You are on page 1of 9

PSICANLISE

A psicanlise uma tcnica teraputica , uma teoria e um mtodo de investigao. Alguns dos princpios bsicos da psicanlise descritos por Freud so a noo de determinismo psquico, atividade mental inconsciente (ICS) e o papel das relaes das experincia infantil com a personalidade adulta. Pensamentos, sentimentos e comportamentos so caminhos que levam a um significado muitas vezes ISC. Mesmo que exista um fundo biolgico para uma doena, sua manifestao tem um significado para a pessoa. As experincias da infncia sero repetidas durante a vida. O que a neurocincia aponta que as experincias infantis so fundamentais para gerar as vias neurais que moldam o que se chama de personalidade. Feridas narcsicas apontadas por Freud 1 - Coprnico = a Terra no o centro do universo. 2- Darwin = o homem no o primeiro na linha da evoluo. 3 Freud = o sujeito no o senhor da razo. A marca da psicanlise um sujeito dividido.

EVOLUO DA PSICANLISE ERA FREUD 1893 -1919 ERA DEBATES 1919 1939 DOS ERA ESCOLAS 1939 1970 DAS ERA ATUAL 1970 ATUALMEMTE -

A 1 tpica marcada pelo psiquismo dividido. O psiquismo regido pelo princpio do prazer X princpio da realidade. O aparelho psquico dividido, no homogneo e est sempre em conflito posto que as instncias tm necessidades antagnicas. dividido em CS , pr-consciente e ICS, cada um com sua funo bem delimitada.

2 tpica a diviso em ID, EGO e SUPEREGO ID isso totalmente ICS. EGO eu faz o equilbrio SUPEREGO super eu repreende

A transferncia, que Freud inicialmente percebe que o paciente tem com a pessoa que o analisa, tambm ocorre com outras pessoas como o professor. Com o professor, o aluno se comportar como se comportou ou gostaria de se comportar diante de uma pessoa importante do seu passado. Se o aluno desafia o professor, pode ser que ele experiencie-o como uma figura de autoridade. O que se pode dizer que figuras do seu passado se misturam com seu relacionamento atual. Com o professor ocorre o mesmo, mistura figuras de seu passado com a caractersticas e qualidades reais do aluno. Instinto se refere a um padro de comportamentos especficos derivados geneticamente e de certa forma independente da aprendizagem. Freud reserva o termo instinto aos animais e usa o termo pulso para os seres humanos. A pulso busca o prazer, zonas ergenas (fases oral, anal, flica e genital). O instinto visa reproduo. Pulso uma energia j transformadora do somtico para o psquico que empurra o sujeito para um objetivo. Na pulso os padres no so fixos como no instinto, so fixados pela histria do sujeito. A pulso define o objeto e o objetivo sexual (este o alvio da tenso sexual, a busca do prazer). Libido a fora mediante a qual o instinto sexual representado na mente. O conceito de libido engloba uma noo geral de prazer e sexualidade e inclui os fundamentos fisiolgicos e representaes mentais. Pulso e desejo devem estar entrelaados. A pulso busca satisfao e o desejo procura realiz-la. O sistema ICS dinmico e seus contedos e processos mentais so mantidos fora da CS por meio da represso. O ICS governado pelo princpio do prazer, no tem lgica, permite que elementos contraditrios existam ao mesmo tempo, atemporal. Quanto mais o sujeito tenta fugir do ICS mais est preso a ele, quanto mais tenta recalcar, mais se dispara com uma fora contrria. O ICS segue uma linha diterente da conscincia, como se procurasse sempre uma brecha para sair (ex. ato falho TP : qual a sua religio, PC: prostituta, digo protestante ). O ICS tenta se manifestar, o barra o recalque.

O funcionamento do Ego regido pelo princpio do prazer (tendncia inata do organismo de evitar a dor e buscar o prazer por meio da liberao de tenso) e o princpio da realidade ( considerado uma funo aprendida). A resistncia causada por foras ativas e ICS. O processo ativo de excluir material perturbador da conscincia (CS) consciente a represso, que essencial para a formao de sintomas. O recalque feito por causa do insuportvel.

SEGUNDO ENSAIO SEXUALIDADE INFANTIL At ento havia uma negao da sexualidade infantil. A amnsia infantil a marca do interdito e a recusa da CS da infncia perversa. O auto-erotismo o estrato sexual de um modo mais primitivo, no tem um fim psicossexual, busca sensaes locais de satisfao. No h um objeto externo de satisfao. O significado do sonho oculta e disfara os conflitos ICS da pessoa. O sonho a realizao disfarada de um desejo infantil ICS que no est facilmente acessvel CS no momento em que se est acordado. No sonho esto bastante presente o deslocamento, condensao e representao simblica. A analise do sonho evoca material reprimido. Devido ao estado de sono bloquear a mobilidade, o sonho proporciona uma gratificao parcial do impulso reprimido que lhe d vazo. Com o sonho h uma descarga de desejos e impulsos. Quando o sonho ansiognico houve uma falha e os impulsos reprimidos conseguiram chegar de modo mais ou menos reconhecvel ao contedo manifesto. J sonhar que est sendo punido a expresso de um desejo de ser punido. Existe o contedo manifesto do sonho e o latente. O manifesto consiste no que se consegue lembrar, latente envolve pensamentos e desejos ICS. Mesmo o que dito, imaginado,fantasiado,lembrado, pensado por uma pessoa apresenta os dois lados, tm o contedo manifesto e latente. H operaes mentais que ICS que transformam ou disfaram o contedo latente em contedo manifesto. O trabalho do sonho associar desejos e impulsos reprimidos a imagens neutras e inocentes, desse modo imagens insignificantes e triviais tem como funo trazer contedos importantes ICS CS. Regra fundamental da interpretrao: nada pode ser tido como dado, necessrio sempre a interpretao. A condensao o mecanismo por meio do qual diversos desejos e podem se combinar e conectar em um sonho. No como um resumo, uma ideia manifesta congrega varias latentes e vice-versa. Ex. sonhar com uma pessoa parecida com meu pai.

No deslocamento, a energia ou intensidade associada a um objeto desviada para outro que seja de alguma forma relacionado, porm mais aceitvel para o ego do individuo. A projeo um caso de deslocamento, na qual se atribui seus desejos a outros personagens do sonho. Ex. sonhar que est matando algum para disfarar o desejo de matar a me. O fato do sonho possuir imagens ilgicas, absurdas ou bizarras devido ao processo primrio (que usa a condensao, deslocamento e representao). O processo secundrio torna os sonhos um pouco mais racionais que se d durante o estado de viglia.

Sexualidade para Freud transcendem a sexualidade genital. A teoria da sexualidade infantil descreve as vicissitudes da atividade ertica do nascimento puberdade. Os bebs tm atividade sexual desde o nascimento, porm suas primeiras manifestaes so no-sexuais e associadas a funes corporais como a alimentao o controle da bexiga e do intestino. Cada fase do desenvolvimento se baseia e se rena na fase de desenvolvimento anterior.

Uma parte dos impulsos reprimidos em todas as pessoas normal, outra parte responsvel por criar e manter os sintomas neurticos. Muitos dos impulsos neurticos so os mesmos que existem nas perverses e que se manifestam de forma explicita. Freud diferencia o gozo do desejo. Gozo busca o prazer absoluto, sem medidas, como com o perverso ( este embora aja apenas pela busca do prazer a qualquer custo no perdeu o vnculo com a realidade). Perverso tem requinte de inteligncia. Psictico pode ter crises (ex. caso do homem que matou a mulher asfixiada enquanto sonhava).

ESTGIOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DE FREUD Estgio oral As necessidades e percepes do beb esto centrados na principalmente na boca,nos lbios, na lngua. A zona oral mantm seu papel dominante na organizao da psique at aproximadamente os 18 meses. Existem os impulsos libidinais e agressivos. Estabelecer relacionamentos de dependncia com pessoas que proporcionem nutrio e sustento. Obter uma expresso confortvel e a gratificao de necessidades libidinais sem conflitos excessivos ou ambivalncia com desejos sdicos orais. Gratificaes ou privaes excessivas podem resultar em fixao libidinal. Gerando um individuo excessivamente dependente. A resoluo bem-sucedida da fase oral proporciona uma base para desenvolver capacidades de dar e receber sem dependncia excessiva ou inveja, capacidade cofiar nos outros,sentimento de independncia e autoconfiana. Estgio anal Estagio motivado pelo maturao do controle neuromuscular

Definio Desenvolvimento

Objetivos

Traos patolgicos

Traos de carter

Definio

Descrio

Objetivos Traos patolgicos

Traos de carter

sobre os esfncteres permitindo um controle mais voluntrio sobre a reteno e a expulso de fezes. Estende-se de 1 ano a 3 anos. Intensificao dos impulsos agressivos, associados a componentes libidinais e em impulsos sdicos. Mudana da passividade para atividade. Conflito em relao ao controle, separao, individuao, independncia. um perodo por busca de independncia e separao da dependncia e controle dos pais, Uma fixao nessa fase pode levar a teimosia, intencionalidade, parcimnia (quando as defesas contra esses traos so efetivas). Ambivalncia, desordem, falta de asseio, desordem, desafio, raiva (quando as defesas contra esses traos no so efetivas). A resoluo bem sucedida dessa fase proporciona a base para desenvolvimento da autonomia pessoal, iniciativa e independncia sem culpa, autodeterminao sem vergonha ou dvidas. Estgio flico Do 3 ano de vida ao 5. Concentrao dos interesses e excitao sexuais na rea genital. O pnis se torna o principal rgo de interesse de cas de ambos os sexos. A ameaa e ansiedade de castrao surgem em conexo com a culpa envolvendo a masturbao e desejos edipianos. Durante essa fase o envolvimento e o conflito edipiano so estabelecidos e consolidados. Objetivo da fase concentrar o interesse3 ertico na rea genital e em suas funes. Esse foco forma as bases para a identidade de gnero e integra os resduos de estgios anteriores do desenvolvimento sexual em uma orientao predominantemente genital-sexual. A identificao edipiana essencial para a organizao do carter. Quase todo o desenvolvimento neurtico decorrente dessa fase. importante dessa fase o medo da castrao do homem e inveja do pnis nas mulheres. As defesas contra a ansiedade e a inveja juntamente com o padro de identificao so os principais determinantes do desenvolvimento de carter. Essa fase d base para o sentido de identidade sexual,sensao de domnio sobre processos e contedos internos e seu direcionamento para finalidades construtivas. Essa fonte interna de regulao o superego , que se baseia em identificaes derivadas principalmente de figuras parentais. Estgio de latncia Relativa tranqilidade ou inatividade do impulso sexual durante o perodo da resoluo do complexo de dipo at a puberdade ( de 5 a 13 anos). A instituio do superego ao final do perodo edipiano e a maturao das funes do ego permitem um controle maior dos impulsos instintivos. Os interesses sexuais so considerados calmos nessa fase.H sublimao de energias libidinais e agressivas em explorao do ambiente e

Definio Descrio

Objetivos

Traos patolgicos

Traos de carter

Definio

Descrio

Objetivos

Traos patolgicos

Traos de carter

mobilizao para se tornar mais proficiente ao lidar com o mundo de coisas e pessoas ao seu redor. a integrao das identificaes edipianas e a consolidao da identidade dos papis sexuais. Com a calma dos impulsos sexuais o ego se desenvolve crescendo as habilidades de autocontrole. Outros componentes de identificao podem ser acrescentados aos edipianos como de professores ou adultos importantes. O perigo da fase de latncia pode surgir da falta ou excesso de desenvolvimento de controles internos.A falta de controle diminui a aprendizagem no lidar com o ambiente, o excesso leva ao surgimento de traos de carter obsessivos. A ca pode desenvolver sentido de iniciativa e a capacidadede dominar objetos e conceitos que permitam o funcionamento autnomo . a base para uma vida adulta madura, satisfao no trabalho e amor. Estgio genital Inicia-se aos 11 a 13 anos e vai at a idade adulta. A maturao fisiolgica dos sistemas de funcionamento genital leva a uma intensificao dos impulsos libidinais que revalida conflitos de estgios anteriores e possibilita uma nova resoluo desses conflitos no contexto de uma idade madura e identidade sexual. Estabelecimento de relaes de objeto maduras e noincestuosas. Na resoluo mal sucedida ou fixao pode ocorrer a difuso de identidade. Resoluo bem-sucedida leva a capacidade de potencia sexual, identidade slida, satisfao no trabalho e no amor.

Definio Descrio

Objetivos Traos patolgicos Traos de carter

Depois da castrao o sujeito se d conta que um sujeito cindido. A importncia da resoluo do complexo de dipo que a pessoa pode sair dessa fase com sua estrutura psquica determinada como: -neurose (sada mais saudvel) - aceito a castrao = obsesso , histeria - psicose ( o psictico chegou to perto do real que no pode suport-lo) negao da castrao- clivagem do eu. Faz da castrao como se nunca tivesse existido. - perverso negao da castrao negao CS quer o gozo absoluto. Pe um vu sobre a castrao.

O dipo no homem entra no complexo de castrao e sai do dipo Na mulher entra na castrao e entre no dipo inveja do falo. 3 sadas para a mulher: - denegao do masculino

- equiparar-se ao homem - homossexualidade Se o menino no se identifica com o pai ou outro homem poder se identificar com a me,ento se torna homossexual.

O complexo de castrao no menino. - ausncia de dio pr-edipiano - 1 tempo - universalidade do pnis - 2 tempo o pnis verbalmente ameaado pelo pai - 3 tempo o pnis ameaado diante da imagem do corpo nu da mulher - 4 tempo a me castrada posso ser castrado como ela, surge a angstia de castrao. - tempo final separao da me, desejo dirigido para outras mulheres. Fim do complexo de castrao e fim do complexo de dipo.

NARCISISMO No inicio, o beb o EU IDEAL , quer o prazer absoluto (narcisismo primrio). Evolui para o EU IDEAL depois da fase do complexo de dipo. Com o IDEAL DE EU surge o superego. Enquanto o neurtico passa do EU IDEAL permanece no EU IDEAL. para o IDEAL DE EU o psictico

S possvel experimentar-se atravs do outro (narcisismo secundrio).

MECANISMOS DE DEFESA

-represso -projeo - deslocamento - regresso -formao reativa - isolamento afetivo

-anulao -somatizao -converso Defesas mais maduras - supresso - altrusmo -sublimao - humor Os mecanismos de defesa so normais desde que no sejam excessivos. O significado histrico de episdio pode ser um estado momentneo da evoluo de uma personalidade ainda inconsistente e no totalmente estruturada. ESTRUTURA DE PERSONALIDADE Estrutura = maneira pela qual um conjunto concreto visto em sua organizao. NEURTICO Histrica Fbico Obsessiva Melanclico CONFLITO Id X superego ORDENAMENTO Borderline Perversa Toxicoflica Narcisista Psicossomtica Anti- social PSICTICO Parania Esquizofrnica

CONFLITO ego + id X realidade

Ningum passa de uma estrutura para outra, tem-se vrias caractersticas de estruturas diferentes, mas com uma estrutura de base. A estrutura de base no muda. -projeo: o indivduo deposita no outro suas caractersticas, com esse mecanismo a aproximao a esse outro menor. - identificao projetiva: o individuo identifica no outro caractersticas ruins que pertencem a ele at que ele passa agir conforme essas caractersticas. Permite aproximao maior.

You might also like