You are on page 1of 51

CONCRETO 1

1. FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO: 1.1. Introduo: At maro de 2003 a principal norma para o projeto de estruturas de concreto armado era a NBR 6118/80, ou a NB1/78. Aps passar por vrios anos em processo de reviso, a NB 1/78 foi substituda por uma nova verso, a NBR 618/2003 Projeto de Estruturas de Concreto Procedimento, que incluiu tambm as estruturas de Concreto Protendido. As recomendaes para a execuo das estruturas de concreto passaram a fazer parte da norma NBR 14931/03.

1.2. Composio do concreto: Os primeiros materiais a serem empregados nas construes foram a pedra natural e a madeira, sendo o ferro e o ao empregados sculos depois. O concreto armado s surgiu mais recentemente, por volta de 1850. Para um material de construo ser considerado bom, ele deve apresentar duas caractersticas bsicas: resistncia e durabilidade. A pedra natural tem resistncia compresso e durabilidade muito elevadas, porm, tem baixa resistncia trao. A madeira tem razovel resistncia, mas tem durabilidade limitada. O ao tem resistncia elevadas, mas requer proteo contra a corroso. O concreto um material composto, constitudo por cimento, gua, agregado mido (areia) e agregado grado (pedra ou brita), e ar. Pode tambm conter adies (cinza volante, pozolanas
(1)

, slicas ativa

(2)

, etc.) e aditivos qumicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas

propriedades bsicas.

1.

Os modernos cimentos pozolnicos so uma mistura de pozolanas naturais e industriais com cimento Portland. Para alm do seu uso em obras submersas, a alta alcalinidade dos cimentos pozolnicos torna-os resistentes s causas mais comuns de corroso, incluindo provocada por sulfatos de origem atmosfrica, em especial os resultantes das chuvas cidas. Depois de completamente endurecido (aps um perodo de cura em geral longo), as argamassas pozolnicas so em geral mais duras do que misturas semelhantes contendo apenas cimento Portland. Essa dureza deve-se sua menor porosidade, o que tambm as torna menos propensa a absorver gua por capilaridade e menos atreitas a fragmentao superficial (spalling). O cimento Portland pozolnico (conforme norma ABNT NBR 5736), em geral conhecido pela sigla CP IV, constitudo por clnquer e gesso: 45 a 85%; escrias: 0 a 5%; pozolanas: 15 a 50%; material carbonatado: 0 a 5

2.

Slica ativa um produto resultante do processo de fabricao de ferro-silcio ou de silcio metlico. Para obteno destes utilizam-se como matrias-primas o quartzo (SiO2) e fontes de carbono

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 1

CONCRETO 1
2.1. Agregados: Os agregados podem ser definidos como os materiais granulosos e inertes que entram na composio das argamassas e concretos. So classificados quanto origem em naturais (encontrados na natureza: areias de rios e pedregulhos) e artificiais (passam por processo para obter as caractersticas finais: britas originrias da triturao de rochas). Brita 0 - 4,8 a 9,5 mm; Brita 1 9,5 a 19 mm; Brita 2 19 a 38 mm; Brita 3 38 a 76 mm; Pedra-de-mo - > 76 mm. Por que no devemos usar areia da praia no concreto? O problema de sua utilizao est na composio. A areia de praia composta por gros extremamentes finos e por sais e partculas de decomposio marinha (ostras, conchas etc.). Os sais diminuem a durabilidade do concreto, pois aumentam a corroso do ao e sua granulometria exige uma adio maior de gua e cimento. Portanto, mesmo que lavssemos essa areia retirando os sais, ainda inviabilizaria pelo aumento de cimento.

2.2. gua: A gua necessria no concreto para possibilitar as reaes qumicas do cimento, chamada reaes de hidratao, que iro garantir as propriedades de resistncia e durabilidade do concreto. Tem tambm a funo de lubrificar as demais partculas para proporcionar o manuseio do concreto. Normalmente a gua potvel a indicada para a confeco dos concretos.

2.3. Armadura: Ao uma liga metlica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste ltimo variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que tambm uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. A diferena fundamental entre ambos que o ao, pela sua ductibilidade, facilmente deformvel por forja, laminao e extruso, enquanto que uma pea em ferro fundido fabricada pelo processo de fundio.
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 2

CONCRETO 1
A armadura a denominao dada a montagem do ao para compor a pea dimensionada que ser formada por concreto armado.

1.3. Conceito do Concreto Armado: O concreto um material que apresenta alta resistncia s tenses de compresso, porm, apresenta baixa resistncia trao (cerca de 9% da sua resistncia compresso). Assim sendo, imperiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistncia trao, com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir s tenses de trao atuantes. Com esse material composto (concreto e armadura barras de ao), surge ento o chamado concreto armado, onde as barras da armadura absorvem as tenses de trao e o concreto absorve as tenses de compresso, no que pode ser auxiliado tambm por barras de ao (pilar). No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenmeno da aderncia, que essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois no basta apenas juntar os dois materiais para se ter o concreto armado. Para a existncia do concreto armado imprescindvel que haja real solidariedade entre ambos o concreto e o ao, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta. Em resumo, pode-se definir o concreto armado como a unio do concreto simples e de um material resistente trao (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforos solicitantes. De forma esquemtica pode-se indicar que concreto armado :

Concreto armado = concreto simples + armadura + aderncia

Com a aderncia, a deformao s num ponto da barra de ao e a deformao c no concreto que a circunda, devem ser iguais, isto : c = s. s = psilon

2. Fissurao no concreto armado: A fissurao nos elementos estruturais de concreto armado causado pela baixa resistncia trao do concreto. Apesar de indesejvel, o fenmeno da fissurao natural (dentro de certos limites) no concreto armado. O controle da fissurao importante para a segurana estrutural em servio,
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 3

CONCRETO 1
condies de funcionalidade e esttica (aparncia), desempenho (durabilidade, impermeabilidade, etc.). Eliminar completamente as fissuras seria antieconmico, pois teria-se que aplicar tenses de trao muito baixas na pea e na armadura. Isso leva a que o concreto armado deve conviver com as fissuras, que no sero eliminadas e sim diminudas a valores de abertura aceitveis (geralmente at 0,3 mm) No concreto armado, a armadura submetida a tenses de trao alonga-se, at o limite mximo de 10 %o (1 % = 10%o = 10 mm/m), imposto pela NBR 6118/2003 a fim de evitar fissurao excessiva no concreto. Pode-se imaginar um tirante com 1 m de comprimento tendo dez fissuras com abertura de 1 mm, distribudas ao longo do seu comprimento.

PROPRIEDADES DO CONCRETO E DO AO: A NBR 6118/2003 (item 8.2.1) impe que as estruturas de concreto armado devem ser projetadas e construdas com concreto classe C20 ou superior. A classe C15 pode ser usada apenas em fundaes, conforme a NBR 6122, e em obras provisrias. C15 e C20 indicam concretos de resistncia caracterstica compresso (fck) de 15 e 20 Mpa, respectivamente.
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 4

CONCRETO 1
1. MASSA ESPECFICA: A massa especfica dos concretos simples gira em torno de 2.400 kg/m. A NBR 6118/2003 se aplica a concretos com massa especfica entre 2.000 kg/m e 2.800 kg/m. No sendo conhecida a massa especfica real, pode-se adotar o valor de 2.400 kg/ para o concreto simples e 2.500 kg/m para o concreto armado. Em situaes diferentes das correntes deve-se estudar parmetros mais consistentes para a massa especfica do concreto armado. Considerando para as estruturas comuns uma taxa mdia de armadura de 100 kg de ao para cada metro cbico de concreto, a massa especfica do concreto armado resulta 2.500 kg/m.

2. PROPRIEDADES MECNICAS As principais propriedades mecnicas do concreto so: resistncia compresso, resistncia trao e mdulo de elasticidade. Essas propriedades so determinadas a partir de ensaios, executados em condies especficas. Geralmente, os ensaios so realizados para controle da qualidade e atendimento s especificaes. 2.2.1 Resistncia compresso A resistncia compresso simples, denominada fc, a caracterstica mecnica mais importante. Para estim-la em um lote de concreto, so moldados e preparados corpos-de-prova para ensaio segundo a NBR 5738 Moldagem e cura de corpos-de-prova cilndricos ou prismticos de concreto, os quais so ensaiados segundo a NBR 5739 Concreto Ensaio de compresso de corpos-de-prova cilndricos. O corpo-de-prova padro brasileiro o cilndrico, com 15 cm de dimetro e 30 cm de altura, e a idade de referncia para o ensaio 28 dias. Aps ensaio de um nmero muito grande de corpos-de-prova, pode ser feito um grfico com os valores obtidos de fc versus a quantidade de corpos-de-prova relativos a determinado valor de fc, tambm denominada densidade de freqncia. A curva encontrada denomina se Curva Estatstica de Gauss ou Curva de Distribuio Normal para a resistncia do concreto compresso (Figura 2.1).

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 5

CONCRETO 1

Figura 2.1 Curva de Gauss para a resistncia do concreto compresso

Na curva de Gauss encontram-se dois valores de fundamental importncia: resistncia mdia do concreto compresso, fcm, e resistncia caracterstica do concreto compresso, fck. O valor fcm a mdia aritmtica dos valores de fc para o conjunto de corpos-de-prova ensaiados, e utilizado na determinao da resistncia caracterstica, fck, por meio da frmula: fck = fcm 1,65s. O desvio-padro s corresponde distncia entre a abscissa de fcm e a do ponto de inflexo da curva (ponto em que ela muda de concavidade). O valor 1,65 corresponde ao quantil de 5%, ou seja, apenas 5% dos corpos-de-prova possuem fc < fck, ou, ainda, 95% dos corpos-de-prova possuem fc fck. Portanto, pode-se definir fck como sendo o valor da resistncia que tem 5% de probabilidade de no ser alcanado, em ensaios de corpos-de-prova de um determinado lote de concreto. Como ser visto posteriormente, a NBR 8953 define as classes de resistncia em funo de fck. Concreto classe C30, por exemplo, corresponde a um concreto com fck = 30MPa. Nas obras, devido ao pequeno nmero de corpos-de-prova ensaiados, calcula se fck, da resistncia caracterstica do concreto compresso. 2.2.2 Resistncia trao Os conceitos relativos resistncia do concreto trao direta, fct, so anlogos aos expostos no item anterior, para a resistncia compresso. Portanto, tem-se a resistncia mdia do concreto trao, fctm, valor obtido da mdia aritmtica dos resultados, e a resistncia caracterstica do concreto trao, fctk ou simplesmente ftk, valor da resistncia que tem 5% de probabilidade de no ser alcanado pelos resultados de um lote de concreto. A diferena no estudo da trao encontra-se nos tipos de ensaio. H trs normalizados: trao direta, compresso diametral e trao na flexo.
est,

valor estimado

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 6

CONCRETO 1
a) Ensaio de trao direta Neste ensaio, considerado o de referncia, a resistncia trao direta, fct, determinada aplicando-se trao axial, at a ruptura, em corpos-de-prova de concreto simples (Figura 2.2). A seo central retangular, medindo 9 cm por 15 cm, e as extremidades so quadradas, com 15 cm de lado.

Figura 2.2 Ensaio de trao direta

b) Ensaio de trao na compresso diametral (spliting test) o ensaio mais utilizado. Tambm conhecido internacionalmente como Ensaio Brasileiro. Foi desenvolvido por Lobo Carneiro, em 1943. Para a sua realizao, um corpo-de-prova cilndrico de 15 cm por 30 cm colocado com o eixo horizontal entre os pratos da prensa (Figura 2.3), sendo aplicada uma fora at a sua ruptura por trao indireta (ruptura por fendilhamento).

Figura 2.3 Ensaio de trao por compresso diametral

O valor da resistncia trao por compresso diametral, fct, sp, encontrado neste ensaio, um pouco maior que o obtido no ensaio de trao direta. O ensaio de compresso diametral simples de ser executado e fornece resultados mais uniformes do que os da trao direta.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 7

CONCRETO 1
c) Ensaio de trao na flexo Para a realizao deste ensaio, um corpo-de-prova de seo prismtica submetido flexo, com carregamentos em duas sees simtricas, at ruptura (Figura 2.4). O ensaio tambm conhecido por carregamento nos teros, pelo fato das sees carregadas se encontrarem nos teros do vo. Analisando os diagramas de esforos solicitantes (Figura 2.5) pode-se notar que na regio de momento mximo tem-se cortante nula. Portanto, nesse trecho central ocorre flexo pura. Os valores encontrados para a resistncia trao na flexo, fct,f, so maiores que os encontrados nos ensaios descritos anteriormente.

Figura 2.4 Ensaio de trao na flexo

Figura 2.5 Diagramas de esforos solicitantes (ensaio de trao na flexo)

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 8

CONCRETO 1
d) Relaes entre os resultados dos ensaios Como os resultados obtidos nos dois ltimos ensaios so diferentes dos relativos ao ensaio de referncia, de trao direta, h coeficientes de converso. Considera-se a resistncia trao direta, fct, igual a 0,9 fct,sp ou 0,7 fct,f, ou seja, coeficientes de converso 0,9 e 0,7, para os resultados de compresso diametral e de flexo, respectivamente. Na falta de ensaios, as resistncias trao direta podem ser obtidas a partir da resistncia compresso fck: fctm = 0,3 fck2/3 fctk,inf = 0,7 fctm fctk,sup = 1,3 fctm Nessas equaes, as resistncias so expressas em MPa. Ser visto oportunamente que cada um desses valores utilizado em situaes especficas. 2.2.3 Mdulo de elasticidade Outro aspecto fundamental no projeto de estruturas de concreto consiste na relao entre as tenses e as deformaes. Sabe-se da Resistncia dos Materiais que a relao entre tenso e deformao, para determinados intervalos, pode ser considerada linear (Lei de Hooke), ou seja, = E*, sendo a tenso, a deformao especfica e E ou Mdulo de Elasticidade ou Mdulo de Deformao Longitudinal (Figura 2.6).

Figura 2.6 - Mdulo de elasticidade ou de deformao longitudinal

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 9

CONCRETO 1
Para o concreto a expresso do Mdulo de Elasticidade aplicada somente parte retilnea da curva tenso-deformao ou, quando no existir uma parte retilnea, a expresso aplicada tangente da curva na origem. Neste caso, tem-se o Mdulo de Deformao Tangente Inicial, Eci (Figura 2.7).

Figura 2.7 - Mdulo de deformao tangente inicial (Eci)

O mdulo de deformao tangente inicial obtido segundo ensaio descrito na NBR 8522 Concreto Determinao do mdulo de deformao esttica e diagrama tenso-deformao. Quando no forem feitos ensaios e no existirem dados mais precisos sobre o concreto, para a idade de referncia de 28 dias, pode-se estimar o valor do mdulo de elasticidade inicial usando a expresso: Eci = 5600 fck1/2 Eci e fck so dados em MPa. O Mdulo de Elasticidade Secante, Ecs, a ser utilizado nas anlises elsticas do projeto, especialmente para determinao de esforos solicitantes e verificao de limites de servio, deve ser calculado pela expresso: Ecs = 0,85 Eci Na avaliao do comportamento de um elemento estrutural ou de uma seo transversal, pode ser adotado um mdulo de elasticidade nico, trao e compresso, igual ao mdulo de elasticidade secante (Ecs).

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 10

CONCRETO 1
2.2.4 Coeficiente de Poisson Quando uma fora uniaxial aplicada sobre uma pea de concreto, resulta uma deformao longitudinal na direo da carga e, simultaneamente, uma deformao transversal com sinal contrrio (Figura 2.8).

Figura 2.8 Deformaes longitudinais e transversais

A relao entre a deformao transversal e a longitudinal denominada coeficiente de Poisson e indicada pela letra . Para tenses de compresso menores que 0,5 fc e de trao menores que fct, pode ser adotado = 0,2.

2.2.5 Mdulo de elasticidade transversal O mdulo de elasticidade transversal pode ser considerado Gc = 0,4 Ecs.

2.2.6 Estados mltiplos de tenso Na compresso associada a confinamento lateral, como ocorre em pilares cintados, por exemplo, a resistncia do concreto maior do que o valor relativo compresso simples. O cintamento pode ser feito com estribos, que impedem a expanso lateral do pilar, criando um estado mltiplo de tenses. O cintamento tambm aumenta a dutilidade do elemento estrutural. Na regio dos apoios das vigas, pode ocorrer fissurao por causa da fora cortante. Essas fissuras, com inclinao aproximada de 45, delimitam as chamadas bielas de compresso. Portanto, as bielas so regies comprimidas com tenses de trao na direo perpendicular, caracterizando um estado biaxial de tenses.
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 11

CONCRETO 1
Nesse caso tem-se uma resistncia compresso menor que a da compresso simples. Portanto, a resistncia do concreto depende do estado de tenso a que ele se encontra submetido.

2.3 ESTRUTURA INTERNA DO CONCRETO Na preparao do concreto, com as mistura dos agregados grados e midos com cimento e gua, tem incio a reao qumica do cimento com a gua, resultando gel de cimento, que constitui a massa coesiva de cimento hidratado. A reao qumica de hidratao do cimento ocorre com reduo de volume, dando origem a poros, cujo volume da ordem de 28% do volume total do gel. Durante o amassamento do concreto, o gel envolve os agregados e endurece com o tempo, formando cristais. Ao endurecer, o gel liga os agregados, resultando um material resistente e monoltico o concreto. A estrutura interna do concreto resulta bastante heterognea: adquire forma de retculos espaciais de gel endurecido, de gros de agregados grado e mido de vrias formas e dimenses, envoltos por grande quantidade de poros e capilares, portadores de gua que no entrou na reao qumica e, ainda, vapor dgua e ar. Fisicamente, o concreto representa um material capilar pouco poroso, sem continuidade da massa, no qual se acham presentes os trs estados da agregao slido, lquido e gasoso.

2.4 DEFORMAES As deformaes do concreto dependem essencialmente de sua estrutura interna. 2.4.1 Retrao Denomina-se retrao reduo de volume que ocorre no concreto, mesmo na ausncia de tenses mecnicas e de variaes de temperatura. As causas da retrao so: Retrao qumica: contrao da gua no evaporvel, durante o endurecimento do concreto. Retrao capilar: ocorre por evaporao parcial da gua capilar e perda da gua adsorvida. O tenso superficial e o fluxo de gua nos capilares provocam retrao. Retrao por carbonatao: Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O (ocorre com diminuio de volume).
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 12

CONCRETO 1
2.4.2 Expanso Expanso o aumento de volume do concreto, que ocorre em peas submersas. Nessas peas, no incio tem-se retrao qumica. Porm, o fluxo de gua de fora para dentro. As decorrentes tenses capilares anulam a retrao qumica e, em seguida, provocam a expanso da pea. 2.4.3 Deformao imediata A deformao imediata se observa por ocasio do carregamento. Corresponde ao comportamento do concreto como slido verdadeiro, e causada por uma acomodao dos cristais que formam o material. 2.4.4 Fluncia Fluncia uma deformao diferida, causada por uma fora aplicada. Corresponde a um acrscimo de deformao com o tempo, se a carga permanecer. Ao ser aplicada uma fora no concreto, ocorre deformao imediata, com uma acomodao dos cristais. Essa acomodao diminui o dimetro dos capilares e aumenta a presso na gua capilar, favorecendo o fluxo em direo superfcie. Tanto a diminuio do dimetro dos capilares quanto o acrscimo do fluxo aumentam a tenso superficial nos capilares, provocando a fluncia. No caso de muitas estruturas reais, a fluncia e a retrao ocorrem ao mesmo tempo e, do ponto de vista prtico, conveniente o tratamento conjunto das duas deformaes. 2.4.5 Deformaes trmicas Define-se coeficiente de variao trmica te como sendo a deformao correspondente a uma variao de temperatura de 1C. Para o concreto armado, para variaes normais de temperatura, a NBR 6118 permite adotar te = 10-5 /C.

2.5 FATORES QUE INFLUEM Os principais fatores que influem nas propriedades do concreto so: Tipo e quantidade de cimento; Qualidade da gua e relao gua-cimento; Tipos de agregados, granulometria e relao agregado-cimento; Presena de aditivos e adies; Procedimento e durao da mistura; Condies e durao de transporte e de lanamento;
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 13

CONCRETO 1
Condies de adensamento e de cura; Forma e dimenses dos corpos-de-prova; Tipo e durao do carregamento; Idade do concreto; umidade; temperatura etc.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 14

CONCRETO 1
3. ADERNCIA E ANCORAGEM Aderncia (bond, em ingls) a propriedade que impede que haja escorregamento de uma barra em relao ao concreto que a envolve. , portanto, responsvel pela solidariedade entre o ao e o concreto, fazendo com que esses dois materiais trabalhem em conjunto. A transferncia de esforos entre ao e concreto e a compatibilidade de deformaes entre eles so fundamentais para a existncia do concreto armado. Isto s possvel por causa da aderncia. Ancoragem a fixao da barra no concreto, para que ela possa ser interrompida. Na ancoragem por aderncia, deve ser previsto um comprimento suficiente para que o esforo da barra (de trao ou de compresso) seja transferido para o concreto. Ele denominado comprimento de ancoragem. Alm disso, em peas nas quais, por disposies construtivas ou pelo seu comprimento, necessita-se fazer emendas nas barras, tambm se deve garantir um comprimento suficiente para que os esforos sejam transferidos de uma barra para outra, na regio da emenda. Isto tambm possvel graas aderncia entre o ao e o concreto.

3.1 TIPOS DE ADERNCIA Esquematicamente, a aderncia pode ser decomposta em trs parcelas: adeso, atrito e aderncia mecnica. Essas parcelas decorrem de diferentes fenmenos que intervm na ligao dos dois materiais.

3.1.1 Aderncia por Adeso A aderncia por adeso caracteriza-se por uma resistncia separao dos dois materiais. Ocorre em funo de ligaes fsico-qumicas, na interface das barras com a pasta, geradas durante as reaes de pega do cimento. Para pequenos deslocamentos relativos entre a barra e a massa de concreto que a envolve, essa ligao destruda. A Figura 3.1 mostra um cubo de concreto moldado sobre uma placa de ao. A ligao entre os dois materiais se d por adeso. Para separ-los, h necessidade de se aplicar uma ao representada pela fora Fb1. Se a fora fosse aplicada na horizontal, no se conseguiria dissociar a adeso do comportamento relativo ao atrito. No entanto, a adeso existe independente da direo da fora aplicada.

Figura 3.1 Aderncia por adeso

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 15

CONCRETO 1
3.1.2 Aderncia por Atrito Por meio do arrancamento de uma barra em um bloco concreto (Figura 3.2), verifica-se que a fora de arrancamento Fb2 maior do que a fora Fb1 mobilizada pela adeso. Esse acrscimo devido ao atrito entre a barra e o concreto.

Figura 3.2 Aderncia por atrito

O atrito manifesta-se quando h tendncia ao deslocamento relativo entre os materiais. Depende da rugosidade superficial da barra e da presso transversal , exercida pelo concreto sobre a barra, em virtude da retrao (Figura 3.2). Em barras curvas ou em regies de apoio de vigas em pilares, aparecem acrscimos dessas presses de contato, que favorecem a aderncia por atrito. O coeficiente de atrito entre ao e concreto alto, em funo da rugosidade da superfcie das barras, resultando valores entre 0,3 e 0,6 (LEONHARDT, 1977). Na Figura 3.2, a oposio ao Fb2 constituda pela resultante das tenses de aderncia (b) distribudas ao longo da barra.

3.1.3 Aderncia Mecnica A aderncia mecnica devida conformao superficial das barras. Nas barras de alta aderncia (Figura 3.3), as salincias mobilizam foras localizadas, aumentando significativamente a aderncia.

Figura 3.3 Aderncia mecnica em barras nervuradas

A Figura 3.4 (LEONHARDT, 1977) mostra que mesmo uma barra lisa pode apresentar aderncia mecnica, em funo da rugosidade superficial, devida corroso e ao processo de fabricao, gerando um denteamento da superfcie. Para efeito de comparao, so apresentadas superfcies microscpicas de: barra de ao enferrujado, barra recm laminada e fio de ao obtido por laminao a quente e posterior encruamento a frio por estiramento. Nota-se que essas superfcies esto muito longe de serem efetivamente lisas. Portanto, a separao da aderncia nas trs parcelas - adeso, atrito e aderncia mecnica - apenas esquemtica, pois no possvel quantificar isoladamente cada uma delas.
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 16

CONCRETO 1
Barra enferrujada Barra recm laminada Fio estirado

Figura 3.4 - Rugosidade superficial de barras e fios lisos (LEONHARDT, 1977)

3.2. TENSO DE ADERNCIA Para uma barra de ao imersa em uma pea de concreto, como a indicada na figura 3.5, a tenso mdia de aderncia dada por:

Figura 3.5 Tenso de aderncia

=
Rs lb a fora atuante na barra; o dimetro da barra; o comprimento de ancoragem.

A tenso de aderncia depende de diversos fatores, entre os quais: Rugosidade da barra; Posio da barra durante a concretagem; Dimetro da barra; Resistncia do concreto; Retrao; Adensamento; Porosidade do concreto etc. Alguns desses aspectos sero considerados na seqncia deste texto.
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 17

CONCRETO 1
3.3. SITUAES DE ADERNCIA Na concretagem de uma pea, tanto no lanamento como no adensamento, o envolvimento da barra pelo concreto influenciado pela inclinao dessa barra. Sua inclinao interfere, portanto, nas condies de aderncia. Por causa disso, a NBR 6118 (2003) considera em boa situao quanto aderncia os trechos das barras que estejam com inclinao maior que 45 em relao horizontal (figura 3.6 a).

FIGURA 3.6 Situaes de boa e de m aderncia (PROMON, 1976)

As condies de aderncia so influenciadas por mais dois aspectos: Altura da camada de concreto sobre a barra, cujo peso favorece o adensamento, melhorando as condies de aderncia; Nvel da barra em relao ao fundo da forma; a exsudao produz porosidade no concreto, que mais intensa nas camadas mais altas, prejudicando a aderncia. Essas duas condies fazem com que a NBR 6118 (2003) considere em boa situao quanto aderncia os trechos das barras que estejam em posio horizontal ou com inclinao menor que 45, desde que: para elementos estruturais com h < 60 cm, localizados no mximo 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima (Figuras 3.6b e 3.6c); para elementos estruturais com h 60 cm, localizados no mnimo 30 cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima (Figura 3.6d).

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 18

CONCRETO 1
Em outras posies e quando do uso de formas deslizantes, os trechos das barras devem ser considerados em m situao quanto aderncia. No caso de lajes e vigas concretadas simultaneamente, a parte inferior da viga pode estar em uma regio de boa aderncia e a parte superior em regio de m aderncia. Se a laje tiver espessura menor do que 30 cm, estar em uma regio de boa aderncia. Sugere-se, ento, a configurao das figuras 3.6e e 3.6f para determinao das zonas aderncia.

3.4. RESISTNCIA DA ADERNCIA DE CLCULO

A caracterizao da superfcie de aderncia das barras de aos destinados a armaduras para concreto armado feita pelo coeficiente de conformao superficial (eta), atravs de ensaio estabelecido pela NBR 7477. Os valores mnimos para este coeficiente, apresentados na NBR 7480 so estabelecidos em funo da categoria do ao. Para a NBR 6118, a conformao superficial medida pelo coeficiente 1. Os valores para este coeficiente so estabelecidos em funo do tipo de superfcie lateral das barras. As relaes entre os coeficiente e 1, apresentadas pela NBR 6118, item 8.3.2, so mostradas na Tabela 3.1.
Superfcie Lisa (CA-25) Entalhada (CA-60) Nervurada (CA-50) 1 1,00 1,40 2,25

1,0 1,5 1,5

Tabela 3.1 Relao entre e 1 A NBR 6118, item 9.3.2.1, estabelece que a resistncia de aderncia de clculo entre armadura e concreto na ancoragem de armaduras passivas deve ser obtida pela seguinte expresso: = f Sendo: = 1 =
,

Eq. 3.1

1,00 (barras lisas) 1,40 (barras entalhadas) 2,25 (barras nervuradas ou alta aderncia)

2 =

1,00 (situao de boa aderncia) 0,70 (situao de m aderncia)

3 =

1,00 ( 32 mm) 0, 92 ( = 40 mm)


Pg. 19

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

CONCRETO 1
Na falta de ensaios para a determinao mais precisa do valor da resistncia trao do concreto, permitido pela NBR 6118, item 8.2.5, o uso das seguintes expresses: = 0,3
, ,

= 0,7 = 1,3

, ,

(valores em MPa)

Eq. 3.2

Sendo fckj 7 MPa, as expresses da Equao 3.2 podem tambm ser usadas para idades diferentes de 28 dias. Combinando a Equao 3.1 e a Equao 3.2, tem-se: = 0,7 =
,

= 0,7 0,3 0,21

= 0,21

= f =
,

0,21

(fck em MPa)

Eq. 3.3

1,40 (combinaes normais) Os valores de c = 1,20 (combinaes especiais ou de construo) 1,20 (combinaes excepcionais)

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 20

CONCRETO 1
Os valores de fdb para situaes de boa aderncia e barras com dimetro igual ou menor a 32 mm esto mostrados na Tabela 3.2. fdb
32 mm (boa aderncia) barras concreto lisas C20 C25 C30 C35 C40 C45 C50 1,11 MPa 1,28 MPa 1,45 MPa 1,60 MPa 1,75 MPa 1,90 MPa 2,04 MPa entalhadas 1,55 MPa 1,80 MPa 2,03 MPa 2,25 MPa 2,46 MPa 2,66 MPa 2,85 MPa nervuradas 2,49 MPa 2,89 MPa 3,26 MPa 3,61 MPa 3,95 MPa 4,27 MPa 4,58 MPa

c = 1,4

Tabela 3.2 Valores de fbd

3.5. COMPRIMENTO DE ANCORAGEM VALORES DE CLCULO

Os valores de clculo para comprimento de ancoragem de barras , a serem usados em projetos de estruturas de concreto armado, so obtidos da Equao 3.3 substituindo b,inf por fbd, de tal forma que:
,

Eq. 3.4

No caso particular em que a tenso normal s corresponde ao valor limite de clculo fyd, tem-se: =

Eq. 3.5

A NBR 6118, item 9.4.2.4, define o valor de lb da Equao 3.5 como sendo o comprimento de ancoragem bsico, necessrio para ancorar a fora limite As fyd, atuante na barra, admitindo, ao longo desse comprimento, resistncia de aderncia uniforme e igual a fbd.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 21

CONCRETO 1
Deve ser observado que o valor do comprimento de ancoragem necessrio (lb,Nec da Equao 3.4) ser sempre menor ou igual ao comprimento de ancoragem bsico (lb da Equao 3.5) pois s fyd. De acordo com a NBR 6118, item 9.4.2.4 Comprimento de ancoragem bsico. Define-se comprimento de ancoragem bsico como o comprimento reto de uma barra de armadura passiva necessrio para ancorar a fora limite As fyd nessa barra, admitindo, ao longo desse comprimento, resistncia de aderncia uniforme e igual a fbd, conforme item 9.3.2.1. O comprimento de ancoragem bsico dado por: = 4

9.4.2.5 Comprimento de ancoragem necessrio. O comprimento de ancoragem necessrio pode ser calculado por: =
,

Sendo: = 1,0 para barras sem gancho; = 0,7 para barras tracionadas com gancho, com cobrimento no plano normal ao longo do gancho 3; = 0,7 quando houver barras transversais soldadas conforme 9.4.2.2; = 0,5 quando houver barras transversais soldadas conforme 9.4.2.2 e gancho, com cobrimento no plano normal ao do gancho 3; lb = calculado conforme 9.4.2.4; lb,min = o maior valor entre 0,3.lb, 10 e 100 mm. Permite-se, em casos especiais, considerar outros fatores redutores do comprimento de ancoragem necessrio. Deve ser observado que a apresentao do comprimento de ancoragem necessrio apresentado pelo item 9.4.2.5 da NBR 6118, aparentemente, difere do estabelecido pela Equao 3.4. No entanto, os dois modos de apresentao so equivalentes, como demonstrado a seguir. A Equao 3.4 decorre da Figura 3.5 onde mostrado que: = =
,

Onde As representa a rea transversal efetiva (As,ef) da barra tracionada pela fora Fs. Desta forma, a Equao 3.4 pode ser escrita
,

1 4

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 22

CONCRETO 1
Como uma fora pode ser sempre representada pelo produto de uma rea por uma tenso, para a fora Fs vale: =
,

Onde As, cal representa a rea a ser calculada (As, cal As, ef), para que a tenso s atuante na bara tracionada pela fora Fs resulte igual a fyd. Desta forma, tem-se:
,

1 4

= =

1 4
,

Ou ainda:
,

Eq. 3.6

A Equao 3.6 , portanto, a mesma apresentada pela NBR 6118, item 9.4.2.5, a menos do fator . Desta forma, o valor de lb, Nec pode ser calculado por:
,

0,3 10 10

A combinao da Equao 3.4 com a Equao 3.6, resulta em:


,

= =
,

De tal forma que, a tenso atuante na barra tracionada fica definida por:
,

Eq. 3.7

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 23

CONCRETO 1
Os valores de lb para CA-50, situaes de boa aderncia e barras com dimetro igual ou menor de 32 mm esto mostrados na Tabela 3.3.

lb
c = 1,4 s = 1,15
concreto lisas C20 C25 C30 C35 C40 C45 C50 98 85 75 68 62 57 53 entalhadas 70 61 54 48 44 41 38 nervuradas 44 38 33 30 28 25 24 32 mm (boa aderncia) Barras

CA-50

Tabela 3.3 Comprimento de ancoragem bsico CA-50 (obs.: para situao de m aderncia, dividir os valores da tabela por 0,7)

4. DOMNIOS DE DEFORMAES Os domnios so representaes das deformaes que ocorrem na seo transversal dos elementos estruturais. As deformaes so de alongamento e de encurtamento, oriundas de tenses de trao e compresso, respectivamente. Segundo a NBR 6118/03 (item 17.2.2), o estado limite ltimo (ELU) de elementos lineares sujeitos a solicitaes normais caracterizado quando a distribuio das deformaes na seo transversal pertencer a um dos domnios definidos na Figura 4.1.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 24

CONCRETO 1

Figura 4.1 Diagrama possveis dos domnios de deformaes O estado limite ltimo pode ocorrer por deformao plstica excessiva da armadura (reta a e domnios 1 e 2) ou por encurtamento excessivo do concreto (domnios 3, 4, 4a, 5 e reta b). O desenho mostrado na Figura 88 representa vrios diagramas de deformao de casos de solicitao diferentes, com as deformaes limites de 3,5 para o mximo encurtamento do concreto comprimido e 10 para o mximo alongamento na armadura tracionada. Os valores de 3,5 e 10 so valores ltimos, de onde se diz que todos os diagramas de deformao correspondem a estados limites ltimos. As linhas inclinadas dos diagramas de deformaes so retas, pois se admite a hiptese bsica das sees transversais permanecerem planas at a ruptura. A capacidade resistente da pea admitida esgotada quando se atinge o alongamento mximo convencional de 10 na armadura tracionada ou mais tracionada, ou, de outro modo, correspondente a uma fissura com abertura de 1 mm para cada 10 cm de comprimento da pea. Os diagramas valem para todos os elementos estruturais que estiverem sob solicitaes normais, como a trao e a compresso uniformes e as flexes simples e compostas. Solicitao normal definida como os esforos solicitantes que produzem tenses normais nas sees transversais das peas. Os esforos podem ser o momento fletor e a fora normal. O desenho dos diagramas de domnios pode ser visto como uma pea sendo visualizada em vista ou elevao, constituda com duas armaduras longitudinais prximas s faces superior e inferior da pea. A posio da linha neutra dada pelo valor de x, contado a partir da fibra mais comprimida ou menos tracionada da pea. No caso especfico da Figura 88, x contado a partir da face superior. Em funo dos vrios domnios possveis, a linha neutra estar compreendida no intervalo entre - (lado superior do diagrama no desenho da Figura 88) e + (lado inferior do diagrama). Quando 0 x h, a linha neutra estar passando dentro da seo transversal. So descritas a seguir as caractersticas da cada um dos oito diferentes domnios de deformaes.

4.1. RETA A O caso de solicitao da reta a a trao uniforme (tambm chamada trao simples ou trao axial), com a fora normal de trao aplicada no centro de gravidade da seo transversal
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 25

CONCRETO 1
(Figura 4.2). A linha neutra encontra-se no - , e todos os pontos da seo transversal, inclusive as armaduras esto com deformao de alongamento igual mxima de 10 . As duas armaduras, portanto, esto com a mesma tenso de trao, a de incio de escoamento do ao, fyd (ver diagrama x dos aos na Figura 4.3). Como exemplo, existem os elementos lineares chamados tirantes.

Figura 4.2 Diagrama tenso-deformao para aos de armaduras passivas Com ou sem patamar de escoamento

Figura 4.3 Trao uniforme na reta a

4.2. DOMNIO 1 O domnio 1 ocorre quando a fora normal de trao no aplicada no centro de gravidade da seo transversal, isto , existe uma excentricidade da fora normal em relao ao centro de gravidade. Neste domnio, ocorre a trao no uniforme, e a seo ainda est inteiramente tracionada, embora com deformaes diferentes (Figura 4.4). Tambm se diz que a solicitao de trao excntrica com pequena excentricidade, ou flexo-trao.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 26

CONCRETO 1

Figura 4.4 Trao no uniforme no domnio 1: a) linha neutra com valor x; b) linha neutra com x = 0 A deformao de alongamento na armadura mais tracionada fixa e vale 10 . A linha neutra externa seo transversal, podendo estar no intervalo entre (reta a) e zero (limite entre os domnios 1 e 2), com x tendo um valor negativo. A capacidade resistente da seo proporcionada apenas pelas armaduras tracionadas, pois o concreto encontra-se inteiramente fissurado. Como exemplo de elemento estruturais no domnio 1 h o tirante.

4.3. DOMNIO 2 No domnio 2 ocorrem os casos de solicitao de flexo simples, trao excntrica com grande excentricidade e compresso excntrica com grande excentricidade. A seo transversal tem parte tracionada e parte comprimida (Figura 4.5). O domnio 2 caracterizado pela deformao de alongamento fixada em 10 na armadura tracionada. Em funo da posio da linha neutra, que pode variar de zero a x2lim (0 x x2lim), a deformao de encurtamento na borda mais comprimida varia de zero at 3,5 . Quando a linha neutra passar por x2lim, ou seja, x= x2lim, as deformaes na armadura tracionada e no concreto da borda comprimida sero os valores ltimos, 10 e 3,5 , respectivamente. No domnio 2 diz-se que a armadura tracionada (As2) aproveitada ao mximo, com sd = 10 , mas o concreto comprimido no, com cd 3,5 . O domnio 2 subdividido em 2a e 2b em funo da deformao mxima de encurtamento no concreto comprimido. No domnio 2a considera-se a deformao variando de zero a 2 e no domnio 2b de 2 a 3,5 .

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 27

CONCRETO 1

Figura 4.6 Casos de solicitao e diagrama genrico de deformaes do domnio 2.

4.4. DOMNIO 3 Os casos de solicitao so os mesmos do domnio 2, ou seja, flexo simples, trao excntrica com grande excentricidade e compresso excntrica com grande excentricidade. A seo transversal tem parte tracionada e parte comprimida (Figura 4.7). O domnio 3 caracterizado pela deformao de encurtamento mxima fixada em 3,5 no concreto da borda comprimida. A deformao de alongamento na armadura tracionada varia da deformao de incio de escoamento do ao (yd) at o valor mximo de 10 , o que implica que a tenso na armadura a mxima permitida, fyd (ver Figura 4.2).

Figura 4.7 Casos de solicitao e diagrama genrico de deformaes do domnio 3 A posio da linha neutra pode variar, desde o valor x2lim at x3lim (x2lim x x3lim), que delimita os domnios 3 e 4. A deformao de encurtamento na armadura comprimida menor mas prxima a 3,5 , por estar prxima borda comprimida, onde a deformao 3,5 . Na situao ltima a ruptura do concreto comprimido ocorre simultaneamente com o escoamento da armadura tracionada.

4.5. DOMNIO 4 Os casos de solicitao do domnio 4 so a flexo simples e a flexo composta (flexo compresso ou compresso excntrica com grande excentricidade). A seo transversal tem parte tracionada e parte comprimida (Figura 4.8). O domnio 4 caracterizado pela deformao de encurtamento mxima fixada em 3,5 no concreto da borda comprimida. A deformao de alongamento na armadura tracionada varia de zero at a deformao de incio de escoamento do ao (yd), o que implica que a tenso na
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 28

CONCRETO 1
armadura menor que a mxima permitida, fyd (ver Figura 4.2). A posio da linha neutra pode variar de x3lim at a altura til d (x3lim x d).

Figura 4.8 Casos de solicitao e diagrama genrico de deformaes do domnio 4.

4.6. DOMNIO 4A No domnio 4a a solicitao de flexo composta (flexo-compresso). A seo transversal tem uma pequena parte tracionada e a maior parte comprimida (Figura 4.9). O domnio 4a tambm caracterizado pela deformao de encurtamento mxima fixada em 3,5 no concreto da borda comprimida. A linha neutra ainda est dentro da seo transversal, na regio de cobrimento da armadura menos comprimida (As2), ou seja, d x h. Ambas as armaduras encontram-se comprimidas, embora a armadura prxima linha neutra tenha tenses muito pequenas.

Figura 4.9 Solicitao e diagrama genrico de deformaes do domnio 4a.

4.7. DOMNIO 5 No domnio 5 ocorre a compresso no uniforme ou flexo-compresso com pequena excentricidade (flexo composta). A linha neutra no corta a seo transversal, que est completamente comprimida, embora com deformaes diferentes. As duas armaduras tambm esto comprimidas. A posio da linha neutra varia de h at + (Figura 4.10). O que caracteriza o domnio 5 o ponto C a 3/7 h , como mostrado na Figura 88. A linha inclinada do diagrama de deformaes passa sempre por este ponto no
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 29

CONCRETO 1
domnio 5. A deformao de encurtamento na borda mais comprimida varia de 2 a 3,5 e na borda menos comprimida varia de 0 a 2 , em funo da posio x da linha neutra. Com exceo do caso da linha neutra x = h, a forma do diagrama de deformaes ser a de um trapzio.

Figura 4.10 Compresso no uniforme no domnio 5.

RETA B 4.8. O caso de solicitao da reta b a compresso uniforme (tambm chamada compresso simples ou compresso axial), com a fora normal de compresso aplicada no centro de gravidade da seo transversal (Figura 4.11). A linha neutra encontra-se no + , e todos os pontos da seo transversal esto com deformao de encurtamento igual a 2 . As duas armaduras, portanto, esto sob a mesma deformao e a mesma tenso de compresso.

Figura 4.11 Compresso uniforme na reta b.

4.9. DETERMINAO DE x2lim E x3lim Tendo como base os diagramas de domnios mostrados na Figura 88, os valores limites de x2lim e x3lim podem ser deduzidos. Da Figura 4.12 deduz-se o valor de x2lim:

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 30

CONCRETO 1
3,5 = 13,5

= 0,26 = 0,26

Sendo

= tem-se:

Figura 4.12 Diagrama de deformaes para a deduo de x2lim Com procedimento anlogo pode-se deduzir o valor de x3lim. Da Figura 4.13 encontra-se: 3,5 = = Sendo = 3,5 +

3,5 3,5 +

3,5 3,5 +

= tem-se:

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 31

CONCRETO 1

Figura 4.13 Diagrama de deformaes para a deduo de x3lim Como se observa nas equaes acima os valores de x3lim e x3lim dependem de yd, isto , dependem da categoria do ao da armadura passiva. A Tabela 1 mostra os valores de x3lim e x3lim em funo da categoria do ao. () AO CA-25 laminado a quente 1,04 0,77 d 0,77 CA-50 laminado a quente 2,07 0,63 d 0,63 CA-60 trefilado a fria 2,48 0,59 d 0,59 Tabela 1 Valores de yd, x3lim e x3lim em funo da categoria do ao

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 32

CONCRETO 1
5. FLEXO NORMAL SIMPLES VIGAS 5.1. INTRODUO A flexo simples definida como a flexo sem fora normal. Quando a flexo ocorre acompanhada de fora normal tem-se a flexo composta. Solicitaes normais so aquelas cujos esforos solicitantes produzem tenses normais (perpendiculares) s sees transversais dos elementos estruturais. Os esforos que provocam tenses normais so o momento fletor (M) e a fora normal (N). Nas estruturas de concreto armado so trs os elementos estruturais mais importantes: as lajes, as vigas e os pilares. E dois desses elementos, as lajes e as vigas, so submetidas flexo normal simples, embora possam tambm, eventualmente, estarem submetidas flexo composta. Por isso, o dimensionamento de sees retangulares e sees T sob flexo normal simples a atividade diria mais comum aos engenheiros projetistas de estruturas de concreto armado (SANTOS, 1983). De modo que o estudo da flexo simples muito importante. O estudo da flexo normal simples tem como objetivo proporcionar ao aluno o correto entendimento dos mecanismos resistentes proporcionados pelo concreto sob compresso e pelo ao sob trao, em sees retangulares e T, visando lev-lo a bem dimensionar ou verificar a resistncia dessas sees. O equacionamento para a resoluo dos problemas da flexo simples deduzido em funo de duas equaes de equilbrio da esttica, e que proporciona as aqui chamadas equaes tericas, que podem ser facilmente implementadas para uso em programas computacionais. Tambm apresentado o equacionamento com base em coeficientes tabelados tipo K, largamente utilizado no Brasil. importante esclarecer o aluno que no estudo desta apostila ele aprender a dimensionar as sees transversais das vigas aos momentos fletores mximos, e fazer o detalhamento das armaduras de flexo apenas na seo transversal correspondente. Nesta disciplina o estudo das vigas est apenas iniciando. O estudo completo das vigas simples ou contnuas, com dimensionamentos aos esforos cortantes e momentos torores, bem como o detalhamento completo e ancoragem das armaduras, s ser alcanado ao trmino da disciplina 1309- Estruturas de Concreto II. Alm disso, outros tpicos relativos s vigas, como fissurao e flecha, sero estudados na disciplina 1365 Estruturas de Concreto IV. 5.2. DEFINIO DE VIGA So elementos lineares em que a flexo preponderante (NBR 6118/03, item 14.4.1.1). Elementos lineares so aqueles em que o comprimento longitudinal supera em pelo menos trs vezes a maior dimenso da seo transversal, sendo tambm denominada barras. 5.3. COMPORTAMENTO RESISTENTE DE VIGAS SUBMETIDAS FLEXO E FORA CORTANTE Considere uma viga de concreto armado bi apoiada (Figura 5.1), submetida a duas foras concentradas P crescentes e de igual intensidade. A armadura composta por armadura longitudinal, resistente s tenses de trao provenientes da flexo, e armadura transversal, dimensionada para resistir aos esforos cortantes, composta por estribos verticais no lado esquerdo da viga e estribos e barras dobradas no lado direito da viga.
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 33

CONCRETO 1
A Figura 5.2a mostra as trajetrias das tenses principais de trao e de compresso da viga ainda no estdio I. Observe que no trecho de flexo pura as trajetrias das tenses de compresso e de trao so paralelas ao eixo longitudinal da viga. Nos demais trechos as trajetrias das tenses so inclinadas devido influncia dos esforos cortantes. Enquanto a resistncia trao do concreto superior s tenses principais de trao, no surgem fissuras na viga. As primeiras fissuras de flexo s surgem na regio de mximos momentos fletores, no instante que as tenses de trao atuantes igualam e superam a resistncia do concreto trao na flexo (Figura 5.2b). Para este nvel de carregamento a viga apresenta trechos fissurados, no estdio II, e trechos no fissurados, no estdio I. Note que a direo ou inclinao das fissuras aproximadamente perpendicular direo das tenses principais de trao, ou seja, a inclinao das fissuras depende da inclinao das tenses principais de trao. Por esta razo, na regio de flexo pura, as fissuras so verticais. A Figura 5.2c mostra os diagramas de deformaes e de tenses nas sees a e b da viga, nos estdios I e II, respectivamente. No estdio I a mxima tenso de compresso (c) ainda pode ser avaliada de acordo com a lei de Hooke, o mesmo no valendo para o estdio II. Com o carregamento num patamar superior comeam a surgir fissuras inclinadas nas proximidades dos apoios, por influncia das foras cortantes atuando em conjunto com os momentos fletores. Essas fissuras inclinadas so chamadas de fissuras de cisalhamento (Figura 5.2d), que no um termo adequado porque tenses de cisalhamento no ocorrem por ao exclusiva de fora cortante. Sugerimos fissura de flexo com cortante. Com carga elevada, a viga, em quase toda a sua extenso, apresenta-se no estdio II. Apenas nas proximidades dos apoios a viga permanece no estdio I.

Figura 5.1 Viga biapoiada e diagramas de esforos solicitantes. (LEONHARDT & MNNIG - 1982).

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 34

CONCRETO 1

Figura 5.2 - Comportamento resistente de uma viga biapoiada. (LEONHARDT & MNNIG - 1982).

No caso de uma viga biapoiada sob carregamento uniformemente distribudo, no estdio I, as tenses principais na altura da linha neutra (a meia altura da viga) apresentam inclinao de 45 (ou 135) em relao ao eixo longitudinal da viga, como mostrado na Figura 5.3. Observe que nas regies prximas aos apoios as trajetrias das tenses principais inclinam-se por influncia das foras cortantes, mantendo, no entanto, a perpendicularidade entre as trajetrias.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 35

CONCRETO 1

Figura 3 - Trajetria das tenses principais de uma viga biapoiada no estdio I sob carregamento uniformemente distribudo (LEONHARDT & MNNIG, 1982).

O carregamento induz o surgimento de diferentes estados de tenso nos infinitos pontos que compem a viga, e que podem ser representados por um conjunto de diferentes componentes, em funo da orientao do sistema de eixos considerados. Como exemplo, a Figura 4 mostra a representao dos estados de tenso em dois pontos da viga, conforme os eixos coordenados x-y e os eixos principais. O estado de tenso segundo os eixos x-y define as tenses normais x, as tenses y e as tenses de cisalhamento xy e yx. O estado de tenso segundo os eixos principais definem as tenses principais de trao I e de compresso II. A tenso y pode ser em geral desprezada, tendo importncia apenas nos trechos prximos introduo de cargas. O dimensionamento das estruturas de concreto armado toma como base normalmente as tenses x e xy.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 36

CONCRETO 1

Figura 4 Componentes de tenso segundo os estados de tenso relativos aos eixos principais e aos eixos nas direes x e y (LEONHARDT & MNNIG, 1982).

6. HIPTESE DE CLCULO Na determinao dos esforos resistentes de elementos fletidos, como vigas, lajes e pilares, so admitidas as seguintes hipteses bsicas (NBR 6118/03 item 17.2.2): a) As sees transversais permanecem planas at a ruptura, com distribuio linear das deformaes na seo; b) A deformao em cada barra de ao a mesma do concreto no seu entorno. Essa propriedade ocorre desde que haja aderncia entre o concreto e a barra de ao; c) No estado limite ltimo (ELU) despreza-se obrigatoriamente a resistncia do concreto trao; d) O encurtamento de ruptura convencional do concreto nas sees no inteiramente comprimidas de 3,5 % (domnios 3, 4 e 4a); e) O alongamento mximo permitido ao longo da armadura de trao de 10 %, a fim de prevenir deformaes plsticas excessivas; f) A distribuio das tenses de compresso no concreto ocorre segundo o diagrama tenso-deformao parbola-retngulo. Porm, permitida a substituio desse diagrama pelo retangular simplificado, com altura y = 0,8x, e a mesma tenso de compresso cd, como mostrado na Figura 6.1.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 37

CONCRETO 1

Figura 6.1 Diagramas x parbola-retngulo e retangular simplificado para distribuio de tenses de compresso no concreto. A tenso de compresso no concreto (cd) definida como: a) no caso da largura da seo, medida paralelamente linha neutra, no diminuir da linha neutra em direo borda comprimida (Figura 6.2), a tenso :

= 0,85.

(Eq. 1)

Figura 6.2 - Sees com tenso de compresso igual a 0,85 fcd . b) em caso contrrio, isto , quando a seo diminui (Figura 6.3), a tenso :

= 0,8.

, .

(Eq. 2)

Figura 6.3 - Sees com tenso de compresso igual a 0,8 fcd . c) A tenso nas armaduras a correspondente deformao determinada de acordo com as hipteses anteriores e obtida nos diagramas tenso-deformao do ao (ver Figura 6).

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 38

CONCRETO 1
7. SEO RETANGULAR COM ARMADURA SIMPLES Embora as vigas possam ter a seo transversal com qualquer forma, na maioria dos casos da prtica a seo adotada a retangular. Define-se por viga com armadura simples a seo que contm, como armadura longitudinal resistente, apenas a armadura tracionada, e no tem a necessidade de armadura longitudinal na regio comprimida. Por questes construtivas so colocadas no mnimo duas barras longitudinais na regio comprimida para amarrao dos estribos, no sendo, no entanto, consideradas nos clculos como barras resistentes. Na seo com armadura simples as tenses de compresso so resistidas unicamente pelo concreto. Mais a frente ser estudada a seo com armadura dupla, que aquela que contm tambm uma armadura resistente comprimida, alm da armadura resistente tracionada. 7.1. EQUAES DE EQUILBRIO A formulao dos esforos internos resistentes da seo feita com base nas equaes de equilbrio das foras normais e dos momentos fletores: =0 =0 (Eq. 3)

A Figura 7.1 mostra a seo transversal de uma viga sob flexo simples, de forma retangular e solicitada por momento fletor positivo, com largura bw e altura h, armadura As e rea Ac de concreto comprimido delimitada pela linha neutra. A linha neutra demarcada pela distncia x, contada a partir da fibra mais comprimida da seo transversal. O diagrama de deformaes ao longo da altura da seo, com as deformaes notveis cd (mxima deformao de encurtamento do concreto comprimido) e sd (deformao de alongamento na armadura tracionada) e o diagrama retangular simplificado de distribuio de tenses de compresso, com altura y = 0,8x, e as respectivas resultantes de tenso (Rcc e Rst) tambm esto mostrados na Figura 7.1.

Figura 7.1 Distribuio de tenses e deformaes em viga de seo retangular com armadura simples.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 39

CONCRETO 1
Para ilustrar melhor a forma de distribuio das tenses de compresso na seo, a Figura 7.2 mostra a seo transversal em perspectiva, com os diagramas parbola-retngulo e retangular simplificado, como apresentados no item 6. O equacionamento apresentado a seguir ser feito segundo o diagrama retangular simplificado, que conduz a equaes mais simples e com resultados muito prximos aqueles obtidos com o diagrama parbola-retngulo.

Figura 7.2 Distribuio de tenses de compresso segundo os diagramas parbola-retngulo e retangular simplificado. a) Equilbrio de Foras Normais Considerando que na flexo simples no ocorrem foras normais solicitantes, e que a fora resultante das tenses de compresso no concreto deve estar em equilbrio com a fora resultante das tenses de trao na armadura As, como indicadas na Figura 7.1, pode-se escrever: = Tomando da Resistncia dos Materiais que compresso no concreto pode ser escrita como: = = = 0,85 0,8 = 0,68 (Eq. 4)

= , a fora resultante das tenses de


(Eq. 5)

E a fora resultante das tenses de trao na armadura tracionada: (Eq. 6)

Com = tenso de clculo na armadura tracionada; = rea de ao da armadura tracionada

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 40

CONCRETO 1
b) Equilbrio de Momentos Fletores Considerando o equilbrio de momentos fletores na seo, o momento fletor solicitante deve ser equilibrado por um momento fletor resistente, proporcionado pelo concreto comprimido e pela armadura tracionada. Assumindo valores de clculo, por simplicidade de notao ambos os momentos fletores devem ser iguais ao momento fletor de clculo Md, tal que: = =

As foras resistentes internas, proporcionadas pelo concreto comprimido e pela armadura tracionada, formam um binrio oposto ao momento fletor solicitante, podendo ser escrito: = = Onde: Com (Eq. 7) (Eq. 8)

= momento interno resistente, proporcionado pelo concreto comprimido; = momento interno resistente, proporcionado pela armadura tracionada. = 0,4 e aplicando a Eq. 5 na Eq. 7 fica: 0,8 ( 0,4 ) (Eq. 9)

= 0,85 = 0,68

( 0,4 )

Onde: = largura da seo; = posio da linha neutra; = resistncia de clculo do concreto compresso; = altura til; Md definido como o momento interno resistente proporcionado pelo concreto comprimido. O valor de Md deve ser considerado em valor absoluto na Eq. 9. Substituindo a Eq. 6 na Eq. 8 define-se o momento interno resistente proporcionado pela armadura tracionada: = = ( 0,4 ) (Eq. 10)

Isolando a [rea de armadura tracionada:


( , )

(Eq. 11)

As Eq. 9 e 11 proporcionam o dimensionamento das sees retangulares com armadura simples. Nota-se que so sete as variveis contidas nas duas equaes, o que leva, portanto, na necessidade de se adotarem valores para cinco das sete variveis. De modo geral, na prtica
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 41

CONCRETO 1
fixam-se os materiais (concreto e ao) e a seo transversal, e o momento fletor solicitante geralmente conhecido, ficando como incgnitas apenas a posio da linha neutra (x) e a rea de armadura (As). Com a Eq. 9 determina-se a posio x para a linha neutra, e comparando x com os valores x2lim e x3lim defini-se qual o domnio em que a viga se encontra (2, 3 ou 4). Nos domnios 2 ou 3 a tenso na armadura tracionada (sd) igual mxima tenso possvel, isto , fyd (ver diagramas nas Figura 5 e Figura 6). Definidos x e sd calcula-se a rea de armadura tracionada (As) com a Eq. 11. Se resultar o domnio 4, a seo dever ser dimensionada com armadura dupla, como se ver no item 8. Caso no se queira dimensionar a viga com armadura dupla, alguma alterao deve ser feita de modo a tornar x x3lim , e resultar, como conseqncia, os domnios 2 ou 3. Portanto, algum parmetro deve ser alterado para diminuir o valor de x. Conforme a Eq. 9 verifica-se que para diminuir x pode-se: - diminuir o valor do momento fletor solicitante (Md); - aumentar a largura ou a altura da viga (> d); - aumentar a resistncia do concreto. Dessas possibilidades, geralmente a mais vivel de ser implementada na prtica o aumento da altura da viga (h). Seno, resta ainda estudar a possibilidade de fazer a armadura dupla. No caso da seo transversal da viga for de apoio ou de ligao com outros elementos estruturais, h ainda outras consideraes a serem feitas. Segundo a NBR 6118/03 (item 14.6.4.3), a capacidade de rotao dos elementos estruturais funo da posio da linha neutra no ELU. Quanto menor for x/d, tanto maior ser essa capacidade. Com o intuito de melhorar a ductilidade das vigas nessas situaes, a norma impe que a posio da linha neutra deve obedecer aos seguintes limites: a) x = x/d 0,50 para concretos C35 ou de menor resistncia (fck 35 MPa); ou b) x = x/d 0,40 para concretos superiores ao C35 (fck > 35 MPa). (Eq. 12)

Com esses limites a norma quer aumentar a ductilidade das vigas, que a capacidade dela deformar-se mais at a ruptura. No entanto, nas sees ao longo dos vos, no ocorrendo ligao da viga com outros elementos estruturais, no ser necessrio limitar a posio da linha neutra aos valores da Eq. 12.

c) Permanncia da Seo Plana Do diagrama de deformaes mostrado na Figura 7.1 define-se a relao entre as deformaes de clculo na armadura (sd) e no concreto correspondente fibra mais comprimida:

(Eq. 13)

Considerando-se a varivel x, que relaciona a posio da linha neutra com a altura til d, tem-se:
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 42

CONCRETO 1
= Substituindo x por x . d na Eq. 13 fica: = 7.2. CLCULO MEDIANTE COEFICIENTES TIPO K Com o intuito de facilitar o clculo manual, h muitos anos vem se ensinando no Brasil a utilizao de tabelas com variveis do tipo K. Para diferentes posies da linha neutra, expressa pela relao x = x/d, so tabelados coeficientes Kc e Ks, relativos resistncia do concreto e tenso na armadura tracionada. Os coeficientes Kc e Ks encontram-se apresentados nas Tabela A- 1 e Tabela A-2, constantes dos Anexos colocados no final desta apostila. A Tabela A-1 para apenas o ao CA-50 e a Tabela A-2 para todos os tipos de ao para concreto armado. Considerando a Eq. 9, Md = 0,68bw x fcd (d 0,4x), substituindo x por x . d encontram se: = 0,68 = 0,68 ( 0,4 ) (Eq. 15) (Eq. 14)

(1 0,4

Introduzindo o coeficiente kc: = Com = 0,68 (1 0,4 (Eq. 16)

Isolando o coeficiente Kc tem-se: = (Eq. 17)

O coeficiente Kc est apresentado na Tabela A-1 anexa. Observe na Eq. 16 que Kc depende da resistncia do concreto compresso (fcd) e da posio da linha neutra, expressa pela varivel x. O coeficiente tabelado Ks definido substituindo-se x por x . d na Eq. 11:

= =
=

( (

, ,

) )

(Eq. 18)

A rea de armadura tracionada As, em funo do coeficiente Ks : (Eq. 19)

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 43

CONCRETO 1
O coeficiente Ks est apresentado na Tabela A-1 anexa. Observe que Ks depende da tenso na armadura tracionada (sd) e da posio da linha neutra, expressa por x. 7.3. EXEMPLOS NUMRICOS As vigas tm basicamente dois tipos de problemas para serem resolvidos: de dimensionamento e de verificao. O dimensionamento consiste em se determinar qual a armadura necessria para uma viga, sendo previamente conhecidos: os materiais, a seo transversal e o momento fletor solicitante. Esse tipo de clculo normalmente feito durante a fase de projeto das estruturas, para a sua futura construo. Nos problemas de verificao a incgnita principal o mximo momento fletor que a seo pode resistir. Problemas de verificao normalmente ocorrem quando a viga pertence a uma construo j executada e em utilizao, e se deseja conhecer a capacidade de carga de uma viga. Para isso necessrio conhecer os materiais que compem a viga, como a classe do concreto (fck), o tipo de ao, a quantidade de armadura e o seu posicionamento na seo transversal, as dimenses da seo transversal, etc. Na grande maioria dos casos da prtica os problemas so de dimensionamento, e esporadicamente ocorrem os problemas de verificao. 1) Calcular a rea de armadura necessria e as deformaes nos materiais de uma viga, como mostrada na Figura 7.3, para o momento fletor mximo, sendo conhecidos: Mk,mx = 10.000 kN.cm d = 47 cm c = f = 1,4 ; s = 1,15 concreto C20 (fck = 20 MPa) ao CA-50 c = 2,0 cm t = 5 mm (dimetro do estribo) concreto com brita 1 obs.: a viga tem ligao com outros elementos estruturais.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 44

CONCRETO 1

Figura 7.3 - Viga biapoiada. RESOLUO

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 45

CONCRETO 1

8. SEO RETANGULAR COM ARMADURA DUPLA Define-se seo com armadura dupla a seo que, alm da armadura tracionada, contm tambm armadura longitudinal resistente na regio comprimida, calculada para auxiliar o concreto a resistir s tenses de compresso. A armadura dupla um artifcio que permite dimensionar as sees cujas deformaes encontram-se no domnio 4, sem que haja a necessidade de se alterar algum dos parmetros inicialmente adotados. A seo com armadura dupla surge como soluo ao dimensionamento anti-econmico e contra a segurana (ruptura frgil, sem aviso prvio) proporcionado pelo domnio 4. Este domnio evitado alterando-se a posio da linha neutra para o limite entre os domnios 3 e 4, ou seja, com a linha neutra passando por x3lim. Desse modo, aproveita-se a mxima seo comprimida possvel dentro do domnio 3. Ao se fazer assim, a rea de concreto comprimido no mais considerada para a resistncia da seo compensada pelo acrscimo de uma armadura longitudinal prxima borda comprimida, que ir auxiliar o concreto no trabalho de resistncia s tenses de compresso. Por outro lado, os novos limites impostos pela NBR 6118/03 (item 14.6.4.3) para a posio da linha neutra (mostrados na Eq. 12), a fim de melhorar a ductilidade das estruturas nas regies de apoio das vigas ou de ligao com outros elementos estruturais, so tambm motivos de utilizao da armadura dupla. Quando a linha neutra excede os limites, ao invs de se aumentar a altura da seo, por exemplo, possvel manter todos os dados iniciais colocando uma armadura na regio comprimida da viga, e sem ultrapassar os limites impostos. Na maioria dos casos da prtica a necessidade de armadura dupla surge nas sees sob momentos fletores negativos, nos apoios intermedirios das vigas contnuas. Como os momentos fletores negativos so significativamente maiores que os momentos fletores positivos nos vos, eles requerem sees transversais com alturas bem maiores que os momentos positivos. Fixar a altura das vigas em funo dos momentos negativos aumenta o seu custo, pois se na seo de apoio a altura fixada a ideal, nas sees dos vos a altura resulta exagerada. Por outro lado, no seria prtico executar as vigas com alturas diferentes nos apoios e nos vos. Para as sees retangulares, uma soluo simples e econmica pode ser fixar a altura da viga de tal forma a resultar armadura dupla nos apoios e armadura simples nos vos.
8.1. EQUAES DE EQUILBRIO

Do mesmo modo como feito na deduo das equaes para a seo com armadura simples, a formulao ser desenvolvida com base nas duas equaes de equilbrio da esttica (Eq. 3). A Figura 8.1 mostra a seo retangular de uma viga, com armadura tracionada As e armadura comprimida As, submetida a momento fletor positivo. O diagrama de distribuio de tenses de compresso no concreto aquele retangular simplificado, com altura 0,8x.

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 46

CONCRETO 1

Figura 8.1 Seo retangular com armadura dupla a) Equilbrio de Foras Normais Na flexo simples no ocorre a fora normal, de forma que existem apenas as foras resultantes relativas aos esforos resistentes internos, que devem se equilibrar, de tal forma que: Rcc + Rsc = Rst sendo: Rcc = fora resultante de compresso proporcionada pelo concreto comprimido; Rsc = fora resultante de compresso proporcionada pela armadura comprimida; Rst = fora resultante de trao proporcionada pela armadura tracionada; sd = tenso de clculo na armadura comprimida; sd = tenso de clculo na armadura tracionada. Considerando que R = . A, as foras resultantes, definidas com auxlio da Figura 8.1, so: Rcc = 0,85 fcd 0,8 x bw Rsc = As sd Rst = As sd b) Equilbrio de Momentos Fletores O momento fletor solicitante tem que ser equilibrado pelo momento interno resistente, proporcionado pelo concreto comprimido e pelas armaduras tracionadas e comprimidas, que podem ser representados pelo momento fletor de clculo Md: Msolic = Mresist = Md Fazendo o equilbrio de momentos fletores em torno da linha de ao da fora resultante Rst, o momento resistente compresso ser dado pelas foras resultantes de compresso multiplicadas pelas suas respectivas distncias linha de ao de Rst (braos de alavanca zcc e zsc): Md = Rcc . zcc + Rsc . zsc Substituindo Rcc e Rsc pelas Eq. 27 e 28 fica:
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 47

(Eq. 26)

(Eq. 27) (Eq. 28) (Eq. 29)

CONCRETO 1
Md = 0,85 fcd 0,8 x bw (zcc) + A's 'sd (zsc) Aplicando as distncias zcc e zsc a equao torna-se: Md = 0,68 bw x fcd (d - 0,4x) + A's 'sd (d - d') (Eq. 30)

Com o intuito de facilitar o clculo pode-se decompor o momento fletor Md em duas parcelas, como indicado na Figura 8.2, tal que: Md = M1d + M2d (Eq. 31)

Figura 8.2 Decomposio da seo com armadura dupla O momento fletor M1d corresponde ao primeiro termo da Eq. 30, cujo significado fsico o de ser o momento interno resistente proporcionado por uma parcela As1 da armadura tracionada e pela rea de concreto comprimido com a maior altura possvel, conforme esquema mostrado na Figura 8.2b. M1d = 0,68bw x fcd (d 0,4x) (Eq. 32)

O valor de x deve ser adotado conforme os critrios da NBR 6118/03 j apresentados no item 8.1, havendo as seguintes possibilidades: a) x = x3lim (0,77d para o ao CA-25, 0,63d para CA-50 e 0,59d para CA-60) nas sees que no sejam apoio da viga nem de ligao com outros elementos estruturais; b) x = 0,5d para concretos at C35 nas sees de apoio da viga ou de ligao com outros elementos estruturais; c) x = 0,4d para concretos de classes acima do C35 nas sees de apoio da viga ou de ligao com outros elementos estruturais. Determinada a primeira parcela M1d do momento fletor total, pode-se calcular a segunda parcela como:
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 48

CONCRETO 1
M2d = Md M1d (Eq. 33)

A armadura comprimida As equilibra a parcela As2 da armadura tracionada total (As), e surge do equilbrio de momentos fletores na seo da Figura 8.2c, como a fora resultante na armadura comprimida multiplicada pela distncia armadura tracionada: M2d = Rsc . zsc Aplicando a Eq. 28 de Rsc fica: M2d = As sd zsc = As sd (d d) Isolando a rea de armadura comprimida:

(Eq. 34)

A tenso sd na armadura comprimida depende do tipo de ao e da posio dessa armadura dentro da seo transversal, expressa pela relao d/d, e da posio x assumida para a linha neutra, conforme um dos trs valores indicados (x3lim, 0,5d ou 0,4d). Os valores para a tenso na armadura comprimida (sd) esto mostrados nas Tabelas anexas Tabela A-5, Tabela A- 7 e Tabela A-9, em funo da relao d/d, da posio assumida para a linha neutra e do tipo de ao. As parcelas As1 e As2 da armadura tracionada resultam do equilbrio de momentos fletores nas sees b e c indicadas na Figura 8.2. So dadas pelas foras resultantes nas armaduras tracionadas multiplicadas pelos respectivos braos de alavanca, isto , a distncia entre as resultantes que se equilibram na seo. Para a seo b da Figura 8.2: M1d = As1 sd zcc = As1 sd (d 0,4x) Isolando a parcela As1 da armadura tracionada:

(Eq. 35)

Para a seo c da Figura 8.2: M2d = As2 sd zsc = As2 sd (d d)

Isolando a parcela As2 da armadura tracionada:

(Eq. 36)

A armadura total tracionada a soma da parcelas As1 e As2: As = As1 + As2


Prof. Eng. Miquias V. Lemes

(Eq. 37)
Pg. 49

CONCRETO 1
onde: As1 = parcela da armadura tracionada As que equilibra o momento fletor resistente proporcionado pela rea de concreto comprimido com altura x; As2 = parcela da armadura tracionada As que equilibra o momento fletor resistente proporcionado pela armadura comprimida A's. d) Permanncia das Sees Planas Conforme o diagrama de deformaes mostrado na Figura 8.1 definem-se as relaes entre as deformaes de clculo nas armaduras tracionada (sd) e comprimida (sd) e no concreto da fibra mais comprimida da seo.

= =
=

(Eq. 38)

(Eq. 39)

Assumindo a relao entre a posio da linha neutra e a altura til d pode-se tambm escrever:

=
8.2 CLCULO MEDIANTE COEFICIENTES TIPO K

(Eq. 40)

Como j apresentado no item 7.2 o clculo de dimensionamento das vigas flexo simples pode ser feito com equaes mais simples, fazendo-se uso dos coeficientes K, como mostrados nas Tabelas anexas Tabela A-1 e Tabela A-2. Inicialmente deve-se definir qual ser a posio da linha neutra na seo transversal. Se for seo de apoio da viga ou existir ligao com outros elementos estruturais, a varivel x ser adotada em funo da classe do concreto: a) x = x/d = 0,5 para concretos at C35; b) x = x/d = 0,4 para concretos de resistncia acima do C35. Se a seo no for de apoio ou de ligao com outros elementos estruturais, a posio da linha neutra poder ser assumida passando por x3lim, isto , no limite entre os domnios 3 e 4. Para o ao CA-50 dever ser assumido, portanto, x = 0,63. Definida a posio da linha neutra, deve-se determinar os valores correspondentes de Kclim e de Kslim nas Tabela A-1 ou Tabela A-2, conhecendo-se a classe do concreto e a categoria do ao. O momento fletor M1d fica assim determinado:
Prof. Eng. Miquias V. Lemes Pg. 50

CONCRETO 1
= = = =
.

(Eq. 41)

A parcela M2d do momento total tambm fica determinada:

(Eq. 42)

A rea total de armadura tracionada fica determinada por:


.( )

(Eq. 43)

A rea de armadura comprimida :


( )

(Eq. 44)

O coeficiente Ks o inverso da tenso na armadura comprimida, assumindo diferentes valores em funo da relao d/d e da posio adotada para a linha neutra, que pode estar localizada em x3lim, 0,5d ou 0,4d. Os valores de Ks esto mostrados nas Tabelas anexas Tabela A- 6, Tabela A-8 e Tabela A-10:

=
EXEMPLOS:

(Eq. 45)

1) Dimensionar e detalhar a armadura longitudinal de flexo para o momento fletor negativo no apoio intermedirio de uma viga contnua, considerando os dados a seguir: bw = 20 cm h = 50 cm Mk = - 15.700 kN.cm concreto C20 ao CA-50 c = 2,0 cm t = 6,3 mm brita 1

Prof. Eng. Miquias V. Lemes

Pg. 51

You might also like