You are on page 1of 6

Aquecimento Global

Introduo Todos os dias acompanhamos na televiso, nos jornais e revistas as catstrofes climticas e as mudanas que esto ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanas to rpidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos ltimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o nmero de desertos aumenta a cada dia, fortes furaces causam mortes e destruio em vrias regies do planeta e as calotas polares esto derretendo (fator que pode ocasionar o avano dos oceanos sobre cidades litorneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas so unnimes em afirmar que o aquecimento global est relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel, etc.), na atmosfera. Estes gases (oznio, dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difcil disperso, causando o famoso efeito estufa. Este fenmeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiao infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas tambm colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a disperso do calor, o resultado o aumento da temperatura global. Embora este fenmeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, j se verifica suas conseqncias em nvel global.

Conseqncias possveis do aquecimento global O aumento no nmero de mortos, desabrigados e perdas econmicas previstas devido ao clima severo atribudo ao aquecimento global pode ser piorado pelas densidades crescentes de populao em reas afetadas, apesar de ser previsto que as regies temperadas tenham alguns benefcios menores, tais como poucas mortes devido exposio ao frio.

- Aumento do nvel dos oceanos (de 110 a 770 milmetros entre 1990 e 2100): com o aumento da temperatura no mundo, est em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nvel da guas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submerso de muitas cidades litorneas; - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de vrias espcies animais e vegetais, desequilibrando vrios ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de pases tropicais (Brasil, pases africanos), a tendncia aumentar cada vez mais as regies desrticas do planeta Terra; - Aumento de furaces, tufes e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporao das guas dos oceanos, potencializando estes tipos de catstrofes climticas; - Ondas de calor: regies de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No vero europeu, por exemplo, tem se verificado uma - intensa onda de calor, provocando at mesmo mortes de idosos e crianas. Baixa do pH do oceano e propagao de doenas como malria e dengue

alteraes na disponibilidade agrcola, recuo glacial, vazo reduzida em rios durante o vero, extino de espcies e aumento em vetores de doenas.

Solues para diminuir o Aquecimento Global - Diminuir o uso de combustveis fsseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustveis (exemplo: biodesel) e etanol. - Os automveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustveis de forma desregulada. O uso obrigatrio de catalisador em escapamentos de automveis, motos e caminhes. - Instalao de sistemas de controle de emisso de gases poluentes nas indstrias. - Ampliar a gerao de energia atravs de fontes limpas e renovveis: hidreltrica, elica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao mximo a gerao de energia atravs de termoeltricas, que usam combustveis fsseis.

- Sempre que possvel, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (nibus, metr, trens) ou bicicleta. - Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem. - Recuperao do gs metano nos aterros sanitrios. - Usar ao mximo a iluminao natural dentro dos ambientes domsticos. - No praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrrio, deve-se efetuar o plantio de mais rvores como forma de diminuir o aquecimento global. - Uso de tcnicas limpas e avanadas na agricultura para evitar a emisso de carbono. - Construo de prdios com implantao de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da gua e refrigerao).

Derretimento das calotas polares


O derretimento das calotas polares um fenmeno verificado nas ltimas dcadas e est relacionado diretamente com o aquecimento global. Cientistas que estudam o clima verificaram que, com o aumento da temperatura do planeta, provocado principalmente pela emisso de gases poluentes, as calotas polares esto derretendo. Um dos grandes problemas do derretimento das calotas polares o aumento no nvel das guas dos oceanos. Este fenmeno pode, muito em breve, causar o avano do mar sobre cidades litorneas. Alguns cientistas mais pessimistas, afirmam que, se nada for feito, muitas ilhas e cidades litorneas podem desaparecer do mapa (ficarem submersas). Este fenmeno j pode ser verificado visualmente. J podemos observar vrios icebergs gigantes se formando a partir do desprendimento das calotas polares.

Adaptao Poltico-Econmica
A grande afirmao dos cientistas climticos de que as temperaturas globais continuaro a aumentar tem levado naes, estados, empresas e cidados a implementar aes para tentar reduzir o aquecimento global ou ajustar-se a ele. Muitos grupos ambientais encorajam aes contra o aquecimento global, freqentemente por parte dos consumidores, mas tambm pela comunidade e organizaes. Tambm tem havido negcios econmicos na mudana climtica, incluindo esforos no aumento da eficincia de energia e uso de fontes alternativas, apesar de ser de forma limitada. Uma importante inovao o desenvolvimento de um comrcio de emisses dos gases do efeito estufa. Empresas, em conjunto, concordam em limitar suas emisses ou comprar crditos daqueles que emitiram menos do que permitido. O principal acordo mundial para combater o aquecimento global o Protocolo de Kyoto, uma emenda Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana do Clima (CQNUMC), negociado em 1997. O protocolo conta com mais de 160 pases e mais de 55% da emisso de gases do efeito estufa. Os Estados Unidos, o maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, Austrlia e Cazaquisto recusaram-se a ratificar o tratado. China e ndia, dois outros grande emissores, ratificaram o tratado, mas como pases em desenvolvimento, esto isentos de algumas clusulas. Este tratado expira em 2012, e debates internacionais iniciaram-se em maio de 2007 sobre um novo tratado para suceder o vigente. O aumento das descobertas cientficas sobre o aquecimento global tem resultado em debates polticos e econmicos. Regies pobres, em particular a frica, tm grandes chances de sofrerem a maior parte dos efeitos do aquecimento global, enquanto suas emisses so desprezveis em relao s emisses dos pases desenvolvidos. Ao mesmo tempo, isenes de pases em desenvolvimento de algumas clusulas do Protocolo de Kyoto tm sido criticadas pelos Estados Unidos e esto sendo usadas como sua justificativa para no ratificar o protocolo. No ocidente, a idia da influncia humana no clima e os esforos para combat-lo ganharam maior aceitao na Europa que nos Estados Unidos. Este problema acendeu debates nos Estados Unidos sobre os benefcios em limitar as emisses industriais de gases do efeito estufa para reduzir os impactos no clima versus os efeitos que isso causaria na atividade econmica. H tambm discusses em diversos pases sobre o custo de adotar fontes de energia alternativas e mais limpas para reduzir as emisses. Outro ponto do debate o grau com que pases recm-industrializados, como China e ndia, deveriam ter o privilgio de aumentar suas emisses industriais, especialmente a China, uma vez que se espera que ela ultrapasse os Estados Unidos na emisso de gases do efeito estufa at 2010.

Curiosidades

1,1 a 6,5 C. De acordo com estimativas feitas pelo painel intergovernamental de mudana climtica, em 2007, essa a faixa de elevao que pode sofrer a temperatura mdia global at o final deste sculo.

2.000 quilmetros quadrados. Todo ano, reas desse tamanho se transformam em deserto devido falta de chuvas. 40% das rvores da Amaznia podem desaparecer antes do final do sculo, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus. 2.000 metros. Foi o comprimento que a geleira Gangotri (que tem agora 25 km), no Himalaia, perdeu em 150 anos. E o ritmo est acelerando. 750 bilhes de toneladas. o total de CO2 na atmosfera hoje. 2050. Cientistas calculam que, quando chegarmos a esse ano, milhes de pessoas que vivem em deltas de rios sero removidas, caso seja mantido o ritmo atual de aquecimento. a calota polar ir desaparecer por completo dentro de 100 anos, de acordo com estudos publicados pela National Sachetimes de Nova Iorque em julho de 2005, isso ir provocar o fim das correntes martimas no oceano atlntico, o que far que o clima fique mais frio. o clima ficar mais frio apenas no hemisfrio norte, quanto ao resto do mundo a temperatura mdia subir e os padres de secas e chuvas sero alterados em todo o planeta. de 9 a 58% das espcies em terra e no mar vo ser extintas nas prximas dcadas, segundo diferentes hipteses.
Entre os pases mais prejudicados com o fenmeno est o Brasil. Mas o que, especificamente, pode acontecer a ns, brasileiros, por causa do aquecimento global no mdio e longo prazo?

Efeitos do Aquecimento Global no Brasil


Para Heitor Matallo, membro da Conveno das Naes Unidas para o Combate da Desertificao (UNCCD), um ciclo puxa outro. Se no Brasil, o meio ambiente j degradado por meio de desmatamentos e eroses, os reservatrios de gua iro diminuir, aumentando as reas desertas. Com o avano da temperatura global, ser quase impossvel viver nessas reas em curto prazo, porm no impossvel, uma vez que o corpo humano se adapta conforme as necessidades. Com isso, o ecossistema desta regio ficar totalmente desequilibrado, permitindo a extino de vrias espcies de animais. Com o degelo das calotas polares, o nvel do mar ir subir. Em longo prazo, o degelo das calotas far os oceanos subirem at 4,9 metros, cobrindo vastas reas litorneas no Brasil, alm de provocar a escassez de comida, disseminao de doenas e mortes. A Organizao Mundial da Sade (OMS) atribui modificao do clima 2,4% dos casos de diarria e 2% dos casos de malria em todo o mundo. No nosso caso, a dengue poder provocar uma epidemia nas regies alagadas ou at mesmo em regies planlticas, resultado da falta de definio das estaes. Alm disso, as ondas de calor, que com o fenmeno iro aumentar em proporo e intensidade, sero responsveis por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo; no Brasil isso tambm ser uma realidade. A incidncia de furaces, que praticamente inexistente no Brasil, poder ser

grande. Isso j est acontecendo aos poucos, principalmente na regio Sul. O furaco Catarina, por exemplo, tinha ventos que variavam entre 118 km/h a 152 km/h.

Por Tiago Dantas Equipe Brasil Escola.com Concluso: Aquecimento Global. Um assunto muito difundido pela mdia, este que talvez seja pouco temido.O fenmeno aqui estudado refere-se ao aquecimento do globo, ou seja, da Terra, este que seu principal causador o efeito estufa, que foi se intensificando aps a Revoluo Industrial por razes bvias. Conforme nossas pesquisas, os brasileiros contribuem muito para o aquecimento global, desmatando principalmente a Amaznia. No meio de tantos dados considerveis de efeitos do Aquecimento Global as pessoas ainda assim se permanecem neutras, como fossem as ltimas espcies a se extinguirem. Num mundo onde as pessoas so cada vez mais gananciosas h pouco espao para reabilitao ecolgica antropognica, ento, infelizmente, conclui-se que a tendncia piorar. O primeiro passo a conscientizao, para que o Planeta Terra ainda possa ser a casa de nossos filhos e netos daqui a algumas dcadas.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG76861-5990,00.html

http://blog.avoado.com/2010/11/um-freio-no-aquecimentoglobal/ www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm www.brasilescola.com.br/aquecimento+global+no+brasil/

You might also like