You are on page 1of 8

UNIMIX

UNIMIX | ANO 2 | N 3 | 2011 | SALVADOR - BAHIA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

LIVROS:
coisas do passado?
Bibliotecas pblicas buscam alternativas para sobreviver internet
Maiara Rocha Universo. Foi assim, um dia, que o escritor Jorge Luis Borges chamou um conjunto de salas climatizadas repletas de livros, revistas e jornais. Hoje, a biblioteca se transforma em um universo cada vez menos visitado e explorado. Com o avano da tecnologia, muitas ferramentas do passado foram substitudas. O vdeo cassete foi trocado pelo DVD player, a vitrola pelo micro system, a mquina de datilografia pelo computador e, nesse mesmo processo, os livros perdem lugar para a internet. A dona de casa Ida Maria Campos, 53, fala de um tempo em que o livro representava o principal aliado do estudante: Na minha poca de escola, saa de casa e andava uma hora para chegar biblioteca Monteiro Lobato, em Nazar, aonde ia todas as tardes fazer pesquisa, porque no tinha livro. Mas o objeto, antes indispensvel, de repente foi substitudo por algo mais rpido e prtico: a web. Enquanto alguns precisavam sair de um bairro para outro a fim de obter o contedo para estudo, a estudante Jemima Silva, 13, realiza todas as suas atividades escolares sem sair de casa. Conta que faz tudo pela internet, enquanto bate papo, ouve msica e acessa as redes sociais. S uso os livros que tm na minha casa e os que eu levo para escola, diz ela, que confessa nunca ter ido a uma biblioteca.
(Leia mais na pgina 3)

Pg. 4 Entrevista: Doneivan Ferreira

Pg. 6 Timidez: saiba como lidar

Pg. 7 A experincia do DCE

U N IIM IIX N M X
Editorial
Com o fascnio e todas as facilidades da internet, as bibliotecas pblicas vivem um momento delicado. Os leitores de livros eletrnicos so a nova sensao e, tudo indica, vem para ficar. O importante, no fundo a leitura, para o conhecimento ou o prazer. Que o gosto pela leitura, aliado s polticas pblicas de educao, acompanhem os avanos tecnolgicos, o o que expressa a reportagem de capa desta edio. Tambm apresentamos uma entrevista com o PhD Doneivan Ferreira sobre energia e aproveitamos para desejar que este novo semestre seja cheio de gs para todos!

Servio
O curso de Servio Social produz revistas sob orientao de alunos de Jornalismo. O projeto acontece h dois anos, desenvolvido pela professora Elisngela Rodrigues, na disciplina Lngua Portuguesa. Os temas abordados em sala, transformam-se em reportagens sociais voltadas ao campo de trabalho. Todas as revistas esto disponveis na biblioteca, disposio dos alunos.

Diga a

Educomunicao
Wilton Mercs lastimvel e, ao mesmo tempo, angustiante, que em pleno desenvolvimento social, pautado principalmente pelo aparato das novas tecnologias, o Brasil ainda no tenha abraado a educomunicao como essencial no processo de aprendizagem dos individuos em diversos nveis. Relativamente pouco conhecida no Brasil, a palavra educomunicao, ou educom, como preferir, conceituada como ato de educar utilizando os meios de comunicao de massa. Isso significa que o jornal, o rdio, a televiso, a internet, so alguns dos meios que os educadores podem agregar s suas prticas pedaggicas. Perceber a comunicao como um tema transversal s disciplinas escolares ainda um entrave no pas e em muitos outros cantos do mundo. Mas h organizaes e atores sociais que contribuem para o amadurecimento desse campo de atuao, quer seja pela atuao direta nas escolas, pelo fomento em palestras ou por sua misso institucional. Podemos citar algumas organizaes com a Cip Comunicao Interativa, aqui em Salvador, a organizao Escola de Gente, do Rio de Janeiro, entre outras. As orgnizaes e os militantes que percebem a necessidade interdisciplinar da comunicao na educao, buscam arduamente trs objetivos (para alm de tantos outros): mostrar o que educomunicao; sensibilizar a sociedade de que a educomunicao importante na formao do indivduo, e fazer com que a comunicao se torne uma poltica pblica de Estado. Quem trabalha com educomunicao, sabe que inquestionvel o seu poder de capilaridade e de impacto: amplia os horizontes do pensamento para melhor interpretao de fatos e temas interdisciplinares, estimula o exerccio da leitura e o sen2 so crtico, dentre outras contribuies que ultrapassam os muros da escola formal e dos mtodos predominantes no sistema educacional. De acordo com a educadora Amlia Hamze, no site Canal do Educador, a educomunicao, atravs do uso do jornal, por exemplo, rompe barreiras e contribui na formao da cidadania e da critica informao. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedaggico do contedo, em alguns casos, muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didtico. Esse instrumento pedaggico forma um conjunto de cidados mais informados e participantes, afirma. Esse exemplo pode ser estendido tambm com o uso de fotografias, de vdeos, programas de rdio... Alm de todas as possibilidades j citadas que a educomunicao permite, importante destacar a pontencialidade que o educando ter de recriao/reconstruo ou de ressignificao da sua realidade. Isso quer dizer que o aprendiz pode aprender fazendo um produto novo com sua prpria viso. Educomonicao um novo mundo!

Expediente
O UNIMIX uma publicao bimestral da Agncia Experimental de Notcias do curso de Jornalismo da UNIME. Direo Acadmica Silvia Gonalves Coordenao do Curso de Jornalismo Prof. Fred Burgos Agncia Experimental de Notcias Coordenao: Prof. Marcos Arajo Projeto Grfico e Diagramao Prof. Paulo Lameira Equipe AEN (Textos/Fotos) Gabriela Malaquias Maiara Rocha Valber Assis Colaboradores Fbio Arajo Max Fonseca Paulo Lameira Wilton Mercs Jornalista Responsvel Marcos Arajo - DRT: 472 BA Impresso Grfica Contraste Contatos Unime Salvador (Campus Paralela) Rua Professor Fernando Rocha, 326 Paralela, Salvador Bahia Blog: www.agenciaunime.wordpress.com E-mail: aenunime@gmail.com Fone: (71) 3616-2025

O surgimento
A unio da educao com a comunicao (ou vice-versa) surgiu na dcada de 1970 com um jornalista Uruguaio, Mario Kaplun. H registros de que ele via a comunicao como difusora da educao. Depois de anlises e de concluses, Ismar de Oliveira Soares d o nome essa juno de educomunicao , mas no prope apenas a transmisso, mas a transformao do ambiente.

UNIMIX | ANO 02 | N 03 | 2011 | SALVADOR - BA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

UNIMIX
Capa

O desafio conectar-se ao presente


Infocentros nas bibliotecas atrem mais pesquisadores e leitores
Maiara Rocha A professora de Lngua Portuguesa da rede pbica de ensino, Selma Alcntara, pondera: A internet tem um lado bom, mas, de certa forma, bloqueia a criatividade e a busca pelo conhecimento. s vezes, recebo trabalhos que parecem estar muito bem feitos, mas logo percebo que vrios outros esto iguais, todos copiados da internet. Muitos professores tm apontado o impacto que as novas tecnologias tm causado na educao. Eles afirmam que a internet uma ferramenta til, mas que os alunos precisam saber utiliz-la. As bibliotecas esto sempre localizadas em lugares prximos a escolas pblicas para facilitar o acesso dos estudantes, como, por exemplo, a Biblioteca Thales de Azevedo, que fica ao lado da escola que tem o mesmo nome, no Costa Azul, e o pblico mais assduo formado pelos alunos da instituio. No entanto, a frequncia, apesar de fcil, tem sido cada vez menor.

Com o impacto das novas tecnologias, bibliotecas tm criado projetos de incentivo leitura

ESQUECIMENTO - As bibliotecas
apresentam hoje um cenrio diferente de alguns anos atrs. As salas quase vazias denunciam o esquecimento e o pouco uso do que est disponvel para qualquer pessoa. Ainda h pou-

cos, como o tcnico em laboratrio Divaldo Silva, que afirma ir todas as manhs biblioteca para ler jornais e revistas. Sei que posso encontrar o mesmo contedo em casa, com o meu computador, mas vir aqui um hbito que eu gosto, comenta. Nos ltimos anos, a freqncia nas bibliotecas pblicas diminuiu de forma significativa. Em 2009, foi registrado um nmero de acesso trs vezes menor ao ano de 2002, sendo que, em mdia, 30% frequentam o centro de acesso internet, os infocentros, que passaram a existir em 2005 e tm se tornado a principal atrao.

ADAPTAO - Com
as mudanas, ocorridas por causa do avano tecnolgico, foi necessrio realizar algumas inovaes tambm nas bibliotecas,

Em 2009, foi registrado acesso trs vezes menor em relao a 2002

com o intuito de adapt-las a essa nova realidade e torn-las atraentes para os estudantes. Estamos tentando acompanhar esse processo, o que afirma o bibliotecrio Je Carlo Mendes Madureira, da Biblioteca Juracy Magalhes Jnior, localizada no bairro do Rio Vermelho. Segundo Madureira, alguns projetos de incentivo leitura esto sendo criados, alm de apresentaes de vdeos, teatro e a prtica de oficinas para atrair o pblico. Mas, o grande desafio deste momento, a insero da biblioteca dentro do espao digital. Dessa forma, foi criado, h trs meses, um blog que inclui as bibliotecas que fazem parte da Fundao Pedro Calmon (www.bibliotecapublica.fpc.blogspot. com), liderada pela Biblioteca Central dos Barris e que agrupa mais quatro instituies em Salvador. J que os estudantes no vo biblioteca, a biblioteca chega aos estudantes. Pela internet. 3

UNIMIX | ANO 02 | N 03 | 2011 | SALVADOR - BA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

U N IIM IIX N M X
Entrevista

O petrleo como energia insubstituvel


No h produo de energia a custo ambiental e social zero
Assinatura Diante de toda mobilizao da sociedade contra a construo da hidreltrica de Belo Monte e do ainda atual entusiasmo com as fontes de produo de energia renovveis, o professor da Ufba e PhD em Economia dos Recursos Energticos (Unicamp), Doneivan Fernandes Ferreira, fala sobre polticas de sustentabilidade e mudanas de comportamento. Ele parte do princpio que no existe nenhuma forma de se gerar energia sem causar dano ambiental: impossvel manter o estilo de vida que ns temos sem gerar grandes fluxos de energia. O que distingue a energia norenovvel? Toda energia renovvel. Algumas demoram milhes de anos para se renovar, outras possuem um ciclo muito menor. Costumamos chamar de no-renovveis as energias fsseis, como o petrleo e o carvo mineral, por exemplo, porque o que extramos hoje foi gerado h milhes de anos. Ento, tecnicamente, energia renovvel aquela que se consegue reproduzir em um curto perodo de tempo. Por exemplo, a energia solar, a energia elica (que tem como elemento base o vento), a bioenergia (que usa de fontes orgnicas,vegetais), dentre outras. So formas ecologicamente corretas de se substituir as energias fsseis, como o petrleo, por exemplo? Eu gosto de pensar que tenho uma conscincia ecolgica, mas eu no acredito na substituio do petrleo. Eu acho o petrleo, como energia, insubstituvel. muita energia adensada que nenhuma outra consegue substituir da mesma forma. O que a 4 humanidade precisa hoje mudar o estilo de vida para que seja exigido menos volume e quantidade de energia. Como fazer isso? Uma das formas o transporte em massa. necessrio quebrar essa cultura do carro particular. claro que isso muito mais difcil do que muito tempo, finalmente saiu a licena para a construo da hidreltrica de Belo Monte. H muito tempo que est rolando isso e s agora saiu. Mas existe uma forte presso popular contra a construo. O senhor acha a construo necessria? uma hidreltrica grande, que no tem toda essa demanda agora. Mas quando voc tem um sistema integrado de energia - como o Brasil est planejando l para o norte tambm vai ser importante para a rede. E a gente importa energia da Venezuela, por exemplo. Grande parte da energia eltrica do Amazonas gerada por gs-natural e leo diesel em termoeltricas. Ento importante para a regio e estratgico. Mas necessria? O Brasil ainda no um pas desenvolvido e, grande parte da populao, ainda no tem acesso rede eltrica. Ela precisa ter. E quando tiver, vai precisar de energia; ento o Brasil precisa de uma segurana energtica. Boa parte da presso popular deve-se ao desalojamento de comunidades indgenas da localidade. Como o senhor encara isso? um argumento muito forte e talvez no fosse a hora de fazer isso em Belo Monte, mas a sociedade precisa analisar o custo-benefcio como um todo. No estamos falando s de Belo Monte; so vrios projetos em todo o Brasil na mesma situao. Tem o Rio Madeira, por exemplo. No existe produo de energia a custo ambiental e social zero. Impactos sempre havero, mas acredito que a falta de energia causaria uma instabilidade social e poltica muito maior. Se o projeto de Belo Monte tivesse em pauta no incio dos anos 2000, com aqueles apages, duvido que a opinio pblica fosse a mesma. Existe um custo a pagar.

substituir o prprio petrleo, porque mudar cultura algo muito mais complicado. Qual o maior problema das termoeltricas? O problema a combusto do carvo que libera gs carbnico para a atmosfera. E, como sabemos, gs carbnico um fator agravante para o aquecimento global. Alm da bionergia, o senhor teria outro exemplo de fonte de energia renovvel vivel para o Brasil? O Brasil tem uma matriz energtica muito diferente dos outros pases e outra boa fonte de energia renovvel a hidreltrica. Contudo, enfrenta-se muitos problemas para o licenciamento ambiental dessas obras. Por exemplo, depois de

UNIMIX | ANO 02 | N 03 | 2011 | SALVADOR - BA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

UNIMIX
Colunistas

Esporte e bem-estar
Corrida de rua alia sade e boas amizades
* Paulo Lameira Muito se fala a respeito dos benefcios de se ter uma alimentao balanceada e da pratica de exerccios fsicos em busca de uma melhor qualidade de vida. A indstria editorial lana inmeros artigos toda semana sobre este tema, citando novos paradigmas ou at mesmo reciclando antigas dicas de bem-estar. Pblico o que no falta para ler tantas linhas produzidas, pois cada pessoa tem uma necessidade ou ento, um desejo de mudar algo no seu corpo e, consequentemente, em sua vida. Porm, pela exausto do tema que o assunto principal aqui no so os frutos positivos que podem ser alcanados atravs dos hbitos saudveis, mas sobre os ganhos de uma vida mais feliz. Afinal, j dizia na quando praticado em grupos, ainda assim um desafio pessoal, em busca dos objetivos que conquistamos a cada passada e percebo a origem do comentrio que todos os praticantes conhecem: correr vicia! Tambm no se pode deixar de lado o fato das amizades que so conquistadas com este esporte. Com elas, recebemos dicas e incentivos que nos ajudam a perseverar na busca dos objetivos e na descoberta de que o melhor benefcio no um lugar onde se quer chegar ou um prmio que se quer conquistar; mas , justamente, o caminho, o prazer da prtica em que, mesmo treinando sozinhos na rua, sabemos que amigos torcem por ns e acreditam nos nossos resultados. Segundo o amigo e personal-trainer Danilo Santos, a corrida de rua uma das atividades fsicas mais praticadas pelos brasileiros e seus benefcios so valiosos para nossa sade. A prtica simples, pois no requer equipamento especial e pode ser feita em qualquer lugar, alm de fortalecer os msculos, auxilia no emagrecimento, aumenta o ciclo de amizades e melhora a auto-estima, diz ele, destacando que importante realizar uma avaliao mdica antes de comear a correr e procurar um profissional da rea de Educao Fsica para orientar a prtica. Pensem nisso, pois nunca tarde para comear, mas procurem antes serem acompanhados por profissionais da rea tcnica e mdica. Links relacionados: www.fba.org.br http://dartufba.blogspot.com http://correrebom.blogspot.com

Bolsa de Estudo
Gabriela Malaquias

um desafio pessoal que conquistamos a cada passada

Treino no Parque de Pituau

sua famosa citao o poeta e retrico romano Decimus Lunius Luvenalis, mais conhecido por Juvenal, Mens sana in corpore sano, que quer dizer Uma mente s num corpo so. A minha pequena experincia em corridas de rua, que pratico h apenas dois anos, responde um pouco sobre o fascnio que recai sobre este esporte, onde percebo que mesmo

Realizao profissional o que esperamos ao entrar numa faculdade, o que nem sempre possvel para todos devido a problemas financeiros. Hoje, o governo e algumas entidades oferecem bolsas de estudos sem pagamentos adicionais. Na coluna desta edio, voc conhecer as principais formas de obter descontos no valor da mensalidade. O ProUni (Programa Universidade Para Todos) um programa que oferece bolsas de estudos em forma integral ou parcial de 50%. Para concorrer, o estudante deve fazer o Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem), e pode j estar cursando para concorrer a uma bolsa, pois no necessrio fazer o vestibular da instituio. O Educa Mais Brasil oferece desconto de 50%. Para obteno da bolsa, necessrio ter realizado o Enem e no estar matriculado no ensino superior h pelo menos seis meses. O candidato no precisa prestar vestibular para concorrer bolsa. Convnio Empresa: algumas faculdades possuem convnios com instituies de ensino superior, que oferecem descontos aos trabalhadores que estudam nas instituies privadas. Outros convnios tambm so oferecidos por sindicatos e clubes, que, do mesmo modo, proporcionam abatimentos para seus filiados. A Unime Salvador oferece descontos apenas para funcionrios da faculdade, mas, possui parceria com esses programas citados. Alm disso, caso o acadmico tenha adquirido bolsa de 50% atravs do Prouni, ele pode unir com os 50% oferecidos pelo Educa Mais Brasil ou o Prouni somado ao Convnio Empresa.

UNIMIX | ANO 02 | N 03 | 2011 | SALVADOR - BA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

U N IIM IIX N M X
Comportamento

Como lidar com a timidez


Aprender outra lngua ou trabalhar com arte pode mudar a situao
Maiara Rocha No canto da sala, calado, pensativo, s vezes distrado, outras, muito concentrado, l est ele, temendo que a professora lhe pergunte algo ou algum lhe coloque em evidncia. Esse um perfil bastante comum em qualquer sala de aula. So os chamados tmidos. Fico muito nervosa em apresentaes, nem leitura consigo fazer, e mesmo que tenha memorizado o assunto antes, no consigo falar, sempre esqueo, o que afirma a estudante de Fisioterapia Jaciane Silva dos Santos, 27. Muitas pessoas, de todos os lugares, de todas as idades e em qualquer nvel acadmico, se enquadram, assim como Jaciane, nesse perfil. Muitos no falam, no se expressam, no perguntam, e se sentem inseguros para realizar trabalhos em grupo ou falar em pblico. Um episdio aconteceu em uma escola de educao infantil em Salvador. A professora combinou com os alunos da quarta srie para fazer exposio do assunto para a turma e todos concordaram. No dia da apresentao, sentiu-se a falta de uma das crianas, que foi encontrada depois dentro do banheiro chorando muito porque no queria participar do trabalho. cam nervosos, tremem, gaguejam, esquecem todo o assunto ou perdem a voz, podem ficar atentos s dicas da professora Outras atividades tambm podem ser feitas para auxiliar no desenvolvimento dessas pessoas e ajud-las a potencializar suas habilidades. A professora recomenda o estudo de uma lngua estrangeira, como forma de reaprender a se comunicar, o contato ou trabalho com a Arte, que uma forma de expressar os sentimentos e o acompanhamento psicolgico, que nem sempre necessrio, mas indicado quando as relaes so afetadas. Para o psiclogo, psiquiatra e escritor Augusto Cury, em seu livro uma emoo saudvel estvel, motivada, protegida, alegre, tranqila e capaz de superar os inevitveis perodos de ansiedade. Seu maior desafio cuidar e liderar seu prprio ser.

PREJUZOS - A timidez, geralmente, demonstrada desde a infncia, e sempre est presente em qualquer grupo social, sobretudo nas salas de aula, onde colocada prova. Apresentaes de seminrios, trabalhos em grupo, debates ou qualquer forma de exposio, so uma ameaa para pessoas, que no querem ser notadas. O prejuzo disso explicado pela pedagoga Dbora Barbosa Gonalves. Se o aluno no fala, a professora no tem como saber se ele est aprendendo ou no. No quer dizer que ele menos inteligente que os outros. Muitos so bons alunos, mas poderiam ser melhores se expressassem o que sabem. Mas, a timidez nem sempre precisa ser considerada um defeito. Segundo a professora e Coordenadora do curso de Psicologia da Unime, Ana Paula Brito, a timidez uma caracterstica, um trao da personalidade da pessoa, que j nasce com ela e talvez nunca deixe de existir. prejudicial quando se torna um obstculo para o desenvolvimento das atividades ou nas relaes com as pessoas, explica.

Dicas
- Trabalhar a respirao: a respirao ofegante e descompensada pode bloquear o raciocnio; - Estar bem fisicamente; -Escolher um ponto do ambiente para direcionar o olhar; - Estar seguro com o que vai falar; - No tocar no material a partir dos 30 minutos que antecedem a apresentao. A leitura corrida pode aumentar o nervosismo.

FRMULA - Para
os estudantes que sentem-se prejudicados com esse trao, Ana Paula ressalta: No existe uma frmula para superar a timidez, apenas se deve educ-la. Aqueles que, na hora do seminrio fi6
UNIMIX | ANO 02 | N 03 | 2011 | SALVADOR - BA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

UNIMIX
Educao

Organizar para construir juntos


Instituir um DCE implica em compromisso e responsabilidade
Gabriela Malaquias Idealizado pela ex-aluna Renata Fortes, do curso de Farmcia, que percebeu a necessidade de instituir um diretrio acadmico que representasse os estudantes da Unime Salvador, o DCE foi fundado no segundo semestre de 2008 e efetivado no primeiro de 2009. Os primeiros seis meses foram os mais ativos, pois a instituio passava pela fuso com o grupo Iuni e, naquele perodo, o foco era reestruturar a parte acadmica. Na poca, tnhamos muitos planos, nos mobilizamos em torno de um objetivo. Todos os cursos tinham representantes que faziam parte dos Diretrios Acadmicos (DAs). Os presidentes e vice-presidentes de cada DA disponibilizaram-se e receberam cargos, diz Jos Tomaz Jnior, estudante do 8 semestre de Farmcia e atual presidente do DA de seu curso. Atualmente, a Unime Salvador, no possui um grupo que represente os alunos. No perodo em que o DCE foi formado, ele legalmente no existiu, pois no h nenhuma documentao e no ocorreram eleies diretas para institui-lo.

A diretora acadmica Silvia Gonalves destaca que a iniciativa de implantao do DCE deve partir dos alunos

PROPOSTAS - O DCE nasce dos


DAs, mas, para que ele se torne legal, preciso que os interessados entrem em contato com a direo da faculdade, formem uma chapa diversificada e exponham suas propostas aos estudantes. A faculdade no pode implement-lo. A iniciativa tem que partir dos alunos, explica a diretora acadmica Silvia Gonalves. Apesar das tentativas de organizao por parte dos integrantes do DCE, elas no foram suficientes para que o grupo continuasse unido. As pessoas eram ocupadas, sempre nos comunicvamos por e-mail para tentar resolver os problemas, mas ningum queria a responsabilidade de ser presidente, relata a ex-aluna

e vice-presidente do DCE da Unime Laura Gandra. Durante sua gesto, a entidade estudantil conseguiu a melhoria da quadra de esportes, renegociou as mensalidades em aberto (perodo de 2008), melhoria do acervo da biblioteca, instalao de extintores e seguranas no permetro da faculdade. Renata Fortes era a presidente em vigncia, mas se desentendeu com alguns dos membros da equipe devido a diferenas ideolgicas, o que gerou conflitos internos, ocasionando o abandono do cargo. Assim, Laura assumiu por um tempo, mas por motivo de doena teve que desistir da funo. Algum tempo depois, o diretrio acabava, restando apenas os Diretrios Acadmicos de alguns cursos, como Administrao, Farmcia e Psicologia. O DCE acabou de forma tr-

gica, comeou com a luta de ideias e acabou em brigas, fala Laura.

MOVIMENTO ESTUDANTIL - Representar o corpo discente de uma faculdade e organizar suas lutas no tarefa fcil. As necessidades no so poucas, contudo, a representatividade pode facilitar que a voz do acadmico seja realmente ouvida e ganhe fora. O movimento estudantil deve propor melhorias para a faculdade, e o DCE a expresso do movimento que materializa os ideais em realidade. preciso que o DCE se renove, no s com pessoas, mas com ideias, de forma que consiga se conectar com o novo tipo de estudante, aquele que trabalha e estuda, opina o estudante de Histria e diretor de finanas do DCE da UFBA, Marcelo Pereira. fundamental estar atento ao que acontece na instituio e utilizar as ferramentas que ela disponibiliza, como os ncleos profissionalizantes. Para que d certo, diz ele, preciso organizao e iniciativas que englobem os Diretrios Acadmicos e o Diretrio Central de Estudantes. 7

A representatividade pode facilitar que a voz do acadmico seja ouvida e ganhe fora

UNIMIX | ANO 02 | N 03 | 2011 | SALVADOR - BA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

U N IIM IIX N M X
O lhar | Fbio Arajo

Para onde vo os trens, meu pai? Para Mahal, Tami, para Camiri, espaos no mapa, e depois o pai ria: tambm para lugar nenhum, meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem, tu no te moves de ti

UNIMIX | ANO 02 | N 03 | 2011 | SALVADOR - BA | Acesse: www.agenciaunime.wordpress.com

You might also like