You are on page 1of 3

AGROECOLOGIA E A CONSTRUO DE OUTRO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Em consonncia com o desenvolvimento histrico do modelo agrcola que hegemonizado pelos pacotes tecnolgicos e o difusionismo agroindustrial capitalista, diversos movimentos sociais atuam em contraposio a esse modelo. Os inmeros problemas socioambientais causados pelo atual sistema de produo agrcola se destacam e so cada vez mais percebidos. Nesse contexto tambm deve ser considerado a manuteno das grandes extenses de faixas territoriais (como no caso do Brasil) para sustentar esse tipo de cultivo agrcola (monocultura de base agroexportadora), alm dos problemas socioambientais gerados por esse modelo. Cabe considerar, que esse modo de produo agrcola propicia e vem acentuando de forma progressiva a concentrao de renda e da posse de terras no Brasil1. Em meio a esse contexto de desigualdades caracterizado pelos altos ndices de pobreza e xodo rural que afetam s populaes do campo e da floresta, temos em especial os/as jovens do campo2. Neste cenrio de discusso acerca da questo agrria e agrcola permeado por tenses, disputas e conflitos em torno da ocupao e acesso a terra no Brasil, os movimentos sociais rurais que se mobilizam pela luta da terra tm passado por determinadas mudanas e ampliaes tanto no seu repertrio de pautas, quanto no seu formato de organizao poltica. No que se refere s pautas e reivindicaes de suas lutas, os movimentos camponeses e suas organizaes de jovens tm incorporado as discusses relacionadas preservao ambiental, defesa da biodiversidade, culturas locais, sendo pautas evidenciadas a partir do desenvolvimento rural sustentvel e da agroecologia. Exemplo disso a PJR junto com os demais movimentos sociais que compem a Via Campesina no Brasil. Diante disso, podemos fazer a seguinte questo: De qual sustentabilidade estamos falando e temos acumulado como discusso nesses movimentos sociais? Essa sustentabilidade referente a garantia e a existncia de diversificados estilos de agropecuria intimamente relacionados ao desenvolvimento de saberes comprometidos com princpios e prticas agroecolgicas que visam construo de outro projeto de desenvolvimento rural. Nesse sentido, esse texto prope-se a expor algumas questes consideradas fundamentais quando falamos ou discutimos Sustentabilidade e Agroecologia.
1

Para termos uma ideia dessa realidade, dentre os 16 milhes de habitantes da populao que foram considerados em uma situao de extrema pobreza, estima-se que 4,1 milhes de pessoas esto no meio rural, isto , 1 (um) em cada 4 (quatro) dos habitantes do meio rural vivem essa situao. Ainda, 48% dos domiclios rurais em extrema pobreza no esto ligados rede geral de distribuio de gua e no tm poo ou nascente na propriedade. Em relao a esse nmero no contexto rural, ainda no foram divulgados dados que possam precisar quantitativamente a situao social da juventude rural.
2

Os dados demonstram que os maiores ndices de migrao no meio rural brasileiro ocorrem entre homens de 20 a 24 anos e entre mulheres de 15 a 19 anos. Estima-se que aproximadamente 81.000 pessoas com uma faixa etria considerada jovem migrar para as cidades anualmente nessa dcada. Dessas, 25 mil sero mulheres jovens que migraro para as cidades por ano. Mesmo assim, a populao jovem rural ainda representa uma grande parcela populacional e pode ser considerada como o maior grupo etrio no meio rural (IBGE, 2010).

Segundo Costa Neto e Canavesi (2002) apud Gliessman (2000), o termo agroecologia foi utilizado pela primeira vez, durante a dcada de 30 no sculo XX, significando uma aproximao entre ecologia e agricultura. Ao longo desse sculo esse conceito foi passando por diversos rearranjos e novas interpretaes, desde um apelo mais voltado conscincia ambiental, passando pelo manejo de agroecossistemas at ser tratada como um projeto de desenvolvimento socioambiental3, por exemplo, diferenciado do modelo agropecurio da Revoluo Verde e do agronegcio que imperam atualmente no Brasil. Assim, vale destacar que a Agroecologia traz a idia e a expectativa de outro projeto de desenvolvimento rural em contraposio ao modelo agropecurio dominante que intensivo no uso e produo de capital, energia e recursos naturais no renovveis, que depreda o meio ambiente, causa dependncia econmica e desigualdades sociais. A Agroecologia busca vincular o conhecimento tradicional dos agricultores e camponeses ao conjunto dos diferentes saberes e prticas tcnicocientficas sustentveis de agricultura (agricultura orgnica, biodinmica, permacultura, homeopatia, fitoterapia, dentre outras) junto as mais diversas comunidades, principalmente as atingidas pelos efeitos socioambientais e econmicos da Revoluo Verde, do agronegcio e do latifndio. Desse modo, outro ponto que cabe ressaltar que estamos comprometidos em forjar como projeto de desenvolvimento e ferramenta de luta no um novo modelo de agricultura, com um produto ecolgico, com uma prtica ou tecnologia agrcola isolada ou articulada aos nichos de mercado capitalista (orgnicos, bioconstruo, compostagem, etc..), ou a poltica pblica (PRONAF-Agroecologia, PAIS, etc..). Isto, alm de constituir um enorme reducionismo do significado da Agroecologia, enquanto possibilidade de ideia e proposta, lhe delega definies que so imprecisas e incorretas sob o ponto de vista conceitual e estratgico, mascarando a sua real potencialidade de apoiar processos de transformao socioambiental no meio rural e a construo de outro projeto desenvolvimento rural. Portanto, a Agroecologia no relativa construo de um tipo de capitalismo verde para atender a nichos de mercado ou quantificar e valorar em capital mercadorias saudveis, bem como explorar indiscriminadamente os recursos naturais e as experincias sustentveis dos povos do campo em seus ecossistemas. Desse modo, o compromisso talvez tenha que ser o de empenhar esforos e organizao na elaborao de outras formas de vida e a transio rumo a outro projeto de desenvolvimento rural

No mbito acadmico este contraponto manifesta-se em meio aos conhecimentos tericos e metodolgicos da Sociologia, da Agronomia, da Fsica, da Biologia, da Comunicao, da Educao, da Antropologia, da Histria e da Ecologia, no qual por meio destes formulou-se o campo de estudos da agroecologia sendo considerada como La disciplina cientfica que enfoca el estudio de la agricultura desde una perspectiva ecolgica y transdisciplinaria (ALTIERI e NICHOLLS, 2000, p. 19).

sustentvel, no nos iludindo apenas com a boa inteno e a possibilidade de renda em projetos de produo agropecuria orgnicos com rompante agroecolgico 4. A ideia com esse texto provocar discusses com a base da PJR e no apresentar solues imediatistas, isto , dar o debate como encerrado e encaminhado, muito pelo contrrio, prope-se a ser apenas o incio de vrias conversas. Nessa perspectiva, sugerem-se algumas questes para que possamos formular e acumular na discusso sobre o tema: Quais as relaes possveis de serem feitas em relao Reforma Agrria e a Agroecologia? De que forma o GPR - Grupo de Produo e Resistncia5 se relaciona com a Agroecologia? Como o GPR alm de uma forma de produo agropecuria diferenciada pode ser tambm uma ferramenta de luta por outro projeto de desenvolvimento rural sustentvel? Como a agroecologia pode auxiliar na construo de condies dignas e sustentveis de vida no meio rural e possibilitar a sucesso e a permanncia dos/das jovens no campo?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALTIERI, M.; NICHOLLS, C.I. Agroecologia: teora y prctica para una agricultura sustentable. Serie Textos Bsicos para la Formacin Ambiental n 4. PNUMA/Orplac: Mxico, 2000. BARCELLOS, S.B. A Formao do Discurso da Agroecologia no MST. Rio de Janeiro-RJ. CPDA/UFRRJ. Dissertao de Mestrado. 2010. COSTA NETO, C. Discutindo referencias para a construo de saberes socioambientais. Sociologia e desenvolvimento rural sustentvel: a alternativa agroeco-sociolgica. In: CANUTO, J.C.; COSTABEBER, J.A. (org.) Agroecologia: conquistando a soberania alimentar. Porto Alegre: EMATER/RS; Pelotas: EMPRAPA clima temperado, 2004. IBGE. Dados preliminares Censo 2010. Disponvel em: www.ibge.gov.br. Acessado em: 10/02/2011. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 2009. Disponvel em: www.ibge.gov.br. Acessado em: 16/10/2010.

Em outras reflexes a seguir pretende-se debater com a PJR o conjunto de tcnicas agropecurias que tem orientao nos preceitos da agroecologia, associada a discusses sobre o que podemos compreender enquanto novo e outro / modelo e projeto, pois essas so consideradas categorias importantes nesse debate sobre agroecologia e desenvolvimento rural sustentvel.
5

Os GPR so uma proposta poltica desenvolvida da PJR, para resolver demandas da sua base.

You might also like