You are on page 1of 3

Pegasus Academy

A LITERATURA ORAL E TRADICIONAL


Desde os tempos mais remotos os seres das famlias eram passados em grupo, com as pessoas a conversarem e a confraternizarem. Sobretudo na Idade Mdia, a falta de acesso cultura levava os homens do Povo a fantasiarem a sua prpria vida ou a imaginarem-se na pele dos senhores que serviam. Assim surgiram histrias fantsticas de prncipes e princesas, de bruxas e drages, de fadas e de plantas mgicas... Nada era escrito, tudo era memorizado e recontado, de gerao em gerao, numa lengalenga de impressionante beleza e suspense. As primeiras histrias que apareceram, eram ditas em verso, com rimas muito simples que facilitavam a memorizao. Eram os chamados ROMANCES. Alguns deles, foram recolhidos e guardados por escrito no Romanceiro Tradicional Portugus que, assim, salva aquilo que conhecido como patrimnio da literatura oral portuguesa. As lendas, por outro lado, parecem existir desde sempre! So histrias baseadas em factos reais, embora muito fantasiadas pelo povo, o que as torna fascinantes. Vejamos algumas caractersticas deste tipo de literatura:

1. CARACTERSTICAS DO CONTO TRADICIONAL


um texto annimo, ao contrrio dos contos de autor a que estamos habituados. bastante breve, pois est em jogo a capacidade de memorizao do contador. Quase no existe a descrio de ambientes ou de personagens. Se existe, ela muito breve e no sobressai na histria. O tempo e o espao onde se desenrola a aco so indeterminados e muito vagos ( Era uma vez, h muito, muito tempo, num reino distante...). As personagens so poucas e repetem-se bastante de conto para conto. Normalmente, nem sequer so identificadas pelo nome. As caractersticas das personagens, quase nunca so apontadas, limitando-se a serem boas ou ms, bonitas ou feias. No existem barreiras na relao entre as personagens: os animais falam com os humanos e estes podem transformar-se em animais ou em objectos. A frmula de construo destes textos bsica e praticamente fixa: a) anunciam-se as personagens e o ponto de partida situao inicial b) d-se uma perturbao na ordem inicial acontecimento perturbador c) desenvolvem-se as peripcias at ao momento em que se resolve toda a perturbao fora rectificadora d) restabelece-se a ordem com que se tinha iniciado a aco situao final. O final do conto tem sempre um objectivo moralizante, ou seja, pretende transmitir um ensinamento que se relaciona quase sempre com a ideia de que o bem vence sempre o mal. As categorias da narrativa estudadas para o conto de autor ou para qualquer outro texto narrativo no so aplicveis, na sua maioria, ao conto tradicional. Assim, este tipo de texto analisa, sobretudo, as funes das personagens ou objectos intervenientes na histria e as suas inter-relaes: a) Destinador Objecto Destinatrio b) Adjuvante Sujeito Oponente a) Destinador: personagem ou fora superior que decide a favor ou contra a obteno do objecto pelo sujeito. b) Destinatrio: personagem sobre quem recai a deciso favorvel ou desfavorvel do destinador.

Pegasus Academy

c) Sujeito: personagem empenhada na procura de um objectivo representado no objecto. d) Objecto: personagem ou coisa que o sujeito procura obter ou atingir. e) Adjuvante: personagem ou qualquer coisa que facilita a obteno do objecto por parte do sujeito. f) Personagem ou coisa que dificulta a obteno do objecto por parte do sujeito. Nota: muitas vezes, estas funes podem ser acumuladas por uma mesma personagem; por exemplo, o sujeito, pode ser quem decide ir em busca do objecto e, nesse caso, ele , ao mesmo tempo, sujeito, destinador e destinatrio.

Outro aspecto importante o da simbologia que percorre, repetidamente, os contos tradicionais. Vejamos alguns: a) O nmero trs smbolo do mistrio, da ordem, do equilbrio, da harmonia, da unio. b) Nmero sete nmero sagrado, s vezes benfico outras vezes malfico; representa tambm a passagem do conhecido para o desconhecido e gera, quase sempre, uma certa ansiedade. Pode ser smbolo de vida eterna e de perfeio, da mudana, de um ciclo completo. c) Rei representa a justia, a paz, a garantia de equilbrio e harmonia do mundo. d) Filha do rei smbolo da proteco mas tambm do prmio: normalmente, dada ao heri como recompensa da sua audcia e coragem. e) Prncipe / princesa o ideal do homem e da mulher, em termos de beleza, poder, sonho, juventude, amor e herosmo. f) Palcio / castelo representa o mistrio, a proteco, aquilo que se deseja e no se tem, o inacessvel para o povo. g) Anel objecto que significa a continuidade, a totalidade, a ligao fiel, o compromisso, o pacto. sempre aceite e oferecido livremente. h) Rosa / flor smbolo do amor e sinal de afecto. i) Ouro metal perfeito, perfeio absoluta, brilho, luz, conhecimento. j) Cavalo representa uma dualidade: a morte ou a vida, a destruio ou o triunfo. k) Pomba animal socivel, simboliza a espiritualidade, a pureza, a simplicidade, a harmonia, a esperana e a felicidade reencontrada. l) Fonte smbolo da maternidade, origem da energia espiritual e da vida eterna. m) gua fonte de vida, meio de purificao, smbolo da pureza, da fora e da fecundidade. n) Cidra o fruto da cidreira, uma espcie de limoeiro. o fruto proibido e, tal como a ma, pode relacionar-se com a virgindade ou com o pecado. o) Lao se for de pano, simboliza a amizade; de prata, o namoro; de ouro, o casamento e o sinal da realeza.

CARACTERSTICAS DA LENDA
Ao contrrio do conto tradicional, a lenda baseia-se em factos reais. A maior parte das lendas enquadra-se num espao e num tempo determinado. As personagens tambm so reduzidas, mas, na maior parte das vezes, esto identificadas pelo nome. Podemos identificar alguns tipos de lendas:

Pegasus Academy

a) Lendas religiosas so narrativas crists referentes interveno de Jesus Cristo e Maria na vida dos humanos. b) Lendas mitolgicas so contadas em certas localidades e abordam factos que, segundo o povo, tiveram intervenes do diabo, de fantasmas, de gigantes, de bruxas, de sereias, de feiticeiras ou de monstros. c) Lendas histricas referem-se a personagens da Histria de um pas, locais ou monumentos. Por vezes, em vez de inclurem elementos maravilhosos (no reais), so contadas de uma forma exagerada, extraordinria e simblica (como por exemplo, a lenda da Padeira de Aljubarrota). d) Lendas etimolgicas so aquelas que esto na origem de povoaes ou lugares (como por exemplo a lenda da Ilha da Madeira). e) Lendas de mouros e mouras esto associadas ou morte ou prosperidade. A aco quase sempre decorre na vspera de S. Joo, de dia ou de noite e as mouras aparecem a pentear-se ao luar com um pente de ouro. f) Lendas de povoaes desaparecidas procuram justificar o desaparecimento de lugares ou a runa de aldeias, ilhas ou cidades.

You might also like