You are on page 1of 30

Muito Alm da Liberao

Muito Alm da Liberao


Livro baseado nos ensinamentos milenares dos textos sagrados da ndia

Adaptao de comentrios de
Shri Shrimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

O expoente mximo da sabedoria vdica no mundo atual

Copyright 2010 by Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Ttulo em ingls:

Beyond

Liberation

Traduo: Mahakala dasa (Marcio Lima Pereira Pombo) Reviso: Krsna Jivani devi dasi (Laura Pires Camargo) Arte e diagramao: Jay Krishna dasa (Wallace Ponte)

Apoio: Sri Gauravani Gaudiya Matha, Jagannatha Espao Vdico e Madana-gopala dasa

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao CIP BIBLIOTECA MUNICIPAL MARIETTA TELLES MACHADO

M181m

Maharaja, Bhaktivedanta Narayana Gosvami. Muito Alm da Liberao / Bhaktivedanta Narayana Maharaja Rio de Janeiro: IGVI, 2010

30 p.:il

Traduo de: Beyond Liberation Adaptao de comentrios de Shri Shrimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

ISBN 978-85-6366-301-6 1. Vedas. 2. Filosofia hindu. I. Ttulo

CDU: 294.118

Convidamos os leitores interessados no assunto deste livro a visitarem nossos sites:

www.purebhakti.com www.bhaktibrasil.com www.gauravani.com.br

Todos os direitos reservados - proibida a reproduo total ou parcial da obra, de qualquer forma ou por qualquer meio sem a autorizao prvia e por escrito do autor. A violao dos Direitos Autorais (Lei no. 9610 /98) crime estabelecido pelo artigo 184 do Cdigo Penal Brasileiro.

IMPRESSO NO BRASIL Printed in Brazil 2010

O Autor Prefcio Introduo O despertar da conscincia Onde devemos depositar nosso amor e confiana? As conquistas materiais no so o objetivo final O caminho da liberao Observando o tempo Muito alm da liberao Que amor verdadeiro? O caminho do amor divino Onde podemos encontrar esta fora A quem podemos amar e com quem podemos estabelecer um relacionamento? Como meditar Concluso

07 09 11 13 16 18 19 21 22 23 24 25 26 27 28

Shrila Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja

Shrila Narayana Maharaja nasceu em 1921 s margens do sagrado rio Ganges, em Bihar, ndia. Mestre auto-realizado na sucesso discipular Vaishnava que remonta ao prprio Krishna, Shrila Maharaja um profundo conhecedor das escrituras sagradas da ndia e j traduziu ao hndi mais de trinta obras clssicas em snscrito e bengali, as quais enriqueceu com seus prprios comentrios. Esta obra extraordinria tem servido para preservar os ensinamentos dos antigos Vedas, e tanto seus livros como suas palestras vm sendo traduzidos para diversos idiomas. Shrila Narayana Maharaja ensinou a filosofia Vaishnava por toda a ndia durante mais de quarenta anos, antes de viajar ao Ocidente pela primeira vez em 1996. Desde ento, j deu a volta ao mundo mais de trinta vezes, seguindo os passos de seu mestre espiritual instrutor e amigo ntimo Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o famoso pregador mundial da doutrina Gaudiya Vaishnava e fundador da Sociedade Internacional da Conscincia de Krishna. Como mestre espiritual autntico e auto-realizado, Shrila Narayana Maharaja vem proporcionando vivificante orientao e amoroso refgio a quantos acodem a ele, e, mediante seus livros e turns mundiais, tem purificado a todos os buscadores sinceros da verdade com sua companhia e realizaes divinas.

07

Prefcio

Os Vedas so as escrituras milenares da ndia, as quais contm toda a sabedoria conhecida pelo homem. Inclusive, todos os campos do conhecimento at agora explorados pela raa humana tm origem nesta vastssima literatura. Estes livros respondem s perguntas da humanidade quanto busca da felicidade por meio do gozo dos sentidos, da conquista da salvao ao se alcanar a liberao do ciclo de nascimentos e mortes (nirvana) e do caminho da auto-realizao pela prtica do servio devocional puro a Deus. Os Vedas explicam as qualidades pessoais e impessoais de Deus, bem como Suas mltiplas e variadas energias. O conhecimento constante nestes antiqssimos livros cuja origem perde-se no tempo foi transmitido, sem adulterao, pelo prprio Deus ao mestre espiritual, deste ao discpulo e assim por diante, formandose uma corrente ininterrupta de mestres e discpulos autorealizados. As escrituras vdicas apresentam concluses acerca de toda sorte de assuntos podemos inclusive obter a resposta para satisfazer nosso anseio frustrado de experimentar felicidade eterna. Os membros da sociedade atual sofrem em virtude da dor e da confuso, das rixas e das relaes tensas, da cobia material e da hipocrisia. No esforo empreendido na luta pela vida, muitos de ns procuramos ver as coisas da perspectiva correta, no entanto, mesmo desejando conhecer uma realidade superior, comum sermos desencaminhados por nossos sentidos descontrolados e por nossa ignorncia.

09

Introduo

O propsito deste livro descrever os trs processos diferentes seguidos para se alcanar a felicidade nesta vida. A maioria das pessoas busca o prazer no que v diante dos seus olhos ou seja, no mundo externo dos objetos , tentando satisfazer todos os desejos solicitados pelo corpo. A segunda frmula de obter prazer renunciar por completo ao mundo material e refugiar-se na paz interior da alma. E a terceira a menos seguida de todas se pratica quando a alma desperta e cultiva seu relacionamento eterno com Deus. A histria a seguir nos ensina que, ao desejar alcanar qualquer uma destas trs metas, devemos seguir um processo em particular, da mesma forma que, para sermos advogados, precisamos estudar Direito.

11

O despertar da conscincia

Voc pode me mostrar Deus?

Havia um rei na ndia que queria ver Deus. Sabendo da erudio de seu primeiro ministro, mandou cham-lo e lhe perguntou: - Voc pode me mostrar Deus e dizer-me o que Ele faz? Apesar de todo seu conhecimento, naquele momento o ministro no soube o que responder, e por isso pediu ao rei um prazo de trs dias para pensar e dar-lhe a resposta. O rei assentiu, mas advertiu-o de que, caso sua resposta no fosse satisfatria, deixaria de confiar nele. J em casa, o ministro ps-se a consultar seus livros na esperana de achar a resposta pergunta do rei. Dois dias depois, ainda no conseguira nada. Percebendo a aflio do pai, seu filho de cinco anos aproximou-se dele e perguntou-lhe: - Por que est triste, papai? - No encontro uma resposta apropriada a uma pergunta que o rei me fez, e perderei a confiana dele se fracassar. - Que pergunta? indagou o filho. - Voc no entenderia, filho. No se preocupe. O menino insistiu tanto que por fim o pai lhe contou tudo. - O rei quer ver Deus e saber o que Ele faz. J pesquisei todas as escrituras, mas ainda no achei nada convincente. O menino sorriu e disse: - muito fcil. Quando for ao palcio amanh, diga ao rei que a resposta to simples que mesmo seu filhinho a conhece. O primeiro ministro lanou um olhar ctico para o filho, mas este continuou insistindo. - No se preocupe, papai prometo que no o decepcionarei.

13

O ministro, de to desesperado, no viu outro remdio seno aceitar a proposta do filho. Quando os dois foram juntos ao palcio na manh seguinte, o rei os recebeu e perguntou outra vez ao ministro: - Querido ministro, voc pode me mostrar Deus e dizer-me o que Ele faz? O ministro respondeu humildemente: - Majestade, uma pergunta to simples que at meu filhinho conhece a resposta. Surpreendido, o rei voltou-se para o menino e lhe disse: - Muito bem, voc pode me mostrar Deus e dizer-me o que Ele faz? - Majestade, para tal, preciso de um vaso de leite respondeu o menino. Apesar de estranhar aquele pedido, o rei mandou trazerem a jarra de leite. Em seguida, perguntou o menino: - Majestade, h manteiga neste leite? - Claro que h manteiga no leite declarou o rei aps pensar por um instante. - O senhor pode me mostrar a manteiga? - Sim respondeu o rei , mas, para se poder ver a manteiga, primeiro preciso bater o leite. - Exato disse o menino . Tambm para se ver a Deus preciso primeiro seguir um processo. Sem um processo de prtica espiritual no podemos ver a Deus, do mesmo modo que no podemos ver a manteiga sem antes seguirmos o processo de bater o leite. Se seguimos este processo divino, Deus Se manifesta para ns. O rei ficou encantado com aquela explicao to lgica e maravilhosa. - E voc pode me dizer o que Ele faz? - O senhor me faz perguntas como se fosse meu discpulo e eu, seu mestre observou o menino , mas est sentado num trono e

14

eu, no solo. Por educao, sua alteza deveria adotar a posio mais humilde e eu deveria estar sentado na mais elevada. Dando-se conta da verdade das palavras do menino, o rei levantou-se do trono e sentou-se no solo. Assim, o menino subiu ao trono e concluiu: - isto que Deus faz. Dependendo dos resultados de nossas atividades, s vezes Ele nos coloca em posio superior e outras em posio inferior, logo, s vezes nascemos em famlia abastada e outras em famlia humilde. Deus faz com que aconteam estas mudanas dependendo da vida que levamos. O rei ficou to satisfeito com aquelas respostas que as proclamou em todo o reino e encheu o ministro e seu filhinho de presentes valiosos!

15

Onde devemos depositar nosso amor e confiana


Tal qual nesta narrao, sabemos que, querendo alcanar algum objetivo, precisamos seguir um processo. Observamos regras, sejam elas costumes sociais, leis, valores nacionais ou o que nossos pais nos ensinaram na infncia. Ao longo da vida, aderimos aos ensinamentos de nossos professores, tradio e ao que aprendemos nos livros escolares e, se resolvemos no seguir nada disso e nos deixamos levar pelos impulsos de nossa mente, podemos vir a ter problemas com as autoridades e sofrer as conseqncias. Somos almas livres pelo fato de podermos escolher livremente em que autoridade depositar nossa confiana. E, sem dvida, nos mais conveniente seguir o conhecimento mais puro e nos deixar orientar pela autoridade mxima, porque s assim atingiremos um estado de conscincia mais elevado e pleno de paz. Ao longo da histria, os filsofos idealizaram diferentes solues para os problemas da vida, mas, por mais sensatos que sejam seus argumentos, nenhum deles mostra um caminho to convincente nem to amplo como aquele oferecido pelas antigas escrituras vdicas da ndia. Por milhes de anos e desde o princpio dos tempos, este conhecimento cuja origem o prprio Deus vem sendo transmitido em snscrito (o idioma mais antigo que existe) de mestre a discpulo sem sofrer alteraes de espcie alguma. Baseando-nos nele, vamos apresentar agora uma anlise do objetivo mais elevado que o ser humano pode alcanar. As escrituras vdicas chegaram concluso de que, consciente ou inconscientemente, todas as pessoas procuram atingir um de trs objetivos. Estes objetivos e os processos a serem seguidos para atingi-los poderiam ser resumidos da seguinte maneira: A maioria das pessoas segue o caminho que busca a felicidade por meio da satisfao dos desejos relacionados ao corpo. Em snscrito, gozo material chama-se bhukti. Alguns trilham o caminho da liberao dos sofrimentos deste mundo e querem saborear os prazeres do eu interior. Em snscrito, liberao chama-se mukti.

16

Finalmente, bem poucos seres humanos querem servir a Deus com devoo amorosa e pura. Em snscrito, servio devocional chamase bhakti, ou bhakti-yoga, que literalmente significa unio com a Pessoa Suprema. Analisando com cuidado a afirmao anterior, concluiremos que a busca de todo ser humano se reduz exclusivamente a uma destas trs motivaes. As coisas materiais podem nos proporcionar felicidade plena? Lograr a felicidade atravs do bem-estar econmico o primeiro objetivo mencionado nas escrituras vdicas. Qualquer pessoa pode obter prazeres sensuais temporrios (riqueza, fama, prazer fsico etc.) sempre que assim o ambicione com intensidade suficiente. As escrituras vdicas explicam claramente o mtodo adequado para esta conquista. De fato, certos textos da literatura vdica tratam exclusivamente do modo pelo qual se podem alcanar estes bens materiais, no apenas neste planeta, como tambm em planetas superiores. Quem no teve a fortuna de ouvir falar de metas espirituais mais elevadas buscar, lgico, os prazeres densos do corpo e o mero desfrute sensual. Este mundo material est projetado de forma que se possa desfrutar com os sentidos materiais: os olhos, a lngua, os ouvidos, o estmago, os rgos genitais... A imensa maioria das pessoas empenha todos os seus esforos em obter estes prazeres efmeros, mas acaso tm sucesso em seu intento? Conhecemos algum que seja feliz o tempo todo? H pessoas bem pobres que s alcanam pensar nos aspectos bsicos da sobrevivncia (como alimento, roupa ou moradia) e que experimentam felicidade ao conseguir, por exemplo, um pedao de po. Um homem rico pode experimentar este mesmo nvel de felicidade ao comprar um iate novo. Se pararmos para pensar, constataremos que a felicidade do rico no muito superior do pobre. Qualquer que seja a situao em que estejamos, sempre haveremos de querer ser mais felizes e ser difcil nos contentarmos em aceitar as coisas que se nos apresentam. O problema que na realidade nunca logramos dar prazer duradouro e real ao corpo e aos sentidos materiais, uma vez que estes no so eternos e, mais cedo ou mais tarde, esto fadados a desaparecer. No entanto, a alma, a qual nossa identidade autntica, eterna e vive incentivando-nos a que mergulhemos em ns mesmos e nos vinculemos nossa natureza mais elevada. S nesta dimenso que poderemos encontrar a verdadeira felicidade.

17

As conquistas materiais no so o objetivo final


Afortunadamente, h pessoas que compreendem o efmero das conquistas materiais e, em algum momento de suas vidas, comeam a buscar uma autoridade espiritual que lhes possa guiar a um nvel de conscincia mais profundo. Quando isto acontece, talvez elas ouam trechos de escrituras como o Bhagavad-gita (5.22), onde se diz: Uma pessoa inteligente no se envolve com as fontes da misria, ocasionadas pelo contato com os sentidos materiais. filho de Kunti! Estes prazeres tm comeo e fim, de modo que o sbio no se deleita com eles. Ao nos darmos conta do fato de os prazeres terrenos no serem capazes de nos proporcionar felicidade real e duradoura, vemos despertar em nosso ntimo o desejo de livrar-nos por inteiro desses persistentes desejos materiais e sair, assim, do ciclo de aes constantes e de consequncias, ora agradveis, ora desagradveis. A cada ao corresponde uma reao igual e oposta, como no caso do movimento do pndulo, oscilando primeiro para um lado e em seguida para o outro. Por mais felizes que acreditemos ser em um dado momento, a tristeza nos aguarda na curva da esquina. Somos como as crianas, que num estalo de dedos passam do sorriso ao pranto. Mesmo que boas aes nos proporcionem resultados prazerosos, a felicidade delas decorrente tambm passageira e, terminada, volta a tristeza. Deste modo, conclumos que a nica meta que vale a pena almejar a de liberarmo-nos deste ciclo de ao e reao, pois o caminho material no proporciona prazer perdurvel, nada mais sendo que a causa de nossa escravido. Tudo que esteja sujeito deteriorao material, e no espiritual. As conquistas materiais apenas nos conferem felicidade dbil e passageira. Segundo nos revelam os Vedas, somos algo mais que este corpo material somos as almas eternamente alegres que moram dentro do corpo, motivo pelo qual nenhum prazer externo e temporrio poder trazer-nos felicidade real. Se meditarmos um pouco nestas coisas, nossa viso se ampliar e talvez queiramos adotar um caminho de contemplao interior. Como seres inteligentes que somos, por que contentar-nos com menos?

18

O caminho da liberao

Por que ningum quer morrer? Conforme afirmam os Vedas, por constituio, a alma eterna no morre nunca. Tambm dizem que a alma plena de bem-aventurana, e por isso o desejo de buscar nossa verdadeira natureza, saturada de felicidade, algo inerente a ns. A alma, por natureza, quer viver em paz no eterno presente, livre da dualidade de passado e futuro e do fardo dos desejos materiais. No entanto, a natureza da mente descontrolada bem outra: vive inquieta, cheia de desejos, e fazendo planos constantes para desfrutar no futuro. Em razo disto, o caminho pelo qual nos livramos dos sofrimentos e das penalidades deste mundo nos parece to atraente. De fato, muitos perseguem este objetivo e chegam a realizar prticas muito rigorosas no intuito de alcan-lo. Resolver adotar o caminho que conduz liberao do ciclo de ao e reao muito mais elevado e nobre que tentar desfrutar dos prazeres mundanos. Estar desapegado do gozo das coisas materiais oferecidas pelo mundo uma qualidade da alma, e possvel chegar a este estado trilhando-se quatro rotas distintas: . Diferenciando o temporrio, ou perecvel, do eterno, ou espiritual. . Renunciando ao desejo de recompensas e prazeres temporrios deste mundo e dos planetas superiores (descritos em detalhe nos Vedas). . Desenvolvendo controle sobre a mente e os sentidos. . Cultivando cuidadosamente o desejo de liberarmo-nos. Como dissemos antes, as escrituras vdicas descrevem em detalhe as diferentes metas da vida e os processos a serem seguidos para atingi-las. Segundo os Vedas, a liberao um estado elevado de conscincia, no qual a alma experimenta sua individualidade e obtm compreenso plena de si mesma. A condio natural da alma liberada a satisfao e a plenitude absolutas. Ela vive em estado de bem-aventurana espiritual, livre do sofrimento e da felicidade mundanos, sem ter nenhum desejo de desfrutar de algo deste mundo.

19

Podemos imaginar tal estado de conscincia utilizando um exemplo material. Imaginemos que acabamos de fazer uma boa refeio. Relaxados no sof gozando da companhia da famlia, nossos sentidos esto satisfeitos e apaziguados. Por no estarmos sofrendo, nossa conscincia capaz de viver o momento presente. No ansiamos por nada, no fazemos planos em troca da felicidade no futuro, nem tampouco sentimos falta de algo do passado s estamos vivendo o deleite do momento presente e experimentando o que parece ser a ausncia de sofrimento neste mundo material. Nosso gerador interno de pensamentos, a mente inquieta, est momentaneamente desligada. Quando isto nos acontece, julgamos estar felizes e em paz. Este um exemplo terreno, j que este tipo de satisfao insignificante e muito breve, mas este estado de alguma forma semelhante ao da pessoa cuja conscincia est livre de desejos. No entanto, a alma que tem a fortuna de liberar-se da escravido dos desejos materiais experimenta uma satisfao milhes de vezes superior e, alm disso, a bem-aventurana por ela alcanada eterna.

20

Observando o tempo

O tempo se subdivide em trs etapas neste mundo: passado, presente e futuro. Em geral, temos dificuldade de viver no momento presente algo bem penoso, j que o presente est sobrecarregado dos problemas causados por responsabilidades aparentemente avassaladoras. Somam-se a esta dificuldade as dores causadas por outras pessoas, por condies climticas adversas ou simplesmente por nossas prprias mentes. Sempre confiamos que em breve seremos muito mais felizes do que somos neste difcil presente, o que faz nossa mente tramar toda espcie de planos e sonhos futuros para escaparmos de uma situao que no nos satisfaz. Nossa mente vive tentando extrair o mximo possvel das coisas materiais e explorar os recursos externos a fim de obter cada vez mais satisfao. Todos queremos desfrutar algo que faz parte da nossa natureza , e, ao longo de nossas vidas, buscamos desvendar o mistrio, no s de como faz-lo, mas tambm de como desfrutar a cada momento. Esta a nossa luta constante. As naturezas da mente material e da alma so bastante diferentes. A mente apenas um meio para se chegar alma. A alma no tem desejos materiais e est sempre feliz, ao passo que a mente um poo de desejos. Como neste estado material de conscincia tendemos a nos identificar mais com a mente do que com a alma, sentimo-nos frustrados quando no logramos satisfazer os desejos da mente. Somente ento, caso sejamos muito afortunados, comeamos a vislumbrar a idia de que existe uma verdade mais profunda e, nessa altura, voltamo-nos para o interior, para a luz da alma.

21

Muito alm da liberao

Agora que chegamos a este ponto de nosso desenvolvimento, deparamos com um conceito surpreendente. As escrituras vdicas nos animam a nos aprofundar mais ainda e a evoluirmos ao estado de conscincia situado alm inclusive desse estado aparentemente alegre de liberao. Na verdade, estar liberado de todos os sofrimentos apenas o aspecto negativo da liberao autntica. O aspecto positivo termos a oportunidade de desenvolver um profundo relacionamento de amor com Deus. Se no estado de liberao ainda nos julgamos pessoas deste mundo, e no servos puros de Deus, isso quer dizer que no atingimos nosso destino final. Esta espcie de liberao conhecida como liberao impessoal, e por isso no se trata do objetivo mais elevado ao qual podemos aspirar. A cessao de todo sofrimento material o aspecto negativo da felicidade suprema. A felicidade suprema est no despertar de nosso relacionamento original de amor e afeio com Deus. H inmeras canes que enaltecem a doura das relaes humanas, contudo, nem as canes nem os fugazes momentos de amor por elas descritos parecem durar muito e, mesmo que durassem, no final das contas a morte inevitvel. Para sentir-se plenamente satisfeita, a alma precisa estabelecer um relacionamento mais duradouro. A experincia da alma ante o gozo causado pela liberao das dores deste mundo uma classe de felicidade, mas encontramos uma fonte ainda maior de felicidade a partir do momento em que a alma desperta para seu relacionamento eterno de amor com Deus. E uma felicidade sem limites!

22

Que amor verdadeiro?

Desde o princpio dos tempos, a alma, desesperada, busca amor e afeio. O amor a fora mais poderosa que existe, e todos ns o desejamos saborear de uma forma ou de outra. Queremos no apenas experiment-lo, como tambm desfrut-lo sempre. algo a que temos direito pelo simples fato de termos nascido. Mesmo que vivamos intensamente, nossa maior necessidade, a de sermos amados, continua sem ter sido satisfeita. O poder do amor inimaginvel. A atrao do amor o elemento mais importante em qualquer circunstncia deste mundo. Tudo o mais pode ser eliminado e esquecido ao entrarmos em contato com o amor e a afeio verdadeiros. Se algum questionar ou desafiar o princpio do amor, ter que aceitar a derrota, porque o amor o princpio mais autntico que existe. A chave para se entender a diferena entre as duas classes de felicidade mencionadas (a liberao impessoal e a devoo por amor a Deus) est em compreender a natureza do amor. A felicidade que logramos ao conseguirmos a liberao impessoal est em terem terminado as desgraas e, estando livres dos grandes desejos materiais, atingimos um estado de conscincia pleno de paz. Isso no pode ser chamado de amor na verdade, nada tem a ver com o amor. Nesse nvel, no h um sentimento caloroso de uma relao amorosa. O mais elevado nvel de amor puro e total s pode existir entre a alma e Deus, que so seres eternos.

23

O caminho do amor divino

O caminho da devoo, ou o servio amoroso a Deus (bhakti), est descrito em pormenores nos Vedas. Os sbios da antiguidade, os quais compreenderam esta sincera necessidade do ser humano, explicam com clareza como podemos alcanar a satisfao plena unindo-nos com nosso amado Senhor. Na histria do rei que queria ver a Deus, ao lhe perguntarem se havia manteiga no leite, ele respondeu: Sim, mas para tal necessrio seguir um processo. Do mesmo modo, se quisermos despertar nosso relacionamento eterno com Deus, deveremos estudar o processo descrito pelos sbios e seguir suas instrues, sem as quais jamais chegaremos a despertar nosso relacionamento espiritual com Ele. No temos como atingi-lo por nossos prprios meios porque precisamos de uma fora que no deste mundo.

24

Onde podemos encontrar esta fora


Para se caminhar por este elevado caminho, sero necessrios o conhecimento e a fora de algum que j o esteja trilhando, da mesma forma que uma pessoa, tendo cado num poo fundo, s pode ser salva por outra que lhe atire uma corda de cima. S algum que conhece e entende estas verdades essenciais da vida nos pode ajudar a sair de nosso estado de sofrimento. No h outra maneira de sair desta confuso. Encontrar tal pessoa deve ser nossa prioridade mxima. E, to logo surja o desejo deste encontro em nosso corao, esse representante de Deus vir at ns. O nico requisito que o desejo de encontrar essa pessoa seja intenso o suficiente.

25

A quem podemos amar e com quem podemos estabelecer um relacionamento?


As escrituras vdicas descrevem o nome de Krishna como o nome mais importante de Deus. Krishna significa literalmente o mais atraente. Este nome nos ajuda a entender Sua personalidade. Apesar de Krishna ser a causa de tudo e a verdade suprema, em Seu reino espiritual Ele Se deleita com relacionamentos de afeto surpreendentes com um grande nmero de amigos e familiares na mais formosa e encantadora de todas as Suas moradas: Vrindavan. Estes amigos e parentes eternos O acompanham enquanto Ele realiza Suas atividades amorosas to extraordinrias, as quais cativam por completo a mente e o corao. Tais atividades vm descritas em detalhe por grandes personalidades que testemunham, em suas meditaes, os maravilhosos intercmbios de amor entre Krishna e Seus companheiros. Nossa morada eterna est com Krishna no mundo espiritual, onde o xtase e a bem-aventurana experimentados no tm limites. Os que aspiram liberao impessoal como meta ltima no fundo desejam tornar-se o prprio Krishna, mas isso impossvel pela mesma razo pela qual eu jamais posso me tornar voc e viceversa. A felicidade derivada deste tipo de liberao se centraliza no prprio indivduo sem nenhuma espcie de trocas pessoais , da ser limitada. Todavia, ao estabelecermos um relacionamento de amor com Krishna com a inteno sincera de servi-l'O, a bemaventurana que experimentamos infinita. O objetivo de nossas prticas despertar nossa conscincia adormecida ou, por outras palavras, nossa verdadeira natureza como eternos servos amorosos de Krishna. Lendo a respeito d'Ele e ouvindo falar sobre Ele, especialmente pela voz dos que conhecem Suas qualidades gloriosas, vamos sentir uma inspirao constante de aproximarmo-nos cada vez mais d'Ele. E, ao chegar a hora da morte, momento em que teremos que deixar este corpo, poderemos ir ter com Ele para sempre.

26

Como meditar

Somos imensamente afortunados pelo fato de o processo para alcanar este relacionamento to bem-aventurado na era atual consistir apenas em cantar os santos nomes de Krishna. Ele investe todo Seu poder e energia em Seus nomes, bem como nos possibilita chegarmos a ter um relacionamento totalmente satisfatrio com Ele. Este um processo transcendental medida que aumentar a nossa f nele, o poder do Santo Nome ir iluminando nossa conscincia. De fato, somente com o cantar do Santo Nome podemos lograr qualquer uma das metas descritas antes. Se voc no acredita nisso, tente praticar o processo e experimente seus efeitos voc mesmo. Os nomes de Deus mais poderosos do mundo so conhecidos como maha-mantra. O cantar do mantra faz iniciar o processo de unir-nos a Deus para sempre. Este o mantra: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare Se recitarmos este mantra, experimentaremos sem dvida um estado de conscincia superior. Apesar da recomendao de recit-lo em postura e atitude de meditao, recit-lo ou cant-lo em qualquer momento, lugar e circunstncia produzir em ns uma bem-aventurana que s far aumentar. O cantar, aliado aos ensinamentos das escrituras por parte daqueles que j desenvolveram um relacionamento de amor com Krishna, haver de nos imergir irremediavelmente num oceano de amor. Existem muitos nomes de Deus: Jeov, Al, Buda, Iav, Rama ou Krishna, mas as escrituras vdicas nos dizem que Krishna e Rama so os nomes mais importantes e melhores para se recitar ou cantar a fim de obter os resultados mximos.

27

Concluso

Nosso objetivo na vida chegarmos a ser plenamente felizes. A natureza essencial da alma o desfrute, que procuramos alcanar por meio de um entre trs processos:

* tentando desfrutar ao mximo atravs de nossos sentidos materiais;


* buscando chegar liberao utilizando nossos sentidos mais sutis; * despertando nossa identidade autntica e oferecendo nossos coraes e nosso servio a Deus, Krishna. Estes trs processos no conduzem ao mesmo destino. Os dois primeiros caminhos, o de desfrutar com os sentidos corpreos materiais e o da liberao impessoal, no tm necessariamente que nos levar terceira e mais elevada verdade, que estabelecer um relacionamento perfeito e puro com Krishna. O grau de prazer que se obtm com o primeiro processo insignificante se comparado ao segundo. Na escala da felicidade, o segundo caminho nem sequer conta se comparado bemaventurana obtida no terceiro, no qual despertamos nosso relacionamento de amor com Krishna, que o prprio Deus. Evidentemente, isto s se pode compreender por meio da prtica. A informao contida neste livro apenas uma frao do imenso conhecimento que integra a literatura vdica. Acabamos de fazer uma descrio bem sucinta, mas, se depois de l-la voc quiser obter mais informao transmitida pelos santos que se dedicam a servir a Krishna, este livrinho ter sido um xito. Livros como este esto disponveis em toda parte. Basta voc desej-los e, como num passe de mgica, logo ter um em suas mos.

28

Livros de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


* livros em portugus

Arcana-dipika Beyond Nirvana Sri Bhakti-rasamrta-sindhubindu Sri Bhajana-rahasya Bhakti-rasayana* Bhakti-tattva-viveka* Sri Brahma-samhita Controlado pelo Amor* Damodara-lila-madhuri A Essncia do Bhagavadgita* Five Essential Essays Going beyond Vaikuntha Guru-devatatma Felicidade no Paraso do Tolo* Jaiva-dharma Sri Manah-siksa* Pinnacle of Devotion Raga-vartma-candrika Sri Prabandhavali Secret Truths of the Bhagavatam Segredos do Eu Encoberto* Siva-tattva Sri Camatkara-candrika

Sri Damodarastakam Sri Gaudiya Giti-guccha* Sri Gita-govinda Sri Gopi-gita Sri Harinama Maha-mantra* Sri Navadvida-dhama Sri Prema-samputa Sri Sankalpa-kalpadrumah Sri Siksastaka* Sri Upadesamrta* Sri Vraja-mandala Parikrama Srila Bhakti Prajana Kesava Gosvami His Life and Teachings Srimad Bhagavad-gita The Butter Thief The Essence of All Advice O Nctar de Govinda-lila* The Origin of Ratha-yatra O Caminho do Amor* Letters from America My Siksa-guru and Priyabandhu Venu-gita Rays of the Harmonist (periodical)

Para maiores informaes, downloads gratuitos de todos os ttulos, palestras de turns mundiais e outros, por favor, visite: www.purebhakti.com Visite, tambm, nossos sites em portugus: www.bhaktibrasil.com | www.gauravani.com.br

Este livro foi impresso na oficina da ASA EDITORA GRFICA / EDITORA KELPS LTDA. No papel: off-set 75g e-mail: kelps@kelps.com.br A reviso final desta obra de responsabilidade dos editores

You might also like