You are on page 1of 9

FICHA TRABALHO 4 DINMICA EXTERNA DA TERRA ROCHAS SEDIMENTARES

EB 2,3 Ruy Belo CINCIAS NATURAIS Turmas B, E e F | 8 Ano escolaridade | 9 pginas Prof. Maria Joo Serra | setembro 2011 | 3 Ciclo Ensino Bsico

| Ano letivo 2011/12

Relembrar Rochas Sedimentares


As rochas no so eternas. Embora paream resistentes e estveis, do ponto de vista geolgico elas so efmeras. As rochas, aps a sua formao, mais cedo ou mais tarde acabam por ser erodidas e substitudas por outras. So vrios os processos que levam alterao das massas rochosas e sua consequente eroso. As diferenas de temperatura, o efeito de crescimento das plantas, a gua corrente, a corroso provocada pelos gros de areia arrastados pelo vento, so alguns exemplos dos processos que conduzem alterao das rochas. As rochas sedimentares formam-se superfcie ou muito prximo desta e dispem-se em estratos. Os sedimentos originam rochas sedimentares, nas quais, frequentemente, se encontram fsseis. Ex. Areia, argila, arenitos, conglomerados e os calcrios. As rochas sedimentares raramente ultrapassam os 2 Km da espessura do globo terrestre, mas cobrem 80% da sua superfcie. Assim, a maioria das paisagens geolgicas que existem na Terra so paisagens sedimentares

GNESE DAS ROCHAS SEDIMENTARES

Etapas da formao de rochas sedimentares

Meteorizao
(gua, seres vivos, temperatura, vento)

Rochas
(magmticas, sedimentares e metamrficas

Rochas Sedimentares

Eroso

Diagnese

Transporte
(detritos e solues)

Sedimentos

Meteorizao - Conjunto de processos fsicos e qumicos que alteram as rochas quando sujeitas ao dos diferentes agentes de meteorizao (gua, vento, variaes de temperatura, seres vivos). Eroso a desagregao de rochas pr-existentes, realizada por agentes erosivos. o o Agentes erosivos: a gua da chuva, o mar, os rios, o gelo, o vento e os seres vivos. Agentes de transporte: vento, gua, gravidade, glaciares Transporte o movimento dos materiais (sedimentos) erodidos at aos locais de deposio. Sedimentao consiste na deposio dos materiais. Difere conforme o tipo de sedimentos e o agente de transporte. Os sedimentos so depositados numa bacia de sedimentao em camadas os estratos. Diagnese os sedimentos alteram-se por reaes qumicas e a ao da presso liga-os entre si, atravs de substncias designadas por cimento. A Diagnese compreende, entre outras etapas, a compactao e a cimentao. Durante a compactao, o aumento de presso, que provocado pelas camadas de sedimentos suprajacentes, leva reduo do espao entre as partculas e deslocao da gua intersticial.

TIPOS DE SEDIMENTOS
SEDIMENTOS DETRITICOS OU CLASTOS fragmentos de SEDIMENTOS DE ORIGEM SEDIMENTOS DE ORIGEM diemenses variadas, desde QUIMICA, resultam da BIOGNICA, so compostos,

particulas muito pequenas at precipitao de substncia que em regra, por restos de seres blocos de grandes dimenses, so transportadas e dissolvidas vivos, nomeadamente conchas. resultantes de rochas que na gua. afloram superficie.

CLASSIFICAO DAS ROCHAS SEDIMENTARES As rochas sedimentares podem ser classificadas de acordo com a origem dos sedimentos que as compem.

1. Rochas sedimentares detrticas - Formam-se por acumulao de partculas slidas de diferentes dimenses resultantes da alterao e desagregao de rochas pr-existentes. Podem ser classificadas em: Incoerentes se as partculas se encontram soltas. Ex. cascalho, areias, argilas. Coerentes se as partculas se encontram ligadas. Ex. conglomerados, arenitos, argilitos Argila bafejada cheira a barro, com a gua forma uma pasta moldvel; adere lngua; endurece quando submetida ao do calor. Caulino a argila branca. Areias As areias so rochas mveis e permeveis. Podem ser classificadas como grosseiras, mdias ou finas, de acordo com o tamanho dos seus gros, ou classificadas quanto composio, que varia de acordo com a rocha que lhe deu origem. Siliciosas,

Ferruginosas, Calcrias e Baslticas.

2. Rochas sedimentares de origem qumica quimiognicas - formam-se em ambiente aqutico e resultam da precipitao de sedimentos qumicos dissolvidos numa soluo aquosa. Ex. sal-gema, gesso, calcrio. Gesso e sal-gema (halite) formam-se por evaporao de guas salinas evaporitos Calcrios constitudos por um mineral que a calcite (carbonato de clcio); normalmente com cores claras mas tambm existem negros; riscam-se facilmente com o canivete; fazem efervescncia com os cidos.

Rochas sedimentares quimiognicas Forma-se por precipitao do carbonato de clcio (CaCo3), com formao do mineral calcite. Esta precipitao pode ocorrer pela Calcrio variao das condies qumicas das guas marinhas, nomeadamente o teor das guas em CO2. Os calcrios tm gro muito fino, aspeto compacto e homogneo.

Forma-se pela precipitao de sais de cloreto de sdio (NaCl), com formao do Sal-gema ou halite mineral halite. Esta precipitao ocorre pela evaporao de guas marinhas retidas em lagunas ou de guas salgadas de lagos de zonas ridas.

Forma-se por precipitao de sais de sulfato de clcio (CaSO4), com formao do mineral Gesso gesso. Esta precipitao ocorre pela evaporao de guas marinhas retidas em lagunas ou de guas salgadas de lagos de zonas ridas.

3. Rochas sedimentares de origem biognica - So constitudas por restos de seres vivos ou produtos resultantes da atividade desses organismos. Ex. calcrios conquferos, carves, petrleo Calcrios conquferos formam-se pela acumulao de conchas e esqueletos de animais marinhos. Carves resultam da acumulao e transformao dos restos de vegetais. Estes perdem elementos volteis (azoto, oxignio e hidrognio) e consequente enriquecimento em carbono. A quantidade de carbono est relacionada com a profundidade e consequentemente temperatura e presso a que o depsito foi sujeito. Petrleos e gs natural resultam da decomposio de organismos microscpios so materiais sedimentares biogenticos.

ROCHAS SEDIMENTARES BIOGNICAS O calcrio conqufero, forma-se a partir da cimentao de conchas que se acumulam em CALCRIO CONQUFERO guas pouco profundas, junto costa. Tem uma textura detrtica e um gro grosseiro, em que os fragmentos de conchas se reconhecem facilmente

um calcario que resulta da fixao de CALCRIO RECIFAL carbonato de calcio por seres vivos, nomeadamente corais.

Forma-se por decomposio anaerbia de CARVO detritis de plantas superiores, constituindo um importante combustivel fossil

O petrleo j foi considerado uma rocha sedimentar biognica, embora, atualmente, PETRLEO no seja classificado como tal. Forma-se a partir de matria orgnica de origem aqutica, em especial organismos microscpios

O que vou descobrir..Analisando

1. Completa a tabela com as designaes corretas das diferentes fases da gnese das rochas sedimentares.

2. Completa a legenda da imagem que se segue.

3. O grfico da figura seguinte representa a variao da composio mineralgica de um macio grantico ao longo do tempo. 3.1. Refere a composio mineralgica da rocha no incio da alterao.

3.2.

Refere o mineral menos resistente ao dos agentes erosivos.

3.3.

Refere o mineral que no sofre alterao ao longo de todo o processo. Justifica a tua resposta.

3.4.

Indica o(s) mineral(ais) que no fazia(m) parte do macio no incio do processo.

3.5.

Indica o(s) mineral(ais) que se encontra(m) neste local no final do processo.

3.6.

D uma explicao para o facto de terem aparecido os minerais de argila ao longo de todo o processo.

4. Observa, atentamente o esquema. 4.1. Refere a denominao atribuda aos fragmentos de:

a)

maiores dimenses;

b)

dimenso mdia;

c) menores dimenses;

4.2. Estabelece a correspondncia entre as rochas sedimentares no consolidadas da coluna I e as rochas sedimentares consolidadas que originam (coluna II).

Coluna I 1. Argila 2. Areia 3. Cascalho

Coluna II Conglomerado Argilito Arenito

4.3. Refere o nome da etapa pela qual as rochas no consolidadas tm de passar para se transformarem em rochas consolidadas.

5. Completa o mapa de conceitos que se segue, referente classificao das rochas sedimentares.

6. Observa as rochas sedimentares que se apresentam e responde s questes seguintes: 6.1. Classifica com a seguinte chave as rochas sedimentares das figuras 1 a 6. CHAVE: a) I - Rochas sedimentares detrticas. b) II - Rochas sedimentares quimiognicas. c) III - Rochas sedimentares biognicas.

6.2. Justifica a tua classificao na questo 14.1.a).

O que vou descobrir..Experimentando

1. 2.

Observa com ateno cada uma das amostras, vista desarmada e lupa, de que dispes no tabuleiro. Preenche o quadro 1 com as tuas observaes. TAMANHO DOS GROS OUTRAS OBSERVAES

COR

COERNCIA

ORIGEM

REAO AO HCL

CLASSIFICAO

AMOSTRA 1 AMOSTRA 2 AMOSTRA 3 AMOSTRA 4 AMOSTRA 5 AMOSTRA 6

You might also like