You are on page 1of 3

MEIO DE MONTAGEM: EUPARAL

Euparal uma montagem semi-sinttico usado em microscopia. ligeiramente amarelado. Flui bem e depois de alguns dias. Aps , torna-se muito difcil, mas no frgil, mantendo a elasticidade. Euparal tambm adere fortemente ao vidro. Tem um ndice de refraco de 1,5174. Em comparao com outras montagens, o euparal tem uma vantagem significativa: as amostras podem ser transferidos diretamente do lcool para o euparal. Outros meios de montagem, como blsamo do Canad, exigem que o espcime seja transferido para o xileno antes de ser incorporado. Euparal foi primeiramente descrita por G. Gilson em 1906, e apreciado pela sua facilidade de uso e estabilidade. Eu queria saber mais sobre este meio de montagem e realizei uma rpida pesquisa na web, apenas para descobrir que a informao escassa. Eu queria saber mais sobre a composio do Euparal, tambm por causa da segurana. Muitos meios no aquosos de montagem contm solventes orgnicos txicos, o que eu tento evitar. Depois de algum tempo encontrei a publicao original por G. Gilson [1], publicado em francs. Um artigo publicado no Journal of the Royal Society microscpico [2] resumidas partes desta originais publicao no Ingls.

DESCOBERTA/COMPOSIO DO EUPARAL
Gilson descobriu que sandarac (ou sandarach) uma resina adequada para montagem. obtido a partir Callitris quadrivalvis, uma rvore pertencente famlia do cedro. A resina foi previamente usada para fazer revestimentos de verniz e proteco para pinturas. lcool poderia dissolver o sandarac bem, mas o meio de montagem resultante no era adequado para o trabalho microscpico. Durante o processo do sandarac comeou a cristalizar. Gilson ento misturou com o sandarac camsal, uma mistura de salicilato de fenila (salol) e cnfora. O camsal impediu a formao de cristais e rachaduras, mas tinha a desvantagem em que no era um bom solvente. Camsal sozinho no era capaz de dissolver o suficiente a resina. Ele, ento, adiciona ou lcool ou isobutylic propylic para continuar a dissolver o sandarac. lcool especialmente isobutylic foi considerada adequada, como era comumente usado para desidratar as amostras microscpicas. Os espcimes podem ento ser transferidos directamente para o meio montagem, que continha o mesmo solvente. Enquanto este foi um passo na direo certa, o lcool adicionado mostrou algumas caractersticas indesejveis. Espcimes corados no podem ser montados com este meio, como o lcool dissolve muitos os corantes que so comumente usados em microscopia.

Eosina, safranina, verde de metila foram especialmente afetadas pelo lcool, tais eosina, safranina, verde de metil foram especialmente afetadas pelo lcool. Camsal sozinho no era suficiente dissolver a resina. Gilson, portanto, procurou substitutos para o lcool. Ele descobriu que uma combinao de eucalipto e paraldedo foi capaz de substituir o lcool, sem prejudicar o pigmentao. Assim, ele deu nome a mistura contendo sandarc, salol, eucaliptol e paraldedo: Euparal.

VANTAGENS DO EUPARAL
No final do artigo, Gilson escreveu lista de vrias vantagens do Euparal. Estas vantagens esto brevemente resumidas. Solvente-Primeiro, possvel transferir directamente as amostras que foram armazenados em lcool a 70% em Euparal para montagem permanente. No necessrio desidratar completamente o objeto, colocando-o em lcool absoluto. ndice de refrao-Euparal tem um ndice refraco relativamente baixo (1,481), que pode ser uma vantagem para observar certas estruturas. Outras publicaes consideram este ndice de refrao uma desvantagem. Colorao-pode ser de cor verde (Euparal vert ), adicionando um pouco de sal de cobre. Isto pode aumentar ainda mais o contraste de espcimes corados com hematoxilina. Propriedades qumicas-Euparal possui propriedades redutoras e, portanto, previne a oxidao de alguns corantes (como hematoxilina). Fluidez - Euparal possui boa fluidez. possvel diluir o meio com a Essncia Euparal. Ao contrrio de outros media de montagem no aquosos, Euparal no usa o xileno. Poupa algum trabalho, porque no nececessrio fazer a desidratao. Euparal cheira bem (mas no inalar, irritant e inflamvel!).

DESVANTAGENS DO EUPARAL
Estabilidade do corante corantes cidos sensveis no se mantem, quando incorporado em Euparal. Encolhimento - Euparal tem a tendncia a encolher um pouco. Isto pode introduzir bolhas de ar. Preocupaes com a sade - inflamvel e irritante. Contacto com os olhos e a pele deve ser evitada. Infelizmente, no posso dizer qualquer coisa sobre a capacidade de armazenamento a longo prazo de Euparal slides montados. Slides que foram montados em blsamo do Canad possuem capacidade de armazenamento quase ilimitado, provavelmente tambm porque a amostra completamente isento de gua. Pelo que pude descobrir, Euparal parece ser especialmente popular para a montagem de espcimes etimolgico (insetos, aranhas).

RISCO E SEGURANA
Euparal: R10: Inflamvel S24: Evitar o contacto com a pele S25: Evitar o contacto com os olhos

COMPOSIO DO EUPARAL
Sandarac: resina que se solidifica no ar. Originalmente usado como um verniz para mveis. Paraldedo: Conservante e solvente. Eucaliptol: Solvente de Euparal. parcela dominante de Eucalyptus globulus petrleo. Eucaliptol usado como inseticida. Salicilato de fenila (salol): substncia anti-sptica, foi introduzida em 1886 sob o nome Salol, um desinfetante. Cnfora: Uma substncia antimicrobiana, anteriormente usado para o embalsamamento. Obtidos a partir do evergreen rvore de cnfora laurel (Cinnamomum camphora). Camsal: Uma mistura (1:1) de cnfora e salicilato de fenila (salol).

You might also like