You are on page 1of 8

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA _ VARA DA FAMLIA DA COMARCA DA CAPITAL - SC

TATIANA ALESSANDRA DE GIACOMETTI, brasileira, casada, cobradora, registrada sob o RG n. 5.485.422-9 SSP/SC e CPF n. 686.418.420-04, residente e domiciliada na Rua Pedro Manoel Teixeira, n 363, bairro Rio Vermelho, Florianpolis/SC, e, MRCIO ANDR NEDEL, brasileiro, casado, empresrio, registrado sob o RG N. 4044194134, e CPF N 820430000-04, residente e domiciliado na Rua Oscar Froelich, n 131, bairro Ouro Verde, Palmeira das Misses/RS, por meio de seus advogados infra-assinados (Procurao, doc. 01), vem a presena de V. Exa. requerer DIVRCIO CONSENSUAL C/C ACORDO DE GUARDA COMPARTILHADA E PENSO DOS FILHOS pelos fatos e fundamentos jurdicos que passam a expor:

I DOS FATOS 1.1. Os requerentes casaram em 6 de janeiro de 1995, consoante cpia de certido de casamento (doc. 02), e esto separados de fato h mais de 8 anos, conforme declaraes em anexo (docs. 03 e 04). 1.2. Na constncia do casamento tiveram dois filhos; Bruna hoje com 14 anos, e Mrcio,hoje com 11 anos de idade, conforme demonstram as certides de nascimento inclusas (docs. 05 e 06, respectivamente).

1.3. Na ocasio da separao, os requerentes efetuaram a diviso dos bens mveis que tinham, no havendo mais nada a partilhar j que os mesmos no possuam bens imvel, e todos os bens atuais, de ambos, terem sido adquiridos aps a separao de fato. 1.4. Os filhos, aps a separao dos requerentes, ficaram sob a guarda da me, sendo que o pai sempre teve total liberdade para visitlos, sempre que possvel. 1.5. Em respeito vontade dos filhos menores, os requerentes, de comum acordo, resolveram optar, a partir da presente ao, pela guarda compartilhada, sendo esta intercalada a cada ano. Ou seja, ao pai caber a guarda dos filhos do casal nos anos mpares, como j est sendo neste ano, e me competir a guarda, destes, nos anos pares. 1.6. Os requerentes acordaram ainda, que os alimentos sero fixados em 10% do salrio da me, para cada filho, resultando num total de 20%, que dever ser repassado durante os anos em que a guarda competir ao pai. 1.7. J o pai, ter o valor dos alimentos fixado em 15% de seu salrio, para cada filho, resultando num total de 30%, que dever ser repassado durante os anos em que a guarda competir me. 1.8. Os percentuais foram estabelecidos, desta forma, em razo da me ser cobradora, e, portanto, perceber um salrio inferior ao do pai, que empresrio. 1.9. Os requerentes acordaram total liberdade em relao ao direito de visitas. 1.10. Os requerentes se comprometem a dar continuidade ao tratamento psicolgico a que o menor Mrcio, vem se submetendo atualmente.

1.11. Por fim, a requerente deseja voltar a usar seu nome de solteira, notadamente TATIANA ALESSANDRA DE GIACOMETTI, e no mais TATIANA ALESSANDRA NEDEL, conforme consta apenas na sua Carteira de Identidade.

II DOS FUNDAMENTOS JURDICOS 2.1. CONSENSUAL. 2.1.1. Os requerentes almejam o divrcio consensual, que, incialmente, cabe-se destacar que, de acordo com a alterao no art. 266 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, imposta pela Emenda Constitucional n 66 de 13 de julho de 2010, no se faz mais necessrio a prvia separao judicial por mais de 1 (um) ano ou de comprovada a separao de fato por mais de 2 (dois) anos, nos seguintes termos: DO RECONHECIMENTO DO DIVRCIO

Emenda Constitucional n 66, de 13 de julho de 2010 - DOU 14.7.2010 D nova redao ao 6 do art. 226 da Constituio Federal, que dispe sobre a dissolubilidade do casamento civil pelo divrcio, suprimindo o requisito de prvia separao judicial por mais de 1 (um) ano ou de comprovada separao de fato por mais de 2 (dois) anos. Art. 266. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. [...] 6. O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio.

2.1.2 Aps reflexo efetuada pelo casal, ambos decidiram, por bem, cessar com a sociedade conjugal, aps verificarem motivos suficientes para dissoluo do casamento. 2.1.2. Comentando

2.1.3 Com efeito, uma vez comprovado o separao, por ambos os requerentes, o que se far atravs da prova testemunhal a ser oportunamente produzida, o divrcio direto medida que se aplica, observadas as clusulas acordadas.

2.2. DA PENSO ALIMENTCIA 2.2.1. A requerente, por no ter condies de arcar com os gastos e necessidades de si e dos alimentandos, na poca em que estiverem sob sua guarda, alm da possibilidade do requerido em ajudar, tendo em vista sua melhor remunerao comparada da requerente, e pela sua obrigao como pai, assim como ela ter como me de pagar enquanto os fihos estiverem com o pai, estipulam alimentos devidos de 20% e 10%, respectivamente. E, conforme estabelece o art. 1.695 do Cdigo Civil de 2002, so devidos os alimentos quando quem os pretende no tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, prpria mantena, e aquele, de quem se reclama, pode fornec-los, sem desfalque do necessrio ao seu sustento. Conforme se constata, a requerente tem direito aos alimentos aqui requeridos e torna-se evidente diante dos fatos aqui aduzidos que no possui condio financeira de arcar com os custos advindos de uma famlia requerente e seus dois filhos sozinha. No mesmo instante, se procura atender s necessidades daqueles que os reclama, h que se levar em conta os limites da possibilidade do responsvel por sua prestao, devendo-se, entretanto, haver uma proporcional distribuio dos encargos entre o pai e a me na medida da disponibilidade do alimentante.

Assim, o quantum do valor fixado referente aos alimentos deve ser estabelecido pela necessidade dos alimentados proporcionalmente possibilidade do alimentante, assim como possibilidade da alimentante. o que ensina a professora Maria Helena Diniz, em Cdigo Civil Anotado", 4 ed., editora Saraiva, p. 361, cita-se:
"Imprescindvel ser que haja proporcionalidade na fixao dos alimentos entre as necessidades do alimentando e os recursos econmico- financeiros do alimentante, sendo que a equao desses dois fatores dever ser feita, em cada caso concreto, levando-se em conta que a penso alimentcia ser concedida sempre 'ad necessitatem'".

neste sentido que a Corte deste Egrgio Tribunal do Estado de Santa Catarina tem entendido em casos como este, a exemplo colhe-se da jurisprudncia:
DIREITO DE FAMLIA. AO DE RECONHECIMENTO E DISSOLUO DE UNIO ESTVEL C/C PARTILHA DE BENS E FIXAO DE ALIMENTOS. DECISO INTERLOCUTRIA QUE FIXOU A VERBA ALIMENTAR EM 20% DOS RENDIMENTOS LQUIDOS DO REQUERIDO EM FAVOR DE SEU FILHO. IRRESIGNAO DA PARTE AUTORA, QUE PLEITEIA ATRAVS DA VIA RECURSAL A MAJORAO DA VERBA. INSUBSISTNCIA. AUSNCIA DE PROVAS CONVINCENTES QUE JUSTIFIQUEM O ACOLHIMENTO DO PLEITO NESTE MOMENTO PROCESSUAL. DECISO JUDICIAL QUE ATENDE AO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE INSCULPIDO NO ART. 1.694, 1, DO CDIGO CIVIL. INTERLOCUTRIO MANTIDO. RECURSO DESPROVIDO. (TJSC. A.I. n. 2010.019620-9, de Barra Velha. Terceira Cmara de Direito Civil. Rel. Des. Marcus Tulio Sartorato. j. em 29/10/2010).

2.3 DA GUARDA COMPARTILHADA 2.3.1. Os requerentes acordaram que fica estabelecido a guarda compartilhada, sendo que esta ser intercalada anualmente e, que, os

filhos ficaro sob a guarda do pai nos anos mpares, e sob a guarda da me nos anos pares, com a liberdade de visitas para ambos. 2.3.1. Os requentes encontram-se amparados pela lei n.11.698 de 2008, que estabelece a fixao, pelo juiz, da guarda, previamente acordada pelos pais, conforme pode se extrair:
Art. 1.584. A guarda, unilateral ou compartilhada, poder ser: I - requerida, por consenso, pelo pai e pela me, ou por qualquer deles, em ao autnoma de separao, de divrcio, de dissoluo de unio estvel ou em medida cautelar; II - decretada pelo juiz, em ateno a necessidades especficas do filho, ou em razo da distribuio de tempo necessrio ao convvio deste com o pai e com a me. 1o Na audincia de conciliao, o juiz informar ao pai e me o significado da guarda compartilhada, a sua importncia, a similitude de deveres e direitos atribudos aos genitores e as sanes pelo descumprimento de suas clusulas.

2.3.2. Como ensina Czar Fiza (2008) p. 297 a guarda, em termos genricos o lado material do poder familiar, a relao direta entre pais e filhos, da qual decorrem vrios direitos e deveres para ambas as partes. 2.3.3 No caso dos requerentes, por haver um consenso entre ambos, vale-se destacar que, sobre esse ponto Waldir Grisard Filho (apud, SANTOS; LEITE; VIEIRA, 2007, p. 105) resumiu que a guarda compartilhada tambm tem xito quando o dilogo no bom entre os pais, mas estes devem ter capacidade de discernir seus dilemas conjugais do dever decorrente da condio de ser pai ou me. Portanto, a paz no relacionamento entre os genitores um caminho prescindvel ao desenvolver da guarda conjunta, por isso que ela deve iniciar como um desfecho acertado por ambas as partes consensualmente. 2.3.4 Neste aspecto, relevante salientar o consenso existente entre os pais em relao ao tipo de guarda pretendida, no havendo razo para que a mesma no proceda desta forma.

IV DO PEDIDO Pelo exposto, requerem: a) Seja decretado o divrcio, nos termos do acordo

retro, extinguindo-se o vnculo matrimonial, com a expedio de mandado de averbao ao Registro Civil competente; b) ambos. c) com as guardas. d) A aplicao e, conseqentemente, a concesso do O deferimento dos alimentos devidos pelo pai de O deferimento das guardas dos filhos conforme o

acordado, anos mpares com o pai e anos pares com a me, com visita livre de

20% enquanto da guarda com a me, e de 10% pela me quando o pai estiver

benefcio da Assistncia Judiciria Gratuita e da Justia Gratuita para os autores, j que no possuem condies de arcarem com as despesas do processo sem comprometerem o seu sustento, conforme declaraes inclusas; e) A intimao pessoal do D. D. Representante do

Ministrio Pblico, para os devidos fins; f) A produo de todos os meios de prova em direito

admitidos, inclusive o depoimento pessoal dos requerentes, bem como a oitiva de testemunhas, caso seja necessrio. D-se presente causa o valor da alada.

Nestes Termos,

Pedem Deferimento.

Florianpolis, 28 de abril de 2011.

Mrcio Andr Nedel

Tatiana Alessandra de Giacometti

Isabela OAB/SC ...

Fernanda Silveira dos Santos

Eliane Fraga

Caroline B. de Borja

Equipe 469 ESAJ/CESUSC

You might also like