You are on page 1of 59

ESTUDO DE TEMPOS E MTODOS

ESTUDO DE TEMPOS E MTODOS


Definio:
o estudo sistemtico dos sistemas de trabalho.

Objetivos:
1) desenvolver o sistema e o mtodo preferido, usualmente aquele de menor custo; 2) padronizar esse sistema e mtodo; 3) determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operao especfica; 4) orientar o treinamento do trabalhador no mtodo preferido;

REAS PRINCIPAIS DE ESTUDO

ESTUDO DE TEMPOS E MTODOS


As condies de trabalho, produtividade e melhorias de processo so atividades muito interligadas. As medidas de tempo padro servem como uma referncia para os gestores da empresa determinarem quais so os locais que necessitam de programas de melhoria. As medidas de tempo padro so a base para a administrao de uma produo, pois esta informao ir compor outras de importncia estratgica, como o custo do produto. Melhorias significativas nos tempos padres podem ser obtidas com melhorias simples nos postos de trabalho, e desta forma, tornar a empresa mais competitiva .

ESTUDO DE TEMPOS E MTODOS

A empresa deve identificar qual o melhor mtodo para a sua medio dos tempos como tambm deve identificar qual ser a sua estratgia para melhoria de seus processos.

Finalidades do Estudo de Tempos


O estudo de tempos no tem apenas a finalidade de estabelecer a melhor forma de trabalho. O estudo de tempos procura encontrar um padro de referncia que servir para: determinao da capacidade produtiva da empresa; elaborao dos programas de produo; determinao do valor da mo-de-obra direta no calculo do custo do produto vendido (CPV); estimativa do custo de um novo produto durante seu projeto e criao; balanceamento das linhas de produo e montagem.

cronometragem um dos mtodos mais empregados na indstria para medir o trabalho. Em que pese o fato de ter sofrido modificaes desde a poca em que Taylor estruturou a Administrao Cientfica e o Estudo de tempos cronometrados, objetivando medir a eficincia individual, essa metodologia continua sendo muito utilizada para que sejam estabelecidos padres para a produo e para os custos industriais.

Cronoanalista
O vocabulrio cronoanalista foi bastante utilizado nas industrias brasileiras para designar o cargo e funo do profissional que executava as tomadas de tempo. Esta funo foi largamente utilizada para registro na carteira de trabalho. Atualmente, o cargo de cronoanalista foi substitudo por outras descries de cargo mais abrangentes e menos especficas, tais como analista industrial ou analista de processos.

Equipamentos para o Estudo de Tempos


o Cronmetro de hora centesimal o Filmadora o Folha de observao o Prancheta para observaes

Equipamentos para o estudo de tempos Cronmetro de hora centesimal: A cronometragem do tempo de execuo de determinada tarefa pode ser realizada com a utilizao de um cronmetro normal facilmente encontrado no mercado. Filmadora: a utilizao de filmadora tem a vantagem de registrar fielmente todos os movimentos executados pelo operador, e, se bem utilizada, pode eliminar a tenso psicolgica que o operador sente quando est sendo observado diretamente por um cronoanalista.

Prancheta: na maioria das vezes, exceto quando a mensurao feita por filmes, a tomada de tempos feita no local onde ocorre a operao. Desta forma. comum o uso de uma prancheta para o apoio do cronmetro e da folha de observaes, de forma a permitir que o cronoanalista possa anotar suas tomadas de tempo em p. Folha de observao: trata-se de um documento em que so registrados os tempos e demais observaes relativas operao cronometrada. comum que cada empresa desenvolva sua folha de observao especfica.

Fol h a de O bse rvae s Folha n: Dat a Operao n da operao Nome da pea n da pea Nome da mquina n da mquina Nome ou mat rcula do operador Sexo Experincia no servio Mat erial Supervisor n da seo Incio T rmino T empo decorrido Unidades acabadas T empo efet ivo Element os Vel 1 2 3 4 5 6 7 8

n de mquinas operadas 9 10 t . escolh

T empo escolhido

Indice

t empo normal

T olerncia

T empo padro

Ferrament as, gabarit os, calibres, et c

Execut ado por:

Determinao do tempo cronometrado Diviso da operao em elementos: em primeiro lugar, a operao total cujo tempo padro se deseja determinar deve ser dividida em partes para que o mtodo de trabalho possa ter uma medida precisa, deve-se tomar cuidado de no dividir a operao em exageradamente muitos ou demasiadamente poucos elementos. Algumas regras gerais para este desdobramento so: separar o trabalho em partes, de maneira que sejam mais curtas possveis, mas longas o suficiente para que possam ser medidas com o cronmetro; as aes do operador, quando independentes das aes das mquinas devem ser medidas em separado; definir o atraso ocasionado pelo operador e pelo equipamento separadamente.

Os tempos padres podem servir como uma referncia futura, para avaliar o desempenho de uma determinada clula de preduo. usado para se medir o trabalho, e o seu resultado o tempo em minutos que uma pessoa adaptada ao trabalho e completamente treinada no mtodo especfico levar para executar a tarefa trabalhando em um ritmo considerado normal. Os elementos de uma operao so as partes em que a operao pode ser dividida. Essa diviso tem por finalidade a verificao do mtodo de trabalho e deve ser compatvel com a obteno de uma medida precisa.

EXEMPLO Uma indstria de confeces deseja cronometrar o tempo de costura de uma camiseta. Em que elementos esta operao pode ser dividida ? Resoluo Seria difcil cronometrar todas as atividades independentemente e detalhadamente, dado o pequeno espao de tempo que cada atividade demanda. Assim possvel dividir a atividade em:

Elemento 1 Costura dos ombros (costura da frente com as costas unindo os ombros) Elemento 2 Costura das mangas (costura fechando as duas mangas independentes) Elemento 3 Costura das mangas nos conjuntos frente e costa Elemento 4 Fechamento de frente e costas nas laterais (abaixo das mangas) Elemento 5 Costura da barra das mangas Elemento 6 Costura da barra inferior do corpo

Determinao do nmero de ciclos a serem cronometrados obvio e intuitivo que apenas uma tomada de tempo no suficiente para se determinar o tempo de uma atividade. necessrio que se faam vrias tomadas de tempo para obteno de uma mdia destes tempos. A questo : quantas tomadas de tempos so necessrias para que a media obtida seja estatisticamente aceitvel? Neste caso necessrio utilizar um clculo estatstico de determinao do nmero de observaes, dado na frmula a seguir.

Nmero de ciclos a serem cronometrados


n
Onde: n - Nmero de ciclos a cronometrar z - Coeficiente da distribuio Normal Padro R - Amplitude da amostra d2 - Coeficiente que depende do nmero de cronometragens realizadas preliminarmente

z Er

R d2 x

Er = erro mximo admitido para z

x = mdia da amostra

Na prtica costuma-se utilizar probabilidades para o grau de confiabilidade da medida entre 90% e 95%, e erro relativo aceitvel variando entre 5% e 10%. Em outras palavras, supondo que seja encontrada uma mdia de cronometragens no valor de 10 segundos para um grau de confiabilidade de 95% e um erro de 5% isto significa que, estatisticamente, existe 95% de certeza que o tempo da atividade est entre 9,5 segundos e 10,5 segundos.

Tabelas de coeficientes Os valores tpicos dos coeficientes Z e d2 utilizados nos clculos so apresentados na tabelas a seguir:

EXEMPLO Um analista de processos de uma grande fbrica de produtos de linha branca cronometrou a operao de montagem de uma determinada porta de um modelo de refrigerador. Foram feitas sete cronometragens iniciais para as quais foram obtidos os seguintes valores em segundos: 10,5 10,3 10,3 9,2 9,5 9,9 10,0

A empresa determinou, como regra geral, o grau de confiana para os tempos cronometrados fosse de 95%, com um erro relativo inferior a 5%.

Resoluo X =10,5+10,3+10,3+ 9,2+9,5+9,9+10,0 / 7= 9,7 R = 10,5 9,2 = 1,3 (a amplitude a subtrao envolvendo o maior e o menor tempo das medies) Z = 1,96 (de acordo com a tabela 2, para um grau de confiana 95%) d2 = 2,704 (de acordo com a Tabela 2, para 7 tomadas de tempo iniciais) Er = 5% ou seja 0,05
2 z.R

N = -------------------Er . d2 . x

1,96 x 1,3 --------------------

0,05 x 2,704 x9,7

N = 4,0 cronometragens

Em outras palavras, foram realizadas sete cronometragens iniciais e a frmula, utilizando estes valores preliminares, determinou que apenas quatro cronometragens seriam suficientes. Como o valor obtido com a frmula inferior ao nmero de cronometragens inicialmente executado, isto significa que a tomada de tempos foi valida e possvel utilizar a mdia encontrada de 9,7 segundos como sendo o tempo cronometrado necessrio para a realizao da tarefa, com 95 % de chance de ser acerto.

Interpretao da frmula A formula do clculo do nmero de ciclos a serem cronometrados foi desenvolvida em bases estatsticas. O tamanho da amostra vai depender: do grau de confiana desejado: Assim, quanto maior o grau de confiana, maior o valor de Z (vide Tabela 2). Como Z est no numerador da frmula, quanto maior o Z, maior o tamanho de N. da disperso entre valores individuais da populao: Quanto maior a amplitude da amostra, maior o valor de N, j que R tambm est no numerador da frmula. do erro tolervel: Quanto maior o valor do erro tolervel Er, menor o tamanho da amostra exigido, uma vez que Er esta no denominador da frmula.

da mdia das observaes: Quanto maior for o valor da mdia, menor ser o tamanho da amostra necessrio, j que x est no denominador da frmula. Isto ser relacionado ao fato que o grau de preciso na mensurao do tempo de atividades longas maior que na mensurao de atividades curtas. do tamanho da amostra inicial: quanto maior o tamanho da amostra inicial, mais precisa ser a mensurao. Como se pode perceber a partir da Tabela 2, d2 aumenta medida que aumenta o nmero de cronometragens iniciais. Assim, como d2 se encontra no denominador da frmula, quanto maior a amostragem inicial, menor ser o valor de N.

EXEMPLO - Uma operao foi inicialmente cronometrada sete vezes, obtendo-se um tempo mdio de 1 minuto e 34 segundos e uma amplitude de 20 segundos. Determine o nmero de cronometagens para uma confiana de 95% e um erro relativo mximo de 5%.
2 z.R 2 = 1,96 x 20 --------------------

N = -------------------Er . d2 . x

0,05 x 2,704 x94

N = 9,5 cronometragens 10 cronometragens devem ser realizadas

Velocidade do Operador
A velocidade V (tambm denominada de RITMO) do operador determinada subjetivamente por parte do cronometrista, que a referencia assim denominada velocidade normal de operao, qual atribudo um valor 1,00 (ou 100%). Assim, se: V = 100% Velocidade Normal V > 100% Velocidade Acelerada V < 100% Velocidade Lenta

Avaliao da velocidade do operador o processo por meio do qual o cronoanalista compara o ritmo do operador em observao com o seu prprio conceito de ritmo normal. Velocidade acima do normal: o operador que est sendo avaliado pode estar trabalhando acima da velocidade normal. Isto pode acontecer por vrios motivos, como por exemplo: Tratar-se do incio de expediente na segunda-feira; O operador ter acabado de ser repreendido por seu superior; O operador estar buscando um prmio de produtividade;

O operador possuir uma destreza para aquela tarefa que pouca gente possui (neste caso a velocidade de trabalho pode ser normal para aquele operador especfico, porm no servir para um operador normal); Simplesmente, por estar sendo observado pelo cronoanalista. Neste caso, o tempo cronometrado encontrado dever ser ajustado para cima, j que outros operadores no conseguiro repetir esse desempenho.

Determinao da velocidade Talvez a parte mais importante e mais difcil do estudo de tempos consista na avaliao da velocidade ou ritmo com o qual o operador trabalha, durante a execuo da cronoanlise. A velocidade do operador determinada subjetivamente pelo cronoanalista. Para a velocidade de operao normal do operador atribuda uma taxa de velocidade, ou ritmo, de 100%.

Avaliao da velocidade do operador Velocidade abaixo do normal: nesta situao, o operador pode estar realizando a tarefa que est sendo cronometrada em velocidade lenta, ou que pode acontecer por fadiga, como por exemplo em uma sextafeira tarde. A lentido tambm pode decorrer de o operador observado ainda no ter prtica suficiente na tarefa, por estar intimidado ao sentir seu trabalho sendo cronometrado ou por qualquer outra razo. Neste caso, o tempo cronometrado encontrado dever ser ajustado para baixo, j que menos tempo ser necessrio para que outros operadores realizem a mesma tarefa.

Determinao da velocidade Em outras palavras, o cronoanalista deve saber se um trabalhador est em ritmo lento ou acelerado da mesma forma que possvel perceber as pessoas andando na rua. fcil observar quem est andando depressa, quem anda em velocidade normal e quem esta andando mais devagar. Assim, se for convencionado que andar a 3 km/h normal (100%) ento andar a 4 km/h equivale a um ritmo de 133% e andar a 2 km/h equivale a um ritmo de 67%.

Determinao da velocidade Tempo normal TN = TC x v Onde: TN = Tempo normal TC = Tempo cronometrado v = Velocidade do operador Uma forma confivel de avaliao da velocidade do operador, que tem sido utilizada em vrios estudos prticos de cronoanlise, consiste em simplesmente em perguntar para um experiente chefe do setor se o ritmo est correto.

Determinao do tempo padro

Etapas para determinao do Tempo-padro: Diviso da operao em elementos; Determinao do nmero de ciclos a serem cronometrados; Avaliao da velocidade do operador; Determinao das tolerncias;

EXEMPLO Utilizando o tempo cronometrado de 9,8 segundos, qual seria o tempo normal se: a) Velocidade do operador fosse avaliada em 116%? b) Velocidade fosse avaliada em 97%? Resoluo a) velocidade em 116% TN = TC x v = 9,8 x 1,16 = 11,37seg b) velocidade em 97% TN = TC x v = 9,8 x 0,97 = 9,51 seg

Determinao do tempo padro


Uma vez determinado o tempo normal que o tempo cronometrado ajustado a uma velocidade ou ritmo normal, ser preciso levar em considerao que no possvel um operrio trabalhar o dia inteiro, sem nenhuma interrupo, tanto por necessidades pessoais,como por motivos alheios sua vontade. O tempo padro calculado multiplicando-se o tempo normal por um fator de tolerncia para compensar o perodo que o trabalhador, efetivamente, no trabalha. O clculo feito utilizando-se a seguinte frmula: TP = TN x FT Onde: TP = Tempo Padro TN = Tempo Normal FT = Fator de Tolerncia

Determinao das Tolerncias


Necessidades pessoais
Tempo desperdiado em atividades no-produtivas e que acontecem devido s necessidades fisiolgicas. Gira em torno de 5% do tempo total de produo. Tempo para alvio de fadiga

Pode ser encontrado em tabelas (FT=1+T). Pode ser calculado pela frao de tempo que a empresa disponibiliza para descanso habitual (FT=1/(1-p)).
Onde p a relao entre o total de tempo parado devido s permisses e a jornada de trabalho.

Determinao do TempoPadro
Uma vez obtidas as n cronometragens vlidas, deve-se: Calcular a mdia da n cronometragens, obtendose Tempo Cronometrado (TC); Calcular o Tempo Normal (TN): TN = TC x V o Calcular o Tempo Padro (TP) TP = TN x FT (FT = 1,... )

TEMPO-PADRO DA OPERAO

Etapas:

calcular a mdia das N cronometragens, obtendo-se o tempo cronometrado (TC);


calcular o tempo normal (TN), onde: TN = TC x V; sendo V a velocidade mdia do operador; calcular o tempo-padro (TP), onde: TP = TN x FT; sendo FT o fator de tolerncia;

EXEMPLO

Um operao de furar uma chapa foi cronometrada 10 vezes, obtendo-se o tempo mdio por ciclo de 4,5 segundos. O cronometrista avaliou a velocidade mdia do operador em 95% e foi atribudo ao trabalho um fator de tolerncias totais (pessoais e para fadiga) de 18%. Calcule o tempo padro da operao.

Soluo: TC= tempo cronometrado = 4,5 s TN = tempo normal = TC x v = 4,5 x 0,95 = 4,28s TP = tempo padro = TN x FT = 4,28 x (1 + 0,18) = 5,05s

EXEMPLO:
A

empresa Caf Central fez um estudo de produtividade e anotou os tempos necessrios para o preparo de uma xcara de caf e fornecimento ao cliente. As tolerncias representam 12,5% do tempo total dirio de produo. Quantas xcaras de caf podem ser servidas por um funcionrio, em um dia de 8 horas de trabalho?

EXEMPLO:

Cronometragens (minutos) Elementos 1 2 1. Colocar gua para ferver 0,6 0,6 0 2 2. Colocar p no coador e 1,5 1,6 coar o cafcaf na xcara 0 4 3. Colocar 0,6 0,7 0 0 4. Servir o cliente 0,5 0,5 5 8

3 0,5 8 1,7 0 0,6 5 0,5 6

V (%) 90 110 110 95

EXEMPLO:
Soluo: FT = 1,125 TC1=0,57 TC2=1,60 TC3=0,63 TC4=0,50

TN1=0,57 x 0,9 = 0,51 TN2=1,60 x 1,1 = 1,76 TN3=0,63 x 1,1 = 0,69 TN4=0,50 x 0,95=0,48 TNt = 3,44 min TP = 3,44 x 1,125 = 3,87 min

N xcaras = 480 / 3,87 = 124 xcaras por dia

EXEMPLO Um estudo de tempos de uma operao de preparao de uma mquina acusou um tempo mdio de 27,50min. A velocidade do operador avaliadar pelo cronometrista foi de 103% e a empresa concede 30 min para lanche e 25 min para atrasos inevitveis em um dia de 8n horas de trabalho. Determine o tempo normal e o tempo padro. Soluo: TN = tempo normal = TC x v = 27,50 x 1,03 = 28,32min P=55 / 480 = 0,115 FT= 1/(1-p) =1/(1-0,115) = 1,13 TP = tempo padro = TN x FT = 28,32 x 1,13 = 32,00min

TEMPO-PADRO PARA UMA PEA:

A fabricao de uma pea geralmente depende da execuo de uma seqncia de operaes. Nesse caso o procedimento a ser seguido : determinar o tempo-padro de cada operao em que a pea processada; somar todos os tempos-padres; verificar a ocorrncia de atividades de setup e de finalizao; Setup ou preparao, o trabalho feito para se colocar o equipamento em condies de produzir uma nova pea com qualidade em produo normal. Tempo de setup - o tempo gasto na nova preparao do equi[amento at o instante em que a produo liberada. O setup uma atividade que ocorre cada vez que produzido um lote de pecas e no somente uma pea.

TEMPO PADRO COM ATIVIDADES ACCLICAS


TPproduto

TS q

TPi

TF l

TS = tempo do setup. q = tamanho do lote entre setups. Tpi = tempo padro da operao i. TF = tempo padro das atividades de finalizao. L = lote de peas para que ocorra a finalizao.

EXEMPLO:
Um produto industrial processado em 03 operaes cuja soma dos tempos-padres de 3,5 min. O tempo-padro de setup de 5,0 min para 1000 peas. As peas produzidas so colocadas em continers com capacidade para 100 peas, que quando cheio fechado e colocado ao lado. O tempo necessrio para essa atividade de 1,5 min. Calcular o tempopadro para cada pea.

EXEMPLO:

Soluo: Ts = 5,0 min Q = 1000 p Tpi = 3,5 min Tf = 1,5 min L = 100 p
TPp = [ (5,0/1000) + (3,5) + (1,5/100) = 3,520 min

48

Para um lote de uma mesma pea


TP = ( n x TS ) + p ( Tpi ) + ( f x TF) n = nmero de setups a serem feitos. p = quantidade de peas por lote. f = nmero de finalizaes que devem ser feitas. Quando determinamos o tempo padro para o lote de uma mesma pea, deve-se verificar o nmero de vezes que deve ser feito o setup, e o nmero de finalizaes necessrias para o lote de peas.

EXEMPLO Com os dados do ememplo anterior, calcular o tempo padro para um lote de 1500 peas.

TS= 5min Tpi = 3,5 min TF = 1,5 min n=2 f = 1,5 TP = ( n x TS ) + p ( Tpi ) + ( f x TF)
TP = 2 x 5 + 1500 x 3,5 + 15 x 1,5 TP = 5282,5 min TP = 3,52 x 1500 = 5280

Processos e Operaes
Processo o percurso realizado por um material (ou informao) desde que entra na empresa at que dela sai com um grau determinado de transformao. Quer na empresa manufatureira ou de servios, um processo constitudo de diferentes operaes.

Recomendaes para Fluxograma

Determinar a atividade a ser estudada Definir o objeto a ser seguido Definir os pontos de incio e fim Cabealho com dados Descrio do processo Distncias Tempo Sumrio com dados

Caractersticas:

Permite uma viso geral e concisa do processo Representa sub-processos indicando a entrada de componentes/informaes/documentos Deve obedecer a uma simbologia padronizada para facilitar a visualizao

EXEMPLO

ESTOQUE DE MATRIA PRIMA

OPERAO

OPERAO

OPERAO

ESTOQUE DE PRODUTO ACABADO

1. As setas representam o fluxo de material a ser processado. 2. Os produtos finais so entregues ao respectivo estoque.

ERGONOMIA Ergo (trabalho) Nomos (regras) Ergonomia o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamentos, ferramentas e ambiente, visando soluo dos problemas surgidos desse relacionamento e melhora das condies de trabalho, tanto no aspecto fsico como psquico e social. A ergonomia estuda a melhor forma de adaptar o trabalho ao trabalhador!

ERGONOMIA
A anlise ergonmica do trabalho um processo construtivo e participativo para a resoluo de um problema complexo que exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para efetiv-las e das dificuldades enfrentadas para se atingir o desempenho e a produtividade exigidos, valorizando o conforto e o bem-estar de quem vai executlas.

Por que implementar os princpios da ergonomia nas empresas? Reduz os fatores desencadeadores de stress no ambiente de trabalho; Reduz a possibilidade de ocorrncia de LER; Melhora a qualidade de vida dos trabalhadores; Aumenta a eficincia e eficcia dos trabalhadores; Aumenta a competitividade da empresa e refora seu compromisso com a responsabilidade social; Mantm uma imagem positiva da empresa perante Sociedade.

Melhora as condies de trabalho reduzindo a possibilidade de comprometimento da sade dos trabalhadores (doenas profissionais e do trabalho); Melhora as inter-relaes no ambiente de trabalho; Reduz tempo de treinamentos, pela menor complexidade das aes; Reduz a incidncia de procedimentos inadequados; Aumenta a produtividade.

You might also like