You are on page 1of 8

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

PORTARIA-TCU N 227, DE 26 DE SETEMBRO DE 2007 Aprova a realizao do Projeto SGP Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas e designa seu gestor. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO, no exerccio de suas atribuies e com base no art. 86, 1, da Resoluo n 199, de 28 de dezembro de 2006, e na Portaria-TCU n 325, de 12 de dezembro de 2006, resolve: Art. 1 Fica aprovada a realizao do Projeto SGP Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas, nos termos do Anexo desta Portaria. Art. 2 Fica designado o Analista de Controle Externo Vadis Antnio Bellaver, matrcula n 6523-4, para exercer a funo de confiana de Coordenador de Projeto, cdigo FC-03, constante do Anexo X da Resoluo n 199, de 2006, e alocada s funes de gestores de projetos. Pargrafo nico. Cabe ao coordenador do projeto a responsabilidade de exercer as competncias previstas no art. 8 da Portaria-TCU n 325, de 2006, e observar o disposto no Manual de Gesto de Projetos. Art. 3 Fica autorizado o Secretrio-Geral de Administrao a proceder, sempre que necessrio e mediante provocao da unidade patrocinadora, substituio ou nomeao do gestor ou de membro do projeto. Art. 4 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

WALTON ALENCAR RODRIGUES Presidente

(Publicada no DOU de 27/9/2007, Seo 2, p. 38)

ANEXO PORTARIA-TCU N 227, DE 26 DE SETEMBRO DE 2007


TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO PROPOSTA DE PROJETO

Projeto SGP - Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas 1.Identificao do gestor do projeto Nome Vadis Antonio Bellaver

Pgina 1de 6

Matrcula 6523-4

E-mail vadisb@tcu.gov.br

Ramal 7111

/var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Funo do gestor Gerente X Coordenador Lder Nome do substituto eventual Matrcula Cristhian dos Santos Camilo 4568-3 Local / telefone Setec - Anexo II - sala 220 / (61) 3316-7948 / 9674-1819

Origem da FC Funo da Gesto de Projetos E-mail Ramal cristhiansc@tcu.gov.br 7868

2. Identificao do projeto Nome do projeto Projeto SGP - Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas Perodo de realizao Unidade patrocinadora 24/09/2007 a 23/05/2008 Segedam/Segep 3.Vinculao estratgica Plano estratgico do TCU - 2006 a 2010 Perspectiva Pessoas e Inovao Objetivo estratgico n 17: Otimizar a utilizao do conhecimento organizacional. Objetivo estratgico n 20: Modernizar as prticas de gesto de pessoas. Perspectiva Oramento e Logstica
Objetivo estratgico n 21: Assegurar adequado suporte logstico s necessidades do TCU. Iniciativa estratgica n 19: Instituir e implantar poltica de gesto de pessoas.

Plano de diretrizes do TCU - 2007 Perspectiva Pessoas e Inovao Iniciativa estratgica n 2: Implantar poltica de gesto de pessoas. Ao 2.2 - Aperfeioar e racionalizar processos de trabalho de gesto de pessoas. Ao 2.4 - Dar continuidade implantao do sistema informatizado integrado de gesto de pessoas. Plano estratgico da Segedam - 2007 a 2011 Perspectiva Clientes Objetivo estratgico n 2: Otimizar o tempo de resposta s demandas de produtos e servios. Objetivo estratgico n 3: Melhorar a qualidade de produtos e servios. Objetivo estratgico n 4: Aprimorar a relao custo-benefcio de produtos e servios. Perspectiva Processos Internos Objetivo estratgico n 11: Modernizar as prticas de gesto de pessoas. Objetivo estratgico n 12: Ampliar o uso e a efetividade das solues de TI para a rea administrativa. Iniciativa estratgica n 11: Definir e implantar melhorias nos sistemas informatizados de suporte atividade administrativa. Plano Diretor de Administrao - 2007 a 2008 Iniciativa estratgica n 4: Definir e implantar melhorias nos sistemas informatizados de suporte atividade administrativa. Ao 4.1 - Incrementar as funcionalidades dos sistemas de suporte s atividades administrativas e/ou adquirir, quando vivel, solues de TI para apoio administrativo. - Iniciar implantao de sistema informatizado integrado de gesto de pessoas.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO Projeto SGP - Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas 4 .Problema / oportunidade

PROPOSTA DE PROJETO Pgina 2 de 6

Descrio do problema ou da oportunidade a) O atual sistema de Gesto de Recursos Humanos (GRH) uma soluo de TI que, aps nove anos de vida til, j no atende plenamente s necessidades da Secretaria de Gesto de Pessoas - Segep, face s novas exigncias em gesto de pessoas no Tribunal, principalmente:

/var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

educao corporativa, gesto de pessoas por competncias, banco de talentos, dirias e ampliao do auto-servio. Em decorrncia dos resultados do projeto Atuar, esto previstas mudanas no mbito da Segep, em relao modernizao de seus processos de trabalho. A reestruturao orgnica e funcional das reas que lidam com gesto de pessoas exigir adequao do sistema de informaes que suporta seus processos. Acompanhando essa linha de modernizao das prticas administrativas do Tribunal, o projeto Segedam sem papel tornou-se a mais recente ao que demandar adequao da soluo de TI para gesto de pessoas no sentido de atender aos requisitos tecnolgicos que proporcionem documento e processo administrativo eletrnicos. b) Ante a escassez de recursos para desenvolvimento interno e a existncia no mercado de solues de TI especializadas em gesto de pessoas, grande parte j consolidada e implementada em muitas empresas de porte da iniciativa privada, bem como em diversos rgos da administrao pblica, mostra-se oportuna a iniciativa de especificao e posterior contratao de novo sistema de gesto de pessoas para o Tribunal. Evoluo do quadro (apresentar fatos e dados) O sistema GRH entrou em produo em setembro de 1998, aps cancelamento do contrato de servios vigente com a IBM do Brasil e o total desligamento do computador de grande porte (mainframe), que constitua a infra-estrutura computacional operante na poca. O sistema foi projetado e desenvolvido no exguo prazo de um ano por equipe da Setec, tendo em vista que o Sistema de Administrao de Pessoal (Siape), antecessor do GRH, seria desativado juntamente com o desligamento do computador de grande porte. A emergncia da situao, na poca, levou a Setec a desenvolver novo sistema de informao com a premissa bsica de simples substituio do antigo Siape, pois no seria possvel em virtude da urgncia realizar levantamento mais detalhado das reais necessidades que a gesto de recursos humanos exigia na poca. Ao longo dos nove anos (1998-2007) em que o sistema GRH est em operao, muitas manutenes corretivas e evolutivas foram realizadas, a maioria em virtude da necessidade de adequao do sistema s constantes mudanas da lei e dos procedimentos de gesto de recursos humanos. A defasagem tecnolgica do sistema GRH, aliada sua defasagem em termos de modelagem de negcio, dificulta muito alcanar resultados estveis e robustos, como desejvel, mesmo quando ocorre intensa aplicao de recursos humanos na manuteno do sistema. Este histrico conduziu situao em que o sistema que suporta a gesto de pessoas no TCU carece de usabilidade e flexibilidade em nveis hoje exigidos por uma administrao gil e eficiente. Alm disso, algumas macrofunes do macroprocesso gesto de pessoas ainda no esto informatizadas no Tribunal: educao corporativa, gesto de pessoas por competncias, gesto de banco de talentos e fluxo de documentos.

5. Escopo do projeto
5.1. Objetivo geral do projeto (em relao oportunidade ou soluo do problema) Especificar, com objetivo de licitao, Sistema de Gesto de Pessoas1.

5.2 Meta Indicador Produto Cliente


META Objetivo especfico Efetuar prospeco no mercado em busca de solues de TI em gesto de pessoas que atendam s necessidades do TCU.2 Quanto 50% 100% Data de trmino 25/10/2007 23/11/2007 Indicador Relatrio das solues de TI especializadas em gesto de pessoas vistas no mercado aceito Produto Relatrio das solues de TI especializadas em gesto de pessoas vistas no mercado Cliente Segep ISC

O sistema dever abranger, entre outras, as macrofunes (1) gesto de cadastros de autoridades e servidores; (2) gesto de cadastros de estagirios e prestadores de servio; (3) gesto da vida funcional de pessoas; (4) avaliao de desempenho; (5) controle de freqncia; (6) pagamento de pessoal; (7) gesto de benefcios de sade; (8) educao corporativa; (9) gesto de pessoas por competncias; (10) gesto de banco de talentos; (11) legislao de pessoal; (12) fluxo de documentos.
A prospeco das solues de TI limitar-se- a 10 fornecedores

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

PROPOSTA DE PROJETO Pgina 3 de 6

Projeto SGP - Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas

b) Identificar riscos e avaliar impactos do novo sistema relativos ao aspecto


1

100%

23/11/200 Relatrio de Setec Relatrio de riscos e impactos riscos e impactos 7


sobre os sistemas sobre os sistemas

O sistema dever abranger, entre outras, as macrofunes (1) gesto de cadastros de autoridades e servidores; (2) gesto de cadastros de estagirios e prestadores de servio; (3) gesto da vida funcional de pessoas; (4) avaliao de desempenho; (5) controle de freqncia; (6) pagamento de pessoal; (7) gesto de benefcios de sade; (8) educao corporativa; (9) gesto de pessoas por competncias; (10) gesto de banco de talentos; (11) legislao de pessoal; (12) fluxo de documentos.
2 A prospeco das solues de TI
limitar-se- a 10 fornecedores

/var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

c)

integrao com os demais sistemas de informao do TCU. Apresentar resultado do estudo de viabilidade tcnica e econmica da contratao pretendida.

de informao do de informao do TCU aceito TCU

30/11/200 Parecer de viabilidade 7

Parecer de viabilidade tcnica e tcnica e econmica da econmica da soluo soluo pretendida aceito pretendida Diagrama de arquitetura da soluo, verso inicial Diagrama de arquitetura da soluo, verso final Documento de requisitos funcionais

CCG

d)

Planejar arquitetura da soluo.

70%

01/02/200 Diagrama de arquitetura da 8

soluo, verso inicial, aceito

Segep ISC Setec Segep ISC Setec Segep


ISC

100%

31/03/200 Diagrama de arquitetura da 8

soluo, verso final, aceito

e) f)

Definir requisitos funcionais. Definir requisitos tecnolgicos e de usabilidade.

1 1

14/03/200 Documento de requisitos 8 14/03/200 Documento de requisitos 8

funcionais aceito

Documento de requisitos tecnolgicos e de tecnolgicos e de usabilidade usabilidade aceito Documento de requisitos de integrao Cronograma fsico-financeiro de implantao do novo sistema

Setec

g) h)

Definir requisitos de integrao. Planejar fases e etapas de personalizao e implantao do novo sistema. Definir nveis de servio a serem atendidos pela empresa contratada.

1 1

31/03/200 Documento de requisitos de 8

Setec Segep ISC Setec

integrao aceito

11/04/200 Cronograma fsico-financeiro 8


de implantao do novo sistema aceito

i)

25/04/200 Documento de Segep Documento de nveis de servio nveis de servio ISC 8 a serem a serem Setec
atendidos pela contratada aceito atendidos pela contratada Propostas comerciais de fornecedores recebidas

j)

Obter propostas comerciais de potenciais fornecedores.

09/05/200 Propostas comerciais de 8


fornecedores recebidas e vlidas3

Setec

As propostas comerciais sero consideradas vlidas se contribuirem de forma consistente para um adequado oramento estimado da licitao.

/var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

PROPOSTA DE PROJETO

Projeto SGP - Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas k) Redigir documento tcnico do edital de licitao de sistema de gesto de pessoas. 1 23/05/200 Termo de Referncia ou 8
Termo de Referncia ou Projeto Bsico

Pgina 4 de 6 Segep ISC Setec

Projeto Bsico elaborado e aceito

5.3 Benefcios (impacto esperado dos produtos do projeto) a) Especificao dos requisitos funcionais e tecnolgicos para fase interna da licitao de sistema de gesto de pessoas de acordo com as necessidades do TCU, em sintonia com a realidade do mercado brasileiro e aproveitando os benefcios do estado da arte no segmento Tecnologia da Informao e Comunicao; b) Modelo de contratao de soluo de TI alinhado jurisprudncia do TCU, constituindo caso concreto com efeito indutor de boas prticas de contratao junto Administrao Pblica; c) Maior domnio do conhecimento organizacional sobre gesto de pessoas, pela sedimentao desse conhecimento nas regras de negcio especificadas; d) Especificaes tcnicas para contratao de sistema abrangente e gil, que proporcionar maior facilidade para implantao da poltica de gesto de pessoas; e) Identificao de solues de mercado inovadoras, com agregao de valor modernizao do processo de trabalho gesto de pessoas no Tribunal; f) Especificao de requisitos tecnolgicos que resultem em menor tempo de resposta s demandas de servios prestados pelas reas de gesto de pessoas, com incremento da qualidade dos servios; g) Parmetros tcnicos que assegurem contratao de nova soluo de TI com elevados graus de usabilidade e flexibilidade, obtendo proveito dos grandes avanos em engenharia de software nos ltimos anos; h) Especificao que resulte, aps implantao do novo sistema, melhor relao custo-benefcio dos produtos e servios em gesto de pessoas, devido a:
Maior grau e abrangncia de automao das funes do processo gesto de pessoas, liberando tempo dos colaboradores para atividades mais nobres; Maior integrao automtica dos subprocessos, diminuindo tempos de fluxo de informaes e documentos;

Maior grau de auto-servio por parte dos usurios do sistema, proporcionando maior produtividade em sua atividade-fim;
Menores custos de manuteno corretiva e evolutiva, devido maior robustez da nova soluo de TI alicerada em modelagem de negcio e tecnologia de ltima gerao, com melhores desempenhos.

5.4 No escopo (o que o projeto no vai fazer) Licitar e contratar o sistema de gesto de pessoas especificado; Coordenar a implantao do sistema de gesto de pessoas contratado. 6. Identificao das partes envolvidas no projeto (em relao a que)
Nome da parte envolvida Patrocinador, cliente, parceiro, fornecedor interno ou externo de servios e recursos (humanos e fsicos) Item negociado ou a negociar com as partes envolvidas

Segedam (patrocinador) Apoio formal para constituio do projeto. Segep (co-patrocinador, cliente e trs servidores para compor a equipe do projeto, com dedicao fornecedor) integral; um assessor para compor a equipe do projeto, com dedicao parcial; espao fsico para localizao da equipe (sala 220 do Anexo II). ISC (cliente e fornecedor) um servidor para compor a equipe do projeto, com dedicao parcial; especificaes produzidas pelos projetos Atena (gesto de pessoas por competncias) e Pgaso (educao distncia). /var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Setec (parceiro e fornecedor)

Projeto Pessoa I (parceiro) Projeto Atuar e Projeto Mapear ISC (parceiros) Projeto Segedam sem papel (parceiro)

um servidor para coordenar o projeto, com dedicao integral; mveis e uma impressora; requisitos tecnolgicos de ambiente computacional; requisitos de integrao com sistemas de informao do TCU. Requisitos funcionais atendidos e no atendidos pelo sistema GRH. Processos de trabalho do macroprocesso gesto de pessoas. Requisitos tecnolgicos para documento e processo administrativo eletrnicos.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

PROPOSTA DE PROJETO Pgina 5 de 6

Projeto SGP - Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas

7. Fatores que podem pr em risco o xito do projeto


Risco Impacto Probabilidade de ocorrer Ao para (E) Evitar ocorrncia do risco (M) Mitigar ocorrncia do risco (R) Reduzir impacto do risco ocorrido Responsvel pela ao

Falta de apoio das unidades envolvidas. Perda de recursos humanos e/ou fsicos. Baixo grau de atendimento aos requisitos do TCU pelas solues prospectadas no mercado.

Alto Alto Mdio

Baixa Mdia Mdia

Resistncias ao pleno fornecimento de informaes e documentos necessrios completa e correta especificao do sistema.

Alto

Baixa

(E) Envolver todos os interessados nas discusses e definies. (R) Negociar cesso de novos recursos humanos e/ou fsicos. (M) Prospectar o mercado incluindo todos os principais fornecedores. (R) Especificar maior tempo de personalizao do sistema aps contratao. (M) Sensibilizao da pessoa resistente com apoio de seu gerente. (R) Busca de canais alternativos de fornecimento dos insumos requeridos pelo projeto.

Coordenad or Coordenad or Equipe Equipe

Coordenad or Equipe

8.Relao com outros projetos


Projetos predecessores Projetos conexos Projetos sucessores
Implantao do SGP

Atena Pgaso

Pessoa I Atuar Mapear ISC Segedam sem papel

9.Equipe do projeto
Nome
1. Vadis Antonio Bellaver

Matrcula

Lotao

Perodo

Dedicao integral/ parcial / por atividade

6523-4

Setec

24/9/2007 a

integral

/var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Nome

Matrcula

Lotao

Perodo

Dedicao integral/ parcial / por atividade

2. Cristhian dos Santos Camilo 3. Gislia Lcia Gonalves Pires 4. Maria Lucinei Pereira Pires 5. Adriano Csar Ferreira Amorim 6. Francisco Antonio de Alencar

4568-3 1081-2 1994-1 5628-6 1727-2

Segep Segep Segep Segep ISC

23/5/2008 24/9/2007 a 23/5/2008 24/9/2007 a 23/5/2008 24/9/2007 a 23/5/2008 24/9/2007 a 23/5/2008 24/9/2007 a 23/5/2008

integral integral integral parcial parcial

10. Custos adicionais estimados


Recurso Valor estimado Data inicial de liberao do recurso

a) Nenhum
Total de custos estimados
Obs.: (comentar sobre fontes de recursos, base de clculo e outros esclarecimentos necessrios)

R$ 0,00

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

PROPOSTA DE PROJETO

Projeto SGP - Especificao de Sistema de Gesto de Pessoas 11. Outros recursos necessrios Recurso a) Mveis para sala da equipe b) Impressora laser c) Telefone: 2 aparelhos e 2 ramais d) Quadro branco 12. Finalizao Data Em 21/09/2007

Pgina 6 de 6

Fornecedor Setec, Segep, Semat Segedam Segep Semat Assinatura do gestor do projeto

VADIS ANTONIO BELLAVER Coordenador do Projeto

Manifestao do titular da unidade co-patrocinadora De acordo, conforme ata de reunio de abertura realizada em 21/09/2007. Encaminhe-se Segedam, para fins de aprovao.

/var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Data Segep, em ___/___/2007

Assinatura do gestor do projeto

FERNANDO SILVEIRA CAMARGO Secretrio de Gesto de Pessoas

Manifestao do titular da unidade patrocinadora De acordo, conforme ata de reunio de abertura realizada em 21/09/2007. Encaminhe-se Seplan, para fins de aprovao. Segedam, em ___/___/2007 Manifestao da Seplan Manifesto-me favoravelmente autorizao do projeto. Seplan, em ___/___/2007

SRGIO FREITAS DE ALMEIDA Secretrio-Geral de Administrao

ALESSANDRO GIUBERTI LARANJA Secretrio de Planejamento e Gesto

/var/www/apps/conversion/current/tmp/scratch32094/96504489.doc

You might also like