You are on page 1of 3

Escola Secundria de Pinheiro e Rosa

DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS Subdepartamento Curricular de Filosofia, Psicologia e Sociologia

CURSOS: Cientfico-humansticos Ano letivo: 2011/2012

Filosofia 11 Ano

Tema: O conhecimento cientfico.

FICHA DE TRABALHO
A cincia est longe de ser um instrumento de conhecimento perfeito. apenas o melhor de que dispomos. A maneira de pensar cientfica a um tempo imaginativa e disciplinada. Isto fundamental para o seu xito. A cincia convida-nos a aceitar os factos, mesmo quando estes no se conformam com as nossas ideias preconcebidas. Aconselha-nos a pr hipteses alternativas e a ver qual se adapta melhor aos factos. Incita-nos a um equilbrio delicado entre a abertura a novas ideias, por muito herticas que sejam, e o exame mais rigoroso e mais ctico de tudo ideias novas e sabedoria estabelecida (). A cincia diferente de muitos outros empreendimentos humanos no, claro, no facto dos cientistas serem influenciados pela cultura onde foram criados, nem na circunstncia de umas vezes estarem certos e outras estarem errados (o que comum a toda a atividade humana), mas na sua paixo por construir hipteses que podem ser testadas, na sua busca de experincias definitivas que confirmem ou rejeitem ideias, no vigor do seu debate substantivo e na sua disponibilidade para abandonar ideias que se verificou serem incorretas. Mas, se no estivermos conscientes das nossas limitaes, se no procurarmos mais dados, se no nos dispusermos a efetuar experincias controladas, se no respeitarmos os indcios e as provas, a nossa busca da verdade ficar comprometida. () Os cientistas tm em geral o cuidado de caracterizar o estatuto de veracidade das suas tentativas para perceberem o mundo que vo de conjeturas e hipteses, altamente hesitantes, at s leis da natureza, que so repetida e sistematicamente confirmadas atravs de muitas interrogaes sobre a maneira como o mundo funciona. Mas nem sequer as leis da natureza so absolutamente certas. Pode haver novas circunstncias nunca antes examinadas no interior de buracos negros, por exemplo, ou dentro do eletro, ou ainda prximo da velocidade da luz onde mesmo as leis da natureza, de que tanto nos envaidecemos, caiam por terra e, por muito vlidas que possam ser em circunstncias vulgares, necessitem de correo. Os seres humanos podem ansiar por certezas absolutas e aspirar a elas; podem pretender, como fazem os adeptos de certas religies, t-las atingido. Mas a histria da cincia de longe a pretenso de conhecimento mais bem sucedida acessvel ao homem ensina-nos que o mximo que podemos esperar so melhoramentos sucessivos na nossa compreenso, na aprendizagem a partir dos nossos erros (), mas com a limitao de sabermos que a absoluta certeza nos escapar sempre.
Carl Sagan, Um mundo infestado de demnios, Ed. Gradiva, pp. 42,43 e 269.

Grupo I
A partir da anlise do texto, responda s seguintes questes: 1. Quais so as principais caractersticas do conhecimento cientfico referidas no texto? 2. Como se caracterizam as hipteses cientficas? 3. Em que consistem as leis da natureza? 4. Segundo o autor do texto: Nem sequer as leis da natureza so absolutamente certas. Explique porqu. 5. De que modo deve ser entendida a verdade na cincia?

Grupo II
1. A partir da anlise do cartoon, esclarea como que a cincia se distingue de outras formas de explicao (da religiosa, por exemplo).

2. Considere o texto apresentado e responda s questes seguintes. Os conceitos fsicos so criaes livres do esprito humano e no so, como se poderia crer, unicamente determinados pelo mundo exterior. No nosso esforo para compreender a realidade, a nossa posio lembra a de um homem que procura adivinhar o mecanismo de um relgio fechado. Esse homem v o mostrador e os ponteiros em movimento, ouve o tiquetaque, mas no dispe de meios que lhe permitam abrir a caixa. Se um homem engenhoso, pode representar a imagem de um mecanismo responsvel por tudo o que observa, mas no poder nunca ter a certeza de que o mecanismo que imagina seja o nico capaz de explicar as suas observaes. No poder nunca comparar a imagem que forma do mecanismo interno com a realidade desse mecanismo e nem sequer pode imaginar a possibilidade ou a significao de tal comparao. Mas o investigador cr que, medida que o seu conhecimento cresce, a sua representao da realidade se torna mais e mais simples

e explicativa de domnios cada vez mais extensos. Poder tambm acreditar na existncia de um limite ideal do conhecimento que o esprito humano pode alcanar. Poder chamar a esse limite ideal a verdade objetiva.
Albert Einstein e Leopold Infeld, A evoluo das ideias em Fsica, Ed. Livros Brasil.

2.1. Segundo os autores do texto, o que fazer cincia? 2.2. A atividade dos cientistas e e atividade dos filsofos tero algo em comum ou sero inteiramente diferentes? Porqu? 2.3. Qual a opinio dos autores do texto acerca da objetividade do conhecimento cientfico? Concorda? Porqu?

Bom trabalho!

A professora: Sara Raposo.

You might also like