You are on page 1of 6

Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educao Escola Divina Providncia

IV FEIRA LITERRIA: PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES 1.Eixo envolvido:


PORTUGUESA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA / LNGUA

2.justificativa:
Incentivar a leitura se torna uma tarefa difcil para a escola, uma vez que o aluno tem contato com uma srie de meios de comunicao e entretenimento que o acabam desviando do contato com os livros e por conseqncia do contato com a escrita. A influncia que o livro pode ter na formao da personalidade se deve ao fato de ele intervir em momento particularmente importantes da formao dessa mesma personalidade. A aproximao da leitura deve comear com a descoberta do livro, por parte da criana, como um objeto interessante e divertido que contem palavras que contam coisas e desenhos, que so outra forma de dizer e de contar. Da mesma maneira e, em seguida, descobre-se a leitura como um jogo cheio de significados porque ela a chave para libertar o contedo das palavras, imagens, histrias, emoes e personagens que ajudam a criana a ordenar o seu mundo e a relacionar-se melhor com ele. O hbito da leitura deve ser constante na vida do educando, para que ele seja um leitor apaixonado. imprescindvel enxergar com novos olhos o universo mgico e encantador do livro. Os alunos tero oportunidades de ler, refletir, discutir, dramatizar, formular hipteses aumentando assim os seus conhecimentos e tendo a oportunidade de criar uma nova viso de mundo atravs da leitura. Portanto, ler de suma importncia no processo de formao da criana, de forma consciente e participativo, pois colabora para que as mesmas aprendam a pensar, a questionar, ampliar o vocabulrio a construir o seu conhecimento de maneira prazerosa. Portanto, a presente feira literria visa proporcionar momentos onde as crianas possam ler, ainda que no o faam convencionalmente.

3. Objetivos:
Estimular o prazer pela leitura;

Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educao Escola Divina Providncia Desenvolver a oralidade, expressividade, espontaneidade, visando o desenvolvimento da capacidade leitora; Utilizar estratgias de leitura Criar nos alunos o hbito da leitura atravs do contato com textos literrios; Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo; Estimular os alunos a participar ativamente da biblioteca itinerante. Perceber a escrita como forma de representar graficamente a linguagem. Apreciar diferentes tipos de textos, percebendo as caractersticas de cada gnero trabalhado

4. Etapas provveis:
2 Feira 23/04/12 1 Tempo: - Conversa informal apresentando a feira (o que e o que as crianas aprendero durante esse perodo) - Levantamento dos conhecimentos prvios - Montar o cantinho da leitura (de forma atrativa) - Ler para a turma um texto previamente escolhido, de preferncia aquele que ser apresentado no encerramento da feira. - Produo textual sobre o referente texto lido 2 Tempo: - Roda de biblioteca Exposio de livros, onde os alunos podero escolher um para ler, apreciar e realizar o reconto com aproximao das caractersticas da histria original Obs: O professor dever descrever as caractersticas de um livro (ttulo, autor, ilustraes, editora, ano de publicao, tipo, as letras, numerao de pginas, etc.). Essa atividade diria e dever ser realizada com recursos diferentes. Ex: no tapete, na grama, no salo, na sala, na quadra, refeitrio - Ensaio da apresentao para o encerramento da feira 3 Feira 24/04/12 1 Tempo: - Leitura de outro gnero textual, apresentando a fonte de onde retirou o referido texto e em seguida apresent-lo num cartaz para ilustrao e ajuste - Produo textual do referido texto 2 Tempo: - Roda de biblioteca Exposio de livros, onde os alunos podero escolher um para ler, apreciar e realizar o reconto com aproximao das caractersticas da histria original Obs: O professor dever descrever as caractersticas de um livro (ttulo, autor, ilustraes, editora, ano de publicao, tipo, as letras, numerao de pginas, etc.). Essa atividade diria e dever ser realizada com recursos diferentes. Ex: no tapete, na grama, no salo, na sala, na quadra, refeitrio

Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educao Escola Divina Providncia - Ensaio da apresentao para o encerramento da feira 4 Feira 25/04/12 1 Tempo: - Leitura de outro gnero textual previamente escolhido, apresentando fonte e biografia do autor do mesmo - Produo textual em dupla ou grupo na cartolina 2 Tempo: - Roda de biblioteca Exposio de livros, onde os alunos podero escolher um para ler, apreciar e realizar o reconto com aproximao das caractersticas da histria original Obs: O professor dever descrever as caractersticas de um livro (ttulo, autor, ilustraes, editora, ano de publicao, tipo, as letras, numerao de pginas, etc.). Essa atividade diria e dever ser realizada com recursos diferentes. Ex: no tapete, na grama, no salo, na sala, na quadra, refeitrio - Ensaio da apresentao para o encerramento da feira 5 Feira 26/04/12 1 Tempo: - Leitura de outro gnero textual previamente escolhido, interpretao do mesmo e produo textual a partir de uma ilustrao 2 Tempo: - Roda de biblioteca Exposio de livros, onde os alunos podero escolher um para ler, apreciar e realizar o reconto com aproximao das caractersticas da histria original Obs: O professor dever descrever as caractersticas de um livro (ttulo, autor, ilustraes, editora, ano de publicao, tipo, as letras, numerao de pginas, etc.). Essa atividade diria e dever ser realizada com recursos diferentes. Ex: no tapete, na grama, no salo, na sala, na quadra, refeitrio - Ensaio da apresentao para o encerramento da feira 6 Feira 27/04/12 1 Tempo: - Leitura de outro gnero textual previamente escolhido, interpretao do mesmo, confeco do cenrio para realizar a dramatizao do mesmo 2 Tempo: - Roda de biblioteca Exposio de livros, onde os alunos podero escolher um para ler, apreciar e realizar o reconto com aproximao das caractersticas da histria original Obs: O professor dever descrever as caractersticas de um livro (ttulo, autor, ilustraes, editora, ano de publicao, tipo, as letras, numerao de pginas, etc.). Essa atividade diria e dever ser realizada com recursos diferentes. Ex: no tapete, na grama, no salo, na sala, na quadra, refeitrio - Ensaio da apresentao para o encerramento da feira Sbado 28/04/12

Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educao Escola Divina Providncia - Encerramento da Feira com as apresentaes na rea externa da escola, exposio nas salas de aula dos trabalhos realizados e recursos utilizados durante a semana. Teremos vendas de doces e salgados.

5.Avaliao:
Observar a postura do aluno quanto aproximao com a literatura, o gosto pela leitura, a participao nas atividades propostas durante todo o processo no dia-a-dia.

Incio: 23/04/12 28/04/12 O livro aquele brinquedo, por incrvel que parea, que, entre um mistrio e um segredo, pe idias na cabea. (Maria Dinorah). Equipe : Maine augusta Rodrigues da Silva Maria Agda Batista da Silva Soraia Maria Gouveia

Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educao Escola Divina Providncia

III FEIRA LITERRIA PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES PROGRAMAO DE ENCERRAMENTO-17/09/11

1. Objetivos:
Estimular o prazer pela leitura; Desenvolver a oralidade, expressividade, espontaneidade, visando o desenvolvimento da capacidade leitora; Conhecer diversas histrias infantis Utilizar tcnicas de dramatizar e fazer reconto Interpretar e compreender o que o texto quis transmitir; Criar nos alunos o hbito da leitura atravs do contato com textos literrios; Proporcionar a socializao atravs de produo de textos orais junto aos colegas; Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo; Estimular os alunos a participar ativamente da biblioteca itinerante. Familiarizar-se com histria e ampliar repertrio e vocabulrio; Perceber a escrita como forma de representar graficamente a linguagem.

2. APRESENTAES: MANH: 1. MATERNAL Professoras: Bete, Helena, Ivanzia e Graciela Representando o Sitio do Pica pau amarelo de Monteiro Lobato Apresentaro a coreografia da msica : Emlia, a boneca gente (Baby do Brasil) 2. 1 PERODO Professoras: Rosngela,Rosali e Eliane Dramatizao da Poesia : 1. A lngua do nhem (Ceclia Meireles) 2. A bailarina (Ceclia Meireles) 3. 2 PERODO Professoras: Lurdinha e Susiane Apresentao da msica : O Pato Vincius de Moraes.

Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educao Escola Divina Providncia 4. 1 ANO Professoras : Gracinha e Jacinta Apresentao da Poesia : A caixa de surpresa Elias Jos Apresentao da Biografia de Elias Jos, pelos alunos Iara e Alemberg.

TARDE 1.MATERNAL : Bete,Francisca,Ivanzia e Lucimar. Representando o Sitio do Pica pau amarelo de Monteiro Lobato Apresentaro a coreografia da msica : Emlia, a boneca gente (Baby do Brasil) 2. 1 perodo: Professoras: Ruberlane,M Jos e Arlene Dramatizao da fbula A cigarra e a Formiga Adaptao de Ruth Rocha 3. 2 perodo- Professoras: Rosali e Marilena Apresentao da msica : Aquarela Vincius de Moraes 4. 1 Ano Professoras: Jaicileide e Graciela Dramatizao da histria Camilo, o comilo de Ana Maria Machado.

You might also like