You are on page 1of 18

DIRETRIZES PARA A ELABORAO DE PROJETOS E DE MONOGRAFIA DE CONCLUSO DE CURSO

ANEXOS
ANEXO I Recomendaes Gerais a) sobre a estrutura do Projeto Monogrfico b) sobre a estrutura da Monografia c) sobre o texto e sua apresentao d) sobre a indicao de fontes de pesquisa dentro do texto (NBR 10520:2002) e) sobre as referncias (NBR 6023:2002) ANEXO II Documentos Bsicos a) Carta de Aceite b) Declarao do Aluno c) Ficha de Acompanhamento de Trabalho de Concluso de Curso d) Modelo de Pr-projeto e) Tabela de Julgamento do Projeto f) Tabela de Julgamento da Monografia ANEXO III Elementos Pr-Textuais a) Capas (Capa dura, inclusive lombada, e Capa interna) b) Folha de Rosto c) Ficha Catalogrfica Documentos Bsicos d) Autorizao para apreciao do Projeto / Monografia pela Banca Examinadora e) Folha de Avaliao

1/20

ANEXO I Recomendaes Gerais a) sobre a estrutura do Projeto Monogrfico ESTRUTURA DO PROJETO PR-TEXTUAIS: - Capa - Folha de Rosto - Folha de Indicao de Provveis Orientadores da Monografia - Folha de Avaliao - Sumrio 1 INTRODUO 1.1 DELIMITAO DA SITUAO PROBLEMTICA 1.2 DEFINIO DOS OBJETIVOS DA PESQUISA 1.3 JUSTIFICATIVA 2 CARACTERIZAO DA PESQUISA / DO AMBIENTE DA PESQUISA 3 REFERENCIAL TERICO 2.1. Principais Conceitos de Pesquisa 2.2. Modelo e ndices de Avaliao 2.3. Hipteses ou Pressupostos da Pesquisa 4 METODOLOGIA 4.1 DELINEAMENTO OU DESIGN DA PESQUISA ( tipo de pesquisa; estratgias utilizadas, fontes primrias e secundrias) 4.2 CONTEXTO DA PESQUISA (setor, organizao, setor interno / rea de estudo) 4.3 COLETA DOS DADOS 4.4 TRATAMENTO DOS DADOS 5. CRONOGRAMA PS-TEXTUAIS REFERNCIAS APNDICE (modelo do questionrio) ANEXOS

2/20

ANEXO I Recomendaes Gerais (continuao) b) sobre a estrutura da Monografia ESTRUTURA DA MONOGRAFIA CAPA EXTERNA Capa Dura, inclusive Lombada (ANEXO XI) FOLHA DE ROSTO (ANEXO XII) FICHA CATALOGRFICA (ANEXO XII) FOLHA DE AVALIAO (ANEXO XIII) AGRADECIMENTOS (Opcional) DEDICATRIA (Opcional) RESUMO (em lngua verncula e em lngua estrangeira, espao 1 e nico pargrafo) LISTA DE ABREVIATURAS (Opcional) LISTA DE ILUSTRAES (Opcional) LISTA DE TABELAS (Opcional) RESUMO EM LNGUA VERNCULA RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA SUMRIO 1 INTRODUO SITUAO PROBLEMTICA OBJETIVOS (Geral e Especficos) JUSTIFICATIVA 2 CARACTERIZAO DA EMPRESA (Consultoria ou Pesquisa em uma empresa) 2 CARACTERIZAO DA PESQUISA (Pesquisa em um setor: vrias empresas) 3 REFERENCIAL TERICO 4 METODOLOGIA 4.1 TIPO DE PESQUISA 4.2 UNIVERSO/AMOSTRA OU REA DE ABRANGNCIA/POPULAO-ALVO 4.3 COLETA DE DADOS 4.4 TRATAMENTO DOS DADOS 5 RESULTADOS DO TRABALHO (no caso de pesquisa: RESULTADOS DA PESQUISA) 5.1 DIAGNSTICO FUNCIONAL (no caso de pesquisa: Anlise e Interpretao dos Resultados da Pesquisa) 5.2 PROPOSTA TCNICA 6 CONCLUSES/RECOMENDAES REFERNCIAS APNDICES ANEXOS

OU

3/20

ANEXO I Recomendaes Gerais (continuao) c) sobre o texto e sua apresentao Como princpios bsicos da redao tcnico-cientfica se destacam: a) Redao clara, no deixando margem a interpretaes diversas; b) Uso de expresses precisas para traduzir exatamente o que o pensamento deseja transmitir; e, c) Linguagem despersonalizada.

Como normas para a impresso dos trabalhos acadmicos a) MARGENS: Esquerda: 3 cm Direita: 2 cm Superior: 3 cm Inferior: 2 cm b) LETRA: Fonte: Arial, utilizar itlico para as palavras estrangeiras e negrito apenas para destaques, na cor preta. Tamanho: #12 para o texto e resumo e #10 para citaes longas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas (NBR 14724:2002). c) GRFICOS, TABELAS e ILUSTRAES: no devem ser includos dentro de quadros (molduras). Devero ainda ter seus ttulos e Fontes inseridos abaixo e alinhados esquerda. d) PAGINAO/NUMERAO Comea a contar a partir da Folha de Rosto (conta, mas no numera). A numerao s comea a aparecer a partir da Introduo. Deve ser colocada no canto superior direito, em algarismos arbicos. e) ESPAAMENTO: Entre linhas (espao 1,5); Dos ttulos (maisculas justificadas a esquerda e em negrito) para o texto e do texto para os subttulos = 2 espaos 1,5; Dos subttulos (Primeira letra maiscula comeando na margem esquerda) tem incio 2 espaos 1,5 abaixo do ttulo; Do Resumo (espao simples) e do Sumrio (espao 1,5); Das Referncias (espao simples em cada uma) e espao 1,5 de uma referncia para outra.. . f) PAPEL: Tipo A-4 (Cor Branca)

4/20

ANEXO I Recomendaes Gerais (continuao) d) sobre a indicao de fontes de pesquisa dentro do texto (NBR 10520/2002)

As citaes se constituem no uso das idias transcritas de outros autores e, portanto, devem ser destacadas dentro do texto. Quando utilizamos a citao literal, o texto exato do autor deve estar entre aspas e, alm indicar o sobrenome e ano da obra, necessrio o nmero da pgina onde se encontra o trecho. Exemplo 01: Citao indireta, sobrenome do autor em letras minsculas, seguido do ano de publicao. De acordo com Druker (2002), as organizaes tm oportunidades especiais para implementar inovaes quando se encontram diante do sucesso inesperado. Exemplo 02: Citao direta curta com o sobrenome do autor fora do parntesis, em letras minsculas, seguido do ano de publicao e pgina. Segundo Druker (2002, p. 49), Nenhuma outra rea oferece oportunidade mais rica para uma inovao bem sucedida do que o sucesso inesperado.

Exemplo 03: Citao direta curta, com o sobrenome do autor dentro do parntesis, em letras maisculas, seguido de ano e pgina. As oportunidades de inovao dentro das organizaes se distribuem de maneira peculiar e de forma irregular ao longo do tempo. Nenhuma outra rea oferece oportunidade mais rica para uma inovao bem sucedida do que o sucesso inesperado. (DRUKER, 2002, p. 49)
Exemplo 04: Citao direta longa, com mais de trs linhas, deve ser destacada, iniciando-se com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (tamanho #10), sem aspas e espao simples entre linhas, apontando ainda o sobrenome do autor, o ano da obra e a pgina da obra.

Mocler (1993, p.20 apud KWASNICHA 1995, p. 209) conceitua controle da seguinte forma: O controle administrativo um esforo sistmico de estabelecer padres de desempenho, como objetivos de planejamento, projetar sistemas de feedback de informaes, comparar desempenho efetivo com estes padres prdeterminados (...) tomar qualquer medida necessria para garantir que todos os recursos estejam sendo usados da maneira mais eficaz e eficaz e eficiente possvel, para a consecuo dos objetivos da empresa.

5/20

Exemplo 05: Citaes das obras sem indicao de autoria deve considerar a primeira palavra do ttulo seguida de reticncias, seguida da data de publicao do documento e das pginas da citao, no caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses. Em Nova Londrina (PR), as crianas so levadas s lavouras a partir dos 5 anos. (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 12). Exemplo 06: Dados obtidos por informao oral (palestras, debates, entrevistas, comunicaes e outros). Indicar entre parnteses a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis, somente em nota de rodap. A empresa afirma possuir um sistema da seleo de estagirios (informao verbal)1. Portanto, o setor... ________________ 1 Entrevista realizada com o Chefe do Setor de RH, da empresa estudada, em 28/10/2006. Observao: As expresses latinas; idem ou id, ibdem, op.cit., loc.cit., passim, cf, et seq. devem ser utilizadas somente em notas explicativas. A expresso apud, que quer dizer citado por, a nica que tambm pode ser usada no texto. Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p.3) diz ser papel decisivo o preparo antecipado na tomada de deciso. Exemplo 07: Citao de trecho de material obtido na internet, casos gerais: a) material com autor conhecido: (SOBRENOME<acesso: 20.10.2006>) b) material com autor conhecido, arquivo em .pdf: (SOBRENOME, p.10<acesso:21.10.2006>) c) site institucional: (IBGE<acesso:21.10.2006>)

6/20

ANEXO I Recomendaes Gerais (continuao) f) sobre a elaborao das referncias (NBR 6023:2002)

Conjunto de indicaes das obras consultadas, em pesquisas, que deve vir ao final do trabalho, em uma seo especial, onde apresentam-se, em ordem alfabtica (pelo ltimo sobrenome do primeiro autor). A forma de faz-lo envolve um bom nmero de regras, as principais so: a) Referncias de LIVROS Livro com um autor: ISHIKAWA, Kaoru. Controle de Qualidade Total. Rio de Janeiro: Campus, 1993. Livro com at 03 autores: DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da administrao da Produo. Traduo de Eduardo DAgord Scham et al. 3.ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2001. Livro com mais de 03 autores: IUDCIBUS, Srgio de. et al. Contabilidade introdutria. So Paulo: Atlas, 1991. OBS. 1.: Se, na obra, for explicitada a edio, pode-se inclu-la logo aps o ttulo da obra, da seguinte maneira: Ex.: HAYAKAWA, I. S. A linguagem no pensamento e na ao. 3. ed. OBS. 2.: Se, o nome do autor for repetido, a 2 referncia deve ser substituda por um travesso (equivalente a seis espaos) e ponto. Ex.: FREIRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: J. Olmpio, 1943. ______. Sobrados e mocambos. So Paulo: Nacional, 1936. Parte de coletnea ROMANO, Gualberto. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, Gilberto; SCHMIDT; Jos. (Org). Histria dos jovens 2: a poca contempornea. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.

b) Referncias de REVISTAS Revista (Artigo com indicao de autor): RYAN, Arthur. O Brasil precisa de perseverana. Revista Exame. So Paulo, n. 559, p. 56-58, jun. 1994. Revista (Artigo sem indicao de autor): COMO evitar o fracasso em seu novo negcio. Estudos SEBRAE, So Paulo, n. 1, p. 50, jan/fev. 1994.

7/20

c) Referncias de JORNAL JORNAL (Artigo sem indicao de autor): MUDANA indispensvel. O Poti, Natal, 11 set. 1994. p. 2. JORNAL (Artigo com indicao de autor): VIVEIROS, Augusto. O RN sem vdeo e sem placa. Dirio de Natal, Natal, 02 mar. 1997. Opinio, p. 2. d) DISSERTAES e TESES DISSERTAES E TESES: ARAJO, Maria Valria Pereira de. Caminhos e (des)caminhos da terceirizao. 1998. Dissertao (Mestrado em Recursos Humanos) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1998. e) Referncias de material recolhidos na INTERNET INTERNET (Matria com indicao de autor): SILVA, talo.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de So Paulo, So Paulo, 19 set. 1998. Disponvel em: <http://www.providafamlia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998. INTERNET (Matria sem indicao de autor): WINDOWS 98: o melhor caminho para atualizao. PC World, So Paulo, n. 75, set. 1998. Disponvel em:<http://www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set.1998. HOMEPAGE INSTITUCIONAL: CIVITAS, Coordenao de Simo Pedro P. Marinho. Desenvolvida pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, 1995-1998. Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento de cidades. Disponvel em: <http//www.gosnet.com.br/oamis/civitas>. Acesso em: 27 nov. 1998.

8/20

ANEXO II Documentos Bsicos a) Termo de Aceite


FACULDADE CMARA CASCUDO DIREO ACADMICA
Coordenao do Curso de Administrao

TERMO DE ACEITE

Eu, Prof.(a) ___________________________________________________, aceito orientar o aluno _______________________________________________, regularmente

matriculado na Disciplina ______________________________________________________ _______________________________ no curso de Administrao Geral (ou Administrao com Habilidade em Marketing) da faculdade Cmara cascudo, com a temtica ___________________________________________________________________________ _________________________________________________________________ na rea de pesquisa ___________________________________________________________________. Para tanto, declaro estar ciente das normas e diretrizes, presentes no Manual de Monografia, aprovado pelo CEPE, acatando cumprir todas as normas estabelecidas ao pleno exerccio de professor orientador, inclusive na entrega mensal da agenda de encontro (orientaes) ao professor coordenador de Monografia.

Natal/RN, _______ de _______________ de 200__

_____________________________________________________________ Assinatura do professor

9/20

ANEXO II Documentos Bsicos (continuao) b) Modelo da declarao de comprometimento do aluno com relao s normas e exigncias
imposta a elaborao do projeto e da monografia

FACULDADE CMARA CASCUDO DIREO ACADMICA


Coordenao do Curso de Administrao

DECLARAO

Declaro para os devidos fins, que tenho conhecimento, e estou de acordo com os direitos e deveres estabelecidos ao aluno do Departamento de Administrao e Marketing, no tocante as diretrizes exposta do Manual de monografia, aprovado pelo CEPE, ao que tangem as normas para a elaborao de monografia do referido curso. Para tanto, comprometo-me a ser fiel ao cumprimento dos prazos, determinaes, sanes e ao cumprimento pleno de todas as suas implicaes acadmicas, no tocante ao desempenho cabal de discente.

Natal/RN, __________de ______________ de ___________

_______________________________________________________ ALUNO R.G. __________________________


C.P.F.: ________________________

ANEXO II Documentos Bsicos (continuao) c) Modelo de Ficha de Acompanhamento do Professor Orientador do Trabalho de Concluso de Curso
FACULDADE CMARA CASCUDO DIREO ACADMICA
Coordenao do Curso de Administrao

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO - MONOGRAFIA


Encontro/ Data DESCRIO DO ENCONTRO
Assinatura do Aluno Assinatura do Professor

11

ANEXO II Documentos Bsicos (continuao) d) Modelo de Pr-projeto


FACULDADE CMARA CASCUDO DIREO ACADMICA
Coordenao do Curso de Administrao

SUPERVISO DE MONOGRAFIA ALUNO: REA: PROFESSOR ORIENTADOR: 1- TEMA:

Deve indicar o assunto a ser explorado no pr-projeto: problemas a resolver ou oportunidades a explorar. 2- CARACTERIZAO DA EMPRESA OU PESQUISA:

Na caracterizao da empresa: descreve-se o local onde ser realizado o Monografia, ano de fundao, histria, localizao, principais produtos e/ou servios, nmero de funcionrios, tipo de departamentalizao, etc. ou Na caracterizao da pesquisa: comenta-se como/quando e com quem ser realizada a pesquisa. 3- OBJETO DE ESTUDO:

uma situao no resolvida/no entendida (problemas), mas tambm pode ser a identificao de oportunidades at ento no percebidas pela organizao. 4- OBJETIVOS: 4.1- GERAL:

4.2- ESPECFICOS:

Geral: define o propsito do trabalho Especfico: especifica os passos que sero dados para se atingir o objetivo geral 5- JUSTIFICATIVA:

Apresenta os motivos (razes) para a existncia do projeto

12

ANEXO II Documentos Bsicos (continuao) e) Tabela de Julgamento do Projeto * f) Tabela de Julgamento da Monografia * * Documentos em fase de reviso ANEXO III Elementos Pr-Textuais a) Capas (Capa dura, inclusive lombada, e Capa interna)

UNIO NACIONAL DE EDUCAO E CULTURA - UNEC FACULDADE CMARA CASCUDO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO E MARKETING

(TTULO DO PROJETO OU DA MONOGRAFIA)

NOME DO ALUNO

Natal Ano

13

ANEXO III Elementos Pr-Textuais (continuao) a) Capas (MODELO DE LOMBADA)

2007

NOME DO AUTOR. TTULO: subttulo


__________________
Padro da Lombada: Fonte Arial, tamanho 14, letras em cor prateada e em negrito. As informaes

devem ser dispostas longitudinalmente de cima para baixo. Nome do autor e ttulo impressos da mesma forma.

14

ANEXO III Elementos Pr-Textuais (continuao) b) Folha de Rosto

(NOME DO ALUNO)

(TTULO DO PROJETO OU DA MONOGRAFIA)

Projeto ou Monografia apresentada Faculdade Cmara Cascudo como requisito parcial para obteno do ttulo de bacharel em Administrao Geral ou Administrao com nfase em Marketing.

Orientador: Prof(a). Ttulo. Nome

Natal Ano

15

ANEXO III Elementos Pr-Textuais (continuao) c) Ficha Catalogrfica ( localizada no Verso da folha de rosto, altura de 7,5 cm e largura de 12,5 cm.

R484f Ribeiro, Francisca Miri.


Fatores de motivao dos funcionrios do setor de atendimento do INSS./Francisca Miri Ribeiro. Natal , 2006.

54f. ; il. Trabalho monogrfico (Graduao em Administrao) Faculdade Cmara Cascudo, 2006. Bibliografia: f.49-50
1. Motivao no trabalho 2. Qualidade do servio I. Ttulo.

CDD 658.314

16

ANEXO III Elementos Pr-Textuais (continuao) d) Autorizao para apreciao do Projeto / Monografia pela Banca Examinadora
FACULDADE CMARA CASCUDO DIREO ACADMICA
Coordenao do Curso de Administrao

AUTORIZAO PARA APRECIAO DO PROJETO / MONOGRAFIA PELA BANCA EXAMINADORA

Declaro

para

os

devidos

fins

que

trabalho

do(a)

aluno(a)

_________________________________________, do 4 ano ____ do Curso de Administrao Geral (ou de Administrao com nfase em Marketing), passvel de apreciao pela Banca Examinadora.

_______________________________ Prof(). Orientador(a)

17

ANEXO III Elementos Pr-Textuais (continuao) e) Folha de Avaliao

(NOME DO ALUNO)

TTULO DO PROJETO OU DA MONOGRAFIA

BANCA EXAMINADORA

Nome do(a) professor(a) ORIENTADOR

Nota: _____

Nome do(a) professor(a) EXAMINADOR

Nota: _____

Nome do(a) professor(a) EXAMINADOR

Nota: _____

( ) Reapresentao - O presente trabalho necessita de melhorias nos itens especificados a seguir: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

You might also like