You are on page 1of 24

Utopias penitencirias.

Projetos jurdicos e realidade carcerria no Brasil


Elaborado em 01/2004.

Regina Clia Pedroso

A Histria do Sistema Penitencirio brasileiro foi marcada por episdios que revelam e apontam para o descaso com relao s polticas pblicas na rea penal, como tambm para a edificao de modelos que se tornaram inviveis quando de sua aplicao.
Resumo: Este texto pretende inserir na discusso historiogrfica sobre violncia, uma temtica pouco explorada nvel histrico: o sistema penitencirio. Para isso escolhi uma questo que considero polmica - as utopias penitencirias - projetos idealizados por juristas no sculo XIX e XX com o intuito de sanear o problema da superlotao carcerria. Destaco o projeto da Cidade Penitenciria do Rio de Janeiro, o selo penitencirio e as Colnias de Defesa Social, nos quais pretendia-se dar ao preso condies ideais de vida no interior do crcere. Ou ento, solues paleativas, como a utilizao de lazaretos ou abrigos para tuberculosos. Projetos e solues, que com o transcorrer do tempo, tornaramse inviveis. Palavras-chaves: Utopia; Sistema Penitencirio; condies carcerrias; idias jurdicas; violncia. Abstract: This text intend to insert into the historiographical discussion about violence a thematic little explored on the historical level: the penitentiary sistem.For that, I chosed an argument that I considered to be polemic: the utopias of penitentiary sistem projects idealizeded by lawyers on the XIX and XX century, intending to sanitize the problem of overcrowded prison. I highlight the following projects: "Cidade Penitenciria do Rio de Janeiro", the "Selo Penitencirio" and the"Colnias de Defesa Social", whose intents were to give the prisoner idealistic terms of life inside the prison. Or else, palliative solutions, as the utilization of Pesthouse or Asylum for tuberculous. Projects and solutions that, as times gone by, became unfeasible. key-words: Utopia; Penitentiary Sistem; Jails conditions; Juridical ideas; violence.

INTRODUO A Histria do Sistema Penitencirio brasileiro foi marcada por episdios que revelam e apontam para o descaso com relao s polticas pblicas na rea penal, como tambm para a edificao de modelos que se tornaram inviveis quando de sua aplicao. A priso, smbolo do direito de punio do Estado, teve, quando de sua implantao no Brasil, utilizao variada: foi alojamento de escravos e ex-escravos, serviu como asilo para menores e crianas de rua, foi confundida com hospcio ou casa para abrigar doentes mentais e, finalmente fortaleza para encerrar os inimigos polticos. Monumento mximo de construo da excluso social, cercado por muros altssimos ou isolados em ilhas e lugares inspitos, escondia uma realidade desconhecida, e s vezes aceita pela populao: os maus-tratos, a tortura, a promiscuidade e os vcios, uma representao nada agradvel do universo carcerrio. Por outro lado, a priso, vista sob a tica de aparelho reformador dos indivduos, recebeu ateno preferencial dos juristas preocupados em edificar modelos perfeitos para o bom gerenciamento da sociedade. So esses modelos, registrados sob a forma de leis, decretos e cdigos, que nos possibilitam resgatar as utopias penitencirias de cada perodo da histria brasileira, e verificar como foram estruturadas as prticas de dominao, na medida em que se estabeleceram relaes de fora, poder e violncia, presentes no tecido social. Sob essa tica, o sistema penitencirio deve ser observado sob seu aspecto de instituio estruturada com base no poder de punio do Estado e reveladora do aparato de excluso social. Nesse sentido, pretendemos nas prximas pginas relatar algumas tentativas para a viabilizao do sistema penitencirio brasileiro, calcado em modelos e projetos que se tornaram irrealizveis em confronto com a realidade carcerria. A priso no Brasil: os primeiros passos A primeira meno priso no Brasi foi dada no Livro V das Ordenaes Filipinas do Reino, Cdigo de leis portuguesas que foi implantado no Brasil durante o perodo Colonial. O Cdigo decretava a Colnia como presdio de degredados . A pena era aplicada aos alcoviteiros, culpados de ferimentos por arma de fogo, duelo, entrada violenta ou tentativa de entrada em casa alheia, resistncia a ordens judiciais, falsificao de documentos, contrabando de pedras e metais preciosos (ORDENAES FILIPINAS, 1870, P. 91) [1].

A utilizao do territrio colonial como local de cumprimento das penas se estende at 1808, ano marcado por mudanas significativas rumo autonomia legal e aos anseios de modernidade, to em voga naqueles tempos. A instalao da primeira priso brasileira mencionada na Carta Rgia de 1769 , que manda estabelecer uma Casa de Correo no Rio de Janeiro (SILVA MATTOS, 1885) [2]. Segundo os rumos da jurisprudncia em todo o mundo, a implantao de um sistema prisional se fazia necessria no Brasil. A assimilao da nova modalidade penal se fez pela constituio de 1824 que estipulou as prises adaptadas ao trabalho e separao dos rus, pelo Cdigo Criminal de 1830 que regularizou a pena de trabalho e da priso simples, e pelo Ato Adicional de 12 de agosto de 1834, de importncia fundamental, que deu s Assemblias Legislativas provinciais o direito sobre a construo de casas de priso, trabalho, correo e seus respectivos regimes. A opinio pblica tambm tomou parte nos debates sobre a implantao do regime penitencirio em nosso pas. Uma acalorada discusso se fez em torno das formas como esse regime deveria ser adotado. Misses especiais foram enviadas a pases como Estados Unidos, Inglaterra e Frana, com o objetivo de verificar as verdadeiras circunstncias de aprisionamento e gerenciamento das chamadas prises-modelo [3]. A Constituio de 1824 estabelecia que as prises deveriam ser seguras, limpas, arejadas, havendo a separao dos rus conforme a natureza de seus crimes (CONSTITUIO DO IMPRIO DO BRASIL, ARTIGO 179) [4], mas as casas de recolhimento de presos do incio do sculo XIX mostravam condies deprimentes para o cumprimento da pena por parte do detento. Um exemplo deste quadro era a Priso Eclesistica do Aljube , localizada na cidade do Rio de Janeiro e instituda pelo Bispo Antonio de Guadalupe aps 1735. Com a vinda da famlia, esta rea de recluso foi transformada em priso comum, recebendo, posteriormente, o nome de Cadeia da Relao (1823), enquanto que a cadeia passou a abrigar a Cmara dos Deputados. Somente em 1856 que a Cadeia da Relao foi desativada transformando-se em casa residencial. Os vrios testemunhos sobre a to famigerada Priso do Aljube ou

da Relao do-nos o quadro do sofrimento dos presos, apontando para uma histria que ainda precisa ser escrita. Jos Vieira Fazenda, em artigo memorvel publicado na Revista do Instituto Histrico e Geographico Brasileiro, cita o relatrio da comisso nomeada para visitar as prises em 1828 que apontou para o aspecto maltrapilho e subnutrido dos presos. Alm disso o edifcio projetado para abrigar 15 pessoas, comportava, naquela data, cerca de 390 pessoas (FAZENDA, 1921, p. 426) [5].

Essa casa de recluso, como tantas outras nos primeiros anos do sculo XIX, abrigava categorias de presos cujos crimes eram diversos; havia al paisanos e militares, indivduos processados por delitos comuns, presos por qualquer motivo ou por nenhum motivo declarado. O cotidiano carcerrio desta priso revela, alm do descaso pblico, lugar-comum em relao s prises, aspectos sub-humanos que apontam para a precria cidadania ou sub-cidadania dos condenados sociais. Mesmo assim, teoricamente, buscava-se o modelo de enclausuramento perfeito. A priso, a partir de uma viso utpica, tinha como principais metas: - modificar a ndole dos detidos atravs da recuperao dos prisioneiros; - reduzir o crime, a pobreza e a insanidade social; - dirigir suas finalidades para a cura e preveno do crime; - reforar a segurana e a glria do Estado (Rothman, 1991, p.30) [6]. Apesar destes objetivos to claros, os rgos pblicos pouco se interessavam pela administrao penitenciria, que ficava entregue ao bel-prazer dos carcereiros que, por sua vez, instituiam penalidades aos indivduos privados de liberdade. Assim, a implantao dessas casas foi mascarada por um realidade brutal, possvel de ser observada s pelas pessoas que l conviviam diariamente. Utopias carcerrias pensadas pelos juristas de poca entravam em coliso com os poderes presentes na realidade pentenciria. Por sua vez, o Cdigo Criminal do Imprio admitiu duas espcies de penas: a priso simples e a priso com trabalho, variando a durao de ambas conforme a penalidade aplicada, desde a priso perptua at a recluso de alguns dias. Mesmo com a insistncia nesse modelo penitencirio, o artigo 49 do Cdigo Criminal estabelecia que, enquanto no houvesse condies para o cumprimento da pena de priso com trabalho, ela deveria ser substituda pela pena de priso simples, com acrscimo da sexta parte do tempo da penalidade prevista. Essa modalidade se defrontou com dificuldades para sua implantao, j que na maioria dos crceres, as caractersticas humildes dos edifcios no comportavam a aplicao de tal sistema inovador: eram casas alugadas e sem acomodaes prprias, principalmente as do interior, o que dificultava a instalao de oficinas de trabalho para os presos.

Todo o arcabouo legislativo montado pela regulamentao das prises e pelo conjunto de leis, decretos e cdigos no humanizou o sistema penitencirio; muito pelo contrrio, a quantidade de novos mandamentos sobre a conduta e direo das casas de aprisionamento fez com que se perdesse a finalidade da origem da priso, transformando a instituio em um mero aparelho burocrtico. Constatamos, dessa forma, que o mau gerenciamento foi uma das causas que, desde a implantao dos crceres em territrio brasileiro, impediu que o objetivo de transformar o condenado em uma "nova pessoa" fosse atingido, retornando, assim, aps o cumprimento da pena, readaptao social.

O ideal republicano O Cdigo Penal de 1890 estabeleceu novas modalidades de penas: priso celular, banimento, recluso, priso com trabalho obrigatrio, priso disciplinar, interdio, suspeio e perda do emprego pblico e multa. O artigo 44 do Cdigo considerava que no haveria penas perptuas e coletivas. As penas restritivas de liberdade individual eram temporrias e no deveriam exceder trinta anos. Eram elas: Priso celular, Recluso, Priso com trabalho obrigatrio e Priso disciplinar. A priso celular, menina dos olhos dos juristas na poca e grande novidade da reviso penal de 1890 foi considerada punio moderna. Foi sob essa modalidade penal que se construiu a abbada de todo o sistema repressivo brasileiro (MORAES, 1923, p.49) [7]. Os artigos 50 e 51 do Cdigo Penal de 1890 regulamentavam algumas prticas para a execuo da pena: o condenado priso celular por tempo excedente a seis anos que houvesse cumprido metade da pena, mostrando bom comportamento, poderia ser transferido para alguma penitenciria agrcola, a fim de cumprir o restante da sentena. O condenado a esta mesma pena incorria em ser interditado nos seguintes tens: suspenso de todos os direitos polticos, perda do emprego e perda de todas as dignidades e condecoraes. A estrutura penitenciria ideal a partir deste novo cdigo passou a exigir os seguintes quesitos: - segurana dos detentos; - higiene apropriada ao recinto da priso; - segurana por parte dos vigilantes e guardas;

- execuo do regime carcerrio aplicado; - inspees frequentes s prises. A questo penitenciria tratava, do ponto de vista ideal, mais do que nunca, das funes que a pena deveria exercer na vida social. Toda essa boa vontade entrou em coliso com as condies deprimentes dos presdios brasileiros, detectveis atravs de estudos e depoimentos de poca. Os problemas referentes execuo das penas foram previstos nas disposies gerais do Cdigo ao estabelecer que, enquanto no entrasse em inteira execuo o sistema penitencirio, a pena de priso celular, como a de priso com trabalho, seriam cumpridas nos estabelecimentos pentiencirios existentes, segundo o regime atual; nos lugares onde elas no existissem seria convertida em priso simples, com aumento da sexta parte do tempo, exceto o tempo em que o condenado passasse trabalhando em estradas pblicas, pois esse tempo deveria ser considerado como passado na penitenciria, no estando, portanto, sujeito ao aumento da sexta parte. O regime carcerrio provisrio prosseguia. A persistncia na implantao do regime de trabalho dificultava a sentena proferida para a execuo da pena, j que a desorganizao, a falta de produtividade, a ausncia de matrias-primas e de utenslios para o labor interno nas oficinas da priso eram uma constante. O detento tornou-se desocupado, promscuo e preguioso. Nesse sentido, de que valia o aparato carcerrio, se a meta de recuperar o preso estava sendo realizada erroneamente? Os crticos desse sistema eram muitos. Dentre eles, destacamos Antonio Bezerra, que em 1900 publicou um projeto de reforma do Cdigo Penal, cujo contedo era especfico sobre a reforma do trabalho penal. Na opinio de Bezerra a escolha do ofcio, pelo preso, conferia um carter alheio que a cincia penitenciria considerava como trabalho penal. Ao seu ver era um erro nomear a "priso com trabalho" de "pena restritiva de liberdade", mero formalismo (BEZERRA, 1900, p. 135) [8]. Alm disso, o trabalho do preso deveria ter, dentre outras finalidades, no somente sua futura recuperao, mas tambm ganhos salariais, dependendo da classe a que pertencesse o preso. A sugesto era de que seu salrio fosse dividido em trs partes: a primeira recolhida ao tesouro contribuindo para o custeio das despesas da penitenciria; a

segunda seria utilizada em proveito do condenado durante o tempo de sua priso ou de sua famlia;e a terceira, entregue aos liberados, pela comisso do patronato. Sugestes essas que foram colocadas em prtica em 1910 (DECRETO NO 8233 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1910) [9]. Tnhamos, assim, uma regulamentao quanto forma de pagamento pelo trabalho realizado pelo preso, sem estar especificado o tipo de trabalho, a quantidade de horas dedicadas ao ofcio, a insalubridade, se houvesse, entre outros fatores. Em meio s reformas carcerrias do perodo, o governo autorizou em 1893 a fundao da Colnia Correcional da Fazenda Ba Vista, na Paraba, considerado como local ideal: uma fazenda. Esta colnia foi edificada sob uma antiga colnia militar e deveria receber os indivduos de qualquer sexo que estivessem vagando pela cidade, em ociosidade; ou os que andassem armados, incutindo o terror . Os criminosos sociais, os vadios, vagabundos e capoeiras, tinham, assim, legislao e espao especfico muito bem elaborado para a punio nas chamadas colnias correcionais, criadas especialmente com a finalidade de circunscrever a marginalidade das cidades. Outras colnias seguiram o modelo original. Foi o caso da Colnia Correcional de Dois Rios, criada em 1908, com a finalidade de manter as classes perigosas distantes do convvio social. L seriam depositados os "ociosos", "imorais" e reincidentes". Alm disso, a Colnia de Dois Rios, quando da sua implantao, foi acompanhada da tentativa de implantao de um ncleo de trabalhadores pobres das cidades que habitariam o espao rural da colnia e que, para isso, receberiam passagem gratuita, abrigo, e consentimento de moradia, alm de trabalho por um prazo mximo de um ano. Com essa medida tentava-se, ao mximo, limpar as cidades atravs da recluso social, tanto dos criminosos, como da populao carente. Essa medidas visavam uma estratgia repressiva "avanada" na legislao, na medida em que, aliavam a perseguio de criminosos, mas tambm de pobres e despossudos, potencialmente considerados perigosos. Com o passar do tempo, a Colnia de Dois Rios passou a receber qualquer tipo de infrator. A colnia recebia pessoas indiscriminadamente: brasileiros ou estrangeiros, sem passagem pela polcia, cuja nica finalidade era a residncia na colnia, pois se encontravam desempregados e sem recurso na cidade. As idias e princpios originais confrontaram-se com a mendicncia crescente principalmente na cidade do Rio de Janeiro. As colnias para os criminosos, no passavam de simples depsitos de indivduos renegados pela sociedade, principalmente de negros e mulatos, rejeitados pelo contexto econmico-social e dirigidos recluso em crceres ou asilos. O Asilo dos Alienados de So Joo de Deus, fundado em Salvador em 1874, para os

loucos, foi um exemplo concreto dessa prtica. O asilo registrou um contingente de maioria mestia e negra: ao todo eram 96 "alienados" encarcerados, sendo que 36 eram negros e 31 mulatos e pardos, enquanto que o nmero de brancos representava a minoria, eram 29 (CARNEIRO, 1993, p. 149) [10]. No imaginrio jurdico a priso ou colnia correcional deveria causar temor, para que a sociedade se sentisse amedrontada frente ao poder policial ou judicial. A ocultao do condenado nas prises deveria introduzir no imaginrio popular a sensao de que todos eram potencialmente condenveis e sujeitos ao suplcio carcerrio. Era a alma o alvo preferencial da punio.

Modernidade e continuidade No incio do sculo XX a legitimidade social da priso ganhou variaes para um melhor controle da populao carcerria. Surgiram tipos modernos de prises adequadas qualificao do preso segundo categoriais criminais: contraventores, menores, processados, loucos e mulheres. Os asilos de contraventores, tinham por finalidade o encarceramento dos brios, vagabundos, mendigos, em suma, os anti-sociais. Os asilos de menores se propunham a empregar uma pedagogia corretiva delinquncia infantil. Pressupondo a inocncia do ru, foi proposto uma priso de processados, considerando-se no conveniente mistur-los com delinquentes j condenados ou provavelmente criminosos. Os manicmios criminais foram idealizados para aqueles que sofriam alienao mental e requeriam um regime ou tratamento clnico enquanto que os crceres de mulheres, seriam organizados de acordo com as indicaes especiais determinadas por seu sexo. Percebemos, nesta forma de distribuio, uma tentativa de racionalizao do espao, adequando-o tipologia do crime tendo por critrio o grau de infrao e periculosidade do ru. Com relao s legislaes anteriores, houve uma modificao positiva, significativa sobre o fato de se pensar um espao apropriado para mulheres e menores. A separao do ru, levando-se em conta o sexo e a idade tambm deve ser observado pelo seu lado tcnico. Ao isolar em lugar especfico categorias especficas de presos, forma-se um saber mais aprimorado sobre os indivduos e o controle sobre seus corpos torna-se mais direto e elaborado.

Esse novo mecanismo, por outro lado, tinha por objetivo reforar a ordem pblica, protegendo a sociedade atravs de uma profilaxia apropriada: o isolamento em um espao especfico. A utopia prisional passou a ceder algum direito-benefcio a certos presos, que se defrontaram com as invenes do surcis e da condicional, que davam liberdade ao preso de "bom comportamento", ou seja quele que tivesse cumprido parte da pena. No entanto, o princpio do isolamento dos detidos por categorias criminais entrou em choque com o cotidiano da realidade carcerria, o que impossibilitava, em parte, a aplicao dessas modalidades. Por exemplo, na Colnia Correcional de Dois Rios, as mulheres condenadas eram atendidas por um homem; dormiam em edifcio separado, mas quando se ocupavam em lavar a roupa, tinham de atravessar os lugares destinados aos presos de sexo masculino, com grande prejuzo para a "ordem" e "moralidade" do presdio (RELATRIO DO CONSELHO PENITENCIRIO, 1927) [11]. Outro fator a ser considerado quanto separao do ru na priso, era o fato de que deveria levar-se em conta a ndole, antecedentes e grau de criminalidade do condenado. A preocupao com a ndole do indivduo revela a preocupao com o carter, inclinao, tendncia, temperamento e propenso ao crime, estipulado atravs do prjulgamento da personalidade do preso atravs da anlise de sua fisionomia . Medidas paliativas tambm eram tomadas pela direo dos presdios, que viam na punio e no castigo aos presos, formas de suprir as deficincias operacionais dos presdios que, na prtica, no ofereciam condies adequadas para a recuperao do delinquente. Na tentativa de "administrar" a degenerao de alguns e a sublevao de outros, Joo Pires Farinha, diretor da Casa de Correo do Distrito Federal (RJ), mandou construir em 1907 trs celas fortes para nelas serem recolhidos os sentenciados classificados por ele de "incorrigveis". Na sua opinio, estes deveriam ser isolados visto que alguns eram "verdadeiros degenerados, que absolutamente no se corrigem com os castigos impostos pelo regulamento, achando-se ainda em construo mais oito" (RELATRIO DA CASA DE CORREO DO DISTRICTO FEDERAL, 1908) [12]. Entendemos que a profilaxia se fazia, portanto, em dois estgios: primeiramente apelava-se para os castigos que, no caso de insatisfatrios, conduziam ao isolamento. Medida de grande relevncia para o bem da disciplina, uma vez que a punio e o castigo so modalidades de fcil aplicao no universo da deteno. Lemos Brito em Os sistemas penitencirios do Brasil, registrou em 1924 a situao em que se encontravam as prises de algumas capitais brasileiras, apontando-a como

"nefasta" e "odiosa". A administrao carcerria, com base em suas denncias, chegou a receber uma srie de propostas de reformas sugeridas por vrios juristas. O prprio Lemos Brito props, em 1925, a adoo de um novo sistema penal. As premissas para tais mudanas tinham como ponto de debate a capacidade das prises e as condies dos cofres pblicos. Com base nessas idias, a soluo para a condio de deteno das mulheres concentrou-se na proposta de se construir uma priso nacional, localizada no Rio de Janeiro. Al seriam recolhidas as mulheres criminosas de todos os estados, condenadas a penas maiores de quatro anos mediante a subveno de cada estado de origem. Com base nos relatrios penitencirios sabemos que a porcentagem de mulheres no crcere era muito pequena, em torno de 3% se comparadas aos homens. As causas mais comuns apontadas para a condenao feminina eram: a desordem, vadiagem, furto, ferimentos e infanticdio (LEMOS BRITO, 1933, p. 8) [13]. A criminalidade no era considerada como um problema insolvel. Poderia ser resolvido atravs da preveno. Nesse sentido, foi decretada em 1924, durante o governo Arthur Bernardes, a criao da Escola de Reforma do Direito Penal, destinada a recolher os menores desprovidos de qualquer orientao de vida: menores reincidentes considerados "rebeldes pelos prprios pais". Esse universo de idias acolher a possvel soluo do problema penitencirio brasileiro, que pleiteava a criao de reformatrios agrcolas visto que a maioria dos delinquentes provinham da regio rural. O modelo de priso apresentado custava menos que o industrial e sanearia as grandes cidades das populaes marginais que vinham de fora. A confrontao entre cidade e campo reforava, na mentalidade de poca, os anseios de progresso e modernizao. De um lado temos o mundo rural, identificado como a barbrie e atraso; e do outro,a metrpole, como espao do "novo" atrelado idia de progresso. Tais idiais reformadoras, estabeleciam a "modernizao" como meta histrica, acobertando a prtica da violncia e do descaso pelo homem. A concepo de cidade pressupunha trabalho, dinamismo e arraigamento a ela. Logo, os preguiosos, os notrabalhadores e estrangeiros no pertenciam ao quadro de legalidade dos habitantes das cidades. A partir da construo dos ilegalismos, moldaram-se os significantes de excluso, que foram interpretados como "anomalias". Aos desiguais a priso serviria como "vlvula de escape". Limpar fazia parte da construo da disciplina e identidade urbana.

A priso rural como modalidade de profilaxia ao crime no comportava nenhum tipo de inovao, visto que as colnias agrcolas e correcionais destinadas aos menores e vadios j existiam. Nessas colnias o cotidiano era de fugas frequentes, maus tratos do pessoal administrativo, desvio de vveres dos presos, escassez dos meios de comunicao etc. Mesmo assim, os modelos penitencirios das dcadas de 20 e 30 buscaram nas colnias agrcolas ou em prises distantes dos centros urbanos, os locais, por excelncia, para o ocultamento da marginalidade solta nas cidades. Colnias de Defesa Social As medidas de profilaxia ao criminoso social ganharam por parte dos governos dos anos 20, aes diretas e incurses constantes junto aos possveis delinquentes. O constante estado de stio em vigor naqueles tempos permitiu que a polcia praticasse aes de carter violento. Essa nova incurso no meio social, fez com que o governo reestabelecesse a Colnia Correcional da Ilha dos Porcos ( na Ilha Anchieta, SP), sob a denominao de Colnia Correcional do Estado de So Paulo, tendo a funo de abrigar os reclusos condenados priso com trabalho. As prises agrcolas foram locais destinados ao ocultamento da delinquncia das grandes cidades. Tal qual a Colnia de Dois Rios ou Clevelndia (no Par), penitencirias localizadas fora dos permetros surbanos nas dcadas de 10 e 20 deste sculo, o Estado apropriou-se dessa modalidade prisional, para nos anos 30 reestabelecer novos locais de recluso, agora com a designao de Penitencirias Agrcolas. Em meio a esses modelos utpicos penitencirios, a legislao tambm ditou regras impraticveis. O Regimento das correies - corpo de leis que pretendia organizar a rotina dos presos, estabeleceu novas regras: o Corregedor daria audincia aos detentos internos que tivessem queixas e reclamaes a fazer; poderia ser solta toda pessoa detida ilegalmente mediante "habeas-corpus"; e ainda seria proibido qualquer tratamento ilegal a que algum estivesse sujeito. Uma reforma mais ampla rumo regulamentao geral das prises estava em andamento desde 1930. O Cdigo Penitencirio, nas palavras de Lemos Brito, construiria os alicerces relativos aos estabelecimentos penais, regime penitencirio, servios prisionais, deveres dos funcionrios e reclusos. Porm, enquanto a reforma no se concretizava, algumas medidas foram tomadas tentando-se minimizar a situao decepcionante dos crceres. Na Bahia, por exemplo, o Presdio do Engenho da Conceio sofreu

transformaes nas condies materiais e internas da priso, recebendo um novo pavilho com 120 celas alm de acomodamento para os guardas. Tendo em vista uma organizao mais aprimorada do sistema penitencirio, foi aprovado em 1935 o Cdigo Penitencirio da Repblica que, em seus inmeros artigos, legislava em direo ao ordenamento de todas as circunstncias que envolviam a vida do indivduo condenado pela justia. As penas detentivas propostas a partir de 1935 seguiam o mesmo pressuposto do Cdigo Penal de 1890: a regenerao do condenado. A preocupao com a situao carcerria interferiu na criao de sanatrios penais, para os quais seriam enviados os presos com sintomas de tuberculose pulmonar. Contaria tambm com uma seco especial paradelinquentes leprosos, anexada s colnias de leprosos ou em circunscries penitencirias; assim como um santrio de toxicmanos, para o aprisionamento de alcolatras e viciados em geral. A organizao disciplinar mostrava-se extremamente rgida, sendo que o chefe da Seco disciplinar deveria aplicar as punies pelo Cdigo Penitencirio da Repblica de 1935, censurar as correspondncias e observar a devida vigilncia aos presos. O rol de penalidades internas apresentava uma diversidade bem maior que o dos vrios regimentos internos dos presdios e do Cdigo de 1890. O Cdigo Penitencirio continha sanes extremamente cruis ao preso, como por exemplo a privao de aulas e a perda do direito de encaminhamento de peties justia. Procurava-se por quaisquer meios, a extrema disciplina e obedincia do detento com o intuito de pun-lo e no de regener-lo. Foram acionados como modelos ideais de priso o chamado Sistema de Defesa da Sociedade, composto dos seguintes tipos de priso: 1. Colnias de Relegao: espcie de instituies para a represso. Deveriam ser localizadas em ilha ou local distante onde seriam alojados os detentos de pssimos procedimentos provenientes dos reformatrios ou penitencirias; 2. Casas de Deteno: nestas seriam alojados os processados que aguardavam sentenas e os condenados que esperavam transferncia ou vaga em algum presdio; 3. Escolas de Educao Correcional: destinadas aos menores delinquentes de mais de 18 anos e menores de 21 anos e que deveriam proporcionar aos reclusos algum tipo de trabalho; 4. Reformatrios para homens e mulheres delinquentes: destinados aos reclusos condenados a mais de 5 anos de priso;

5. Casas

de

Correo: destinados

aos

delinquentes

reincidentes

aos

considerados difceis ou irreformveis, cujo convvio poderia ser prejudicial aos demais reclusos; 6. Colnias para delinquentes perigosos: destinados aos reincidentes que fossem trabalhar na agricultura; 7. Sanatrios penais: para tuberculosos, leprosos e toxicmanos/alcolatras. Este universo de defesa da sociedade, tornou-se vivel a partir de circunscries penitencirias regionalizadas, havendo prises na sede de cada municpio e "pequenas prises em localidades afastadas da mesma sede, desde que quando houvesse autoridade judiciria e policial", e "estabelecimentos centraes na capital do Brasil" (CDIGO PENITENCIRIO DA REPBLICA, 1935) [14]. Porm, em 1937 - dois anos aps a aprovao do novo cdigo - as colnias agrcolas tiveram, por parte do governo um novo tratamento: al seriam internados apenas os julgados e condenados pelo Tribunal de Segurana Nacional. Segundo a Comisso de Constituio e Justia, a criao de colnias agrcolas era: " uma necessidade de maior alcance para o problema de regenerao social de criminosos, como tambm um meio adequado de separar da sociedade elementos que se revelem nocivos ordem poltica e social"(DEODORO DE MENDONA, 1937,P.16) [15]. Assim, os criminosos polticos transformados pelo discurso poltico em "perigo social", deveriam ser encaminhados recluso comum, pois poderiam corromper ideologicamente a sociedade. Segundo o sistema, quaisquer divergncias normas do Estado deveriam ser consideradas crime, sendo os comunistas smbolo desse desvio. Cabe ressaltar que essa prtica era realizada anteriormente, mas com finalidades diferentes. At 1935 o Estado no tinha o interesse em estabelecer diferenas entre preso comum e preso poltico. Aps a Insurreio Comunista as finalidades tornaram-se evidentes: confrontar os dois segmentos da criminalidade, confinando-os num mesmo recinto, visto que para o Estado o preso poltico no deveria ter qualquer tipo de regalia. Desta forma os presdios destinados a abrigar os detidos polticos passaram a ser utilizados comumente sob a alegao de falta de vagas nas prises superlotadas. Para as Casas de Deteno a legislao reafirmava as anteriores. O

estabelecimento estava destinado aos reclusos que aguardavam julgamento; aos condenados pena de deteno e aos condenados que aguardavam transferncia. s Casas de Correo deveriam ser enviados apenas os condenados reincidentes. No entanto, a obrigatoriedade do trabalho penitencirio continuava a ser enfatizada pelo Cdigo,

procurando atingir todas as formas de recluso. Pretendia-se atravs dessa prtica, aliviar os cofres pblicos das despesas com a manuteno das prises, assim como promover a educao profissional do preso e sua readaptao social. A distribuio e organizao desse tipo de trabalho estariam sujeitas s caractersticas da priso: se industrial, agrcola, mixta ou de pesca. A remunerao ao trabalho do detento seria feita mensalmente, mediante depsito em uma caderneta e, parte desse peclio seria destinada manuteno da priso, custeio do preso, despesas ou auxlio famlia. Quando de sua libertao, o preso teria acesso ao dinheiro depositado. O Estado capitalista via no trabalho do preso uma sada com relao aos custos da priso e como uma pretensa produtividade do recluso: o detento deveria produzir alguma coisa. A Cidade Prisional A busca de solues trouxa luz outros tantos projetos irrealizveis, como por exemplo o da Cidade Penitenciria do Rio de Janeiro que, idealizada em 1937, propunha formas contemporneas de regenerao ao preso segundo o modelo de uma "priso moderna". Pretendia-se dar ao prisioneiro condies de uma vida mais saudvel no interior do crcere ou seja: assistncia mdica, dentista, esporte, educao, trabalho e distrao. Este projeto de Cidade Prisional, segundo o arquiteto Adelardo Caiuby visava uma total segurana contra possveis fugas ou rebelies internas, alm de prever a deteno de um maior nmero de presos para futura regenerao (CIDADE PENITENCIRIA DO DISTRICTO FEDERAL, 1937) [16]. Com relao aos menores, previa-se, tambm, a construo de uma Cidade de Menores no Distrito Federal. A idia comeou a ser pensada em 1936, com a inaugurao do Laboratrio de Biotipologia Infantil, do juizado de menores, que atenderia a 600 crianas. A capacidade de instalao proposta era para 1000 menores distribuidos em 28 lares internos. O projeto previa: 1. Escolas e Oficinas com base na regenerao; 2. Estdio para cultura fsica, construdo no centro da cidade; 3. Hospital, biblioteca, capela e lavanderia; 4. Cinema para menores e cassino para os funcionrios;

5. Horta, pomar, estbulos para vacas leiteiras; 6. Oficinas de encadernao, tipografia, impresso e mquinas. Frente ao mega projeto da construo da Cidade Pentienciria do Rio de Janeiro, a idia da penitenciria modelo foi colocada em questo, porque o ambiente e a conduta que o preso deveria serguir em estabelecimento deste tipo no condizia com a situao de sua vida extra-muros. A realidade do preso deveria ser levada em conta :"... precisamos no de um hotel para sentenciados, como l se denomina o estabelecimento moderno, de cellulas hygienicas e regime salutar, onde os prias se acostumem a uma vida de conforto e tratamento, que jmais haviam tido e que dificilmente podero manter aps o cumprimento da pena..." (TORRES, 1938, p. 191) [17]. O ideal reformador defrontou-se com as reais condies das prises. No interior do pas o problema chegou a ser desesperador. Problema esse que se arrastou ainda por muito tempo, e, que nem o Cdigo Penal de 1940 conseguiu corrigir na prtica: "... dada a insuficincia das prises municipais onde se acumulam, entre paredes e grades, homens de todas as condies sociais, e at menores, mulheres e loucos. E o que mais chocante , muitas delas de fachadas modernizadas, por exigncias de urbanismo, mas cujo interior vale por um excrneo e por um constraste desalentador do que se mostra fora. " (LEMOS BRITO, 1942, p.442) [18]. Projetos mirabolantes como esses terminaram esquecidos frente necessidade de vagas em vrios presdios brasileiros.

Selo Penitencirio A situao constrangedora, que ia desde a depravao, falta de higiene, de conforto e de ordem nos infectos e superlotados presdios onde se confundiam e se misturavam menores de todas as idades e criminosos de todos os graus, era uma verdade. Com o objetivo de minimizar esta somatria de problemas do crcere foi proposta a circulao de um selo penitencirio, aprovado pelo Presidente da Repblica em julho de 1934. A criao do selo visava a soluo desta agravante situao das prises em todo o pas, especialmente, na capital da Repblica, cuja situao era alarmante. Candido Mendes de almeida, presidente do Conselho Penitencirio, ligado ao Ministrio da Justia e Negcios Interiores, defendia a necessidade de tal investimento ao criticar a execuo da pena criminal que, ao ser ver, era quase: "ilusria por causa da insufficincia e da inaptido dos

estabelecimentos penaes" (CRIAO DE UM FUNDO PENITENCIRIO DESTINADO REALIZAO DE REFORMAS PENAES, 1934) [19]. Segundo Candido Mendes a lei criaria um selo especial - o selo penitencirio - cuja arrecadao seria destinada celebrao das reformas penais no Brasil. Para isso a verba arrecadada ficaria disposio do ministro da justia que a aplicaria: - na construo, reformas e manuteno dos estabelecimentos penitencirios, colnias de egressos e penitencirios; - no cadastro judicirio; - no auxlio aos patronatos e aos asilos destinados a filhos de condenados; - na Administrao Geral Penitenciria; - na realizao de outras providncias convenientes preveno e represso criminal. Alm disso, esta verba destinar-se-ia, tambm, a financiar a representao do Brasil em congressos internacionais penitencirios assim como para preparar juristas para o exerccio perfeito de sua vocao. A lei previa tambm os dispositivos necessrios sua aplicao. Os projetos e oramentos deveriam ser organizados por uma Inspectoria Geral Penitenciria composta por pessoas consagradas especialidade da matria. Esta seria constituida pelo Conselho Penitencirio do Distrito Federal, dependendo da aprovao do Ministrio da Justia. Caberia a fiscalizao do dinheiro pblico a um titular da pasta da Justia. Aprovada em 1937,a Inspetoria Geral Penitenciria deveria colocar em prtica as providncias convenientes preveno e reeducao do preso alm de gerenciar a Administrao Geral Penitenciria, organizar projetos e instalar novos presdios, colnias de egressos e auxiliar aos patronatos, protegendo os liberados. O campo de trabalho da Inspetoria deveria abarcar o complexo mundo do crcere ou seja, desde as coisas mais prticas, sem perder o objeto de seu trabalho: o preso. O selo seria impresso pela Casa da moeda e vendido pelo Tesouro Federal na Capital e nos Estados. Estavam obrigados a utilizar o selo todos aqueles que realizassem as seguintes operaes:

1. pagamento de multas relativas a infraes penais de qualquer natureza; 2. para todas as sentenas condenatrias nos processos penais; 3. dez por cento sobre o movimento dirio de todos os estabelecimentos onde haja apostas de dinheiro ou de jogo; 4. Dois por cento sobre a receita global de futebol e box, ou qualquer competio atltica ou esportiva; 5. renda produzida pelas certides do cadastro penitencirio, entre outros. Em decorrncia da dificuldade de arrecadao do novo imposto, Candido Mendes de Almeida, em despacho ao ministro da justia Vicente Ro, solicitou que fosse facilitada a sua cobrana, e que se recomendasse que as autoridades policiais exigissem dos cassinos, clubes, empresas, jockeis e outros, a exibio diria da quitao do pagamento desse selo. Assim sendo, nova forma de controle social foi acionada: "As autoridades policiaes podero prohibir funcionamento desses estabelecimentos sempre que lhes fr recusada a exhibio dessas quitaes relativas receita a vspera ou do dia immediatamente anterior (OFCIO NO 2164 DE 5 DE DEZEMBRO DE 1936) [20]. Entretanto, a questo social ultrapassava o espao das prises. Outros segmentos da sociedade clamavam por ajuda, como por exemplo o menor bandonado e o delinquente. Outra finalidade para a arrecadao do selo foi dada por Mendes de Almeida: empregar o dinheiro na construo de instituies para crianas abandonadas. A justificativa para tal investimento na infncia foi o temor de que, no futuro, esses menores abandonados fossem os candidatos em potencial para as prises. Cuidando-se assim da criana desamparada estar-se-ia cortando o mal pela raiz (CARTA DE CANDIDO MENDES DE ALMEIDA PARA VICENTE RO, 1937) [21]. Em 1939 foi apresentado um novo projeto sobre o selo penitencirio com pequenas diferenas se comparadas com a proposta aprovada em 1934. A principal dizia respeito ao pagamento do selo que, no seu artigo 4, estipulava que dois por cento deveria ser arrecadado sobre a quota da loteria. Os demais dispositivos eram destinados a tornar eficiente a arrecadao, bem como equiparar os dispositivos do selo penitencirio aos do selo comum (PARECER SOBRE O PROJETO DE REGULAMENTO DA INSPETORIA GERAL PENITENCIRIA, 1939) [22]. Se aprovado o selo, colocaria em prtica a estimativa de arrecadao de um novo imposto em seiscentos contos de ris para os primeiros anos de vigorao no mercado.

Solues alternativas A necessidade de mais vagas nas prises e a criao de um abrigo para mulheres criminosas era uma discusso que se fazia presente h dcadas. Em despacho datado de 1932 o presidente do Conselho Penitencirio do Distrito Federal, Candido Mendes de Almeida, solicitou ao Ministro da Educao e Sade Pblica, Francisco Antunes Maciel Junior, que cedesse a fazenda Santa Maria em Jacarepagu - anteriormente destinada instalao de uma Penitenciria Agrcola para mulheres delinquentes. A situao das mulheres criminosas na capital federal era, segundo o presidente do Conselho Penitencirio, miservel. A ttulo de comparao Mendes de Almeida retoma como padro as penitencirias femininas dos "pases civilizados", cujas presas teriam qualidades. No Brasil os esforos no atingem as transformaes almejadas: "A mais miseranda e, por isso, desde 1922 o Patronato das presas vem empregando os mais intensos esforos para conseguir um estabelecimento penal especializado, a exemplo do que se pratica em todos os pazes civilisados e principalmente na Amrica do Norte, onde as nossas patricias tm revelado qualidades cacerrias emeritas (DESPECHO DO PRESIDENTE DO CONSELHO PENITENCIRIO, 1935) [23]. Essa situao persistiu at 1934, quando iniciou-se uma acirrada discusso sobre a concesso da fazenda Santa Rita onde se pretendia a instalao da Penitenciria Agrcola para mulheres e do Lazareto da Ilha Grande com o objetivo de descongestionar as Casas de Deteno e Correo do Rio de Janeiro. A Diretoria de Sade Pblica receberia, em troca, uma parte da Ilha Bom Jesus para a instalao de um porto sanitrio martimo na Bahia da Guanabara. Com relao fazenda Santa Rita, um pequeno trecho desta se destinaria construo de um posto sanitrio para tuberculosos. Em 24 de maro de 1934, durante a reunio do Conselho Penitencirio, houve entrave em torno do assunto. Lemos Brito, integrante do Conselho, assinalou que desde o incio do governo provisrio, elaborara um projeto de colnia agrcola penal de regenerao, a instalar-se em terras da unio. Que tal projeto fora aprovado, com ligeiras alteraes pelo Conselho, devendo ser encaminhado a Oswaldo Aranha, Ministro da Justia. No entanto, alegava no saber que destino havia sido dado a esse trabalho. O debate transcorreu em torno da utilizao do Lazareto que teve seus defensores. Dentre eles estavam Candido Mendes, e seus oponentes, como Lemos Brito, que insistia que qualquer obra de emergncia, falharia aos objetivos. Outro componente do Conselho, Heitor Carrilho, por sua vez, achava que a idia do Lazareto no resolveria o problema: ao

contrrio, prejudicaria a realizao das medidas radicais e gerais que, de longa data, vinha o conselho reclamando (ATA DA REUNIO DO CONSELHO PENITENCIRIO, 1934) [24]. Por fim a votao foi proposta por Roberto Lyra sendo rejeitada a realizao de qualquer obra de emergncia. Recomendava-se tambm ao governo o incio da execuo do plano contido no ante-projeto do Cdigo Penitencirio, preferindo-se a construo de pavilhes para leprosos, tubeculosos e mulheres em local definitivo. Em 1935 a discusso foi novamente retomada, ficando agora o Ministrio da Justia interessado na Ilha do Annanaz, fronteira Ilha das Flores (RJ), para al ser igualmente criado um ncleo de recluso carcerria. O Departamento Nacional de Povoamento j havia, no entanto, declarado que a Ilha das Flores, onde estava instalada a Hospedaria de Imigrantes e cuja rea no excedia de quatro hectares, no possuia gua nascente e que o abastecimento era apenas suficiente para o consumo regular do pessoal existente no local. Em troca da Ilha do Annanaz, o Ministrio da Educao receberia um edifcio de vastas dimenses localizado no centro urbano (SOBRE A CESSO DA FAZENDA SANTA RITA, 1934) [25]. A utilizao do Lazareto de Dois Rios e das enfermarias de imigrantes da Ilha das Flores, para escoar a superpopulao das penitencirias, foi substituda por uma nova proposta de Floriano Rei, diretor da Casa de Deteno do Rio de Janeiro, que seria a de remover os presos para o manicmio judicirio, sob a alegao destes serem criminosos psicopatas: "A permanncia desses presidirios, bem como a de alguns outros contumazes em rebeldia e faltas disciplinares, constitue grave perigo segurana da priso. A sua remoo para o manicmio judicirio seria a primeira soluo, (...) pois que aquele que atentar contra a prpria vida (greve de fome), e perturbar a ordem (disciplinar) e que no se submeter ao tratamento que o caso aconselhar (os recalcitrantes), devem ser recolhidos ao manicmio judicirio, bem como, proibido manter-se psicopatas em cadeias pblicas ou entre criminosos, e positivamente um psicopata que se acomete contra si mesmo (CARTA DE FLORIANO REI AO MINISTRO DA JUSTIA, 1933) [26]. Pretendia-se dessa forma internar os indisciplinados e rebeldes no Manicmio Judicirio, como se estes fossem loucos, apesar da constatao de Mendes de Almeida, que considerava o manicmio como "local lamentvel, de extrema exiguidade, e que para to importantes servios deveria ser mais amplo e melhor localizado" (COMUNICADO AO MINISTRO DA JUSTIA ANTUNES MACIEL, 1934) [27]. Uma outra soluo foi dada pelo mesmo diretor priso de sete detentos, condenados por assalto a mo armada. Foram colocados em cubculos contendo cal, aps

uma greve de fome deflagrada pelos presos (CARTA DE FLORIANO REI AO MINISTRO DA JUSTIA, 1933) [28]. Outra estratgia, agora largamente utilizada para o aprisionamento, foi a utilizao dos navios para o alojamento dos presos, como foi o caso do Navio D. Pedro I, que ficava ancorado defronte s docas, no Rio de Janeiro. Este navio foi smbolo da violncia do governo Getlio Vargas, pois sua afinalidade era aprisionar os revoltosos e oposicionistas durante a dcada de 30. Geopoltica das Prises A utilizao de navios, colnias correcionais, prises comuns ou ilhas para o confinamento carcerrio fez parte das estratgias em torno de uma geopoltica das prises, implantadas a partir da criao das colnias correcionais. O intuito era de afastar o criminoso dos grandes centros urbanos, objetivando o saneamento da sociedade: mais uma forma de profilaxia social. Percebemos durante a dcada de 30 a identificao das autoridades com tais idias colocadas em prtica nos governos anteriores. A utilizao de navios-presdios e de ilhas como locais de confinamento e a acomodao de mulheres prisioneiras nos mesmos recintos onde ficavam reclusos os homens, apenas vem comprovar que a penitenciria designava-se punio, pura e simplesmente. Cabe averiguarmos hoje, se houve mudanas e se elas fora efetivas ou, se no ocorreram, o que isso evidencia. A prtica da tortura no universo carcerrio corroborou, ainda mais, para ampliar a dimenso poltica da priso. A geopoltica do confinamento desvenda as artimanhas da eliminao do inimigo nocivo ao Estado brasileiro. A construo do mundo da recluso durante os sculos XIX e XX significou no s a limpeza das ruas contra o inimigo aparente o vagabundo -, mas, um artimanha para encerrar todos os inimigos, quer fossem eles de vertentes ideolgicas, como os comunistas, ou sociais, representados pelos bandidos comuns. Punir e castigar essa gama de desclassificados significou a atribuio do poder de vida e morte ao Estado, que se utilizou desses atos para promover uma "nova ordem social", concretizada durante os governos das dcadas de 20 e 30 deste sculo. Fundamental frisar, no final deste texto, que a inoperncia das instituies pblicas brasileiras funcionou em prl da mentalidade autoritria de poca,e trabalhou na criao de lugares excludentes do mundo civilizado; sempre tomando como base modelos ideais e perfeitos de aprisionamento - as utopias penitencirias -, sobre as quais, os juristas, via de regra, acreditavam que proporcionando leis em favor desses pressupostos, livrariam

os bons homens dos perigos que circulavam visivelmente pelas ruas das cidades; protegiam o Estado do perigo que o afrontava e, sobretudo, levariam regenerao social o futuro encarcerado. Mera utopia. Na atualidade presenciamos os frutos colhidos dos delrios dessa classe jurdica-penitenciarista. Notas
1

Ordenaes Filipinas. Livro V, ttulos XXXII, XXXV, XLII, XLV, XLIX, LII, LVI. Rio

de Janeiro, Typographia do Instituto Philomathico, 14 edio, 1870, p. 91 e segs.


2 3

SILVA MATTOS, J. da. Reforma Penitenciria: passado e presente. s.e. 1885. Vrios autores, dentre eles, Souza Bandeira em A Questo Penitenciria no

Brasil (Rio de Janeiro, Oliveira, 1881), Joo Chaves em Sciencia Penitenciria (Lisboa, Classica editora 1912), Esmeraldino Bandeira em O Criminoso e a Penitenciria IN Revista da Faculdade Livre de Direito da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, volume V, 1909), escrevem detalhadamente suas observaes sobre os vrios modelos prisionais existentes no mundo.
4

Constituio do Imprio do Brasil. ttulo VIII, artigo 179, nmero XX. Rio de

Janeiro, Alves & Cia, s.d. 1 volume.


5

FAZENDA, Jos Vieira. "Antiqualhas e Memrias do Rio de Janeiro". Revista do

Instituto Histrico e Geographico Brasileiro. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1921, p. 426.
6 7

ROTHMAN, David. The discovery of the asylum. Boston, Little Brown, 1991, p. 30. MORAES, Evaristo de. Prises e instituies penitencirias no Brasil. Rio de

Janeiro, Editora Cons. Cand. de Oliveira, 1923, p.49.


8

BEZERRA, Antonio. "O projecto de reforma do Cdigo Penal". Revista de

Jurisprudncia. Rio de Janeiro, 1900, volume 9, p. 135.


9

Decreto n 8233 de 22 de dezembro de 1910. Coleo de Leis do Brasil. Rio de

Janeiro, Imprensa Nacional, 1915, p. 550.


10

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. "Negros, loucos negros". Revista USP, n 18,

1993, p. 149.
11

"Relatrio

do

Conselho

Penitencirio

do

Districto

Federal

(1924-

1946)". Pandectas Brasilerias. Rio de Janeiro, 1927, volume 2, 1 parte, p. 84.


12

Relatrio da Casa de Correo do Districto Federal referente ao anno de 1907.

Ministrio da Justia e Negcios Interiores (MJNI), 1908, p.2.


13

LEMOS BRITO, J. G. "Reforma penitenciria no Brasil". Revista de Direito Penal.

Rio de Janeiro, s,e., 1933, p. 8.


14

Cdigo Penitencirio da Repblica, artigo 241, p. 44.

15

Parecer de Deputado Deodoro de Mendona sobre a mensagem presidencial

solicitando a creao de tribunal especial para julgamento de crimes polticos e de colnias penaes agrcolas. Cmara dos Deputados, Comisso de Constituio e Justia 1935-1937. Rio de Janeiro, 1937, p. 16.
16 17

Cidade Penitenciria do Districto Federal. MJNI, Imprensa Naciona, 1937. TORRES, Margarino. "Penitenciria Modelo!"Revista do Direito Penal. Rio de

Janeiro, 1938, volume 20, p. 181.


18

LEMOS BRITO, J. G. "Da priso preventiva e do regime que se deve adotar nos

estabelecimentos destinados a indiciados". IN Anais do 1 Congresso Nacional do Ministrio Pblico. So Paulo, 1942, volume 7, p. 442.
19

Criao de um fundo penitencirio destinado realizao de reformas penaes.

MJNI, parecer de 19.07.1934.


20

Ofcio n 2164 de 5 de dezembro de 1936. Regulamento da inspectoria Geral

Penitenciria. Conselho Penitencirio do Districto Federal.


21

Carta de Candido Mendes de Almeida para Vicente Ro, sobre a construo de

estabelecimentos penitencirios destinados preservao de menores abandonados e delinquentes. Rio de Janeiro, 29.03.37.
22

Parecer sobre o projeto de Regulamento da Inspetoria Geral Penitenciria. MJNI,

1939.
23 24

Despaco do Presidente do Conselho Penitencirio. MJNI, 13.12.1935. Ata da reunio do Conselho Penitencirio. MJNI, 24.03.1934. Sobre a cesso da Fazenda santa Rita e do Lazareto da Ilha Grande. MJNI, 1934. Carta de Foriano Rei ao Ministro da Justia. MJNI, 13.12.1933. Comunicado de 25 de maio de 1934 ao Ministro da Justia Francisco Antunes

25 26 27

Maciel. O Presidente do Conselho Penteincirio comunica ter visitado o Manicmio Judicirio. MJNI, 1934.
28

Carta de Floriano Rei ao Ministro da Justia. MJNI, 22.04.1933.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARAJO, Cesrio. A hygiene das prises, precedida de consideraes gerais a cerca da reforma penitenciria. Rio de Janeiro, Typographia do Diario de N. L. Vianna, 1844. ASUA, Luis Jimnez. Un Viaje al Brasil. Madridi, Editorial Rei, 1929. BARRETO, Paulo. Alma Encantadora das ruas. s.e., 1908.

BARROS, Alfredo de. Notas e apontamentos sobre minha priso na fortaleza da conceio, na correo... desde 4 de novembro de 1893 at 14 de agosto de 1894. Rio de Janeiro, Jornal do Brasil, 1895. BASTOS, Jos Tavares. Penitenciaria para mulheres criminosas: applicao desta these entre ns precedida do estudo da mulher ante o direito penal. So Paulo, Duprat, 1915. CAMPELO, Barreto. Colonizaao penal da selva brasileira: these de concurso a professor cathedrtico de direito penal da Faculdade do Recife. Rio de Janeiro, Editora ABC, s.d. CARNEIRO, Augusto Accioly. Os penitencirios, a alma do condenado, o regime celular. Rio de Janeiro, H. Velho, 1930. CHAVES, Joo. Sciencia Penitenciaria. Lisboa, Classica editora, 1912. DRUMMOND, Jos de Magalhes. Aspectos do problema penal brasileiro. Rio de janeiro, Sfredo & Gravina, s.d. EXPILLY, Charles. Le Brsil tel quil est. Paris-Leipsig, Jung-Treuttel diteur, 1862. FIGUEIREDO, Jos Rodrigues. Systema Penitenciario na provncia da

Bahia. Salvador, Typographia Poggetti de Tourinho & Cia, 1864. INGENIEROS, Jos. Sistema penitenciario. Buenos Aires, Penitenciaria Nacional, 1911. ISSA SSALY, Alfredo. O Trabalho penitencirio: aspectos econmicos e sociais. So Paulo, Livraria Martins Editora, 1944. LEAL, Aureliano. Regimen penitenciario na Bahia. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1924. LEMOS BRITO, J. G. Os Systemas penitenciarios do Brasil. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1924. LEMOS BRITO, J. G. Colnias e prises no rio da Prata. Bahia, Livraria Catilina, 1919. LUCAS, Charles. De la rforme des prisons ou de la thorie de l

emprisonnement. Paris, Legrand, 1838. MORAES, Evaristo de. Prises e Instituies Penitencirias no Brazil. Rio de Janeiro, Livraria e editora Conselheiro Candido de Oliveira, 1925. SILVA MATOS, Joo da. Reforma penitenciaria, passado e presente. Lisboa, Sousa Neves, 1885. SOUZA BANDEIRA, S. G. A questo penitenciaria no Brazil. Rio de Janeiro, Oliveira, 1881.

VIANA, Paulo Domingues. Regimen penitenciario segundo as prelees do Dr. Lima Drummond. Rio de Janeiro, Jacintho Ribeiro dos Santos, 1914.

You might also like