You are on page 1of 11

0

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE ENGENHARIA JOO MONLEVADE - MG

ADALTON NASCIMENTO JOS CARLOS DE ARAJO MAX VINCIUS SRGIO RODRIGO QUARESMA

INTERAO DA ENGENHARIA CIVIL COM AS OUTRAS ENGENHARIAS

Joo Monlevade 2011

SUMRIO

1 INTRODUO ................................................................................................................... 2

2 INTERAO DA ENGENHARIA CIVIL COM OUTROS RAMOS DE ENGENHARIA ........ 3

3 MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO CIVIL...................................................... 4

4 TICA E CIDADANIA NO EXERCCIO DA PROFISSO .................................................. 5

5 EVOLUO DOS MATERIAIS E DAS TCNICAS DE CONSTRUO AO LONGO DA HISTRIA ....................................................................................................................... 6

6 IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA CONSTRUO CIVIL ................................ 7 7 RESUMO ............................................................................................................................ 8

8 CONSIDERAES FINAIS ................................................................................................ 9

REFERNCIAS ................................................................................................................... 10

1 INTRODUO

A Engenharia Civil, para atender e satisfazer suas premissas toma como ferramenta a interao com outras engenharias, dessa parceria, nascem projetos ousados e cada vez mais funcionais. Porm, para reger esse processo, o profissional precisa ter conhecimento sobre a tica profissional e sua importncia. Outro ponto a atualizao do engenheiro em relao s nuances do mercado de trabalho, no que diz respeito a novas tecnologias, novos materiais e maneiras de otimizar a construo nos preceitos sustentveis, atendendo s demandas ambientais.

2 INTERAO DA ENGENHARIA CIVIL COM OUTROS RAMOS DE ENGENHARIA

A Engenharia Civil necessita de uma interao direta com alguns ramos de engenharia, pois se fosse diferente, o engenheiro civil teria que agregar um vasto domnio nessas reas, demandando uma centralizao do trabalho num grupo seleto de profissionais. Dessa forma, a probabilidade de erros seria proporcionalmente maior. A partir dessa necessidade, os vrios ramos da engenharia foram criados, especializando e concentrando conhecimento em determinadas reas da construo civil. A seguir, sero elencados alguns ramos de engenharia ligados diretamente com a Engenharia Civil.

a) Engenharia de Agrimensura - O engenheiro agrimensor o profissional qualificado para


analisar o ambiente onde vai ser feita determinada obra, e aps seu incio vai monitorar seu andamento e procurar mapear determinados problemas que aparecero em seu decurso. Os Engenheiros Agrimensores so necessrios em canteiros de obra, acompanhamento e monitoramento de reas rurais e construes urbanas, alm de construo de rodovias, ferrovias, hidrovias, barragens, loteamentos,mineraes entre outras obras.

b) Engenharia Eltrica O engenheiro eltrico responsvel pelo projeto e emprego de tecnologias nas instalaes eltricas das obras. c) Engenharia Mecnica Importante na elaborao de projetos voltados s estruturas metlicas e emprego de mecanismos mecnicos na construo civil. d) Engenharia de Materiais O engenheiro de materiais contribui com a construo civil no emprego de novos materiais e tcnicas de construo otimizados, resultando em obras que geram menos resduos e realizadas em menos tempo. e) Arquitetura Originalmente como ramo da Engenharia Civil, essa profisso cuida do esttico e funcional. H muito tempo os prdios deixaram de ser simplesmente caixas de concreto dividida em compartimentos, mas obras inteligentes e com valor esttico agregado. f) Engenharia Ambiental O engenheiro ambiental atua como consultor ambiental, contribuindo com informaes sobre o plano diretor da cidade, no que se refere ao zoneamento urbano, para que a obra seja instalada em local regular. Pois vrios prdios para serem instalados, necessitam de licenciamentos ambientais junto aos rgos competentes, como elencados na Deliberao Normativa n 74/2004. Alguns fazem uso de poos tubulares para captao de gua que devem possuir a Outorga de Uso de gua, emitida pelo Instituto Mineiro de guas IGAM.

3 MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO CIVIL

Atualmente a construo civil experimenta uma fase muito produtiva e promissora. Mas nem sempre o mercado se mostrou to favorvel para o profissional. Na "dcada perdida" de 1980 a oferta de vagas era to baixa que os recm-formados preferiam migrar para o setor financeiro, onde eram mais bem remunerados, hoje o aquecimento da Construo gera tanta demanda por profissionais qualificados que os alunos j so contratados antes mesmo de se formar. No entanto, mais do que engenheiros "genricos", as empresas precisam de especialistas em gesto, produo, oramento, coordenao de obras, entre outros. E, com falta de "material humano" de qualidade no mercado, as empresas esto apostando cada vez mais na formao de seus prprios quadros internos.

O setor est crescendo e deve continuar assim nos prximos anos. Incorporadoras e construtoras aproveitam o momento favorvel para lanar mais empreendimentos. Com tantos projetos tocados ao mesmo tempo, a principal dor de cabea dessas empresas como supervisionar todas as obras simultaneamente e com qualidade. Dessa necessidade imediata deriva o primeiro dos campos de especializao mais promissores do mercado: o engenheiro civil responsvel por planejamento de obras. O papel desse profissional fundamental para determinar a velocidade e a estratgia com que as obras sero executadas.

Com o aumento do nmero de obras preciso, tambm, lidar com um grande nmero de projetistas. Portanto, h espao tambm para engenheiros civis capacitados em

Gerenciamento de Projetos. Trs das principais competncias necessrias a esse profissional:

a) Primeiro, ele precisa ter um domnio tcnico bsico, mas amplo, das vrias especialidades que compem a edificao.

b) Segundo, deve conhecer as tecnologias mais usadas no segmento de construo em que atuar, seja no estilo popular, no comercial ou de alto padro.

c) Por fim, deve saber interpretar os diversos projetos de um empreendimento e identificar as implicaes no oramento, na execuo, no cronograma, etc. "No basta ler superficialmente os desenhos, preciso saber o que h em suas entrelinhas", refora Renato Faria, da Revista Tchne.

4 TICA E CIDADANIA NO EXERCCIO DA PROFISSO

A tica diz respeito dimenso pessoal de qualquer ao humana, ao modo como a ao emerge da natureza interna do ser humano. Por sua vez, a tica substancia e prov a compreenso da Moralidade, que se relaciona com aes guiadas por hbitos e costumes, portanto externa ao indivduo e conduzindo a leis e regras. Finalmente, a Deontologia abraa tica e Moralidade e fixa os deveres e responsabilidade requeridos por um determinado ambiente profissional.

Uma questo bsica diz respeito ao significado de profisso, a qual caracterizada pelos seus objetivos, mas cuja identidade requer ideais comuns (um cdigo tico) e padres e regras comuns (um cdigo deontolgico). Obviamente, os cdigos devem servir para benefcio da sociedade, mas a proteo dos membros da profisso o seu o corolrio mais importante.

Por outro lado, o contexto varivel no qual os profissionais exercem a sua profisso exige um novo olhar sobre os valores ticos tradicionais e uma maior conscincia das percepes da sociedade para a natureza de cada profisso. Mas quaisquer que sejam os interesses e prioridades do momento, a tica de uma profisso deve ter a forma de um compromisso com princpios imutveis e permanentes. Pelo contrrio, a Deontologia de uma profisso pode refletir qualquer evoluo no mbito daquela profisso e integrar novas exigncias fixadas pela sociedade. Assim, a tica e a Deontologia de uma profisso constituem, em conjunto, o Cdigo de Conduta Profissional dessa mesma profisso.

A existncia de um Cdigo de Conduta Profissional ento importante para qualquer profisso, mas absolutamente fundamental numa profisso de "confiana pblica". Sem dvida para garantia e segurana da sociedade em geral, mas tambm, talvez at com maior acuidade, para defesa dos prprios profissionais das exigncias ou at prepotncias a que tantas vezes so submetidos. E tais prepotncias so freqentemente oriundas dos "intrpretes" do Bem Pblico. Um Cdigo de Conduta Profissional , ento, uma componente essencial e indispensvel para o exerccio livre e responsvel da profisso de Engenheiro Civil.

5 EVOLUO DOS MATERIAIS E DAS TCNICAS DE CONSTRUO AO

LONGO DA HISTRIA

A histria dos materiais de construo acompanha a prpria histria do homem, pois este sempre buscou na casa um local de abrigo e segurana imprescindvel sua sobrevivncia e um ponto de referncia fundamental para o seu relacionamento com o mundo. A importncia dos materiais na histria do homem tal que, nos primrdios, ela foi dividida conforme a predominncia do uso de um ou de outro: Idade da Pedra, Idade do Bronze; ou por seus melhoramentos: Idade da Pedra Lascada e Idade da Pedra Polida.

A princpio o homem empregava os materiais da forma como os encontrava na natureza, passando a model-los e adapt-los s suas necessidades. A evoluo dos materiais, inicialmente, se deu a passos lentos. Como por exemplo, o caso do concreto, que surgiu da necessidade de um material resistente como a pedra, mas de moldagem fcil como o barro, ao que respondeu, inicialmente, a pozolana, uma mistura de barro com cal gorda, muito semelhante ao concreto atual. Depois surgiu a necessidade de estruturas capazes de vencer vos maiores, ao que se desenvolveu o concreto-ferro, hoje concreto armado. A partir de ento, comearam as pesquisas sobre os aos e hoje, tem-se o concreto pretendido em diversas estruturas. Ou como os casos das madeiras e rochas, que, em virtude de suas imperfeies naturais e extrao limitada, encontram cada vez mais concorrncia com os materiais industrializados que muitas vezes substituem com vantagens os elementos naturais.

Atravs dos anos, os materiais e tcnicas de construo foram mudando. No que o processo construtivo esteja relacionado a modismos, mas por causa de uma super-oferta de novas tecnologias, que fizeram avanar esta rea. De acordo com Blackburn (1989), apesar de certos aspectos terem se mantido constantes, outros variaram muito. Enquanto surgiram produtos e processos novos e inovadores, outros se tornaram obsoletos e arcaicos, assim como as necessidades do homem.

Os materiais ditos de construo, ou seja, os mais brutos que edificam as construes, no mais se limitam a pedras e tijolos. Os blocos de concreto, painis pr-moldados e paredes dry-wall esto substituindo os materiais convencionais, com certas vantagens como rapidez de execuo e racionalizao da obra. Ainda mais significativo o avano em relao aos materiais ditos de acabamento que revestem e acabam os espaos. No mais se limitam a argamassa dos cimentados, cermicas, pedras e madeiras. Hoje, a tecnologia avana com rapidez. Os materiais so simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou elaborados industrialmente. A gama de opes para os diversos usos variada, assim como as propriedades e variedades de um mesmo material.

6 IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA CONSTRUO CIVIL

At a dcada de 50, a natureza era considerada somente como um pano de fundo em qualquer discusso que abordasse a atividade humana e suas relaes com o meio. Acreditava-se que a natureza existia para ser compreendida, explorada e catalogada, desde que utilizada em benefcio da humanidade. Por outro lado, o avano da tecnologia no ps-guerra, dava sinais que no existiriam problemas que no pudessem ser resolvidos.

Na indstria da construo civil, at ento, no havia nenhuma preocupao quanto ao esgotamento dos recursos no renovveis utilizados ao longo de toda sua cadeia de produo e, muito menos, com os custos e prejuzos causados pelo desperdcio de materiais e destino dados aos rejeitos produzidos nesta atividade. No Brasil, em particular, a falta de uma conscincia ecolgica na indstria da construo civil resultou em estragos ambientais irreparveis, agravados pelo macio processo de migrao havido na segunda metade do sculo passado, quando a relao existente de pessoas no campo e nas cidades, de 75 para 25%, foi invertida, ocasionando uma enorme demanda por novas habitaes.

Como destacado por CARNEIRO et al (2001), a construo civil considerada uma das atividades que mais geram resduos e alteram o meio ambiente, em todas as suas fases, desde a extrao de matrias-primas, at o final da vida til da edificao. JOHN (1996) salienta que os valores internacionais para o volume do entulho da construo e demolio oscilam entre 0,7 e 1,0 toneladas por habitante/ano. Essas alteraes sobre o meio ambiente abarcam desde as etapas de construo de determinado empreendimento at os momentos de manuteno, reforma, ampliao, desocupao e demolio.

Alguns dos grandes problemas ambientais decorrentes da gerao de Resduos da Construo Civil - RCC so, como bem explicita DIJKEMA et al. (2000), a saturao de espaos disponveis nas cidades para descarte desses materiais, uma vez que eles correspondem a mais de 50% dos resduos slidos urbanos em cidades de mdio e grande porte no Brasil. No pas, estima-se que gerado anualmente algo em torno de 68,5 x 10 toneladas de entulho. Um outro fator a se destacar a extrao desnecessria de recursos naturais que poderiam ser evitados com a reutilizao e/ou reciclagem do entulho gerado.
6

Desta forma, a reduo do volume de RCC e tambm a sua reciclagem so formas de aproximar o setor da sustentabilidade atravs da reduo dos impactos negativos dos seus resduos nas cidades e da gerao de matria-prima que pode ser substituda pela natural.

5 RESUMO

6 CONSIDERAES FINAIS

10

REFERNCIAS

BARROS, Carolina. Apostila de edificaes. Introduo aos materiais de construo. Disponvel em: < http://edificaacoes.files.wordpress.com/2010/04/apo-rev-evolucaodos-materiais.pdf>. Acesso em 21 abr 2011.

FARIA, Renato. Mercado de oportunidades. Disponvel em: < http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/134/artigo89320-1.asp>. Acesso em 21 abr 2011.

FONSECA, Antnio Ado da. Os Engenheiros Civis no sculo XXI Disponvel em: < http://forum.ecivilnet.com/about2420.html>. Acesso em 21 abr 2011. FRAGA, Marcel Faria. Panorama da Gerao de Resduos da Construo Civil em Belo Horizonte: Medidas de Minimizao com base no projeto e Planejamento de obras. Disponvel em: < http://www.lumeambiental.com.br/Pos_Marcel.pdf>. Acesso em 21 abr 2011. FRAGA, M. Impactos Ambientais da Construo Civil. Disponvel em: < http://seumeioambiente.blogspot.com/>. Acesso em 21 abr 2011.

GUIA Presidente prudente. Topografia e Agrimensura. Disponvel em: < http://www.guiapresidenteprudente.com.br/empresas/construcao-civil/topografia-eagrimensura//>. Acesso em 21 abr 2011.

You might also like