possvel concluir que esta um sistema normativo aberto de regras e princpios. um sistema porque contm normas de diversos tipos, funo e natureza, com finalidades diferentes, mas coordenadas entre si; um sistema aberto porque troca

informaes com os sistemas que se acham no seu entorno, podendo rejeitar ou processar os informes que recebe, sendo levado, neste ltimo caso, a se modificar. E finalmente, um sistema formado por princpios e regras. Os princpios constitucionais se diferenciam das regras pelo seu maior grau de abstrao, por serem vagos e indeterminados, por no se limitarem a aplicar-se a uma determinada e precisa circunstncia, podendo concretizar-se em vrias hipteses. Em relao aos princpios, as regras constitucionais possuem uma abstrao reduzida, geralmente revelam o seu pressuposto, fato ou hiptese de incidncia e tem sua aplicao restrita a essa situao ftica. Outro assunto abordado pela autora a interpretao jurdica. Segundo ela, para a aplicao do direito, preciso primeiramente interpretar uma norma jurdica. A interpretao jurdica consiste na elucidao do sentido e do alcance de uma ou mais normas, visando a sua aplicao a um caso concreto. Dessa forma, aplicar o direito submeter o fato concreto norma que o regule, produzindo a norma de deciso. Mrcia de Carvalho afirma que toda interpretao o produto de uma poca, ou seja, depende dos vrios fatores e circunstncias que podero ser de carter histrico, econmico, as convices do intrprete, entre outros que determinaro o resultado dessa atividade interpretativa. Sobre os mtodos de interpretao, a autora afirma que o seu uso est intimamente ligado capacidade, ao tipo de personalidade, ideologia e s experincias pessoais de quem o aplica, por isso a interpretao no isenta de subjetividade. No entanto, o intrprete deve, na medida do possvel, evitar o subjetivismo, conhecendo e aplicando os mtodos de interpretao desenvolvidos pela hermenutica e por ele prprio. Os mtodos de interpretao so tambm chamados de elementos de interpretao, modos ou processos de interpretao, fases ou momentos de interpretao e, ainda, de critrios hermenuticos. A autora divide os tipos de mtodos em dois grupos: Mtodos Clssicos de Interpretao e Mtodos Modernos de Interpretao. Os mtodos clssicos tm origem romanista e civilista. Com esses mtodos, a hermenutica tradicional postulava a neutralidade do intrprete, cabendo a ele somente a tarefa de descobrir o significado da norma, sem influenciar na determinao do seu significado. Os mtodos clssicos so: gramatical; lgico ou racional; histrico e sistemtico.

A interpretao gramatical se baseia na anlise do teor da lei, e mediante o emprego de meios gramaticais e etimolgicos, busca-se o significado literal das palavras, examinadas de forma isolada ou no contexto da frase. O mtodo racional aquele em que se busca descobrir o sentido e o alcance da lei, aplicando ao dispositivo um conjunto de regras tomadas emprestado da lgica geral. O mtodo histrico aquele que leva em conta os motivos da elaborao da norma, os interesses que a mesma visava resguardar e a circunstncias em que ela surgiu. O mtodo sistemtico aquele que no considera as normas isoladamente, mas v cada regra jurdica como parte de um todo, o sistema de direito positivo. Por sua vez, os Mtodos Modernos de Interpretao so os seguintes: lgicosistemtico, histrico-teleolgico e o mtodo voluntarista da Teoria Pura do Direito. O mtodo lgico-sistemtico considera que toda norma jurdica pertencente ao sistema, tem seu significado desvendado com o emprego dos elementos lgicos disponveis e dos princpios mais gerais e abstratos do sistema. O mtodo histrico-teleolgico busca o porqu da lei, a sua finalidade. Procura adaptar o contedo da norma s exigncias prticas da evoluo social. O mtodo voluntarista refere-se interpretao feita por um rgo judicirio para aplicar a lei. Conforme este mtodo, o juiz ou tribunal deve conjugar a interpretao cognoscitiva com um ato de vontade, pois ele deve escolher entre as vrias alternativas ofertadas pela atividade de cognio. Sobre a interpretao constitucional, a autora cita o jurista Paulo Bonavides que diz que no existe, rigorosamente, uma distino entre a interpretao da Constituio e a interpretao das demais leis. No entanto, a autora ressalta que a norma constitucional possui certas peculiaridades, relacionadas a sua forma, seu contedo e sua estrutura lgica, que a distingue das demais normas, surgindo da a necessidade de princpios especficos para a sua interpretao, alm dos mtodos comuns utilizados na interpretao da lei em geral (p. 74). Enquanto as leis em geral devem ser interpretadas luz da Constituio, as normas constitucionais no encontram acima delas nenhum conjunto eu as vincule, a no ser a prpria Constituio. Outro aspecto que distingue a Constituio da legislao ordinria a tipologia de suas normas, ou seja, as diferentes categorias das normas constitucionais, em que h uma verdadeira articulao de princpios e regras de diferentes tipos e categorias. Citando o jurista Fran Figueiredo, a autora afirma que para a interpretao constitucional, duas atividades revelam-se de grande importncia. Primeiro, fixar a ideologia

que, inelutavelmente, permeia o corpo constitucional, ou seja, determinar quais so os princpios polticos fundamentais informadores de todo o texto constitucional, que consubstanciam as opes polticas de como o Estado e a sociedade esto organizados. Em segundo lugar, preciso perseguir o esprito que paira sobre todo o sistema constitucional, como superior diretriz de entendimento. Esse esprito nada mais que uma fora de inspirao superior que perpassa todas as normas constitucionais, um princpio lgico que se desvenda ante o raciocnio lgico e especulativo. A interpretao da Constituio se impe no s aos administradores e aos juzes e tribunais, mas tambm aos legisladores, que no ato de legislar devem interpretar previamente o texto constitucional, com quem a lei ordinria no pode colidir. Conforme afirma a autora, no momento atual, pode-se destacar trs mtodos de interpretao constitucional: o mtodo integrativo, o mtodo tpico e o mtodo concretista. O mtodo integrativo defende que a interpretao da constituio exige uma compreenso global da regulao e dos fins constitucionais. Segundo o mesmo, no processo de interpretao, tm grande importncia o esprito da Constituio, os princpios polticos fundamentais informadores de todo o sistema constitucional, e mesmo, os fatores extraconstitucionais. Em relao ao mtodo Tpico, a autora esclarece que ele consiste, na verdade, em uma tcnica jurdica da prxis, por estar voltada para os problemas concretos, que tem por fim a determinao do respectivamente justo, ou seja, a soluo particularmente mais correta. Apesar muitas crticas feitas ao mtodo tpico, onde a principal a de que no se deve partir do problema para a norma, mas desta para o problema, ele no deve ser completamente desprezado, na medida em que se mostra particularmente apropriado para a resoluo de casos difceis, para os quais a Constituio no oferece soluo clara. O Mtodo Concretista assemelha-se ao procedimento tpico, na medida em que para interpretar o caso concreto tambm busca orientaes, pontos de vista ou critrios-chave, adotados conforme a norma e o problema a ser objeto da interpretao. No entanto, ele afastase do mesmo, porque se baseia no pressuposto do primado do texto constitucional perante o problema. A hermenutica Constitucional, assim como a jurisprudncia, desenvolve princpios auxiliares da tarefa interpretativa. Conforme afirma a autora, na maior parte dos casos, os chamados princpios de interpretao constitucional so desdobramentos dos mtodos clssicos de interpretao, mas tem sua importncia assegurada quando cumprem a

finalidade de possibilitar que a interpretao constitucional atenda as especificidades da Constituio. A autora cita vrios princpios utilizados para a interpretao constitucional, que so: princpio da obedincia supremacia da Constituio; da unidade da Constituio; princpio do efeito integrador, que afirma que a interpretao deve conduzir a solues integradoras entre normas constitucionais em caso de conflito; da mxima efetividade das normas; da concordncia prtica ou da harmonizao; da fora normativa da Constituio; da imperatividade das normas constitucionais; do respeito ao Esprito e Ideologia da Constituio; do sentido usual das normas constitucionais; princpio das bases principiolgicas; da excepcionalidade da interpretao restritiva; do respeito relativo s decises interpretativas e princpio da proporcionalidade. Segundo a autora, a interpretao das leis conforme a Constituio no um princpio constitucional, mas um princpio de controle de constitucionalidade das leis. Nenhuma lei pode ser declarada inconstitucional quando puder ser interpretada em harmonia com a Constituio. Caso se chegue a uma interpretao da norma jurdica contrria Constituio, impe-se que seja declarada a inconstitucionalidade dessa lei. Por fim, a autora conclui a sua obra sintetizando o tema abordado, e reforando a importncia da interpretao constitucional baseada em mtodos e princpios especficos, que tem como mrito superar as crises constitucionais, garantindo a estabilidade da lei fundamental.

You might also like