You are on page 1of 12

Ohwaha Sliba

Rita de Ccia Oenning da Silva*

Imagem 1: Crianas sliba banhando-se no riacho.

Imagem 2: Crianas pegando carona com um moto-txi. Tellus, ano 10, n. 18, p. 257-266, jan./jun. 2010
Campo Grande - MS

* Doutora em Antropologia Social/UFSC. Co-diretora Shine a Ligh. Membro Grupo Gesto/UFSC. oenningdasilva@gmail.com

Imagem 3: Don Evaristo Catimay, Reserva Concejal, produzindo a flecha enquanto est sendo filmado.

Imagem 4: Preparao do sibucn na Reserva San Juanito por Tobias Guacarapare

258

Rita de Ccia Oenning da SILVA. Ohwaha Sliba...

Imagem 5: Sr. Juan Joropa mostrando uma erva usada na medicina sliba.

Imagem 6: Grupo da reserva San Juanito mostrando a brincadeira El Gato y el Ratn.


Tellus, ano 10, n. 18, jan./jun. 2010

259

Imagem 7: Meninas sliba, da Reserva Concejal, estudando.

Imagem 8: Crianas sliba, filhos de Samuel Joropa e Marta Catimay (Foto de Neider Joropa, 10 anos).

260

Rita de Ccia Oenning da SILVA. Ohwaha Sliba...

Final de outubro de 2007. Chegvamos entre os Sliba 1 , povo indgena de famlia lingustica Sliva-Piaroa, da plancie colombiana (Llanos2 ), situados mais precisamente nas reservas prximas do rio Meta, no municpio de Orocu, Estado de Casanare, Colmbia. Depois de trabalharmos com jovens fugitivos da guerrilha colombiana em Bogot, seguiramos a convite de alguns lderes sliba para realizar um trabalho com as crianas. A viagem tinha a tenso do desconhecido. Quais os perigos de dois estrangeiros viajarem sozinhos para a regio campesina da Colmbia, local onde se concentrara a guerrilha h anos? Como seriam os Sliba? Como seria possvel um trabalho de vdeo com os mesmos? amos acompanhados de um lder sliba. Aquela era uma longa viagem noturna, por uma estrada de buracos gigantescos, saindo de Yopal, capital de Casanare, em direo a Orocu. Pelo caminho, alguns soldados pararam o nibus para vistorias, ocasionando mais tenses durante a viagem. Depois de um lindo amanhecer nas plancies, chegamos numa pequena vila, onde nos esperavam, num centro comunitrio, professores e lideranas sliba. Cedo pela manh conversamos sobre o projeto de vdeo a ser desenvolvido. O intuito de Heraldo Horopo, o lder sliba que nos contatou, era de produzirmos com as crianas residentes nas reservas sliba um material videogrfico ao modelo do Statel Stuk, feito com os Maya de Chiapas, Mxico, numa parceira da Shine a Light com a organizao no-governamental maya Melel Xojobal3 . O que fez Heraldo buscar meios para produzir um material sobre seu povo foi o fato de que se enfrentavam com um dilema: o contato com o mundo fora das reservas, que vem sendo uma constante entre os Sliba desde o sculo XVII. Desde o contato com os missionrios, bem como a entrada dos servios do estado e seus benefcios (escola, sistema pblico de sade, cesta bsica), provocaram mudanas que fizeram os Sliba afastarem-se gradativamente do uso da lngua sliba e de hbitos ancestrais em seu cotidiano. Embora os Sliba sejam conhecidos como negociadores com outros povos e tenham demonstrado, desde o princpio do contato conosco, gostar de interagir com produtos culturais e com o modo de vida moderno (inclusive alguns deles frequentam universidades), no querem perder o seu prprio modo de vida, sua lngua, seus rituais etc. Estavam cientes que a perda da lngua implica perder muito mais, conforme afirmou um dos professores sliba, quando chegamos. Os Sliba que nos contataram pretendem reavivar o uso da lngua nas reservas, mantendo-se bilngues; queriam produzir um material bilngue sobre si mesmos, em espanhol e sliba, que auxiliasse as crianas que frequentam a escola (cujo ensino era ainda em espanhol) a falar o
Tellus, ano 10, n. 18, jan./jun. 2010

261

idioma nativo. Embora nos anos 1980 os Sliba tivessem conquistado o direito a escolas nas reservas, foi somente nos anos 2000 que conseguiram com que os professores destas escolas fossem, em maioria, membros da comunidade sliba. Isso mudou a dinmica da escola e eles queriam aproveitar a situao para voltar a falar a lngua sliba entre as vrias geraes. Antecipando-se ao movimento em prol do direito ao uso da prpria lngua nativa nas escolas indgenas, os Sliba propunham fazer algo concreto que os auxiliasse nesse processo, j que percebiam o forte interesse das crianas pela tecnologia, mas com a desvantagem que grande parte da tecnologia acessada em outras lnguas que no o sliba. Estivemos em trs reservas: Concejal, Duya e San Juanito, locais onde realizamos o trabalho de vdeo articulado entre os lderes, os professores locais, as crianas sliba, especialmente as frequentadoras das escolas presentes em cada uma das reservas e suas famlias. Os Sliba foram bastante acolhedores, nos receberam com curiosidade e, em geral, com um tom bastante descontrado, fazendo piadas jocosas sobre gringos. Bebs, crianas, jovens, adultos e ancios4 estavam presentes nos eventos de gravao. Nos locais onde estive, geralmente, as pessoas falavam a lngua sliba em casa, especialmente os adultos entre si e com os mais velhos, mas com as crianas e entre as crianas predominava o espanhol, j que elas foram inseridas nas escolas, onde se ensinou por anos somente em espanhol. Alguns adultos mencionaram o fato de as crianas demonstrarem certa vergonha em falar la lengua. Explicaram que isso se deu quando as escolas foram criadas nas reservas, pois os profissionais contratados combatiam o uso da lngua nativa por no a entenderem. Os onze dias que estivemos com os Sliba foram de imensa troca, resultando numa produo videogrfica interessante e reveladora do modo de vida e dos mistrios5 sliba. Em Ohwaha Sliba, traduzido como Imagem Sliba, apresento imagens fotogrficas produzidas durante a viagem s reservas. Entendo que [a] fotografia [e eu diria, a videografia] explicita esta mistura feliz de informao, acaso, esttica e inteno (Bellof, 1985 apud Novaes, 1998), e que [ela] fala claramente no apenas sobre o objeto fotografado [filmado], mas, de modo igualmente evidente, sobre a cultura e os estilos de vida de quem opera a cmera. (Novaes, 1998, p. 117). Assim, as fotos foram compondo uma narrativa iconogrfica sobre a viagem entre os Sliba. O trabalho foi feito numa parceria entre a Shine a Light, organizao no-governamental que trabalha com ensino de mdia digital entre crianas, e a Asociacin de Autoridades Indgenas Sliba de Orocu, Casanare.

262

Rita de Ccia Oenning da SILVA. Ohwaha Sliba...

Caha - gua que nasce na fonte As reservas sliba ficam prximas do rio Meta, um dos braos do rio Orinoco, da Colmbia/Venezuela, conhecido por sua largura e importncia no suporte da populao regional. A gua um importante elemento na vida sliba, os quais tm enorme respeito por ela, j que nela se encontram os fainohdu, espritos da natureza a quem os Sliba dirigem seus rezos e cuidados com constncia. O conhecimento sliba considera a agncia da natureza e do mundo dos espritos em relao agncia humana. Para fazer extrao de qualquer fruta, para caar, para pescar, devem pedir permisso a esses seres. Um recm-nascido deve ser apresentado, em primeiro lugar, gua. E na gua que crianas adoram divertirem-se, nadando, brincando, banhando-se alegremente. No dia em que fomos ao riacho lavar o sibucn6 para com ele preparar o casabe, po tpico feito de aipim, as crianas aproveitaram para se banhar (imagem 1). Bulea O movimento do ir e vir Por hbito e por dispor de poucos recursos para investir em transporte terrestre, os Sliba caminham muito de uma reserva outra e, frequentemente, das reservas pequena vila de Orocu. Eles usam tambm motos e bicicletas para fazer trajetos mais longos ou para viagens rpidas. Dentro de cada reserva, normalmente, caminham por trilhas estreitas que do acesso de uma casa outra, s escolas, campos de futebol, casa de parentes, amigos e demais moradores das reservas. A foto onde as crianas pegam uma carona com o moto-txi (imagem 2) foi tirada no dia em que estvamos filmando como se faz um sibucn. Queleajaha Fazeres e Saberes Os Sliba se dedicam a fazer bem seus artesanatos. Na foto, o ancio, Sr. Evaristo Catimay, est fazendo uma flecha para a pesca e a caa (imagem 3). Esse processo foi filmado pelo grupo de crianas da reserva Concejal, que tambm assistia com ateno o fazer artesanal. Don Evaristo, como chamado, prepara a flecha com cuidado para que fique funcional e bem bonita, mostrando visvel interesse pela esttica do artesanato.

Tellus, ano 10, n. 18, jan./jun. 2010

263

O sibucn, outra pea artesanal sliba, usada no preparo de farinhas, tambm feita com zelo e usada nas casas com frequncia, j que na culinria sliba esto presentes produtos feitos de farinha de yuca. Num primeiro plano (imagem 4), vemos o sibucn e ao lado uma jovem sliba, que provavelmente usar o utenslio para produzir casabe, po sliba, j que cabe s mulheres jovens essa tarefa. Ballamaxahdajaha - Curar, cuidar-se Entre os saberes cotidianos, o uso de ervas, folhas, cascas e razes de rvores e arbustos, bem como de rezos, so comuns como mtodos de cura. Entre os profissionais de sade sliba esto: 1) a parteira ou parteiro que acompanham as mulheres grvidas, auxiliam na hora do parto e orientam nos cuidados que se deve ter com o recm-nascido; 2) o rezador curandeiro, que costuma receitar a medicina sliba e fazer o rezo adequado para cada tipo de doena que afeta os Sliba; e, 3) o chupador, que pode fazer o mesmo que o rezador curandeiro, mas que tambm tem o poder de sugar com a boca a doena do enfermo. Sr. Juan Joropa 7 (imagem 5), que orientou o documentrio sobre Medicina Sliba, embora no fosse definido como curandeiro, era procurado para executar todos os procedimentos de cura e os rezos. Disse que optou por no assumir o status oficial de curandeiro ou chupador, pois este exigiria seguir dietas alimentares e sexuais, bem como manejar constantemente o uso de bebidas alcolicas para se relacionar com os espritos, aspectos que ele no pretendia cumprir. Nee - Crianas e seus risos Uma das caractersticas que observei entre as crianas sliba a ateno que empenham quando precisam aprender algo. Outra o riso fcil, a constncia de brincadeiras, jogos e a espontaneidade das relaes que estabelecem entre elas. Era fcil avist-las agindo de modo jocoso nas brincadeiras entre si e com os animais que as cercavam, mostrando intimidade com eles. Rapidamente passaram a se interessar pelo aprendizado do uso da cmera fotogrfica e da filmadora que tnhamos levado para realizar os documentrios. A foto (imagem 6) mostra o grupo de crianas da Reserva San Juanito na brincadeira El Gato y el Ratn, para filmarmos.

264

Rita de Ccia Oenning da SILVA. Ohwaha Sliba...

Jisi e Johdi- O encontro do eu no outro Os Sliba dedicam-se a aprender muitas coisas alm da sua prpria cultura e as crianas so consideradas aquelas que devem estudar mais, pois os adultos entendem que disso depende o futuro dos moradores das reservas. Por isso nos chamaram para fazer os documentrios. As crianas so alvo de especial ateno por parte de seus professores e familiares no que se refere sua formao. Elas so envolvidas nas tarefas cotidianas da casa, mas tambm nas atividades escolares, especializando-se cada vez mais no sentido de dar-lhes uma educao sliba que no se restrinja aos conhecimentos locais. Conhecimentos de vrios mbitos circulam entre os Sliba, que tm interesse por arte, tecnologia, por conhecer outros grupos indgenas, por geografia, ecologia, agronomia etc. A foto (imagem 7) mostra a menina que, na ocasio de minha chegada reserva, me olhava atentamente por muito tempo e sorria, mostrando-se feliz. Ao perceber que eu notara a ateno especial dada a mim, uma das mulheres presente disse que ela gostou de mim porque eu parecia com ela. que ela est feliz por achar uma pessoa que tm os olhos verdes como os dela. Ela nunca viu mais ningum com essa cor de olhos e est feliz porque se sente igual a voc. Vai pensar que sua filha... o pai dela no da reserva e tem olhos claros. Depois da explicao da senhora, a menina sorriu para mim mais uma vez, agora de modo ainda mais aberto. Ohwaha Sliba imagem dos Sliba Durante o perodo em que estivemos em contato com os Sliba, em alguns momentos deixei a cmera fotogrfica disposio das crianas e dos jovens. Entre os conhecimentos que os Sliba nos mostraram produzir, destaco a capacidade de fazer imagens belas. Tanto a filmagem dos documentrios apresenta uma esttica bem local como tambm algumas fotografias ficaram muito bonitas. A foto feita por Neider Joropa, uma menina de 10 anos moradora da Reserva Concejal, auxiliada pela luz do entardecer, mostra a capacidade de focar e de enquadrar, produzindo uma imagem de imensa beleza que captura a alegria e a espontaneidade que encontrei entre as crianas (imagem 8).

Tellus, ano 10, n. 18, jan./jun. 2010

265

Notas
1

Fui com Kurt Shaw, diretor da Shine a Light, organizao com a qual realizava alguns projetos videogrficos na poca e na qual trabalho atualmente. Dessa viagem, tivemos como resultado vrios documentrios bilngues (sliba e espanhol), disponveis sob o ttulo de Projeto Sliba em http://www.shinealight.org/spanish/ saliva.html . 2 Os Llanos se estendem entre a margem esquerda do Orinoco e os flancos orientais dos Andes, prolongando-se at o delta do mesmo rio. A fronteira colombiano-venezuelana cruza os Llanos Ocidentais. Trata-se de uma plancie coberta de savanas e matas-galeria, cujo clima alterna regularmente uma estao chuvosa com outra seca. uma regio que parece assemelhar-se com os cerrados e florestas-galeria do centro-oeste do Brasil, inclusive pela frequncia da palmeira moriche (Mauritia flexuosa), do mesmo gnero de nossa palmeira buriti (Mauritia vinifera). (Melatti, 1997, p. 1) 3 Statel Stuk trata-se de um trabalho videogrfico no qual as crianas maya mostram uma viso sobre si mesmas, incluindo seu modo de pensar, agir e se representarem. Alguns lderes maya organizados queriam mostrar as dificuldades que seu povo enfrentava vivendo num meio urbano, turstico, fora da aldeia. 4 Segundo o Plan de Vida Pueblo Sliba. Sueos de Pervivencia, documento formulado pela Asociacin de Autoridades Indgenas Slibas de Orocu (ASAISOC) em 2004, enviado a ns antes de visitarmos a reserva, os Sliba dividem as idades da seguinte forma: menores de um ano, menores de 5 anos, entre 5 e 18 anos, entre 18 e 60 anos e, finalmente os maiores, considerados ancies. 5 Expresso usada por alguns sliba para referir-se aos aspectos simblicos e prticos, essenciais ao conhecimento e habitos sliba, no evidentes por si, como as prescries. 6 Trata-se de uma espcie de saco feito de filamentos de palma de moriche, conhecida no Brasil como buriti, que serve para espremer massa de aipim ou milho, separando a gua nela contida, secando a mesma para o fabrico de alimentos. Para mais detalhes sobre o artesanato sliba, ver Artesania Sliba: Roba ndia e Sibucn. 7 In Memorian. Sr Juan Joropa falaceu em 2009.

Referncias
MELATTI, Jlio Czar. Llanos. In: ______. Lnguas indgenas brasileiras. [s.l.]: [s.n.], 1997. (Cap. 6). Disponvel em: <http://orbita.starmedia.com/~i.n.d.i.o.s/ias/ ias0106/06llanos.htm>. 1997. Acesso em: 15 dez. 2009. NOVAES, Sylvia Caiuby. O uso da imagem na antropologia. In: SAMAIN, Etienne. O fotogrfico. So Paulo: Hucitec, 1998. p. 113-119.

Recebido em 13 de janeiro de 2010. Aprovado para publicao em 8 de fevereiro de 2010.

266

Rita de Ccia Oenning da SILVA. Ohwaha Sliba...

You might also like