You are on page 1of 67

BIOQUMICA CELULAR

Prof. Aiuara
aiubio@gmail.com
Todas as imagens usadas podem ter direitos autorais e foram retiradas da internet via www.google.com.br e no pretendem ferir nenhum direito de uso. Este trabalho somente para leitura. Sua reproduo total ou parcial, sem prvia autorizao crime de plgio segundo a Lei 9.610-9

GUA
Substncia que possui plo negativo e plo positivo, portanto polar. Liga-se a outras molculas de gua atravs de Pontes de Hidrognio, garantindo coeso. Esta coeso garante grande Tenso Superficial

atua como Solvente universal


atua como meio de transporte Auxilia na manuteno da temperatura

Proporciona meio aquoso para a realizao de diversas atividades metablicas. Maior metabolismo na clula, maior a quantidade de gua e vice-versa.
A quantidade de gua varia em relao diferentes espcies, varia de rgo para rgo e varia conforme a idade.

SAIS MINERAIS
So encontrados dissolvidos na soluo aquosa das clulas e tecidos, formando cristais ou estruturas complexas. Suas propriedades gerais so:

Regular a quantidade de gua presente nas estruturas vivas atravs osmose.


Originam diferenas de carga eltrica entre os meios intracelular e extracelular. Promovem equilbrio cido-base (bicarbonato).

Propriedades Especficas: dependem do tipo de sal mineral.


Sdio (Na+) Potssio (K+)

Bicarbonato (HCO-3) Fosfato (PO-3) Iodo (I-)

Clcio (Ca+2)
Magnsio (Mg +2)

Nitratos (NO-3)
Sulfatos (SO-24) Cobre (Cu+2) Cloro (Cl-)

Ferro (Fe+2)

CARBOIDRATOS
Os carboidratos so as biomolculas mais abundantes na natureza, apresentam como frmula geral: [C(H2O)]n, da o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e so molculas que desempenham uma ampla variedade de funes, entre elas: - Fonte de energia; - Reserva de energia; - Estrutural; - Matria-prima para a biossntese de outras biomolculas. Na biosfera, h provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matrias orgnicas juntas, graas grande abundncia, no reino vegetal, de dois polmeros da D-glucose, o amido e a celulose. O carboidrato a nica fonte de energia aceita pelo crebro, importante para o funcionamento do corao e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em trs lugares: fgado (300 a 400g), msculo (glicognio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos msculos sejam digeridos para produo de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

MONOSSACARDEOS Os monossacardeos, tambm chamados de acares simples, consistem numa s unidade cetnica. Possuem de 3 a 6 carbonos na molcula. O mais abundante o acar de seis carbonos D-glucose; o monossacardeo fundamental de onde muitos so derivados. A D-glucose o principal combustvel para a maioria dos organismos e o monmero primrio bsico dos polissacardeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.

Galactose simples

DISSACARDEOS So carboidratos ditos glicosdeos, pois so formados a partir da ligao de 2 monossacardeos atravs de ligaes especiais denominadas "Ligaes glicosdicas". A ligao glicosdica ocorre entre o carbono anomrico de um monossacardeo e qualquer outro carbono do monossacardeo seguinte, atravs de suas hidroxilas e com a sada de uma molcula de gua. Os glicosdeos podem ser formados tambm pela ligao de um carboidrato a uma estrutura no-carboidrato, como uma protena, por exemplo.

POLISSACARDEOS So os carboidratos complexos, macromolculas formadas por milhares de unidades monossacardicas ligadas entre si por ligaes glicosdicas, unidas em longas cadeias lineares ou ramificadas. Os polissacardeos possuem duas funes biolgicas principais, como forma armazenadora de combustvel e como elementos estruturais. Os polissacardeos mais importantes so os formados pela polimerizao da glicose, em nmero de 3:

- O Amido: o polissacardeo de reserva da clula vegetal, formado por molculas de glicose ligadas entre si atravs de numerosas ligaes a (1,4) e poucas ligaes a (1,6), ou "pontos de ramificao" da cadeia. Sua molcula muito linear, e forma hlice em soluo aquosa. - O Glicognio: o polissacardeo de reserva da clula animal. Muito semelhante ao amido, possui um nmero bem maior de ligaes a (1,6), o que confere um alto grau de ramificao sua molcula. Os vrios pontos de ramificao constituem um importante impedimento formao de uma estrutura em hlice. - A Celulose: o carboidrato mais abundante na natureza. Possui funo estrutural na clula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicognio em composio, a celulose tambm um polmero de glicose, mas formada por ligaes tipo b (1,4). Este tipo de ligao glicosdica confere molcula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolveis em gua e no digerveis pelo ser humano.

LIPDEOS
So substncias caracterizadas pela baixa solubilidade em gua e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. So vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades fsicas esto relacionadas com a natureza hidrfoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA. Na verdade, todas a relevncias do metabolismo lipdico advm desta caracterstica hidrfoba das molculas, que no uma desvantagem biolgica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de gua). Justamente por serem insolveis, os lipdeos so fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrfilos. Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipdios, existindo, entretanto, alguns lipdeos que so sintetizados unicamente pelos vegetais, como o caso das vitaminas lipossolveis e dos cidos graxos essenciais.

FUNO Desempenham vrias funes biolgicas importantes no organismo, entre elas: - Reserva de energia (1 g de gordura = 9 kcal) em animais e sementes oleaginosas, sendo a principal forma de armazenamento os triacilgliceris (triglicerdeos); - Armazenamento e transporte de combustvel metablico; - Componente estrutural das membranas biolgicas; - So molculas que podem funcionar como combustvel alternativo glicose, pois so os compostos bioqumicos mais calricos em para gerao de energia metablica atravs da oxidao de cidos graxos; - Oferecem isolamento trmico, eltrico e mecnico para proteo de clulas e rgos e para todo o organismo (panculo adiposo sob a pele), o qual ajuda a dar a forma esttica caracterstica; - Do origem a molculas mensageiras, como hormnios, prostaglandinas, etc. As gorduras (triacilgliceris), devido sua funo de substncias de reserva, so acumuladas principalmente no tecido adiposo, para ocasies em que h alimentao insuficiente. A reserva sob a forma de gordura muito favorvel a clula por dois motivos: em primeiro lugar, as gorduras so insolveis na gua e portanto no contribuem para a presso osmtica dentro da clula, e em segundo lugar, as gorduras so ricas em energia; na sua oxidao total so liberados 38,13kJ/g de gordura.

CLASSIFICAO 1) Glicerdeos: compostos por 1 a 3 molculas de cidos graxos estereficado ao glicerol, formando mono, di ou triacil-gliceris (mono, di ou triglicerdeos. 2) Ceras: cidos graxos de 16 a 30C e lcool monohidroxilco de 18 a 30C. 3) Fosfolipdeos: cidos graxos + fosfato. 4) Esterdeos: lipdeos derivados do colesterol. No possuem cido graxo em sua constituio. 5) Esfingolipdeos: cido graxo + esfingosina, alguns podem estar ligados com acar formando glicolipdeos. 6) Prostaglandinas: cido prostanico + cidos graxos.

cidos Graxos

Triglicerdeos

Ceras

Ceras so steres de cidos graxos e lcoois de cadeia longa. - Impermeveis a gua, evitam evaporao em plantas, fonte de energia em plncton.

Fosfolipdeos

Esterdeos

Esfingolipdeos

Prostaglandinas

SAPONIFICAO: os cidos graxos so geralmente chamados de lipdeos saponificveis, porque a reao destes com uma soluo quente de hidrxido de sdio produz o correspondente sal sdico do cido carboxlico, isto , o sabo, que bastante solvel em gua e leos. Na gua, em altas concentraes destes sais, ocorre a formao de micelas - glbulos microscpicos formados pela agregao destas molculas. Nas micelas, as regies polares das molculas de sabo encontram-se em contato com as molculas de gua, enquanto que as regies hidrofbicas ficam no interior do glbulo, em uma pseudofase orgnica, sem contato com a gua.

PROTENAS
Definio:
Macromolculas (monmeros) constitudas por unidades chamadas de aminocidos. Os aminocidos se ligam atravs de ligaes peptdicas. So 20 tipos de aas diferentes

Ligao Peptdica
Grupo amina + grupo carboxila Reao de desidratao (liberao de molcula de gua)

As protenas diferem uma das outras pela: Ordem dos aminocidos Tipo dos aminocidos Nmero do aminocidos.
Estes 3 fatores determinam as estruturas primria, secundria, terciria e quaternria da protena e so, por sua vez, determinados ou codificados pelos GENES.

O processo de sntese de protenas ocorre nos ribossomos do citoplasma, com a colocao de aminocidos na superfcie dos mesmos e a sua ligao. Utilizando aminocidos provenientes dos nossos alimentos e vrias dezenas de protenas e enzimas j existentes para a precisa coordenao e regulao da sntese, o processo colocar em posio aminocido por aminocido. Este processo se conhece com o nome de traduo.

CLASSIFICAO DAS PROTENAS


HOMOPROTENAS: formadas apenas por aminocidos

HETEROPROTENAS: Formadas por uma frao protica e por um grupo no protico denominado grupo prosttico. De acordo com a natureza deste, elas podem ser glicoprotenas, cujo ncleo um glicdio, como a mucina (saliva) e osteomucide (ossos); fosfoprotenas, cujo ncleo o cido fosfrico como a casena (leite), vitelina (gema do ovo); cromoprotenas, cujo ncleo um cido nuclico (cido heterocclico complexo), ocorrendo nos ncleos celulares.

ESTRUTURA PROTICA

HEMOGLOBINA: EXEMPLO DE PROTENA COM ESTRUTURA QUATERNRIA, FORMADA POR 4 CADEIAS POLIPEPTDICAS

Protenas Infectante Protenas existentes alteram sua conformao espacial Encefalopatia Espongiomrfica Vaca Loca CJD

PRONS

ENZIMAS
Como j foi visto, as reaes qumicas ocorrem quando ligaes qumicas so formadas ou rompidas, quando tomos, ons ou molculas colidem entre si. A temperatura e a presso corporais normais so muito baixas para que as reaes qumicas ocorram com rapidez suficiente para a manuteno da vida. As enzimas so a soluo que a clula viva tem para este problema. Elas aceleram as reaes qumicas, aumentando a freqncia das colises e orientando apropriadamente as molculas que colidem. E fazem isto sem aumentar a temperatura ou a presso - em outras palavras, sem romper ou matar a clula. As substncias que podem acelerar reaes qumicas pelo aumento da freqncia de colises, sem alterar-se no processo, so chamadas de catalisadores. Em uma clula viva, as enzimas funcionam como catalisadores. As enzimas catalisam certas reaes com grande especificidade, sem serem alteradas quimicamente, com eficincia e controle.

1. Especificidade. As enzimas so catalisadores altamente especficos. Cada enzima em particular afeta apenas substratos (molculas sobre as quais as enzimas atuam) especficos. Em alguns casos, uma parte da enzima, chamada de stio ativo, "encaixa" no substrato como uma chave em uma fechadura Em outros casos, o stio ativo modifica sua forma para encaixar perfeitamente em torno do substrato, uma vez que ambos entrem em contato. Uma enzima acelera uma reao qumica sem ser alterada ou consumida no processo.

Supe-se que uma enzima funcione como mostrado na Figura acima. (1) O substrato entra em contato com o stio ativo da molcula da enzima, formando um composto transitrio chamado de complexo enzima-substrato. (2) A molcula de substrato transformada pelo rearranjo de seus tomos, pela sua quebra ou pela combinao de vrias molculas de substrato. As molculas de substrato transformadas so chamadas de produtos da reao. (3) Aps a reao se completar e os produtos da reao se afastarem da enzima, a enzima inalterada estar livre para se ligar a outra molcula de substrato.

Das mais de 1.000 enzimas conhecidas, cada uma tem uma forma tridimensional caracterstica, com uma superfcie de formato especfico, que permite que elas se reconheam e liguem-se a certos substratos. Quando uma enzima desnaturada, o stio ativo perde seu formato nico e no mais se encaixa no substrato.
2. Eficincia. Em condies timas, as enzimas podem catalisar reaes da ordem de milhes, at bilhes, de vezes mais rapidamente que as das reaes similares, porm sem a presena de enzimas. O nmero de turnover (nmero de molculas de substrato convertidas em produto por molcula de enzima em 1 segundo) fica, geralmente, entre 1 e 10.000 e pode chegar at um valor de 600.000.

3. Controle: As enzimas esto sujeitas a uma variedade de controles celulares. Sua taxa de sntese e sua concentrao em um dado momento esto sob controle dos genes celulares. As substncias presentes no interior das clulas podem estimular ou inibir a atividade de uma dada enzima. Muitas enzimas ocorrem, nas clulas, em ambas formas, ativa e inativa.

Os nomes das enzimas geralmente terminam com o sufixo ase. Todas as enzimas podem ser agrupadas de acordo com os tipos de reaes qumicas que elas catalisam (seus substratos). Por exemplo, oxidases adicionam oxignio, desidrogenases removem hidrognio, hidrolases adicionam gua e transferases transferem grupos de tomos.

Fatores que interferem na atividade enzimtica


pH Temperatura Concentrao de substrato

CIDOS NUCLICOS O CDIGO DA VIDA

DNA: cido Desoxirribonuclico RNA: cido Ribonuclico cadeia de polinucleotdeos

Composio dos Nucleotdeos


1) Acar (pentose) - ribose: -D-ribofuranose (RNA) - desoxirribose: -D-2-desoxirribofuranose (DNA)

2) Base nitrogenada: ligado ao carbono 1 do acar Pricas (Pu): adenina, guanina Pirimdicas (Py): citosina, timina, uracila
3) Grupo Fosfato: ligado ao carbono 5 do acar Obs: Nucleosdeo = acar + base nitrogenada

Ribonucleotdeo: 2-OH Desoxirribonucleotdeo: 2-H

Bases Nitrogenadas

DNA cido Desoxirribonuclico


o material gentico das clulas.

grande e complexo e possui grande quantidade de informaes.

DNA
O modelo de Watson e Crick (1953) mostra o DNA como duas fitas retorcidas em espiral (Dupla Hlice). As ligaes entre os nucleotdeos na mesma fita so do tipo fosfodister. As interaes entre as fitas so feitas por ligaes do tipo pontes de Hidrognio.

DNA

Entre A e T so duas e entre C e G so trs.

DNA

No DNA o nmero de Timinas (T) igual ao nmero de Adeninas (A) e o nmero de Guanina (G) igual ao de Citosina (C).

DNA
Pode autoduplicar-se, gerando cpias perfeitas de si mesmo, de maneira semiconservativa. Para isso utiliza nucleotdeos livres e a enzima DNA polimerase.

Comanda a sntese de protenas, controla o metabolismo e a arquitetura da clula.

RNA cido Ribonuclico


O RNA geralmente fita simples. menor que o DNA. relacionado com a sntese protica. Material gentico de alguns vrus.

RNA
TIPOS DE RNA RNA mensageiro O nmero de nucleotdeos diretamente proporcional ao tamanho da protena que codifica. Carrega as informaes do ncleo at o citoplasma.

RNA
RNA ribossmico
a maior molcula de RNA. o mais abundante (80% do RNA celular). Constitui os ribossomos junto com as protinas.

RNA
RNA transportador
Menor molcula de RNA Liga-se a um aminocido para conduzi-lo at o local onde est ocorrendo a sntese protica. Existe no mnimo um RNAt para cada tipo de aminocido.

Diferena entre o DNA e o RNA

Funes do RNA
informacional: mRNA (pouco estvel), RNA de vrus transferncia de informao: tRNA estrutural: rRNA (ribossomo) cataltica: RNAse P, snRNA, rRNA (traduo) regulatria: RNA lder (atenuao), RNA I (controle do nmero de cpias) rRNA: ~80% tRNA: ~15% mRNA: ~5% snRNA e scRNA: <2%

Tipos de RNA:

ATIVIDADE DOS CIDOS NUCLICOS

DUPLICAO OU REPLICAO
Objetivo: Gerar cpias (Mitose ou meiose). um processo Semiconservativo. Enzimas envolvidas:
Helicase (Rompimento das Pontes de Hidrognio). DNApolimerase Encaixe de novos nucleotdeos obedecendo a correspondncia: A e T e C e G.

Transcrio
Objetivo: Gerar o RNA. Ocorre no ncleo. Enzima envolvida:
RNApolimerase.

Forma as molculas de RNA tendo como molde uma das fitas do DNA.

TRADUO
Sntese Protica Ocorre no citoplasma Personagens
RNAm Ribossomos Aminocidos RNAt Enzimas e ATP

Cdon Anticdon Cdigo gentico universal e degenerado

INICIAO

ALONGAMENTO

TERMINAO

CDIGO GENTICO
1a posio
2a posio 3a posio

U
UUU Phe(F) UUC UCC UCU

C
UAU

A
UGU Tyr(Y) UAC UGC UGA TERM UGG CGU His(H) CGC

G U
Cys(C)

C
TERM Trp(W)

U
UUA Leu(L) UUG CUU CUC UCG CCU CCC Leu(L) CUA CUG AUU AUC Ile(I) CCA CCG ACU ACC UCA

Ser(S) UAA UAG CAU CAC Pro(P) CAA Gln(Q) CAG AAU Asn(N) AAC Thr(T) AUA ACA AAA Lys(K) AGA Arg(R) AGC CGG AGU Ser(S) CGA

A G U C

Arg(R)

G
U C A

A
AUG
GUU GUC

Met(M)

ACG
GCU GCC

AAG
GAU Asp(D) GAC Ala(A) GAA Glu(E)

AGG
GGU GGC Gly(G) GGA

G
U C A

G
GUA

Val(V) GCA

GUG

GCG

GAG

GGG

Dogma da Biologia
AUTODUPLICAO

DNA

DNA
TRANSCRIO

RNA
TRADUO

PROTENA

CROMATINA
NVEIS DE COMPACTAO

You might also like