You are on page 1of 44

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas Curso de Bacharelado em Geografia

MICAEL SANTOS GEROSA

EVOLUO DA POLTICA AMBIENTAL NO BRASIL AO LONGO DE SUA HISTRIA

So Paulo 2011

MICAEL SANTOS GEROSA

EVOLUO DA POLTICA AMBIENTAL NO BRASIL AO LONGO DE SUA HISTRIA

Orientador: Prof. Dr. Jurandyr Luciano Sanches Ross Supervisora: Janana Romano Rangel

Trabalho de Graduao Individual II (FLG0498) apresentado ao Departamento de Geografia da Universidade de So Paulo, para obteno do grau de Bacharel em Geografia.

So Paulo 2011

Banca Examinadora

Agradecimentos

Primeiramente, aos meus pais, pelo apoio e amor incondicional e por nunca desistirem de mim. minha colega e amiga, Janana Rangel, por todo apoio acadmico e emocional provido ao longo de todo o meu curso. Ao meu terapeuta, Flvio Faria, por ter sido meu guia nos momentos mais difceis e sombrios. Ao meu orientador e professor, Jurandyr Ross, pela ateno dada, pelo apoio, e por sugerir o tema do meu trabalho. Ao Departamento de Geografia, por disponibilizar as condies para o meu aprendizado. E a todos os amigos que confiaram em mim.

Resumo Este trabalho buscou fazer um levantamento histrico sobre as diversas polticas ambientais adotadas pelo Brasil ao longo de sua existncia. Do perodo colonial at a Revoluo de 1930 pouco foi feito para proteger a natureza. Por muito tempo, a viso predominante era de que, no Brasil, os recursos naturais eram inesgotveis. De 1930 at o golpe militar de 1964 o pas testemunhou a criao do seu primeiro cdigo florestal, a criao dos primeiros Parques Nacionais e a elaborao dos primeiros projetos de preservao da natureza. O governo militar elaborou um novo cdigo florestal e acelerou o processo de preservao ambiental ao criar mais parques. Porm, a expanso da fronteira agrcola e a poltica desenvolvimentista adotada pelo pas na poca colaboraram muito com a devastao dos biomas brasileiros, em especial o Cerrado e a Amaznia. O perodo da nova repblica foi marcado por avanos institucionais, como a criao do Ministrio do Meio Ambiente e do IBAMA. Tambm foi marcado pela politizao do tema ambiental, com a criao de ONGs e do Partido Verde. E, infelizmente, o perodo tambm foi marcado pelo aceleramento da expanso agrcola e da devastao da Amaznia.

Palavras-chave: Poltica ambiental, parques nacionais, cdigo florestal.

Abstract This essay tried to make a historical data collection about the many environmental policies adopted by Brazil throughout its existence. From the colonial period up until the 1930s Revolution little was made to protect nature. For a very long time, the predominant view was that, in Brazil, natural resources were inexhaustible. From 1930 up until the military strike, in 1964, the country witnessed the creation of its first forestall code, the creation of its firsts National Parks and the elaboration of its firsts natural preservation projects. The military government created a new forestall code and accelerated the process of environmental preservation by creating more parks. However, the expansion of the agricultural frontier and the adoption of a developmental policy by the country, at the time, collaborated a lot with the devastation of Brazils biomes, in particularly the Cerrado and the Amazon Forest. The new republican period was flagged with institutional advancements, like the creation of the Environmental Ministry and IBAMA. It was also flagged with the politicization of the environmental theme, with the creation of NGOs and the Green Party. And, sadly, this period was also marked by the acceleration of the agricultural expansion and the devastation of the Amazon Forest. Key words: Environmental policy, national parks, forestall code.

Sumrio 1. Introduo .............................................................................................................. 6 2. Objetivo .................................................................................................................. 7 3. Procedimentos Metodolgicos ............................................................................... 8 4. Desenvolvimento Histrico ..................................................................................... 9 4.1 Perodo Colonial e Imperial (1500 a 1889) ..................................................... 9 4.2 O Surgimento do termo Parque Nacional e A Exportao do Modelo Americano de Conservacionismo.......................................................................... 12 4.3 Perodo da Repblica Velha (1889 a 1930).................................................. 14 4.4 Governo Provisrio, Estado Novo e Populismo (1930 a 1964) ..................... 17 4.5 Governo Militar (1964 a 1985) ...................................................................... 23 4.6 Perodo da Repblica Nova (1985 at o presente)....................................... 30 5. Consideraes Finais ........................................................................................... 39 6. Referncias Bibliogrficas .................................................................................... 41

1. Introduo
O forte desmatamento sofrido pelo Brasil ao longo de sua histria, e mais especificamente nas ltimas dcadas, estimulou o debate ambiental no meio acadmico. O meio ambiente , hoje em dia, um tema bastante debatido nas diversas reas da cincia. Engenheiros florestais, gegrafos, bilogos,

oceangrafos, meteorologistas, entre outros, todos abordam uma parte do problema. Os meios de comunicao abordam, com bastante frequncia, o tema, denunciando vrias queimadas ilegais, a poluio do ar e da gua nas grandes cidades, a caa predatria, o trfico de animais silvestres, entre outros. Tudo isso ajuda a instigar interesse pelo tema. Preocupados com o meio ambiente brasileiro, estudantes e cientistas comeam a estudar os problemas e a questionar seus governantes. Para a Geografia, especificamente, o ponto mais importante a ser estudado a relao entre a sociedade e a natureza. Mas para que seja possvel construir um ponto de vista contundente desta relao necessrio que se estude a evoluo dela ao longo do tempo. A melhor forma de se compreender o presente estudando o passado. Portanto, torna-se necessrio um levantamento histrico desta relao sociedade-natureza. Compreender a evoluo desta relao a melhor forma de entender porque a situao presente o que . E este ser o foco do trabalho.

2. Objetivo
O trabalho teve como objetivo compreender as causas polticas e econmicas que levaram o Brasil a desmatar imensas reas de florestas e a destruir biomas quase por completo. Para isso, foi levantado e analisado contedo histrico relacionado ao tema, exposto em ordem cronolgica. Neste cenrio, foi muito importante compreender a forma de ocupao do territrio brasileiro, as relaes agrrias instauradas, as diferentes polticas econmicas adotadas e os diferentes pontos de vista da sociedade para com a natureza.

3. Procedimentos Metodolgicos

A elaborao da pesquisa foi feita com a anlise da bibliografia e das leis levantadas. A bibliografia levantada foi indispensvel para a compreenso do tema, pois ajudou a mostrar o dinamismo das relaes entre sociedade e natureza. As leis ajudaram a expor o avano dos estudos cientficos ambientais ao longo do tempo e o quanto contriburam com as polticas de preservao de cada perodo histrico. A anlise feita foi exposta em ordem cronolgica, buscando melhor compreenso e fluidez do tema.

4. Desenvolvimento Histrico
4.1 Perodo Colonial e Imperial (1500 a 1889)

A colonizao do Brasil, como se sabe, foi de carter explorativo. Os europeus que aqui chegavam tinham como objetivo o enriquecimento rpido. O enorme tamanho do Brasil e a extenso quase infinita de suas matas litorneas alimentava a imaginao dos colonizadores e criava a falsa idia de que aqui os recursos naturais eram inesgotveis. Segundo PDUA (2004), o enorme contraste entre o tamanho da colnia e dos Estados europeus geravam a sensao de uma fronteira indefinidamente aberta ao avano horizontal das atividades econmicas. (p. 04) Essa falsa iluso de uma fronteira infinita, somado ganncia do colonizador e completa ignorncia dos biomas locais gerou um processo extremamente predatrio de colonizao. Assim que as primeiras terras agrcolas e pastoris ocupadas empobreciam novas reas eram desmatadas e utilizadas. Quando recursos naturais, como madeiras nobres e outros artigos tropicais, se esgotavam em uma rea uma nova regio era descoberta e explorada. No havia uma mentalidade de preservao, pois isso daria muito trabalho e consumuria tempo. O lucro imediato, baseado na explorao predatria era a prtica considerada mais lgica. A essa prtica PDUA (2004) chamou de nomadismo predatrio. No demorou muito at que a coroa portuguesa comeasse a se preocupar com as reservas naturais, especialmente as de madeira, que eram muito usadas pela marinha portuguesa. J em 1605, a coroa baixou normas que visavam controlar o corte de madeira. Segundo URBAN, fora limitado aos magistrados a autorizao para o abate de rvores. (1998: p. 71) Posteriormente, no final do sculo XVIII, a coroa portuguesa expediu cartas rgias que declaravam como propriedade sua todas as matas e arvoredos borda da Costa, ou dos rios que desemboquem imediatamente no mar e por onde as jangadas se possam conduzir as madeiras cortadas, at as praias. (apud URBAN,

10

1998: p. 71) No entanto, nenhuma dessas medidas citadas teve efeito, pois a fiscalizao era quase nula. Em 1821, Jos Bonifcio de Andrada e Silva sugeriu a criao de um setor administrativo que seria responsvel pela conservao das matas, pois se preocupava com o intenso desmate da Mata Atlntica, provocado pela expanso das monoculturas e a construo naval. (DIEGUES, 2001) Ele achava que era necessrio conhecer melhor o territrio e suas condies naturais para melhor organizar a produo e evitar o desperdcio. No entanto, como ser visto a seguir, o maior conhecimento do territrio teve consequncias imprevisveis e indesejveis. Durante os perodos colonial e imperial vrias expedies foram feitas por naturalistas europeus e brasileiros. A primeira expedio cientfica realizada no Brasil foi no ano de 1638 e, curiosamente, foi promovida por Maurcio de Nassau, que queria adquirir maior conhecimento sobre as terras brasileiras. (URBAN, 1998) A coroa portuguesa tambm realizou expedies cientficas e de reconhecimento do territrio. Porm, quanto mais se conhecia do territrio, das espcies e dos recursos naturais mais aumentava o interesse europeu em explorlos economicamente. Portanto, as expedies cientficas, ajudaram a acelerar o desmate e a extrao de recursos naturais. Quanto mais se conhecia da natureza brasileira mais o europeu queria consum-la. O trecho abaixo esclarece isso muito bem:
O conhecimento sobre as madeiras tropicais, acumulado ao longo de quatro sculos de crnicas, viagens, estudos de naturalistas e muita derrubada, transformou os europeus em consumidores especializados. (URBAN, 1998: p. 44)

Com a vinda da famlia real ao Brasil a depredao aumentou ainda mais. Segundo URBAN (1998), o governo imperial estimulou a exportao de madeiras nobres para a Europa com a abertura dos portos. Participou inclusive da Exposio de Vienna, de 1873, para mostrar ao mercado europeu as vantagens da Araucria como madeira de construo civil e de combustvel. O trecho abaixo deixa claro a dimenso do problema:
Em 1870, por exemplo, as exportaes de ervas medicinais, jacarand, erva-mate, castanha-dopar e borracha competiam com o cacau, o caf, o algodo e o fumo. (URBAN, 1998: p. 43)

11

Claro que essa devastao estrondosa ao longo do sculo XIX no ficou livre de crticas. O jornalista Thomaz Pompeu de Souza Brasil, por exemplo, publicou, em 1859, no peridico Cearense vrios artigos que advertiam sobre o desmate incontrolvel que assolova o Cear. Chegou at mesmo a questionar se as secas que atingiam a regio no eram fruto do enorme desmate feito pelos plantadores de algodo. (URBAN, 1998) Sendo assim, neste perodo, a viso prevalecente era a de que a natureza s era til se explorada ou derrubada para dar lugar agricultura. De certo modo, essa viso sobrevive at os dias de hoje, porm uma nova viso estava ganhando forma nos Estados Unidos na dcada de 1870 e ser discutida no prximo captulo.

12

4.2 O Surgimento do termo Parque Nacional e A Exportao do Modelo Americano de Conservacionismo

At o sculo XIX a viso que prevalecia da natureza para os ocidentais era a de que essa deveria ser conquistada, domesticada e cultivada pelo homem. A natureza intocada era vista como atrasada, e no civilizada. Porm, essa viso comearia a mudar ao longo do sculo XIX. Vrias razes contribuiram para essa mudana de pensamento, entre elas o avano cientfico da Histria Natural. Teorias como a de Charles Darwin mudaram para sempre o lugar do homem na natureza. De repente o homem no era mais uma criao divina que tinha direitos absolutos pela terra. O homem, agora, passava a ser parte da natureza. O impacto da obra-prima A Origem das Espcies (1859) de Darwin na percepo do homem em relao ao mundo inquestionvel. O avano da industrializao forou, cada vez mais, o homem a viver na cidade. A mecanizao do campo e a criao de empregos na cidade por parte das fbricas deu incio a um processo de xodo rural jamais visto antes. A enorme concentrao de pessoas e fbricas nas cidades criou um ambiente poludo, insalubre, e isso fez com que o homem urbano comeasse a ver o campo e a natureza cada vez mais como um paraso perdido. Segundo DIEGUES (2001), os escritores romnticos do sculo XIX transformaram a natureza selvagem em um lugar de refgio para a alma. Um lugar onde o homem podia se isolar do frentico mundo urbano e refletir sobre sua existncia. A natureza selvagem era descrita como um lugar para se descanar e recuperar as foras.
Essas ideias, sobretudo a dos romnticos do sculo XIX, tiveram, portanto, grande influncia na criao de reas naturais protegidas, considerdas como ilhas de grande beleza e valor esttico que conduziam o ser humano meditao das maravilhas da natureza intocada. (DIEGUES, 2001: p.15)

Destas novas formas de pensar surgiu a noo de wilderness nos Estados Unidos. A ideia de que partes da natureza deveriam ser preservadas em estado primitivo, sem a interferncia humana. E que deveriam ser resguardadas apenas como um lugar de visitao. No poderiam ser colonizadas ou vendidas. E

13

assim, em 1872, surge o primeiro Parque Nacional do mundo, nos Estados Unidos: Yellowstone Park. Mas, mais importante do que o parque em si, foi o modelo no qual ele foi criado. Reservar vastas reas para turismo e lazer parecia bvio para as pessoas que viviam distante do mundo natural, afinal, essas reas eram consideradas vazios demogrficos. E isso acabou por criar um poderoso mito o mito de que existe uma natureza virgem, jamais tocada pelo homem. (DIEGUES, 2001) Esse mito s poderia ser criado no ambiente urbano, pois quem mora na cidade acaba desenvolvendo uma sensao de distanciamento da natureza. fcil achar que o convvio com a natureza deva ser apenas turstico, quando se vive numa selva de concreto. Para as populaes urbanas o mundo antrpico o mundo completamente transformado. Tanto o mundo urbano, quanto o rural so bastante distintos do mundo natural. Seguindo esse mesmo raciocnio, para os povos que vivem nessa natureza virgem, e dependem dela, a mesma no virgem. Para esses povos, a natureza virgem simplesmente no existe. S porque o mundo deles sofreu menos transformao e ainda preserva certos aspectos naturais no significa que seja virgem. E essa dicotomia ser responsvel por inmeros conflitos entre o poder pblico e aqueles que vivem neste mundo natural, agora considerados meros invasores. E esse conflito j nasce com a criao de Yellowstone. Vrias tribos que residiam na regio do novo parque foram retiradas dali, muitas a fora. As palavras do chefe Standing Bear da tribo Sioux exemplifica essa dicotomia muito bem:
Ns no consideramos selvagens as vastas plancies abertas, os maravilhosos montes ondulados, as torrentes sinuosas. Para o homem branco a natureza era selvagem, mas para ns ela era domesticada. A terra no tinha cercas e era rodeada de bnos do Grande Mistrio. (McLuhan apud DIEGUES, 2001: p. 17)

Mas, a voz da minoria pouco importou. O modelo de parque criado em Yellowstone seria exportado para o resto do mundo e criaria inmeros conflitos ao redor do mundo. Principalmente nos pases subdesenvolvidos onde existem incontveis comunidades nativas e tradicionais, como as quilombolas, ribeirinhas, pesqueiras tradicionais, etc.

14

4.3 Perodo da Repblica Velha (1889 a 1930)

Em 1876, o engenheiro Andr Rebouas, inspirado pela criao do Parque de Yellowstone, publicou o artigo Parque Nacional. Ele propunha a criao de dois parques nacionais no Brasil. Um deles seria o Parque Nacional das Sete Quedas no Paran e o outro seria o Parque Nacional da Ilha do Bananal. Achava que existia um enorme potencial turstico na criao de parques e por isso defendia o reflorestamento e a preservao da natureza intacta. De influncia positivista (DIEGUES, 2001), Rebouas defendia a necessidade de se desenvolver no Brasil o pensamento cientfico e aplic-lo na lavoura. Acreditava que utilizando a mecanizao e a correo qumica do solo ajudaria a reduzir o desmatamento. Rebouas tambm elaborou um projeto nacional com forte idealismo liberal. Sua meta era o desenvolvimento do livre comrcio, da indstria, da tica do trabalho livre, das estradas e ferrovias, da modernidade enfim. (PDUA, 1987: p. 40) Tambm defendia uma profunda reforma social no pas. Achava que seu projeto s poderia ser realizado se a escravido fosse abolida, as terras redistribudas e a educao expandida. No entanto, de suas idias, poucas foram realizadas durante sua vida. A escravido foi abolida e a repblica proclamada, mas a concentrao fundiria e o modelo de produo predatrio foram mantidos. O primeiro parque nacional s seria criado em 1937, trinta e nove anos aps sua morte. Sua maior contribuio posteridade, no que diz respeito ecologia, foi a importao do modelo de parque criado em Yellowstone. A proclamao da repblica pouco alterou as polticas ambientais do Brasil. A economia nacional ainda dependia da exportao do caf, do algodo, da borracha e do acar. Portanto, o modelo de produo ainda era monocultor, predatrio e concentrado na mo de uma minoria. Essa elite agrria, alm de monopolizar a produo, agora detinha todo o poder poltico e no via com bons olhos a reforma agrria ou a industrializao do pas. E sem isso no haveria modernizao no campo e, muito menos reduo da depredao ambiental. Na verdade, o desmatamento foi acelerado durante a Repblica do Caf com Leite, como ser visto a seguir.

15

Em 1912 Luis Felipe Gonzaga de Campos publicou uma coleo de mapas chamada Mapa de Matas e Campos do Brasil. Foi a primeira verdadeira tentativa de dimensionar o nvel de destruio das matas brasileiras. Segundo URBAN (1998), a publicao de Gonzaga de Campos indicava que em 1911 a Paraba tinha 36,53% da sua rea coberta por matas. Doze anos depois o percentual de floresta no estado tinha sido reduzido a meros 0,82%, segundo a Inspetoria Federal de Obras contra as Secas. Segundo Gonzaga de Campos, o desmate entre 1890 e 1900 no Planalto Paulista foi de um milho de hectares. Entre 1919 e 1927 URBAN (1998) diz que as matas paulistas foram reduzidas de 64,7% da rea do estado para 15,65%. Dentre as consequncias da publicao dos Mapas de Matas e Campos do Brasil duas so importantes e merecem citao:
O mapa de Gonzaga de Campos incentivou o surgimento de algumas iniciativas regionais, sobretudo em So Paulo, que passou a acompanhar de modo mais detalhado a escalada da destruio das florestas do estado. (URBAN, 1998: p. 38) O mapa resultou na criao da Reserva Florestal do Territrio do Acre, em 1911 quatro faixas, ao longo do alto rio Acre, do alto Purus-Envira, do rio Gregrio e do alto Juru, no sudoeste amaznico. Juntas, essas reas cobriam 28.000km, mas a reserva florestal foi um falso comeo, porque foi ignorada. (BRANDON e RYLANDS, 2005: p. 28)

Em 1921, atravs do Decreto Legislativo n 4.421, o presidente Epitcio Pessoa criou o Servio Florestal. Porm, longe de ser uma medida idealista, o que realmente preocupava o presidente era a condio de desordem da economia extrativista. (URBAN, 1998) E suas palavras, dirigidas ao Congresso Nacional, em 1920, deixam isso claro.
A economia florestal aponta-nos uma riqueza imensa a explorar. A indstria de papel, das resinas, das tinturarias, dos curtumes, dos mveis, das construes civis, do fornecimento de postes, lenha, dormentes etc., sem falar nas exportaes de madeiras finais ou de lei, so fontes de comrcio a desenvolver e coordenar. , pois, urgente a decretao de leis que protejam todos esses tesouros, regulando no s a arborizao das terras e a sua conservao, como a explorao do comrcio de madeiras, a extrao

16
de ervas e da prpria seringueira. (apud. URBAN, 1998: p. 73)

No de surpreender que uma instituio criada a partir dessa mentalidade falhasse por completo. O servio florestal s concluiu os estudos preliminares para sua organizao em 1925 e seus resultados prticos foram quase nulos. (SWIOKLO, apud BRITO, 2003) Sendo assim, fica claro que, enquanto a oligarquia cafeeira controlasse o pas e a economia fosse dependente, quase que exclusivamente, da exportao de produtos monocultores, poucos avanos seriam conquistados no campo ambiental. Seria necessria uma reforma econmica e poltica para que medidas concretas comeassem a aparecer.

17

4.4 Governo Provisrio, Estado Novo e Populismo (1930 a 1964)

A dcada de 1930 foi marcada por profundas transformaes na sociedade brasileira. At ento a economia brasileira fora dependente da exportao de produtos agrcolas e da importao de produtos industrializados. Mas, com o crash da bolsa de Nova Iorque em outubro de 1929, tudo mudou. Os Estados Unidos entraram numa depresso econmica e carregaram o resto do mundo junto. Muitas fbricas fecharam e o desemprego atingiu nveis recordes no mundo desenvolvido. E isso afetou diretamente a economia brasileira, pois o fechamento das fbricas reduziu drasticamente a demanda por caf. Usado como combustvel pela classe proletria fabril desde o sculo XIX, o caf agora deixava de ser prioritrio e seu preo despencou. A importao de produtos industrializados tambm foi afetada pela crise e o Brasil precisava substitu-los de alguma forma. Face a esses novos problemas, ficava clara a necessidade de profundas reformas econmicas. A oligarquia cafeeira, no entanto, no soube responder adequadamente ao problema e logo seria substituda, atravs de revoluo, por uma nova oligarquia. Essa, por sua vez, era bastante influenciada por pensadores progressistas, como Andr Rebouas, Alberto Torres e Joaquim Nabuco. E, lado a lado, a esse novo pensamento progressista, encontravam-se as ideias ambientalistas que alterariam para sempre a relao do Estado com o meio ambiente. Pouco depois da revoluo de 1930 o servio florestal foi extinto e a Comisso Legislativa da revoluo criou uma subcomisso que ficaria encarregada de elaborar um projeto de Cdigo Florestal. (URBAN, 1998) O projeto foi publicado no Dirio Oficial em 1931 para que recebesse sugestes. Dentre aqueles que contriburam com o projeto deve-se destacar a Sociedade dos Amigos das rvores, o primeiro grupo ambientalista do Brasil. (URBAN, 1998) Muitas sugestes foram incorporadas ao projeto e, em 1934, entra em vigor o primeiro Cdigo Florestal do Brasil. Finalmente o Brasil comea a mudar sua abordagem em relao ao meio ambiente. Dentre as mudanas mais significativas, o Cdigo Florestal de 1934 cometia uma ousada revoluo conceitual ao limitar o direito da propriedade,

18

subordinando-o ao interesse coletivo. (URBAN, 1998: p. 75) Isso significava que o Estado, pela primeira vez, teria o poder de proibir e multar aqueles que depredassem a natureza dentro de suas propriedades particulares atravs dos artigos nmeros 22 e 23 do Cdigo Florestal. Outro passo importantssimo foi a classificao das florestas no artigo nmero trs:
Art. 3 - As florestas classificam-se em: a) protetoras; b) remanescentes; c) modelo; d) de rendimento. (BRASIL, 1934)

Dentre as quatro classificaes criadas pelo cdigo florestal as duas mais importantes eram as protetoras e as remanescentes. As florestas protetoras eram aquelas situadas em propriedades privadas que deveriam ser permanentemente preservadas. As razes estabelecidas pelo cdigo florestal de 1934 so explicitadas no artigo nmero quatro:
Art. 4 - Sero consideradas florestas protetoras as que, por sua localizao, servirem conjunta ou separadamente para qualquer dos fins seguintes: a) conservar o regime das guas; b) evitar a eroso das terras pela ao dos agentes naturais; c) fixar dunas; d) auxiliar a defesa das fronteiras, de modo julgado necessrio pelas autoridades militares; e) assegurar condies de salubridade pblica; f) proteger stios que por sua beleza meream ser conservados; g) asilar espcimes raros da fauna indgena. (BRASIL, 1934)

Em outras palavras, isso significa que o Estado agora tinha o poder de desapropriar propriedades privadas consideradas fundamentais preservao da natureza. J as florestas remanescentes so classificadas no artigo nmero cinco:
Art. 5 Sero declaradas remanescentes: a) as que formarem parques estaduais ou municipais; florestas nacionais,

19
b) as em que abundarem ou se cultivarem espcimes preciosos, cuja conservao se considerar necessria por motivo de interesse biolgico ou esttico; c) as que o poder pblico reservar para pequenos parques ou bosques, de gozo pblico. (BRASIL, 1934)

Isso significa que as florestas remanescentes so aquelas de domnio pblico que merecem proteo total. E isso significa que elas deveriam ser transformadas em parques pblicos. E aqui que fica bvia a influncia de Yellowstone. Os parques nacionais, estaduais e municipais, pela primeira vez, foram conceituados pelo Estado, e de forma bastante semelhante ao modelo de Yellowstone. preciso ressaltar aqui que, as florestas protetoras quando

desapropriadas pelo Estado, transformam-se em florestas remanescentes, logo so passveis a tornarem-se parques. justamente nesse ponto que mora a dicotomia de Diegues (2001). Agora o governo tinha o poder de criar parques pblicos e de desapropriar as propriedades particulares que se situassem adjacentes ou dentro do novo parque. E isso gerou conflitos com aqueles que perderam suas terras, principalmente com aquelas populaes que dependem da natureza para sua sobrevivncia, como as comunidades quilombolas, ribeirinhas e indgenas. Os conflitos que sero gerados por essa dicotomia levou o Brasil a mudar sua abordagem ao tema, mas isso ser visto mais adiante. Outro problema do Cdigo Florestal de 1934 est relacionado interpretao do artigo nmero vinte e trs:
Art. 23 Nenhum proprietrio de terras cobertas de matas poder abater mais de trs quartas partes da vegetao existente, salvo o disposto nos artigos 24, 31 e 52. (BRASIL, 1934)

Este artigo era relativamente vago e possibilitava duas interpretaes citadas por BRITO (2003):
O Cdigo simplesmente omite, se a restrio se refere quarta parte da superfcie florestal existente no momento de sua promulgao, ou se essa quarta parte deve prevalecer em relao a cada proprietrio que adquire um terreno. Infelizmente essa segunda interpretao que

20
prevalece durante toda a vigncia do Cdigo de 34. (VICTOR, 1975 apud BRITO, 2003: p. 55)

Apesar desses problemas, em 1937 o primeiro parque nacional do Brasil criado em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Em 1939 outros dois parques foram criados: O Parque Nacional do Iguau, no Paran e o Parque Nacional da Serra dos rgos, no Rio de Janeiro. Os Parques Nacionais, segundo ESTEVES (2006) ficariam sob os cuidados do novo Servio Florestal, criado em 1937. O servio florestal, por sua vez, fazia parte do Ministrio da Agricultura. Essa situao seria mantida at 1962 quando o Servio Florestal foi substitudo pelo Departamento de Recursos Naturais Renovveis (DRNR). O novo Servio Florestal, no entanto, sofria com a falta de objetivos claros. Em 1944, esse problema foi parcialmente resolvido pelo decreto n 16.677 que atribua ao Servio Florestal
...o encargo de orientar, fiscalizar, coordenar e elaborar programas de trabalho para os parques nacionais. O mesmo decreto estabeleceu tambm os objetivos dos Parques Nacionais: conservar para fins cientficos, educativos, estticos e recreativos as reas sob sua jurisdio. (ESTEVES, 2006: p. 05)

Tambm ficava de responsabilidade do Servio Florestal promover estudos da flora, fauna e geologia das respectivas regies; organizar museus e herbrio regionais. (BRASIL, 1944 apud. ESTEVES, 2006: p. 05) Em 1940 o Brasil participou da Conveno para a Proteo da Flora e da Fauna e das Belezas Cnicas Naturais dos Pases da Amrica conhecida como Conveno de Washington. O texto da conveno foi aprovado pelo Decreto Legislativo n 3 em 1948 e estabelecia novas categorias de unidades de conservao, que no eram muito diferentes daquelas j existentes. (BRITO, 2003) Essas novas categorias foram dividias em: parque nacional, reserva nacional, monumento natural e reserva de regio virgem. No entanto, o que realmente importava, era que, pela conveno, os pases signatrios deveriam apresentar, periodicamente, listas de espcies de plantas e animais ameaados de extino. (URBAN, 1998: p. 89)

21

Como o Brasil precisava reportar listas de espcies ameaadas de extino, de agora em diante, o dilogo entre os cientistas brasileiros e cientistas internacionais aumentaria. Sem falar que, no mesmo ano,
...foi fundada a Unio Internacional para a Proteo da Natureza (UIPN), posteriormente denominada de Unio Internacional para a Conservao da Natureza (UICN), englobando agncias governamentais e no-governamentais, e que passou a coordenar e iniciar trabalhos de cooperao internacional no campo da conservao da natureza. (VALLEJO, 2009: p. 04)

Tudo isso facilitaria a entrada de novas idias conservacionistas no Brasil. Ainda em 1948, foi criado o Parque Nacional de Paulo Afonso, nas terras adjacentes Cachoeira de Paulo Afonso, no Rio So Francisco. No entanto, o parque seria extinto em 1969, atravs do Decreto lei n 605, para dar espao construo da Usina Hidroeltrica de Paulo Afonso, segundo o Artigo 2 do mesmo decreto. (BRASIL, 1969) Todavia, segundo BRITO (2003), a aprovao das disposies da Conveno de Washington no foi suficiente para inverter o rumo da destruio dos recursos florestais no Brasil. Segundo a autora, a demora na regulamentao do Fundo Florestal, criado em 1934, mas estabelecido apenas em 1961, dificultou a proteo dos recursos naturais. O Fundo tinha como objetivo gerar recursos para, por exemplo, permitir a criao de parques e florestas nacionais, garantir florestamento e reflorestamento, desapropriar reas julgadas de interesse florestal, etc. (p.57) Sem esses recursos, as dcadas de 1940 e 1950 s viram a criao de trs parques. O primeiro, de Paulo Afonso, j foi citado. Os outros dois s seriam criados em 1959 e foram os seguintes: Parque Nacional de Aparados da Serra no Rio Grande do Sul; e Parque Nacional do Araguaia, no atual Tocantis. Outro fator que dificultava o avano da criao de novas unidades de conservao era a poltica desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A construo de Braslia, o desenvolvimento da economia industrial e a interligao do pas por rodovias desviavam enormes quantidades de recursos da Unio. No difcil de imaginar que assuntos como a construo de novas reservas naturais tornaram-se secundrios. O incio da dcada de 1960 testemunhou um avano na criao de unidades de conservao. Em 1961, o Servio Florestal de 1939 foi substitudo pelo

22

Departamento de Recursos Naturais Renovveis (DRNR), tambm do Ministrio da Agricultura. Este novo departamento seria responsvel pela criao de mais seis Parques Nacionais, at sua extino em 1967. Em 1961 foram criados os seguintes parques: Parque Nacional de Sete Cidades, no Piau; Parque Nacional de Braslia, no Distrito Federal; Parque Nacional de So Joaquim, em Santa Catarina; Parque Nacional do Monte Pascoal, na Bahia; Parque Nacional de Capara, em Minas Gerais; e Parque Nacional do Rio de Janeiro, posteriormente renomeado Parque da Tijuca, em 1967. (ESTEVES, 2006) Segundo URBAN (1998), uma das razes que possibilitou a criao dos cinco parques em 1961 foi a posio do Presidente Jnio Quadros que demonstrava sensibilidade s questes ambientais e, que acatava publicamente as sugestes do Presidente do Conselho Florestal. Em 1962, foi realizada a Primeira Conferncia Mundial sobre Parques Nacionais em Seattle, nos EUA, promovida pela UICN. Segundo URBAN (1998), o aumento da convivncia entre cientistas brasileiros e instituies internacionais ampliava
...o conhecimento dos tcnicos do governo encarregados da questo florestal, amparados ainda nos resultados de pesquisas cientficas que, cada vez mais, aprofundavam o vis ecolgico... (URBAN, 1998: p.92)

e isso, segundo a mesma autora, preparava as condies para a elaborao de um novo Cdigo Florestal, mais fundamentado na metodologia emprica. Mas antes que o novo Cdigo Florestal fosse criado, o Brasil passaria por um novo perodo de turbulncia poltica.

23

4.5 Governo Militar (1964 a 1985)

O perodo militar foi uma poca de contradies no quadro ambiental. Por um lado a ditadura foi responsvel pela criao de vrias unidades de conservao, pela criao de um novo cdigo florestal e pela criao de rgos responsveis pela proteo do meio ambiente. Por outro lado nunca se viu tanta destruio dos biomas naturais. E muito dessa destruio de responsabilidade do pensamento desenvolvimentista da poca. As polticas de Juscelino Kubitschek de integrao e de desenvolvimento econmico foram aceleradas pelos militares. Em primeiro lugar, preciso contextualizar o perodo em que os militares entram no poder. No final dos anos de 1950, o Brasil testemunhou o comeo de uma nova onda migratria com direo ao Centro-Oeste. Segundo Quinto (apud BRITO, 2003), o enorme deslocamento populacional que se deu a partir da construo de Braslia at os dias de hoje, aumentou em mais de seis vezes a populao na regio. E isso colaborou com a intensificao da ocupao de solos e com a degradao dos biomas da regio, em especial o pantanal e o cerrado. Este quadro se inicia ainda no governo Kubitschek. Porm, quando os militares entram no poder, a poltica desenvolvimentista levada as ltimas consequncias. O governo militar comea a olhar para a Amaznia com olhares de empreendedores. A ditadura cria uma poltica de incentivos fiscais e financeiros para desenvolver a regio amaznica. E isso tem muito a ver com a viso de que se tinha da floresta equatorial no perodo. Segundo Aziz AbSaber (apud BRITO, 2003)
por dezenas de anos, a partir da dcada de 60, a Amaznia foi apresentada ao mundo ocidental como uma regio uniforme e montona, pouco compartimentada e desprovida de diversidade fisiogrfica e ecolgica. Enfim, um espao sem gente e sem histria, passvel de qualquer manipulao por meio de planejamentos feitos a distncia, ou sujeito a propostas de obras

24
faranicas, vinculadas a um falso conceito de desenvolvimento. (p.85)1

O perodo militar, no entanto, no foi marcado apenas pela destruio da natureza. No ano seguinte ao golpe, em 1965, foi estabelecido o novo Cdigo Florestal, atravs da lei N 4.771. Este novo cdigo j estava sendo elaborado desde o comeo da dcada e possua muita influncia de pesquisas cientficas realizadas ao longo das dcadas de 1940 e 1950. Alguns exemplos dessa influncia so notados no 2 artigo do novo cdigo, que proibiam, por exemplo, o desmate ao longo de rios, ao redor de lagos e reservatrios de gua, em altitudes superiores a 1.800 metros e em reas cuja declividade fosse superior a 45. (BRASIL, 1965) Segundo BRITO (2003),
...entre as mudanas mais importantes, destacava-se a nova diviso conceitual entre as unidades que no permitiam a explorao dos recursos naturais restritivas ou de uso indireto (parques nacionais, reservas biolgicas) e as reas que permitiam a explorao no restritivas ou de uso direto (florestas nacionais, florestas protetoras, florestas remanescentes, reservas florestais, parques de caa florestais). (p.57-58)

Isso era muito importante, pois significava, pela primeira vez, a introduo de categorias de manejo. Pela primeira vez o Estado deu alguma ateno s populaes tradicionais. Mas, infelizmente, pouco foi feito, alm disso. Dentre as leis mais polmicas estava o artigo de nmero dezenove.
Art. 19 Visando a maior rendimento econmico permitido aos proprietrios de florestas heterogneas transform-las em homogneas, executando trabalho de derrubada a um s tempo ou sucessivamente, de toda a vegetao a substituir desde que assinem, antes do incio dos trabalhos, perante a autoridade competente, termo de obrigao de reposio e tratos culturais. (BRASIL, 1965)

Segundo BRITO (2003), esse artigo induzia os proprietrios a destruir as matas originais e substitu-las por uma plantao homognea de eucaliptos ou pinhos, de maior valor econmico. 2
1

Mais a frente, neste mesmo captulo, ser discutida as consequncias da expanso da fronteira agrcola e do desenvolvimento amaznico. Por enquanto, o intuito de contextualizar a dcada de 1960.

25

Dois anos depois, em 1967, o governo ditatorial tomou outra medida controvrsia. De uma nica vez foram extintos o DRNR, o Conselho Florestal, o Instituto Nacional do Mate e o Instituto Nacional do Pinho. E no lugar deles, atravs de decreto, foi institudo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal IBDF. (URBAN, 1998)
O novo rgo possua objetivos ambiciosos, tais como, formular a poltica florestal, bem como orientar, coordenar e executar ou fazer executar as medidas necessrias utilizao racional, proteo e conservao dos recursos naturais renovveis e ao desenvolvimento florestal do pas, de conformidade com a legislao em vigor. (URBAN, 1998: p.105)

No entanto, o rgo tinha recursos limitadssimos e pouqussimos profissionais habilitados, contando com apenas sessenta e oito engenheiros florestais e agrnomos entre dois mil e quatrocentos funcionrios. Outro problema grave era que, com a extino do Conselho Florestal, o rgo sofria com a falta de apoio tcnico e poltico. (URBAN, 1998) Ento, pouco do que pretendia o governo, jamais tornou-se realidade. A falta de recursos materiais e humanos e a difcil integrao entre funcionrios de diferentes rgos emperravam a mquina administrativa. (URBAN, 1998: p.106) Ou seja, alm das dificuldades financeiras e tcnicas, o rgo sofria com uma m administrao, j que os funcionrios dos antigos rgos foram agrupados em um nico instituto. Em 1972, o Brasil participou da Conferncia de Estocolmo, realizada pela Unio Internacional para a Conservao da Natureza (UICN). A conferncia levantou questes ambientais sobre as consequncias da industrializao no mundo. Entre elas, a poluio do ar, da gua e do solo.
O objetivo dessa reunio era encorajar a ao governamental e dos organismos internacionais para promover a proteo e o aprimoramento do meio ambiente humano. (SOUSA, 2005: p.02)
2

Neste ponto necessrio que se faa uma explicao. No livro Unidades de Conservao: Intenes e Resultados de Maria Ceclia Wey de Brito, a autora diz que o artigo 19 em questo pertencia ao Cdigo Florestal de 1934. Porm, ao verificar o cdigo de 1934 (fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d23793.htm) foi constatado que tal artigo era diferente. Na verdade, o artigo 19, citado acima e pela autora no livro (p.55), do cdigo florestal de 1965 (fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4771.htm).

26

Muito do que foi discutido na conferncia foi baseado no relatrio Limites do Crescimento, elaborado pelo Clube de Roma em associao com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). O ponto mais controverso do relatrio associava a exploso demogrfica no terceiro mundo com o crescimento econmico e a industrializao. (SOUSA, 2005) A Conferncia de Estocolmo, apoiando as idias do relatrio, sugeriu que, os pases do terceiro mundo tomassem medidas para controlar a natalidade. Desnecessrio dizer que a conferncia foi sede de um debate acalorado. J no bastassem as sugestes para que os pases desviassem mais dinheiro para o gerenciamento e controle dos recursos naturais, a conferncia ainda sugeria que os pases pobres instalassem programas para controlar o crescimento demogrfico. Com isso, em relao s questes ambientais, o Brasil e os demais pases do terceiro mundo, tomaram uma posio bastante clara: o crescimento econmico no deveria ser sacrificado em nome de um ambiente mais puro. (SOUSA, 2005: p.03) Os delegados brasileiros chegaram a reconhecer o problema da poluio ambiental, mas sugeriram que os custos dessa faxina ambiental fossem pagos pelos pases ricos. Em relao s questes levantadas sobre o controle de natalidade, o Brasil se ops fortemente. Alm disso, o esprito militar no se conteve, e o Brasil levantou a bandeira da soberania nacional. Os delegados brasileiros declararam que a soberania nacional no poderia ser mutilada em nome de interesses ambientais mal-definidos. (apud SOUSA, 2005: p.03) Em contrapartida, alguns avanos foram alcanados. No ano seguinte, em 1973, o governo brasileiro criou, atravs do decreto n 73.030, a Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema), sob comando do Ministrio do Interior. O artigo 1 do decreto afirmava que a Sema era orientada para a conservao do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais (USP apud BRITO, 2003: p.59) A Sema tambm ficaria encarregada de negociar, em nvel nacional, assuntos como a produo de detergentes biodegradveis, a poluio gerada pela crescente frota de veculos, a demarcao de reas poludas consideradas crticas, e a criao de unidades de conservao. (SOUSA, 2005)

27

Dentre os avanos conquistados pela Sema, deve-se citar a criao de estaes ecolgicas e reas de proteo ambiental. Segundo URBAN (1998), a Sema criou mais de 3,2 milhes de hectares na forma de estaes ecolgicas. 3 Outro ponto que precisa ser abordado o econmico. verdade que o governo militar planejou, atravs da Superintendncia de Desenvolvimento da Amaznia (SUDAM) e do Programa de Integrao Nacional (PIN), a ocupao da Amaznia. E tambm verdade que isso levou a destruio de grandes pores de floresta. Porm, tamanha devastao s foi possvel, devido crescente concentrao fundiria que se deu na Regio Sul ao longo da dcada de 1970. Segundo BRITO (2003), a modernizao agrcola ocorrida naquela dcada favoreceu a concentrao de terras. A regio Sul, com a exceo dos pampas gachos, foi colonizada de forma diferente do resto do pas. L, prevaleceu-se uma ocupao mais igualitria das terras. As famlias de imigrantes que se assentavam no Sul recebiam pequenos lotes de terra para plantarem, ao contrrio dos imigrantes que iam para o interior paulista trabalhar nas lavouras de caf. Esse modelo de distribuio de terras foi responsvel pelo desenvolvimento de uma agricultura mais diversificada e direcionada para o abastecimento da prpria regio. Porm, ao longo das dcadas de 1960 e 1970, o preo de certas commodities agrcolas no mercado internacional, em especial a soja, o milho e o trigo comeou a se elevar. E isso levou muitos agricultores sulinos a plantarem estes produtos, em busca de maior retorno. Este processo de reduo da diversidade agrcola aumentou drasticamente a concorrncia entre os pequenos proprietrios. Antes, a concorrncia era menor, j que se produziam vrios tipos de artigos agrcolas. E neste novo cenrio, os produtores que investiram mais capital na aquisio de novas tecnologias tiveram seus custos reduzidos. Pouco a pouco destruram a concorrncia e compraram suas terras. Portanto, a Regio Sul passou por um processo de concentrao fundiria. Os produtores que venderam suas terras tinham duas opes: ou migravam para os centros urbanos, ou aproveitavam os incentivos governamentais

Vale lembrar que o IBDF tambm tinha o poder de criar unidades de conservao. Portanto, por um

perodo de 16 anos (at a criao do IBAMA, em 1989), o Brasil teve dois rgos capazes de criar unidades de conservao.

28

da poca e migravam para o Centro-Oeste ou para a Amaznia. As consequncias deste novo movimento migratrio foram devastadores para a floresta.
Por no terem o devido conhecimento da dinmica dos ecossistemas dos locais para onde migraram, e tampouco recursos para desenvolver uma atividade menos degradadora, os migrantes acabaram se empobrecendo e empobrecendo os recursos naturais dos quais dependiam. (BRITO, 2003: p. 86)

Felizmente, nem todos ignoraram esses problemas. Segundo URBAN (1998), havia uma pequena ala dentro do IBDF, denominada Departamento de Pesquisa e Conservao da Natureza, que pressionou o governo a criar novas unidades de conservao. Tambm havia forte presso internacional. Segundo DIEGUES (2001), o governo dependia muito de capital estrangeiro, principalmente do Banco Mundial e do Banco Interamericano para Desenvolvimento (BID), para por em prtica os planos de desenvolvimento nacional.
Essas organizaes (...) comearam a colocar e fazer respeitar clusulas da conservao ambiental para grandes projetos (criao de unidades de conservao, reas indgenas), sobretudo na Amaznia. (p. 70)

Pressionado agora pelos seus credores e pelo IBDF, o governo militar iniciou uma nova onda de criao de parques nacionais. Segundo ESTEVES (2006), somente na dcada de 1970 foi colocada sob proteo federal (na forma de parques federais) quase 5,9 milhes de hectares (p.16), sobretudo na Amaznia. Um enorme contraste se comparado a dcada de 1960, perodo em que a ditadura no criou um nico parque. Vale lembra que foi apenas em 1974 que o primeiro parque nacional foi criado na Amaznia, de mesmo nome, em Itaituba, no Par. (ESTEVES, 2006) De acordo com MILANO (apud BRITO, 2003), em 1979, o IBDF props a I Etapa do Plano do Sistema de Unidades de Conservao para o Brasil, que priorizava a Amaznia na criao de novos parques. E, ento, entre 1979 e 1980, foram criados mais cinco parques nacionais na regio amaznica. So eles: Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piau; Parque Nacional do Pico da Neblina e Parque Nacional do Ja, no Amazonas; Parque Nacional de Pacas Novos, em Rondnia; e Parque Nacional do Cabo Orange, no Amap. (ESTEVES, 2006)

29

Depois, em 1981, atravs da lei n 6.938, foi criado o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), sob a direo superior do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). (USP apud BRITO, 2003: p.63) Os objetivos do Sisnama ficam claro no 2 artigo da lei:
Art. 2 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios: I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; e largura; III - planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais; IV - proteo dos ecossistemas, preservao de reas representativas; com a

V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso nacional e a proteo dos recursos ambientais; VII - recuperao de reas degradadas; IX - proteo de reas ameaadas de degradao; X - educao ambiental a todos os nveis de ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente. (BRASIL, 1981)

possvel notar, neste artigo, o comeo de uma preocupao com o manejo das unidades de conservao. Porm, como ser visto no prximo captulo, a categoria unidades de uso sustentvel s ser criada no ano de 2000. Por fim, como foi visto, o perodo militar representou uma poca de contradies na poltica ambiental. Por um lado, acelerou a destruio dos ecossistemas, por outro, a prpria devastao levou criao de vrios parques nacionais, principalmente na regio amaznica.

30

4.6 Perodo da Repblica Nova (1985 at o presente) A dcada de 1980 foi um perodo de turbulncia e transformao poltica. O Brasil comeava a caminhar em direo a um regime democrtico e abertura poltica. No cenrio internacional, a tica ambiental comea a mudar de foco. Durante a dcada de 1970 o foco do ambientalismo internacional era a anlise das consequncias diretas da destruio causada pela industrializao e o

desenvolvimento econmico. A ateno maior era dada poluio e destruio de habitats naturais, em nvel local. As medidas propostas pela Conveno de Estocolmo tinham um carter muito pontual, privilegiando basicamente a correo dos problemas apontados. (SOUSA, 2005: p.02) Isso significa, que o movimento ambiental, no perodo, tinha um carter mais tecnicista. O problema deveria ser identificado e tratado. Em pases como o Brasil, onde a ditadura ainda era forte, a poltica e o ambientalismo no se misturavam. Tudo isso mudou a partir da dcada de 1980. Em primeiro lugar, comeava-se a formular, no cenrio internacional, uma nova tica ambientalista. Antes, de carter predominantemente conservacionista e corretivo, agora a tica comeava a migrar para o carter preventivo. (SOUSA, 2005) Durante a Conveno de Viena, em 1985, novos temas comeavam a ganhar fora. As terrveis consequncias da industrializao, agora no afetavam apenas os ambientes locais. Todo o planeta corria srios riscos. Naquele perodo comearam a surgir preocupaes com os efeitos nocivos do progresso humano na camada de oznio e na possibilidade do homem ser causador de mudanas climticas. Segundo Garay, Irving e Medeiros (2004) comea a surgir

...uma nova ordem ambiental, ps dcada de 70, que impe uma agenda ambiental planetria, que se sobrepe aos interesses nacionais e locais, com metas e estratgias comuns a vrios pases. (p.91)

31

A partir desse momento, os cientistas comeam a focar mais na preveno de desastres naturais do que na recuperao daquilo que j foi destrudo. O mundo inteiro comea a ficar alarmado e preocupado com essas novas ameaas. O choque to grande, que o tema acaba ultrapassando o campo cientfico, e passa a conquistar o campo poltico. Movimentos sociais organizados comeam a exigir que seus governos tomem medidas concretas para, por exemplo, reduzir os danos camada de oznio. No Brasil, esse momento coincide com o incio da abertura poltica, e isso acabou facilitando a aglutinao entre a ecologia e a poltica. No Brasil, assim como no mundo, o interesse da sociedade pela questo ambiental aumenta muito ao longo da dcada de 1980, dando origem aos ativistas ecolgicos. J em 1982, durante as eleies estaduais, comeam a aparecer os primeiros candidatos levantando a bandeira ecolgica. (VIOLA, 1987) Dois anos depois, durante a campanha pelas Diretas J o nmero de ativistas ecolgicos multiplica-se no cenrio poltico. Comeam a apoiar a formao de um novo governo, pois, segundo Eduardo Viola, os ativistas comeam a concordar que a defesa do meio ambiente estava diretamente vinculada aos problemas da organizao do poder e da propriedade na sociedade global. (VIOLA, 1987: p.96) Nunca se tinha visto antes, na histria do Brasil e do mundo, tamanha fora se concentrando nas mos dos ambientalistas. Agora, a defesa da natureza se tornava uma causa poltica. E isso muito importante. justamente o nascer da causa ecolgica que difere a dcada de 1980 das anteriores. E isso seria refletido fortemente na nova Constituio Brasileira. No Brasil e no mundo, as organizaes sociais comeam a emergir e tornam-se

...influentes atores no processo, tanto de elaborao quanto de execuo de polticas de proteo da natureza, em parceria com o Estado. Em alguns casos, estes se transformam em poder paralelo, em funo de seus meios, sua agilidade e capacidade operacional. (Garay, Irving e Medeiros, 2004: p.91)

32

Isso vai mudar, inclusive, o papel do Estado. Antes, o Estado era responsvel pela elaborao da poltica ambiental, pela criao das unidades de conservao e pela gesto e fiscalizao das mesmas. Agora, o Estado passaria a

se concentrar na concepo e coordenao de polticas e projetos voltados s Unidades de Conservao, delegando a execuo de algumas das aes locais para diferentes parceiros institucionais (ONGs, associaes locais, fundaes, universidades, entre outras). (Idem, 2004: p.92)

Em 1987, o governo brasileiro, apoiado pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), iniciou a negociao do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA), com o objetivo de resolver as deficincias nas reas de capacitao institucional, conservao da biodiversidade e

desenvolvimento sustentvel. O PNMA s foi possvel, pois o Banco Mundial, o BIRD e o KFW foram seus principais credores, com emprstimos na ordem de US$ 127 milhes. (Amaral, Brito, Assad e Manfio, s/d) A nova constituio federal tambm sofreu forte influncia do movimento ambientalista. Ela deu maior liberdade para que os estados e municpios tomassem posio mais ativa nas questes ambientais locais. Isso possibilitou a criao de programas e polticas mais adaptadas necessidade de cada estado. (Idem, s/d) Em 1989, surge outro marco da poltica ambiental brasileira. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA) criado. Sua criao buscava unificar a poltica ambiental brasileira e corrigir as ambivalncias e distores presentes, principalmente na administrao das unidades de conservao. (BRITO, 2003: p.67) Este instituto, substituiu o antigo IBDF e a SEMA. No comeo, o IBAMA foi vinculado ao Ministrio do Interior, porm, em 1992, passou a ser administrado por um ministrio prprio: o Ministrio do Meio Ambiente (MMA). (ESTEVES, 2006)

33

Com todo esse aparato jurdico e apoio popular, no de se estranhar que, ao longo da dcada de 1980, a Repblica criou, entre 1985 e 1989, oito parques. (ESTEVES, 2006) Neste perodo, como foi visto, a ateno dos ambientalistas comeou a migrar cada vez mais para o futuro. Cada vez mais se questionava o modelo de desenvolvimento capitalista e a viso de que o desenvolvimento vinha antes da preservao. Questes comearam a ser levantadas em relao a prpria sobrevivncia do sistema. Seria possvel manter os mesmos nveis de consumo e desperdcio de recursos naturais para sempre? O Relatrio de Brundtland, realizado pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, apontava que os padres de produo e consumo das naes industrializadas eram incompatveis com um sistema sustentvel. Segundo SOUSA (2005), o relatrio afirmava que era necessrio o desenvolvimento de formas mais racionais de utilizao dos recursos naturais, para preserv-los s geraes futuras. Dessa idia nasceu o conceito de desenvolvimento sustentvel. Deste novo relatrio surgiram novas questes e problemas a serem discutidos. Novos temas de poltica ambiental comearam a emergir e, com eles, a necessidade de se elaborar um novo pacto entre as naes. Sendo assim, em 1992, foi realizada a Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, mais conhecida como ECO-92. Segundo SOUSA (2005), o governo brasileiro se empenhou na preparao para a conferncia. O governo coordenou a elaborao de um relatrio nacional para que fossem definidas as posies brasileiras na conferncia. O governo tambm criou, antes da conferncia, a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica, mais tarde transformada no Ministrio do Meio Ambiente. O principal objetivo da ECO-92 era de trazer a tona o conceito de desenvolvimento sustentvel. O documento mais importante resultado da

conferncia foi a Agenda XXI. Esse vasto documento englobava diversas questes, entre elas o combate a pobreza, o planejamento no uso dos recursos naturais, a

34

conservao dos recursos hdricos, o desenvolvimento de uma agricultura sustentvel, entre outros. Tambm foram apresentados diversos programas que buscavam descentralizar a elaborao das polticas pblicas. O documento privilegiou a iniciativa local. O conhecimento local e o tradicional tornam-se muito valiosos quando o objetivo a sustentabilidade. Por exemplo, para que se crie um programa de agricultura sustentvel em certo local, tem que se levar em conta as caractersticas individuais da regio. No se pode achar que o modelo de agricultura das plancies centrais americanas, por exemplo, seja compatvel com todas as outras regies do mundo. por isso que o conhecimento tradicional valioso. Ele possibilita uma melhor adaptao dos programas pblicos. A conservao da biodiversidade tambm foi considerada muito importante. Com a evoluo tecnolgica da indstria farmacutica ao longo do sculo XX, nunca foi mais importante a necessidade de se preservar e incorporar o conhecimento tradicional, alm de proteger a biodiversidade. Toda vez que se destri um habitat perde-se a oportunidade de descobrir novos remdios e curas que podiam estar ali. Segundo VALLEJO (2009), os 20 frmacos mais utilizados nos EUA so todos baseados em elementos qumicos primeiramente identificados em produtos naturais. (p. 14) No entanto, ainda levaria muito tempo at que o Brasil comeasse a priorizar essas idias. Prova disso foi o projeto enviado ao Congresso, em 1992. O projeto de Lei n2.892 propunha a criao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), cujos objetivos foram descritos no artigo 4 da lei:

Art. 4 - O SNUC tem os seguintes objetivos: I - contribuir para a manuteno da diversidade biolgica e dos recursos genticos no territrio nacional e nas guas jurisdicionais; II - proteger as espcies ameaadas de extino no mbito regional e nacional; III - contribuir para a preservao e a restaurao da diversidade de ecossistemas naturais;

35
IV - promover o desenvolvimento sustentvel a partir dos recursos naturais; V - promover a utilizao dos princpios e prticas de conservao da natureza no processo de desenvolvimento; VI - proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notvel beleza cnica; VII - proteger as caractersticas relevantes de natureza geolgica, geomorfolgica, espeleolgica, arqueolgica, paleontolgica e cultural; VIII - proteger e recuperar recursos hdricos e edficos; IX - recuperar degradados; ou restaurar ecossistemas

X - proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa cientfica, estudos e monitoramento ambiental; XI - valorizar econmica diversidade biolgica; e socialmente a

XII - favorecer condies e promover a educao e interpretao ambiental, a recreao em contato com a natureza e o turismo ecolgico; XIII - proteger os recursos naturais necessrios subsistncia de populaes tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente. (BRASIL, 2000)

Fica bastante clara a prioridade que se deu simples conservao do meio ambiente. Apenas o quarto pargrafo menciona a necessidade de promover o desenvolvimento sustentvel. Para DIEGUES (2001) o projeto refletia a viso extremamente conservadora da questo da conservao ambiental no Brasil, e se encontra bem aqum do que se debate no mbito internacional. (p.71) O projeto tambm dividiu as unidades de conservao em dois grupos:

Unidades de Proteo Integral manuteno dos ecossistemas livres de alteraes causadas por interferncia

36
humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais; Unidades de Uso Sustentvel: explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel. (BRASIL, 2000)

Diegues (2001) aponta vrios problemas com o projeto. Para ele o projeto no fazia nenhuma referncia sria em relao a necessidade de criar novas unidades de conservao e lidar com os problemas das populaes locais ao mesmo tempo.

No existe nenhum objetivo relacionado proteo da diversidade cultural das populaes que vivem dentro de unidades de conservao ou em seus arredores. Tambm no h referncia necessidade de se proteger a diversidade cultural como forma de se proteger a dos ecossistemas e vice-versa. (DIEGUES, 2001: p.71)

Ele tambm apontou que o projeto estabeleceu uma suposta hierarquia de importncia entre as diferentes unidades de conservao descritas. Para ele as unidades de proteo integral foram consideradas mais importantes do que as voltadas para uso sustentvel. O incio da dcada de 1990 foi marcada por uma crise no campo ambiental brasileiro. Em primeiro lugar, o governo brasileiro no adotou as recomendaes mais importantes da Eco-92. Sustentabilidade ainda um tema pouco discutido no pas, e a maior parte da populao ignorante em relao ao tema. Em segundo lugar, o IBAMA tem srios problemas de nvel operacional. Para BRITO (2003), o IBAMA no capaz de dar conta das diferentes responsabilidades que lhe confere e isso seria culpa da prpria forma como foi

37

criado. A centralizao das questes ambientais em apenas um rgo dificulta a soluo das mesmas. E a concentrao de poder que se deu na mo do IBAMA tambm dificulta a descentralizao das aes. Em terceiro lugar, a crise econmica pela qual o Brasil passou nos anos 80 e 90 dificultou o repasse de recursos para o IBAMA e para o MMA. Segundo BRITO (2003), em 1994 o MMA recebeu 150 milhes de reais e o IBAMA, 130 milhes de reais. E apenas 15% do que o IBAMA recebeu era destinado s unidades de conservao. Com a falta de dinheiro, vem a falta de recursos humanos, a deficincia na fiscalizao e a no implementao de projetos. Curiosamente, a dcada de 1990 testemunhou a criao de inmeros parques e unidades extrativistas. Segundo ESTEVES (2006), foram criados onze parques entre 1990 e 1999. Porm, para VALLEJO (2009) isso reflexo de uma prtica subversiva. Para ele houve uma proliferao da prtica de inaugurao de unidades de conservao, com bvios interesses polticos por detrs. E isso traz um srio problema. Segundo Maria Teresa Pdua (apud VALLEJO, 2009), a prtica de inaugurao ocorre sem estudos prvios, sem planejamento, sem consulta pblica, sem recursos e menos ainda para implantao ou manejo. (p.17) Esse desconhecimento prvio a criao de unidades de conservao gera srios problemas. Segundo a mesma autora, estaes ecolgicas so criadas em locais onde teria sido melhor criar um parque e isso pode gerar conflitos com as populaes locais. Tambm podem ocorrer problemas com o tamanho dos parques. comum que unidades sejam criadas com rea muito menor a desejada. Isso indica, ou uma falta de conhecimento por parte dos criadores, ou pressa na hora da criao. Sem falar que muitos dos parques criados nem chegam a ser implementados por falta de recursos financeiros e humanos. Segundo ESTEVES (2006) esses seriam os parques de papel. Esteves (2006) tambm diz que
...na maioria das unidades, no existe um dos trs indicadores simples do processo de gesto das unidades de conservao: a existncia de planos de manejo, a infra-estrutura fsica das unidades e os funcionrios alocados. (p. 21-22)

38

E essa prtica continua at os dias de hoje. Entre os anos de 2000 e 2006 foram criados mais dezenove parques, a grande maioria na regio amaznica, onde a fiscalizao e a implementao so mais difceis. (ESTEVES, 2006) Muito do que aconteceu com a poltica ambiental brasileira nas ltimas duas dcadas est ligado a crise econmica das dcadas de 80 e 90 e ao forte endividamento externo brasileiro. Essa situao levou o pas a passar por uma srie de reformas neoliberais, privatizaes e reduo das aes pblicas. O que se tem visto, cada vez mais, so a reduo dos gastos pblicos e o aumento da arrecadao. Ao contrrio dos militares que justificavam a destruio ambiental como um mal necessrio, em prol do desenvolvimento, os novos governantes a justificam com a falta de verba.

39

5. Consideraes Finais
Frente a uma srie de questes sociais que o pas enfrenta, os problemas ambientais acabam por ser secundrios na pauta dos polticos. A populao de baixa renda tem o meio ambiente distante do seu cotidiano e pouco percebe as questes ambientais como qualidade de vida. E nas populaes mais abastadas, por sua vez, o discurso ambiental aparece vinculado ao paisagismo. Um bom exemplo so os condomnios de alto padro da borda da regio metropolitana com suas campanhas publicitrias invocando a qualidade de vida pela proximidade com a natureza e a distncia dos malefcios da cidade. As campanhas das organizaes do terceiro setor que chegam ao grande pblico, como a proibio de sacolinhas plsticas nos mercados, so quase sempre campanhas pontuais, e muito pouco efetivas para a melhora da qualidade do meio ambiente. O que se tem, na verdade, a quase ausncia de polticas pblicas que preservem a qualidade do ar e das guas, que incentivem a reciclagem do lixo e de saneamento bsico nas grandes cidades brasileiras. E pouco se relaciona os problemas de sade e educao, por exemplo, com polticas ambientais. Antes da discusso a cerca da criao de novos parques e unidades de conservao, preciso diminuir a distncia entre o meio ambiente e as grandes cidades. Hoje em dia, o discurso de desenvolvimento sustentvel quase unnime entre a maioria dos cientistas, no entanto, muito dos debates ambientais vistos nos ltimos meses no Brasil ainda reforam a imagem de que o uso econmico predatrio e, que a natureza deve ser mantida intacta. O novo cdigo florestal em debate um exemplo disso. O que falta, na verdade, so recursos dispensados para a elaborao de projetos mais apropriados realidade ambiental brasileira.

40

A economia brasileira cresceu fortemente na ltima dcada, a dvida externa foi reduzida, a cada ano que passa o pas bate outro recorde de arrecadao, mas os servios pblicos continuam pssimos. Criou-se um estado de morosidade e conformidade no Brasil. O governo no se empenha em nenhum projeto, e a populao aceita, pois no espera muito de seus governantes. Enquanto no houver maior engajamento poltico e cientfico na rea ambiental, no haver elaborao de projetos srios por parte dos governantes. Ao mesmo tempo, o que dificulta o engajamento a falta de educao. Portanto, enquanto este ciclo vicioso no for quebrado, continuar sendo comum a criao de projetos mal elaborados, como a construo da Usina Belo Monte e o novo cdigo florestal, ainda no aprovado.

41

6. Referncias Bibliogrficas

AMARAL, W. A. N.; BRITO, M. C. W.; ASSAD, A. L. D. & MANFIO, G. P. (s/d) Polticas Pblicas em Biodiversidade: Conservao e Uso Sustentado no Pas da Megadiversidade. Captulos 1, 2, 3, 4 e 4.1. Disponvel em: http://www.hottopos.com/harvard1/politicas_publicas_em_biodiversi.htm

BRANDON, K. & RYLANDS, A. B. Unidades de Conservao brasileiras. In Revista Megadiversidade, vol. 1, n 1, julho. 2005. Disponvel em:

http://www.conservation.org.br/publicacoes/files/06_rylands_brandon.pdf

BRASIL. Decreto n 23.793, de 23 de janeiro de 1934. Aprova o cdigo florestal que com este baixa. In Dirio Oficial da Unio. Disponvel em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d23793.htm

BRASIL. Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965. Institui o novo Cdigo Florestal. In Dirio Oficial da Unio. Disponvel em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4771.htm

BRASIL, Decreto lei n 605, de 2 de junho de 1969. Extingue o Parque Nacional de Paulo Afonso e d outras providncias. In Dirio Oficial da Unio. Disponvel em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-605-2-

junho-1969-361588-publicacaooriginal-1-pe.html

BRASIL. Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. In Dirio Oficial da Unio. Disponvel em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=313

42

BRASIL. Lei n 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, 1o, incisos I, II, III e VII da Constituio Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza e d outras providncias. In Dirio Oficial da Unio. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9985.htm

BRITO, M. C. W. de: Unidades de conservao: intenes e resultados. So Paulo: Editora Annablume / FAPESP, 2003. p. 51-111

DIEGUES, A. C. O Mito Moderno da Natureza Intocada. So Paulo: Editora Hucitec, 2001. Captulos 1, 2, 7 e 8. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/7347009/Diegues-Mito-Moderno-Da-

Natureza-Intocada

ESTEVES, C. M. P. Evoluo da criao dos Parques Nacionais no Brasil. Rio de Janeiro, 2006. Disponvel em:

http://www.if.ufrrj.br/inst/monografia/Monografia%20Caio%20Marcio%20Proetti% 20Esteves.pdf

GARAY, I.; IRVING, M. & MEDEIROS, R. A Proteo da Natureza no Brasil: Evoluo e Conflitos de um Modelo em Construo. In Revista de Desenvolvimento Econmico, Ano VI, n 9, janeiro. Salvador, 2004. Disponvel em: http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/115/119

PDUA, J. A. Natureza e projeto nacional: as origens da ecologia poltica no Brasil. In: Pdua (Org.) Ecologia & Poltica no Brasil. Rio de Janeiro: Espao e Tempo: IUPERJ, 1987. p. 11-62.

PDUA, J. A. A Ocupao do Territrio Brasileiro e a Conservao dos Recursos Naturais. In Milano (org.), Nunes (org.) e Takahashi (org.). Unidades de Conservao: Atualidades e Tendncias. Curitiba, 2004. Disponvel em: http://homologa.ambiente.sp.gov.br/EA/adm/admarqs/JoseAPadua.pdf

43

SOUSA, A. C. A. A evoluo da poltica ambiental no Brasil do sculo XX. Revista de Cincia Poltica, n 26, nov./dez. 2005. Disponvel em: http://www.achegas.net/numero/vinteeseis/ana_sousa_26.htm.

URBAN, T. Saudade do Mato: relembrando a histria da conservao da natureza no Brasil. Curitiba : Editora UFPR/Fundao O Boticrio de Proteo Natureza/Fundao MacArthur, 1998. p. 15-108.

VALLEJO, L. R. Unidades de Conservao: Uma Discusso Terica Luz dos Conceitos de Territrio e de Polticas Pblicas. Disponvel em:

http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/88/86 VIOLA, E. O Ecologismo em Transio (1982-1985). In: Pdua (Org.) Ecologia & Poltica no Brasil. Rio de Janeiro: Espao e Tempo: IUPERJ, 1987. p. 95-100.

You might also like