You are on page 1of 4

INTRODUO

A ORIGEM DO SOL

A histria do Sol se inicia com o Big Bang, uma grande exploso que deu origem ao Universo, formando milhes de galxias e bilhes de corpos celestes. A Via Lctea (nossa galxia), cujo dimetro de 100 mil anos-luz, pertence com milhares de outras, a uma gigantesca nuvem achatada de galxias, de dimetro igual a cerca de 50 milhes de anos-luz. Uma galxia tpica contm bilhes de estrelas com as mais variadas idades, novas e velhas. O Sol uma estrela razoavelmente velha, que ainda no atingiu o estgio final de evoluo. Num primeiro estgio ocorreu constituio gravitacional de uma tremenda nuvem formada de partculas de hidrognio, e em algum momento houve liberao suficiente de calor para iniciar a fuso de ncleos de hidrognio e, assim a liberao de energia. Um ncleo de Trtio e um de Deutrio se juntam formando um ncleo de hlio liberando um neutron e certa quantidade de energia. A massa do hlio formada fica menor do que a massa dos ncleos que lhe deram origem, convertendo massa em energia no processo de fuso. Essa diminuio de massa compensa a contrao gravitacional. A energia liberada pelo Sol implica uma perda de massa diria de trilhes de toneladas. Parte pequena dessa energia atinge a Terra sob forma de radiao eletromagntica, especialmente luz visvel. Isso por causa da grande distncia que nos separa os dois corpos celestes e da pequenez da superfcie terrestre voltada na direo do astro. Essa pequena parcela, no entanto, representa 4 trilhes de megawatts-hora por dia, ou seja quase 30 mil vezes a quantidade total de energia produzida e consumida pelos engenhos domsticos, industriais ou agrcolas no mundo todo. Quase 60% dessa energia so novamente desenvolvidos dos ventos, tufes e tempestades. Algo mais de 40% chega superfcie do solo e dos oceanos. Essa parcela representa uma quantidade

de energia equivalente a cerca de 5 ou 6 milhes de vezes a que produzida pelas potentes usinas de Itaipu, no Rio Paran, uma das maiores instalaes hidreltricas do mundo. Caractersticas: TIPO DE ESTRELA: An amarela, tipo caracterstico da maioria das estrelas da Via Lctea. IDADE: Aproximadamente 4,6 bilhes de anos, podendo durar at 5 bilhes de anos antes de se tornar uma gigante vermelha que devido sua propriedade de temperatura elevada inviabilizar a vida na Terra. TEMPERATURA: Na coroa: 1 milho de graus Celsius. Na superfcie: aproximadamente 5500C No ncleo: 15 milhes de graus Celsius. TAMANHO: Possui raio de 700.000km, aproximadamente 110 vezes o tamanho da Terra. MASSA: 333.000 vezes maior que a da Terra, por essa razo a fora da gravidade bem maior, voc teria no sol um peso 28 vezes maior do que na Terra. COMPOSIO: Hidrognio ------------Hlio --------------------Oxignio ---------------Carbono ---------------Nitrognio -------------Non --------------------Ferro -------------------Silcio -------------------Magnsio --------------Enxofre ----------------Todos os restantes ----

92.1% 7.8% 0.061% 0.030% 0.0084% 0.0076% 0.0037% 0.0031% 0.0024% 0.0015% 0.0015%

DISTNCIA DA TERRA: Cerca de 150 milhes de quilmetros, a luz solar percorre essa distncia em 8 minutos. Isso quer dizer que a luz que estamos recebendo agora foi emitida oito minutos antes e que se o sol acabar demoraremos este mesmo tempo para tomar conhecimento. LOCALIZAO: Se colocarmos um referencial no centro da nossa galxia, a Via Lctea, o Sistema Solar estaria a 26 000 anos-luz.

PERODO DE ROTAO: Varia de aproximadamente 25 dias no equador a 36 dias nos plos. Na profundidade, abaixo da zona de conveo, parece ter uma rotao com um perodo de 27 dias.

Apenas um bilionsimo ( 10-12) da energia liberada pelo Sol efetivamente absorvida pela Terra. Constando a seguinte distribuio: 66,6% evaporam a gua dos oceanos e rios; 23,3% aquecem os solos; 10% aquecem o ar; produzindo ventos; 0,1% usado por plantas marinhas e terrestres na fotossntese; Parte dessa energia recuperada quando chove, transformando-se em energia eltrica nas usinas hidreltrica; Antigas plantas, hoje na forma de petrleo, gs e carvo, tambm constituem uma reserva de energia solar; Alimentos para o homem e animais; Tambm parte dessa energia pode ser utilizada na transformao de energia luminosa em energia eltrica ou energia trmica em energia elica e em seguida em energia eltrica.

A camada exterior visvel do Sol chamada fotosfera e tem uma temperatura de 6,000C. Esta camada tem um aspecto manchado devido s erupes turbulentas de energia superfcie. A energia solar criada na parte inferior da esfera, que d origem as reaes nucleares. A diferena em massa lanada como energia e conduzida superfcie do Sol, por um procedimento conhecido por conveco (circulao de fluido provocada por alteraes de temperatura), onde libertada em forma de luz e calor e leva 1 milho de anos para chegar a superfcie. A todo o momento mais de 700 milhes de toneladas de hidrognio so transformados em cinzas de hlio. No processo, so libertadas 5 milhes de toneladas de energia pura, assim, ao longo do tempo o Sol tende a ficar cada vez mais leve. A cromosfera est acima da fotosfera. A energia solar passa por esta parte no seu caminho para fora do centro do Sol. Irrompem chamas e fculas (nuvens de hidrognio luminosas e brilhantes que aparecem nas partes em que as manchas solares esto prestes a se formar). Chamas so filamentos brilhantes de gs incandescente que emergem das zonas das manchas solares. Manchas solares so depresses escuras na fotosfera com uma temperatura tpica de 4,000C. O ciclo solar tambm chamado de ciclo de Schwabe e tem durao aproximada de 11 anos. Neste perodo o Sol passa por momentos alternados de alta e baixa atividade eletromagntica, conhecidos por mnimos e mximos solares. Oficialmente, um novo ciclo comea sempre com o surgimento de uma mancha solar de polaridade oposta s do ciclo precedente. O surgimento dessa mancha ocorre nas latitudes elevadas, geralmente entre 25 e 30 graus. As manchas do ciclo que se finaliza normalmente se agrupam prximo ao equador. A coroa a parte de fora da atmosfera solar. a parte em que aparecem os detalhes, que so nuvens imensas de gs brilhante que emergem da cromosfera superior.

A zona exterior da coroa se estende muito pelo espao e consiste de partculas que se afastam lentamente do Sol. A coroa s pode ser vista durante um eclipse total do Sol.

No fim da sua vida, o Sol iniciar a fuso do hlio em elementos mais pesados e comear a inchar, crescendo tanto que engolir a Terra. Aps um bilho de anos como gigante vermelha, ir subitamente colapsar numa an branca (o produto final de uma estrela como a nossa). Poder ainda levar um trilho de anos at arrefecer completamente.

You might also like