You are on page 1of 53

Lupeu Lacerda

CAOS TECHNICOLOR

Copyright 2012, Lupeu Lacerda.

Capa: Gustavo Rios 1 edio 1 impresso (2012)

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta edio pode ser utilizada ou reproduzida em qualquer meio ou forma -, nem apropriada e estocada sem a expressa autorizao de Lupeu Lacerda.

______________________________________________________________________ Lacerda, Lupeu

CAOS TECHNICOLOR. Lupeu Lacerda. Par de Minas, MG: Editora VirtualBooks, 2012.14x20 cm. 66p.

ISBN 978-85-7953-570-3 1. Poesia Brasileira. Brasil. Ttulo. CDD-B869.1 ______________________________________________________________________ Livro editado pela VIRTUALBOOKS EDITORA E LIVRARIA LTDA. Rua Benedito Valadares, 560 centro 35660-630 Par de Minas MG - Brasil Tel.: (37) 32316653 e-mail: vbooks01@terra.com.br http://www.virtualbooks.com.br

Tudo isso que se segue dedicado com muito carinho a:

Luisa e Luana (por tornarem meus dias absolutamente mais bonitos), Socorro, Salatiel, Calazans, J, Srgio, Rafael, Nicodemos, Samuka & Polly, W. Bernardo e todo o meu povo de Craterd (meu bero escolhido), Manel, Marcos Lobisomem, Ravena, Batata, Pebinha & Lulu, Hamurabi, Junior R., Fanka & Roberto Carlos, Claudia Rejane, Harlon Lacerda e todo o meu povo do Jota (a cidade que mora em mim), Livros Andarilhos, C.L.A.E., Jack & Arthur, Tulio, Telma, Peixinha, Pinzoh, Fidel & Sonny e todo o povo de petro/ju (cidades que me aturam enquanto esbravejo), Lima Trindade, Sandro Ornellas & Irena, Wlad Caz, Z Incio, Mayrant Galo e todo o meu povo de Salvador (terra de todos os santos e demnios que gosto), Izadora Krieger, Iza Greff. Especialmente para Gustavo Cabeo (que no me deixa parar de sonhar), Sidney Rocha (que me empurra para que eu no desisata de caminhar), Ludmila (que tem o dom especial de me fazer sorrir de quase tudo). Para Katarina, Katia, Kelma, Kelma, Kleber, Klenilton, Geraldo Filho, D. Svio. Para minha me (in memorian), que nunca leu nenhum dos meus poemas, mas que gostava deles todos mesmo assim.

A CIRCULAO DAS INTENSIDADES Sandro Ornellas No se enganem com o ttulo deste livro. Lupeu Lacerda um anjo de ternura e afeto. E seus poemas so verdadeiros poemas de amor. Amor pelos amigos e pelos inimigos. Amor pelo mundo e pelo tempo, pelos escritores e pelos msicos, pela poesia e pelo cinema, pela sua e pelas outras terras. Amor pela amada e pelas amantes. Sobretudo pelas amantes, pois ele Lupeu demonstra no querer proximidades que no sejam as breves alianas, os toques casuais os esbarres violentos. Todo anjo, sabemos desde Rainier Maria Rilke, terrvel. Principalmente se nascido sob o sol custico dos trpicos sulamericanos. Este livro de Lupeu Lacerda o de um cangaceiro que misturou doses de Cioran com algum tradicional messianismo sertanejo. Messianismo porque seu telos est estampado na discursividade que os poemas querem construir, colocados em sequencia ordenada e numerada. Cioran porque seu discurso todo ele um campo minado, campo aberto tomado por alapes estrategicamente colocados para o leitor que quiser encontrar alguma redeno. Mas no h redeno em Caos Technicolor. S perdio. E paliativos. S cacos espera do p desprevenido. Sua lngua menor, como a de toda a poesia que sobrevive nas margens dos grandes rios da sociedade de consumo. E seu esforo o de fazer essa lngua gaguejar. s vezes, esse gaguejar vem sob a forma de uma criana, como no fragmento 41: Era um rio estreito, pequenino e / bom / (...) / Lembro da sombra dos grandes ps de macaba / Bolas douradas de gosto ralo / To bom / Era menino / As vezes ainda sou. s vezes, sob a forma de um exterminador, como no fragmento 05: Meu nome / um signo iconoclasta / De cinco letras. / Uma estrela / Shuriken / Apontada pro peito. / Meu nome a queda da flor / (...). entre um e outro, e entre muitos outros, que Lupeu Lacerda passa, vive e escreve. Sua poesia desliza justamente numa espcie de campo de intensidades, onde violncia, erotismo, misticismo, inumanidade e outros estados poticos de xtase e fora circulam. Em todos a indecibilidade. A guerra que destri a mesma que cria a paz, o erotismo que promove o gozo o mesmo que estabelece tabus, o misticismo que eleva a alma o mesmo que percorre o corpo, a inumanidade que afasta o homem de sua histria a mesma que pode potencializar seu futuro. Assim tambm a poesia de Lupeu: calma e afetiva como uma carcia, mas que rapidamente pode se metamorfosear em cruel assassinato. justamente sob esse risco permanente que o poeta se coloca, no fio da lmina, oscilando, - jamais contemplado com a eterna impermanncia das coisas e da vida: Digamos que tudo caia / Digamos que tudo corra / Ocorra / E saia / Digamos que tudo suma / Assuma / E quebre / Digamos que tudo estoure / Espalhe / E corra (Fragmento 29). Mas quem acha que nesse Caos Technicolor se encontra um poeta melanclico engana-se redondamente. Lupeu Lacerda d mostras permanentes da sua radical coerncia de caminhar

na corda bamba. Sua poesia sempre uma explosiva gargalhada na cara do mundo. Trgico, o poeta gargalha como todos aqueles com sangue nas veias gargalha. Ele sabe que o sentido da vida foi varrido para fora de casa e se encontra na rua, perambulando, sem dar sopa. O poeta gargalha como todo aquele que sabe que poesia sempre um no-poder, um frgil exerccio (fsico e espiritual) de humildade diante de tudo. Por isso, gargalha. Na cara de plstico dos professores da boa moral. E tambm dos da rebeldia. E diz: Quando eu sentir o vento / Vou ouvir a voz dos meus amigos / Saber das suas dores e rir tambm / fazendo coro s suas gargalhadas (Fragmento 71), ou ento: Afago girafas em sonhos / Delrios doces, / Sendo esse tempo de rir (Fragmento 115). Assim esse livro de Lupeu Lacerda. Que o leitor abra-o como quem abre uma caixa mgica e recebe um sopro de ar fresco carregado de desejos e bons encontros em plena estufa do nosso tempo, fazendo desse livro o instrumento de premonies que ele j .

Salvador, vero de 2012

Agora eu quero ouvir voc cantando uma canozinha dessas vagabundas que voc diz que detesta. Agora eu quero ver voc to cheio de si sem saber que roupa usar pra encontrar algum que voc diz que lhe entende e gosta de voc de qualquer maneira. Agora eu quero saber se voc sabe com quantos paus se sacia uma canoa. Agora eu quero ver voc comer uma banana sem tirar a casca. Agora.

1 Abro a porta. Seguro sem coragem muita o peito O corao amotinado Ergue a cabea, sente o medo, sai, Sem cautela alguma Como se inexpugnvel fosse. 2 Notcias da Europa metfora A carne enlouquece sem querer ser Comida Vacas e galinhas tremem de medo e frio Croatas, rabes e putas tremem De frio e medo Parados em um semforo qualquer Por que todo qualquer lugar Um lugar de no ir 3 O branco quadro negro No anima. Nada de frases antes do depois Amigos sem nome Afogados no nada No silncio do nada. A camareira para na soleira Solta o balde, o rodo, o pano sujo Horrorizada. 4 POSSIVELMENTE TRIBAL / SANCHOS PANAS / QUE DEIXADOS EM PAZ ARROTAM FELICIDADE E DESLIGAMENTO / TODOS UNS / DESLIGADOS E TRANSITRIOS / ERRANTES QUE ERRAM POR PRAZER / CADA GESTO OS PERDE / CADA GESTO OS ACHA / E VO ASSIM / SE PERDENDO SE ACHANDO / E VEZ POR OUTRA / DANDO PISTAS DE INTERRUPTORES DE LUZ / POSSIVELMENTE ESCUDEIROS / PROCURANDO QUIXOTES

5 Meu nome um signo iconoclasta De cinco letras. Uma estrela Shuriken Apontada pro peito. Meu nome a queda da flor Mais daquelas sem graa, Quase capim Em uma cidade pequena Sonhando com o caos Inexoravelmente. 6 DESCENDENTES DE CARO / PERDEM SUA F E SUAS ASAS / CALOR DO CARALHO NESSA TERRA ABANDONADA POR UNS E OUTROS AINDA NO / O QUE EXISTE VISTO / ISSO SABIDO / TIDO COMO CERTO / O QUE NO / SONHADO / NA ESQUINA / RISONHOS / OS QUE QUERAMOS AUSENTES / EM OUTROS LUGARES / FODIDOS / OS QUE NUNCA DEVERIAM TER SADO DAQUI / DESCENDENTES DE CARO / CAEM NOS SEMFOROS / INAUGURANDO A LUZ. 7 Parimpa Jogo a mo fechada Pra frente Na minha frente Uma entidade Um oponente A mo fechada O olho aberto. Muito cedo, muito perto? pegar pra capar Ela diz mpar Eu, sem outro jeito, Digo par.

8 Quer um pouco mais de tempo, ver talvez um pouco mais do trabalho que faz o ilusionista, acreditar, mas isso quase impossvel. Afinal de contas um girassol cado to morto quanto qualquer coisa morta e cada. Os discos de vinil? O baseado? Mortos. O ilusionista sabe. [olha s o jeito de pegar no cabelo e colocar atrs da orelha. Ensaiado, no est vendo?] Quer lacaios, seguidores, espaos vazios e um pouco mais de msica instrumental. Quer coisas de contar, coisas de fazer. Coisas de comer. Quer melar as mos com alguma coisa que chame a ateno do ilusionista. Um som entranha a dentro regurgita rock and roll. [sente aqueles dedos ferindo as cordas, o lamento, sentiu? Guitarras so representaes de que deus no queria palavras naquele momento] Com sono, quer dormir com Eva ou Lilith. As duas. Iguais em suas diferenas. Diferentes em seus trejeitos de guerra sempre. Uma delas manda ele calar a boca. Cloaca a boca. Ele sabe o ilusionista est por trs de tudo. Ou na frente. Ele marca as duas. [talvez o medo se acomode ao comer uma ma. Talvez, eu disse talvez a solido seja uma amante carinhosa Talvez ela sussurre as palavras certas pro dia seguinte] Ressaca, vinhos, putas, drogas, Baco. Baculejo. Barburejo em baco. O ilusionista comea uma historiazinha sem eira nem beira que comea com o fim e termina com um era uma vez. No fim, ele sabe que no fim, algum com roupas do princpio do sculo sair por trs de uma cortina de brocado azul e dir: Tudo j estava ancestralmente guardado Dentro de ns que desatamos dentro de ns. 9 AS CHAVES NO ABREM OS PORTES E NOS DESESPERAMOS / SABER AGORA QUEM MOSTROU AS FOTOGRAFIAS DO OUTRO LADO / QUEM DISSIMULOU E DISSE NO TER CULPA / OS PAGOS DANAM OUVINDO MOTORHEAD / O QUE BELO SE FLAGRA SINISTRO / QUASE TUDO QUASE SEMPRE CHEIRA A SANGUE / O CHICOTE INVISVEL DO TEMPO / ARRANCA DOS CRDULOS / ALGUNS GRITOS / SINCEROS / DE DOR.

10 Onde esto os relgios? As esttuas no usam relgios de pulso Seu filho da puta Onde esto os espelhos? As escrotas com ecstasy no olham espelhos Seu pau no cu do caralho O esquecimento a melhor defesa. Hein? Sempre que algo muito importante for acontecer, Estiver acontecendo, beijo, trepada, morte, Alguma merda entrar no meio, bem no meio E dir algo estpido como: o crepsculo! Que lindo! A loucura cida Toma conta do cu As cinco e pouco. No h nada a dizer sobre crepsculos, espelhos ou Nada. Hein? 11 O SORRISO DELA A VELA DE UM BARCO / UM ARCO RETEZADO VOMITANDO UMA FLEXA / A CHUVA MOLHA / OS CABELOS E ESCORRE PELAS ESCADAS / ESPDUAS / DOIS SEIOS / QUATRO ESTAES TUDO FLUIDO / TODAS AS PALAVRAS / DIZENDO O MESMO / VENTRE VERDE / PELOS OGIVAS / EXPLOSO DE GOZO. 12 A madrugada uma reticncia Mrbida! O dia chega Com cara de quem Vai demorar. Espero a noite E, apesar de tudo, o dia, Nada tem a ver Com isso. / / / /

13 CAADOR DE PALAVRAS / ACHO DVIDA / PERCO OUTRAS TANTAS / BURILO TALHO APERFEIO / NADA FICA MELHOR PIOR QUALQUER COISA SEMPRE MEIO TOSCA / QUANTIFICO QUALIFICO / FODA / PRA SE FODER UMA PORRA DESSAS / AGORA J D PRA EXPOR / SONHOS / SABOREIO SONHOS E VOMITO SONHOS / E SEI O GOSTO DO SONHO DO VMITO / INGENUIDADE / DE SACO CHEIO JOGO FORA / PERTO DO FIM / QUASE CERTEZA / QUASE / NO EXISTEM PALAVRAS 14 E ento o canto salta no ouvido mais prximo O beijo aproveita a deixa e se gruda no lbio mais provvel A faca irritada, com sede, sibila feito cobra na mo perita A polcia chega dez minutos atrasada E fotografa o sorvete, sangrando Feito um porco Em decbito dorsal. 15 QUEM VIU A DANA CSMICA DOS COLIBRIS SOBREVOANDO A CELAIOLA ENTOANDO HINOS DA VINGANA PRXIMA? / DANA P ENTRE OS EDIFCIOS CONGELANDO AS PALAVRAS ATEANDO FOGO AOS SONHOS / AO AMANHECER TUDO NUBLADO E SUICIDA. / 16 Pulo o muro Riscos De descobrir novos risos Cores Mil arco ris Tontos, febris... Pulo os muros Risos Descobri novos Riscos Ausncia, na verdade, s um Quebra-cabeas Tonto, febril.

17 OS ESPELHOS REFELETEM OS SINOS / QUE DOBRAM POR UM / TUMULTUADOS SORRISOS / O ABISMO DOS SEIOS / UM VALE DE LUZ / OS ESPELHOS REFLETEM ESPADAS / ENFEITANDO SALAS / TIGRES DE PAPEL /JOGO DE AMARELINHA / ABISMO DO TEMPO / OS ESPELHOS REFLETEM OS PELOS / ANCESTRAIS MACACOS / OUVINDO STONES / APERTO O UMBIGO / ESTOURO OS ESPELHOS. 18 medusa, fatal fetiche enlouquecendo meu pr de sol levanta deus cobre essa mulher de mel mal me quis e eu esperando uma resposta uma porta aberta 19 Cansao O ao do nome maldito No dito Pensado prensado um monte de vezes Mormao O ao do calor depois da chuva Do chumbo Pendente dos olhos de quem se quer Morto Espao O ao da sala apertada Atada Ao suor do rob roubado. Estardalhao O ao do silncio zumbindo nos ouvidos Dos zumbis Que s querem aprender a sorrir Ir.

20 Saudade de mar rio Saudade de rio mar 21

A GRANDE CORUJA BRANCA PASSOU DUAS VEZES POR CIMA DA MINHA CABEA. GRANDIOSA. PODEROSA E ASSUSTADORA. O VELHINHO DA BICICLETA GRITOU: V BEBER SANGUE NO MATADOURO! QUERO ENGOLIR OS SIGNIFICADOS E SIGNIFICANTES. PRECISO ACERTAR AS CONTAS COM O PASSADO. PASSAR DO LADO. POR CIMA, COMO A GRANDE CORUJA. SEM TEMER O CU ESCURO. RASGANDO AS MORTALHAS E SAINDO VIVO E OUTRO UM. COMPLETO. 22 Olho os ps machucados e Sonho com borboletas O cu azul E algumas frutas tempors Sonho fadas crescendo Verdadeiras Mostrando os dentes em Risadas cristalinas Ando com pressa ou no Querendo um caminho Que se abra dourado.

23 Digamos que tudo caia Digamos que tudo corra Ocorra E saia Digamos que tudo suma Assuma E quebre Digamos que tudo estoure Espalhe E corra A pia, que pinga No acreditando no nosso poder Continua pia Continua pingando. 24 A asa que bate no vidro Borboleta Quase riso Quase silncio quase. O bom-bom aberto no barulho As trs da manh s um dos Rituais humanos De incomodar.

25

NADA DE ESPERAR PELO TREM DAS ONZE / NADA PRA VOMITAR DEPOIS DO QUISUCO AZEDO/ NADA PRA DECLARAR DEPOIS DA QUARTA DOSE/ NADA PRA OUVIR DEPOIS DO HINO AS FOLHAS/ AS FORMIGAS DELIMITAM A PAREDE TERRITRIO/ EU ME RENDO/ ENTREGO A BOLACHA.

26 De manh acordo o sol Com meus olhos de semente As coisas, s existem Quando as vejo. Se no vejo, s histria. De manh acordo os passarinhos Com notas musicais e sorrisos. Os passarinhos s existem Se acordados, se cantando. Se no, no so passarinhos. De manh acordo a gua Com o gosto da lngua dormida A gua, s existe se molhada. E corre, parada, indo de doce pra salgada. Se lgrima, gua que dorme. De manh fao dormir os semforos Com meus olhos alhos Dedos estacas de matar vampiros. 27 Na dvida das vias Tortas veias de uma cidade Amaldioada pela dor [o torce dor que se autoflagela no domingo. A moa desgraada que morde o copo Na saudade doida do nada] Na dvida das vias Carros assassinados nos becos Zumbis colepteros Coletam selos de velhas cartas de amor No remetidas. Tristes corredores esperam o sinal abrir E desaparecem de vista. Na dvida das vias Um copo vazio Uma espera Um nmero sem nome de um telefone Sempre ocupado.

28

TUDO ESCRITO CARTA LONGA DEMAIS... PRA QUEM PRA NINGUM CARTA CHEIA DE BURACOS... DE VAZIOS... DE COS... QUE NEM SEQUER COMBINAM COM A IDA COM A VIDA... QUE SENDO BEM SINCERO UMA SETA DOURADA APONTADA PRO CORAO DO FUTURO OU, S VEZES, UMA BALA COR DE CHUMBO NO CREBRO DO PASSADO... OU ENTO NS NEM SEQUER ESTAMOS ENTENDENDO... TUDO ESCRITO, TUDO LIDO, TUDO LITRO, TUDO BEBIDO... PLANTINHA QUE MOSTRA SUA CARA NO OITAVO ANDAR NO OITAVO DIA DIVA... DIVA... DE VAGAR, DEVAGAR... DIVAGAR..... 29 quase sempre bvio: caminho aberto na ponta da faca cega quase sempre o mesmo verbo, a mesma conjugao insana O homem acorda e repete Se repete E tantas vezes faz Que esquece o nome Que esquece a fome Esquece. E eu? Cavaleiro errante, quer dizer: O sonho um bloco de cimento A semente de uma velha samambaia De plstico. E o meu pai? Me olha com seus olhos rodos pelos vermes e diz que O nada s o passo seguinte. O cariri uma foto esverdeada De um velho e querido filme. 30 QUERO VER O QUE TEU OLHO V PENSAR O QUE PENSA O TEU PENSAMENTO E MESMO ASSIM NO TE ENTENDER. AMAR.

31 E, por falar nisso J no tenho a geladeira pra abrir. Como uma velha tartaruga, tenho as costas como casa. E por falar nisso Sou s um kamikaze comendo rapadura, Bebendo caf requentado e suando saudade. E, por falar nisso Voltar uma palavra que corta Que derrama e sangra cido E sem querer falar mais nisso O que quero morder o pedao vermelho da fruta E, fechando a porta, ver a lua Na fora, esfriando geral. 32 O sorriso gigantesco aumenta a sala O que comemorar com tanto gigantismo? As crianas, bem humoradas Riem do sol sonrisal derretendo o rio As cinco em ponto. Certezas sem propaganda, cervejas absnticas e Um nada a rigor abrindo a porta da real idade. O arteso interno cava as paredes lisas do sonho E procura buracos Onde enfiar as mos e os ps. 33 O tempo o senhor que manda Que corta ao meio Ou que deixa largo O caminho O tempo o pai da vida o pau da vida Que mata e cura O que cria E desvenda O mistrio.

34 Tem uma rvore na minha infncia Que flora de vez em quando Mesmo assim Os olhos no cruzam com o lbum De fotos assustadas A primeira chuva, sempre a que no espero Ento nem paro. O homem, que me olho Tem a alma cansada de batalhas Mas mesmo cansada, uma alma rvore Poderosa mesmo sem parecer ser A minha rvore alma sabe das tempestades Por isso teima em ficar na chuva Pro isso brota de quando em vez. 35 NAS ESQUINAS OLHOS QUE NO ESPERO ESPREITAM O CAF CHAMA CIGARRO O SUOR CHAMA OUTRO CORPO A AREIA ESCORRE DOS DEDOS AMPULHETAS DISSOLVENDO RESOLVENDO COMPRO VENDO MEUS OLHOS POLAROIDO COMPRO TEU CORAO TRS POR QUATRO. 36 O primeiro passo O lao do que arma a arapuca O tiro na nuca do tdio Sereias inseguras Em seu aqurio de plstico A balana da justia Nas costas do peo Que vacila sempre Na primeira jogada Do viciado jogo de xadrez.

37 As pessoas procuram seus sonhos Dentro de latas emocionais de pouco caso Aqui o sonho s um grito Em direo a montanha O sol brilha de manh e mostra A realidade dos medos Com luz, tudo bonito No tem essa de dormir com os olhos Dos outros As pessoas passam apressadas Buscando sem nunca ter certeza Se at morrerem Acertaram alguma coisa. 38 A cidade incha como uma feia ferida Tem os olhos grados no bolso dos Bem nascidos Dentes atomizados apontados para A jugular dos fodidos O sangue tinge as paredes do subrbio E o cheiro agridoce da violncia se mistura A fumaa dos nibus superlotados O vento frio corta a roupa fedida Dos que lutaram contra o sol e perderam O trabalho no se justifica nunca A falta dele to destruidora quanto. 39 Pouco provvel sentir com a lngua O sabor da prova Nove novenas pra louvar um santo Que na certa morreu de preguia Pouco provvel que os sorrisos Assumam o posto do maestro Firme no leme A lama sobe bem devagar.

40 Quer apostar que existe um cu cheio de regras Que tudo passar. Que os maus sucumbiro sob o peso dos seus pecados. Que as doenas so castigos celestiais. Quer apostar. Desiste. Morre. 41 Era um rio estreito, pequenino e Bom. Um dia pesquei um peixe de longos bigodes Foi engraado Fiquei feliz. Lembro da sombra dos grandes ps de macaba Bolas douradas de gosto ralo To bom Era menino As vezes ainda sou. 42 Ela seduz. Com olho de mel E luz 43 Quem encanta a tarde com o silncio Procura a marca do vampiro nos sonhos Abre janelas de nada Escancara as grades da vida Quem encanta a tarde traz a paz A malcia esperta de quem faz O bolo E acelera no tempero. 44 Ento isso que vem depois Ento esse o cheiro O sabor do sal avinagrado da salada Procuro o alho Ento isso.

45 A cidade que o lobo lembra est longe Os amigos do lobo esto em silncio absoluto As cortinas do palco levantaram E no havia uma s pessoa na platia O lobo solitrio morde o prprio rabo e Segura o choro. Tenta pensar em outra coisa Pensa: qual o motivo de continuar? Um pote no final do arco ris Ou a boceta suculenta de um chapeuzinho vermelho? 46 Ontem ainda, na boca O gosto de fruta azeda da despedida O filme tedioso responde: Dor com dor. Ontem ainda os restos do domingo Grandes distncias vencidas E um muro, sempre mais alto. Ontem ainda, a importncia de cada coisa Questionada interminavelmente Quem, para onde, o que significa? As respostas se existem, Ainda esto veladas Como prolas falsificadas Dentro de grandes ostras de plstico. 47 Quero a pedra do meio do caminho de Drummond quebrada Em minha retina alterada Cor de sangue e vinho de esmeralda Quero o sortilgio das mos lidas as pressas A presa abatida na primeira mordida Acorda da viola afinada em sol. quero

48 De que feita a lua? Dizem que de nuvem, de acar mascavo, De peas de fusca, parafusos e leos. Outros dizem que feita de gaze, De papel crepom, cimento e tijolos. Outros ainda, dizem que de vento e barulho De sal e pimenta, cristais de rocha, Macumba em encruzilhadas e nmeros mpares. De que feita a lua? Leio no jornal que ela feita de velocidade, asas e Revlveres. De brisa marinha, samambaias e Borboletas. A que brilha no cu da minha boca feita de desejo e medo. De teso e insegurana De riso e sonho. De amor e cime. A que mora dentro de mim feita de salada Mixto quente, boca de fogo E vulces. 49 GATOS DETESTAM RATOS E POR ISSO, S POR ISSO, COMEM OS QUE ACHAM. GATOS DETESTAM GATAS E POR ISSO, S POR ISSO, TREPAM A NOITE INTEIRA PRA QUE ELAS PAREM DE MIAR FEITO DESESPERADAS EM CIMA DOS TELHADOS DOS COMUNS. GATOS DETESTAM OS FRACOS E POR ISSO, S POR ISSO, CORREM DOS CACHORROS. GATOS DETESTAM FILMES E POR ISSO, S POR ISSO, ASSISTEM SEMPRE O MESMO FILME DO GORDO E DO MAGRO. 50 O trem que parado parte no para Ningum sabe pra onde vai, foi, veio Ningum se assusta, custa a acreditar Pelos buracos do corao negro do trem: No com no Dor com dor Trem do futuro abrindo porta pro passado Trem nmade e lento, terrivelmente veloz Fugindo, fingindo fugir, ficando

51

Sou todo maldito. Mal visto. Mal amado. S saio do bar quando for o ltimo. Afinal, os mapas, nem sempre so verdadeiros. A dama cigana, tem o sorriso maior que o rosto. O gosto bom de quem conhece todas as frutas todas. Todos os sabores todos. De quando em vez preciso ser sustentado. Porque de quando em vez t caindo. E em queda livre todo mundo desmorona. No gaivota. Edifcio. Sou mau garoto. Veterano. Singrando os mares da desavena. Quebrando alguns mitos. Ensaiando novos ritos aos gritos, aos pontaps. A tal da angstia no interessa. moda. E moda passa. 52 JESUS NO BATE BRONHA NO PAS DOS EUNUCOS JESUS NO VEM DESCALO NO PAS DOS COTURNOS JESUS NO CHEIRA P NO PAS DO EPADU JESUS NO CHUPA MANGA NO PAS DAS PITANGAS JESUS MORA NO OTHON NO PAS DAS FAVELAS JESUS NO TOMA BANHO NO PAS DOS PERFUMES JESUS FURA GREVE NO PAS DOS DEDOS DUROS JESUS NO PASSA FOME NO PAS DO FAISO JESUS BATE MACUMBA NA PORTA DAS IGREJAS JESUS ANDA DE JEANS PRA FINGIR QUE IGUAL JESUS LATE DE NOVO PRA GANHAR MAIS UM OSSO JESUS BRASILEIRO MAS MORA EM MIAMI JESUS JURA POR DEUS QUE NUNCA DEU A BUNDA JESUS NO NADA NUNCA PRA NUNCA MORRER NA PRAIA JESUS ANDA NAS RUAS COM A CAMISA DE GHANDI JESUS VAI MORRER DE TDIO COM O CARALHO NA MO NO PESCOO, PENDURADO, O CRUCIFIXO DO IRMO.

53 No meio Escancarado fresta Morte sesta Crucificao festa Inteligncia rara besta Tapete vermelho bosta Matematicamente Fodidamente Tediosamente No meio. 54 Chave: Abrir mo da porta Senha: Dormir s com um olho fechado Em off: Sensual. Sem maiores detalhes. 55

no ltimo janeiro ainda terei o sol? No ltimo janeiro os gritos de guerra viro com tempero? No ltimo janeiro as coisas se faro sozinhas? Onde estar a torcida no ltimo janeiro? Algum vai se empolgar as quase dez da noite Sabendo que o ltimo janeiro? No ltimo janeiro a adorao vir do medo? A nota desafinada Do piano Do ltimo janeiro quase morte?

56 Nada mais a dizer Depois do sexto gole Nada mais a pedir Depois que o dia nasce No sexto round A cabea bate na lona Da realidade A fascinao Morre asfixiada Pelo sol do meio dia Os sonhos desmancham Os ninhos E vo pras terras Hbridas do sul. 57 caro bobo Um passo sempre alm da perna Olho no olho Aflio de gaivota Que nunca viu o mar O medo de voar Congela as asas? Indiferente ao sol caro bobo Sem tesouros, sem cu... Voa como s um bobo voaria Em direo ao sol Filhos empertigados Voejam ao seu redor Sem ligar pro seu temor Pro tremor de suas mos 58 Cuidado Que tudo mais pode ser arrumado. Olho vivo Que tudo mais pode ser esquecido. Corre rpido que tudo pode ser deixado Pra trs. Abre a boca, se espanta Nem o tapete, sob teus ps, real.

59 Tudo que olho, ave Tudo que nuvem, pele Tudo que pesado, queda Tudo que msica, liquidificador Tudo que vier, carona Tudo que for, tarde Tudo que molhado, boceta Tudo que bebida, kerouac Tudo que mais, menos Tudo que ver, telescpio Tudo que em cima, vertigem Tudo que jia, falsa Tudo que quiser, tudo. Nada a dizer. 60 pra l do arco-ris Que as coisas valem a pena depois da meia noite Que as coisas acontecem prevendo muita chuva Que retiramos o telhado Acorda, abre a gaiola Vai no cabeleireiro Ou voa. 61 Dados lanados na noite Dedos entrelaados nos plos Noite de riso e gozo Coqueiro cama, teto azul E sangue frtil no primeiro dia De yemanj ... me pede um rock e um beijo o sol acorda e levanta a cortina o show j no pode continuar.

62 Acar, algum a, um pouco de acar? Almamarga Esparadrapo, qualquer um, um pedao de esparadrapo? Almacidentada Um prato de sopa, uma boa alma, um prato de sopa? Almaniquilada 63 Na queda que se sabe De verdade: Anjo, gato, borboleta ou Coisa 64 A chamin vomita os pedaos malcheirosos de marimbondos suicidas mangas apodrecem no cho entre risadas de meninos com cara de paisagem. Uma mulher, De olhar sem brilho Segura pela orelha Uma menina que grita Ela quer ser marimbondo Quer queimar na fogueira Antes que o sol a coma Como uma fruta tempor com gosto de nada 65 Ele pula o pulo, salta essa parte Olhos azuis de fuga, de desamor De desesperana No outro lado do pulo, o dado jogado Realidade de trabalho sem tezo De vida fodida de verdade Ele mente sobre isso tambm Ri com um riso das antigas Olha pras unhas rodas e pula o pulo Do oitavo sem janelas

66 Medo De dizer que tenho Medo Que a impacincia tremule Na bandeira do meu pau morto de Medo Que minhalma seja o dia de ontem lotado de Medo Dos espritos mortos do futuro Mudo Imutvel. 67 Pode at ser que o sol Faa a delicadeza de aparecer Pode at ser que o sol Ilumine as asas da borboleta Que pousa faceira em cima Da primeira manga podre do quintal Pode at ser que o sol Faa a sombra bailar feito doida Ao redor dos ps do gari feliz Pode at ser que o sol 68 Na janela A velha com cara de fotografia velha Sopra uma fumaa antiga Na cara do carteiro na janela A velha desconhece nmeros primos Telefones fora de rea Vazios e princpios Vazios 69 Um menino Uma coisa franzina De calo sujo Correndo como uma flor Sem raiz. Um menino Uma asa sem pssaro Que voa sem dar a mnima Pra destino ou Pouso.

70 Solido cuspida assim Como lagartas que no se transformam Em borboletas Passado Em flashs espontneos Arrancando um riso Um tiro A noite tendo sempre O brilho genial De um porre, uma lombra, um farol de um carro antigo Raro Eterno. 71 Quando eu entender o vento Eu vou falar qualquer lngua Saber o que falam os que no dormem De nova olinda a beirute Quando eu entender o vento Eu vou conhecer o sabor de cada fruta Dentre essas vou amar todas Como coisas passageiras que so Quando eu sentir o vento Vou ouvir a voz dos meus amigos Saber das suas dores e rir tambm Fazendo coro as suas gargalhadas Quando eu voar no vento Quando Vento 72 Da que eu posso pegar uma faca amolada E cortar o pedao que incomoda e fere Da que a alma se trocar a letra vira lama No tem jeito. Da que a comida engolida ligeiro No alimenta nada nem o ego Da que a vida plula dourada com tinta spray No tem jeito. Da que pequenos erros tem perdo Mas os grandes tem consentimento Da que o pecado o nico apartamento que vale a pena no prdio No tem jeito.

73 O fim, minha amiga querida Certeza que s comeo At porque Os novos homens velhos Pegam suas canetas, tambm velhas E se atrevem a escrever o futuro. Todo comeo, meu bem s a merda de um recomeo At porque nessa hora Os velhos novos homens Esto vomitando calculadoras e Levantando os olhos Pro cu azul. 74 O arlequim fuma pirita como se ouro Fala frases desconexas que sempre comeam Com um tal de talvez Ele sabe que tudo mais ou Menos importante Todos os projetos so tolos todos Ele sabe e fuma ouro como se pirita As frases certas sero sorteadas em pacotes dourados de Biscoitos sabor coca cola A porrada certa certa ele sabe E apaga o cigarro ouro pirita como se Aplaude a si mesmo porque eles j foram Eles j Ele nunca 75 O jornal comea Daqui a pouco o circo Para Os palhaos Nunca sero to engraados Quanto

76 bem verdade Que a vida no tem margem que a Ladeie A casa no tem asa Vai ser sempre s um velho e esquecido Aqurio Um viveiro bem verdade Todo mundo acaba se acostumando com prises. 77 Deus amarra o cachorro Abstrato late o lato senso Deus cria o tosco Iconoclasta que ama sua esttua dourada Deus faz o homem de carne de segunda No sbado mal passado E cria o bandeirante admico Comedor de ndias evas Deus miscigena Por tdio Por experimentao e erro As plantas ele bota de sacanagem As plantas e as Muriocas 78 O que assassina o sonho O que divide o sonho O que cospe no balco do sonho O que sopra fumaa nos olhos do sonho O luar precede nossos passos de sete lguas No existe fronteira pior Nem mais bem guardada 79 As frutas que nos cultivam, se querem, so amargas Se querem, se insistem, Tem o sabor dos nossos piores inimigos Tem nosso sabor

80 Tetas de mulheres tristes Derretendo no calor De fevereiro. Idiotas juntam-se a banda Vaiando-se Recprocos e felizes 81 Ningum feliz na rodoviria bem verdade Gente doida pra ir indo Gente doida pra chegar em qualquer lugar indo Gente doida No ver as placas bom no ver No olhar destinos bom no olhar No lembrar porque se est nessa merda de lugar Desatino destino de quase todo mundo quase A menina, menina ainda, menina pede um trocado Na lanchonete leo pingando comida de sabe-se l quantos dias A menina, menina ainda rindo, nica rindo Nesse circo Menina, menina ainda suja, menina como um brinquedo sujo Que algum largou E depois encontrou Sujo, suja e feliz 82 E da que no conheo ningum? E da que no sei falar alemo? E da que no sei usar os talheres de forma correta? E da que no sou herdeiro? E da que no varro minha calada? E da que no sou doador de rgos? E da que no suporto incensos? E da que a vida feia? E da que ando a p a cidade inteira? E da que quero assassinar o dono da bodega? E da que no conheo a palavra certa? Da que lhe digo: No digo. 83 A vantagem comer cedo, e sair antes A vantagem e estar voltando quando ainda esto indo o sonho, da padaria, mela os dedos do garom assassinado

84 Agora o vento Menos muriocas Uma cerveja gelada as seis da manh De amanh, talvez. A quem estou querendo enganar? Medo. Fome no, Medo. 85 De repente o riso O corao transformado Em puro suco De novo o sonho. E porque infinito? Bom pelo sabor do bom Eterno em cada segundo de dengo Quem quer ser racional Dentro da nave do tempo? O tempo detesta os racionais. 86 Mere Cer Pare Cer Ser 87 O mundo diz: tranca? Tem no. E o verbo atrasa o passo Ta vendo o arco-ris? Passou. Perdeu. Tem outro? Tem sim, mas outro. Nada acabado Tudo por fazer 88 Algumas pessoas So uma data Um cheiro Um gosto Uma chuva Uma noite de lua cheia, bem cheia

89 Gosto de novo No antigo Arma apontada pro silncio Ento, faa-se! O verbo do verso Sem conjugao 90 Tem uma estrela L no cu Que no sei o nome Encravada bem no meio De no sei o que Que me movimenta como se por descuido fosse a dona da marionete que assa peixes dourados e diz: siga em frente 91 No entender a dor No garante no senti-la E o olho busca a resposta Ser melhor? A resposta posta Em cima da mesa Pra cada um, um sabor diverso E o muro sobe, tijolo a tijolo ou Aos borbotes O fim do ano Fim do jogo Fim Sensao que podia ter sido um pouco mais Devagar. 92 gua de cheirar o cheiro ameno Reserva monocromtica a manh molhada Levo o caminho lavado nas retinas Opacidade na cidade de luz amarela

93 Alma carne Que no se corta com faca Alma veneno de vento No nariz de um deus eunuco Alma tem seis cordas de guitarra E se pendura nos braos De um menino sem cor Alma telefone ocupado De algum em silncio Calma. 94 Cada momento um gosto Um instante fotografado na retina rotina Cada momento, se riso, felicidade de algum que Sobrevive Cada momento um sonho A viagem s de ida, a manh ensolarada, A primeira rom Cada momento um verso Um assovio de uma msica Cuja letra se perdeu na poeira da memria 95 Imagina Imagina a ao Imaginao Imagem, ao ma, gema, ma Imagina 96 Incandescente estrela Na madrugada de solido A trs Olha: nada pra olhar

97 Sou ainda um menino Que guarda no bolso pequenas pedrinhas Balanando no peito Um escapulrio e uma baladeira Quando vou dormir, sonho coisas pequenas Que caibam no dia de um menino Que quer a chuva quando tem sol Que implora o sol quando tem chuva 98 O jardim espera Uma primavera Que nunca vem Flores paradas No vento nenhum Do dia eterno 99 Colo sonhos com durex nas paredes O arruaceiro passa rindo E chutando uma bola imaginria A alma das brocas O oi das almas O sal voando no vento nordeste L no amap Severina fabrica lembranas Com delrios artesanais 100 Onde nasci de onde venho Onde nunca houve Quatro estaes, nem duas Onde cresci de onde tenho Bolsos furados de nada guardar 101 Quero um passarinho quero-quero Uma casa pequenina pintada de amarelo Uma mulher sorridente que goste de caramelo Um tocador solitrio tocando violoncelo

102 O eco da voz De quem no falou ainda O cear me dizendo coisas Do arco da velha Abrevio a ladeira No subo A seda azul do quimono De lady janeiro As ruas so os limites O lar uma casa abandonada Um asilo onde se joga carne velha Que se quer longe dos olhos Ave maria Que o que diga fique exposto Posto entre as frutas de sabor nenhum Fecho os olhos querendo uma praia Um par ou mpar onde ganhe Uma meada de linha dos cabelos de ariadne E o condomnio labirinto, grude, Grudo nas pedras, como se Ira fosse 103 Canto o canto De quem canta mudo Conto os quatro cantos De quem De quatro Deixa de entender o mundo 104 Passos que se apagam na ventania do final da tarde Um sol que j no queima, sereno e velho Tomando um banho de rio, rio velho Armas enferrujadas jogadas no lixo do medo A fumaa do caf feito agora leva o pensamento pra longe Longe de armas velhas, longe de passos esquecidos Depois de um gole, um cigarro, um assovio Lembrana de um amor que poderia ter sido Como todos poderiam Lembrana de um riso Com todos os dentes na boca

105 Quero o outono de vladimir Flores de plstico na varanda da Casa amarela Quero o inverno de vladimir Pingins chores se atirando das Geladeiras Ensaiando a morte do czar De todos os czares Quero o vero de vladimir Amores escancarados Na ausncia de qualquer culpa Quero a primavera de vladimir Sonhos de sombra Com vinho e Mulheres de olhares lquidos 106 Ensaio um sorriso em frente ao espelho Decoro, quero minha boca simptica Brilhando em frente do banguela A pele bronze bela, mastigada pelo sol tropical Embeleza a foto Do reprter premiado A misria atrai turismo 107 Csmico, silabal, Meu sentimento no traz saudaes joviais Sei, sem saber como sei Da dor de andar s acompanhado Ardo e engulo o dardo As vezes, s as vezes Morro enquanto mato 108 Quem obedece Sem querer Traz no olho o brilho do olho de Uma vaca Quem desobedece Por querer Traz no olho, na mo O brilho de Uma faca

109 Cheiro de cera De carnaba Uma rosa Champagne em Meu jardim 110 Queimadura No tear dos pensamentos Toscos Penso ento, Toscamente Feito feira E me dou, como mercadoria Capturando o gesto Como um manifesto 111 A tragicomdia No reprisa o sucesso Da novela das nove Cachorro quente? Lata Cachorro lata, coisa, quente O menino correndo nu Na primeira chuva o riso de deus Como se dissesse: - eu no to nem a. 112 Tudo que mais, menos E junto coisinhas, partculas, Pedaos de dias Que quebram cabeas Como se fosse possvel. Editvel? Ento feliz.

113 Ta na hora de olhar Os velhos livros lidos Na nsia dos primeiros anos. Um riso. Uma alegria lembrada. Sombras de uma macaubeira A beira do riacho, em santana Palavras que se convidam. Se mostram menos hostis. 114 Os sons. Os sons. Tardes de pensamento De paz. Olho em trezentos e sessenta Cheiro de terra molhada. Chorou? Depois da porta um corredor vazio Corre Dor O prazer do som Abrir os olhos A mente O pensamento fixo no sonho Tudo, de alguma forma, depois faz sentido. 115 Afago girafas em sonhos Delrios doces, Sendo esse, tempo de rir. Braos balanando Porque possvel E o dia se derrete lento Como a queda de um gato Da janela do primeiro andar 116 O barulho De Lata Delata

117 O cheiro do novo apalpado A neve dos cabelos A nave navegando O controle remoto Fascnio na nota triste No blues atravessado Nas teclas negras do piano. Toda sexta, Cheira. 118 Mais ou menos Tenso Deixando mais ou menos Perto Fazendo mais ou menos Fita Comendo mais ou menos Brcolis Estando mais ou menos Apto Bebendo mais ou menos Cedo Dormindo mais ou menos Tempo Trepando mais ou menos Rpido Vivendo Mais ou menos. 119 Aptico, meu olho olha a esttua eqestre Esttico, A mo na sofreguido de um copo de cerveja Dramtico As pernas do menino correndo e o zumbir das balas A esttua eqestre Bebe uma cerveja E sada a bala Que derrubou O menino.

120 Dia de despedida - olha o relgio, olha a hora O sol queimando a pele clara Na fotografia De uma praia distante Olhos de abre-te ssamo Na menina linda que um dia ouviu Um sabi soberano Cantando A cano da despedida 121 A nota sol a nota mais quente Queima o peito da gente Traz uma saudade De quando o menino, que sou eu ainda Se armava de sorrisos E encarava a vida Como uma pipa colorida Voando no cu. 122 Mordo o calendrio maia Comeando com as segundas feiras Tempo de ampulheta bbada Caindo pelas tabelas O tempo se esconde Na sombra do edifcio Hospcio Solstcio bruxo as onze da manh Nos olhos de nero Tocando fogo em amsterd Nada claro no discurso: Oznio nas alturas Ozana no puteiro Incendiando com seu clitris Minha coleo de extintores 123 ter eternidade Meter maternidade trepar no ltimo degrau da escada pra descobrir: o ltimo o primeiro de cabea pra baixo.

124 As seis caf gasolina pasta de dente beijo na me bom dia mundo Atrasado o trnsito o sinal o filho da puta da bicicleta Culpa minha mas faltou energia queimou o fusvel o idiota no veio Almoo frio gosto de nada tudo indica que a tarde vai ser pior Calor fodido eu esqueci seu guarda eu no bebi seu guarda O por de sol que por de sol eu quero matar algum Cerveja esquenta no copo cigarro trava na lngua vontade grande de sumir A madrugada o vento frio o vmito na calada o idiota capotou As seis caf gasolina... Eu quero matar algum 125 Quando quer entrar Abre Quando vai morrer Desliga Quando quer beijar Olha Quando vai comer Morde Quando quer sentir Cheira Quando vai fugir Corre Quando quer dormir Bebe Quando vai sorrir Mente Quando quer Quando vai Quer, vai Quando? 126 Anjo tosco feito as pressas Com olhos cansados De morrer na praia Sabedor do sabor Dos sonhos Do fogo Empalado na fumaa De um penltimo beijo

127 A esfinge maconhada Aponta os bicos dos peitos Pra lua crescente A esfinge, Cheia de lcool at os ossos Telefona pra algum Que tenha filhos Manda que os mandem Pra serem decifrados Para serem devorados 128 Rato Que rapta o gato Em detrimento do queijo Rato Que ri a noite Pra que no haja dia Rato Que corre ligeiro Da latrina do mundo Rato Que detesta reis Que detesta roma E roms Rato burro Cai desesperado Na ratoeira eriada De uma gata vadia 129 Enquanto chovem balas no morro Dionsio mistura na sua panela O guisado de um sonho. Um atordoado ator Recita sextilhas dodecafnicas De um autor triste e vencido. O sangue que escorre morro abaixo Tempera a adrenalina da cidade Que se move, enlouquecida Por baixo dos ps Das meninas menstruadas.

130 Ontem, totem totmico ontem Encravado na sola Pregado na sola De um sapato sambado Como um chiclete esquecido. Ontem, como um tiro Como um beijo no dado Um suspiro de quem tem certeza Certeza nenhuma Certeza s uma: Errou o caminho. 131 Recebi tua rosa Linda, rosa Quase nenhum espinho Olhando bem, um s. Como um adereo de pendurar chapus Cachecis coloridos. Tmida, aparecia de noite E se escondia, verde, durante o dia. Um dia sumiu xe, como? Se tinha raiz... Diz que foi, diz que foi assim Com sua bolsa pendurada Para meia lgua mais longe Do que diz pasrgada 132 A palavra nunca s uma palavra Nunca come quando diz que fome Nunca olha, quando o filme mudo Nunca morre, quando a bala pra outro A palavra, nunca s uma palavra Nunca arde, quando sem pimenta Nunca afoga, quando diz que choro Nunca esquece, quando flor dentro do livro A palavra, no morre quando quem fala morre A palavra s morre No silncio do medo Da primeira e da ltima hora

133 O corao bate um martelo em um sino de material reciclado. As vezes penso que vai parar. No vai. Vai. No vai. A cerveja gelada no copo esconde o rosto. O copo vazio esconde. O vazio da conversa vazia. A guitarra quebrando a rua. O poste. O guarda. A luz em pedaos de folhas secas no meu jardim. Sim. No estou de todo normal. Sim, hoje noite de lua cheia. 134 Tem nada no Se de vez em quando No meio de tudo Voc se sentir assim meio, transparente A gente assim mesmo: Gente. 135 E a gua fria Do rio Treme Na veia aberta Da terra Solenemente grvida O rio engole os meninos Os olhos do poeta O neon das propagandas As saias curtas das putas Na tarde quente do final de outubro O por do sol lambe As pernas da ponte Da minha irm As rodas da bicicleta A cerveja brilha dourada no copo Besteirazinha conversada sem pressa E a lua corre, e quando se vai ver um beijo na boca que sela o novo dia

136 Acredito no rito No mito desmentido que diz que Algo esperado Nunca ser dito: Sinto muito, eu no sinto muito Realmente, o frio no foi desta vez. Realmente, nenhuma dessas estradas Tem o sabor inesperado do novo No espere ento, que algum, desesperado esteja te esperando no final da curva. 137 O comeo da estrada o passo dado Em direo ao nada. Se voc desimaginar A cidade some e Tudo fica mais fcil. 138 Uma casa sem mveis Ainda Nua Grande como todo sonho de incompletude O corpo gasto O olho sempre virgem do vasto ainda no visto. O velho pintor gira entre os dedos um pincel De cerdas gastas. Na tela em sua frente um pedao De sua multifacetada alma A casa continua Nua

139 Maculo. Mancho de palavras o silencio lmpido. Antes de dizer, a magnitude Depois, o som sem cor O desacordo do Desassossego. Desassossego palavra cobra Palavra que sibila Cheia de esses Se arrasta na alma Como se cho quente alma fosse 140 no nada que mora a idia do nada que surge a paixo de nada, que fiz por gosto o nada o que sobra Da revoluo 141 Devo te dizer Que Lamentavelmente Minha alegria eu Gastei toda 142 Eu, se fosse aougueiro Virava tudo azavessa Em vez de matar Ressuscitava o boi. Eu, se fosse costureiro No consertava roupa Diminua ou aumentava a pessoa. Eu, se fosse, Era poeta.

Minha cabea um diretor de teatro maconhado

A guerra pictrica de Lupeu Lacerda

Gustavo Rios Nada mais canalha do que reler o que Ginsberg escreveu sobre Corso na edio brasileira de Gasolina e Lady Vestal para tentar explicar o que acho da poesia de Lupeu Lacerda. Em termos comparativos, como resumir o que este poeta e arteso faz h dcadas. Desde os tempos em que a sua escrita era publicada em fanzines. O risco grande: ao confessar minha canalhice, posso estar apenas comparando um ao outro. O que , convenhamos, uma forma pattica e bastante limitada de se falar sobre Caos Technicolor. No pela comparao em si, pois creio que ele ficaria bastante lisonjeado. Afinal, a pegada beat uma das coisas que o motivou a ser o que : poeta e arteso, do tipo que ao se apresentar assim (Sou Lupeu Lacerda, poeta e arteso!) no me constrange; eu que me acostumei a ver esse tipo de charlato se valendo to somente de cabelos longos e de duas ou trs camisas de esttica Hindu esfarrapadas para recitar coisinhas estpidas, medocres e facilmente esquecveis. Quando o vi falar assim (e no foi a primeira vez, pois vinte anos nos cercam, desde o primeiro encontro casual numa mesa de bar at a mais recente, meio que premeditado, tambm numa mesa de bar) percebi que surgia a inspirao e o fio condutor desse texto: apesar da minha covardia em apelar para o Gisnberg, com franqueza creio que o Lupeu escreve no se resume a comparaes. Em termos estilsticos, suponho que Leminsky, Kerouac, Allen e outros coexistem numa boa em sua estante. Servem de inspirao. Mas tambm sei que Manoel de Barros, Hilda Hilst, Henry Miller e tantos outros, poetas ou no, parecem deixar rastros. E, para falar da literatura sob outro ponto de vista (onde posso correr mais riscos), Lupeu ao escolher para si tal condio, tambm deve ter se enxergado quem sabe numa tarde modorrenta da regio do Cariri, talvez ele ainda adolescente, percebendo a crueldade tediosa que geralmente se apossa dessas cidades numa imagem descrita pelo Bukowski, bem como num cordel recitado por um velho de rosto expressivo e clido. Ou seja, Lupeu Lacerda escolheu para si este tipo de vida: de ex-vocalista de banda de rock; de escritor confessional, to prximo da tradio dos grandes; de editor de fanzines; a vida de poeta-e-arteso, ainda sobrando tempo para agitar projetos que fazem livros alheios caminhar pela cidade onde mora. Sendo adepto da crena de que nunca devemos tirar a essncia do que escrevemos, em nome da busca por uma perfeio estril, no meu entendimento o que vocs lero aqui so verdadeiros textos que foram arrancados fora em situaes de tristeza ou de euforia (chapada ou no). Mas nunca na condio branda de algum prostrado no sof a ruminar armadilhas retricas para um bando de leitores desavizados. Muitos podem encontrar falhas estilsticas neste livro. Outros tantos podero ser Lupeu um escritor em formao, onde deve faltar e, com aquela tpica boa vontade pernstica, sugerir ao poeta-e-arteso que se doe mais a literatura e que estude os clssicos e domine a lngua culta. Prefiro acreditar que estas pessoas, certamente competentes em seus nichos literrios, sentem um pouco de medo e outro tanto de inveja. Ou que, ao se depararem com a poesia bruta de Lacerda, foram acometidos pela saudade de

um tempo para eles remoto. Um tempo em que a vida se misturava com a escrita um tempo onde todo poeta, chapado ou no, era ...um prncipe dourado da guerra pictrica como diria Corso. E que este era o nico motivo vlido para se continuar insistindo nessa coisa chamada literatura.

Salvador, 10 de Dezembro de 2011.

Sobre o autor: Lupeu Lacerda autor do livro Entre o Alho e o Sal de poesias (Kabalah Editora, 2007). Mora em Juazeiro da Bahia minha porra. Participou da coletnea Tempo Bom (Iluminuras, 2010) e da coletnea No Azul Sonhado (BSG, 2011). Tem um site de escritos apcrifos www.lupeulacerda.com.br . Quer ser Henry Miller. Ainda no conseguiu.

You might also like