You are on page 1of 14

A CONTRIBUIO DE PIERRE BOURDIEU PARA O ENSINO DE ARTE RESUMO

Como fundamentao terica para a anlise, so apresentados estudos relacionados teoria de Pierre Bourdieu, quanto s formulaes sobre a ideologia do dom e de que forma o ensino de arte pode refletir tal proposio. Concepes como o campo da arte, capital cultural, habitus cultivado, entre outras, oriundas dos estudos de Pierre Bourdieu, so utilizadas no decorrer da anlise. A anlise dos conceitos realiza-se buscando revelar algumas concepes que influenciam o ensino de arte e de que forma seus sentidos correspondem ideologia do dom, proposta por Bourdieu, objetivando demonstrar como certos conceitos, como os conceitos de criatividade artstica e talento para a arte foram construdos sob o paradoxo de uma pedagogia artstica que identifica a sensibilidade esttica, como formadora de um prazer esttico ntimo, emocional e subjetivo, e simultaneamente, como um produto cultural amplo, resultante de um processo de aprendizado. Palavras-chave:, Arte-Educao, Criatividade, Gnio, Ideologia do Dom, Bourdieu.

INTRODUO

O atual artigo tem como escopo analisar conceitos como o de criatividade, aptido para a arte e gosto esttico, a fim de elucidar, segundo a contribuio dos estudos propostos por Pierre Bourdieu, como so construdos os seus sentidos dentro de uma pedagogia

artstica focada no estudo de obras de arte, sua leitura e contextualizao, to constantes nas atuais metodologias e currculos do ensino da arte, em ambiente de educao formal escolar.

Para tanto, algumas questes foram levantadas, tais como: O ensino de arte, em ambiente escolarizado, permite o acesso aos bens culturais e a sua interpretao? O ensino de arte, atravs do estudo da Histria da Arte, permite, ao aluno, o conhecimento da arte atravs do domnio dos cdigos de decifrao esttica? Os cdigos de decifrao esttica so necessrios para desvelar os significados e sentidos presentes na obra de arte?

As questes levantadas permeiam a anlise apresentada e apontam para uma discusso que encontra a justificativa da sua relevncia na atual metodologia de ensino da arte, fundada no estudo da Histria da Arte e das referncias estticas relativas sua contextualizao e ao fazer artstico. Tal proposta consta nos Parmetros Curriculares Nacionais de Arte, nos diferentes ciclos. Tratando-se da educao atravs da arte, a questo que suscita o aporte terico de Bourdieu, reside em como construir, produzir, elaborar no indivduo essa peculiar espcie de aptido que reconhecida, a princpio como uma aptido emocional, a aptido de experimentar no contato com o objeto, com uma forma ou uma obra de arte, um tipo especial de emoo, chamado prazer esttico .

Tal prazer esttico foi identificado inicialmente como um prazer desinteressado, dentro de um modelo de contemplao, oriundo da esttica romntica do sculo XVIII, livre de referncias, resultante de uma concepo regida pelo postulado do inatismo/afetivista. Porm, na perspectiva de Bourdieu, tal prazer um produto cultural, identificado como uma aptido ou sensibilidade esttica, produzida atravs da convivncia e do estudo sistemtico de referncias estticas, no contato com a obra de arte, inicialmente no meio familiar e depois atravs do ensino escolarizado.

1. APTIDO E SENSIBILIDADE ESTTICAS

Esta aptido ou sensibilidade esttica para produzir ou decifrar, interpretar a obra de arte reconhecida como um dom, fruto de uma ideologia carismtica, identificada com a natureza criativa e inventiva dos indivduos reconhecidos como gnios, e que estabelece uma distino cultural entre queles capazes de reconhecer uma obra de arte como tal e queles que no reconhecem na obra de arte seno a leitura fenomnica, resultante de uma percepo funcionalista aplicvel aos objetos cotidianos. Tal aptido, reconhecida como um dom, naturalizada no contexto das relaes com a arte, de tal forma que mascare as diferenas culturais de acesso ao conhecimento artstico, transformando tais diferenas, em distines sociais, dentro de um mecanismo ideolgico de excluso social.

Tal problema consiste em, inicialmente, pensar sobre quais seriam os mecanismos que regem o campo da arte, e que refletem na opo de uma pedagogia voltada para a educao atravs da arte, que tende a estabelecer seus conceitos, como as concepes sobre a criatividade, segundo um modelo social de abordagem artstica, determinado por condies simblicas, tais como a posse do capital cultural e a naturalizao de um habitus cultivado, identificado com a ideologia do dom.

2. O CAMPO DA ARTE

Segundo Bourdieu, o campo da arte pode ser definido como um sistema ou espao estruturado de posies, que possui regras institudas que regem o acesso e o xito no campo e que determinam a posio ocupada por seus agentes, que lutam pela apropriao do capital cultural. O capital cultural pode ser conceituado como sendo mais um bem simblico (ritos e mitos), que um bem prtico, representativo de uma condio de classe (instncia de poder), e que definido pela posse de ttulos escolares/acadmicos, somada ao prestgio que eles conferem, assim como ao conhecimento dos cdigos de deciframento esttico, atravs do domnio, em graus diferentes, dos princpios que definem a maneira legtima de abordar a obra de arte. Nessa perspectiva, a expresso habitus, utilizada por Bourdieu (2001: 201), corresponde a um sistema de disposies inconscientes que constitui o produto da interiorizao das estruturas objetivas, consistindo num conjunto de esquemas implantados, primeiro atravs da educao familiar e depois, transformados pela ao escolar, constituindo o princpio de estruturao de todas as experincias ulteriores.

O sistema de bens simblicos para Bourdieu (2001, p.16), refere-se a bens representativos de uma categoria de distines simblicas que transmuta os bens em signos, as diferenas de fato em distines significantes, que devem o essencial de seu valor sua posio em uma estrutura social, definida como um sistema de posies e oposies.

3. A IDEOLOGIA DO DOM

A experincia esttica ocorre a partir de diferentes percepes que se estabelecem dentro de um determinado contexto e a partir das relaes que cada indivduo capaz de desenvolver em contato com a obra de arte. de fato uma experincia subjetiva, porm pode seguir um conjunto de instrumentos para a apropriao esttica. Tal observao nos sugere que existem graus de apreenso esttica, atravs dos quais se d a configurao da obra de arte no sentido de

uma interpretao mais plena, sob os moldes de um sistema de disposies a priori no revelado ao espectador comum.

Bourdieu estabelece uma relao entre a inteno que movimenta a apreciao da obra de arte e as normas de abordagem artstica institudas num determinado contexto histrico-social e que funcionam como um sistema de cdigos que rege o campo da arte e que caracteriza o sistema de bens simblicos. Tais cdigos s so acessveis a quem detm as categorias de percepo e de apreciao esttica.

Segundo Bourdieu (2001, p.271), sobre a apreciao esttica:

A apreenso e a apreciao da obra dependem tanto da inteno do espectador que, por sua vez, funo das normas convencionais que regem a relao com a obra de arte em uma dada situao histrica e social, como uma aptido do espectador em conformar-se a estas normas, vale dizer, de sua competncia artstica.

O sentido da competncia artstica para Bourdieu define-se como um conhecimento prvio dos princpios que regem a produo e a interpretao das obras de arte, que permite identificar, numa representao artstica, qualidades inerentes condio de objeto de arte, atravs do conhecimento das classificaes estilsticas pertencentes ao universo artstico.

Conforme Bourdieu, a maneira legtima de abordar uma obra de arte reflete os cnones de uma esttica pura, que se origina nas condies sociais de produo de uma preferncia ou um gosto, considerado como um signo de distino social.

As normas, que instituem a maneira legtima de abordar uma obra de arte, determinam que a competncia artstica seja identificada como uma aptido que se difere em graus de domnio. Sobre o fato Bourdieu e Darbel (2003, p.74) afirmam:

O grau de competncia artstica depende no s do grau de controle do sistema de classificao disponvel, mas ainda do grau de complexidade ou de requinte desse sistema; portanto, avalia-se atravs da aptido para operar um maior ou menor nmero de de divises sucessivas no universo das representaes e, por conseguinte, para determinar classes mais ou menos apuradas.

O grau de domnio dos cdigos estticos determina um conhecimento da obra de arte que permite ao observador uma identificao que reflete o contato sistemtico com referncias estticas.

Numa condio oposta, quando existe uma apreenso superficial da obra de arte, ela deixa de ser revelada ao espectador em sua integridade. O espectador tende a projetar na obra, quando desconhece o sistema de decifrao esttica, a experincia fundada na realidade fenomenal, oriunda da percepo cotidiana.

Sobre esse fato, Bourdieu e Darbel (2003, p.80) esclarecem:

Privados do conhecimento do estilo e da teoria dos tipos- nicos procedimentos capazes de corrigir, respectivamente, a decifrao do sentido fenomenal e do sentido do significado-,os sujeitos menos cultos esto condenados a apreender as obras de arte em sua pura materialidade fenomenal, ou seja, maneira de simples objetos de

mundo; e se eles se sentem to fortemente inclinados a procurar e exigir o realismo da representao porque, entre outras razes, desprovidos de categorias especficas de percepo, no podem aplicar s obras seno a cifra que lhes permite apreender os objetos de seu meio ambiente cotidiano como dotados de sentido.

A esttica comum entre as classes populares, mais desprovidas de capital cultural, segundo os critrios de conhecimento e acesso a fruio esttica, se caracteriza mais pela privao do conhecimento artstico, do que pela recusa, sendo extrada de uma percepo cotidiana, que formula o valor da obra segundo um cdigo familiar, utilizado para a percepo dos objetos cotidianos, constituindo aquilo que segundo Bourdieu (2001, p.287-288), a partir dos estudos de Panofsky (1979), observado como uma apreenso ingnua fundada na experincia existencial, isto , nas propriedades sensveis da obra ou na experincia emocional baseada nessas propriedades, estando fadadas a uma esttica funcionalista.

A experincia emocional com a obra de arte resultante de uma taxionomia cotidiana, esta classificao das coisas, esta organizao utilitria do mundo que nos so ensinadas de modo explcito ou implcito, atravs dos comportamentos sociais, dos hbitos e costumes, de toda a sugesto sutil, permanente e decisiva que molda e adeqa o indivduo (PORCHER, 1982, p. 39). 4. A CONCEPO DE ARTE PURA E SUA NEUTRALIZAO Bourdieu (2001, p.276-278) afirma que a neutralizao operada pela arte pura, interpretada dentro do processo de autonomizao do campo artstico, pode ser identificada atravs da busca de um olhar puramente esttico e voltado ao interesse puro da forma, que tende a criar um sistema uniforme de apreciao esttica, revestido de aparente universalidade, constituindo apenas um dos mecanismos de reproduo de um consenso cultural, institudo no interior das classes dominantes e que dispe as regras necessrias para a admisso de determinados autores e obras artsticas no panteo da cultura consagrada.

A concepo de uma arte pura, que institui uma neutralizao operada pelo olhar propriamente esttico, constitui um mecanismo de afirmao simblica, que determina arbitrariamente um modelo de apreenso esttica fundado na universalizao do gosto e na reivindicao do monoplio da competncia artstica, e que, segundo Bourdieu, tende a afirmar a autonomia e o distanciamento do campo artstico, transformando o sentido da criao e da arte, em categoria de distino social e cultural. Essa mesma fora que naturaliza a capacidade para utilizar um modelo de apreenso esttica, identifica-se com a ideologia do dom, promovendo o xito na criao e na interpretao das obras de arte, como resultante do atributo pessoal e no do acesso ao exerccio da aprendizagem esttica e ao convvio com bens culturais, mascarando as disposies sociais de excluso, que tendem a criar mecanismos de ordem e imobilismo social. Bourdieu (2001, p.280) desenvolve comentrios sobre a ideologia da percepo ou da interpretao criadora, constituda como uma representao carismtica que tende a atribuir vocao artstica, seja pela produo criadora ou pela aptido de entend-la e conhec-la, um mistrio consagrado a alguns eleitos. A instituio escolar, por uma relao de dependncia com a camada dominante, tende ao culto rotinizado do gnio, reproduzindo os ideais burgueses, que ampliam as diferenas econmicas, pela posse de bens simblicos, como a posse de obras de arte.

A concepo de arte e criao artstica caracteriza-se como um conceito social e, portanto, ideolgico, refletindo uma condio de arte, enquanto um valor cultural e simblico. A contemplao conduz fruio e ao prazer esttico, como categorias que reconhecem no objeto de arte, elementos ou signos sociais que identificam a funo da obra de arte, enquanto imagem esttica a ser decifrada, na recusa da gratuidade, no culto do trabalho ou na valorizao do instrutivo (BOURDIEU e DARBEL, 2003, p.74). Nesse contexto, a contemplao esttica torna-se um ato intelectual que pressupe a aprendizagem e a familiaridade com a obra de arte,

configurando-se como um prazer culto, que ao ser naturalizado no ambiente social como gosto ou aptido inata, esconde o arbitrrio da inculcao de um modelo determinado pelo sistema de distino social, configurando um habitus cultivado, como observa Bourdieu. Bourdieu pondera (2001, p.290) sobre as condies de acesso a obra de arte, supondo uma ruptura com a experincia inicial da obra, isto , como se ela fosse imediatamente dotada de sentido. O deciframento da obra de arte depende, segundo o autor, do [...] conjunto das aprendizagens insensveis que acompanham o convvio prolongado com as obras de arte, desenvolvendo, no espectador cultivado, uma noo de familiaridade tal que ignore o prprio trabalho de familiarizao, considerando como natural e espontnea a forma elaborada, que na verdade reflete as referncias de uma cultura erudita. A inteno esttica, capaz de reconhecer os objetos de arte como obras de arte, deriva de uma necessidade arbitrria que impe uma categoria de disposies normativas, reconhecidas como legtimas, dentro de um arbitrrio cultural, que so difundidas atravs da educao como um produto histrico que deve ser reproduzido. Nessa disseminao de um arbitrrio cultural, so camufladas as condies de inculcao. Sobre o fato, Bourdieu (2001, p.272) afirma:

Na medida em que produz uma cultura [o sentido de competncia] que no passa de interiorizao do arbitrrio cultural, a educao familiar ou escolar tem por efeito mascarar de modo cada vez mais acabado, atravs da inculcao do arbitrrio, o arbitrrio da inculcao, ou seja, o arbitrrio das significaes inculcadas e das condies de sua inculcao. Na medida que os valores estticos so reconhecidos e naturalizados dentro de uma percepo cultivada, identificada como um dom, o processo de inculcao desses valores entendido como uma familiaridade que, por si , nega ou mascara o processo de aprendizado e de acesso um patrimnio cultural, que, como um bem simblico, confere uma atribuio e nega esse estado de condio social, numa dupla verdade, instaurada dentro dos cnones de uma cultura dominante.

No contexto das relaes simblicas, a percepo do observador identificada com graus e categorias de interpretao socialmente institudas e que determinam o que arte e como deve ser apreciada. Porm a experincia com o objeto de arte configura uma busca particular, identificada com uma interpretao subjetiva e que transcende aos modelos de percepo esttica pura estabelecidos. Segundo Bourdieu (2001, p. 269), sobre a percepo do objeto de arte: A observao estabelece que os produtos da atividade humana socialmente designados como obras de arte [por sua exposio em museus, alm de muitos outros signos de consagrao] podem tornarse objeto de percepes consideradas muito diferentes, desde uma percepo propriamente esttica considerada socialmente adequada sua significao especfica, at uma percepo que no difere tanto por sua lgica como por suas modalidades daquela aplicada na vida cotidiana aos objetos cotidianos. A percepo propriamente esttica da obra de arte se impe como qualidade distinta, consistindo numa capacidade de reconhecer esteticamente o que arte e como tal, deve ser percebida, distinguindo nos objetos de arte o seu sentido esttico, atravs de uma percepo que os diferencia dos objetos comuns, distinta daquela percepo aplicada aos objetos cotidianos. Tal percepo guiada por um sentido esttico socialmente institudo e reconhecido, no campo da arte, que identifica a obra de arte como um bem simblico. Conforme Bourdieu e Darbel (2003, p.71): A obra de arte considerada enquanto bem simblico no existe como tal a no ser para quem detenha os meios de apropriar-se dela, ou seja, de decifr-la. O grau de competncia artstica de um agente avaliado pelo grau de seu controle relativo ao conjunto dos instrumentos da apropriao da obra de arte, disponveis em determinado momento do tempo, ou seja, os esquemas de interpretao que so a condio da apropriao do capital artstico, ou, em outros termos, a condio da decifrao das obras de arte oferecidas determinada sociedade, em determinado momento do tempo [...].

5. O OBJETO DE ARTE O objeto de arte possui qualidades inerentes que transcendem ao contexto? Ou ele, passa a gozar do atributo de ser objeto de arte, quando visualizado dentro de um contexto, que lhe confere tal atribuio? Esse contexto, o universo da arte, institui regras e predisposies que delimitam o campo da arte, definindo as categorias da interpretao esttica.

Segundo Bourdieu (2001, p.270), a identificao do objeto de arte, como tal, depende da percepo esttica do observador, de tal forma que: [...] a classe dos objetos de arte seria definida pelo fato de que existe uma percepo guiada por uma inteno propriamente esttica, ou seja, percepo de uma forma muito mais que de sua funo. [...] Quer dizer que a linha de demarcao entre o mundo dos objetos tcnicos e o mundo dos objetos estticos depende da inteno do produtor desses objetos? Na verdade, esta inteno constitui ela prpria o produto das normas e das convenes sociais que concorrem para definir a fronteira sempre inserta e historicamente mutvel entre os simples objetos tcnicos e os objetos de arte. A citao feita anteriormente tem por objetivo discutir de que forma se d a percepo do objeto de arte, que o difere dos objetos comuns, da vivncia cotidiana. E como a percepo esttica se diferencia da percepo cotidiana, fenomenal, aplicada aos objetos cotidianos. Com esse fato, pode-se concluir que o objeto de arte possui propriedades estticas identificadas com o contexto em que est inserido, suscitando do espectador o domnio necessrio dos cdigos de percepo esttica para que reconhea a obra de arte, como tal, e compreenda as relaes que esta estabelece no meio esttico. O domnio de referncias estticas suscita uma anlise relacionada esfera das relaes pedaggicas, pois o conhecimento em arte habilita o aluno obteno de maior xito nas aulas de arte.

6. O ENSINO DE ARTE

Com o fato, cabe refletir de que maneira o aluno tem de fato acesso ao conhecimento em arte, de forma que o habilite a construo do seu prprio conhecimento esttico, possibilitando desvendar os cdigos que so estabelecidos e que determinam o conhecimento e a interpretao de uma obra de arte. Sobre esse fato, Bourdieu e Darbel (2003, p. 9-10) discutem: A ao escolar, bastante desigual - porque atua sobre indivduos previamente dotados, pela ao familiar, com distintos nveis de competncia artstica -, envolve jovens j iniciados nesse domnio cultural. A escola, ao inculcar disposies duradouras prtica culta, auxiliando decisivamente na transmisso do cdigo das obras da cultura erudita, transforma as desigualdades diante da cultura em desigualdades de sucesso. A Escola, dentro da perspectiva da ideologia do dom, naturaliza, um modelo de indivduo culto e um padro de xito escolar, que na verdade reflete uma condio social que dispe um maior ou menor acesso aos meios de apropriao e utilizao da cultura erudita, ao capital cultural.

Bourdieu (2001, p.241) afirma ser o sistema de ensino uma poderosa instituio legitimadora dos privilgios sociais, sob uma aparente neutralidade. Sobre o fato, verifica: [...] o sistema de ensino tende a transformar os privilgios sociais em privilgios naturais, e no de nascimento: a inteligncia, o talento ou o dom so ttulos de nobreza da sociedade burguesa que a Escola consagra e legitima ao dissimular o fato de que as hierarquias escolares que ela produz por uma ao de inculcao e de seleo aparentemente neutra, reproduzem as hierarquias sociais no duplo sentido do termo. O ensino de arte, objetivando o acesso aos bens culturais e criao em arte no exclui do prprio sistema o fator gerador das diferenas

de xito, seja na produo artstica como na interpretao das obras de arte, naturalizando o dom e a vocao como atributos pessoais. De fato, comum nas aulas de arte se escutar comentrios referentes aos alunos talentosos ou queles que no tm de fato dom para as atividades artsticas. Isto demonstra como as concepes sobre poder criador e dom para arte so construdas, refletindo um imaginrio social, que tende a reproduzir atravs das distines de xito, a condio de classe e de acesso aos bens culturais legitimados. O conhecimento artstico, nesse contexto, marcado como condio de cultura, enquanto um bem simblico que confere e determina um ethos , numa propriedade de percepo cultivada. CONSIDERAES FINAIS Este artigo teve por objetivo analisar alguns conceitos relacionados com a teoria de Pierre Bourdieu, segundo a ideologia do dom, que podem contribuir para a anlise do ensino de arte, quanto ao convvio com referncias estticas presentes na obras de arte, assim como em relao criao artstica. Foi verificado que tal relao existe de fato e se estabelece no ensino de arte. A criatividade artstica entendida como um dom, porm tambm apresentada como uma capacidade potencial, que pode ser desenvolvida atravs da interferncia do aprendizado, principalmente atravs da arte. Foi apresentado que o conhecimento esttico, segundo Bourdieu, habilita o indivduo a reconhecer na obra de arte suas caractersticas estticas, sendo, o mesmo, identificado como dotado de um dom para arte. Constatou-se que essa capacidade de domnio dos cdigos de deciframento esttico , na verdade, uma competncia cultivada atravs do contato com obras de arte e do aprendizado de referncias estticas. Porm quando esse suposto dom analisado, quanto ideologia do dom, segundo os fundamentos tericos de Pierre Bourdieu, v-se que ele se naturaliza de tal forma a no se identificar a origem do seu aprendizado, manifestando-se como natural ou inato, mascarando as condies de acesso cultura e aos bens culturais, identificando a capacidade criativa como atributo natural, como um dom natural e diferenciado para a criao em arte. possvel concluir que a percepo esttica, segundo os estudos

apresentados, um processo cultivado que depende principalmente da ao escolar. Criar e ser criativo depende fundamentalmente do desenvolvimento e do estmulo, de maneira a possibilitar a estruturao de um conhecimento que habilite o aluno a reconhecer na arte suas propriedades estticas, e a produzir sua prpria representao artstica, nas mais diferentes linguagens, dentro do contexto das relaes educacionais, estticas e cotidianas com a arte. Conhecer o universo da arte possibilita reconhecer em si mesmo o potencial criador, atravs do seu desenvolvimento. A educao atravs da arte constitui um importante meio para o desenvolvimento da criatividade e do cultivo do conhecimento esttico, atravs do conhecimento da produo artstica consagrada e da elaborao de uma expresso esttica pessoal. Referncias bibliogrficas BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. 5. ed. So Paulo: Perspectiva, 2001. ______ . A Escola conservadora: as desigualdades frente escola e cultura. In NOGUEIRA, Maria Alice ; CATANI, Afrnio (Org.). Escritos de educao. 2. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

_____ . O poder simblico. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu pblico. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: Zouk, 2003. PANOFSKY, Erwin. Significado das artes visuais. So Paulo: Perspectiva,1979. PAREYSON, Luigi. Os problemas da esttica. So Paulo: Martins Fontes, 1984. PORCHER, Louis (Org.). Educao Artstica: luxo ou necessidade? 5. ed. So Paulo: Summus, 198

You might also like