You are on page 1of 8

CONCURSO PBLICO

LNGUA

5. PROVA OBJETIVA PORTUGUESA, MATEMTICA E CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Tcnico de Controle Administrativo

INSTRUES VOC RECEBEU SUA FOLHA CONFIRA LEIA


DE

RESPOSTAS

E ESTE

CADERNO

CONTENDO

50

QUESTES OBJETIVAS.

SEU NOME E NMERO DE INSCRIO NA CAPA DESTE

CADERNO.

CUIDADOSAMENTE AS QUESTES E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA CORRETA.

MARQUE NA TIRA A ALTERNATIVA QUE JULGAR CERTA E TRANSCREVA-A PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA. A A
DURAO DA PROVA DE

HORAS.

SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS TRANSCORRIDA

DO INCIO DA PROVA.

HORA E

30

MINUTOS

AO

SAIR, VOC ENTREGAR AO FISCAL A

FOLHA

DE

RESPOSTAS

E O

CADERNO
DE

DE

QUESTES.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE

CADERNO

QUESTES.

25.05.2008 tarde

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 10. Celular deve matar mais que o cigarro O uso do celular deve matar mais que o cigarro em alguns anos, segundo estudo de um mdico australiano publicado na internet. Vini Khurana, um neurocirurgio que recebeu 14 prmios em 16 anos, pede que a populao use o aparelho o mnimo possvel, principalmente quando se trata de crianas. O mdico analisou cerca de cem trabalhos cientficos publicados sobre o tema para chegar s suas concluses. Segundo ele, h ao menos oito estudos clnicos que indicam uma ligao entre o uso de celulares e certos tipos de tumor no crebro. J h previses de que esse perigo tenha mais ramificaes para a sade pblica do que o amianto ou o fumo. Isso gera preocupaes para todos ns, especialmente com a gerao mais nova, afirma Khurana, que professor de neurocirurgia na Faculdade Nacional de Medicina da Austrlia. A comparao entre as mortes causadas por cigarro e por celular se deve ao fato de, atualmente, cerca de 3 bilhes de pessoas usarem esses aparelhos, nmero trs vezes maior que o de fumantes, afirmou ele ao jornal The Independent. Para Khurana, no h mais dados sobre o assunto pelo fato de a intensificao no uso dos celulares ainda ser recente. Ele afirma que o perodo de incubao dura de dez a vinte anos. Entre os anos de 2008 e 2012, ns teremos atingido o tempo apropriado para comear a observar definitivamente o impacto dessa tecnologia global nos ndices de cncer de crebro, diz ele. Para evitar o problema, Khurana sugere, entre outras medidas, que as pessoas dem preferncia ao telefone fixo. Ele pede tambm moderao no uso de bluetooth e de headsets (fone de ouvido com microfone) sem fio. Outra dica, de acordo com o mdico, usar o viva-voz para falar, mantendo o celular a pelo menos 20 cm da cabea. Em janeiro deste ano, o governo francs pediu que as famlias sejam prudentes e saibam usar estes aparelhos, lembrando que recomendado o uso moderado do celular, principalmente para as crianas, que so mais sensveis porque seus organismos ainda esto em desenvolvimento.
(Folha Online, 31.03.2008. Adaptado)

01. O artigo tem o objetivo de apresentar (A) a proibio do uso de celulares pelo governo australiano. (B) algumas possibilidades de tratamento do cncer de crebro. (C) o uso do celular como um problema de sade pblica. (D) a preferncia das crianas por telefones fixos. (E) sugestes para aprimorar a tecnologia dos celulares.

02. De acordo com o neurocirurgio Vini Khurana, o celular deve matar mais que o cigarro porque (A) contm mais substncias cancergenas. (B) usado por um nmero maior de pessoas. (C) tem causado mais tipos de cncer. (D) as doenas que provoca so contagiosas. (E) falta fiscalizao nas fbricas que o produzem.
PMSO-FUNSERV0802/05-TcnicoControleAdministrativo-tarde

03. Conforme o texto, os dados cientficos que indicam a relao entre o uso de celulares e certos tipos de tumores no crebro so (A) ultrapassados. (B) fraudados. (C) fictcios. (D) definitivos. (E) insuficientes.

Leia o pargrafo para responder s questes de nmeros 08 e 09. Para Khurana, no h mais dados sobre o assunto pelo fato de a intensificao no uso dos celulares ainda ser recente. Ele afirma que o perodo de incubao dura de dez a vinte anos. Entre os anos de 2008 e 2012, ns teremos atingido o tempo apropriado para comear a observar definitivamente o impacto dessa tecnologia global nos ndices de cncer de crebro, diz ele. 08. O termo incubao usado para se referir

04. No que se refere ao uso generalizado de celulares, Khurana mostra-se (A) otimista. (B) entusiasmado. (C) receoso. (D) satisfeito. (E) indiferente. 05. No trecho do primeiro pargrafo ... pede que a populao use o aparelho o mnimo possvel... a orao destacada est corretamente substituda, sem alterao do modo verbal (subjuntivo) nem da informao do texto, por (A) empregue o aparelho regularmente. (B) manuseie o aparelho com delicadeza. (C) utiliza o aparelho com tranqilidade. (D) evite ao mximo o uso do aparelho. (E) escolhe aparelhos de pequenas dimenses. Leia a frase para responder s questes de nmeros 06 e 07. Segundo ele, h ao menos oito estudos clnicos que indicam uma ligao entre o uso de celulares e certos tipos de tumor no crebro. 06. O pronome certos apresenta a expresso tipos de tumor no crebro como (A) indefinida. (B) exagerada. (C) improvvel. (D) tcnica. (E) comprovada. 07. Assinale a alternativa em que o termo para tem valor conformativo, assim como a conjuno segundo. (A) O mdico analisou cerca de cem trabalhos cientficos publicados sobre o tema para chegar s suas concluses. (B) J h previses de que esse perigo tenha mais ramificaes para a sade pblica do que o amianto ou o fumo. (C) Isso gera preocupaes para todos ns, especialmente com a gerao mais nova... (D) Para Khurana, no h mais dados sobre o assunto pelo fato de a intensificao no uso dos celulares ainda ser recente. (E) Entre os anos de 2008 e 2012, ns teremos atingido o tempo apropriado para comear a observar definitivamente o impacto dessa tecnologia...
3

(A) durao do tratamento de tumores cerebrais. (B) etapa de elaborao de leis proibindo o uso de celular. (C) ao cronograma para retirar os celulares de circulao. (D) ao estgio de isolamento do tumor em cubos. (E) ao tempo que a doena leva para ser detectada. o tempo 09. A frase Entre os anos de 2008 e 2012, apropriado para comear a observar definitivamente o impacto dessa tecnologia global nos ndices de cncer de crebro... est reescrita na voz passiva, sem alterao do contedo informativo, com a lacuna preenchida por: (A) ter sido atingido (B) seremos atingidos (C) estaremos atingindo (D) poderemos atingir (E) atingiremos 10. Considerando as regras de concordncia verbal e de colocao pronominal, a forma verbal destacada no trecho J h previses de que esse perigo tenha mais ramificaes para a sade pblica do que o amianto ou o fumo. pode ser corretamente substituda por: (A) tem-se. (B) se ouve. (C) se fazem. (D) divulgou-se. (E) escutaram-se. 11. Assinale a frase correta quanto concordncia nominal. (A) Celular e cigarro podem ser prejudicial sade. (B) A utilizao de celulares tem sido perigosos. (C) A gerao mais nova deve ser mais afetado. (D) O uso de celulares por crianas deve ser evitado. (E) Tanto os cientistas quanto as famlias esto preocupada. 12. Considerando a gramtica normativa, a frase correta no que se refere regncia dos termos destacados : (A) Esse perigo pode ter srias repercusses sob a sade pblica. (B) O mdico australiano recomendou a reduo com o uso de celulares. (C) Ainda no h mais dados sobre o assunto devido o fato de a intensificao no uso dos celulares ser recente. (D) Khurana sugere que as pessoas optem do telefone fixo. (E) Ao menos oito estudos clnicos relacionaram o uso de celulares com certos tipos de tumor no crebro.
PMSO-FUNSERV0802/05-TcnicoControleAdministrativo-tarde

13. Considere as frases: Isso gera preocupaes para todos ns. recomendado o uso moderado do celular, principalmente para as crianas. Os trechos destacados podem ser corretamente substitudos, respectivamente, por: (A) a s. (B) a as. (C) s. (D) a. (E) a .

MATEMTICA 16. Uma anlise recente mostrou que um determinado tipo de caf, ao contrrio do que muitos acreditavam, dotado de uma quantidade razovel de fibra: 0,75 g a cada 100 mL. Portanto, se uma mulher ingerir 5 xcaras, contendo 60 mL de caf em cada uma, ela ter ingerido, da quantidade diria ideal de fibras para mulheres, que 25 g, (A) 6,5%. (B) 7%. (C) 8%. (D) 8,5%. (E) 9%.

14. Leia a tira.

17. Na composio mostrada na figura, os diversos polgonos que compem o tringulo eqiltero ABC podem ser totalmente decompostos em tringulos eqilteros congruentes (mesma medida). Se retirarmos um hexgono dessa composio, estaremos retirando, da rea total do tringulo ABC, (A) 3/25. (B) 4/25. (C) 6/25.
(Laerte, Hugo para principiantes)

(D) 6/23. (E) 6/19.

De acordo com as expectativas do personagem Hugo, as informaes que foram dadas pelo celular so (A) cruciais. (B) irrelevantes. (C) confidenciais. (D) empolgantes. (E) imprescindveis.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

18. Em uma prova de matemtica, contendo 4 questes de valores diferentes, Joo obteve um total de 9,5 pontos, distribudos da seguinte maneira: na 1. questo ele obteve 0,25 ponto a mais que na 2., na 2. questo ele obteve o dobro do nmero de pontos obtidos na 3., e na 4. questo ele obteve 0,25 ponto a mais que na 1.. Pode-se concluir, ento, que na 4. questo Joo obteve (A) 3 pontos. (B) 2,75 pontos.

15. Assinale a alternativa em que a frase esteja pontuada corretamente. (A) Caro cliente durante o ms de maio, seu celular velho vale, cem reais, na troca por um novo desde que se mantenha o mesmo nmero. (B) Caro cliente, durante o ms de maio, seu celular velho vale cem reais na troca por um novo, desde que se mantenha o mesmo nmero. (C) Caro cliente, durante o ms de maio, seu celular velho, vale cem reais, na troca por um novo, desde que se mantenha o mesmo nmero. (D) Caro cliente, durante o ms de maio seu celular velho vale cem reais na troca, por um novo, desde que se mantenha, o mesmo nmero. (E) Caro cliente durante o ms de maio, seu celular velho, vale cem reais na troca, por um novo desde que se mantenha o mesmo nmero.
PMSO-FUNSERV0802/05-TcnicoControleAdministrativo-tarde

(C) 2,5 pontos. (D) 2 pontos. (E) 1,25 ponto.

19. Paula reservou 14% do seu salrio lquido mensal durante 4 meses, e utilizou o total da quantia reservada para dar como entrada na compra de um computador. Sabendo-se que ela financiou os restantes R$ 1.260,00, correspondentes a 60% do preo total do computador, pode-se afirmar que o salrio lquido mensal de Paula, que permaneceu constante, igual a (A) R$ 1.250,00. (B) R$ 1.300,00. (C) R$ 1.380,00. (D) R$ 1.500,00. (E) R$ 1.600,00.
4

20. Uma oficina de consertos de calados utiliza um determinado tipo de cadaro em trs tamanhos diferentes, 40 cm, 50 cm e 75 cm, que so recortados de um mesmo tipo de rolo. A metragem mnima que cada rolo deve ter, para que no reste nenhum pedao no rolo aps os recortes, (A) 11 m. (B) 10,40 m. (C) 9,75 m. (D) 7,5 m. (E) 6 m.

24. Em uma viagem, um caminhoneiro percorreu um total de 3 600 quilmetros. Nos quatro primeiros dias, ele percorreu 360 quilmetros por dia. Depois, at o final da viagem, ele precisou reduzir em 25% a distncia diria percorrida inicialmente, em funo das condies da estrada. A mdia aritmtica do nmero de quilmetros percorridos por dia, nessa viagem, foi (A) 300 km. (B) 290 km. (C) 280 km. (D) 250 km. (E) 240 km.

21. Na figura, a rea do paralelogramo ABCE est para a rea do trapzio ABCD na razo de 3 para 5. Se a rea do trapzio igual a 20 cm, ento a medida x indicada na figura igual a (A) 3 cm. (B) 4 cm. (C) 6 cm. (D) 8 cm. (E) 12 cm.

25. Para um trabalho voluntrio de combate ao mosquito causador da dengue, um professor de biologia dividiu trs classes, uma com 27 alunos, outra com 45 e outra com 36, e formou grupos com o mesmo nmero de participantes, de modo que cada grupo foi formado por alunos de uma mesma classe e com o maior nmero possvel de alunos. Sabendo-se que nenhum aluno deixou de participar dos grupos, pode-se concluir que ele conseguiu formar (A) 7 grupos. (B) 8 grupos. (C) 9 grupos.

22. Pedro e Ricardo venderam um terreno que possuam em sociedade e combinaram dividir o valor total recebido em partes iguais. Entretanto, da quantia que lhe coube, Pedro emprestou R$ 60.000,00 para Ricardo e, assim, na diviso do total recebido pela venda, Ricardo ficou com o qudruplo da quantia que restou a Pedro. O valor total recebido pela venda do terreno foi (A) R$ 200.000,00. (B) R$ 180.000,00. (C) R$ 160.000,00.

(D) 12 grupos. (E) 15 grupos.

26. Um certo capital foi aplicado, durante 10 meses, a uma taxa de juro simples de 30% ao ano e rendeu, de juros, R$ 1.125,00. O montante recebido pelo investidor, no final da aplicao, foi igual a (A) R$ 4.500,00. (B) R$ 4.825,00. (C) R$ 5.200,00.

(D) R$ 150.000,00. (E) R$ 100.000,00.

(D) R$ 5.450,00. (E) R$ 5.625,00.

23. Um jardim com 99 m foi dividido em trs canteiros de tamanhos diferentes, como mostra a figura, cujas dimenses esto em metros. A rea ocupada com rosas brancas tem

(A) 64 m. (B) 49 m. (C) 36 m. (D) 25 m. (E) 16 m.

27. Uma empresa reservou uma parcela do seu lucro anual para investir em equipamentos para a linha de produo. Constatou que, se comprasse 3 mquinas A e 4 mquinas B, a quantia reservada seria suficiente e ainda sobrariam R$ 4.000,00. Porm, se comprasse 4 mquinas A e 3 mquinas B, a quantia reservada seria insuficiente, pois faltariam R$ 3.000,00. Sabendo-se que cada mquina A custa R$ 20.000,00, podese concluir que a quantia total reservada para a compra das mquinas A e B foi igual a (A) R$ 96.000,00. (B) R$ 106.000,00. (C) R$ 112.000,00. (D) R$ 116.000,00. (E) R$ 136.000,00.
5
PMSO-FUNSERV0802/05-TcnicoControleAdministrativo-tarde

28. Na praa retangular mostrada na figura, que tem 10 800 m de rea, existe um caminho em linha reta ligando os pontos A e C. Se uma pessoa percorrer 8 vezes o trajeto ABCA indicado na figura, ela ir percorrer um total de

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. A questo da especializao vertical, discutida no conceito de departamentalizao, (A) provoca um maior nmero de rgos especializados no mesmo nvel hierrquico e um aumento na competitividade entre partes. (B) caracterizada pelo crescimento horizontal do organograma e pela reduo da comunicao descendente no nvel ttico e operacional da organizao. (C) conhecida pelo nome de diagnstico organizacional, pela sua tendncia de criar departamentos. (D) ocorre quando surge a necessidade de aumentar a qualidade da superviso, acrescentando mais nveis hierrquicos na estrutura. (E) ocorre quando surge a necessidade de aumentar a percia, a eficincia e a melhora da qualidade do trabalho.

(A) 3,60 km. (B) 3,20 km. (C) 3,00 km. (D) 2,98 km. (E) 2,88 km.

32. A departamentalizao territorial consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com a sua localizao. tambm chamada departamentalizao (A) por processos.

29. Autorizada pela prefeitura, uma empresa que conserva uma praa pblica vizinha poder colocar uma placa alusiva ao fato. O nome da empresa dever ocupar 1/3 da rea total da placa. Da rea restante, 1/4 dever conter a inscrio Essa rea conservada por , restando 1 800 cm para o nome da praa e o logotipo da prefeitura. O nome da empresa ocupar, nessa placa, uma rea igual a (A) 1 800 cm. (B) 1 600 cm. (C) 1 200 cm. (D) 1 100 cm. (E) 1 000 cm.

(B) por projetos. (C) regional. (D) estadual. (E) geogrfica.

33. A especializao horizontal a diviso do trabalho organizacional no sentido (A) top-down por camadas. (B) vertical em nveis hierrquicos. (C) horizontal em departamentos. (D) top-down por pessoas.

30. Num recipiente cbico, cujas arestas medem 40 cm e estava completamente vazio, foi colocada uma certa quantidade de uma mistura, preparada com tinta e gua na razo de 5 para 3, que ocupou 3/4 da capacidade total desse recipiente. Para preparar a mesma mistura na quantidade exata que falta para encher totalmente o recipiente, ser necessrio utilizar litros de tinta. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. (A) 24 (B) 15 (C) 10 (D) 8 (E) 6
PMSO-FUNSERV0802/05-TcnicoControleAdministrativo-tarde

(E) top-down por nveis hierrquicos.

34. Uma vantagem da departamentalizao por clientela : (A) a abordagem mais extrovertida da organizao, mais preocupada com o seu pblico alvo do que consigo mesma. (B) as demais atividades da organizao tornam-se secundrias ou acessrias em face da preocupao compulsiva com o cliente. (C) os demais objetivos da organizao so deixados de lado ou sacrificados. (D) eleva a responsabilidade de lucro e desempenho da mesma forma que a organizao por produto. (E) encoraja os executivos a pensar em termos de sucesso do territrio.
6

35. O princpio da hierarquia tambm chamado de princpio (A) da competncia. (B) escalar. (C) da prudncia. (D) da continuidade. (E) das variaes patrimoniais.

39. A empresa constituda pela estrutura organizacional composta de rgos, cargos, relaes funcionais e nveis hierrquicos, denomina-se (A) manufatura celular. (B) ditadura. (C) organizao formal. (D) burocracia. (E) guilda.

36. A autoridade o direito formal e legtimo de tomar decises, transmitir ordens e alocar recursos para alcanar os objetivos da organizao. A autoridade se distingue por trs caractersticas: 1 alocada em posies da organizao e no em pessoas; 2 aceita pelos subordinados; 3 flui abaixo por meio da (A) hierarquia verticalizada. (B) hierarquia horizontal. (C) comunicao entre o nvel estratgico. (D) comunicao entre o nvel operacional. (E) comunicao entre pares.

40. Existem quatro fatores que condicionam os grupos informais: os interesses comuns aglutinam as pessoas, a interao provocada pela prpria organizao formal, a flutuao do pessoal dentro da empresa e (A) o racionalismo. (B) a anlise ambiental. (C) a matriz produto/mercado. (D) os perodos de lazer. (E) o domnio patriarcal.

37. O dever de desempenhar a tarefa ou a atividade para a qual a pessoa foi designada significa (A) autoridade. (B) delegao. (C) hierarquia. (D) planejamento. (E) responsabilidade.

41. Com a diviso do trabalho, a organizao empresarial passa a desdobrar-se em trs nveis administrativos que compem o aparato administrativo necessrio para dirigir a execuo das tarefas e operaes: o nvel institucional, o nvel intermedirio e o nvel (A) social. (B) estratgico. (C) operacional. (D) coercitivo. (E) manipulativo.

38. A tcnica de delegar pessoa certa envolve (A) dar a cada indivduo a responsabilidade completa para aumentar sua iniciativa para a concluso de uma tarefa inteira, avaliando os mtodos. (B) conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegao seja eficaz. Deve identificar os subordinados independentes e que desejam assumir responsabilidades. (C) avaliar os resultados e no os mtodos quando os resultados no alcanam as expectativas. O gerente deve montar os erros e as respectivas conseqncias deles. (D) dar a pista certa e aumentar a autoconfiana para a realizao de uma tarefa completa, independentemente do controle que deva ser exercido para o acompanhamento da tal tarefa. (E) incluir a informao para a tomada de deciso ttica sobre o que, porque, quando, onde, quem e como.

42. As disfunes da burocracia, segundo Robert K. Merton, representam (A) as conseqncias imprevistas ou indesejadas da burocracia. (B) a autoridade burocrtica do sistema. (C) a autoridade carismtica indesejada pela burocracia. (D) o capitalismo mercantil. (E) o capitalismo selvagem.

43. Quando se torna necessrio um sistema capaz de indicar, aos olhos de todos, aqueles que detm o poder, observa-se a disfuno da burocracia chamada de (A) dificuldades com clientes. (B) profissionalizao. (C) especializao da administrao. (D) competncia tcnica e mrito. (E) exibio de sinais de autoridade.
7
PMSO-FUNSERV0802/05-TcnicoControleAdministrativo-tarde

44. Representa uma disfuno da burocracia: (A) carter legal das normas. (B) carter formal das comunicaes. (C) diviso do trabalho. (D) superconformidade. (E) impessoalidade no relacionamento.

48. O texto a seguir um exemplo de utilizao de marcadores e numerao no Word XP, na sua configurao original. Cadeira; Sof; Mesa. 1. Estudar; 2. Brincar; 3. Dormir. A opo Marcadores e numerao pertence ao menu principal (A) Editar. (B) Exibir. (C) Inserir. (D) Formatar. (E) Ferramentas.

45. Cada disfuno burocrtica o resultado de algum desvio ou exagero em cada uma das caractersticas do modelo burocrtico, modelo esse que foi conceituado por (A) Merton. (B) Weber. (C) Veblen. (D) Katz. (E) Kahn.

49. A planilha foi elaborada no Excel XP, a partir da sua configurao original. 46. As disfunes decorrem do fato de que a burocracia no leva em conta a organizao informal, nem se preocupa com (A) o consumerismo. (B) o behaviorismo. (C) a variabilidade humana. (D) a anarquia organizada. (E) o efeito halo.

47. O documento foi digitado no Word XP, a partir da sua configurao original, utilizando a fonte Time New Roman. Assinale a alternativa que contm a afirmao correta, observando a figura do documento apresentado.

Aps a digitao das frmulas =MDIA(A2:C2) na clula C6 e = SOMA(A1;A3) na clula C7, os contedos das clulas C6 e C7 so, respectivamente, (A) 6 e 12 (B) 6 e 10 (C) 5 e 12 (D) 4 e 12 (E) 4 e 10

50. A figura mostra a barra de ferramentas do Excel XP, na sua configurao padro.

O cone (boto) (A) A seo 1 possui 2 pginas. (B) O cursor est posicionado na coluna 52 da linha 5. (C) O tamanho da fonte utilizado no texto 14. (D) O texto est com alinhamento justificado. (E) O documento foi salvo como tipo Formato Rich Text.

ativa a

(A) verificao ortogrfica. (B) visualizao da impresso. (C) impresso de texto. (D) insero de hiperlink (E) janela de email.

PMSO-FUNSERV0802/05-TcnicoControleAdministrativo-tarde

You might also like