You are on page 1of 5

TEORIA DO CONSUMIDOR

Lei da procura: as pessoas fazem menos aquilo que querem medida que o custo de o fazer aumenta. Curva de procura do mercado: as quantidades procuradas, para qualquer preo, so iguais soma das quantidades individuais procuradas a esse preo. Preo nominal: preo absoluto de um bem. Preo real: preo de um bem relativamente ao preo mdio de outros bens. Utilidade e combinao de bens Utilidade: representa a satisfao obtida com as actividades de consumo (o comportamento racional obedece portanto ao princpio de maximizao da utilidade). Utilidade marginal: utilidade adicional resultante do consumo de mais uma unidade de determinado bem. Lei da utilidade marginal decrescente: medida que o consumo de um bem aumenta, a utilidade marginal do mesmo tende a diminuir. Curva de indiferena: representao grfica de todas as combinaes possveis de 2 bens que proporcionam ao consumidor um determinado nvel de utilidade. Recta de restrio oramental: liga todas as combinaes de 2 bens que resultam num gasto idntico e representa as combinaes que so passveis de serem adquiridas com o oramento disponvel (so as que se situam esquerda da recta). Combinao ptima de bens: a que gera a maior utilidade de entre as que o oramento permite (situa-se no ponto de tangencia entre a recta de restrio oramental e a curva de indiferena o mais direita possvel). Regra da despesa racional: a despesa deve ser afectada aos bens de modo a que a utilidade marginal por euro seja a mesma para cada bem (s possvel quando os bens podem ser consumidos em quantidades fraccionadas, ou seja, so divisveis).

Elasticidade preo da procura Elasticidade preo da procura: medida da capacidade de resposta da quantidade procurada de um bem a alteraes no preo do mesmo.

Como a curva da procura tem declive negativo, a elasticidade preo da procura seria sempre negativa. Sendo assim, por convenincia, usam-se valores positivos. Procura perfeitamente elstica (epp = ) Procura elstica (epp > 1): o aumento do preo provoca a diminuio da receita total Elasticidade unitria (epp = 1) Procura rgida ou inelstica (epp < 1): o aumento do preo faz aumentar a receita total Procura perfeitamente rgida (epp = 0) Factores determinantes da elasticidade preo da procura: - Possibilidades de substituio do bem: mais substitutos, maior a elasticidade - Aplicaes do bem: mais aplicaes, maior a elasticidade - Peso no oramento: maior o peso no oramento, maior a elasticidade - Tempo: a elasticidade maior no longo prazo do que no curto prazo Quando a curva da procura uma recta, a despesa total mxima no ponto mdio da curva (ponto em que epp = 1). Outras elasticidades da procura Elasticidade rendimento da procura: medida da capacidade de resposta da quantidade procurada de um bem a alteraes no rendimento.

A elasticidade rendimento da procura pode ser positiva ou negativa, dependendo do bem em causa ser inferior (erp < 0), normal (erp > 0) ou de luxo (erp > 1). Elasticidade cruzada da procura: medida da capacidade de resposta da quantidade procurada de um bem a alteraes no preo de outro bem.

A elasticidade cruzada da procura pode tambm ser positiva ou negativa, dependendo dos bens serem sucedneos (ecp > 0) ou complementares (ecp < 0).

TEORIA DO PRODUTOR
Objectivo principal de uma empresa: maximizao do lucro (que representa a diferena entre a receita total da empresa e a soma de todos os custos da mesma). Funo de produo: exprime a relao entre o volume de produo e a quantidade e combinao dos factores de produo necessrios. Produes de trabalho intensivo: exigem um elevado nmero de trabalhadores e um reduzido volume de capital. Produes de capital intensivo: exigem volumosos capitais tcnicos e um reduzido nmero de trabalhadores. Custo fixo: no depende do volume de produo. Custo varivel: depende do volume de produo. Custo total = custos fixos + custos variveis Mercados Tipo de mercado Concorrncia perfeita Concorrncia monopolstica Oligoplio Monoplio Nmero empresas Muitas Vrias Poucas Uma de Entrada empresas Livre Livre Restrita Bloqueada de Caractersticas do produto Homogneo Diferenciado Controlo do preo Nenhum Muito Pouco

Diferenciado ou Bastante no diferenciado nico (no h Total alternativa)

Mercado de concorrncia perfeita: nenhum fornecedor tem influncia significativa sobre o preo de mercado (as empresas intervenientes so tomadoras de preo). Anlise a curto prazo Curto prazo: perodo de tempo em que alguns factores de produo so fixos (no caso de uma funo produo com dois factores, um deles fixo). Factores de produo fixos: a sua quantidade no altervel no curto prazo. Factores de produo variveis: a sua quantidade pode ser alterada no curto prazo. Para um factor de produo podemos calcular: - Produtividade mdia: quociente entre o produto total e a quantidade do factor. - Produtividade marginal: relao entre a variao da produo e aumento da quantidade do factor em causa (sendo que os restantes factores esto fixos).

( )

Ponto crtico de vendas: nvel de actividade de uma empresa para o qual os proveitos igualam os custos (o lucro nulo). Esse nvel de produo pode ser calculado atravs da equao seguinte (Qx quantidade produzida; Cf Custos fixos; Pvu Preo varivel unitrio; Cvu Custo varivel unitrio).

Lei dos rendimentos decrescentes: a partir de certo momento, quando os restantes factores de produo so fixos, aumentar a produo exigir cada vez maiores aumentos no factor varivel (ou seja, a partir desse ponto, a produtividade marginal do factor varivel decrescente). Maximizao do lucro (em concorrncia perfeita): a empresa deve expandir a sua produo at ao ponto em que o custo marginal iguala o preo de venda unitrio do produto (logo, a curva de oferta de uma empresa a sua curva de custo marginal). Estgios de produo (anlise a curto prazo): 1- Pmg > Pme (o produto cresce mais que o aumento do factor varivel) 2- Pmg < Pme (o produto cresce menos que o aumento do factor varivel) 3- Pmg < 0 (o produto decresce) Anlise a longo prazo Longo prazo: perodo de tempo em que todos os factores de produo so variveis (ou seja, no caso de uma funo produo com 2 factores, ambos so variveis). Isoquanta: representao grfica de todas as combinaes possveis de 2 factores de produo que permitem obter o mesmo nvel de produo (a cada isoquanta est associado um custo mnimo). Isocusto: representao grfica de todas as combinaes de 2 factores de produo que tm o mesmo custo. Taxa marginal de substituio tcnica (TMST): razo de substituio de um factor por outro, sem alterao do volume de produo (ou seja, ao longo de uma isoquanta). A TMST entre dois pontos da isoquanta o declive da recta que os une. ( ) Rendimentos de escala: propriedade que estabelece a relao entre a dimenso da unidade produtiva e a sua eficincia.

Rendimentos de escala crescentes: ocorrem quando uma variao proporcional de todos os factores gera uma variao superior (em proporo) da produo. Rendimentos de escala decrescentes: ocorrem quando uma variao proporcional de todos os factores gera uma variao inferior (em proporo) da produo. Economias/Deseconomias de escala: a eficincia aumenta/diminui em resultado de um aumento da dimenso da unidade de produo. Curva da oferta e elasticidade preo da oferta Determinantes da oferta (originam deslocaes da curva da oferta): - Tecnologia: actua sempre no sentido do aumento da produo ou da diminuio dos custos (aumento da oferta deslocamento da curva para a direita) - Preo dos factores produtivos - Nmero de fornecedores - Expectativas: nomeadamente em relao a futuras variaes do preo - Alterao nos preos de outros produtos Elasticidade preo da oferta: medida da resposta da quantidade oferecida de determinado bem ou servio a uma alterao no seu preo.

Como a curva da oferta tem declive positivo, a elasticidade preo da oferta um nmero positivo em qualquer ponto da curva. De forma anloga procura, a oferta pode ser elstica (epo > 1), rgida (epo < 1), perfeitamente elstica (epo = ) ou perfeitamente rgida (epo = 0). Determinantes da elasticidade preo da oferta: - Flexibilidade dos factores de produo: se a produo de um bem requer factores que tambm so teis na produo de outros bens, a sua elasticidade ser maior. - Mobilidade dos factores de produo: quanto mais facilmente puderem ser movidos os factores de produo de dado bem, maior ser a elasticidade da oferta deste. - Capacidade para produzir factores de produo substitutos. - Tempo: a longo prazo, a elasticidade preo da oferta ser superior.

You might also like