You are on page 1of 4

O ndice de Desigualdade de Gnero (IDG)

Elaborado pelo PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento), o Relatrio de Desenvolvimento Humano (RDH) apresenta o IDG (ndice de Desigualdade de Gnero), que capta as desvantagens baseadas no gnero em trs dimenses sade reprodutiva, capacitao e mercado de trabalho para tantos pases quantos os permitidos pela razoabilidade da qualidade dos dados. Desta forma, o ndice mostra a perda no desenvolvimento humano potencial resultante da desigualdade entre as realizaes femininas e masculinas nas trs dimenses citadas, na qual a primeira (sade reprodutiva) leva em considerao a mortalidade materna e a proporo de adolescentes que tiveram filhos; a segunda (capacitao) baseia-se na proporo de homens e mulheres no parlamento e o percentual, de cada sexo e com mais de 25 anos, que possuem, pelo menos, o segundo grau completo; e a terceira (mercado de trabalho), que analisa a taxa de homens e mulheres dentro do mercado de trabalho. O IDG varia entre 0 e 1, tendo como 0 a melhor representao, ou seja, na qual existe igualdade entre gneros, e tendo o 1 como a pior, representando que um dos gneros subsiste to mal quanto possvel em relao a todas as dimenses medidas.

Fontes de dados:

- Taxa de Mortalidade Maternal (TMM): OMS, UNICEF, UNFPA e Banco Mundial (2010); - Taxa de Fertilidade Adolescente (TFA): DAESNU (2011); - Distribuio dos assentos parlamentares por gnero (PR): base de dados Parline da Unio Interparlamentar (2011); - Sucesso escolar aos nveis do ensino secundrio e superior (ES): actualizaes do GRDH (2011) de estimativas de Barro e Lee (2010b) baseadas em dados do Instituto de Estatstica da UNESCO sobre sucesso escolar (HTTP://stats.uis.unesco.org/unesco/); - Taxa de Participao no Mercado de Trabalho (TPMT): OIT (2011).

Como o IDG calculado?

O IDG calculado baseado em 5 etapas:

Etapa 1. Considerao de zeros e valores extremos: Como o IDG calculado por meio de mdias geomtricas, aritmticas e harmnicas (que sero demonstradas mais adiante), a primeira etapa o tratamento que os valores zeros e extremos devem receber. Para isso, estabelecido o valor mnimo de 0,1% para a taxa de fertilidade adolescente, a proporo de assentos parlamentares ocupados por mulheres, o sucesso escolar aos nveis secundrio e superior e a taxa de participao no mercado de trabalho. J para a taxa de mortalidade materna, o valor mximo truncado em 1.000 mortes por 100.000 nascimentos e o valor mnimo truncado em 10. Desta forma, assume-se que os pases com taxa de mortalidade materna superior a 1.000 mortes no diferem quanto as suas incapacidades de criarem condies e apoio para a sade materna, e que os pases com 1-10 mortes por 100.000 nascimentos esto, essencialmente, a ter um desempenho ao mesmo nvel e que as diferenas so insignificantes ou fortuitas.

Etapa 2. Clculo da agregao entre dimenses dentro de cada grupo de gnero: A agregao entre as dimenses para cada gnero feita por meio de mdias geomtricas, tornando o IDG sensvel associao. Assim sendo, podemos calcular a agregao feminina por:

E masculina por:

Etapa 3. Agregao entre grupos de gnero, usando uma mdia harmnica: Nessa etapa, agregamos os ndices da etapa anterior por meio de uma mdia harmnica, ou seja, de modo a criar o ndice de gnero distribudo equitativamente: ( [ ) ( )

Essa expresso, usando uma mdia harmnica dentro dos grupos, capta a desigualdade entre mulheres e homens e faz o ajustamento para a associao entre dimenses.

Etapa 4. Clculo da mdia geomtrica das mdias aritmticas para cada indicador: Agora, calculamos o ndice que utilizado como referncia para a computao da desigualdade, que calculado por meio de uma mdia geomtrica das mdias de cada dimenso dos gneros, usando pesos iguais (tratando, assim, os sexos de forma igual). Desta forma, ele calculado por:

Etapa 5. Clculo do ndice de Desigualdade de Gnero: O clculo do IDG feito por meio da comparao do ndice de gnero distribudo igualmente com o padro de referncia: (

Exemplo: Lesoto inserir tabela.

Usando as frmulas acima, obtm-se diretamente:

[ (

)]

You might also like