You are on page 1of 3

ROTEIRO PODCAST - ESPANHOL @ JUVENTUDE # 01 Aline Introduo: Ol, pessoal!

l! Primeiramente, sejam bem vindos a nossa 1 postagem, ou seja, 1 podcast sobre o tema JUVENTUDE. Meu nome Aline e estou com um grupo de intercambistas: Renata, Ingrid, Fernanda, Jssica e Caroline. Hoje, ns vamos estrear nosso primeiro programa falando sobre Intercmbio. Pra quem no sabe, o Intercmbio so viagens que os estudantes realizam para algum lugar fora do pas de origem, com o intuito de estudarem, aprimorarem uma lngua, conhecerem diferentes culturas, costumes, etc. As nossas intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer Buenos Aires e criaram Os 10 Mandamentos do Manual do Intercambista para jovens estudantes que pretendem fazer esse tipo de viagem. Ento vamos l! Ingrid Onde Ficar: Onde ficar o primeiro mandamento. Qual o melhor lugar para se hospedar em Buenos Aires? Centro, Recoleta, Panlermo, San Telmo, Retiro, Puerto Madero? Em minha opinio, o Centro de Buenos Aires repleto de turistas e, por isso, no permite ter uma verdadeira experincia portenha. Turstico demais. Palermo e Recoleta so timas opes, pois so bairros com menos turistas e com mais opes culturais e gastronmicas. Sou suspeita porque gosto de ficar em Palermo, principalmente perto da Plaza Serrano, onde existem muitos barzinhos, restaurantes, lojas e vida noturna agitada. O Puerto Madero tambm parece uma boa opo, j que tem hotis super exclusivos alm de vrias opes gastronmicas ao longo dos decks de madeira. Fernanda Moeda: O conhecimento sobre a moeda o segundo mandamento. H muitas casas de cmbio na cidade. J no aeroporto, h uma, mas ela costuma manter um cmbio acima do valor de mercado do dia. Evite trocar dinheiro nas ruas, onde h perigo de pegar notas falsas. Especialmente no centro, h muitas pessoas nas ruas oferecendo para vender ou comprar dlares. Voc pode trocar reais ou dlares nas casas de cmbio. Como a viagem , geralmente, paga em dlares, voc pode utilizar a moeda norte-americana para gastar na cidade. Alguns estabelecimentos aceitam dlares e fazem a converso de acordo com a taxa cobrada nas casas de cmbio das proximidades. Ingrid Estudos: Os estudos o terceiro mandamento. Os estudantes estrangeiros como o caso de vrios alunos brasileiros que hoje vivem em Buenos Aires, ao irem Argentina se encontram com um pas que lhes oferece uma ampla, diversificada e qualificada oferta de estudos

universitrios, tento de graduao quanto de ps-graduao, com um custo de vida acessvel, compartilhando as atividades econmicas com jovens de outros pases e a possibilidade de ter uma experincia de vida nica percorrendo um pas de contrastes em sua geografia e clima. Caroline Pontos Tursticos: Os pontos tursticos o quarto mandamento. Os principais pontos tursticos de Buenos Aires so: Teatro Coln: um grande orgulho para Buenos Aires possuir um dos melhores teatros lricos do mundo. Caf Tortoni: mais que um caf, o Tortoni um dos smbolos da cidade e do tango e por isso merece uma visita. Manzana de Las Luces: um conjunto de edifcios relacionados histria e a cultura, onde se esconde a igreja mais antiga e tneis da poca colonial. Baslica Nuestra Seora del Pilar: uma das igrejas mais singelas da capital. Cemitrio da Recoleta: um dos mais bonitos e mais visitados do mundo. Suas tumbas guardam grandes personagens histricos e por fim, a Casa Rosada que a sede da Presidncia da Repblica. Jssica Clima: O quinto mandamento conhecer o clima da regio. Buenos Aires tem as quatro estaes bem definidas. Os meses de vero so bastante quentes e midos, sendo que a temperatura varia entre 22 e 33. So comuns as chuvas de vero. J no inverno faz frio e venta muito. A mdia de temperatura varia entre 3 e 14, podendo chegar a alguns graus abaixo de zero. A primavera e o outono so amenos e a temperatura nessas pocas do ano varia entre a mnima de 13 e a mxima de 22. Jssica Sade/ Segurana: Saber sobre os cuidados que devemos ter o sexto mandamento. O servio de ambulncias para emergncias (SAME) gratuito. Os hospitais pblicos que esto disposio do turista atendem urgncias s 24 horas de forma Gratuita. Buenos Aires uma cidade tranquila para os turistas, mas vale a pena tomar algumas precaues para evitar problema: 1) Cuidado com os taxistas, pois costumam repassar notas de Pesos falsas. Procurem sempre pagar com notas baixas, tipo 10, 20 pesos; 2) No deixar sacolas e carteiras penduradas em cadeiras em lugares pblicos; 3) Evite trocar dinheiro na rua; 4) Cuidado com a bagagem no aeroporto e terminais de nibus.

Renata Costumes: O stimo mandamento diz respeito aos costumes. Acho que no novidade para ningum que as pessoas em Buenos Aires se cumprimentam com um beijinho no rosto. At a, nada demais.

Morei no Rio Grande do Sul e l eram trs beijinhos na bochecha. Em Buenos Aires, s um. Mas at os homens se cumprimentam (entre eles!) com beijinho. Nada [...] O ser argentino descoberto atravs de sua gente e suas manifestaes culturais. Participar das festas populares do carnaval, desfrutar de uma noite de tango em uma mi longa de Buenos Aires, mergulhar no mundo dos dinossauros que habitaram esta parte do planeta em algum museu especial ou se maravilhar perante a pintura rupestre dos antigos habitantes, permite descobrir e reconhecer a identidade dos argentinos. A maneira particular de celebrar as festas religiosas ou a alegria das Festivais populares um convite a descobrir os signos e valores de um modo de ser, sntese cultural de um crisol de raas, como alguma vez se definiu a Argentina. Fernanda Culinria: Aprender com a culinria argentina o oitavo mandamento. Na hora de almoar ou jantar, procure um restaurante tpico, que vai oferecer como prato principal uma parrillada, um churrasco com corte argentino capaz de satisfazer qualquer estmago, do menos ao mais guloso. Buenos Aires tambm tem restaurantes de todos os tipos, do francs ao japons, e algumas casas brasileiras. Nos cafs, tambm so servidos pratos rpidos, sopas e lanches que podem saciar a fome em momentos de correria por causa das constantes visitas cidade. Neles, tambm possvel comer as deliciosas empanadas argentinas, de carne (as originais), queijo ou frango. Renata Restaurantes/Lojas: E por fim o nono mandamento para conhecermos os restaurantes e lojas da regio. Os melhores restaurantes de Buenos Aires so: Bice, Brasserie Petanque, Cabaa Las Lilas, Campobravo, Casa Cruz e La Brigada. Roupas posso te assegurar: Av.CRDOBA!! l que ficam os famosos outlets, ou seja, ponta de estoque das grandes grifes, Yves Saint Laurent, Adidas, Puma... um paraso!! Mas prepare as pernas, pois ela enooorme! Outra dica! No faa compras nem nos shoppings (caros at para os porteos ricos) nem na "Calle Florida" (rua Flori da), cheia de lojas, mas tudo caro tambm! Vai mais uma? Procure ver se na vitrine das lojas tem um adesivo escrito TAXFREE, se tiver, compre, pea o papel do tex refund, e quando estiver no aeroporto para voltar ao Brasil receba na aduana de 12 a 16% do valor pago! Olha que maravilha! Em maio comprei cerca de 6 mil pesos (3 mil reais) e recebi quase 1000 pesos de volta (500 reais), uma boa no?

You might also like