You are on page 1of 17

MAPEAMENTO SOCIAL NO POVOADO PINDOBA PAO DO LUMIAR - MA: GESTO TERRITORIAL E CAPACITAO COMUNITRIA CONTRA OS PROCESSOS DE URBANIZAO PREDATRIA

A DA ILHA DE SO LUS Luiz Fernando do Rosrio Linhares1 Paulo Csar Corra Linhares2

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar linhas iniciais da pesquisa que tem se desenvolvido no Povoado Pindoba, localizado no municpio de Pao do Lumiar-MA. Realizadas por pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia (PNCSA), as atividades na Pindoba tem como objetivo o mapeamento scio-espacial do povoado a partir da percepo dos prprios moradores, numa perspectiva de uso de tais mapas como instrumento de luta pelo territrio em conflito com um modelo de urbanizao aqui tido como predatrio. Alm do prprio mapeamento, o projeto tem como objetivo a realizao de cursos de formao no intuito de fortalecer as experincias concretas de vida e os saberes prticos e tradicionais da comunidade, to caros preservao da biodiversidade.

Palavras-chave
Urbanizao, Mapeamento Social, Pindoba, Biodiversidade

Abstract
This article aims to present a brief view of the research that has been developed in Pindoba Village, located in Pao do Lumiar, Maranho State. Conducted by researchers at Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia(PNCSA), activities in Pindoba aims to map socially and spatially the village from the perception of the residents themselves, with the intent to use such maps as a tool to fight for territory in conflict with a model of urbanization, here seen as predatory. Besides the mapping, the project aim to carry out training courses in order to strengthen the concrete life experiences and practical and traditional knowledge of the community, such important to the preservation of the biodiversity.

Keywords
Urbanization, Social Mapping, Pindoba, Biodiversity

Mestre em Polticas Pblicas pela Universidade Federal do Maranho (MPP/UFMA) e integrante do Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia. 2 Graduando em Direito pela Universidade Federal do Maranho, membro do Ncleo de Assessoria Jurdica Popular NAJUP Negro Cosme, do Ncleo de Estudos em Direitos Humanos da Universidade Federal do Maranho e do Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia.

Introduo

Este trabalho faz parte do Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia PNCSA e, no mbito deste, integra a pesquisa de Mapeamento Social Como Instrumento de Gesto Territorial Contra o Desmatamento e a Devastao: Processo de Capacitao de Povos e Comunidades Tradicionais Ncleo Maranho. No caso em tela, trata-se de levantamentos socioespaciais que sero realizados com ampla participao da comunidade Pindoba em seus diversos segmentos sociais: pescadores, agricultores, horticultores, feirantes, lderes comunitrios, esportistas, religiosos, culturalistas, dentre outros, a fim de que afirmem seus processos de territorializao e construo de tradicionalidades. A Pindoba um pequeno e tradicional povoado encravado na ilha de So Lus, pertencente ao municpio de Pao do Lumiar. Pela proximidade que apresenta em relao capital do estado, So Lus, o Povoado Pindoba rene feies urbanas e rurais num mesmo territrio. Ao mesmo tempo em que apresenta atividades tipicamente rurais, tais como a pesca, agricultura, pequena pecuria e extrativismo vegetal, tambm absorve uma demanda habitacional relacionada expanso urbana da capital. A recente conformao urbanstica da Ilha de So Lus, atrelada, de um lado ao aumento populacional e de outro, grande especulao imobiliria, tem trazido como conseqncia um elevado nmero de conflitos de carter fundirio. Percebe-se que h uma enorme concentrao de investimentos imobilirios pelo mercado hegemnico nas glebas litorneas, enquanto grande parte da cidade se constri de maneira informal e precria. Assim, os problemas da segregao espacial, da degradao do meio ambiente, da crise habitacional e do acesso informal moradia e cidade tm se mostrado presentes na realidade maranhense. Neste sentido, conflitos entre comunidades tradicionais e construtoras, administradoras imobilirias, ou empresas do ramo da construo civil eclodem a cada momento. No momento, a comunidade Pindoba encontra-se sob a ameaa de especuladores que segundo moradores dali, j subtraram uma rea destinada a agricultura e est colocando vrios agricultores e horticultores sob nova ameaa de perda das terras em que cultivam. Falase que as terras do povoado esto includas na chamada zonas de interesse especial, segundo o Plano de habitao do Municpio de Pao do Lumiar, no mbito do qual para esta rea estaria prevista a construo de 2500 casas.

A pesquisa, portanto, se agrega luta da prpria comunidade buscando registrar fatos da histria, cultura, economia e vida social para que a comunidade possa uslos como objeto de reconhecimento da prpria existncia enquanto grupo social que habita, trabalha e tira o seu sustento do territrio cujo domnio reivindica, por reconhecer-se como o nico grupo social com direitos sobre tal.

Os processos de urbanizao na Ilha de So Lus e a periferizao nos municpios de Pao do Lumiar, Raposa e So Jos de Ribamar

A Ilha de So Lus se localiza ao norte do Estado do Maranho com rea de 1.410,015 km3. Alm da capital do Estado, So Lus, abriga tambm os municpios de So Jos de Ribamar, Raposa e Pao do Lumiar. Mesmo cientes das limitaes que este trabalho possui, uma vez que no nos ser possvel, em to breves linhas, analisar amide os inmeros fatores que atuaram e atuam no processo de urbanizao vivenciado na Ilha de So Lus, impende ressalt-lo enquanto um fenmeno complexo, que resulta da articulao de fatores atuantes em diversas escalas (locais, nacionais e globais). 4 Neste sentido, as questes enfrentadas na urbanizao de So Lus devem ser tidas como integrantes de problemas socioeconmicos e polticos amplos, que fazem parte de como a cidade capitalista produz e reproduz desigualdades sociais no espao. De tal modo nos pondera Joo Batista Pacheco:

A orientao espacial da urbanizao e dos incrementos demogrficos em So Lus decorre de um processo histrico que reflete um comportamento econmico e poltico ocorrido no contexto espacial do Estado, do Pas e do Mundo, cujo entendimento retroage aos primrdios da colonizao e se prolongam at a fase contempornea. Na verdade, so implicncias temporo-espaciais que decorrem de formas diversificadas de apropriao do territrio brasileiro, especialmente entre o sul e o norte, pois o espao em que a cidade de So Lus se assentou no pode ser dissociado de sua historicidade e das relaes geopolticas do Brasil com o mundo e 5 com seu prprio territrio, ao receber influncias econmicas, culturais e polticas .
3

IBGE, rea Territorial Oficial, Resoluo n 5 de 10 de outubro de 2002. Acessado em 26 de fevereiro de 2008. 4 Assim, interessante conhecer a categoria cunhada pelo Socilogo portugus Boaventura de Sousa Santos como ecologia da transescala, a qual consistiria na possibilidade de articular anlises de escalas locais, nacionais e globais em projetos de pesquisa. Tal enfoque romperia com aquilo que o socilogo denomina de monocultura da escala dominante, qual toma por hegemnico o global e universal, tendo o particular e o local como invisvel, desprezvel. Cf. SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crtica e reinventar a emancipao social. So Paulo: Boitempo, 2007. p. 30 - 36. 5 PACHECO apud DINIZ, Juarez Soares. As condies e contradies no espao urbano de So Lus (MA): traos perifricos. in Cincias Humanas em Revista So Lus, v. 5, n.1, julho 2007. p. 168.

Tomando a periodizao elencada por Diniz como referncia, percebemos algumas datas relevantes deste processo de urbanizao vivenciado na Ilha de So Lus.6 Aps a fase do povoamento inicial, tido com a fundao da cidade de So Lus pelos franceses em 1612 e, sua conquista por portugueses em 1615, partimos para perodo compreendido entre o sculo XVIII e o sculo XIX, em que se pode afirmar que ocorreu a incluso do Maranho na diviso internacional do trabalho.7 Em tal perodo se instalou na cidade de So Lus um comrcio de produtos importados que vinham diretamente de Portugal para satisfazer as elites locais no que dizia respeito ao consumo de artigos de luxo. Deste perodo data a construo de inmeros casares que hoje compem o centro histrico da capital. Tal datao tambm coincide com a criao da pombalina Companhia Geral do Gro-Par e Maranho, em 1755, que, de certa forma, dinamizou as atividades produtivos da regio e mobilizou o comrcio citadino em torno da exportao de produtos cultivados, tais arroz e algodo.8

A etapa de insero na diviso internacional do trabalho tem como fator marcante a interveno da metrpole no processo produtivo local, via a Companhia de Comrcio do Gro-Par e Maranho. Esta companhia mercantil organiza a produo do algodo em moldes semelhantes da cana-de-acar nordestina no binmio grande propriedade e trabalho escravo. As principais atividades econmicas deste perodo so o arroz, o algodo e o couro, mas, sobretudo o algodo. o perodo em que o Maranho se consolida como grande fornecedor desta principal matria-prima da Revoluo Industrial Inglesa, e tambm qualificado como o perodo ureo da provncia. Mas, de acordo com Furtado (1976), esta fase de euforia foi passageira e decorreu de condies externas geopolticas e econmicas favorveis ao Maranho, a exemplo do conflito entre a Inglaterra e a Frana, da Independncia Americana e da crise interna da produo do acar, dentre outros. Ele classifica o perodo de falsa euforia porque, to logo se normalize as condies externas que deram origem insero do Maranho no mercado de algodo, como o fim do bloqueio continental de Napoleo e a derrota da Frana em 1815 para a Inglaterra, o Maranho torna-se um fornecedor marginal desta matria-prima. Tal condio perpassar todo o sculo XIX, voltando o Estado em momentos pontuais a exportar o algodo em grande quantidade, como aconteceu durante a Guerra Civil Americana na segunda metade do sculo XIX. tambm nesta fase que a provncia se torna grande produtora de acar. 9

6 7

DINIZ, Juarez Soares. Op. cit. p. 168 - 171. MESQUITA, Benjamin Alvino de. Desenvolvimento econmico recente do Maranho: uma anlise do crescimento do PIB e perspectivas. So Lus: IMESC, 2008. p. 19. 8 Ao se mencionar em tal periodizao a Companhia Geral de Comrcio do Gro-Par e Maranho no se est a coadunar com aquilo que o antroplogo Alfredo Wagner Berno de Almeida denominou de ideologia da decadncia. Aqui interessa-nos perceber como tal fato se mostrou favorvel formao do ambiente urbano em So Lus. Para compreender as crticas empreendidas pelo prof. citado, Cf. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Ideologia da decadncia: leitura antropolgica a uma histria da agricultura no Maranho. Rio de Janeiro: Casa 8/FUA, 2008. 9 MESQUITA, Benjamin Alvino de. Op. Cit. p.20.

Ao tratar do desenvolvimento econmico recente do Estado do Maranho, Mesquita menciona um perodo de involuo econmica que se inicia com a libertao dos escravos e vai at os anos 50.
10

Em tal poca, a libertao dos escravos deu origem a

mudanas nas formas de organizao da produo que se realizavam no Maranho (que representou, em geral, o abandono do modelo do plantation escravocrata) e teve reflexo na organizao do espao urbano. Interessante, neste sentido, trazer a lume as reflexes construdas por Luiz Linhares, acerca das relaes que as comunidades formadas por negros livres da regio da baixada ocidental maranhense formaram com as ocupaes de bairros tradicionais da capital:

Era interessante a relao que se estabelecera entre os camponeses negros e a ilha de So Lus. Aqueles que traziam a produo primria de boa qualidade e com preos baixos, que esta precisava para alimentar uma popular pobre e sempre crescente. Em So Lus os camponeses encontravam os produtos industrializados que no produziam, as escolas que seus filhos no tinham acesso no interior de Alcntara e terrenos perifricos em abundncia para se estabelecerem. 11

E segue suas reflexes adiante:


As feiras originrias desse processo de distribuio da produo camponesa tiveram as suas denominaes complementadas com os nomes dos bairros onde foram estabelecidas: Liberdade, Praia Grande, Joo Paulo, Macaba, Bairro de Ftima (antigo bairro do cavaco). (...) Pode-se constatar quando se anda ou habita esses bairros, onde esto localizadas as feiras, que a maioria dos que residem neles negra ou com ancestrais negros. Da mesma forma, pergunta-se: no teria uma boa parte desses moradores desembarcado naqueles pequenos portos mencionados antes? 12

Em tal perodo que engloba desde o final do sculo XIX at meados do sculo XX tambm se assistiu em So Lus a um surto industrial que teve como foco a criao de indstrias txteis e as que produziam derivados do coco babau. Os casares localizados no centro histrico passaram, assim, por modificaes para atender s novas demandas e a cidade passou a ter bairros ocupados em grande maioria por operrios de tais fbricas. Vila Passos, Vila Bessa e Belira so exemplos de bairros que passaram a atender a demanda fabril. Ademais, ainda com base nos marcos temporais elencados por Diniz, destaca-se a implementao dos Grandes Projetos no Maranho nas dcadas de 1970 e 1980, que foram marcadas a nvel econmico basicamente pela instalao de grandes capitais industriais como a ALUMAR, consrcio firmando entre as empresas Billiton Metais S/A e
10 11

MESQUITA, Benjamin Alvino de. Idem. LINHARES, Luiz Fernando do Rosrio. Terra de Preto, terra de santssima: da desagregao dos engenhos formao do campesinato e suas novas frentes de luta. MPP/UFMA, 1999. (Dissertao de Mestrado). p. 115 12 Idem. p. 118

Alcoa do Brasil S/A, a Companhia Vale do Rio Doce CVRD e a CELMAR (Celulose do Maranho)13. Tal processo teve como conseqncia a duplicao da populao da capital e trouxe consigo uma srie de problemas decorrentes da ocupao irregular do espao urbano.

Entre 1980/90 So Lus foi o maior centro de atrao dos fluxos migratrios interurbanos (84,92% de migrantes urbanos), caracterizando-se como uma rea de concentrao dos mais elevados estoques de migrantes, cuja taxa de urbanizao apresenta uma porcentagem de populao de mais de 50% sobre o total do Estado atingindo densidade demogrfica de 600 hab/km 14

Atualmente, no incio do sculo XXI, pode-se dizer que So Lus vive um perodo de urbanizao sem industrializao que tem se alastrado para os municpios contguos capital e integrantes da Ilha So Lus, quais sejam: Pao do Lumiar, Raposa e So Jos de Ribamar. Tal fato se deve combinao de fatores de repulso no campo (fragilizao da agricultura familiar de subsistncia, concentrao de terras, mecanizao da monocultura exportadora, baixos salrios...) e presena de um setor tercirio heterogneo na cidade que atua como atrativo.15 Fazendo-se uma comparao entre os dados obtidos pelo IBGE nos Censos Demogrficos de 2000 e 2010 nos municpios de So Lus e Pao do Lumiar, pode-se perceber como ocorreu este processo:

Cidade So Lus So Lus Pao do Lumiar Pao do Lumiar

Censo 2000 2010 2000

Populao Total 870.020 1.014.837 76.188

Populao Urbana 837.584 958.522 -

Populao Rural 32.444 56.315 -

2010

104.881

78.749

26.132

FONTE: CENSOS DEMOGRFICOS IBGE

A partir da tabela acima, tem-se a apresentao em nmeros daquilo que aqui se exps: entre os anos de 2000 e 2010, enquanto So Lus apresentou um crescimento demogrfico de aproximadamente 14%, Pao do Lumiar apresentou um crescimento

13 14

DINIZ, Juarez Soares. Op. cit. p. 169. Idem. p.170. 15 Idem.

demogrfico de aproximadamente 27%, revelando, assim, a direo que segue o fluxo de urbanizao da Ilha de So Lus. Deve-se salientar que no nos to relevante analisar, com base em tais nmeros, se houve um aumento ou diminuio da populao urbana e rural de So Lus e Pao do Lumiar pelo fato de que a expanso urbana que se deflagra na Ilha acaba ocupando reas que margeiam as cidades e so, por vezes, consideradas rurais nos censos demogrficos do IBGE. Alm dos elementos j elencados relacionados ao aumento populacional urbano (xodo rural x atrao urbana), a recente conformao urbanstica da Ilha de So Lus tambm se atrela a fatores de mercado, os quais exercem fundamental influncia sobre o modo como tem sido ocupado o solo. Ao transformar o solo urbano em mercadoria, o setor imobilirio passa a atuar conforme as leis de oferta e procura e, assim, supervaloriza reas que possuem infraestrutura pblica e so localizadas prximas a centros comerciais, locais de trabalho, escolas e hospitais.16 Neste sentido, reas de alto padro tem sido construdas para que as classes mdias e altas habitem em locais com boa infra-estrutura e complexos comerciais vastos, uma vez que se dispem a pagar os valores determinados pelo mercado. Parque Shalon, Cohajap, Recanto dos Vinhais, Renascena I e II so exemplos de tais reas. Percebe-se, ademais, que h uma enorme concentrao de investimentos imobilirios pelo mercado hegemnico nas glebas litorneas, enquanto grande parte da cidade se constri de maneira informal e precria. A estratgia diz respeito construo de ilhas de modernidade cercadas por gigantes reas de no-cidade.17 Em verdade, o crescimento informal das cidades muitas vezes funcional prtica poltica que abunda no pas. Neste sentido, Ermnia Maricato pondera:
Os legislativos mantm com esse universo uma relao muito funcional, j que as anistias peridicas visando a regularizao de imveis so alimento fecundo da relao clientelista. A ilegalidade , portanto, funcional para as relaes polticas arcaicas, para um mercado imobilirio restrito e especulativo, para a aplicao arbitrria da lei, de acordo com a relao de favor. 18

Ora, imprescindvel que se evidencie como a expanso urbana em direo aos demais municpios da Ilha de So Lus representa um processo de periferizao da Ilha de
16 17

DINIZ. Op. Cit. p.172. Cf. ARANTES, Otlia; MARICATO, Ermnia; VAINER, Carlos. A cidade do Pensamento nico: desmanchando consensos. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. 18 Idem. Op. Cit. p. 123.

So Lus e reflete a pauperizao desse contingente populacional que tem passado a viver nas cidades. Uma vez que estes trabalhadores se dedicam, em suma, a trabalhos do setor tercirio informal (devido sua baixa qualificao) e vivem em vulnerveis condies materiais, a ocupao de reas informais se d como imperativo de uma estrutura excludente que combina atuao do mercado imobilirio com a ausncia de polticas pblicas.19 Nesta senda, os problemas da segregao espacial, da degradao do meio ambiente, da crise habitacional e do acesso informal moradia e cidade tm se mostrado presentes na realidade maranhense. Os problemas da cidade e cidadania no podem ser concebidos de forma isolada, de modo que no possvel que se fale em cidadania sem que ocorra efetiva democratizao das cidades. No entanto, a situao de pobreza material em que vivem os indivduos, e a conseqente fragilizao dos direitos sociais, se configura como um bice a esta plena realizao20. Ao contrrio do que se argumenta comumente, o crescimento voraz das cidades no fruto de uma falta de instrumentos normativos concernentes organizao urbanstica. Em geral, estes instrumentos existem, mas so marcados por uma lgica tecnocrtica que no capaz de responder aos anseios de moradia popular e democratizao das cidades. Como bem assinala Maricato: Quando a preocupao social surge no texto, o plano no mais cumprido. Ele se transforma no plano-discurso, no plano que esconde ao invs de mostrar. 21 Assim, a despeito da existncia de instrumentos normativos tais quais o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor do Municpio e a Lei de Zoneamentos, a ordem jurdicourbanstica no tem sido capaz de responder a contento aos problemas acima elencados. A periferizao enquanto problema estrutural e complexo da urbanizao apresenta-se, portanto, em relao ntima com a dinmica das relaes de trabalho nas sociedades capitalistas, com a influncia do mercado imobilirio sobre os investimentos pblicos e com a aplicao (ou no) da lei pelo Estado. As ocupaes de reas distantes e sem infra-estrutura, tal como tem acontecido nos municpios contguos a So Lus so, assim, reveladoras das contradies que envolvem a ocupao do solo urbano nas cidades brasileiras.
19 20

ARANTES, Otlia; MARICATO, Ermnia; VAINER, Carlos. Op.Cit. p.152. CF. SANTOS JNIOR, Orlando Alves dos. Democracia e Cidadania. Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/textos/orlando_jr_dem_cidadania.pdf > Acesso em: 01/02/2011 21 ARANTES, Otlia; MARICATO, Ermnia; VAINER, Carlos. A cidade do Pensamento nico: desmanchando consensos. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. p. 138.

O Povoado rural Pindoba e os conflitos com a urbanizao predatria

A comunidade Pindoba um pequeno e tradicional povoado encravado na ilha de So Lus, pertencente ao municpio de Pao do Lumiar. Localizada na face oriental da Ilha de So Lus, a Pindoba limitada geograficamente pelos seguintes pontos: a norte pelo Porto Grande; a oeste pelo Rio Pacincia; a sul pelo Povoado Toari; e a leste pela comunidade Iguaba. Saindo de So Lus, o acesso comunidade pode ser feito de duas maneiras: uma delas partindo do Bairro Forquilha em que se passa pela MA-202 e pelo povoado Maioba at desembocar na MA-204, que via de acesso Pindoba; outra delas partindo do Bairro Araagy, por onde se pode chegar diretamente MA-204 e, ento Pindoba. Desde o primeiro momento que pensamos na pesquisa sobre o Povoado Pindoba, sentimos a necessidade de nos provermos de material cartogrfico necessrio como indicativo da situao geogrfica, a sua situao relacional com outras comunidades, e ainda, com os principais centros urbanos da regio metropolitana de So Lus do Maranho: as cidades de So Lus, So Jos de Ribamar, Pao do Lumiar e Raposa. So Lus sempre funcionou como a grande capital da Ilha, os demais municpios formaram at mais ou menos 30 anos atrs, a grande rea rural da capital, fornecendo-lhe, principalmente, pescados, hortalias e frutos de poca. Os vendedores de frutas e verduras oriundos dos diversos povoados rurais da ilha eram chamados de maiobeiros pelos citadinos. Uma referncia que homogeneizava as suas origens, como se todos fossem moradores do Povoado Maioba, contudo, pertenciam a vrios povoados rurais distintos, tanto geogrfica, como socialmente. A populao da comunidade Pindoba concentra-se nas atividades do setor primrio e tercirio, sendo composta de agricultores22, horticultores, pescadores, funcionrios pblicos, comerciantes, profissionais autnomos e outros. Atualmente a Pindoba possui aproximadamente 4.000 mil habitantes.23
22

Neste texto usamos dos termos agricultores e olericultores para designar categorias diferentes de trabalhadores rurais no mbito da agricultura familiar. Acionamos o termo agricultores para dirigir-nos queles moradores que se dedicam ao cultivo de culturas de subsistncia tradicionais: milho, arroz, mandioca e outras culturas cujo plantio e desenvolvimento permeiam as principais culturas do modelo de produo usado por estes. De olericultores chamamos os moradores que se dedicam ao cultivo de culturas olercolas como: couve, couveflor, pepino, pimento, pimenta de cheiro, cheiro-verde, cebolinha, coentro tapuio, outras. Os olericultores podem plantar diretamente no solo ou em canteiros suspensos em jiraus. Os plantios so, geralmente, irrigados e utilizam adubos orgnicos e qumicos, e ainda agrotxicos dirigidos ao combate de doenas, insetos e ervas daninhas. 23 Dados obtidos com a Secretaria Municipal de Sade de Pao do Lumiar, 2007.

Interessante notar que o grande nmero de negros foi marca distintiva da Pindoba no contexto das comunidades da parte oriental da Ilha de So Lus (hoje no municpio de Pao do Lumiar), vez que as comunidades vizinhas (Iguaba, Moj, Maioba, Mocajituba) costumavam se referir aos pindobeiros como africanos, conforme nos contou em entrevista a professora local e lder comunitria Maria da Conceio de Almeida Ferreira, conhecida como Concita. Com a crescente urbanizao destes municpios vrios rios foram assoreados, ou mesmo extintos, ou simplesmente transformados em canais de transporte dos dejetos domsticos oriundos de aglomerados urbanos e um crescente nmeros de conjuntos residenciais ou condomnios construdos; reas de mangues foram exauridas e aterradas; matas nativas completamente desmatadas e, ultimamente, a especulao imobiliria est avanando rumo s reas de ocupao antiga com o fito de expropriar os seus proprietrios para construo condomnios, conjuntos residenciais, loteamentos comerciais, outras destinaes prprias do setor imobilirio (construo civil). Pela presena de tais prticas nocivas biodiversidade local, que aqui se caracteriza tais processos de urbanizao como predatrios. Neste contexto, destaca-se o assoreamento dos rios da Bacia do Pacincia, que est diretamente ligado construo dos conjuntos habitacionais que absorveram parte desse fluxo de urbanizao intermunicipal. A construo de bairros como Maiobo (Pao do Lumiar), Cidade Operria (So Lus) e Jardim So Cristvo (So Lus) so evidentes nesse sentido. A Pindoba apresenta em suas terras o rio Pindoba que faz parte dessa bacia hidrogrfica e atualmente est em claro processo de assoreamento. Ainda assim, as atividades de pesca ainda so desenvolvidas artesanalmente no povoado. Interessante a essa altura, deixar claro que a Pindoba no se trata de uma das ocupaes que surgiram como resultado da expanso urbana da Ilha de So Lus a partir da dcada de 1970. Como aqui j dito, a trata-se de um povoado rural tradicional, o qual, no entanto, localiza-se espacialmente, prximo s novas ocupaes do municpio de Pao do Lumiar. Pode-se dizer que, de certa forma, a Pindoba tambm tem dialogado com tal expanso, uma vez que apresenta em seu territrio novas reas que absorvem demanda tipicamente habitacional da capital. No momento, a comunidade Pindoba encontra-se sob a ameaa de agentes imobilirios que, segundo relatos dos moradores dali, j subtraram uma rea destinada a agricultura e est colocando vrios agricultores e horticultores sob nova ameaa de perda das terras em que cultivam a no mnimo 30 anos. Conforme informaes que puderam ser obtidas

em stio do Governo Federal, Pindoba tem em andamento obra de Proviso Habitacional, financiada com recursos do PAC 2, atravs do Programa Minha Casa, Minha Vida. A professora Ermnia Maricato apresenta severas crticas ao Programa Minha casa, Minha vida, apresentado pelo governo federal, elencando dentre os argumentos, o fato da gesto territorial dos investimentos estarem a cargo dos empresrios do setor imobilirio (que definiro pela lgica do mercado a localizao dos empreendimentos); do programa no se preocupar com a cidade de forma global, mas apenas com o aumento de reas de moradia; e de ter como conseqncia o aumento do preo do solo urbano24. Em relao ao primeiro fator acima elencado, interessante perceber como tal crtica toma corpo no caso concreto, vez que a expanso de investimentos do programa em direo Pindoba segue justamente o sentido da periferizao da Ilha de So Lus, analisado no tpico precedente. O embate com a construtora Enciza, a qual objetiva construir 2.500 casas populares em rea destinada produo agrcola e subsistncia de 300 famlias do povoado representa, sobretudo, o conflito entre um modo de vida tradicional existente nos povoados rurais da Ilha de So Lus, que mantm laos e conhecimentos que privilegiam a preservao dos recursos naturais da regio, e um modelo de urbanizao predatria que tem sido realizado na ilha de So Lus, o qual representaria a impossibilidade de existncia de tal tradicionalidade. medida que se verifica em tal processo a intensificao das diversas formas de destruio que afetam a bacia hidrogrfica do rio Pacincia (poluio, assoreamento e at aterramento), a devastao da mata nativa, a subtrao da rea produtiva do povoado e a incluso de moradores estranhos comunidade, - em suma, a total desconsiderao dos usos que os moradores j faziam da rea - o enfrentamento entre os modos de vida se torna evidente. O mapeamento social, portanto, elaborado em conjunto por acadmicos e membros da comunidade vem agregado a uma srie de cursos de formao, com temticas desenvolvidas a partir das demandas locais, no intuito de fortalecer as experincias concretas de vida e os saberes prticos e tradicionais da comunidade, to caros preservao da biodiversidade.

24

Cf. MARICATO, Ermnia. O impasse da poltica urbana no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2011. p. 42 88.

As atividades de Gesto Territorial e Capacitao Comunitria O Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia PNCSA, trabalha com uma equipe interdisciplinar para o levantamento de dados e implementao da gesto territorial, contando, no caso da pesquisa no Povoado Pindoba, com pesquisadores com formao em agronomia, direito, histria e antropologia. Neste sentido, os pesquisadores devero dialogar suas diversas formaes acadmicas com o domnio de categorias referentes ao conceito de territorialidade, tal como vem sendo entendida pelos pesquisadores no mbito deste instituto. A escolha desta comunidade dentre algumas da regio no foi uma opo unilateral dos pesquisadores que integram a pesquisa, mas alm da vontade dos pesquisadores prevaleceu o chamado de lideranas da comunidade, que j conheciam o pesquisador Paulo Csar Corra Linhares de outros trabalhos similares realizados em comunidades da Ilha de So Lus ameaadas de subtrao, perda territorial, ou expulso por agentes imobilirios como empresas construtoras, administradoras de imveis, especuladores imobilirios e outros agentes dessa estirpe que integram aes conflituosas antpodas aos interesses dos moradores tradicionais dessas comunidades. Neste sentido, a pesquisa um desejo da comunidade que no intuito de conhecer-se mais em suas especificidades, deseja usar o conhecimento que lhes agregar a pesquisa na luta em defesa das terras que atualmente sofrem ameaa de subtrao por empreiteiras e empresas da construo civil, tal como acima descrito. Tambm a comunidade tem interrogaes que deseja v-las elucidadas no percurso da pesquisa. Qual a origem territorial da comunidade Pindoba, de onde vieram seus integrantes originais, as primeiras famlias que a constituram? Que fatores so determinantes da tradio da comunidade? Para a construo desta pesquisa, parte-se da constatao de que as comunidades tradicionais, por meio de seus processos de territorializao e construo de saberes prticos, desempenham papel relevante na conservao de recursos hdricos e florestais. Portanto, alm dos esforos governamentais no sentido de preservao da biodiversidade, imprescindvel desenvolver aes que fortaleam as associaes e formas organizativas comunitrias.25

25

Cf. ALMEIDA, A. W. B de.; NAKAZONO, E.; MARIN, R. E.A; FARIAS JNIOR, E. de. A. Mapeamento social como instrumento de gesto territorial contra o desmatamento e a devastao: processos de capacitao de povos e comunidades tradicionais. In: Cadernos de debates Nova Cartografia Social:

A Pindoba se apresenta, assim, como um lcus social prprio, que se distingue de outros povoados tradicionais ou no da regio pelos seus critrios organizativos que fazem com que as pessoas da comunidade se mobilizem, pela existncia de laos de solidariedade que os unem a uma mesma histria, bem como pela presena de aes reivindicativas comuns.26 O reconhecimento destas formas especficas de territorializao das comunidades tradicionais pelo Estado tem implicado na necessidade de se definir quem so tais comunidades e como se organizam, no intento de possibilitar o desenvolvimento sustentvel de tais. Assim, o mapeamento social desenvolvido no mbito desta pesquisa tem como inteno construir um bando de dados com informaes das diversas comunidades tradicionais do Brasil.27 Interessante, neste sentido, compreendermos como a cartografia e a geografia interferem no processo de gesto do espao e so elementos de poder sobre as reas representadas:

Muito mais que uma srie de estatsticas ou que um um conjunto de escritos, a carta a forma de representao geogrfica por excelncia. sobre a carta que devem ser colocadas todas as informaes necessrias para a elaborao de tticas e estratgias. Tal formalizao do espao, que a carta, no nem gratuita, nem desinteressada: meio de dominao indispensvel, de domnio do espao, a carta foi de incio criada por oficias e para os oficiais. A produo de uma carta, isto , a converso de um concreto mal conhecido em uma representao abstrata, eficaz, confivel, uma operao difcil, longa e onerosa, que s pode ser realizada pelo aparelho de Estado e para ela. A confeco de uma carta implica num certo domnio poltico e matemtico do espao representado e um instrumento de poder sobre esse espao e sobre as pessoas que ali vivem.28

Os trabalhos de mapeamento social que esto sendo desenvolvidos na Pindoba partem do prprio discurso das comunidades acerca da realidade que vivenciam, privilegiando os diversos segmentos sociais que a compem. 29

conhecimentos tradicionais na Pan-Amaznia / Alfredo Wagner Berno de Almeida (Orgs)... [et al]. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia / UEA Edies, 2010. 26 Cf. Idem. 27 Idem. p. 128. 28 LACOSTE, Yves. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para afazer a guerra. 3 Ed. Campinas: Papirus, 1993. p. 23.

Trata-se aqui de verdadeira ecologia de saberes operada nas pesquisas desenvolvidas n mbito do PNCSA. Estabelecendo dilogos entre os saberes prticos e os saberes populares, o mapeamento faz um uso contra-hegemnico das cincias para a preservao da biodiversidade. Para entender a categoria da ecologia de saberes Cf. SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crtica e
29

reinventar a emancipao social. So Paulo: Boitempo, 2007. p.32-33.

Assim, sero realizadas reunies preparatrias na comunidade visando determinar os critrios de mobilizao para as prticas do mapeamento (oficinas sobre legislao ambiental, oficinas de GPS, oficinas de mapas, p. ex) e as demandas apresentadas pela comunidade em relao conservao de suas prticas tradicionais.

Concluso O projeto de pesquisa que est em desenvolvimento na comunidade Pindoba, teve incio em janeiro de 2012 e tem previso de durao de 18 meses. O resultado esperado aps a realizao de detida pesquisa no povoado a construo de um fascculo que contenha pontos mapeados pela prpria comunidade como sendo locais relevantes em sua vida comunitria. Atualmente o projeto est numa fase de levantamento exploratrio das atividades desenvolvidas pela comunidade e mobilizao dos agentes sociais envolvidos neste processo. Assim, foram percebidos inmeros segmentos sociais que mantm na comunidade elementos que possivelmente integraro a pesquisa. Dentre eles destacam-se os pescadores, as rezadeiras, benzedeiras e mes-de-santo, os membros clube de futebol guia do Norte, os brincantes e organizadores do Bumba-meu-boi da Pindoba, os agricultores, os professores comunitrios e outros. A primeira reunio preparatria na Pindoba ocorrer em 28 de abril de 2012. Como dito anteriormente, o projeto de pesquisa em Pindoba se insere no contexto do Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia - PNCSA e, no mbito deste, integra a pesquisa de Mapeamento Social Como Instrumento de Gesto Territorial Contra o Desmatamento e a Devastao: Processo de Capacitao de Povos e Comunidades Tradicionais. Neste sentido, os resultados obtidos no projeto de pesquisa local, faz parte de um esforo de construir um rigoroso banco de dados acerca de comunidades tradicionais no Brasil, a fim de que este se transforme num instrumento de ao e gesto territorial.

Bibliografia Consultada ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Ideologia da decadncia: leitura antropolgica a uma histria da agricultura no Maranho. Rio de Janeiro: Casa 8/FUA, 2008. ALMEIDA, A. W. B de.; NAKAZONO, E.; MARIN, R. E.A; FARIAS JNIOR, E. de. A. Mapeamento social como instrumento de gesto territorial contra o desmatamento e a

devastao: processos de capacitao de povos e comunidades tradicionais. In: Cadernos de debates Nova Cartografia Social: conhecimentos tradicionais na Pan-Amaznia / Alfredo Wagner Berno de Almeida (Orgs)... [et al]. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amaznia / UEA Edies, 2010. ARANTES, Otlia; MARICATO, Ermnia; VAINER, Carlos. A cidade do Pensamento nico: desmanchando consensos. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. DINIZ, Juarez Soares. As condies e contradies no espao urbano de So Lus (MA): traos perifricos. in Cincias Humanas em Revista So Lus, v. 5, n.1, julho 2007. LACOSTE, Yves. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para afazer a guerra. 3 Ed. Campinas: Papirus, 1993. LINHARES, Luiz Fernando do Rosrio. Terra de Preto, terra de santssima: da desagregao dos engenhos formao do campesinato e suas novas frentes de luta. MPP/UFMA, 1999. (Dissertao de Mestrado). MARICATO, Ermnia. O impasse da poltica urbana no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2011. MESQUITA, Benjamin Alvino de. Desenvolvimento econmico recente do Maranho: uma anlise do crescimento do PIB e perspectivas. So Lus: IMESC, 2008. SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crtica e reinventar a emancipao social. So Paulo: Boitempo, 2007. SANTOS JNIOR, Orlando Alves dos. Democracia e Cidadania. Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/textos/orlando_jr_dem_cidadania.pdf > Acesso em: 01/02/2011. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. So Paulo: Editora Hucitec, 1993.

Anexos

Site do Governo Federal atestando investimentos do Programa Minha Casa Minha Vida em andamento no Povoado Pindoba. Disponvel em:< http://www.pac.gov.br/obra/25695 > Acesso em 20/04/2012.

Imagem de Satlite da parte oriental da Ilha de So Lus com indicao da nascente e foz do Rio Pacincia. Fonte: Google Earth.

Foro do Porto da Pindoba no Rio Pindoba, bacia do Rio Pacincia. Apesar de todo o quadro de poluio e assoreamento nos rios da bacia do Pacincia, ainda so desenvolvidas atividades de pesca.

You might also like