You are on page 1of 44

L e g is la o e O rg E d u ca o F o rm a l

No Brasil, talvez at mais do que em qualquer outro pas, a formao da legislao educacional foi muito influenciada pelos estudos sociolgicos. Desde o Imprio a influncia da Sociologia na educao se deu pelo fato de que a classe intelectual era formada em universidades do exterior, principalmente na Frana, pas bero da sociologia e de seus principais nomes.

T a n to o P o s it iv is m o d e A u g u te r m o S o c io lo g ia , q u a n to D u rk h e im , s e r v ira m d e b r a s il e ir o s q u e in ic ia l m e n t B r a s il.

Podemos ver esta influncia tanto no contedo da atual LDB quanto na formao de vrios intelectuais brasileiros que influenciaram o nosso modelo atual: Fernando Azevedo e Florestan Fernandes (socilogos), Darcy Ribeiro (antroplogo) e Ansio Teixeira (formado em Direito).

extremamente importante entender o que Funcionalismo para se entender a LDB atual. Do que resulta este entendimento? Resulta em saber se a legislao educacional est a servio da conservao ou da transformao.

A exceo de uma ou outra meno nas Constituies desde a Independncia (Constituio Imperial de 1824) ou uma ou outra lei que abordava aspectos isolados da educao, como o Decreto 19.850/31, que criou o CNE (Conselho Nacional de Educao).

Por conta da II Guerra Mundial, um socilogo judeu de origem hngara, Karl Manheim, passa a ver a necessidade de uma planificao da educao.

Na verdade, Manheim pensava assim: No basta a existncia de uma moral social ou da diviso social do trabalho para que as pessoas passem a viver em harmonia na sociedade capitalista, pois a sociedade tambm irracional: muitas das condutas humanas so regidas por impulsos de irracionalidade e isso pode conduzir guerra, ao caos.

Na sua viso, o planejamento serve para evitar a irracionalidade, o caos. Tal planejamento, para ele, s poderia ser feito por intelectuais e cientistas, pois no entender dele estes profissionais no trabalham com seu ponto de vista pessoal, mas sim com a sntese de vrios pontos de vista, com vrias vises sobre determinado fenmeno e por isso so capazes, melhor do que qualquer outra pessoa, para planejar racionalmente a sociedade.

P a ra q u e se ja p o ssv e l q u e o s in te le s o c ie d a d e , n e c e s s rio q u e e le s e s t so c ia is, q u e n a d a m a is s o d o q u e m c o m p o rta m e n to h u m a n o , d e m a n e ir v ig e n te s d e in te ra o e o rg a n iz a o

As tcnicas sociais, portanto, esto presentes nas instituies sociais, pois delas fazem parte um conjunto de regras, hbitos e disciplina que moldam um tipo de comportamento que desejado pela sociedade. Para ele, a educao surge como uma tcnica social e a escola como o local privilegiado para efetiv-la.

Assim surge, no Brasil e no mundo, a viso da necessidade de uma planificao da educao, de forma que dentro de um pas ela se tornasse homognea. O resultado prtico desta viso a criao de uma lei que servisse para planificar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (a primeira, de 1961).

Desta LDB (Lei 4.024/61) s sobrou os arts. 6.o ao 9.o, que ainda esto em vigor, e tratam somente da organizao do CNE. Muitas outras leis vieram aps esta LDB e modificaram vrios dos seus regramentos, tornando-a uma colcha de retalhos confusa.

Ao final da dcada de 80, com o fim da ditadura militar, teve incio um embate entre vrios educadores, polticos e cientistas sociais, para a criao de uma nova LDB. Dois grandes nomes a se envolver neste embate foram o do deputado e socilogo Florestan Fernandes e do senador e antroplogo Darcy Ribeiro.

Florestan defendia um projeto mais descentralizador, enquanto Darcy defendia um projeto centralizador. Florestan veio a morrer em 95. Em 1996 entre em vigor a Lei Darcy Ribeiro, ou Lei 9.394, ou Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN) ou simplesmente LDB.

A LDB tem influncia do funcionalismo e , em grande parte, centralizadora, alm de no ter atendido todos os anseios democrticos que eram propostos com o fim da ditadura.

P e r m a n e c e , c o n t u d o , a v is o d e M a n h e im e D a q u e la d e n o m i n a d a d e e d u c a o f o r m a l, o u s i

A r t. 1 A e d u c a o a b ra n g e o s p ro c e s s o s fo r m c o n v i v n c ia h u m a n a , n o t r a b a lh o , n a s i n s t it u i o r g a n i z a e s d a s o c ie d a d e c i v i l e n a s m a n i f e s

1 E s t a L e i d is c ip l i n a a e d u c a o e s c o la r , q u e n s i n o , e m i n s t i t u i e s p r p r ia s .

Organizao da Educao no Brasil.

O s p r in c ip a is d ip lo m a s l e g a a 214) e a L D B .

T o d o s a s d e m a is n o r m a s l e g

Sistema ou sistemas de ensino? H discusso e posicionamentos contrrios sobre a existncia de vrios sistemas de ensino. Com relao a administrao de vrios sistemas, no h dvida, existem os sistemas Federal, Estadual e Municipal. Contudo, com relao a liberdade de escolha de contedos h uma discusso se a LDB centralizadora (dando pouca liberdade aos sistemas estadual e municipal em escolher seus contedos) ou no.

Diz a CF: Art. 211. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino. E em 2009 a Emenda Constitucional 59 faz a primeira meno a existncia de um sistema nacional: Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

A educao formal no Brasil articulada em 3 sistemas: Federal, Estadual e Municipal. Quadro 1 (sistemas); quadro 2 (redes).

As atribuies definidas pela LDB para cada sistema esto nos arts. 9.o a 11 e so:

Ente federativo
Funo Possui? Conceitual Poltico-diretiva Colaborativa Gerencial Tcnica Redistributiva sim sim no sim sim sim Unio (art. 9) Ref. legal I e IV I e IV, e 8, 1 I e II Estado (art. 10) Possui? no sim sim sim III I e III I III, IV e V II Ref. legal Municpio (art. 11) Possui? no no sim sim no sim I e p./. I, V e p./. II Ref. legal

III e IV (211, 1 sim da CF) III, e 8, 1 (211, sim 1 da CF) V e VI VI e IX IX IV e VII, e 8, 1 IX, 3 no sim sim sim no sim

Informativa Avaliativa Certificativa Normativa Delegativa Eletiva

sim sim sim sim sim no

IV IV V VI

no no sim sim no sim

IV III V

Destas atribuies, vamos explicar apenas as 2 primeiras, que so a conceitual e a poltico-diretiva: A atribuio conceitual a de determinar os contedos a serem ensinados. Esta atribuio cabe apenas Unio. A atribuio poltico-diretiva tambm garantida ao sistema estadual, mas de forma residual.

Nveis e Etapas da Educao

A LDB definiu a existncia de 2 nveis da educao: educao bsica e ensino superior. A educao bsica foi dividida em 3 etapas: educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio. Quadro 3.

Exitem 2 confuses recorrentes por parte de profissionais da educao: a diviso da educao infantil e a do ensino fundamental. A educao infantil, que at a LDB de 96 era tida como assistencialista (Cdigo de Menores), passa a integrar a organizao da educao. Por um critrio etrio ela foi dividida em creche (0 a 3 anos) e prescola (4 a 5 anos). J o ensino fundamental pode ser organizado, bem como o ensino mdio, em sries anuais, perdos semestrais ou ciclos, alm de outras formas de organizao que sero abordadas mais adiante. Por conta disso, h a confuso de que a diviso entre fundamental I e II descaracterize a existncia de apenas um ensino fundamental.

Organizao da Educao Bsica.

A L D B tra z u m ro l d e 5 fo r m a s A r t . 2 3 . A e d u c a o b s ic a a lt e r n n c ia r e g u la r d e p e r o e e m o u t r o s c r it r io s , o u p o a p re n d iz a g e m a s s im o r e c o

pod dos r fo m en

Assim temos: Sries anuais; Perodos semestrais; Ciclos; Alternncia regular de perodos; Grupos no-seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios; Por forma diversa de organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

Modalidades da Educao

A LDB previu 5 modalidades: regular, especial, EJA, profissional e tecnolgica e EAD.

A r e g u la r p o s s u i u m c o n c e n e n h u m a o u t r a m o d a l id a d e n e c e s s id a d e d e c u id a d o s p p r o f is s io n a l iz a r .

Especial: Art. 58. Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Educao de Jovens e Adultos (EJA) Art. 37. A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria.

Profissional e tecnolgica: (Includa pela Lei n 11.741, de 2008) Art. 39. A educao profissional e tecnolgica, no cumprimento dos objetivos da educao nacional, integra-se aos diferentes nveis e modalidades de educao e s dimenses do trabalho, da cincia e da tecnologia. 2o A educao profissional e tecnolgica abranger os seguintes cursos: II de educao profissional tcnica de nvel mdio; III de educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao.

Ensino distncia: A LDB cita diversas vezes a educao distncia, mas deixa para o Presidente da Repblica a incumbncia de regulamentar esta modalidade.

Assim, para falarmos de EAD temos que ler o Decreto Presidencial 5.622 de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o EAD e assim o definiu: Art. 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educao a distncia como modalidade educacional na qual a mediao didticopedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

H, no entanto, a obrigatoriedade da presena do aluno em algumas situaes: A presena na Modalidade EAD obrigatria nos seguintes momentos ( 1 do art. 1): avaliaes de estudantes; estgios obrigatrios, quando previstos na legislao pertinente; defesa de trabalhos de concluso de curso, quando previstos na legislao pertinente; atividades relacionadas a laboratrios de ensino, quando for o caso.

A LDB deixa claro que a Modalidade EAD pode ser ofertada a todos os nveis e etapas da educao e ensino, porm, faz ressalva quanto ao Ensino Fundamental: Art. 32. O ensino fundamental obrigatrio, com durao de 9 (nove) anos, gratuito na escola pblica, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, ter por objetivo a formao bsica do cidado, mediante: 4 O ensino fundamental ser presencial, sendo o ensino a distncia utilizado como complementao da aprendizagem ou em situaes emergenciais.

Art. 30. As instituies credenciadas para a oferta de educao a distncia podero solicitar autorizao, junto aos rgos normativos dos respectivos sistemas de ensino, para oferecer os ensinos fundamental e mdio a distncia, conforme 4o do art. 32 da Lei no 9.394, de 1996, exclusivamente para: I - a complementao de aprendizagem; ou II - em situaes emergenciais.

As situaes emergenciais (pargrafo nico do art. 30): I - estejam impedidos, por motivo de sade, de acompanhar ensino presencial; II - sejam portadores de necessidades especiais e requeiram servios especializados de atendimento; III - se encontram no exterior, por qualquer motivo; IV - vivam em localidades que no contem com rede regular de atendimento escolar presencial; V - compulsoriamente sejam transferidos para regies de difcil acesso, incluindo misses localizadas em regies de fronteira; ou VI - estejam em situao de crcere.

Permanece a discusso se o referido rol Taxativo ou meramente Exemplificativo. Plo de apoio presencial: a unidade operacional, no Pas ou no exterior, para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedaggicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distncia (alnea c, inciso X, art. 12 do Dec. 5.622/05).

You might also like