You are on page 1of 3

Clulas me e filho 4 de janeiro de 2012 (Notcias Pr-Famlia) Um argumento pr-aborto tpico se apoia na premissa de que o beb dentro do tero

o de sua me ataca a integridade fsica dela. O beb em desenvolvimento visto nesse ponto de vista como um intruso, um parasita, uma ameaa autonomia da me. De acordo com essa perspectiva, a mulher grvida vista como estando sob ocupao. O nico jeito de ela continuar a exercer seu interesse na integridade fsica, diz esse argumento, ser libertada por meio da eliminao e expulso do invasor. Mas a cincia pinta um quadro vastamente diferente sobre o relacionamento real entre um beb no tero e sua me, mostrando que, longe de ser um parasita, o beb em gestao pode curar sua me pelo resto da vida dela, pois as clulas benficas do beb passam para o corpo da me durante a gravidez.

Jena Pinctott, escritora cientfica, explora esse relacionamento em seu livro que foi lanado em outubro de 2011: Do Chocolate Lovers Have Sweeter Babies?: The Surprising Science of Pregnancy (As Amantes de Chocolate Tm Bebs Mais Doces? A Surpreendente Cincia da Gravidez). A cincia vem estudando o fenmeno do microquimerismo das clulas fetais por mais de 30 anos, depois que pesquisadores da Universidade de Stanford ficaram chocados em 1979 ao descobrir o sangue de uma me grvida contendo clulas com cromossomos sexuais Y. Considerando que as mulheres s tm cromossomos X, eles concluram que as clulas s podiam ter entrado no corpo dela a partir do beb do sexo masculino que ela estava carregando. Valendo-se de estudos de biologia, gentica reprodutiva e epigentica, Pinctott fez um esboo em seu livro do que a cincia aprendeu desde a descoberta de Stanford. Durante a gravidez, escreveu ela, as clulas do um jeito de atravessar a placenta em ambas as direes. As clulas do feto entram na sua me, e as clulas da me entram no feto.

Os cientistas descobriram, disse ela, que as clulas fetais de um beb aparecem mais vezes nos seios saudveis de uma me e menos vezes numa mulher que tem cncer no seio (43 versus 14 por cento). Pinctott indicou que medida que a quantidade de clulas fetais no corpo de uma me aumentam, a atividade de doenas de autoimunidade tais como artrite reumatoide e esclerose mltipla diminuem. Ela chamou a evidncia de tentadora de que as clulas do beb em gestao podem oferecer para a me mais resistncia contra certas doenas. Certo tipo de clulas fetais que entra no corpo da me as clulas-tronco do beb. As clulas-tronco tm o que Pinctott chama de propriedades mgicas em que elas podem se transformar em outros tipos de clulas por meio de um processo chamado diferenciao. As clulas-tronco fetais do beb podem realmente se tornar as prprias clulas da me que completam seu fgado, corao ou crebro. No que qualquer especialista em tica poderia declarar como legtima terapia de clulas-tronco embrionrias, as clulas-tronco fetais do beb migram para os lugares machucados da me e se oferecem como remdio de cura, se tornando parte do prprio corpo da me. Pinctott escreve que tais clulas foram encontradas em tireoides e fgados enfermos e se transformaram em clulas de tireoide e fgado respectivamente. Pinctott chama a evidncia de impressionante de que as clulas fetais de um beb reparam e rejuvenescem as mes. O especialista em gentica Dr. Kirby Johnson, do Centro Mdico Tufts de Boston, e a professora Carol Artlett, pesquisadora da Universidade Thomas Jefferson da Filadlfia, apoiam as ideias de Pinctott. A pesquisa deles mostra que quando uma mulher engravida, ela adquire um exrcito de clulas protetoras o que se poderia chamar de um presente vindo de seu beb que permanece com ela durante dcadas, talvez at o fim da vida dela. Johnson e Artlett conversaram com Robert Krulwich da Rdio Pblica Nacional numa entrevista de 2006. Na pesquisa deles, Johnson descobriu que uma colher de ch de sangue de uma me grvida continha dezenas, talvez at centenas de clulas do beb. A cincia tem mostrado que no final da gravidez de uma me, at 6 por cento do DNA no plasma de sangue dela vem do beb. Achvamos que elas [as clulas fetais no corpo da me] seriam atacadas sem demora. Achvamos que seriam eliminadas em questo de horas, ou mesmo dias. O que descobrimos que esse no o caso, de forma alguma, disse Johnson. Artlett apontou que ainda que uma mulher tenha um aborto espontneo ou deliberadamente aborte seu beb, as clulas do beb em gestao, apesar disso, permanecem com a me, at mesmo por dcadas.

Johnson e Artlett defendem a hiptese de que as clulas fetais do beb tm um propsito benfico, de no prejudicar a me, mas proteg-la, defend-la e curla pelo resto da vida dela, especialmente quando ela fica gravemente enferma. H muita evidncia agora comeando a se tornar conhecida de que essas clulas podem realmente ser curadoras, disse Artlett. Durante a entrevista, Johnson contou o caso de uma mulher que foi internada num hospital de Boston com sintomas de hepatite. Ela era usuria de drogas intravenosas com histrico de cinco gravidezes: um nascimento, dois abortos espontneos e dois abortos provocados. Johnson especulou que ela estaria carregando muitas clulas fetais. No processo de examin-la, a equipe mdica realizou uma bipsia do fgado. Uma amostra do fgado dela foi enviada para um laboratrio para ver se alguma clula fetal havia se ajuntado rea enferma do fgado dela. O que eles descobriram foi de surpreender. Encontramos centenas e centenas de clulas fetais, disse Johnson, acrescentando que eles viram literalmente coberturas de clulas, reas inteiras que pareciam normais. Os cientistas esto ainda tentando apurar o que faz com que as clulas do beb trabalhem no corpo da me dessa forma sinergtica. Pinctott fica tentando imaginar quantas pessoas deixaram seu DNA no corpo das mes. Qualquer beb que tenhamos concebido, conclui ela. Pinctott v algo belo nisso. Muito tempo depois do parto, ns mes continuamos a levar nossos filhos, pelo menos em certo sentido. Nossos bebs se tornam parte de ns, exatamente como ns somos parte deles. As barreiras foram derrubas; os limites no so mais fixados. Talvez no seja nada potico dizer junto com Pinctott que um beb vive uma existncia inteira no corao e mente da me. Traduzido por Julio Severo: www.juliosevero.com Fonte: http://noticiasprofamilia.blogspot.com Veja tambm este artigo original em ingls: http://www.lifesitenews.com/news/unborn-child-just-a-parasite-cutting-edgescience-shows-fetal-cells-heal-mo

You might also like