You are on page 1of 6

Resumo MPLS (MultiProtocol Label Switching)

Objetivo do MPLS: O IETF (Internet Engineering Task Force) em 1997, com o MPLS, tinha o objetivo de criar uma proposta de protocolo nica para os produtos (solues proprietrias) que utilizavam o processo da troca de rtulos, e que tinham a funo de roteamento apenas nas bordas da rede e o encaminhamento por comutao no ncleo da rede, de forma a promover a interconexo de redes rapidamente. O Rtulo MPLS: O MPLS define uma arquitetura e um conjunto de protocolos para encapsular o trfego IP em um novo cabealho de roteamento, conforme a figura 1:

Figura 1 cabelho MPLS

Na figura, o cabealho IP (IP Header), pertencente camada de rede ou camada 3, encapsulado pelo cabealho (ou rtulo) MPLS antes de ser encapsulado pela camada 2 (Layer 2 Header). Dessa maneira, o endereo IP fica escondido, e esconder o endereo IP faz com que a comutao seja mais eficiente, pois a anlise do endereo IP em cada n torna a rede muito lenta. A comutao baseada em rtulos a mais rpida porque no exige muito processamento, as tabelas de encaminhamento j esto programadas. O uso de rtulos j antigo. Eles so usados em Frame Relay (DLCI) e ATM (VPI/VCI). Um rtulo simplesmente um nmero, que identifica um fluxo de dados dentro de um enlace ou de um enlace lgico. O cabealho do MPLS tem comprimento fixo de 32 bits, que funciona como uma representao curta do cabealho dos pacotes IP. Os 32 bits do cabealho MPLS contm os seguintes campos: O campo Label (20 bits), que transporta o valor efetvo do rtulo. O campo CoS (Class of Service), com 3 bits, utilizado para classificar a prioridade dos pacotes at 8 (oito) nveis. O campo S (stack), com 1 bit, indica incio/fim de uma pilha de rtulos hierrquicos, pois pode-se ter uma sequncia de rtulos contguos entre o cabealho de camada 2 e camada 3. O fim a pilha, que o primeiro rtulo a ser atribudo, indicado pelo valor 1 desse bit. Em sumo, esse campo utilizado quando o pacote receber mais de um label. O campo TTL (time-to-live), com 8 bits, prov a mesma funcionalidade que o TTL do IP convencional, ou seja, a durao de vida permitida ao pacote trafegar na rede (255 saltos). Elementos Principais do MPLS Juntamente com o rtulo, relacionam-se os principais elementos da arquitetura MPLS:

LER (Label Edge Router): (roteador rotulador de borda) equipamento que atribui o primeiro rtulo no pacote a ser transmitido, com base no endereo de destino e na qualidade de servio requerida. E por situa-se na borda da rede, antes de entregar o pacote ao destino retira o rtulo MPLS. O LER tambm atribui uma FEC ao pacote, definindo o caminho virtual que este ir percorrer (LSP, Label Switched Paph).

Figura 2 Cenrio MPLS

LSR (Label Switching Router): (roteador de comutao de rtulo) equipamento que faz a troca de rtulos, ou seja, ao receber um pacote, cada LSR troca o rtulo existente por outro, passando o pacote para o prximo LSR e assim por diante at chegar no roteador de borda de sada. Faz parte do ncleo da rede e encaminha os pacotes de um LSR a outro at o destino, pelo caminho definido nas tabelas de encaminhamento. FEC (Forwarding Equivalence Class): (classe equivalente de encaminhamento) representa um servio ou conjunto de servios cuja qualidade igual ou equivalente. Servios com a mesma FEC percorrem o mesmo caminho na rede (LSP, Label Switched Paph). Em resumo, a FEC define o caminho que o pacote ir percorrer na rede (LSP, Label Switched Paph). A FEC representada por um rtulo e cada LSP associada a uma FEC. Ao receber um pacote, o roteador de entrada da rede MPLS (LER, Label Edge Router) verifica qual FEC ele pertence e o encaminha atravs da LSP correspondente. A associao do pacote a uma FEC acontece apenas uma vez, quando o pacote entra na rede MPLS (isso feito pelo LER). Isto proporciona grande flexibilidade e escalabilidade a este tipo de rede. A FEC pode ser determinada por um ou mais parmetros, especificados pelo gerente da rede. Alguns desses parmetros so: Endereo IP da fonte ou destino ou endereo IP da rede Nmero da porta da fonte ou destino ID do protocolo IP QoS

Figura 3 Processo de associao das FECS

LSP (Label Switched Path): o caminho virtual fim a fim que os pacotes de uma dada aplicao percorrem pela rede, comutando enlace a enlace pela troca de rtulos, quando alocados a uma FEC.

Figura 4 LSP (Label Switched Path), caminho virtual fim a fim

FIB (Forward Information Base) ou LFIB: (base de informaes de encaminhamento) base de dados dos equipamentos MPLS que contm a tabala de encaminhamento com os valores de rtulo/porta de entrada e a respectiva atribuio para rtulo/porta de sada. Essa tabela pode ser preenchida manualmente pelo administrador da rede quando o LSP criado, ou automaticamente, utilizando protocolos de sinalizao criados para o MPLS, como o RSVP-TE, o LDP e o CR-LDP. As FIBs so similares s

tabalas de roteamento dos roteadores IP, porm so otimizadas para pesquisa rpida de endereos de destino. LIB (Label Information Base): base de dados dos equipamentos MPLS contm a informao cruzada do tipo de rtulo a ser utilizado para se obter uma determinada qualidade de servio na rota. LDP (Label Distribution Protocol): (Protocolo de Distribuio de Rtulos) protocolo que distribui automaticamente os rtulos na rede, configurando as bases de dados (FIB e LIB) dos equipamentos MPLS. RSVP-TE (Resources reServation Protocol Traffic Engineering): protocolo de sinalizao utilizado para solicitar conexes MPLS (LSPs) e fazer a reserva dos recursos na rede. O RSVP-TE (Resource Reservation Protocol - Traffic Extension) baseado no RSVP, definido para a metodologia de QoS denominada servios integrados. O RSVP permite fazer reservas fim-fim para fluxos de trfego individuais, mas no possui recursos para distribuio de LABELS. No RSVP-TE as mensagens foram expandidas para suportar distribuio de LABELs e outros recursos previstos para um protocolo de sinalizao para o MPLS. O RSVP-TE tambm conhecido como RSVP estendido. CR-LDP (Constraint-based Routing Label Distribution Protocol): (Restrio baseada em protocolo de roteamento por Distribuio de rtulo) um protocolo alternativo ao RSVP-TE tambm para sinalizao e possui capacidade de estabelecer LSPs do tipo strict ou loose, em que as stricts so orientadas a conexo (com reserva de recursos) e as loose so no orientadas a conexo (sem reserva, pode haver perda de pacotes).

OBS.: Os protocolos de distribuio de LABELs que j foram definidos para o MPLS so os seguintes: Sem restries: LDP (LABEL Distribution Protocol) Com restries: CR-LDP (Constraint-Based Routed LABEL Distributed Protocol) RSVP-TE (Resource Reservation Protocol-Traffic Engineering) Os protocolos de distribuio de LABELs podem operar com ou sem restries. A diferena que no modo sem restries, no existe diferenciao entre rotas. Geralmente, a rota escolhida para FEC coincide com a rota de melhor custo determinada pelo protocolo de roteamento. No modo com restries, possvel solicitar uma FEC, mas impondo restries para o caminho (como s aceitar enlaces que ainda tenham uma certa quantidade de banda disponvel). DINMICA DO MPLS Na entrada da rede MPLS, um rtulo agregado a cada pacote IP pelo equipamento LER (Label Edge Router). Esse rtulo contm informaes sobre o prximo roteador MPLS (LSR, Label Swiching Router) pertencente ao caminho predefinido para o pacote, o LSP (Label Switched Path). Em todos os equipamentos LSRs subsequentes, o rtulo utilizado para as decises de encaminhamento. Quando o pacote chega em um LSR, ele o examina e o utiliza como um ndice na tabela de encaminhamento, a FIB. Com base nessa tabela, o rtulo redefinido e trocado (swapped) e o pacote propaga pelo caminho correspondente classe de servio (FEC, Forwarding Equivalence Class) a que foi atribudo. Assim que o pacote deixa a rede MPLS, o rtulo retirado e o pacote IP original recuperado (vide figura 2). No procedimento de estabelecimento de conexes descrito anteriormente, o roteamento realizado uma nica vez na entrada da rede (pelo LER) e o encaminhamento dos pacotes baseado nos rtulos e executado pelos LSRs, que so os roteadores do ncleo da rede. LER X LSR

Os roteadores de borda (LERs) requerem classificadores de pacotes de alto desempenho (roteamento gil), pois devem analisar todos os pacotes IP e atribu-los a uma classe de servio (FEC). J os roteadores de ncleo (LSRs) devem processar os pacotes em altas velocidades (encaminhamento rpido), pois fazem a troca de rtulos.

LDP e Engenharia de Trfego O LDP (protocolo de distribuio de rtulos) utiliza o algortmo Djsktra para calcular as mtricas e em seguida atribuir e distribuir os rtulos para os LSRs. Desta forma compem-se uma base de dados, a LIB (Label Information Base), que possui informaes sobre a topologia e estado dos enlaces. Para prover capacidade adicional de engenharia de trfego rede MPLS, utiliza-se o RSVP-TE (Resource reServation Protocol Traffic Engineering) e/ou o CR-LDP (Constraintbased Routing Label Distribution Protocol) com reserva de banda e de acordo com os parmetros especificados nas mensagens de sinalizao. O cmputo de uma LSP (caminho virtual fim a fim) com TE (Traffic Engineering) efetuado pelo algortmo de Djkstra modificado, designado por Constrained Shortest Path First (caminho restringido mais curto primeiro), e que contm atributos associados com o estado dos recursos da rede, como largura de banda total do enlace, largura de banda reservada no enlace, largura de banda mdia do enlace e outros. Cada LER, na borda da rede, determina o caminho fsico para o LSP, aplicando o CSPF na informao contida na base de dados do mdulo de engenharia de trfego denominado TED. Resumidamente, os principais atributos do MPLS so: MPLS a maneira mais efetiva de integrar IP e as redes ATM numa rede nica. MPLS reduz o processamento dos roteadores, melhorando a efecincia no encaminhamento dos pacotes. MPLS prov QoS s redes IP. O MPLS resolve o problema de escala do IP/ATM, em que os roteadores IP tm que ser interconectados com uma malha de conexes ATM (PVCs) e essas conexes so configuradas de forma manual pelo operador. No MPLS, as conexes so estabelecidas dinamicamente pelo RSVP ou CR-LDP. Alm disso, devido caracterstica de alocar usurios com os mesmo requisitos de QoS e com o mesmo destino, na mesma LSP, o nmero de conexes MPLS em geral reduzido, quando comparado ao ATM. Elimina overheads, pois no necessria a utilizao do ATM como camada 2. Facilita a operao e o projeto da rede (rede nica). Separa as funes de controle e de encaminhamento de trfego (arquitetura NGN). Opera sobre qualquer tecnologia de camada 2. Aceita qualquer protocolo de camada 3.

You might also like