You are on page 1of 4

Comisso Poltica Distrital de Viana do Castelo | Gabinete de Comunicao | http//psdaltominho.blogspot.

com

CPD - Viana do Castelo

Publicao: Trimestral | 10 Edio - Maio de 2012

Editorial
Cara(o) Companheira(o), Numa altura em que o Pas atravessa um perodo de que no h memria resultante de erros do passado, de polticas desajustadas, de opes sem viso de futuro, quero, em nome do PSD Alto Minho, deixar aqui uma mensagem de esperana e de confiana num futuro prximo. Sabemos bem que os sacrifcios que esto a ser pedidos so enormes e implicam privaes de vria ordem. Sabemos bem a dimenso dos obstculos que diariamente todos os Portugueses tm de superar. Temos a noo exata de que esta fase que estamos a atravessar no fcil; mas tambm temos a certeza de que s h um caminho, e que esse caminho este que estamos a trilhar. As polticas e as opes que esto a ser implementadas pelo Governo j comeam a dar pequenos frutos que, estou convicto, so a alavanca para a viragem que todos ansiamos. Uma viragem para que o Pas recupere a credibilidade e a soberania. No Alto Minho seremos parte integrante e ativa dessa mudana que ser motivo de grande orgulho para os nossos filhos e ser a maior herana que podemos deixar s geraes vindouras. Nesta tarefa fundamental o trabalho de todos os autarcas neste desafio que temos pela frente; um trabalho srio, transparente e de rigor Situaes de crise so tambm oportunidades de mudana e o PSD e o Governo sero, certamente, os agentes dessa mudana para a qual estamos todos convocados. Conto com a ajuda, o empenho, e a dedicao de todos para recuperar Portugal!

Manter as freguesias dando-lhes escala


O grande objetivo desta Reforma Administrativa manter as Freguesias, dando-lhes escala e massa crtica. As palavras so de Carlos Abreu Amorim e foram proferidas, ontem, numa sesso de esclarecimento promovida pelo PSD Alto Minho. A sesso contou com a presena de mais de duas centenas autarcas representativos de todos os concelhos do Distrito que tiveram oportunidade de colocar questes, esclarecer dvidas e de ter uma noo exata da forma como se desenrolou todo o processo e perceber o grande objetivo desta Reforma Administrativa. Aps ter feito um breve historial, nomeadamente dando conta dos contactos estabelecidos com os protagonistas desta reforma e com as foras polticas, Carlos Abreu Amorim fez questo de deixar claro que existiram muitas reunies com o Partido Socialista dando conta de todos os desenvolvimentos, pelo que, rotundamente falso dizer que o PS foi surpreendido. A posio assumida pelo Partido Socialista lamentvel e s se compreende como um clculo poltico numa corrida desesperada em tentar, em primeira instncia, uma afirmao interna da sua liderana, disse. Carlos Abreu Amorim afirmou ainda que o PS no apresentou uma nica proposta e congratulou-se com o comportamento manifestado recentemente pela ANAFRE que adiantou sugestes, algumas das quais vieram a ser comtempladas no documento final que foi aprovado, na passada sexta-feira, na Assembleia da Repblica. Seguiram-se depois algumas explicaes sobre alteraes que foram sendo feitas, at apresentao do documento final, algumas das quais s se aplicaro se as Assembleias Municipais apresentarem atempadamente as suas propostas para serem depois validadas. Neste sentido, Carlos Abreu Amorim disse que muito importante a colaborao de todos de forma a sensibilizar os intervenientes para que as Assembleias Municipais aprovem uma proposta de reorganizao do seu territrio de acordo com as especificidades de cada concelho. Na sesso usou ainda da palavra o Presidente da Comisso Poltica Distrital e Deputado, Eduardo Teixeira, que comeou por dizer que o PSD no quer a extino das freguesias, quer, sim, a sua agregao para lhes dar maior dimenso e mais competncias. Eduardo Teixeira recordou ainda que o Distrito de Viana do Castelo tem 290 freguesias, a grande maioria de nvel 3, e destacou ainda a margem de 20% que foi conferida s Assembleias Municipais que se pronunciem, apresentando a respetiva proposta. Caso isso acontea e as indicaes sejam maximizadas, o Distrito ficar com aproximadamente 230 freguesias aps a aplicao dos critrios.

Santa Casa da Misericrdia de Ponte da Barca


No edifcio da Santa Casa da Misericrdia de Ponte da Barca decorreu uma reunio de trabalho dos Deputados Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes com representantes dos rgos daquela Instituio, nomeadamente, Antnio Bouas (Provedor) e Carla Barbosa. Durante o encontro, os responsveis da Santa Casa apresentaram as suas preocupaes relativamente s dificuldades que as Instituies de apoio social atravessam para poder dar resposta s necessidades das populaes. A visita inseriu-se num priplo pelas Instituies de prestao de servios na rea social que visa tomar conhecimento, in loco, das dificuldades especficas que afetam estes Organismos de forma a desenvolver esforos que contribuam para minorar todas estas privaes.

Concelhias a votos
Realizaram-se, recentemente, mais dois atos eleitorais para os rgos Concelhios do PSD, nomeadamente, em Viana do mandatrio o Deputado Eduardo Teixeira, militante nesta seco. Nos dois atos eleitorais foram listas nicas que concorreram o que demonstra bem a unidade do Partido em torno do projeto social-democrata. Ficam agora legitimadas para preparar atempadamente o prximo ato eleitoral sete concelhias no Distrito, estando j agendadas eleies no dia 19 de Maio e 16 de Junho, em Melgao e Arcos de Valdevez, respetivamente. A Seco do PSD de Valena ir a votos numa fase posterior e encerrar o ciclo de eleies para as Comisses Polticas Concelhias do PSD no Distrito de Viana do Castelo.

Castelo e em Vila Nova de Cerveira. Carlos Morais Vieira foi reconduzido, pela segunda vez, frente da Comisso Poltica Concelhia de Viana do Castelo e Manuel Borlido assume a Presidncia da Concelhia de Vila Nova de Cerveira. A lista sufragada na concelhia da Capital de Distrito teve como

Nota Comunicao Social


A Comisso Poltica Distrital do PSD Alto Minho vem manifestar a sua satisfao pelo anncio pblico do processo de reprivatizao dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Segundo foi recentemente anunciado, o Governo vai lanar, dentro de 45 dias, um concurso pblico internacional para a reprivatizao total dos Estaleiros, estando garantido o interesse de grupos econmicos internacionais ligados indstria naval chinesa e russa, mas tambm de quatro investidores nacionais. Esta uma boa notcia para Viana do Castelo e para a Regio e demonstra o empenho do Governo em resolver um grave problema que o anterior Governo Socialista deixou degradar, a ponto de se tornar economicamente insustentvel, e que punha em causa 420 dos 650 postos de trabalho existentes. A soluo que se preconiza sustentvel e de longo prazo e a que se ajusta difcil conjuntura econmico-financeira em que a empresa e o Pas se encontram.

Deputados do PSD na Festa do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgao

Deputados visitaram Arcos de Valdevez


Potenciando uma poltica de proximidade, os Deputados do PSD eleitos pelo crculo de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes, visitaram o Concelho de Arcos de Valdevez. O programa da visita iniciou-se com uma reunio, no edifcio dos Paos do Concelho, que contou com a presena de todos os membros do Executivo Arcuense. Em anlise estiveram temas de relevncia poltica de mbito local, regional e nacional. O Presidente da Cmara Municipal, Francisco Arajo, fez uma radiografia das vrias iniciativas que esto em curso naquele Concelho e deu conta das suas preocupaes no que se prende com reas como a Educao, a Segurana, a Sade e a Reorganizao Administrativa. Aps esta reunio de trabalho a comitiva visitou uma unidade fabril no Parque Industrial das Mogueira - um dos grandes polos industriais do Alto Minho- que est em grande expanso dando um enorme contributo para o desenvolvimento da Regio.

Visita a Paredes de Coura

Dia do Municpio de Mono

Os Deputados Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes acompanhados do Presidente da Comisso Poltica Concelhia, Paulo Castro, e do militante histrico, Dcio Guerreiro, visitaram o concelho de Paredes de Coura. O programa da visita iniciou-se com uma auscultao das preocupaes dos associados da recm-formada Associao Empresarial de Paredes Coura. Seguiu-se uma uma visita Vessadas onde os Deputados se inteiraram da dinmica de exploraes agrcolas e pecurias daquele Concelho.

O Secretrio de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Antnio Almeida Henriques, presidiu s cerimnias de celebrao do dia do Municpio de Mono. Nas comemoraes - que recordaram a outorga do primeiro foral ao municpio pelo Rei D. Afonso III, em 1261 estiveram tambm presentes os Deputados Carlos Abreu Amorim, Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes. Do programa constou a inaugurao da 3 fase da Ecopista do Rio Minho que engloba a requalificao dos antigos postos alfandegrios, bem como, do "Parque da Lodeira", espao natural envolvente aos dois edifcios.

Nota de Imprensa
A Comisso Poltica Distrital do PSD Alto Minho congratulase com a deciso anunciada pelo Governo de extinguir a sociedade Vianapolis, logo aps a venda dos seus ativos e o pagamento por parte da Cmara Municipal de Viana do Castelo da sua parte do prejuzo, no mbito do programa de reabilitao urbana da cidade. Com esta deciso tornada pblico pela Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Territrio pe-se fim megalomania que vigorava desde 2000. O PSD Alto Minho rev-se tambm na interveno de Assuno Cristas quando anuncia que, a liquidao da totalidade do passivo de 20 milhes de euros inscritos no Oramento Retificativo para o pagamento de dvidas vencidas, vincendas e juros respeitantes Vianapolis, deve-se impossibilidade da referida sociedade fazer face s suas dvidas, mas deixa claro que a Autarquia, como acionista que , ficar devedora perante o Estado, na proporcionalidade do capital pedido (40%).

12 de Maio Com a presena de Jorge Moreira da Silva, Vice Presidente do PSD; Maria Fernanda Mota Pinto; e Artur Santos Silva, Presidente da Fundao Caloustre Gulbenkian.

II Aniversrio do Instituto de Formao Carlos Mota Pinto

Secretrio de Estado preside inaugurao da creche de Vila Nova de Anha


meto todo o meu empenho em analisar o processo. Vamos encontrar uma soluo em que esta obra tenha continuidade, mas no de uma forma instantnea. O governante recordou que nesta altura muito mais difcil conseguir financiamento: De 2000 para c, o esforo foi inglrio, porque, num tempo em que o Pas vivia um grande alvio financeiro, as candidaturas foram chumbadas vrias vezes por questes tcnicas. A verdade que quando havia muito dinheiro e era fcil ter obtido a aprovao, o dinheiro no chegou a Vila Nova de Anha. Na cerimnia de inaugurao da creche, o Secretrio de Estado da Segurana Social fez-se acompanhar dos Deputados Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes, do Diretor da Segurana Social de Viana do Castelo, Paulo Vale, e ainda de vrias foras vivas do concelho. A creche de S. Tiago, agora inaugurada, tem capacidade para 66 crianas e j se encontra esgotada, registando uma lista de espera significativa. A sua entrada em funcionamento resultou na criao de 16 postos de trabalho. Tratou-se de um investimento de 600.000 euros que resultou em mais uma valncia muito importante para aquela localidade.

Perante centenas de pessoas, Marco Antnio Costa presidiu inaugurao da creche em Vila Nova de Anha, onde ouviu pela voz do Proco os anseios da populao no sentido de conseguir apoio do Governo para a concluso do Lar de Idosos. O Padre Alpio Lima solicitou a ajuda do Secretrio de Estado na concluso do Lar de Idosos, que ao longo dos ltimos anos tem conhecido sucessivas candidaturas rejeitadas. Face a este apelo, Marco Antnio Costa comprometeu-se a voltar a Viana do Castelo, no ms de Maio, para avaliar a situao e encontrar a soluo que melhor satisfaa os interesses de todos. Recordou, no entanto, que atravessamos um perodo muito difcil, de emergncia nacional, e que, lamentavelmente, quando o dinheiro era fcil, no chegou para dar resposta a estas solicitaes. Agora que atravessamos uma fase muito difcil com uma conjuntura econmica desfavorvel, que no se compara poca em que as candidaturas foram apresentadas e rejeitadas, pro-

Garantir a segurana das pessoas e bens


Encontrar mecanismos que tornem mais eficientes as aes de preveno e de combate ao crime, nomeadamente, atravs da implementao do sistema de videovigilncia uma das medidas que o Governo est a implementar de forma a garantir a segurana das pessoas e dos bens. tou Adriano Moreira quando afirma que necessrio prever para prover. Concretamente e no que diz respeito criminalidade, a situao de Portugal no contexto europeu - disse - no grave, e recordou que o Pas se encontra em penltimo lugar na tabela. A este propsito, Juvenal Peneda afirmou tambm que Portugal, em termos proporcionais, apresenta um dos maiores nmeros de foras policiais tendo em conta o nmero de habitantes. Na reunio da Assembleia Distrital usou tambm da palavra o Presidente da Comisso Poltica do PSD Alto Minho. Eduardo Teixeira destacou a importncia de analisar e debater estes temas em contexto regional. Mostrou a sua preocupao pelo acrscimo de 13,7% da criminalidade, entre 2009 e 2010, no Alto Minho. Neste mbito, registe-se que o concelho onde se registou menor aumento foi Caminha, 0,5%, e o maior aumento registou-se na capital do Distrito, 27%. Quanto ao ano de 2011 afirmou que, apesar de se ter registado um menor acrscimo, a Segurana uma forte preocupao e, face situao herdada pelo Governo, urge continuar a implementar medidas tendentes minimizao do problema. Congratulou-se ainda com o trabalho apresentado pelo Gabinete de Estudos e Informaes da Distrital que continua a refletir sobre os grandes temas que preocupam o Distrito.

As palavras so do Secretrio de Estado Adjunto do Ministro da Administrao Interna e foram proferidas no decorrer da ltima Assembleia Distrital do PSD Alto Minho, que decorreu em Ponte de Lima. Durante a sesso, o Secretrio de Estado referiu que o novo modelo territorial faz emergir novas ameaas pelo que cuidar dos mais desprotegidos uma tarefa prioritria e, a este propsito, ci-

Consulte a nossa pgina na internet em http://www.psdaltominho.com/imprensa/

You might also like