You are on page 1of 4

Exame Toxicolgico

Por Iasmin da Costa Marinho O exame toxicolgico tem como objetivo detectar a ingesto ou exposio s substncias txicas, drogas e outras substncias intoxicantes. O presente artigo tem como temtica o exame toxicolgico para deteco do consumo de drogas de abuso ou testes de drogas.

Antes de abordarmos as diversas tecnologias sobre exames toxicolgicos, devemos entender qual o conceito de droga. As drogas so as substncias qumicas que produzem alteraes nos sentidos e podem ser:

Depressivas: reduzem a atividade cerebral, dificultando o entendimento e processamento de informaes no crebro. Exemplos de drogas depressivas: bebidas alcolicas, barbitricos, diluentes, lana perfume, pio, clorofrmio, morfina, herona, inalantes (como a cola de sapateiro), etc. Alucingenas: produzem alucinaes e perturbaes psquicas. Como exemplo temos algumas espcies de cogumelos, maconha, haxixe, LSD, ecstasy, DMT, entre outras. Estimulantes: essas drogas aumentam o nvel de percepo do usurio, produzem aumento da atividade pulmonar, reduzem a fadiga. As mais comuns so a cocana e o crack, cafena, metanfetamina, anfetaminas, etc.

Tcnicas de exames toxicolgicos


Estas so algumas tcnicas de exame toxicolgico:

Exame toxicolgico instantneo - Parecidos com testes caseiros para gravidez, so baratos e rpidos, porm muito pouco confiveis e com janela de deteco curta; Usam como base de teste fludos corporais, como urina e suor. Exame toxicolgico laboratorial realizado em laboratrios a partir de amostras biolgicas queratina (cabelo ou plos), sangue, urina ou saliva. Caso o laboratrio possua boas prticas tcnicas o exame confivel mas h de se considerar, no entanto, as limitaes de cada tecnologia e refletir a respeito do uso do exame toxicolgico. (fonte: http://www.psychemedics.com.br/exametoxicologico/)

Para identificarmos se o indivduo consumiu recentemente a droga, usado o teste laboratorial em fludos corporais (urina, suor, saliva e sangue). O resultado no se

expressa em quantidades, ou seja, no analisa o quanto de droga foi consumido. Existe um termo muito utilizado nessa prtica mdica, chamado de janela de deteco, isso que dizer o perodo pelo qual o exame capaz de detectar o consumo de drogas. Vejamos:

Em at sete dias pode-se detectar a maconha; Em menos de trs dias pode-se detectar outras drogas (cocana, crack, ecstasy e anfetaminas)

No exame por amostras de queratinas (cabelos ou plos), temos uma coleta mais fcil e um perodo de deteco maior. mais utilizado quando se quer saber da quantidade de droga consumida pelo usurio. As tabelas abaixo ressaltam melhor a janela de deteco de cada tipo de droga:

TABELA 1: Utilidade Comparativa da Urina, Saliva, Suor e Cabelo como Matrizes Biolgicas para Deteco de Drogas. Fonte: OBID - Observatrio Brasileiro de Informaes Sobre Drogas apud Lowinson e col., 1997.

TABELA 2: Extenso do tempo de deteco de diversas drogas por meio do exame de Urina. Fonte: OBID - Observatrio Brasileiro de Informaes Sobre Drogas apud Kaplan e col., 1997. *Ansioltico: droga com efeito tranquilizante. **Opiide: droga sinttica, semelhante s substncias derivadas do pio (opiceos). ***Metablito: substncia derivada da metabolizao da droga.

O que a Legislao Brasileira diz a respeito?


Um dos exames toxicolgicos mais conhecidos no Brasil atualmente o exame que detecta a quantidade de lcool consumida pelo motorista, mediado pela utilizao do bafmetro. A Lei que instituiu como penalidade o consumo de bebidas alcolicas por motoristas ganhou grande repercusso. O Cdigo Brasileiro de Trnsito, em forma da Lei 11.705 de 19 de junho de 2008 Art. 165 diz que: Dirigir sob a influncia de lcool ou de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia: Infrao gravssima; Penalidade multa (cinco vezes) e suspenso do direito de dirigir por 12 (doze) meses; Medida Administrativa reteno do veculo at a apresentao de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitao. Quanto ao consumo de drogas lcitas, como o lcool, o Brasil tem obtido seus avanos, j quando nos referimos ao consumo de drogas ilcitas em empresas ou instituies

pblicas, a Legislao no possui regulamentao que exija a realizao do teste toxicolgico e nem medidas para tratar o dependente qumico. Recentemente presenciamos um caso de dependncia qumica em instncias pblicas. O prefeito da cidade de Raposos (MG), Joo Carlos da Aparecida (PT), foi flagrado portando papelotes de crack e cachimbo (notcia de 27/10/2009), nessas situaes o mximo que pode ser pedido o afastamento do prefeito, mas o exame ou tratamento nestes casos no est previsto em lei.

Exame Toxicolgico: utilidade e importncia


No esporte, no meio profissional ou no tratamento de dependentes qumicos e pesquisas, o exame toxicolgico ganhou seu espao, hoje consiste tambm em meios para a polcia de reconhecer usurios e desvendar alguns crimes. Sua importncia est no ato de reconhecer e auxiliar em respostas necessrias para o tratamento e preservao da vida de usurios, como tambm, no reconhecimento de pistas investigativas do meio policial. Quanto a lei instituda pelo Cdigo Brasileiro de Trnsito, citada anteriormente, sua importncia vlida no reconhecimento da queda nos ndices de acidentes de trnsito provenientes do consumo indevido do lcool por motoristas. O teste de deteco de drogas s pode ser realizado mediante autorizao do indivduo por escrito ou no caso de urgncias clnicas. REFERNCIAS <http://www.psychemedics.com.br/> Acesso em: 06/02/10 <http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11252 &rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS/Exames+toxicol%C3% B3gicos> Acesso em: 06/02/10 <http://realidade.org/forum/index.php?topic=7684.0> Acesso em: 06/02/10

You might also like