You are on page 1of 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

A Sociedade Thule (em alemo: Thule-Gesellschaft) foi uma sociedade secreta, racista e oculta que foi fundada em 17 de Agosto de 1918 por Rudolf von Sebottendorff em Munique. O nome Thule derivado da ilha mtica Thule.O seu nome original era "Studiengruppe fr germanisches Altertum" (Grupo de estudo para antiguidade germnica), mas em breve ela comeou a disseminar propaganda anti-republicana e anti-semtica.Foi um grupo precursor importante para a fundao do "Deutsche Arbeiter-Partei" (Partido Alemo dos Trabalhadores) que mais tarde se tornaria o NSDAP (Partido Nazista). Teve membros dos escales de topo do partido, incluindo Rudolf He, Alfred Rosenberg, inclusive Adolf Hitler que foi iniciado na Sociedade Thule por Rudolf He, enquanto estavam presos no forte de Landsberg.

O seu rgo de imprensa foi o "Mnchener Beobachter" (Observador de Munique) que mais tarde se tornaria o "Vlkischer Beobachter" (Observador do Povo), o jornal do NSDAP. A socidade Thule tambm conhecida por estar associada sociedade secreta Germanenorden.

O smbolo associado com o grupo Thule era uma adaga.

A sociedade Thule permanece hoje em funcionamento, dispondo mesmo de uma pgina oficial na Internet. Est sob observao do Ofcio Federal para a Proteo da Constituio da Alemanha por receio do fomento da ideologia Nazi ou Neo-Nazi.

Centro Mgico
Acreditava-se que Thule teria sido o centro mgico de uma civilizao desaparecida. Muitos ocultistas alemes acreditavam que nem todos os segredos de Thule haviam perecido. Criaturas intermedirias entre o Homem e outros seres inteligentes do alm colocariam disposio dos Iniciados, ou seja, os membros da Sociedade Thule uma srie de foras que podiam ser reunidas para tornar possvel que a Alemanha dominasse o mundo... Seus lderes seriam homens que sabem tudo, obtendo sua fora da prpria fonte de energia e guiados pelos Grandiosos do Mundo Antigo. Era sobre esses mitos que a doutrina ariana de Eckardt e Rosenberg se fundamentava e que esses profetas... instilaram na mente receptiva de Hitler. A

1 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

Sociedade de Thule logo se tornaria um instrumento na transformao da prpria natureza da realidade. Sob a influncia de Karl Haushofer, o grupo assumiu sua verdadeira caracterstica como uma sociedade de Iniciados em comunho com o Invisvel e se tornou o centro mgico do movimento nazista.

Haushofer era membro do Pavilho Luminoso, uma sociedade secreta budista no Japo, e da Sociedade Thule. Haushofer certamente veio a conhecer em 1905, e a verso que Ren Gunon apresentou em seu livro, Le Roi du Monde, aps o cataclismo de Gobi, os lordes e mestres desse grande centro de civilizao, os Oniscientes, os filhos das Inteligncias do Alm, levaram sua vasta morada para o assentamento subterrneo sob o Himalaia. Ali, no corao dessas cavernas, eles se dividiram em dois grupos, um que seguia o Caminho da Mo Direita, e outro que seguia o Caminho da Mo Esquerda. Os primeiros concentravam-se em Agartha, um local de meditao, uma cidade oculta de bondade, um templo de no-participao nos assuntos deste mundo. Os outros se dirigiram a Shamballah, uma cidade de violncia e poder, cujas foras comandam os elementos e as massas da humanidade e apressam a chegada da raa humana no momento decisivo do tempo.

Assim, foi mais como um iniciado da teocracia oriental que como um geopoltico que Haushofer supostamente proclamou a Hitler a necessidade de retornar s origens da raa humana na sia Central. Ele estava, portanto, defendendo a conquista nazista do Turquisto, Pamir, Gobi e Tibet para assegurar o acesso da Alemanha a esses centros ocultos de poder do Oriente.

Essa imagem sensacionalista da Sociedade Thule e de seus membros era bem real. Hitler teria comparecido secretamente a vrias reunies da Sociedade Thule. Seu fundador, Rudolf von Sebottendorff, certamente mantinha pelo interesse no oculto, um dirio detalhado de suas reunies regulares de 1918 a 1925 mantido por seu secretrio, Johannes Henng, menciona inmeras palestras sobre esses tpicos. Crescendo em importncia como um grupo ocultista por trs do Partido Nazista, a Sociedade Thule era politicamente poderosa em 1920 e iniciou suas atividades de forma completamente secreta em 1925. Durante seu apogeu, a Sociedade Thule era definida por sua ideologia nacionalista e anti-semita e um corpo de membros da classe mdia alta, e classe alta de Munique.

Em 1939 sai uma expedio da SS, liderada por Ernst Schfer, teria ido ao Tibet com o expresso propsito de estabelecer uma conexo de rdio entre o Terceiro Reich e os lamas, e estabelecer uma conexo e uma colnia na Alemanha de Monges Tibetanos ligados a Tradio Bn-Po.

2 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

Walter Johannes Stein (1891-1957), um judeu vienense que havia emigrado da Alemanha para a Gr-Bretanha em 1933, a quem falsamente atribuiu a mais fantstica histria de inspirao demonaca de Hitler. Antes do estabelecimento do Terceiro Reich, Stein ensinava na Escola Waldorf em Stuttgart, que era dirigida segundo os princpios antroposficos de Rudolf Steiner. Durante sua poca nessa escola, Stein escreveu um livro versado e curioso, Weltgeschichte im Lichte des Heiligen Gral (1928), que dava uma interpretao espiritual da histria e sua realizao crist baseada na lenda do Santo Graal. Em particular, Stein argumentou que romance do Graal de Wolfram von Eschenbach, Percival (cerca de 1200), baseava-se no cenrio histrico do sculo IX, e os personagens fabulosos do pico correspondiam a pessoas reais, que viveram durante o Imprio carolngio. Por exemplo, o Rei do Graal, Anfortas, foi apontado como Carlos, o Calvo, neto de Carlos Magno; Cundrie, a feiticeira e mensageira do Graal, seria Ricilda, a M; o prprio Percival foi considerado como sendo Luitward de Verceili, o chanceler da corte franca; e Klingsor, o mago maligno e dono do Castelo das Maravilhas, foi identificado como Landulf II Cpua, um homem de reputao sinistra devido ao seu pacto com os poderes pagos do Isl, na Siclia, ento ocupada pelos rabes. A batalha entre cavaleiros cristos e seus malignos adversrios foi compreendida como uma alegoria de sua duradoura luta pela posse da Lana Sagrada, a Lana de Longino que teria perfurado o dorso de Cristo durante a crucificao. Com base nesse possvel contato com Stein e o conhecimento de obra, Ravenscroft desenvolveu sua prpria histria oculta do nazismo, e a obsesso de Hitler com os mistrios do Graal e a Lana Longino.

Em A Lana do Destino, Ravenscroft descreveu como o jovem estudante Stein havia descoberto uma cpia gasta, de segunda mo. Percival, de Eschenbach, em uma livraria ocultista no velho bairro de Viena, em agosto de 1912. Esse volume continha muitos rabiscos manuscritos como comentrios do texto que interpretavam o pico do Graal como testes de iniciao em uma jornada de obteno de conscincia transcendental. Essa interpretao era apoiada por muitas citaes, na mesma letra, de religies orientais, de alquimia, de astrologia e de misticismo. Stein tambm notou que uma forte temtica de dio anti-semita e fanatismo racial pan-alemo impregnavam todo o comentrio. O nome escrito no lado de dentro da capa do livro indicava que seu dono anterior era um tal de Adolf Hitler.

Com a curiosidade a respeito desses rabiscos despertada, Stein supostamente voltou livraria e perguntou ao proprietrio se poderia lhe dizer qualquer coisa sobre esse Adolf Hitler. Ernst Pretzsche informou a Stein que o jovem Hitler era um estudante assduo do oculto e lhe deu seu endereo. Stein procurou por Hitler. Ao longo de seus freqentes encontros no final de 1912 e incio de 1913, Stein aprendeu que Hitler acreditava que a Lana de Longino concederia ao seu dono poder ilimitado para o bem ou para o mal. A sucesso de donos anteriores supostamente inclua Constantino, o Grande; Carlos Martel; Henrique, o Caador de Aves; Oto, o Grande, e os imperadores Hohenstauffen. Como propriedade da dinastia de Habsburg desde a dissoluo do Sacro Imprio Romano Germnico em 1806, a Lana

3 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

Sagrada agora estava exposta na Casa do Tesouro dos Hofburg, em Viena. Hitler estava determinado a adquirir a lana para garantir o sucesso de sua prpria tentativa de dominao mundial. Hitler acelerou seu desenvolvimento no ocultismo pelo uso de Peiote e da Chacrona, um alucingeno que Pretzsche lhe teria fornecido aps ter trabalhado no Mxico, at 1892, como assistente de um apotecrio, na colnia alem na Cidade do Mxico.

O conhecimento de Hitler sobre os romances do Graal e da Lana de Longino poderia ser facilmente atribudo ao seu ardente entusiasmo pelas peras de Richard Wagner (1813-83), a quem idolatrava como o maior intrprete do esprito popular germnico. O Graal e seus cavaleiros desempenhavam um papel central em Lohengrin (1850), que Hitler vira pela primeira vez aos doze anos em Linz e novamente mais dez vezes durante sua poca em Viena, entre 1907 e 1913. Parsifal (1882), o ltimo trabalho de Wagner e o nico a envolver a Lana, baseava-se na histria do Graal de Eschenbach, mas fundia o simbolismo cristo original com a mstica do sangue do mito racial ariano. Nessa pera, Parsifal (ou Percival) era o campeo casto dos homens arianos, o nico que poderia recuperar a lana sagrada, que penetrara o dorso de Cristo, e assim preservar o Graal, o talism da raa alem

Histria
Thule (do grego T????, Thoule) uma ilha ou regio identificada pelos gegrafos clssicos como a mais setentrional das terras conhecidas. Tambm so encontradas, em textos e mapas medievais e do incio da Idade Moderna, as grafias Thile, Tile, Tilla, Toolee e Tylen.

A Thule dos antigos


O primeiro a falar de Thule parece ter sido explorador grego Pteas (Pytheas), em Sobre o Oceano, obra escrita aps as viagens que teria feito ao norte entre 330 a.C. e 320 a.C., quando foi enviado pela colnia grega de Massalia (atual Marselha) para pesquisar a origem de produtos ali comercializados. A obra foi perdida, mas citada por gegrafos posteriores.

Polbio, em suas Histrias (140 a.C.), cita Pteas como tendo induzido muitas pessoas a erro ao dizer que atravessou toda a Gr-Bretanha a p e dar ilha a circunferncia de 40 mil estdios (8 mil km) e contar sobre Thule, "essas regies nas quais no h mais propriamente terra, mar ou ar, mas uma espcie de mistura dos trs com a consistncia de uma gua-viva na qual no se pode andar ou navegar".

Estrabo, na sua Geografia (30 d.C.), ao descrever o clculo da circunferncia da Terra por

4 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

Eratstenes, nota que Pteas disse que Thule, "a mais setentrional das Ilhas Britnicas" est a seis dias de navegao ao norte da Gr-Bretanha, perto do mar congelado, sobre o Crculo rtico. Mas tambm escreve que Pteas era um mentiroso e as pessoas que viram a Gr-Bretanha e a Irlanda no mencionam Thule, embora falem de outras ilhas, menores, perto da Gr-Bretanha.

Em 77 d.C., Plnio, o Velho, ao discutir as ilhas em torno da Gr-Bretanha, diz que a mais distante conhecida Thule, onde no h noites no meio do vero, nem dias no meio do inverno. Do paralelo mais setentrional, o "paralelo dos Citas", diz que passa pelos montes Rifeus e por Thule e que nessa latitude o dia dura seis meses e a noite outros seis meses.

Orosius (384-420 A.D) e o monge irlands Dicuil (final do sculo VIII e incio do IX), descreveram Thule como estando a noroeste da Irlanda e Gr-Bretanha, alm das Faros, o que parece sugerir a Islndia. O historiador Procopius, na primeira metade do sculo VI, disse que Thule era uma grande ilha do Norte habitada por 25 tribos, inclusive os Gautoi (provavelmente os godos, do sul da atual Sucia) e os Scrithiphini (provavelmente os saami, ou finlandeses) o que sugere a Escandinvia. Escreveu tambm que, quando os hrulos retornaram, eles atravessaram o Varni (povo germnico do atual Mecklenburg) e os Danes (dinamarqueses) e ento cruzaram o mar rumo a Thule, onde se estabeleceram ao lado dos godos.

Thule no ocultismo
No sculo XVIII, o astrnomo francs Jean-Sylvain Bailly, considerando tbuas astronmicas indianas que ele acreditava terem sido compiladas muito ao norte da ndia (paralelo 49), lendas zoroastristas segundo as quais os ancestrais dos iranianos vinham do plo norte e o mito grego dos hiperbreos, concebeu uma pr-histria segundo a qual a Atlntida situara-se no extremo norte quando o mundo era mais quente - no arquiplago noruegus de Spitzbergen ou, talvez, na Groenlndia ou em Nova Zemlya.

Ainda no se ouvira falar da fisso nuclear, dos processos de desintegrao radioativa que, sabe-se hoje, mantm quente o interior da Terra (e muito menos do processo de fuso do hidrognio que sustenta o calor do Sol). Os astrnomos pensavam que nosso planeta havia esfriado continuamente a partir da bola de lava que fora h no mais que algumas dezenas de milhares de anos. Segundo essa idia, o mundo devia ter sido bem mais quente h alguns milnios e, dentro de alguns mais, estaria completamente congelado.

5 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

Por isso, especulou Bailly, medida que o clima esfriou, os atlantes se mudaram para a Sibria, entre os rios Obi e Yenisei e depois para o Altai, no paralelo 49 (onde hoje se encontram as fronteiras da Rssia, China, Monglia e Cazaquisto), a partir do qual se espalharam para a ndia, a Prsia e a Europa. Segundo Bailly, " coisa muito notvel que o esclarecimento parea ter vindo do Norte, contra o preconceito comum que a terra foi esclarecida, como tambm povoada a partir do Sul..." Tenta ento mostrar que, de acordo com todas as lendas e a sabedoria antiga, "quando a humanidade comeou a se reconstituir depois do Dilvio de No, o mais puro fluxo de civilizao desceu do norte da sia para a ndia que hoje tem a evidncia de possuir o sistema astronmico mais antigo da Terra." Segue afirmando que, na maioria das antigas mitologias, parece existir a "memria racial" de uma "origem racial" no Norte distante e, subseqentemente, uma migrao gradual para o Sul.

Sociedade de Thule
Da concepo de Bailly, parece ter surgido a idia de uma origem remota da humanidade e da civilizao no Norte - ou, mais especificamente, da "raa branca" ou "ariana", identificada com "o mais puro fluxo de civilizao" -, visto que os indianos se consideravam descendentes dos "arianos", que alguns europeus identificavam como os povos proto-indo-europeus de cujo idioma hipottico descendiam a maioria das modernas lnguas indianas e europias.

Na Alemanha, uma certa Sociedade de Thule, fundada pelo ocultista maom Rudolf von Sebottendorff (pseudnimo de Adam Alfred Rudolf Glauer) em 18 de agosto de 1918 como seo local da "Ordem Teutnica Walvater do Santo Graal". Esta era, por sua vez, uma dissidncia da "Ordem Teutnica" (Germanenorden) criada em 1912 por ocultistas anti-semitas.

Era uma entre vrias organizaes e filosofias ocultistas nordicistas e racistas, depois chamadas genericamente de "ariosofias", que surgiram na Alemanha a partir de 1890, das quais as mais conhecidas foram o Arminismo de Guido "von" List (que acreditava em runas, reencarnao e pantesmo) e a Teozoologia de Jrg Lanz von Liebenfels, segundo o qual a "raa ariana" havia se originado de um desaparecido continente nrdico chamado Arctogia (Arktoga, no original), idia que tambm foi adotada por List. Segundo Joscelyn Godwin, Von Sebottendorff havia definido o objetivo da Germanenorden como criar uma comunidade espiritual chamada Halgadom, que abarcaria "todos os herdeiros da antiga Thule", da Espanha Rssia.

A a ordem Walvater ("Pai de Todos", um dos nomes de Wotan ou Odin), parece ter retomado a noo de uma Atlntida rtica, hiperbrea, como origem da raa ariana. Como Ren Gunon - que tambm via no extremo norte um smbolo de espiritualildade -, Von Sebottendorff era

6 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

admirador do sufismo e da astrologia.

A sociedade de Thule manteve relaes com Alfred Rosenberg, Rudolf Hess, Julius Streicher e Dietrich Eckart alguns dos principais idelogos do movimento nazista - ou pelo menos os hospedou. O jornalista Karl Harrer, que foi seu membro, tornou-se tambm um dos fundadores do partido nazista e seu presidente. Foi o dentista Friedrich Krohn, membro da Sociedade de Thule, que escolheu a sustica como smbolo do partido nazista.

Entretanto, Adolf Hitler, que entrou no partido nazista logo aps sua fundao, tomou a liderana a Harrer em 1920 e cortou os laos com a Sociedade de Thule. Em 1923, Von Sebottendorff foi expulso da Alemanha e a Sociedade que fundara foi dissolvida em 1925.

Em 1933, Von Sebottendorf retornou e escreveu um livro chamado Antes que Hitler Viesse (Bevor Hitler kam), no qual afirmava que sua Sociedade teria aberto o caminho para Hitler: "Foi aos membros da Sociedade de Thule que Hitler veio primeiro e foram eles os primeiros a se unir a Hitler".

Em maro de 1934 o livro foi proibido. O autor foi preso em um campo de concentrao e depois exilado na Turquia, onde se suicidou aps a derrota dos nazistas. A partir de 1935, com uma lei "anti-manica", os nazistas tambm puseram fora da lei todas as organizaes esotricas.

A suposta Thule do nazismo


A maior parte do que se diz sobre as idias dos nazistas histricos sobre Thule baseia-se em boatos. Alguns nazistas possivelmente acreditaram nelas ou em idias mais ou menos anlogas, mas nada indica que Adolf Hitler tivesse um interesse real no assunto, ou qualquer interesse no ocultismo alm do que pudesse servir como propaganda anti-semita. Permitia ao chefe da SS, Henrich Himmler devotar recursos no desprezveis a essa pesquisa, mas zombava de suas obsesses ocultistas e as continha sempre que suas idias neopags pudessem causar conflito com os militantes e simpatizantes do nazismo mais conservadores ou com as igrejas crists.

Ainda assim, essas especulaes tornaram-se um mito em si mesmas, principalmente depois da publicao de O Despertar dos Mgicos, de 1960. Segundo o livro, o general e idelogo

7 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

nazista Karl Haushofer teria acreditado que quando Thule (ou Hiperbrea) tornou-se inabitvel, os arianos migraram para o sul.

Um grupo foi para a Atlntida, onde se misturou com os lemurianos, que tambm haviam migrado para l. Os descendentes desses arianos impuros voltaram-se para a magia negra e a conquista.

O outro ramo passou pela Amrica do Norte e pelo norte da Eursia e fixou-se no atual deserto de Gobi, onde fundaram Agarthi. Segundo Jean-Claude Frre, que em 1974 publicou Nazisme et socits Secrtes, sobre o mesmo tema, a Sociedade de Thule identificava Agarthi com a Asgard da mitologia nrdica.

Depois de um cataclisma mundial, os arianos de Agarthi novamente dividiram-se em dois grupos. Um foi para o sul e fundou um centro secreto de saber sob o Himalaia, tambm chamado Agarthi, onde preservaram os ensinamentos da virtude e do vril. O outro grupo tentou retornar a Thule ou Hiperbrea, mas em vez disso fundou Shambhala, uma cidade de violncia, maldade e materialismo. Agarthi seria a detentora do caminho da mo direita e do vril positivo, enquanto Shambhala guardaria o caminho da mo esquerda e da energia negativa. Os nazistas teriam buscado ajuda em ambas essas civilizaes (para mais detalhes, veja Agartha).

Este cenrio parece basear-se em grande parte nas idias do nazista holands Herman Wirth (1885-1981), que de 1935 a 1937 dirigiu a "Sociedade de Estudos da Cincia Intelectual Primordial da Herana Ancestral Alem" (Studiengesellschaft fr Geistesurgeschichte Deutsches Ahnenerbe), grupo de estudos nazista sobre histria antiga, de cuja fundao tambm participaram Himmler e o ministro da Agricultura Richard Walther Darr.

Em A Origem da Humanidade (Der Aufgang der Menschheit, 1928), Wirth escreveu que uma terra desaparecida no rtico havia sido a ptria original da "raa nrdica-atlante" primordial e que, com seu congelamento, seu povo teria migrado para a Atlntida. Com o posterior afundamento dessa terra, seu povo teria emigrado para a Amrica do Norte e a Europa. Para mais detalhes, leia Atland, nome dado Atlntida no suposto manuscrito frsio medieval no qual se apoiavam as teses de Wirth.

8 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

Em 1937, o arquelogo alemo Edmund Kiss publicou o livro A Porta do Sol de Tiahuanaco e a Doutrina do Gelo Universal de Hrbiger, no qual escreveu que as runas de Tiahuanaco foram fundadas por habitantes de Thule h mais de 17 mil anos, conforme a especulao do engenheiro peruano Arthur Posnansky em 1911. Alm disso, Kiss relacionou essa tese com a doutrina de Hrbiger (leia mais em Cosmogonia Glacial). Himmler planejou enviar Kiss de volta a Tihuanaco com uma equipe de pesquisadores da Ahnenerbe, mas a expedio foi cancelada pela irrupo da II Guerra Mundial.

Gunon
Em o O Rei do Mundo (Le Roi du Monde, de 1927), o ocultista francs Ren Gunon expressou a crena na existncia literal de Thule como centro original da civilizao humana, representada como um "Eixo do Mundo", uma "montanha sagrada":

Quase toda tradio tem seu nome para essa montanha, tal como o Meru hindu, o Alborj persa e o Montsalvat da lenda ocidental do Graal. H tambm a montanha rabe Qaf e a grega Olimpo, que em muitos aspectos tem o mesmo significado. Consiste de uma regio que, como o Paraso Terrestre, tornou-se inacessvel humanidade ordinria e que est alm do alcance dos cataclismas que perturbam o mundo humano ao final de certos perodos cclicos. Essa regio o autntico "pas supremo" que, de acordo com certos textos vdicos e avsticos, estava originalmente situada no Plo Norte, at mesmo no sentido literal da palavra. Embora possa mudar sua localizao de acordo com as diferentes fases da histria humana, ele continua a ser polar em um sentido simblico porque essencialmente representa o eixo fixo em torno do qual tudo gira.

Segundo Gunon, os textos vdicos chamam o pas supremo de Paradesha, ou "Corao do Mundo". Seria a palavra da qual os caldeus formaram Pardes e os ocidentais, Paraso. H ainda outro nome, qe seria ainda mais antigo: Tula, chamada pelos gregos Thule. Comum a regies da Rssia Amrica Central, Tula representaria o estado primordial do qual o poder espiritual emanou.

Ainda segundo Gunon, a Tula mexicana deve sua origem aos Toltecas que vieram, segundo se diz, de Aztln, a "terra no meio da gua", que "evidentemente" a Atlntida. Trouxeram o nome de Tula de seu pas de origem e o eram a um centro que conseqentemente precisaria substituir, at certo ponto, o do continente perdido. Por outro lado, a Tula atlante precisa ser distinguida da Tula hiprborea e a ltima representa o centro primeiro e supremo.

9 / 10

A Sociedade Thule

Qui, 05 de Maro de 2009 20:46

preciso assinalar aqui que, na verdade, a lenda da origem em Aztln no do povo historicamente conhecido como tolteca e sim dos astecas, nome que lhes foi dado por historiadores precisamente em funo dessa lenda e os astecas fundaram sua cidade em 1325, muito depois da queda dos toltecas, cujo imprio foi destrudo por chichimecas no sculo XII. Aztln era representada pelos astecas como uma ilha dentro de um lago continental e eles datavam o incio de sua migrao de 1064 d.C.

A capital dos toltecas se chamou Tula, ou mais precisamente Tolln - "lugar das taboas", em nhuatl, com o sentido figurado de lugar onde as pessoas esto apinhadas como juncos. Mas os toltecas tambm no tinham a antiguidade que Gunon e Helena Blavatsky lhes atribua, iludidos pelas crenas dos astecas, que atribuam todas as construes anteriores a seu tempo aos mesmos "toltecas" (palavra que significa "construtor"). Sua civilizao surgiu no sculo X, muito depois de outras civiliaes mexicanas, como a dos olmecas e de Teotihuacn.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Thule http://www.cursosdemagia.com.br/cultosancestrais01.htm http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Thule

10 / 10

You might also like