You are on page 1of 3

Resenha

Nome: Cristiany Antunes Santos Histria da filosofia Moral Introduo: A filosofia moral moderna, 1600 1800 1. Uma diferena entre a filosofia moral clssica e a moderna Existe diferena entre a filosofia moral clssica e a moderna. A Clssica designada a filosofia grega principalmente de Atenas, j a moderna designa a filosofia do perodo de 1600 a 1800. Sidgwick, no Livro I dos Mtodos de tica, tratou conceito de bem como um preceito, ou um imperativo da razo. Segundo o filosofo a razo algo que prescreve incondicionalmente certas aes, ou ainda com referencia a algum fim ulterior. Sendo possvel ver o ideal moral antes que algo o atrai, que determina um bem ideal ou imperativo, da razo. Sdgwick considerava esta viso tica fundamental das escolas gregas de filosofia moral: as principais caractersticas das controvrsias tica antiga das modernas podem, ser verificadas no emprego de uma noo genrica [de bem] em lugar de uma noo especifica [como a retido] expresso dos juzos morais comuns das aes. Em suma os antigos se perguntavam acerca do caminho mais racional para a verdadeira felicidade, ou para o sumo bem. Ao passo que os modernos se perguntavam primordialmente, sobre aquilo que consideravam prescries impositivas da justa razo, e sobre os direitos, deveres e obrigaes aos quais estas prescries davam origem. 2. O principal problema da filosofia moral grega A filosofia moral teve inicio, digamos com Scrates, a religio cvicas de praticas sociais publicas, de festas cvicas e celebraes publicas. No era uma religio de salvao no sentido cristo e no havia uma classe sacerdotal que concedesse os meios necessrios da graa; em verdade, as idias de imortalidade e salvao eterna no desempenhavam um papel importante na cultura clssica. Alem disso, essa cultura religiosa no se baseava numa obra sagrada, como a bblia, a alcoro ou os vedas da religio hindu. Uma vez que, no mundo clssico o descrente e o ateu eram temidos e considerados para as sociedades civis. Isso porque pro os gregos eles eram indigno de confiana com quem no se podia contar. Assim, a filosofia moral grega se inicia dentro do contexto histrico e cultural da religio cvica de uma polis em que as epopias homricas, como seus deuses e heris, desempenham um papel central.

3. Plano de fundo da filosofia moral moderna H trs grandes desenvolvimentos histricos que explicam a natureza da filosofia moral no perodo moderno. Primeiramente, a reforma no sculo XVI, que fundamental para a conformao do mundo moderno. Segundo lugar, o desenvolvimento do estado moderno com sua administrao central. E por fim, o desenvolvimento da cincia moderna, que teve inicio no sculo XVII (com importantes razes no pensamento grego e islmico, evidentemente). Esses trs desenvolvimentos afetaram uns aos outros de maneira complexa, no sendo possvel ao mesmo compreender em todos os detalhes. 4. Os problemas da filosofia moral moderna A filosofia moral foi fundamentalmente afetada pela situao religiosa e cultural no interior da qual se desenvolveu nesse caso na Reforma. No sculo XVII, muitos pensadores esperavam estabelecer uma base de conhecimento moral independente da autoridade da igreja e acessvel pessoa comum razovel e conscienciosa. Diante de uma viso tradicional da igreja as pessoas no conheciam os princpios do certo e do errado aos quais determina nossos deveres e obrigaes. Ainda que alguns possam conhecer, no so todos que podem, ou nem todos podem manter em mente suas conseqncias para os casos particulares. Os filsofos dessa poca concordaram mais ou menos quanto quilo que de fato certo ou errado, bom ou mal. Embora o problema para eles no fosse o contedo da moralidade, mas sim sua base. Kant e Hume cada qual do seu modo, acreditam que a ordem moral se origina de alguma maneira da prpria natureza humana e das exigncias da nossa conjunta em sociedade. E por fim que somos constitudos de tal modo que temos em nossa natureza motivos suficientes que nos completam agir como devemos sem necessidade de sano externas, aos menos sob forma de concesso de recompensa e imposio de punies por Deus ou pelo estado. 5. A relao entre religio e cincia Naturalmente, cincia moderna significa a fsica Newtoniana, devendo ser compreendida em relao religio e moral. Para tentar resolver esse problema o melhor filosofo Leibniz o grande conservador. Isto , ele aceita plenamente o cristianismo ortodoxo e sua moral, e confronta e domina e, em verdade, contribui para a nova cincia de seu tempo, fazendo uso dela em sua filosofia teolgica. Hume diferente na, medida em que procura haver-se inteiramente sem o Deus da religio. Ele acredita no Autor da natureza, mas seu Autor no o Deus do cristianismo, no objeto de orao e adorao. caracterstica de Hunne no ter alguma

necessidade de religio; ademais ele considera que a crena religiosa faz mais mal do que bem, que uma influncia corruptora para a filosofia e uma m influncia sobre o carter moral. Portanto diz Hunne: a razo e no deve ser outra coisa seno a escrava das paixes.

6. Cincia e religio em Kant Assim, Hunne, bem com Espinosa, adota uma soluo radical para os problemas da relao entre cincia moderna , religio tradicional e crenas morais aceitas. Quanto Hunne como Kant a cincia e a moral esto no mesmo nvel: se pra Hunne ambas envolvem formas de sesso e sentimento, para Kant elas so ambas formas da razo, uma terica, e a outra prtica (pura). Kant como Hunne, no eleva a cincia em detrimento do pensamento e juzo moral. Mais claro que so opostas suas crenas morais. Assim a filosofia moral de Kant se relaciona com teoria da razo terica para fornecer uma concepo coerente da razo como um todo. 7. Sobre o estudo de texto histrico A filosofia determinada por uma famlia fixa de problemas com critrios postos de comum acordo para decidir quando tais problemas esto resolvidos, e de que h um sentido claro em que o progresso se fez e em que se chegou a uma doutrina estabelecida, est ela mesma em debate. Assim, um dos benefcios de se estudar textos histricos e de se procurar obter um sentido da viso do escritor como um todo que chegamos a ver como as questes filosficas podem assumir uma forma diferente por causa do esquema de pensamento de dentro do qual provm, e como so de fato moldadas pelo esquema.

You might also like