You are on page 1of 42

1

Ao longo dos ltimos anos, a TOTVS vem trabalhamos na evoluo de seus produtos, visando melhorar a gesto de resultado dos nossos clientes. partir de 2004 todos os produtos da linha RM comearam a ser reescritos utilizando o que h de melhor e mais avanado da tecnologia Microsoft .NET. Utilizamos uma mesma base tecnolgica de desenvolvimento, o que chamamos de Framework RM, onde garantimos o mesmo padro de comportamento e qualidade para todos os produtos. Comeamos com os cadastros. Falando especificamente dos processos administrativos de uma empresa, em 2009 comeamos a migrar os processos do BackOffice. Nossa previso para finalizao da migrao de todo o ERP agora, 2011.

O Novo Modelo do BackOffice, fruto de toda essa evoluo tecnolgica no qual tem passado os produtos da linha RM. Neste modelo buscamos de forma geral aperfeioar o compartilhamento de informaes com os demais produtos da linha RM, tornando a integrao entre os produtos mais forte e coesa. Trabalhamos tambm no aprimoramento dos processos, disponibilizando funcionalidades novas, melhorando as j existentes e proporcionando uma interface do aplicativo mais intuitiva e amigvel aos usurios. O Novo Modelo do BackOffice envolve mudanas estruturais significativas nos produtos TOTVS Gesto Contbil e TOTVS Gesto de Estoque, Compras e Faturamento.

Visando fornecer mais recursos para anlise e gesto da empresa, bem como atender algumas exigncias legais, a estrutura das tabelas do sistema de Gesto Contbil foi modificada. O modelo antigo apresentava vrias limitaes que dificultava a gesto estratgica e legal da empresa, tais como: Dificuldade em identificar o conjunto de partidas de um lanamento contbil (para realizar esta identificao era necessrio filtrar todas as partidas, dbitos e crditos, que faziam referncia ao mesmo nmero de documento, o que nem sempre trazia as informaes corretas); Dificuldade na conciliao das operaes; Dificuldade de identificar o histrico da contabilizao de um documento; Dificuldade de rastrear a origem dos lanamentos contbeis; dentre outras. Com esta nova estrutura de dados, ser possvel identificar o conjunto de partidas de um lanamento contbil, pois foi criada a tabela CLANCAMENTO, que identifica de forma nica cada documento contbil. Alm disso, houve uma melhora significativa na rastreabilidade, performance e segurana das informaes.

As tabelas de integrao com a contabilidade foram modificadas. Foi criada uma estrutura com 3 novas tabelas que sero utilizadas por todos os processos que enviam informaes para a contabilidade. A nova estrutura das tabelas de integrao contbil est representada nesta figura. As tabelas criadas so: COPERACAO, CCONT e CCONTRAT Veja a finalidade de cada tabela: COPERAO: Foi introduzido o conceito de Operao que permite identificar para cada documento todas as contabilizaes realizadas (1. Contabilizao, estorno da 1. Contabilizao, 2. Contabilizao e assim por diante). CCONT: Esta tabela ir substituir as tabelas TMOVCONT, FLANCONT e DLAFCONT e ir armazenar os valores de cada partida, bem como o status de cada lanamento contbil: C - Contabilizado, E Estorno (lanamento de estorno) e I Incorreto (lanamento que foi contabilizado e teve sua contabilizao estornada). CCONTRAT: Esta tabela ir armazenar o rateio gerencial vinculado tabela CCONT.

Na verso 11.20, os sistemas de Gesto Educacional, Gesto de Estoque, Compras e Faturamento, Gesto de Folha de Pagamento e Gesto de Incorporao esto trabalhando na nova estrutura de integrao contbil. Os sistemas de Gesto Financeira,Gesto Fiscal e Patrimnio ainda estaro utilizando o modelo antigo de integrao, tabelas FLANCONT e DLAFCONT. Todos os aplicativos estaro sendo migrados gradativamente at final de 2011. As frmulas, relatrios e sentenas SQL continuaro funcionando normalmente para todos os aplicativos, pois sero criadas Views das tabelas CLCTLOTE e CLANCA que continuar garantindo a integridade.

Como pode ser observado no aviso, s ser possvel realizar a converso para Novo Modelo do BackOffice, aps a execuo do processo de Consistncia de Lanamentos Contbeis, que ser explicado a seguir.

10

Gesto Contbil Estrutura de Dados Integridade dos Dados Migrados Relatrio Consistncia de Lanamentos: - Antes de iniciar o processo de converso da base de dados para o Novo Modelo do BackOffice, tornou-se obrigatria a realizao deste processo. A consistncia de lanamentos realizada com este propsito, deve ser processada com a opo Preparar a base para Converso Novo Modelo de BackOffice habilitada. - Algumas inconsistncias podero ser acertadas automaticamente, outras sero apenas registradas em um relatrio (LOG) que ser apresentado no final do processo, devendo ser acertadas manualmente pelo usurio (neste caso, aps o ajustes, ser necessrio executar novamente o relatrio). -Quando no forem encontradas inconsistncias impeditivas ao processo de converso, a data da execuo da rotina ser automaticamente gravada na tela do processo. - Esta data ter validade de 7 dias para a realizao da converso para o novo modelo, caso a converso no ocorra neste prazo, deve-se executar novamente este processo. Obs.: Este processo dever ser realizado em todas as coligadas.

11

12

A incluso das partidas de um nico documento esto agora vinculadas identificao do lanamento contbil. Primeiramente ser cadastrado o lanamento contbil, com descrio e data. Em seguida sero cadastradas todas as partidas do lanamento contbil.

13

A visualizao de lanamentos na tela principal poder ser definida pelo usurio da forma desejada realizando combinaes de agrupamento e quebras dos cabealhos das colunas. Este recurso pode ser utilizado arrastando os cabealhos das colunas ou clicando com o boto direito no cabealho da coluna desejada.

14

O agrupamento de lanamentos contbeis passa a ser um processo exclusivamente Contbil. Consideramos que o agrupamento de responsabilidade da gesto contbil e por isso, este recurso ser descontinuado nos aplicativos origens dos lanamentos contbeis. O agrupamento poder ser de lanamentos ou de Partidas.

15

Foi criado um recurso na Contabilidade para excluir todos os lanamentos contbeis do lote ZERO vinculados a uma Operao (IDOPERACAO). Isso foi necessrio devido a nova estrutura de integrao dos diversos mdulos com a contabilidade, que no permite excluir, no sistema origem, movimentos se houver algum lanamento contbil vinculado ao mesmo. Exemplo: Na integrao do mdulo de faturamento com a contabilidade, uma nota pode ter sua contabilizao integrada ao lote zero, em seguida estornada e tambm integrada ao lote zero. Se por algum motivo essa nota precisar ser excluda, o sistema no permitir, pois todos os lanamentos contbeis esto vinculados ao movimento/operao. Neste caso o responsvel pela contabilidade dever solicitar uma tarefa de excluso da Operao Contbil, que ir limpar todo os lanamentos e partidas vinculados ao Movimento, liberando o mesmo para ser excludo ou contabilizado novamente.

16

Vamos supor que um movimento de compra foi includo no Mdulo de Gesto de Estoque, Compras e Faturamento e este gerou um lanamento contbil no Mdulo Contbil. Aps integrar este lanamento para o lote zero da contabilidade o usurio identifica que houve um erro e precisa ajustar a contabilizao. Atualmente o usurio precisa estornar a contabilizao do movimento em um lote de estorno e integrar ao lote zero. No novo modelo o usurio do Mdulo de Gesto de Estoque, Compras e Faturamento que possuir acesso poder solicitar a excluso da contabilidade do movimento. No momento que o responsvel da contabilidade executar a tarefa toda a contabilidade relacionada com o movimento excluda.

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

Com um design muito mais intuitivo, a nova interface do aplicativo MDI, foi modificada estando agora direcionada a processos, o que ir facilitar a interao dos usurios com o mesmo. Procuramos seguir as mesma estrutura do parametrizador. Os cadastros esto segmentados por processos de negcios, facilitando sua manuteno. Temos disponveis do lado direito, os recursos de pesquisas globais (so as janelas anexas): Executar desktop; criar atalhos para acessar processos especficos diretamente no

TOTVS By You procurar documentao de processos e funcionalidades no banco de contedo da TOTVS; Central de Pesquisa procurar registros especficos na base de dados, com a possibilidade de serem abertos.

35

36

Com a viso de Lanamentos migrada, os recursos globais podem ser aplicados possibilitando aos gestores anlises dos processos e recursos individuais, no sendo necessrio a impresso de documentos e relatrios. Os Lanamentos da viso podem ser agrupados por um ou mais campos.

37

A possibilidade de criar uma coluna calculada nas vises migradas outro grande recurso.

38

SQL como Anexo na Viso, este mais um recurso de globais que ir auxiliar os gestores. possvel executar uma consulta SQL diretamente nas vises migradas.

39

Outro recurso de globais disponvel para anlises a possibilidade de anexar e executar grficos na vises. Os grficos anexos retornam informaes distintas conforme o registro selecionado.

40

Possibilidade de criar grfico instantneo na viso. Selecionando duas colunas possvel criar um grfico comparativo entre os valores.

41

42

You might also like