You are on page 1of 11

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Traduo: Srgio Tellaroli. So Paulo : Companhia das Letras, 1995.

O livro, escrito em 1995, apresenta a viso de Nicholas Negroponte, pesquisador do MIT, sobre as perspectivas de futuro no que se refere ao desenvolvimento da tecnologia digital, apontando, no apenas a tecnologia em si, mas tambm prevendo modificaes nos hbitos pessoais e sociais decorrentes da apropriao desses recursos pela humanidade. Dessas, observamos que muitas podem ser evidenciadas atualmente, algumas se encontram ainda em fase embrionria, enquanto outras foram superadas. O livro foi organizado em trs partes. A primeira apresenta algumas questes conceituais de tecnologia, destacando as diferenas entre organizar, distribuir e lidar com a informao em formato de tomos e em formato de bits. A segunda parte dedicada para a interface. O autor discute questes como a representao do mundo na forma de bits, a persona grfica, a preocupao de tornar a interface mais amigvel ao ser humano e prope uma mudana no foco das pesquisas: em vez de tornar a interface mais amigvel, investir no desenvolvimento de interfaces e agentes inteligentes, que conseguem comunicar-se entre si, de reconhecer o usurio humano e com ele estabelecer uma forma de interao mais personalizada. E a terceira parte enfoca a vida digital, refletindo sobre as mudanas nos modos de viver e de compreender a sociedade. A passagem de uma lgica de pensamento analgica para uma lgica de pensar digital. Ao longo de todo o livro, Negroponte aponta que, apesar de vivermos em um mundo repleto de bits, ainda vivemos e pensamos de acordo com uma lgica de tomos. Um dos exemplos para argumentar sua tese a lgica dos meios de comunicao, discutida nos ltimos captulos. O autor afirma que os meios de comunicao ainda buscam aprofundar a tecnologia tendo em vista a qualidade da imagem, pouco investindo na ampliao da interatividade possibilitada pelos bits. Em decorrncia, ainda prevalece a transmisso de informaes a partir da premissa das mdias de massa. Encaminhar uma mesma informao de forma massificada, para que atinja o maior nmero possvel de usurios ao mesmo tempo. Prope que, em vez disso, a lgica dos bits enfatiza a possibilidade de personalizao da informao, de acordo com os interesses de cada ser humano. Outro aspecto destacado pelo autor diz respeito lgica de pensar do modelo econmico capitalista, que tem impedido, em alguns aspectos, o avano da tecnologia. Ainda na ltima parte, Negroponte dedica um captulo para discutir a educao, que, segundo a mesma lgica analgica, aposta num formato em que todos precisam aprender as mesmas coisas. Discorrendo rapidamente sobre a proposta de Papert, aponta que a nova lgica de pensamento que se apresenta requer que a educao se volte mais para a valorizao das diferenas, da criatividade, e do desenvolvimento da autonomia frente a construo do conhecimento. Seguem algumas ideias do livro em forma de fichamento.

A vida digital

Introduo
Ao longo da introduo o autor apresenta dados sobre a expanso dos computadores e demais suportes eletrnicos que permitem a digitalizao das informaes, sendo que a primeira verso da obra data do ano de 1995. Aponta, tambm, um cenrio para o incio do novo milnio, no que tange as formas de armazenamento e transmisso de informao e de relacionamento social, provocando a leitura da obra. A informtica no tem mais nada a ver com computadores. Tem a ver com a vida das pessoas. (Negroponte, 2002, p. 12) A multimdia interativa deixa muito pouco espao para a imaginao. Tal e qual um filme de Hollywood, a narrativa multimdia inclui representaes to especficas que deixa cada vez menos espao para a fantasia. A palavra escrita, ao contrrio, estimula a formao de imagens e evoca metforas cujo significado depende sobretudo do leitor. Quando lemos um romance, muito da cor, do som e do movimento provm de ns mesmos. Eu acredito que esse mesmo tipo de expanso pessoal faz-se necessrio para sentir e compreender o significado da vida digital para cada um de ns. (Negroponte, 2002, p. 13)

1 captulo: O DNA da informao


Vida atual A maioria da informao chega em tomos (revista, jornal, livros,...) Vida digital A maioria da informao chega em formato de bits (internet)

Os bits tem valor muito superior aos tomos que os armazenam.

O que um bit, afinal


Definio de bit para Negroponte: BIT

Transportados a velocidade da luz.

Menor parte possvel para compor uma informao.

Canal de transmisso. Largura de banda Quantidade de BITS transmitidos por segundo.

Quando todos os meios de comunicao forem bits.


Sinal com correo de dados Informao digital

Maior qualidade final

Compresso de dados

4 sinais digitais x 1 sinal analgico

Multimdia = mistura de udio, vdeo e dados. Bits cabealhos = contm informaes sobre os bits que os sucedem. Espcie de ndice ou descrio de dados. Permitem transitar mais facilmente pela informao.

Multimdia e bits cabealhos permitiram a emergncia do conceito de vdeo-ondemand.

Onde mora a inteligncia


TV = inteligncia no ponto de origem (transmissor). Jornal = produzido tendo a inteligncia no transmissor, contudo a manipulao do jornal varia conforme o receptor. Comunicao digital = possibilita inteligncia do lado do receptor. Futuro = ambas as coisas

2 captulo: Desmascarando a largura de banda


Do pingo chuvarada
Largura de banda a capacidade de enviar informao por um determinado canal. (Negroponte, 2002, p. 27) Condutores de bits Fio telefnico de cobre = baixa largura de banda. Modem = modulador demodulador bits para ondas e vice-versa Fibra tica Ondas de rdio O autor defende que, na medida do possvel se use mais a transmisso de informao por fibra tica do que por ondas de rdio.

Fibra: o caminho da natureza


Critica a ansiedade provocada pelas propostas capitalistas de tornar obsoleto o que ainda nem foi aproveitado de forma adequada.

Mais menos Transformando 100 mil bits em 1 bit


A transmisso da maior parte dos bits nada ter a ver com a taxa com que ns, como seres humanos, os consumimos. (Negroponte, 2002, p. 41)

3 Captulo: Transmitindo Bits


1972 incio das pesquisas para uma HDTV analgica. O autor inicia o captulo criticando a busca por uma melhor qualidade da imagem analgica em vez da preocupao em desenvolver tecnologia para atender melhor o pblico no que se refere a programao.

1991 proposio da TV digital General Instrument Corporation Vai procurando demonstrar, ao longo de seu discurso, como os interesses econmicos e polticos interferem no desenvolvimento tecnolgico.

A tecnologia certa para os problemas errados

4 Captulo: A polcia dos bits


O autor critica a utilizao da lgica da comunicao analgica para regulamentar a comunicao na era digital como as concesses de direitos de transmisso de informao, do direito autoral. Este ltimo permanece totalmente defasado e com discusso ainda embrionria atualmente.

5 Captulo: os bits misturados


Discute a multimdia e suas tendncias.

6 Captulo: o negcio dos bits


Destaca a velocidade das mudanas e considera mais impactantes as que se referem computao mvel e rede. Hoje, as grandes mudanas nos computadores e nas telecomunicaes emanam dos aplicativos, das necessidades humanas bsicas, muito mais do que das cincias materiais bsicas. (Negroponte, 2002, p. 77)

Transportando bits
Prope que se repense a forma de cobrar pelo transporte de bits. Em vez de pagar pela banda, que no posicionamento do autor, deveria ser gratuito, pagar-se-ia pelo tipo de contedo da transmisso. Ex.: filme, monitoramento mdico. Pelo valor dos dados transmitidos. Parte 2 Interface

7 Captulo: onde as pessoas e os bits se encontram


Neste captulo o autor trata do desenvolvimento/ evoluo da interface na perspectiva de facilitar a comunicao homem-mquina. 1971 surgimento da interface grfica, para computadores macintosh. nisso que reside o segredo do projeto de uma interface: faze-la desaparecer. (Negroponte, 2002, p. 93) 1960 incio do desenho de interfaces para computadores.

Raster scan monitores de varredura por rastreamento. Substituram os monitores que trabalhavam por meio de linhas. Time-sharing possibilidade de dividir o processamento em atividades paralelas (tempo compartilhado). Processamento stand-alone processamento autnomo. A interface multimodo A redundncia em geral considerada um mau sintoma, implicando verborragia desnecessria ou repetio descuidada. Nos primrdios do projeto de interfaces humanas, as pessoas estudavam tcnicas de interao e tentavam selecionar cuidadosamente uma ferramenta ou outra, para este ou aquele conjunto de circunstncias. Uma caneta ptica era melhor do que a mesa digitalizadora? Essa mentalidade ou uma ou outra era determinada pela falsa crena de que havia uma soluo melhor e universal para um dada situao qualquer; ela falsa porque as pessoas so diferentes, as situaes mudam e as circunstncias de uma interao especfica podem muito bem variar de acordo com o canal disponvel. No h soluo melhor no desenho de interfaces. (Negroponte, 2002, p. 96 e 97) A facilidade de uso tem constitudo uma meta to obrigatria que, s vezes, nos esquecemos de que muitas pessoas simplesmente no querem usar a mquina: querem que ela desempenhe uma tarefa. (Negroponte, 2002, p. 100)

8 captulo: Persona Grfica


Pixel Picture Element Elemento molecular dos grficos.

Impressiona-me sempre a maneira inteligente pela qual o nome dado a um produto capaz de conquistar o mercado, deixando o consumidor com impresses bastante falsas. Quando a IBM decidiu chamar seu computador pessoal de PC, foi uma tacada de gnio. A despeito de a Apple ter chegado ao mercado mais de quatro anos antes, o nome PC tornou-se sinnimo de computador pessoal. Do mesmo modo, quando a Microsoft optou por dar a seu sistema operacional de segunda gerao o nome Windows, o produto brilhantemente apoderou-se do termo para sempre, a despeito de a Apple ter comeado a utilizar janelas (melhores) mais de cinco anos antes e de vrios fabricantes de estaes de trabalho j as terem utilizado amplamente. (Negroponte, 2002, p. 109)

9 Captulo: Oxmoro ou Pleonasma


A realidade virtual pode tornar o artificial to realista quanto o real, ou mais ainda. (Negroponte, 2002, p. 114) Como isso impacta sobre a vida das pessoas?

No simulador, um piloto pode ser submetido a todo tipo de situaes raras, o que seria impossvel no mundo real, pois poderia demandar mais do que o susto de uma quase coliso ou partir ao meio um avio de verdade. (Negroponte, 2002, p. 114) A idia da realidade virtual proporcional a sensao do estar l e, mais importante do que isso, fazendo com que a imagem mude instantaneamente de acordo com o ponto de vista. Nossa percepo da realidade espacial determinada por vrias informaes visuais tais como o tamanho relativo, o brilho e o movimento angular. Uma das mais importantes a perspectiva, poderosa sobretudo por sua forma binocular, em que cada olho v uma imagem diferente. A fuso dessas imagens numa outra, em trs dimenses, a base da estereoviso. (Negroponte, 2002, p. 115) 1968 incio da realidade virtual - Ivan Sutherland sistema de visores. 1948 holografia Dennis Gabor

10 Captulo: Vendo e sentindo


O autor inicia o captulo propondo que se estude maneiras de prover os computadores de sensores que os permitam perceber seus interlocutores sejam humanos ou no. 1964 Douglas Englebart criou o mouse. 1950 Ivan Sutherland caneta tica - Computao pelo toque O autor considera que a tela sensvel ao toque pode e deve ser estudada enquanto uma forma de comunicao com a mquina.

11 Captulo: Podemos falar sobre isso?


Negroponte argumenta que a fala ainda um campo pouco explorado na comunicao homem-mquina, sendo que as pesquisas pouco avanaram em relao a questes como o reconhecimento do tom de voz. - Elementos paraverbais Um dos problemas do reconhecimento por voz est nos elementos paraverbais, prprios de cada ser humano. O uso de canais paralelos (gesto, olhar e fala) constitui a essncia da comunicao humana. Os homens gravitam com naturalidade por meios concomitantes de expresso. Se voc tem um conhecimento modesto de italiano, voc ter muita dificuldade em falar com italianos ao telefone. Mas quando chegar a um hotel na Itlia e descobrir que no tem sabonete no quarto, voc no vai usar o telefone: vai descer at a portaria e usar seu melhor italiano da Berlitz para pedir sabonete. E pode at fazer alguns gestos de quem est tomando banho. (Negroponte, 2002, p. 139)

O que vai fazer com que essa ubiqidade da fala ande mais rpido hoje do que antigamente a miniaturizao. Os computadores esto se tornando cada vez menores. de esperar que voc venha a carregar no pulso amanh aquilo que hoje voc tem em cima da mesa e que, ainda ontem, ocupava uma sala inteira. (Negroponte, 2002, p. 141) O autor afirma que um dos limites para a miniaturizao dos recursos tecnolgicos a capacidade humana em lidar com os mesmos. Acredita tambm que no futuro a interface grfica ser dispensvel. O canal de voz carrega no apenas o sinal, mas tambm todas as caractersticas que o acompanham, conferindo-lhe os traos da compreenso, da intencionalidade, da compaixo ou do perdo. Dizemos que algum soa honesto, que um argumento soa suspeito ou que algo no soa prprio de fulano de tal. Embutido no som, encontram-se informaes acerta dos sentimentos. (Negroponte, 2002, p. 143)

12 Captulo: Menos mais


Se voc tem algum que lhe conhece bem e compartilha da maioria das informaes de que voc dispe, essa pessoa pode agir em seu nome com bastante eficincia. Se sua secretria adoece, no faria a menor diferena a agncia de empregos mandar Albert Einstein para substitu-la. O que importa aqui no o QI, mas o conhecimento compartilhado e a prtica de utiliza-lo de acordo com seu interesse. (Negroponte, 2002, p. 145) O autor prope que possvel desenvolver computadores ou agentes de interface inteligentes, capazes de compartilhar informaes e reconhecer/conhecer o ser humano com quem interage. Os agentes de interface precisam aprender a evoluir ao longo do tempo, como nossos amigos e assistentes humanos. (Negroponte, 2002, p. 149)

Terceira parte: A vida digital 13 Captulo: A Era da Ps-modernidade


A era industrial, fundamentalmente uma era dos tomos, deu-nos o conceito de produo em massa e, com ele, economias que empregam operrios uniformizados e mtodos repetitivos na fabricao de um produto num determinado espao ou tempo. A era da informao e dos computadores mostrou-nos as mesmas economias de escala, mas menos preocupada com o espao e o tempo. A confeco de bits poderia se dar em qualquer lugar e a qualquer tempo, movendo-se por exemplo, entre as bolsas de valores de Nova York, Londres e Tquio, como se tais mercados fossem trs mquinasferramentas adjacentes. (...) Na era da ps-informao, o pblico que se tem , com frequencia, composto de uma nica pessoa. Tudo feito por encomenda, e a informao extremamente personalizada. (Negroponte, 2002, p. 157 e 158)

Do mesmo modo, como o hipertexto remove as barreiras da pgina impressa, a era da ps-informao vai remover as barreiras da geografia. A vida digital exigir cada vez menos que voc esteja num determinado lugar em determinada hora, e a transmisso do prprio lugar que vai comear a se tornar realidade. (Negroponte, 2002, p. 159) Negrfoponte afirma que a transmisso em tempo real no ser a tnica da vida digital, possibilitando maior personalizao do acesso informao e ao entretenimento. Broadcatching termo cunhado por Stewart Brant 1987 irradiao de sries de bits, muito provavelmente uma srie contendo uma vasta quantidade de informao, pelo ter ou por fibra; na ponta receptora, um computador acompanha [catch] os bits, os examina e os descarta em sua maior parte, retendo apenas aqueles poucos que ele julga que voc desejar consumir mais tarde. (Negroponte, 2002, p. 163)

O autor acredita que o modelo econmico de comunicao das mdias de massa mudar na medida em que o usurio optar por pagar por uma informao mais personalizada e com dispensa de publicidade. Um modelo baseado na encomenda da informao.

14 Captulo: Horrio nobre o meu


Alguns dos mais altos executivos de empresas telefnicas recitam o jingle qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar como se fosse um poema mobilidade moderna. Minha meta, porm (e suspeito que a sua tambm), no ter nada, nunca e em lugar nenhum, a no ser que se trate de algo oportuno, importante, divertido, relevante ou capaz de cativar minha imaginao. (Negroponte, 2002, p. 166 167) Destaca a possibilidade de a internet abrir espao para as pequenas produes de informao ao lado das mega produes de empresas especializadas. Afirma outrossim, que esta lgica da TV vai ser superada e que agentes inteligentes podero selecionar informaes de acordo com as orientaes do usurio, disponibilizando apenas aquelas que por este forem consideradas relevantes, no horrio mais conveniente.

15 Captulo: Boas conexes


- Ser digital no o bastante Existem muitas formas de representar um dado no formato digital e encontrar a melhor forma para cada tipo de dado deve ser um dos objetivos/focos constantes de pesquisa. Para Negroponte (2002), nem sempre o investimento em pesquisas tem sido voltado para o foco mais adequado, produzindo, s vezes, tecnologias que retardam o avano da prpria tecnologia. Cita como exemplo, o fax. Hoje, no entanto, com a onipresena do computador, as vantagens do e-mail so avassaladoras, conforme evidencia seu uso vertiginoso. Alm dos benefcios digitais, o

correio eletrnico um meio mais dialgico, Se no chega a ser um dilogo falado, decerto est bem mais prximo da fala do que da escrita. (Negroponte, 2002, p. 181) Esse novo veculo quase dialgico , de fato, muito diferente de escrever cartas. muito mais que um correio rpido, Com o correr do tempo, as pessoas encontraro diferentes estilos na sua utilizao. (Negroponte, 2002, p. 082) - Netiqueta Discute o uso indevido das ferramentas de comunicao em virtude das inexperincias. Exemplifica e-mails enviados para listas. O e-mail um estilo de vida que causa grande impacto na maneira como trabalhamos e pensamos. Uma consequncia bastante especfica disso a mudana no ritmo do trabalho e do lazer.

16 Captulo: Diverso da pesada


- Incapacidade para ensinar Neste captulo o autor tece uma crtica ao sistema formal de educao, que procura unificar as aprendizagens de grupos de pessoas. Talvez nossa sociedade tenha muito menos crianas incapazes de aprender e muito mais ambientes incapazes de ensinar do que hoje percebemos. (Negroponte, 2002, p. 189) O autor acredita que o computador pode contribuir para mudar esta realidade educacional. Para tanto, destaca a proposta de Papert, na dcada de 1960). Na dcada de 1960, grande parte dos pioneiros no emprego dos computadores na educao defendia o infeliz binmio exerccio/prtica, utilizando computadores para, numa base de um para um e em seu prprio ritmo, ensinar com maior eficcia os malditos fatos de sempre s crianas. Hoje, com a coqueluche da multimdia, temos fanticos do binmio exerccio/prtica que pensam que podem colonizar a energia de um videogame para esguichar ainda mais informao na cabea das crianas, com uma maior como dizem produtividade. Em 11 de abril de 1970, Papert comandou um simpsio no MIT intitulado Ensinando crianas a pensar, na qual propunha a utilizao dos computadores como mecanismos que as crianas ensinariam e, ensinando, aprenderiam. (Negroponte, 2002, p. 189) - Moleques de rua da superestrada da informao Hoje, as crianas esto tendo a oportunidade de exercitar essa esperteza de rua na internet, onde elas no so vistas, mas ouvidas. Por ironia, a leitura e a escrita vo se beneficiar disso. Na internet elas vo ler e escrever para se comunicar, e no apenas para completar algum exerccio abstrato e artificial. (Negroponte, 2002, p. 192)

17 Captulo: Fbulas e Fraquezas digitais


De acordo com o autor a vida digital muda a essncia dos padres no que se refere comunicao mquina-mquina. (Negroponte, 2002, p. 196) Mdias para vestir. O autor aposta na miniaturizao da tecnologia a ponto de podermos carreg-la como acessrios da roupa, favorecendo a onipresena da computao. A onipresena do computador de cada um ser determinada pelos vrios processos computacionais independentes presentes em nossa vida atual (o sistema de reserva de passagens areas, os dados sobre locais de venda de produtos, a utilizao de servios on-line, os medidores e os sistemas de mensagens). Estes iro interconectar-se cada vez mais. Se eu vo para Dallas que parte de manh cedo estiver atrasado, seu despertador poder tocar um pouco mais tarde, e o servio de txi ser notificado de acordo com as condies de trfego previstas. (Negroponte, 2002, p. 202) Destaca, enfim, que em um futuro prximo, os equipamentos eletrnicos estaro conectados e podero comunicar-se mutuamente agindo de forma inteligente e tomando, inclusive, algumas decises por seu dono.

18 captulo: Os novos Ex-pressionistas


O autor discute neste captulo que tambm a arte e as demais formas de expresso sero reconfiguradas neste novo contexto social.

You might also like