You are on page 1of 44

(SISTEMA AUTOR-DATA)

NBR 10520 AGO/2002

CITAES

Agla de Lima Fierli Biblioteca - CCESA

Prof. Marcia Cristina dos Reis Programa de Apoio Normalizao de Trabalhos Acadmicos 3. ed. atual. - 2012

CONTEDO DESTE MATERIAL


CITAO SISTEMA AUTOR-DATA LOCALIZAO DAS CITAES TIPOS DE CITAES


CITAO DIRETA CITAO INDIRETA CITAO DA CITAO

EXEMPLOS DE CITAES SUPRESSES, ACRSCIMOS E COMENTRIOS EXPRESSES QUE INDICAM A INSERO DE CITAES

CITAO

Citao a meno de uma informao extrada de outra fonte. (NBR 10520, 2001); So trechos transcritos (citaes diretas) ou apresentao de idias do autor (citaes indiretas) retirados de outras fontes; Tem a finalidade de fundamentar, esclarecer e/ou sustentar a idia do autor do texto que est sendo elaborado; Todas os autores utilizados nas citaes devem ser referenciados (Referncias).

TIPOS DE CITAES
As citaes podem ser apresentadas da seguinte forma:
CURTAS DIRETAS LONGAS

CITAES

INDIRETAS

CITAO DE CITAO
4

CITAO DIRETA

Quando transcrita literalmente, ou seja, uma cpia fiel de parte da obra (pequenos trechos) do autor consultado.

CITAO DIRETA
As citaes diretas podem ser apresentadas da seguinte forma: a) citaes curtas (at trs linhas), - com indicao de autoria no contexto; - com indicao de autoria fora do contexto; b) citaes longas (mais de trs linhas), - com indicao de autoria no contexto; - com indicao de autoria fora do contexto.

CITAO DIRETA
Ex. 01 Citao Direta Curta (autoria no contexto)
Letra maiscula e minscula

Segundo Moreira (2009, p. 12), a proteo do patrimnio pblico, frise-se, objetivo a ser perseguido sob regime poltico.

Ex. 02 Citao Direta Curta (autoria fora do contexto)


Um dos princpios do comrcio eletrnico que a informao fica cada mais barata e o conhecimento cada vez mais valioso. (STEWART, 2008, p. 80).
Todas as letras maisculas

Entre aspas
7

CITAO DIRETA
Ex. 03 Citao Direta Longa (autoria no contexto) Para Giraldi e Carvalho (2008, p. 48-49):
As caractersticas do consumidor que podem influenciar o efeito pas de origem so: educao e conservadorismo, idade e sexo, familiaridade com a marca, fluncia na lngua do pas, quantidade de pistas sobre o produto, necessidade de cognio, motivao, grau de envolvimento e cultura.

Fonte Arial, Tamanho 10, Espacejamento Simples de Entrelinhas Alinhamento Justificado Recuo Esquerdo de 4 cm Sem aspas e sem itlico Deve-se utilizar um espao de 1,5 de entrelinhas antes e depois
8

CITAO DIRETA
Ex. 04 Citao Direta Longa (autoria fora do contexto) importante ressaltar que:
As caractersticas do consumidor que podem influenciar o feito pas de origem so: educao e conservadorismo, idade e sexo, familiaridade com a marca, fluncia na lngua do pas, quantidade de pistas sobre o produto, necessidade de cognio, motivao, grau de envolvimento e cultura. (CARVALHO, 2009, p. 48-49).

CITAO INDIRETA

Quando o texto redigido pelo autor do trabalho baseado na obra do autor consultado, ou seja, sem cpia literal. Deve aparecer sem aspas.

10

CITAO INDIRETA
O autor deve ser referenciado somente com a primeira letra maiscula (autoria dentro do contexto), o ano de publicao e opcionalmente a pgina da obra citada. As citaes indiretas so sempre inseridas no texto, podendo ser apresentadas da seguinte forma: a) com indicao de autoria no contexto; e b) com indicao de autoria fora do contexto.

11

CITAO INDIRETA
Ex. 01 - Citao Indireta (autoria no contexto) Para Menezes (2010, p. 116), o homem desde pocas remotas, exerceu atividades de viagens, sendo que sempre existiu uma motivao para que estas acontecessem, utilizando o transporte e a hospedagem. Para Menezes (2010), o homem desde pocas remotas, exerceu atividades de viagens, sendo que sempre existiu uma motivao para que estas acontecessem, utilizando o transporte e a hospedagem.
Sempre sem aspas Na citao indireta, o nmero da pgina consultada OPCIONAL. No entanto, deve-se manter a uniformidade, do comeo at o final do trabalho
12

CITAO INDIRETA
Ex. 02 Citao Indireta (autoria fora do contexto) A motivao do consumidor mais um fator que influencia o uso da informao sobre o pas de origem. (CARVALHO; GIRALDI, 2009).

O direito de propriedade nasceu com a sociedade, sendo definido como o direito de usar, gozar e dispor das coisas de forma absoluta. (COSTA, 2008, p. 66).
.

13

CITAO DA CITAO

a cpia de uma citao j existente na obra do autor consultado, sem que se tenha tido acesso ao documento da citao original. S deve ser utilizada em caso de impossibilidade de acesso ao texto original.

14

CITAO DA CITAO
Uma citao da citao pode ser apresentada da seguinte forma: a) citao direta curta, - com indicao de autoria no contexto; - com indicao de autoria fora do contexto; b) citao direta longa, - com indicao de autoria no contexto; - com indicao de autoria fora do contexto;

c) citao indireta, - com indicao de autoria no contexto; - com indicao de autoria fora do contexto.

15

CITAO DA CITAO
Ex. 01 Citao de Citao (indireta e autoria no contexto)

Segundo Silva (2005 apud ABREU, 2009, p. 3) diz ser [...]


.
Autor da citao original Autor da obra consultada

Ex. 02 Citao de Citao Para Orlandi (1997 apud MEDEIROS, 2003), a legibilidade de um texto no depende s da boa formao de sentenas, da coeso textual, ou da coerncia, preciso considerar no mbito da legalidade, a relao do leitor com o texto e com o autor na interao que a leitura envolve.

16

CITAO DA CITAO
Ex. 03 Citao de Citao (direta curta e fora do contexto) O comportamento o conjunto das reaes ou respostas que um organismo apresenta aos estmulos do ambiente. (VIANNA, 2002 apud BARBIERI, 2008, p. 214).
Autor da obra consultada

Autor da citao

Neste caso, o autor que deve aparecer nas Referncias o da obra consultada.
17

CITAO DA CITAO
Ex. 04 Citao de Citao (direta longa e autoria fora do contexto) Neste sentido, importante observar que:
Uma ttica para favorecer a imagem da loja a utilizao de um mix de merchandising composto de um nmero significativo de marcas que possuem alta pontuao em uma pesquisa de awareness (lembrana de marca) e de outras com imagem tambm forte. (PORTER, 2002 apud SILVA, 2009, p. 33).

18

EXEMPLOS DE CITAES

19

CITAO DE OBRA DE UM AUTOR


Ex. 01 Citao (direta curta e autoria no contexto) Para Costa (2005, p. 66), o direito de propriedade nasceu com a sociedade, sendo definido como o direito de usar, gozar e dispor das coisas de forma absoluta. Ex. 02 Citao (direta curta e autoria fora do contexto) O status jurdico concedido aos estrangeiros no pode ficar abaixo de um certo standard mnimo de civilizao. (KELSEN, 1991, p. 366).

20

CITAO DE OBRA DE DOIS AUTORES


No caso de citao de uma obra de dois autores includos na sentena (no texto), estes so separados por e. Quando no estiverem includos na sentena, devem ser separados apenas por ( ; ). Ex. 01 Citao de obra de dois autores (direta curta, com autoria no contexto) Damio e Sarreta (1995, p. 177) afirmam que importante observar o contexto poltico atual. Ex. 02 Citao de obra de dois autores (autoria fora contexto) E importante observar o contexto poltico atual. (DAMIO; SARRETA, 1995, p. 177).
21

CITAO DE OBRA DE TRS AUTORES


Com trs autores includos na sentena, separa-se o sobrenome do primeiro e do segundo por vrgula e o segundo do terceiro por e. Se no estiverem includos na sentena, devem ser separados apenas por ( ; ).

Ex. 01 Citao de obra de trs autores (autoria no contexto)


Kotler, Churchill e Peter (2000) afirmam que []

Ex. 02 Citao de obra de trs autores (autoria fora do contexto)


importante destacar que [] (KOTLER; CHURCHILL; PETER,

2000).

22

CITAO DE OBRA DE MAIS DE 3 AUTORES


Para citao indireta de uma obra de mais de trs autores, utiliza-se o primeiro seguido da expresso et al., tanto no caso de os mesmos estarem inseridos na sentena ou no. Ex. 01 Citao de obra de mais de trs autores (indireta e autoria no contexto) Ruiz et al. (2002) afirmam que muito importante [...] Ex. 02 Citao de obra de mais de trs autores (indireta e autoria fora do contexto) muito importante observar que [...] (RUIZ et al., 2002).
23

OBRAS SEM INDICAO DE AUTORIA


Quando a obra no possui indicao de autoria, a citao deve ser feita pela primeira palavra do ttulo, seguida de reticncias, acrescentando-se ainda o ano em que foi escrito e a(s) pgina(s) de onde foi retirada (no caso de citao direta), separados por vrgula e entre parnteses.

Ex. 01 Citao (obras sem indicao de autoria)


importante destacar que as caixas de madeira bem construdas protegem o contedo contra umidade e variaes de temperatura, por isso so utilizadas para a exportao. (EMBALAGENS..., 2005, p. 36).

Importante: Neste caso, utilizar sempre a indicao do ttulo no final da citao (autoria fora do contexto).
24

OBRAS SEM DATA DE PUBLICAO, LOCAL E EDITORA


[2004 ou 2005] um ano ou outro [2006?] para data provvel; [2002] para data certa, no indicada; [entre 1997 e 2002] para intervalos (usar intervalos menores de 20 anos); [ca. 2006] data aproximada; [200-] para dcada certa; [200-?] para dcada provvel; [19--?] para sculo provvel; [19--] para sculo certo; na falta de local, colocar [S.l.]; na falta de editora, colocar [s.n.]; na falta de local e editora, colocar [S.l.: s.n.];
25

OBRAS SEM DATA DE PUBLICAO


Ex. 01 Exemplo de citao de obra sem data de publicao

[199-] para dcada certa Kleiman (199-, p. 20) relata que ainda existe no Brasil um grande nmero de pessoas que no sabem ler nem escrever.

Nas Referncias
KLEIMAN, Renata Alencar. A alegria do saber: primeiros passos para o conhecimento. So Paulo: Crculo do Livro, [199-].

26

OBRAS SEM DATA DE PUBLICAO


Ex. 02 Exemplo de citao de obra sem data de publicao

Na falta de local e editora, colocar [S.l.: s.n.] Souza (2000, p. 44) afirma que o marketing de servios assemelha-se ao marketing de produtos ou de bens tangveis.

Nas Referncias
SOUZA, Srgio Luiz. Conceitos de marketing. [S.l.: s.n.], 2000.

27

COINCIDNCIA DE AUTORES E DATAS


Quando houver coincidncia de sobrenomes de autores e datas, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes e, se mesmo assim coincidir, colocam-se os prenomes por extenso. Ex. 01 Citao (coincidncia de autores e datas) A pesquisa bibliogrfica essencial [...]. (PORTER, M., 1989). importante observar que a pesquisa [...] (PORTER, A., 1999). [...] que define a segurana. (PENTEADO, Jos Roberto, 1995). Neste sentido, importante [...]. (PENTEADO, Joo, 1995).

28

DIVERSOS DOCUMENTOS DO MESMO AUTOR, NO MESMO ANO


As citaes de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, so distinguidas pelo acrscimo de letras minsculas, em ordem alfabtica, aps a data e sem espacejamento, conforme a ordem da lista de referncias. Ex. 01 Citao (diversos documentos do mesmo autor, no mesmo ano) Eventos, atividades culturais e artsticas, congressos e feiras. (KOTLER, 2001a, p. 142).

Empresas de Marketing promovem eventos em determinados perodos, como as olimpadas e aniversrios de empresas. (KOTLER, 2001b, p. 26).
29

DIVERSOS DOCUMENTOS DO MESMO AUTOR, EM ANOS DISTINTOS


Para citaes indiretas de diversos documentos de mesma autoria, mencionados juntos e publicados em anos diferentes, a autoria citada uma vez s para todos os trabalhos, porm, com todas as datas em ordem crescente, separadas por vrgula. Ex. 01 Citao Indireta (documentos do mesmo autor, em anos distintos) O problema de pesquisa pode ser determinado por razes de ordem prtica [...]. (GIL, 1993, 1995, 1999).

De acordo com Reeside (1993, 1994) as coincidncias so marcadas [...].

30

CITAO INDIRETA DE DIVERSOS DOCUMENTOS DE VRIOS AUTORES


As citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas com ponto e vrgula, em ordem alfabtica. Quando apresentar a autoria no contexto, devem ser separados por e. Ex. 01 Citao Indireta (diversos documentos de vrios autores, com autoria no contexto) Alves (2001), Silva (2002, p. 133) e Sousa (1985) entendem que importante defender o patrimnio pblico.

31

CITAO INDIRETA DE DIVERSOS DOCUMENTOS DE VRIOS AUTORES


Ex. 02 Citao Indireta (diversos documentos de vrios autores, com autoria fora do contexto)

Ela polariza e encaminha, sob a forma de demanda coletiva, as necessidades de todos. (DOLLINGER, 1995; TIMMONS, 1978; VIDAL, 2003).

Neste caso, os autores devem ser apresentados em ordem alfabtica


32

CITAO DE DOCUMENTOS EM MEIO ELETRNICO


importante observar que na Web h uma grande incidncia de documentos com autoria da entidade coletiva, obras sem indicao de autoria e sem indicao de data de publicao. Ex. 01 Citao de documento em meio eletrnico (no contexto) Kleiman (2001, p. 12) relata que ainda existe um grande nmero de pessoas que no sabem ler nem escrever. Ex. 02 Citao de documento em meio eletrnico (fora do contexto) Ainda existe no Brasil, diferente do que ocorre em outros pases, um grande nmero de pessoas que no sabem ler nem escrever. (KLEIMAN, 2001).
33

CITAO DE ENTIDADES
Utiliza-se o nome da entidade por extenso at o primeiro sinal de pontuao. Ex. 01 Citao de entidades

O objetivo o curso de Administrao da UNOPAR formar bacharis com suficiente base terica e cientfica generalista, exigida, na maioria das situaes pelo mercado de trabalho. (UNIVERSIDADE NORTE DO PARAN, 2005, p. 197).

34

RESUMO DAS CITAES

Com Autoria Um autor Dois autores Trs autores + de 3 autores

No Contexto Santos Filho (2001, p. 18) Carvalho e Barrella (2004, p. 185) Oliveira, Guerreiro e Securato (2003, p. 58). Balestro et al. (2004) Sem autoria

Fora do Contexto (SANTOS FILHO, 2001, p. 18). (BARRELLA; CARVALHO, 2004, p. 185). (GUERREIRO; OLIVEIRA; SECURATO, 2003, p. 58). (BALESTRO et al., 2004).

Ttulo

Embalagens... (2005)

(EMBALAGENS..., 2005).

35

SUPRESSES, ACRSCIMOS E COMENTRIOS

36

SUPRESSES, ACRSCIMOS E COMENTRIOS


Em qualquer parte das citaes diretas, podem ser utilizados smbolos e destaques nas palavras para fazer supresses, interpolaes, acrscimos, comentrios, nfase e destaque, conforme exemplificado abaixo:

SMBOLOS E DESTAQUES

USADO PARA

[...]
[ ] Negrito, Itlico

fazer supresses
interpolaes, acrscimos e comentrios nfase ou destaque

37

SUPRESSES
Se o autor, ao transcrever um texto, optar por eliminar alguma expresso do texto citado, dever indicar esse fato por meio de reticncias entre colchetes, enfatizando apenas o que importante ao trabalho em questo.

J a informao, por sua vez, [...] no pode ser abstrada do sistema que lhe d significado, sem perder esse significado ela se tornaria um documento em lngua morta. (SPENDER, 2001, p. 39). .

38

INTERPOLAES, ACRSCIMOS OU COMENTRIOS


A insero de expresses que no constam do original identificada entre colchetes. As interpolaes podem constituir-se de acrscimos, explicitaes e comentrios, sempre com o objetivo de esclarecer o leitor.

As competncias essenciais da empresa so baseadas principalmente em conjuntos de know-how coletivo [ou conhecimento coletivo que tambm tcito] desenvolvido por meio de processos de aprendizagem [podendo assim provocar a transferncia do conhecimento] que cruzam conjuntos de conhecimento. (OLIVEIRA JNIOR, 2001, p. 147).

39

NFASE OU DESTAQUE
Recurso utilizado para enfatizar o contedo do qual se deseja chamar a ateno do leitor. necessrio indicar entre parnteses, grifo meu, ou grifo nosso, ou sem grifo no original, ou sem destaque no original. Destaques que j constam do original dispensam a nota; se, no entanto, o autor considerar importante alertar o leitor que trata do destaque do original, poder escrever no final da transcrio: (grifo do autor). Aprender a acessar a essncia o grande aprendizado, que significa promover a integrao das dimenses fsica, mental e espiritual do ser humano. (SALAZAR, 2003, p. 39, grifo nosso).

40

EXPRESSES QUE INDICAM INSERO DE CITAES

41

EXPRESSES QUE INDICAM A INSERO DE CITAES


Na opinio de... De acordo com... Afirma... Para... Na viso de... Do ponto de vista de... Segundo... ... exemplifica ... ... quando afirma ... Como caracteriza... Em... vamos encontrar o seguinte esclarecimento... No dizer de... ... explicita seus pressupostos
42

EXPRESSES QUE INDICAM A INSERO DE CITAES


Utiliza-se da argumentao... Como descrito por... Outro ensinamento de... ... alega que... ... caracteriza... ... conceitua ... Segundo o especialista... ... j afirmou que... Conforme..., em sua obra

43

CONTATO
Agla de Lima Fierli Biblioteca CCESA aglae.fierli@unopar.br

Prof. Mrcia Cristina dos Reis Programa de Apoio Normalizao de Trabalhos Acadmicos marcia@unopar.br
44

You might also like