You are on page 1of 10

salabioquimica.blogspot.

com Prof Fabio Dias Magalhes

salabioquimica@gmail.com

Distrbios do Sistema Circulatrio


Objetivo:conhecer causas (nutricionais, genticas e infecciosas) de transtornos do sistema circulatrio O sistema circulatrio est relacionado captao de nutrientes no intestino delgado e do oxignio do pulmo, ao transporte desses para o tecidos, captao e transporte de excretas (como dixido de carbono para o pulmo e uria para os rins). ele que transporta hormnios para clulas alvo. Relaciona-se ainda com a endotermia: mamferos e aves apresentam circulao dupla completa (que otimiza o transporte do oxignio para os tecidos), e as vasodilataes e vasoconstries perifricas so eventos relacionados a termorregulao. O sucesso de seres vivos de grande porte s foi possvel graas ao surgimento desse sistema de transporte de substncias.

Os vasos apresentam diversos calibres, e essa variao da seco reta interfere na resistncia que cada um deles oferece corrente sangunea. Assim como no circuito

1. Hemodinmica e seus distrbios 1.1. Hemodinmica Objetivos:- Compreender como o calibre do vaso e a viscosidade do sangue influenciam no fluxo sanguneo - Diferenciar artrias, capilares e veias quanto a sua composio, calibre, funes e diferena de presses sanguneas entre eles

eltrico, quanto maior a seco reta do condutor, menor a resistncia. Por exemplo, arterolas apresentam maior resistncia ao fluxo sanguneo que artrias. Inclusive essa uma das funes da rede de arterolas: a diminuio da presso sangunea, que muito aumentada nas artrias. .

A corrente sangunea ocorre graas a uma diferena de presso produzida pelo corao, o rgo bombeador desse sistema. Hemodinmica se refere ao estudo dos movimentos e presses da circulao do sangunea.

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes


Da mesma forma que ocorre no circuito eltrico, a resistncia vascular depende do tipo de ligao entre vasos, se em srie ou em paralelo. .Vasos em srie: R total = R1 + R2 + ...+ Rn Vasos em Paralelo: 1/Rtotal = 1/R1 + 1/R2+....1/Rn

salabioquimica@gmail.com

Figura 5: Vasos ligados em paralelo: A corrente sangunea dividida por mais de um caminho.

Figura 4. Vasos ligados em srie. A corrente sangunea apresenta apenas um caminho.

Alm do dimetro da luz vascular, os vasos apresentam diferena quanto a sua constituio. Artrias so menos complacentes que veias, pois as primeiras apresentam uma tnica mdia (camada que contm tecido muscular e elstico) mais espessa que as veias.

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes

salabioquimica@gmail.com

Grfico 1: Variao da presso sangunea ao longo dos vasos. Compare a rede capilar e as veias: qual deles apresenta maior presso sangunea?

Grfico 2. A viscosidade do sangue depende do hematcrito. O que o hematcrito? fonte: http://www.icb.ufmg.br/fib/neurofib/Engenharia/Hemodinamic a/viscosidade.htm Assim, o fluxo sanguneo depende da presso hidrosttica, do calibre do vaso e da viscosidade do fluido. Esse fluxo pode ser classificado como laminar ou turbilhonar. Em um fluxo laminar, o sangue flui como em linhas paralelas, sendo que as clulas tendem a ser transportadas pelo centro. Esse fluxo ocorre em vasos retos sem alteraes. J em bifurcaes ou vasos com placas ateromatosas, o fluxo se torna turbulento. Esse fluxo turbulento pode ser lesivo para o endotlio, podendo estimular a formao de trombos.

Figura 7.Constituio e funo de veia, artria e capilar. O fluxo sanguneo (o volume do sangue que se desloca em relao ao tempo) depende, assim, do calibre do vaso. Mas no apenas dele. A viscosidade do sangue tambm influencia esse fluxo. Isso fica claro quando comparamos o fluxo de gua com o de leo; esse ltimo mais viscoso e, por isso, flui com mais dificuldade. Assim, quanto maior a viscosidade de um fluido, menor seu fluxo. A viscosidade do sangue depende principalmente do hematcrito, ou seja, da parte do sangue composta por clulas vermelhas.

Figura 7. Fluxos laminar e turbulento.

Alterao do calibre de vaso: vasodilatao e vasoconstrio Diferente de um conducto abitico, como um cano, um vaso sanguineo pode alterar seu calibre respondendo a estmulos. Ele pode sofrer vasodilataco ou vasoconstrio. Por exemplo, em alta temperatura ambiental ocorre vasodilatao perifrica, o que aumenta a transferncia de calor para o meio, promovendo resfriamento do corpo. Em baixa temperatura ambiental, h vasoconstrio perifrica, o que diminui a transferncia de calor para o meio externo. J na inflamao h vasodilatao ( o que leva a aumento da temperatura local) e aumento da permeabilidade vascular (o que leva a edema). Como o aumento do calibre reduz a presso , se a inflamao ocorre de maneira sistmica em uma resposta alrgica exagerada, haver hipotenso sistmica, o que caracteriza o choque anafiltico, que pode evoluir para a morte.

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes


Na vasodilatao, h aumento do fluxo sanguineo local, o que chamado de hiperemia ou hiperemia passiva. Alm da hiperemia ativa, uma outra forma de aumento do volume de sangue local a congesto ( ou hiperemia passiva), que ocorre por drenagem venosa insuficiente, como em obstrues de veias ou em insuficincia cardaca ( chamada por isso de ICC, insuficincia cardaca congestiva).

salabioquimica@gmail.com

Figura 9. Placa de ateroma. Qual o efeito da placa de ateroma sobre o fluxo de sangue?

Figura 8 Hiperemia x congesto. Na hiperemia h aumento de fluxo, podendo ocorrer na atividade fsica ou na inflamao. J na congesto h diminuio da drenagem venosa, causada por obstruo local de veias ou por insuficincia cardaca congestiva. A regio hipermica fica vermelha, pela alta taxa de sangue arterial. A regio congesta fica azulada (ciantica), por excesso de sangue venoso ( por isso pode haver hipoxia local).

1.2.Distrbios hemodinmicos Processos que alterem o fluxo sanguineo ou ao endotlio podem levar a doenas cardiovasculares. Um desses processos a Aterosclerose, formao de placa de ateroma (acumulo de lipdios e tecido fibroso) sobre o endotlio. A diminuio da luz do vaso leva a diminuio do fluxo sanguineo. Os tecidos irrigados podero, por isso, sofrer isquemia, caracterizada por uma demanda tecidual de nutrientes maior que sua oferta. A isquemia do corao pode causar angina pectoris, uma dor em aperto no peito.

Quanto o maior o metabolismo da clula, maiores sero as conseqncias da isquemia, podendo ocorrer necrose celular. Chamamos de infarto a necrose causada por isquemia. Este infarto pode, por exemplo, ser intestinal ou cerebral (um tipo de AVC, acidente vascular cerebral isqumico). Placas de ateroma em coronrias ocasionam isquemia dos cardiomiocitos. A morte das clulas musculares cardacas por causa dessa isquemia chamada de infarto do miocrdio. Esse processo patolgico que pode prejudicar o marcapasso cardaco, levando a arritmias cardacas. O indivduo infartado pode apresentar fibrilao (movimento assincrnico do corao, que incapaz de bombear o sangue). O uso do desfibrilador uma tentativa de re-sincronizar o marcapasso cardaco. A fibrilao inabilita a grande funo do corao que o bombeamento. Se a bomba cadaca no funciona adequadamente, no h uma diferena de presso suficiente para que ocorra fluxo. O problema,assim, no ser focal,mas sistmico. Haver irrigao insuficente para todos os tecidos do corpo. Esse estado chamado de choque cardiognico. Chamamos de choque um processo que resulta de hipotenso e hiperperfuso sangunea. Esse choque pode ser sptico (relacionado a infeces no sangue), hipovolemico ( relacionado a perda de volume sanguineo por hemorragia ou desidratao), anafiltico ( relacionado uma resposta alrgica exagerada), e cardiognico. O choque cardiognico causado, como o nome indica, por problemas cardacos como o infato. Se este quadro no for revertido, o infartado ir ao bito.

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes


Assim,a seqncia de eventos patolgicos apresentados assim foi:

salabioquimica@gmail.com

A obstruo de vasos pode ocorrer por pedaos de trombo ( tromboembolia) mas tambm por outros processos. Na embolia gasosa bolhas de gs interrompem o fluxo nos capilares. Isso ocorre porque essas bolhas de gs no sangue se formam quando um mergulhador emerge rapidamente ( a brusca diminuio da profundidade e por isso da presso promove a expanso de gases). Fraturas no fmur podem levar a embolia gordurosa, j que a gordura da medula ssea amarela pode se depreender e ser transportada pelo sangue.

Figura 11. Tromboembolismo. Pedaos do trombo podem se soltar, ser transportados pelo sangue at o pulmo, levando a um embolia pulmonar.

Quando os vasos do pulmo so obstrudos por mbolos, ocorre o processo da embolia pulmonar. Isso leva a aumento da presso sanguinea dos vasos do pulmo (hipertenso pulmonar). Por causa desse aumento de presso, ocorre maior sada de lquidos dos vasos para os espaos intersticiais, o que caracteriza o edema pulmonar. Alm disso, o trnsito do sangue pelos vasos pulmonares dificultado (aumento da resistncia vascular), o que leva a sobrecarga do ventrculo direito (parte do corao que impulsiona o sangue para o pulmo), que hipertrofia. Um outro processo que aumenta a chance de trombose ( e por conseqncia embolia), o aneurisma, j que causa fluxo turbulento. O aneurisma uma dilatao local e anormal de uma vaso. Alm do turbilhonamento, o aneurisma pode pressionar estruturas ou se romper, causando hemorragia.

A placa de ateroma, ainda, interfere no fluxo, turbilhonando-o. Esse turbilhonamento favorece a trombose, processo relacionado a estimulao do processo de coagulao dentro do vaso. O trombo agrava a diminuio da luz do vaso, piorando, com isso, a isquemia. Veja nos ltimos quadros da figura 9 a formao do trombo. Pedaos do trombo podem ainda se destacar, ser transportados pelo sangue, e embolizar ( obstruir) outros vasos. Chamamos esse processo de embolia.

Figura 10.Qual o efeito da placa de ateroma sobre o fluxo sanguneo?

Figura 12. Aneurisma Cerebral. Quais so as complicaes de um aneurisma?

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes

salabioquimica@gmail.com

Alm da ingesto exagerada de lipdios e hipercolesterolemia familial, so fatores de risco a obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertenso e diabetes mellitus. O combate aos fatores de risco preventivo contra o quadro: atividade fsica, dieta adequada, abandono do fumo e, em alguns casos, tratamento farmacolgico (como na hipercolesterolemia familial). A atividade fsica apresenta mais de um benefcio: combate a obesidade, aumento da eficincia cardaca e vascular e aumento dos nveis de HDL (High density lipoprotein, lipoprotena de alta densidade). Por ter maior eficincia cardiovascular, o corao do atleta apresenta menor freqncia de sstoles, no descanso, que o corao de um sedentrio. Isso leva a menor desgaste do rgo. Ainda, a circulao colateral do atleta costuma ser mais desenvolvida. A lipoprotena de alta densidade (HDL) tende a captar lipdios dos vasos, prevenindo, por isso, formao de placas arteriosclerticas.

Figura 13. Aneurismas articos

Fatores de risco para aterosclerose e preveno Altas taxas de LDL esto correlacionadas formao de placas de ateroma. Esses altos nveis podem ser ocasionados por problemas dietticos (ingesto rica em lipdios ou hipercalrica) ou genticos, como a hipercolesterolemia familiar (ou familial). Figura 15. Fatores de risco para aterosclerose: tabagismo, sedentarismo e obesidade.

Figura 14 A LDL (low density lipoprotein, lipoprotena de baixa densidade). Qual o problema de se ter altas taxas de LDL no sangue?

Figura 16. Circulao colateral estimulada pela atividade fsica. Qual a importncia desses vasos colaterais? Impedindo o refluxo Algumas estruturas e processos permitem o fluxo unidirecional de sangue. No corao, valvas trioventriculares esquerda e direita e vlvulas semilunares (na aorta) impedem o refluxo sanguneo. Entretanto, a mal formao de uma valva pode permitir esse refluxo, o que diminui a eficincia cardaca ( esse refluxo pode levar a alteraes na auscuta, o que caracteriza o sopro cardaco). Veias podem tambm apresentar vlvulas. O trabalho conjunto da musculatura esqueltica e veias valvuladas permitem o retorno venoso. Viagens longas em que o indivduo fica por muito tempo sentado podem levar a estase

Como essa lipoprotena tem a funo de transporte de lipdios aos tecidos (apresenta alta porcentagem de lipdios, o que lhe confere a sua baixa densidade), a ingesta exagerada de gorduras tende a aumentar a LDL. A lipoprotena de baixa densidade captada por clulas atravs de do reconhecimento de receptores. Quando h defeito nesses, a LDL no captada,ocorrendo seu aumento no sangue, o que caracteriza a hipercolesterolemia familiar, relacionada com maior risco de ateroesclerose.

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes


sangunea, fluxo turbulento e, por isso, formao de trombos (trombose).

salabioquimica@gmail.com

Fig. 17. O retorno sanguineo venoso ocorre graas a veias vlvulas associadas a musculatura esqueltica Figura 18. Eventos relacioandos a trombose. A leso endotelial pode induzir a coagulao, assim como o fluxo turblento. Alm disso, a maior tendncia a coagulao (hipercoagulatividade), de causa gentica ou relacionada a uso de esteroides, pode levar a formao de trombos.

Fig 19. Qual a relao de viagens longas e tromboembolismo?

Pesses sanguinea e onctica A fora que o sangue faz sobre a parede dos vasos chamada de presso sangunea. Existe, assim, a tendncia de que lquidos saiam dos vasos para os tecidos, conforme essa presso. Entretanto, uma outra presso, oposta a sangunea, cria a tendncia de entrada de lquido nos vasos. a presso onctica, relacionada ao fenmeno da osmose, que ocorre por causa das concentraes de protenas no sangue. A resultante desse antagonismo determinar se ocorrer equilbrio entre a entrada e sada de lquido do vaso, ou distrbios, como edema e hipertenso.

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes

salabioquimica@gmail.com

Problemas renais podem levar a diminuio da excreo de sdio, aumentando a presso sangunea (hipertenso). Como dito, na hipertenso pulmonar, ocasionada por exemplo por embolia pulmonar, o aumento da presso sanguinea leva a edema pulmonar. Drenagem linftica Os tecidos recebem continuamente lquidos do sistema circulatrio. O excesso do liquido intertiscial deve ser captado e as estruturas que participam desse processo so os vasos linfticos. Assim, a drenagem linftica impede a formao de edemas, e prejuzos dessa drenagem levam a edema. Alm da drenagem, o sistema linftico conduz gorduras e clulas de defesa. O sistema linftico , assim como o sistema circulatrio sanguineo, importante de disseminao de cncer.

Figura 20.Presses oncoticas e sanguineas. Como a variao dessas presses podem ocasionar edema? Dietas carentes em protena podem determinar diminuio da albumina plasmtica, diminuindo, assim, a presso onctica. Ocorrer, por isso, um desbalano em que a sada de lquido dos vasos supera a entrada, causando edema. Essa uma das caractersticas da kwashiorkor (doena nutricional causada pela baixa ingesto calrica).

Prejuzos integridade renal podem levar a proteinria (protena na urina) podem tambm ter como conseqncia o edema.

Adultos do nematelminto Wucheria bancrofti podem se instalar nos vasos linfticos, levando a processos inflamatrios e, ainda, ao prejuzo da drenagem linftica. Conseqentemente, h formao de edema que, se no tratado, pode-se cronificar na forma elefantase, caracterizada por fibrosamentos e infeces secundrias.

Figura 21. Kwashiorkor :como a diminuio de albumina plasmtica pode explicar a ascite?

Figura 22 Drenagem linaftica.Quais so as importncias do sistema linftico?

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes

salabioquimica@gmail.com

so elementos esperados em uma prova de qumica, ainda mais em uma prova de Biologia e Qumica,como a do vestibular de Medicina UFMG. A presso sangunea e a comparao da circuitaria sangunea com a circuitaria eltrica (assim como os temas de qumica acima citados) podem, ainda, ocorrer no Exame Nacional do Ensino Mdio.

Video-Aula
Para completar seu treinamento, v at o blog da Sala BioQumica e assista a vdeo-aula de correo de questes da UFMG:

http://salabioquimica.blogspot.com.br/2012/01/corre cao-prova-medicina-questao-1.html

Figura 22. Elefantase. Explique por que se d o aumento do volume do membro inferior.

Sepse, Chagas, Esquistosomose, Malria e Amarelo Alem da filariose, outras parasitoses afetam o sistema circulatrio. O Plasmodium, agente etiolgico da malria, multiplica-se em hemcias, destruindo-as . O Trypanosoma cruzi, causador da doena de Chagas, infecta clulas cardacas, ocasionando desenervao do corao, prejuzo do marcapasso cardaco e insuficincia cardaca (cardiopatia chagsica) . Os adultos do nematelminto Schistosoma mansoni estabelecem-se no sistema porta heptico. Ocorre, na infeco, hipertenso portal, o que leva a hepatoesplenomegalia e edema abdominal (ascite ou barriga dgua). O amarelo causado pelos nematelmintos hematfagos Necator americanus e Ancylostoma duodenale. Essa hematofagia representa perda de sangue,tanto pela alimentao, como no escape para as fezes. Essa hemorragia ocasiona anemia, relacionada a caractersticas da doena, como a geofagia. A proliferao de bactrias no sangue chamada de sepse, que evolui para choque sptico. Concluses Problemas hemodinmicos podem ter diversas causas. Agresses fsicas podem causar hemorragias, como a ao espoliativa do Necator e Ancylostoma. Comportamentos insalubres (como dieta inadequada, sedentarismo e tabagismo) ,ou problemas genticos (como a hipercolesterolemia familial), esto relacionados com ateroesclerose, e essa com infarto e suas consequncias ( arritmia cardaca e choque cardiognico, por exemplo) . Wuchereia brancofti e Schistosoma mansoni causam edema, o primeiro por prejuzo da drenagem linftica e o segundo por causa da hipertenso portal ( e ambos por conta do processo inflamatrio). Assim, o tema Doenas Cardiovasculares permite dilogo com outros temas da biologia (como gentica, parasitologia e nutrio), o que pode ser tratado em uma prova aberta de biologia. O assunto tambm rico em possibilidades interdisciplinares. Gorduras saturadas versus insaturadas, gorduras trans, fosfolpides, colesterol e sinalizadores qumicos

salabioquimica.blogspot.com Prof Fabio Dias Magalhes

salabioquimica@gmail.com

You might also like