You are on page 1of 2

rgo pblico no tem personalidade jurdica prpria.

rgo pblico "uma unidade que congrega atribuies exercidas pelos agentes pblicos que o integram com o objetivo de expressar a vontade do Estado".(Maria Sylvia Zanella Di Prieto)

As entidades polticas - Unio, Estados, Distrito federal e Municpios - tm competncia legislativa diferentemente das entidades administrativas - Autarquias, Fundaes Pblicas, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista - que no as possuem.

O DF considerado uma pessoa poltica, e no uma pessoa administrativa

Todas as entidades institudas pelo Estado (mediante descentralizao) possuem personalidade jurdica prpria (algumas de direito pblico - autarquias e fundaes pblicas de direito pblico - e outras de direito privado - fundaes pblicas de direito privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista), capacidade de autoadministrao (lembrar aqui que as entidades no se subordinam hierarquicamente ao ente instituidor, que exerce sobre elas apenas o controle finalistico) e patrimnio prprio, para que possam desempenhar suas atividades-fim de forma adequada, clere e imparcial, sem a possibilidade de ingerncia poltica em seu funcionamento, o que fatalmente ocorreria caso no houvesse a autonomia financeira.

Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

Administrao pblica em sentido material, objetivo ou funcional representa oconjunto de atividades que costumam ser consideradas prprias da funo administrativa. Refere-se atividade, no a quem a exerce.

Administrao pblica em sentido formal, subjetivo ou orgnico o conjunto de rgos, pessoas jurdicas e agentes que o nosso ordenamento jurdico define como administrao pblica, no importando a atividade que exeram.

As Autarquias s podem ser criadas e extintas por meio de lei especfica. Assim, para cada Autarquia deve existir uma lei. Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo a lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de atuao(art. 37, XIX da CF).

Os rgos no possuem personalidade jurdica, pois constituem meras parties internas das entidades que integram. As aes das entidades de direito pblico, uma vez que pessoas jurdicas no possuem vontade prpria, concretizam-se por meio dos seus agentes, estes, sim, pessoas fsicas que exprimem sua vontade. Ministrios so RGOS das Entidades Polticas (Unio, Estados DF e Municpios) e compem a Administrao Direta. Portanto, so desprovidos de personalidade jurdica.

Os salrios dos empregados das empresas pblicas federais, assim como os das sociedades de economia mista, so fixados por meio de acordo ou conveno coletiva, e no por lei.

Nas sociedades de economia mista, aqueles que exercem funao de direo, sero sempre comissionados.

You might also like