You are on page 1of 5

FICHA DE AVALIAO DO DESEMPENHO

AUTO-AVALIAO

MINISTRIO DA EDUCAO Direco Regional de Educao do Centro Escola Secundria de Emdio Navarro Cdigo: 401626 Direco Regional de Educao do Centro Nome do Avaliado:Maria Joo de Oliveira Lopes dos Santos Costa Categoria: Professora do Quadro de Escola Departamento Curricular: Expresses Grupo disciplinar: 930 Deficincia Visual Perodo em avaliao: de 1 de Setembro de 2009 a 31 de Dezembro 2009

Como avalia o cumprimento do servio lectivo estabelecidos neste mbito?

Fui colocada, no concurso de 2009, no Quadro da Escola Secundria Emdio Navarro, Escola de Referncia para alunos cegos e com baixa viso, para apoiar alunos com esta problemtica. Apoio um aluno cego no 11 ano da Escola Secundria de Vila Nova de Paiva, um aluno com baixa viso na Escola Secundria Alves Martins, tambm no 11 ano e, ainda uma aluna no 12 ano, igualmente com baixa viso na Escola Secundria de Viriato. Tendo sempre presente a noo de igualdade de oportunidades, tudo fiz para promover nos meus alunos uma maior autonomia, incutindo-lhes o gosto pela aprendizagem, tentando minimizar as suas graves lacunas ao nvel da actividade e participao, tendo em vista a melhoria dos seus resultados escolares. Penso que cumpri com sucesso estes objectivos. Durante o este perodo de avaliao, cumpri tambm com os parmetros de assiduidade e pontualidade, no tendo faltado. Fui tambm pontual.

Como avalia o seu trabalho no mbito da preparao e organizao das actividades lectivas? Identifique sumariamente os recursos e instrumentos utilizados e os respectivos objectivos.

Ao longo do perodo de avaliao participei em todas as reunies de departamento e reunies sectoriais, bem como em todos os Conselhos de Turma. O apoio ministrado aos alunos teve em conta as suas reais necessidades e o seu perfil de funcionalidade, indo sempre ao encontro das suas dificuldades com o intuito de as superar.
Pgina 1 de 5

Assim, dado que cada aluno diferente do outro, tornou-se necessrio construir respostas diferenciadas para conseguir responder s necessidades de cada um. Mantive sempre um estreito contacto/interaco com os docentes da turma/directores de turma com vista a promover a articulao e cooperao necessrias para o sucesso dos alunos. .

Como avalia a concretizao das actividades lectivas e o cumprimento dos objectivos de aprendizagem dos seus alunos? Identifique as principais dificuldades e as estratgias que usou para as superar.

A avaliao bastante positiva, uma vez que as actividades lectivas e os objectivos propostos foram concretizados, de uma maneira geral, com sucesso. O meu grande objectivo foi de encontro s necessidades reais dos alunos, procurando para tal responder s necessidades dos alunos, preocupando-me em desenvolver um trabalho apelativo e motivador, de forma a tornarem-se mais autnomos, tendo em linha de conta o ritmo de cada um deles e nunca descurando os objectivos propostos no PEI. Comuniquei sempre com os Encarregados de Educao as minhas preocupaes e solicitei o seu apoio sempre que considerei necessrio
4 Como avalia a relao pedaggica que estabeleceu com os seus alunos e o conhecimento que tem de cada um deles?

Considero que o sucesso ensino/aprendizagem est relacionado, em muito, com a relao professor/aluno. Neste sentido, para uma melhor execuo deste processo, procurei exercer uma aco Pedaggica, visando a consciencializao de futuros cidados. Procurei proporcionar um clima de afectividade, criando uma relao aberta, com base na confiana e na compreenso. Ao longo deste perodo, procurei estabelecer com os alunos, quer na sala de aula, quer fora dela, uma relao prxima com base no dilogo e no respeito mtuo, tendo sempre em linha de conta que a actividade docente no se esgota no perfil institucional do professor, tendo de ser complementada pela sua funo de educador .

Como avalia o apoio que prestou aprendizagem dos seus alunos?

Estive sempre disponvel para participar activamente no processo de aprendizagem dos alunos. Sempre que fui solicitada, ou quando verifiquei dificuldades/problemas por parte dos alunos, tentei ajudar e, assim, colaborar na superao e resoluo das mesmas. Considero que cumpri os meus deveres profissionais, respeitando as dificuldades e os ritmos dos alunos, sempre tendo em vista o sucesso educativo. Procurei sempre prestar um apoio o mais individualizado possvel, de modo a atingir os melhores resultados, tendo em conta os objectivos do PEI.

Pgina 2 de 5

Como avalia o trabalho que realizou no mbito da avaliao das aprendizagens dos alunos? Identifique sumariamente os instrumentos que utilizou para essa avaliao e os respectivos objectivos.

Os objectivos foram a de responsabilizao dos alunos face s aprendizagens, na tentativa de colmatar as dificuldades apresentadas. Procurei variar os processos e instrumentos de avaliao e escolhi-os em funo do tipo de resultados que se pretendiam dos alunos.

Identifique a evoluo dos resultados dos seus alunos. Avalie o seu contributo para a sua melhoria e o cumprimento dos objectivos individuais estabelecidos neste mbito.

Item no considerado de acordo com os normativos legais em vigor

Como avalia a sua participao e o seu contributo para a definio e concretizao de estratgias para a preveno e reduo do abandono escolar e o cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste mbito? Na sua apreciao identifique sumariamente as aces e iniciativas que desenvolveu.

Item no considerado de acordo com os normativos legais em vigor

Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a sua participao nos projectos e actividades previstos ao nvel da escola/ agrupamento e da turma (designadamente, no 1. ciclo, na superviso das actividades de enriquecimento curricular)? Identifique as actividades que dinamizou e/ou em que participou.

Participei e dei o meu contributo em alguns projectos e actividades desenvolvidas nas escolas, nomeadamente nas comemoraes do Dia da Pessoa com Deficincia, com a preparao e consecuo de uma aco de sensibilizao sobre Baixa Viso na turma do 11 L da Escola Secundria Alves Martins. Tentei tambm manter o contacto com os professores das diferentes disciplinas e directores de turma, esclarecendo as alteraes ao novo Decreto-Lei que regulamenta a Educao Especial. Apoiei na elaborao dos PEIs e contribu para a elaborao de vrios documentos para o grupo da Educao Especial

10

Como avalia a sua participao nas estruturas de orientao educativa e nos rgos de gesto e o contributo que deu para o seu funcionamento?

Pgina 3 de 5

Participei activamente em todas as reunies de departamento, reunies sectoriais e conselhos de turma, dando sugestes, identificando problemas e propondo solues.

11

Como avalia o estado de actualizao dos seus conhecimentos cientficos e pedaggicos e a sua capacidade de utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao?

Avalio de uma forma bastante positiva os meus conhecimentos cientficos e pedaggicos, j que procuro estar sempre actualizada e conhecer novos materiais, tcnicas ou estratgias para utilizar com os alunos e utilizo as tecnologias de informao e comunicao sem reservas e com fundamento , uma vez que possuo conhecimentos e formao relativamente sua utilizao.

12

Refira as aces de formao contnua realizadas e a classificao nelas obtida e avalie o contributo de cada uma delas para o seu desempenho profissional.

Frequentei e conclu, neste perodo, algumas das unidades curriculares previstas no plano de estudos do Mestrado que me encontro a realizar.

13

Identifique sumariamente as suas necessidades de formao e de desenvolvimento profissional.

Dado que me encontro numa profisso que est em contnua mudana, quer pela adaptao e remodelao de programas, quer pela alterao e substituio de legislao, e pela constante transformao da realidade escolar, sinto necessidade de formao para assim poder dar uma melhor resposta a esta realidade. Por estes motivos, conclu, neste perodo, o 1ano do Curso de Mestrado em Cincias da Educao, encontrando-me, nesta fase, a aguardar aprovao do projecto de dissertao para posterior elaborao da mesma.

14

Como avalia a relao que estabeleceu com a comunidade e o cumprimento dos seus objectivos individuais definidos nesse mbito?

Procurei, desde o incio ao ano lectivo, estabelecer um bom relacionamento com todos os intervenientes do processo educativo. Procurei manter-me sempre em contacto com os pais e encarregados de educao dos meus alunos informando-os dos comportamentos, ritmos de aprendizagem e dificuldades encontradas. Em geral, penso que os objectivos foram cumpridos na medida em que incentivei as responsabilidades dos Encarregados de Educao, colaborando com eles e fazendo a ponte entre a escola e a famlia. Com os restantes docentes os contactos foram
Pgina 4 de 5

permanentes e profcuos. Tentei tambm articular com os servios de sade que acompanham os alunos com vista a obter um maior esclarecimento acerca da sua problemtica, para assim poder desenvolver com eles um trabalho mais eficaz.

O avaliado ________________________________________, em ___/___/_____

Pgina 5 de 5

You might also like