You are on page 1of 59

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CURSO DE HISTRIA

ANDERSON LISCOVSKI

CORONELISMO, ERVA-MATE E REDES DE PODER: A ELITE POLTICA DE RIO NEGRO/PR 1889-1930

MAFRA 2009

ANDERSON LISCOVSKI

CORONELISMO, ERVA-MATE E REDES DE PODER: A ELITE POLTICA DE RIO NEGRO/PR 1889-1930

Monografia apresentada ao Curso de Histria da Universidade do Contestado UnC, Campus Mafra, como requisito para obteno do Ttulo de Bacharel e Licenciado em Histria sob orientao da Professora Ms. Mariza Schuster Bueno.

MAFRA 2009

CORONELISMO, ERVA-MATE E REDES DE PODER: A ELITE POLTICA DE RIO NEGRO/PR 1889-1930

ANDERSON LISCOVSKI

Este Trabalho de Concluso de Curso foi submetido ao processo de avaliao pela Banca Examinadora para obteno do Ttulo de: Licenciado e Bacharel em Histria E aprovada na sua verso final em _____________, atendendo s normas da legislao vigente da Universidade do Contestado e Coordenao do Curso de Histria.

____________________________________ Rozana Ferraz de Deus Coordenadora do Curso

BANCA EXAMINADORA ____________________________________ Presidente ____________________________________ Membro ____________________________________ Membro

Dedico esse trabalho todos aqueles que assim como eu acreditam que s possvel encontrar o caminho quando velhos hbitos so revistos, aos amigos do futebol de tera-feira, pessoal da Secretaria, Mara, Karen, Kaio, Janetinha e Professor Ayrton, meu grande amigo e heri professor Marcel, pessoal do bar do Tonho pelas discusses acaloradas, meu sobrinho lindo Alysson e em especial para minha esposa, amiga e companheira Ninna.

Agradeo a Deus e aos telogos da Libertao por terem sido o apoio certo nos inmeros momentos incertos, a minha orientadora Professora Mariza, pela ateno e pelo carinho que dispensou este trabalho e em especial minha me D. Nomia e minha irm Noeli que patrocinaram tudo isso.

Mas nada verdadeiro se no for pela verdade, e assim conclumos que s so verdadeiras as coisas imortais. Toda rvore falsa no rvore e toda lenha falsa no lenha, e toda moeda falsa no no moeda, e tudo que falso no existe. Mas se tudo que no verdadeiro for falso, logo nada poderemos afirmar seguramente que existe, exceo s coisas imortais. (Santo Agostinho).

RESUMO

A alternncia dos mesmos indivduos nos cargos eletivos na cidade de Rio Negro foi prtica comum no perodo de 1889-1930, e com alguns destes alcanando visibilidade nvel de Estado, atuando em diversos mandatos na Cmara dos Deputados. Caracterizada como poltica dos coronis, entender os mecanismos que permitem que uma mesma elite se reveze no controle poltico do municpio e suas conseqncias sobre a sociedade requer uma interpretao histrica que integre de maneira coerente: uma anlise das transformaes polticas e institucionais que o Brasil atravessou desde a sua emergncia como Estado soberano e os ciclos econmicos que marcam suas antigas provncias. PALAVRAS-CHAVES: ELITES, CORONELISMO, REDES DE PODER E ERVAMATE.

COMPENDIO La alternancia de los mismos individuos en los cargos electivos en la ciudad de Rio Negro fue prctica comn en el periodo de 1889-1930, y con algunos de estes alcanzando visibilidad a nivel de Estado, actuando en diversos mandatos en la Cmara de los Diputados. Caracterizada como poltica de los caudillos, entender los mecanismos que permiten que una misma elite se rote en el control poltico del municipio y sus consecuencias sobre la sociedad requiere una interpretacin histrica que integre de manera coherente: una anlisis de las transformaciones polticas y institucionales que Brasil atraves desde su emergencia como Estado soberano y los ciclos econmicos que marcan sus antiguas provincias.

PALABRAS LLAVES: Elites, caudillismo, redes de poder y hierva-mate

SUMRIO 1 INTRODUO.........................................................................................................17 2 FUNDAMENTAO TERICA...............................................................................21 2.1 A ORGANIZAO DO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO.....................................21 2.1.1 Primeiro Reinado: Elite Agrria Versus Portugueses E A Emergncia Dos Magistrados.......................................................................................................................22 2.1.2 O Periodo Regencial E A Soluo Para A Dicotomia Centralizao/Descentralizao........................................................................................26 2.1.3 O Segundo Reinado: Treinamento E Circulao.....................................................29 2.1.4 A Repblica: E A Consagrao Das Elites Locais..................................................33 2.2 A FORMAO POLTICA DO PARAN.......................................................................38 3 A ELITE POLTICA RIONEGRENSE NO PERODO DE 1889-1930.........................9 4 CONSIDERAES FINAIS.....................................................................................23 REFERNCIAS...........................................................................................................25 ANEXOS.....................................................................................................................29

1 INTRODUO

A proclamao da repblica em 1889, no concretizou na sua essncia a promessa advinda dos propagandistas do regime republicano de maior democratizao da sociedade brasileira. Em certo sentido agiu ainda como elemento retroativo no que se refere a ampla participao poltica da sociedade. Isto se deu pelo modo como se constituiu o regime republicano no pas. No Brasil, o liberalismo se mesclou cultura poltica de um pas colonizado, refratrio reformas profundas, de mentalidade escravocrata e hierrquica, resultando grandes contradies pelos diversos setores das elites quanto concepo e a necessidade de democratizao. Nesse contexto a sucesso dos mesmos indivduos nos cargos polticos, no perodo chamado Repblica Velha 1889-1930, passa a ser fato comum nao. Analisar o controle social que legitimou essa alternncia de suma importncia para compreender os caminhos, acertos e erros no desenvolvimento poltico do pas, pois este perodo, to pouco estudado academicamente, embora a busca de seus reflexos na contemporaneidade no seja o intuito deste trabalho, se caracteriza na histria do Brasil, como o perodo de maior estabilidade poltica que o Pas conheceu, a partir da Proclamao da Repblica. Entender as relaes de poder poltico e seus desdobramentos dentro do municpio de Rio Negro/PR no perodo de 1889-1930 a linha mestra e o objetivo desta pesquisa. Caracterizada como poltica dos coronis, a compreenso dos mecanismos que permitem que uma mesma elite se reveze no controle poltico do municpio e suas conseqncias sobre a sociedade requer uma interpretao histrica que integre de maneira coerente: uma anlise das transformaes polticas e institucionais que o Brasil atravessou desde a sua emergncia como Estado soberano, os ciclos econmicos que marcam suas antigas provncias, transformadas em unidades federativas ou estados com a Proclamao da Repblica em 1889, fatos que daro importncia poltica para os potentados de nvel municipal, baseada numa ampla troca de favores, entre as elites, federal, estadual e municipal, e junto com tudo isso apreender as teias de sociabilidade que compunham o campo poltico, onde atuavam os atores analisados.Procurando especificar as redes de poder que se formam entre os indivduos e as instituies polticas municipais A preocupao em ANALISAR as representaes polticas no municpio de Rio Negro/PR, no perodo da Repblica Velha (1889-1930), nasceu da inteno de contribuir para um esforo de reviso do coronelismo no Brasil, que tem mostrado

inconsistncias tanto no modelo explicativo, presente no senso comum, quanto em grande parte da literatura histrica e sociolgica referentes a este perodo da vida poltica brasileira. Para apontamento dos principais aspectos que resultaram na configurao do coronelismo como sistema poltico no municpio adota-se no presente trabalho a concepo de coronelismo conforme Vitor Nunes Leal o descreve em sua obra clssica: Coronelismo, Enxada e Voto, ou seja:
Um sistema de reciprocidade: de um lado os chefes municipais e os coronis que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro lado, a situao poltica dominante no Estado, que dispe do errio, dos empregos, dos favores e da fora policial, que possui, em suma, o cofre das graas e o poder da desgraa (LEAL, 1986, p.43).

Na concepo de Vitor Nunes Leal essa estrutura tambm caracterizava a fraqueza dos coronis que se tornavam dependentes dos favores que vinham da oligarquia estadual. Assim, na sua maioria os coronis ficavam confinados ao municpio. Todavia, como a pretenso no era trabalhar os ocupantes dos cargos pblicos isoladamente, afinal no poderia ser atribuda a um nico indivduo, a primazia no controle poltico municipal se fez necessrio dar um tratamento coletivo, para as trajetrias dos atores polticos que atuaram na administrao de Rio Negro na ltima dcada do sculo XIX, e nas trs primeiras dcadas do sculo XX. Constatou-se ento a formao de uma ampla rede de poder dividindo os cargos mais importantes, estabelecendo assim uma diviso de poder. Partindo desta constatao fez-se necessrio adotar teses mais recentes para o estudo do campo poltico e das redes de poder. Para ESCLARECER a rede poder que compunha o campo poltico local analisado neste trabalho, usa-se como base a concepo de redes de poder de Norbert Elias, caracterizada como as teias de sociabilidade que se formam entre indivduos e instituies (ELIAS, 1999, p.104). Na apropriao desta nova interpretao da composio poltica no municpio de Rio Negro durante o perodo abordado se faz necessrio perceber que as relaes, ou melhor, que as teias de interdependncias ou configuraes so orientadas por foras sociais tidas como foras compulsivas e, como tais, so de fato exercidas pelas, sobre e entre diversas pessoas. Este modelo busca fugir dos moldes explicativos unitaristas, onde somente um mandatrio agiria, para uma explicao em teia, o que de certa forma reflete

mais fielmente as interaes entre os indivduos e as diversas instncias da vida poltica e social. Uma vez que o perodo analisado compreende quatro dcadas, somente com a idia do coronel mandatrio seria impossvel o predomnio poltico, o indivduo se torna ento resultado de inmeros processos de objetivao que ocorrem nas redes de poder, que os capturam, dividem e classificam. Norbert Elias prope uma viso mais realista dos agentes, orientados uns para os outros e unidos uns aos outros das mais diversas maneiras, constituindo dessa forma as teias de interdependncia ou configuraes de muitos tipos, nem sempre planejadas pelos atores, mas que os influenciam diretamente. Nesta concepo:
O decurso do prprio jogo tem poder sobre o comportamento e pensamento dos jogadores individuais, uma vez que as suas aes e idias no podem ser explicadas e compreendidas se forem consideradas em si mesmas; precisam ser compreendidas e explicadas no interior da estrutura (ELIAS, 1999, p.104).

Essa rede de poder, formada atravs de laos econmicos, familiares e partidrios configura-se como a elite poltica municipal, reprodutora das prticas polticas vigentes nos nveis estadual e federal e em total interao com elas. Como definio de elite poltica utiliza-se a concepo da Teoria das Elites apresentada no Dicionrio de Poltica onde:
Em toda a sociedade, existe sempre e apenas uma minoria que, por vrias formas, detentora do poder, em contraposio a uma maioria que dele est privada uma vez que, entre todas as formas de poder entre aquelas que socialmente ou estrategicamente, so mais importantes esto o poder econmico, o poder ideolgico e o poder poltico (BOBBIO, et al, 1986, p.385).

Para uma maior compreenso deste fenmeno no Brasil utilizou-se tambm a concepo apresentada por Jos Murilo de Carvalho na obra A Construo da Ordem: a elite poltica imperial (1996). Segundo este autor quando se analisa o fenmeno das elites polticas tem-se a vantagem de contar sempre com um ingrediente que a sua vinculao com a dinmica social. (CARVALHO, 1996, p.25). Nessa conjuntura a elite poltica constri e mantm seu domnio enquanto monopoliza certos controles sociais, ou seja, enquanto possui meios de coero ou

persuaso. (dinheiro, terra, conhecimento, religio, armas etc.) - que possibilitam sua predominncia no controle dos viventes ou desperte fascnio. Os laos econmicos que so criados entre a elite rio-negrense provm do envolvimento na explorao e no comrcio da erva-mate, sustentculo da economia municipal durante o perodo analisado. A partir deste controle criam-se diversos mecanismos, se dita normas e moldam-se estruturas mentais para assegurar e legitimar o domnio. Esse controle pode ter longa durabilidade, apresentando momentos baseados na coero que cedem lugar momentos de persuaso, porm no eterno. Quando se modifica as relaes de domnio, a elite desaparece cedendo lugar a outra que controle uma nova fora social. O italiano Gaetano Mosca atravs dos estudos dos fenmenos de ascenso e queda das elites denominou esses movimentos de circulao das elites (MOSCA apud CARVALHO, 1996, p.26). Ao ESTUDAR a circulao das elites observa-se que nos Estados nacionais que se formaram via revolues burguesas, predominam no seu controle, elementos oriundos da representao parlamentar, desta maneira o Estado teve seu papel de interveno minimizado, compensado pelas leis de mercado que controlam o jogo social. Em contrapartida nos Estados que no passaram por essas revolues, como o caso brasileiro ou elas foram abortadas, coube ao poder central dirigir o controle via burocracia e encontrar mecanismos que pudessem homogeneizar a elite e assim controlar os nimos no mbito local. Essa pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, uma vez que foram efetuados estudos tericos e pesquisa de campo, buscando nos anais da Cmara de Vereadores de Rio Negro informaes sobre o problema. A presente pesquisa foi efetuada com a finalidade de obter os fundamentos que legitimam a consolidao da elite poltica rio-negrense, atravs da anlise das campanhas eleitorais, filiao partidria, ligao com a explorao e comrcio da erva-mate e os casamentos intra-elites. 2 FUNDAMENTAO TERICA

2.1 A ORGANIZAO DO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO

2.1.1 Primeiro Reinado: Elite Agrria Versus Portugueses E A Emergncia Dos Magistrados

O controle poltico por parte das elites no Brasil, depois da Declarao de Independncia, at a sua mxima expresso que ocorre durante o perodo denominado de Repblica Velha 1889 a 1930, est intimamente ligado com o processo de circulao das elites, com avanos e retrocessos dentro de ondas, ora descentralizadoras, ora centralizadoras. A Independncia em 1822 vinculou-se com a reorganizao das elites em torno das novas estruturas poltico-administrativas. A elite portuguesa, formada pela centralizao da metrpole em relao s aspiraes da colnia, lentamente foi obrigada a abandonar os cargos pblicos, trazendo a cena uma nova corrente poltica oriunda do grande latifndio. Nas palavras de Sodr:
A corrente dos senhores da terra, dos oligarcas poderosos que, at ento, numa longa maturidade de sculos haviam conservados margem da direo da coisa pblica, construindo a riqueza do Brasil. Esses oligarcas descem de todos os recantos onde a produo se desenvolve. (...) Concorrem para refundir a mentalidade da mquina poltica brasileira a que vo dar a fora da suas energias concentradas e apuradas. Tomam conta do Brasil (SODR, 1998, p.161).

Conquistada a posio de controle poltico, a elite agrria, heterognea na sua formao advinda de regies em diferentes graus de desenvolvimento econmico no teve capacidade de organizao administrativa e nem um projeto a ser desenvolvido no ps Independncia. Ao contrrio dos pases sul-americanos, o movimento brasileiro aspirava unicamente autonomia poltica e econmica em relao ao poder colonial. Em nenhum momento se cogitou a formao de uma sociedade rousseniana ou uma Repblica baseada na premissa de igualdade poltica e social entre os homens, por exemplo. A Independncia trouxe a autonomia econmica s elites agrrias, mas no poltica. Primeiramente devido questo de legitimidade, depois quanto a participao na rede de poder. Dessa maneira a elite agrria precisou submeter-se a

um controle poltico central para evitar perdas de vrias formas pr-estabelecidas e principalmente evitar a alterao no sistema produtivo. No que se refere a legitimidade do Poder, as alianas costuradas por Jos Bonifcio e o apoio dos comerciantes portugueses radicados principalmente no Rio de Janeiro selou um pacto e resolveu o modelo poltico ser seguido. Afinal a declarao de Independncia foi lida por um membro da realeza de Portugal, filho do Imperador de Portugal, portugus de nascimento e imediatamente aclamado como primeiro Imperador do Brasil, dessa forma resolveu-se a questo de legitimidade do poder. Segundo Wanderley Guilherme dos Santos:
Em relao s origens do poder, o pacto que finalmente obteve o apoio da maioria da elite, estabeleceu que o Poder Imperial antecedia criao da prpria sociedade. Foi o Prncipe que rompeu os vnculos coloniais dando origem sociedade brasileira autnoma e, portanto, sendo o Prncipe anterior sociedade, adquiria uma dimenso autnoma em relao a essa mesma sociedade (SANTOS, 1998, p.19).

Na seqncia era preciso resolver a questo de quem participaria nesta nova distribuio do poder. Nos Estados que se formaram a partir de revolues burguesas, esse processo se deu em sculos e a distribuio do poder pendeu para o Parlamento, minimizando o aparato burocrtico, e as leis de mercado controlando as relaes. No caso do Brasil, alm da rapidez que o Estado precisou emergir, ele no proveio de uma revoluo, ento o aparato burocrtico precisou ser usado e treinado pelo Estado para regular as tenses. A falta de projeto da elite abastada economicamente teve mais um fator de dificuldade: a dimenso geogrfica do Pas, permeada por grandes contrastes regionais, tanto econmicos, como culturais. Os nicos interesses comuns eram em relao manuteno da escravido e necessidade de manuteno da unidade territorial. Qualquer medida separatista em alguma provncia ou ideais republicanos poderia trazer questionamento ao sistema escravista assim a Monarquia se apresentou como o sistema poltico ideal, e a questo em torno da participao no poder perduraram por quase trs dcadas. Aliado a isso, as tendncias absolutistas do Imperador, encaminhou definitivamente o nascente Estado em direo da centralizao com um forte aparato burocrtico herdado da experincia colonial e com portugueses ainda ocupando os altos cargos da administrao.

Aps a Constituio outorgada de 1824, que estabelecia uma Cmara eletiva, o Senado vitalcio, que por ser escolhido pelo Imperador lhe era dcil, a disposio por parte do governante de um Poder Moderador de forte inspirao positivista que lhe permitia a indicao dos gabinetes sem a necessidade de aprovao parlamentar, gerou-se um alto grau de centralizao do poder poltico. Para garantir coeso dentro do sistema e controle poltico, o Imperador alm de manter portugueses nos altos postos de administrao tambm formou uma elite burocrtica, para articulao junto aos poderes locais. Esta elite burocrtica, sada do latifndio acaba lentamente suprimindo os proprietrios rurais do controle efetivo da poltica. A elite burocrtica filha do latifndio, mas como o novo pas manteve o sistema produtivo baseado na escravido, criou-se entre os proprietrios rurais, uma mentalidade de horror ao trabalho braal. Os mais abastados senhores de engenho e fazendeiros, h algumas dcadas j enviavam seus filhos para estudar na Europa, principalmente em Coimbra. Segundo Nelson Werneck Sodr era de Coimbra que os filhos de donos de engenho formados em cnones traziam as idias que os possibilitaria galgar os postos administrativos e at mesmo espantar o seu meio. (SODR, 1998, p.158). Como predominavam os cursos de Direito, cria-se uma gerao de bacharis, advogados e principalmente magistrados no Pas. Sendo o Brasil uma sociedade escravista, no existe funo civil para advogados e magistrados, eles so imprescindveis em um modelo capitalista clssico de produo, so produtos da poltica liberal e da revoluo de carter burgus (CARVALHO, 1996, p.33). Na formao do Estado brasileiro nenhum destes elementos estavam presentes integralmente, ento o nico destino destes bacharis era trabalhar no Governo, formando a burocracia junto com os partidrios portugueses que apoiaram D. Pedro. Mesmo os proprietrios rurais, dominando a Cmara e o Senado era a gerao de Coimbra que articulava a consolidao do processo de Independncia. O jogo poltico que favorece esta distribuio do poder explicado, como j foi dito pela inexistncia de uma revoluo de carter burgus, fazendo com que predominasse na formao inicial do Estado brasileiro o elemento burocrtico que articula o fortalecimento e a presena de um poder central tentando consonncia com os setores elitistas envolvidos no processo de Independncia (CARVALHO, 1996, p.36).

Ideologicamente homognea devida a sua formao jurdica em Portugal, treinada no funcionalismo pblico e avesso a doutrinas revolucionrias, a elite bacharelesca se multiplicou em condies muito semelhantes aps a Independncia concentrando a formao de seus futuros membros em duas escolas de direito. Jos Murilo de Carvalho esclarece este processo:
A formao em Coimbra foi o agente catalisador das foras burocrticas no Brasil, garantidas pela socializao, treinamento e carreira. Funcionando como superadora dos conflitos intra-classes, sobretudo na primeira metade do sculo XIX, concentrado na formao jurdica, foi em grande maioria, parte do funcionalismo pblico, sobretudo da magistratura e do Exrcito. Essa transposio de um grupo dirigente para outro teve talvez maior importncia que a transposio da prpria Corte Portuguesa e foi fenmeno nico na Amrica (CARVALHO, 1996, p.33).

No tocante a administrao provincial, os antigos governadores passaram a ser chamados de Presidentes de Provncia, com auxlio do vice-presidente e do Conselho de Provncia que em sua organizao era constitudo por membros das famlias principais da provncia, de onde se escolhia tambm o vice-presidente. Exceto o Presidente, que era designado pelo governo central, e na grande maioria dos casos provinha de outra provncia, todos os membros do Conselho constituam uma elite localista cuja influncia vinha sendo formada desde o perodo colonial e reclamava autonomia. Em 1831 tendo contra si um ambiente extremamente desfavorvel, depois de grande desgaste junto as camadas que o levaram ao poder, D. Pedro I abdica do trono brasileiro em favor de seu filho Pedro de Alcntara que na ocasio com seus cinco anos de idade, no pode assumir o trono, criando um novo modelo governativo no Brasil. Dentre os muitos motivos que desgastaram a figura do Imperador citamos: a inabilidade poltica do Imperador frente aos problemas internos, os tratados com a Inglaterra em relao a supresso do trfico negreiro que era incompatvel com os interesses dos senadores e deputados, a desastrosa Guerra Cisplatina, o envolvimento com a situao dinstica em Portugal, alm das acusaes de descontrole quanto ao errio pblico e o alto ndice de portugueses mantidos em cargos pblicos. Formou-se ento uma Regncia que levaria ao poder as camadas sociais que forcejaram a separao, afastando em definitivo o elemento portugus dos principais

postos de administrao. Estava definitivamente consolidada a Independncia poltica brasileira, uma vez que a ameaa de recolonizao tinha desaparecido. A Regncia levaria ao controle poltico elementos com profundo interesse pela descentralizao do Poder, tencionado j na reforma liberal de 1828, que por algum tempo ter primazia do poder.

2.1.2

O Periodo Regencial E Centralizao/Descentralizao

Soluo

Para

Dicotomia

Com um perodo temporal quase idntico ao Primeiro Reinado, nove anos, a Regncia tambm marcada pela dicotomia centralismo-localismo. No primeiro momento avanam as correntes liberais que constituam maioria na Cmara, com um forte propsito de descentralizao. A principal medida foi a criao em agosto de 1831, da Guarda Nacional, uma milcia armada sob o controle direto dos grandes proprietrios, que veio a ser um dos mecanismos principais do regime imperial. Em 1832 aprovou-se o Cdigo de Processo Criminal que dava amplos poderes aos Juzes de Paz que eram eleitos diretamente sob o controle dos senhores locais. Aps inmeras hesitaes foi aprovado em 12 de agosto de 1834, o Ato Adicional Constituio, que levava o Imprio em direo ao descentralismo, criando assemblias gerais e provinciais, extinguindo o Conselho de Estado e transformando a regncia de trina em uma, eleita pela conjuntura do pas, usando como mecanismo eleitoral o voto censitrio. Na eleio prevista neste Ato, eleito como regente Diogo Feij, padre, liberal moderado com disposio para garantir a unidade do Imprio. O poder local, j detentor do poder econmico ganhava neste momento prerrogativas que eram do Estado Moderno; poder poltico caracterizado pelo uso legtimo da fora, atravs das milcias particulares e poder ideolgico no controle das eleies. Quanto a esta inverso de poder do pblico para o privado ocorre o contrrio do que aconteceu na formao dos Estados Modernos que segundo Wilma Peres Costa:
No obstante, o processo de construo do Estado em sua forma moderna se caracteriza por uma crescente dinmica extrativa, por que implicou

transferir do privado para o pblico, (entendido aqui como estatal) de poderes dispersos no corpo social, concentrando e monopolizando as atribuies, fiscais, jurdicas e militares (COSTA, 1996, p.29).

As reformas tentadas no perodo regencial, denominadas como sendo uma experincia republicana, desataram foras at ento meramente contidas atravs do unitarismo do Imprio. Quase que por todo o Imprio eclodem revoltas tanto de cunho popular, que buscavam a alterao da ordem poltica, onde se destaca a forte participao de camadas subjugadas economicamente e estranhas ao ordenamento latifundirio-escravista, cujos nomes, balaios, cabanos, farrapos comprovam, bem como revoltas escravas, como os males na Bahia e tambm revoltas de elite como o caso da Farroupilha 1835-1845, com ideais republicanos no sul do Pas e levantes minoritrios da elite Imperial, em So Paulo, Minas Gerais e Alagoas. Sem condies de pacificar o pas e altamente pressionado pela enorme oposio que sofria no Parlamento Diogo Feij renuncia entregando a regncia ao Presidente da Cmara dos Deputados Arajo Lima, um dos principais lideres da faco conservadora. Segundo Hamilton de Mattos Monteiro:
Essa mudana no era uma simples passagem de Governo. Na verdade, ao entregar a Regncia a Arajo Lima, Feij colocava o governo do Imprio nas mos de uma faco majoritria, acrescida pela aliana com os restauradores, dentro do qual sobressairia um grupo novo, do sudeste brasileiro, envolvido com a produo e a comercializao do caf. De base agrria escravista, esses bares do caf, concentrados em grande parte do vale do Paraba do Sul, acabariam por controlar o aparelho do Estado, concertariam alianas com grupos influentes de outras provncias, pacificariam o pas e iriam impor a ordem escravista e latifundiria (MONTEIRO, 2000 p.139-140).

Essa fase iniciada em 1837 iria consolidar-se em 1850, sendo chamada de fase da reao monrquica. O projeto poltico desta composio tinha suas bases no restabelecimento da autoridade central, para isso revogar-se-iam as leis anrquicas, defendendo a integridade do Estado Imperial, submetendo os grupos rebeldes atravs da fora, dos acordos e pela corrupo e clientelismo. Estes objetivos foram alcanados pela faco de Arajo Lima. Escudando-se no carisma da monarquia, a faco coroou D. Pedro II, o qual com muita habilidade promoveram imperador, e o mitificaram fato conhecido como Golpe da Maioridade em 1840 e tambm se baseando na fora militar que reorganizada passou a ser enviada a todos os recantos onde no era aceita a autoridade governamental.

Entre 1840, ano do Golpe da Maioridade, e 1849, quando se instala gabinete repressivo do Marqus de Olinda, continua a sucesso de gabinetes, ora apontado como liberais, ora conservadores. Mesmo em momentos de controle por parte dos liberais tendo contra si o fantasma das rebelies regenciais, tomar-se-o medidas de controle e unidade confirmando o desprestgio dos ideais liberais neste momento e consolidando a reao conservadora. Francisco Weffort ao estudar a formao do pensamento poltico brasileiro esclarece este momento:
Ascendendo ao poder em 1844 onde permaneceram at 1849, os liberais nada mudaram da legislao conservadora contra a qual se tinham rebelado. Nada mais parecido a um saquarema do que um luzia no poder, dizia um velho poltico da poca para assinalar a quase nenhuma diferena entre os liberais (chamados de luzias) e os conservadores (chamados de saquaremas) (WEFFORT, 2006, p.184).

O Gabinete do Marqus de Olinda, conhecido como saquarema, segundo Ilmar Rohlof de Matos, (1990, p.43), era o que tinha de mais conservador, no Imprio, instalado em 1849 serviu para debelar as reformas liberais e reprimir os ltimos movimentos revoltosos criados por estas. Controlada a Praieira, ltima revolta do Imprio, a represso faz com que a elite liberal, desde os mais moderados at os mais radicais, aderisse ao jogo de poder conservador. A centralizao se completaria com a aprovao da Reforma do Cdigo de Processo Criminal, atravs do qual a polcia e a justia passavam a ser centralizadas, subordinadas ao Ministro da Justia e com a aprovao da Lei 602, de 19 de outubro de 1850 que subordinava tambm a Guarda Nacional ao Ministro da Justia. A instabilidade no sistema poltico na Regncia em sua maioria derivava da incapacidade de comunicao entre os diversos grupos que se formou no perodo, onde cada um tinha desenvolvido sua prpria concepo de prioridades, excetuando a escravido, tornando o dilogo algo impossvel. Esta experincia descentralizadora traumtica trouxe novamente a preponderncia do Estado na formao da elite, ou seja, a homogeneidade da elite atravs da circulao, socializao e a transformao da atividade poltica em profisso. Nas palavras de Jos Murilo de Carvalho:
Parte da elite poltica do Imprio brasileiro foi tambm marcada fortemente pela experincia das rebelies da Regncia e, embora sua substituio pela

gerao subseqente no tivesse gerado traumas polticos, foi ntida a mudana na viso dos problemas polticos e das solues a serem aplicadas (CARVALHO, 1996, p.36).

Importantssimo para a compreenso da circulao das elites no Brasil, durante a vigncia do gabinete do Marqus de Olinda, inicia-se amplas transformaes e entra em cena a elite cafeeira do Vale do Paraba. Esse grupo cruzar todo o Segundo Reinado procurando a articulao de seus interesses com as medidas que procuram a extenso do poder monrquico na busca de minimizar repercusses deste centralismo no grande latifndio. Muitas vezes como no caso da Lei de supresso do trfico negreiro e na Lei de Terras o grupo latifundirio teve que acatar as ordens centralizadoras, uma vez que a poltica tornou-se atributo de uma elite profissional.

2.1.3 O Segundo Reinado: Treinamento E Circulao

O Segundo Imprio emerge, junto com uma mudana do eixo econmico brasileiro, com o caf no Sudeste, neste momento principalmente no Rio de Janeiro e Vale do Paraba, tornando-se pouco a pouco o principal produto de exportao e gerador de divisas ao Pas, superando o acar e o algodo que tinham sua produo concentrada fundamentalmente na regio Nordeste. Ao assumir esse papel de preponderncia, coincidentemente a riqueza, se concentraria na mesma regio onde estava a sede do Imprio. O grupo ligado ao caf, quer seja no setor produtivo, ou pela exportao, assume nesta nova composio de Poder, uma hegemonia que s seria contestada no final do sculo. Os grupos dominantes em outras regies, em posio secundria, entravam em concordncia com os cafeicultores, pois embora certas divergncias eventuais surgissem , uniam-se em defesa da ordem e manuteno da grande propriedade escravista. Para Nelson Werneck Sodr:
A elite brasileira do segundo imprio, que sucedeu elite portuguesa que, vinda no bojo da independncia, entrou pelo imprio adentro, era constituda pelas oligarquias provinciais, fortalecidas pelo patriarcado e enraizadas na terra. As suas figuras principais eram os grandes senhores dos latifndios,

donos das extenses enormes: fazendeiros de caf, criadores de gado e senhores de engenho. (SODR, 1998, p. 55).

Com a mesma mentalidade de horror ao trabalho escravo, os filhos desta elite, que agora no vai mais Lisboa estudar, quando no vo estudar na Inglaterra, o grande smbolo de modernidade e sofisticao para as elites brasileiras na poca, estudam nas duas faculdades de Direito criadas no Brasil, e atravs do apadrinhamento, entram para representao na Corte, aliando-se aos magistrados originrios do Primeiro Reinado, e assim formando um crculo que cada vez ia se fechando mais. Segundo o mesmo Sodr:
O gosto pelos estudos, o prazer das chamadas profisses liberais, estendeuse ao pas inteiro e tomou um impulso verdadeiramente notvel. A lenta passagem dos anos marcou essa circulao das elites: os senhores da mquina administrativa e poltica, elaboradores de leis, fiscalizadores do desenvolvimento nacional, deixavam de ser os donos de terra por que os estudos fixavam os indivduos nas cidades e faziam com tomassem horror aos misteres dos latifndios. Inicia-se a fase urbana da civilizao brasileira. a elite agrria vai ser substituda pela elite dos letrados. (SODR, 1998, p.57)

Com a estabilidade do sistema imperial, formado por dois partidos que atravs do Poder Moderador usado para compor e descompor gabinetes no permitia que os membros das duas faces ficassem por muito tempo no ostracismo, a economia fortalecida em apenas um local, o Sudeste, e as outras regies vinculando-se a ela, j que grande parte dos polticos vinham de regies decadentes, ser poltico tornou-se profisso. O Estado fazia-os passar pela magistratura e circular por vrios cargos polticos em vrias provncias, para ganharem experincia e conhecer a realidade do imenso territrio. Alm de treinamento, a circulao servia para evitar que os membros do governo se envolvessem demasiadamente com interesses locais e passassem a compactuar de ideais de contedo subversivo. Esse contexto tornou possvel a construo de longas carreira polticas, permitindo a elite letrada o acmulo de experincia governamental. a homogeneidade desta elite que tem a poltica como profisso, que segundo Carvalho (1996, p.122), vai permitir a longa durabilidade do Segundo Imprio e conter os mpetos descentralizadores. Saindo da faculdade o primeiro passo para ingressar na carreira poltica se a situao econmica no pudesse fazer por si mesma era a magistratura. Como o

sistema judicial era centralizado, a nomeao dos juzes era feita diretamente pelo Ministro da Justia, a nomeao de promotor ou juiz em um local eleitoralmente ou economicamente promissor pavimentava um caminho seguro em direo a Cmara. Se acaso no fosse possvel alcanar a colocao em um local com essas caractersticas segundo Carvalho:
A soluo era aguardar a oportunidade de ser transferido. A oportunidade vinha em geral graas ao auxlio de amigos ou correligionrios polticos j bem colocados. As mudanas de ministrio que eram constantes constituam ocasies propcias para grande remanejamento de funcionrios, inclusive magistrados, tanto para garantir resultados eleitorais favorveis, como para premiar amigos pessoais e polticos, e para cooptar aliados promissores. (CARVALHO, 1996, p.122)

Outra preocupao no sistema imperial, e tambm mais uma de suas armas, junto com a Guarda Nacional, e a burocracia, era o treinamento dos presidentes de provncia, preocupao to forte que em 1860 chegou at a circular um projeto propondo medidas no sentido de profissionalizar esta atividade. Alm dos altos salrios, o presidente de provncia nomeado diretamente pelo Imperador, detinha funes de grande relevncia na manuteno da ordem. Era atravs de sua influncia que se garantiam as vitrias eleitorais do governo. Em perodos no eleitorais as atribuies tambm tinham grande importncia, era ele o responsvel pelas nomeaes estratgicas, de juzes, promotores, delegados, subdelegados oficiais da guarda nacional, alm de reconhecer a validade das eleies municipais e encaminhar os pedidos de concesso dos ttulos honorficos, que serviam como moeda de troca com os poderosos locais. Para Carvalho:
Alm da experincia administrativa e dos bons salrios, o poltico tinha ainda como presidente, a oportunidade, raramente desperdiada, de acelerar a carreira, especialmente pela garantia de uma eleio para o Senado, precedida ou no por eleio para a Cmara. Era um dos poucos mecanismos que lhe permitia conseguir uma senatoria por provncia que no a sua prpria. Na realidade, a presidncia de provncia, apesar dos esforos do imperador em contrrio, era cargo muito mais poltico do que administrativo, como indica a grande mobilidade de presidentes. (CARVALHO, 1996, p. 123).

Essa a composio da elite poltica do Segundo Imprio, formada principalmente por burocratas, na sua grande maioria de regies decadentes economicamente, que tm na poltica a sua profisso, que vota sempre os projetos

do governo, mesmo indo contra o seu bero, como o caso da Lei de Terras e da Lei de Hipotecas e as leis de supresso do Trfico Negreiro. Para compor os gabinetes o Imperador nomeava algum chefe partidrio como Presidente do Conselho de Ministros, equivalente nos dias de hoje ao PrimeiroMinistro, que distribua os ministrios para elementos do seu partido e, em seguida, realizavam-se as eleies. Nomeavam essa conjuntura de parlamentarismo. Para realizar as eleies, o governo atribua aos Presidentes das provncias a funo de organiz-las. Aps as eleies, com freqncia, esses Presidentes nomeados eram eleitos e voltavam para o Rio de Janeiro, para atuarem como Deputados ou Senadores. Os Presidentes de provncia, os chefes de polcia e as pessoas encarregadas de fazer o alistamento eleitoral eram nomeadas pelo governo, constitudo a partir de imperial deciso. Esses polticos circulam por vrios cargos, criando segundo o grande e altamente aqui referenciado Jos Murilo de Carvalho um crculo vicioso e fechado:
Para se ter uma idia da seletividade do clube e da mobilidade interna, basta dizer que durante os 67 anos que durou o Imprio elegeram-se 235 senadores e foram nomeados 219 ministros e 72 conselheiros de Estado (contando apenas o segundo conselho), num total de 526 posies, que foram preenchidas por apenas 342 pessoas. O fenmeno era ainda mais acentuado entre os conselheiros de Estado, sem dvida os elementos com maior tirocnio poltico do Imprio. Basta dizer que 71% dos conselheiros foram tambm ministros, senadores e deputados gerais. O Conselho era a coroao da carreira e rarissimamente l se chegava sem prvia e longa experincia em variados cargos polticos. (CARVALHO, 1996, p.127)

Essa elite que se renova muito lentamente, mesmo tendo grande experincia administrativa vai perdendo em representatividade e principalmente a percepo de novas foras polticas emergentes, que se multiplicam depois da Guerra do Paraguai, que colocou o Imprio em grandes dificuldades financeiras e vem assinalar um novo e decisivo perodo de inflexo e circulao das elites. A produo de cafeeira que se expandiu para o interior de So Paulo, aproveitando-se de tcnicas mais aperfeioadas de beneficiamento e transporte e condies geolgicas favorveis, ir progressivamente suplantar a produo do Rio de Janeiro e do Vale do Paraba at super-la por volta de 1880. Esse novo centro de riqueza vai patrocinar profundas mudanas quanto urbanizao, expanso do espao fsico das freguesias suburbanas e multiplicar os espaos de sociabilidade.

Desenvolve-se dentro das cidades uma mentalidade progressista, vida por reformas. Prado Jnior (1966, p.80). Conforme ressalta Marcello Basille:
Diante, porm das profundas transformaes operadas nas dcadas de 1870 e 1880 sobretudo do descompasso criado entre o poder poltico e o poder econmico, com a ascenso cafeicultores do Oeste Paulista, das pretenses polticas assumidas pelos militares, aps o prestgio adquirido com a Guerra, e da emergncia poltica das camadas mdias urbanas, alterando a tradicional composio das foras no interior dos partidos imperiais as crticas centralizao e a fico do sistema representativo tomaram um novo vulto. (BASILLE, 2000, p. 294)

As transformaes econmicas no so acompanhadas por mudanas polticas, ao contrrio o sistema imperial reduz ainda mais a participao poltica em sua ltima reforma eleitoral. Para Caio Prado Jnior:
A poltica dominante tinha de se inclinar ou para a bandeira desfraldada desde 1866 pela Opinio Liberal em que se inscreviam medidas radicais, como o Senado temporrio e eletivo, o sufrgio direto e generalizado, a extino do poder moderador, a substituio do trabalho servil pelo trabalho livre ou ento voltar ao ponto de partida o status quo. esta a alternativa adotada. O Imprio se definia francamente pelo passado. (PRADO JNIOR, 1966, p.86)

Dentro desta disparidade, transformao econmica e sistema poltico arcaico, o regime imperial derrubado em 15 de novembro de 1889, iniciando um novo reordenamento entre poderes locais autonomistas e centralizao.

2.1.4 A Repblica: E A Consagrao Das Elites Locais

A Proclamao da Repblica, em 15 de novembro de 1889, o pice do processo de esgotamento da legitimidade monarquista, cujo incio seria o Manifesto Republicano de 1870, que preconizava como ponto principal a autonomia para as provncias. Oriunda da unio entre os militares e os cafeicultores paulistas, fez cair

por terra uma poderosa mquina institucional de quase sete dcadas e representou o fim da poltica unitarista, levada at as ltimas conseqncias contra qualquer tentativa de autonomia regional. O presente trabalho no apresenta uma abordagem mais profunda dos dois primeiros governos republicanos, os governos militares de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto, pois neste momento paira no ar poltico brasileiro muitas incertezas quanto a distribuio de poder no novo regime, no se podendo dizer que a Repblica estava consolidada. Embora a Constituio aprovada neste perodo demonstre claros sinais dos interesses locais na nova concepo poltica. A primeira Constituio Republicana, inspirada na Constituio americana, trouxe como grande inovao o princpio do federalismo que garante aos estados uma grande soma de poder que se distribui at os municpios que se tornam questo central na nova conjuntura de poder. Para Hamilton de Mattos Monteiro:
O advento da Repblica e com ela da Federao consagrou os desejos de largas camadas das elites dominantes do pas que, no sistema anterior, no tiveram, at ento, qualquer possibilidade de ascenso ao poder, Ou, de outra forma, sua participao no poder dependia do grau de submisso e colaborao com a elite dominante do Imprio (MONTEIRO, 1990, p.303).

Sobre o princpio do federalismo, depois de destitudo do poder os militares, rompe-se o sistema de relao entre os poderes locais diretamente com o centro nacional de poder. A Constituio acaba com o voto censitrio e cria um regime poltico de base representativa com eleies peridicas para a escolha dos membros do poder legislativo e dos chefes do poder executivo (Presidente da Repblica, governador de Estado e prefeitos municipais). Os governadores das unidades federativas, por serem eleitos detm uma grande soma de poder advinda do texto da Constituio passando a dirigir e controlar a poltica do estado baseados em poderosas mquinas partidrias estaduais. Esse controle se consolida com o Governo do Presidente Campos Sales, entre 1898 e 1902 quarto Presidente da Repblica, e segundo Presidente civil. Nesse perodo algumas rotinas institucionais e polticas, sobretudo rotinas informais que no so constitucionais , foram inventadas e vigoraram no Pas at 1930.

Para Campos Sales poltica no se fazia por ligaes e ideais partidrios, poltica se fazia a partir dos estados. Dentro desse contexto poltico, chamado de poltica dos governadores, a estabilidade derivaria de um acordo entre governo nacional e os chefes estaduais na tentativa de definir o que Renato Lessa (1999) chamou de reconhecimento da morfologia espontnea do poder, definindo um pacto poltico baseado na ampla troca de favores em troca de um mnimo de governabilidade. A Constituio de 1891, tambm definiu que o Presidente da Repblica seria eleito, e se o poder eletivo est nos Estados e nas suas ordens polticas Campos Sales estabeleceu uma poltica de reconhecimento dessas ordens polticas locais, tendo como contrapartida a independncia do Presidente para fazer a sua poltica. No importava para Campos Sales quem governava os Estados, o importante que as elites estaduais apoiassem o Presidente. Segundo Lus Toledo Machado ao se constituir tal sistema:
Os verdadeiros protagonistas do processo poltico eram os estados, os quais dotados dos necessrios suportes legais dominavam a poltica nacional. Em troca da garantia de tal autonomia, sem interveno da Unio e do direito de controlar as nomeaes federais, os Estados davam apoio ao Presidente, sem o qual este no subsistiria no Poder (MACHADO, 1980, p.158).

A criao da Comisso de Verificao de Poderes, que decide quem assume os cargos no Legislativo e quem fica de fora do exerccio do poder permitir que as oligarquias controlem os Estados, com seu sistema de dominao baseados numa ampla troca de favores com elites municipais, criando assim o famigerado coronelismo como definiu Vitor Nunes Leal (1997), na obra clssica Coronelismo, Enxada e Voto. O ttulo de Coronel tem suas origens na Guarda Nacional, criada durante o perodo regencial com o objetivo de debelar as revoltas regionais e locais, manter a ordem e fazer o policiamento. A hierarquia da Guarda Nacional ganha forte carter poltico, uma vez que o posto de coronel era o mais alto da hierarquia e, portanto era destinado ao chefe poltico local. Na Repblica Velha o tratamento de coronel segundo Maria Isaura Pereira de Queiroz ( 1975, p. 171), continuou sendo dado aos chefes polticos locais ou regionais, cujo poder e prestgio estavam diretamente relacionados com a sua capacidade de fazer favores, e tambm em funo do

tamanho da parentela que em perodos eleitorais o coronel articulava de acordo com os interesses maiores. Na concepo de Leal o coronelismo nesse perodo, um sistema de reciprocidade mtua, tendo de um lado os chefes municipais e os coronis. Os coronis agem como condutores do eleitorado, dirigindo-os com o seu controle econmico, poltico e da fora policial. Do outro lado est a situao poltica dominante no Estado, que beneficia a ordem municipal, com empregos, favores, alm claro do controle da fora. Em essncia, coronelismo, a partir dos chefes locais, dava apoio incondicional aos candidatos do oficialismo nas eleies estaduais e federais; da parte da situao estadual, carta branca ao chefe local governista. Nas cidades, nas camadas menos cultas da populao, era muito importante a atuao do cabo eleitoral, no pela apresentao de programas, mas pela distribuio de favores pessoais e empregos. O coronelismo marca o pice dos poderes locais na conduo da poltica nacional, apartir dos coronis municipais que as oligarquias estaduais se mantm e negociam com o governo central. Fenmeno novo na poltica brasileira tem as suas especificidades e perodo de durao, constituindo dessa forma todo um sistema de dominao sem precedentes na histria poltica brasileira, no se confundindo com as prticas tradicionais que atravessaram o Brasil colnia e monrquico. Segundo Edgar Carone:
O fenmeno do coronelismo tem suas prprias leis e funciona na base da coero da fora e da lei oral, bem como de favores e obrigaes. Esta interdependncia fundamental: o coronel aquele que protege , socorre, homizia e sustenta materialmente os seus agregados; por sua vez, exige deles a vida a obedincia e a fidelidade. por isso que coronelismo significa fora poltica e militar (CARONE, 1988, p.66).

Nessa concepo caracteriza-se o coronelismo como um sistema poltico formado por uma complexa rede de relaes que vai desde o coronel at o Presidente da Republica envolvendo compromissos recprocos. O governo estadual dava garantias, ao poder dos coronis sobre seus rivais e seus dependentes cedendo-lhes total controle quanto aos cargos pblicos. O coronel apoiava as elites estaduais principalmente na conduo dos votos. Na parte de cima, os

governadores do apoio ao Presidente da Repblica em troca do reconhecimento dos seus domnios do estado. Dentro desta realidade, inexiste o instituto democrtico de representao poltica. A estrutura socioeconmica anulou de fato o princpio de sufrgio universal, fato agravado ainda pelo modelo de votao que era aberto. Os coronis conduziam a massa votante para a manuteno no poder dos candidatos do oficialismo nas eleies de nvel estadual e federal, em troca de apoio em todos os assuntos de nvel municipal como, por exemplo, nomeao de parentes e direcionamento e utilizao das verbas pblicas em campanhas eleitorais ou em projetos que beneficiem os seus interesses e de seus colaboradores. Mesmo enfraquecido perante o governo central, no municpio o coronel controlava desde a nomeao do delegado de polcia at a professora primria, como demonstra o estudo de Lencio Basbaum:
Em suas mos estava toda a lei, a polcia, o escrivo, o juiz, os votos e as atas eleitorais feitas nos gabinetes. Desses gabinetes saam, os deputados, os senadores, os presidentes da repblica. (...) Esse homenzinho completamente ignorado nas cidades e to grande na sua aldeia que faz os deputados, os senadores e os presidentes da Repblica (BASBAUM, 197576, p.147).

Instituda a liderana no municpio, alguns coronis se projetam nvel regional, passam a disputar cargos estaduais, e at federais ou ocupar funes extremamente rentveis em funes burocrticas. Ausentando-se o coronel, membros de sua confiana assumem a posio de procurador, tornando-se chefe local tributrio do chefe maior que se ausentou. (LEAL, 1997). Quando no assumia pessoalmente os mandatos de prefeito sucessivamente, o coronel criava uma rede de poder, controlando o diretrio do partido, a cmara municipal ou delegando poderes aos filhos, genros, correligionrios, bacharis ou alternando diversos mandatos. Dessa maneira se conduz o sistema republicano no Brasil, atravs de um pacto no escrito baseado em uma ampla reciprocidade entre os trs nveis de poder, federal, estadual e municipal. Jos Murilo de Carvalho num belssimo estudo sobre a participao poltica na Repblica Velha conclui:

Nossa Repblica, passado o momento inicial de esperana de expanso democrtica, consolidou-se sobre um mnimo de participao eleitoral, sobre a excluso do envolvimento popular no governo. Consolidou-se sobre a vitria da ideologia liberal pr-democrtica, darwinista, reforadora do poder oligrquico (CARVALHO, 1987, p.161).

Mas como as elites surgem e desaparecem em funo de intrincados processos sociais e econmicos as mudanas ocorridas dentro do sistema capitalista principalmente aps a 1 Guerra Mundial vo exigir uma nova composio econmica para Estados agro-exportadores que era o caso do Brasil e reafirmao dos Estados Nacionais de poder centralizado para deferem suas economias. Assim como a monarquia, o coronelismo tambm foi derrubado em funo das transformaes capitalistas que o Brasil experimentou. Criado pela composio poltica que a Constituio de 1891 permitiu aos poderes locais, o coronelismo sobreviveu, com seus mecanismos de coeropersuaso, fraudes, favores, ligaes familiares at a Revoluo de 1930, quando a poltica centralizadora de Getlio Vargas na defesa dos interesses nacionais impem-se nomeando homens de sua confiana como interventores nos estados, passando os interventores nomear os responsveis pelas prefeituras. O significado e os desdobramentos da Revoluo de 30, apesar da mquina poltica ser abalada, mas no inteiramente destruda, apresenta um marco no fator temporal do coronelismo: ops-se chamada Repblica Velha, e suas estruturas institucionais, porque esta, embora tenha combatido a monarquia, no conseguiu libertar-se dos quadros tradicionais da poltica brasileira. A interveno nos estados e os veculos de comunicao, neste caso o rdio, importante mecanismo no processo nacional-centralizador do poder poltico, promoveram uma revoluo no modelo de fazer poltica no Brasil. No Paran o processo no foi diferenciado.

2.2 A FORMAO POLTICA DO PARAN

A provncia do Paran foi criada atravs da Lei Imperial n 704 em 29 de agosto de 1853 depois de anos de manifestaes por parte dos paranaenses. A criao da provncia se d durante um Gabinete chamado de conciliao presidido pelo Marqus do Paran e foi fruto do entendimento entre liberais e conservadores

com apoio da bancada baiana e do prprio governo imperial interessado em enfraquecer a oposio liberal em So Paulo, conforme demonstra Belotto:
O governo Imperial via agora, pela emancipao da Comarca, uma forma de neutralizar os liberais da regio nas eleies prximas de 1854 e obter para o partido conservador a maioria na nova assemblia provincial, alm de eleger um senador e um deputado Assemblia Geral. De quebra, a mutilao do territrio serviria como represlia Provncia de So Paulo pelo crescimento da oposio liberal no seu territrio (BELOTTO, 1990, p.89).

Embora com o decorrer do processo de emancipao as foras liberais tenham sido desarticuladas a presso pela emancipao da 5 Comarca de So Paulo vinha dos dois partidos locais: Conservadores, em funo dos interesses econmicos da nascente economia ervateira travada pelos obstculos colocados pela Provncia de So Paulo para comercializao do produto, e os liberais, fortes na regio dos Campos Gerais, grandes latifundirios dedicados pecuria identificados com os movimentos revolucionrios gachos (Farroupilhas) e paulistas, da Revoluo liberal de 1842. Em termos nacionais, a historiografia no dispensa maior ateno para os fenmenos formadores da base poltica das provncias do Sul dentro do contexto de disputa na poltica Imperial e trata essas provncias como periferia da periferia. Conforme Joo Lus Fragoso:
Isso , se a economia escravista-exportadora brasileira girava em torno do mercado internacional - no qual prevalecia a hegemonia, no sculo XIX, do sistema capitalista -, por sua vez as produes do Sul apareceriam como integrantes da periferia daquela economia exportadora (FRAGOSO,2000, p. 173).

no sculo XIX, meramente

como constituintes daquilo que os cientistas sociais tinham por hbito classificar

Tratando-se do Paran ainda como 5 Comarca de So Paulo, em um estudo mais apurado, junto a obras locais e documentaes, ainda que a situao econmica no fosse de expresses brilhantes como a explorao cafeeira paulista, encontra-se uma dinmica econmica um tanto quanto diferenciada na regio em relao ao que foi descrito por Fragoso. Essa diferena se mostra j na segunda dcada do sculo, com a Comarca desenvolvendo-se economicamente baseando-se tambm no mercado internacional com o comrcio e explorao da erva-mate, embora o mercado interno tenha forte

presena e no desconstrua a viso geral da situao econmica da regio no sculo XIX em nvel de Brasil. Essa postura da 5 Comarca de So Paulo com base no mercado internacional demonstrada por Fbio Cezar Braz:
Por volta de 1826 sua exportao era a maior fonte de renda, constituindo a base econmica da 5 Comarca. No somente outras naes adquiriam (...) erva-mate, mas tambm o imprio brasileiro como o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Santos, embora as compras se realizassem em pequena escala (BRAZ, 2002, p.95).

Os nmeros fornecidos por Capri e Olivero (1923), na obra A Histria Poltica do Estado do Paran, no ano de 1853, comprovam ainda mais essa outra viso da 5 Comarca, ainda que no se possa tratar como grande ciclo, j encontra-se um mercado consumidor consolidado e os nmeros da economia paranaense mostramse na seguinte composio:
A exportao martima da comarca representava o exguo valor de rs.584:819$940, constantes dos seguintes artigos: Matte...........................................527:619$780 Madeiras.....................................42:070$070 Arroz............................................15:130$090 (CAPRI e OLIVERO, 1923, p.27).

Essa situao diferenciada na questo econmica, com um produto novo e rentvel, desconhecido dos paulistas, traz uma configurao poltica diferenciada na 5 Comarca as vsperas de sua Emancipao. A elite dedicada ao tropeirismo estabelecida na regio dos Campos Gerais com grande prestgio poltico, passa agora enfrentar os ervateiros em ascenso buscando seu espao no quadro representativo. As aristocracias ervateiras se formavam em vrios pontos do futuro Estado, embora a erva-mate no fosse encontrada no litoral, mais escoada atravs dos portos, nas cidades litorneas como Paranagu, Antonina e Morretes nasce uma burguesia ervateira abastada dedicando-se apenas a logstica do produto. praticamente impossvel entender a histria do Paran, sem abordar o ciclo ervateiro, como nos demonstra Hermgenes Lazier:
Durante mais de cem anos de 1820 a 1930 - a erva-mate foi absoluta na economia e em toda a vida paranaense. Era a principal riqueza produzida. Toda a vida econmica, social, poltica, cultural, girava em torno da erva-mate.

Conhecendo o processo cultural da erva-mate, conhece-se a Histria do Paran daquele perodo (LAZIER, 2003, p.239).

As revoltas de cunho liberal principalmente a Farroupilha e a Revoluo Liberal paulista tambm vo contribuir para a Emancipao. Preocupado com o processo fragmentador que poderia trazer ao Imprio a unio dos liberais paranaenses com os revoltosos, Joo da Silva Machado mandado pelo Baro de Monte Alegre, Presidente da Provncia de So Paulo vem ao Paran buscar um acordo com os fazendeiros liberais dos Campos Gerais que estavam a ponto de aderir aos movimentos revoltosos. O acordo de neutralidade foi feito em troca da promessa da Emancipao. Controlada as rebelies, a bancada paulista volta a colocar obstculos as pretenses paranaenses por mais uma dcada. (CORRA, 2006, p. 16). Segundo Hermgenes Lazier (2003), o grande impulso para a emancipao foi dado quando se uniu as foras econmicas ligadas a pecuria com o grupo ligado as atividades ervateiras. A dissertao de Amlia Siegel Corra esclarecedora quanto ao interesse das duas faces pela Emancipao:
A presso pela emancipao da 5.a Comarca vinha dos dois Partidos locais: Conservador, em funo dos interesses econmicos da nascente economia do mate, travada pelos obstculos colocados pela Provncia de So Paulo para a comercializao do produto, e Liberal, maioria poltica que se identificava com os revoltosos gachos e com os liberais paulistas, e que negociou seu apoio ao governo central em troca da emancipao (CORRA, 2006, p.15-16).

Consolidada a Emancipao e com o fim do Gabinete Imperial chefiado pelo marqus do Paran, os nimos novamente se acirravam ocasionando mudanas na configurao da Assemblia Provincial e retornando as divergncias entre as elites paranaenses em busca da hegemonia no cenrio poltico. Essas divergncias atravessaro toda a vida poltica do Paran enquanto Provncia, e s sero solucionadas com a Coligao j em tempos republicanos. Um dos grandes motivos de discrdia entre as duas faces segundo Lazier (2003) era o trajeto da Estrada da Graciosa, vital para os interesses dos exportadores de erva-mate, concluda em 1873, seguindo o trajeto requerido pelos ervateiros e demonstrando um processo de fortalecimento poltico dos ervateiros com o passar dos anos. Capri e Olivero demonstram a importncia desta obra para o setor de explorao da erva-mate:

Com a abertura da Estrada da Graciosa novos horizontes se abrem para a Provncia. A indstria do matte transferiu-se de Morretes e Porto de Cima para Curitiba: Rebouas organiza a Companhia Florestal Paranaense; iniciando a indstria madeireira, ao mesmo tempo em que preconiza a indstria de barricas (CAPRI E OLIVERO, 1929, p.23).

Importante salientar que a fabricao de barricas um derivado do setor ervateiro, estendendo assim os laos de dependncia em torno deste setor, diversificando a economia e ao mesmo tempo aumentando as relaes de dependncia em torno dos ervateiros. Embora as divergncias entre liberais e conservadores tivessem se mantido durante todo o perodo provincial a Proclamao da Repblica foi recebida com relativa tranqilidade dentro do Paran. Afirmaes a respeito desta tranqilidade encontram-se em toda produo historiogrfica paranaense referente ao perodo. "Assim, tal como no Brasil, a Repblica se fizera no Paran, no pela ao dos republicanos, que foram poucos e sem expresso poltica, mas pela omisso dos monarquistas, quer liberal, quer conservadores (MARTINS, [s.d.], p.187). Ao findar se o sistema imperial, no existia um movimento republicano forte dentro do Paran, apenas algumas figuras de prestgio como Vicente Machado, republicano de ltima hora e clubes republicanos em algumas cidades como Curitiba e Paranagu fato que vai propiciar a manuteno das elites. Hermgenes Lazier esclarece essa inexistncia de representatividade republicana na composio da ltima legislatura paranaense do perodo imperial:
Na ltima legislatura do perodo provincial, dos 24 membros, 13 eram do Partido Liberal, 10 do Partido Conservador e apenas um do Partido Republicano, que era Vicente Machado da Silva Lima. O ltimo Presidente da Provncia foi Jesuno Marcondes, que entregou o cargo ao General Francisco Cardoso Junior, comandante da Guarnio Militar do Exrcito representante do Marechal Deodoro da Fonseca (LAZIER, 2003, p.109).

elite

pecuarista

encontrava-se

enfraquecida

economicamente,

mecanizao dos transportes, com o advento das estradas de ferro no precisava mais da trao animal, principalmente dentro do sistema cafeeiro que era o grande mercado consumidor para o tropeirismo. Enfraquecidos economicamente, lentamente enfraqueciam em representatividade. Vencidas as dificuldades iniciais, principalmente a Revoluo Federalista, que recebeu apoio da velha elite pecuarista

que adere a luta armada como forma de reaver o controle poltico restar apenas uma fora econmica dentro do Paran, os ervateiros. Dentro da perspectiva do poder local, nos municpios essa relativa tranqilidade com que a Proclamao da Repblica foi recebida permitiu a manuteno das velhas elites. Os ltimos anos do Paran provncia tm a marca dos mesmos quadros polticos que atuaro no comando da poltica local at os anos 30 do sculo XX. No existem rupturas, Lus Carlos Pereira Tourinho em Toiro Passante III: tempo de Repblica Velha, diz que dos 32 eleitos em 1891 para deputado estadual, (...) somente 16 representavam a renovao republicana; sendo que destes poucos tero expresso poltica no territrio paranaense. (TOURINHO, 1990, p.414). Embora algumas mudanas de carter administrativo tenham acontecido com a transio e at certa prestao de contas junto ao poder pblico do Estado e ao grupo que estes chefes locais representavam a alterao no quadro local praticamente inexiste. Com a Repblica, no controle do Estado o equilbrio do poder no campo poltico se deu devido aliana entre republicanos e conservadores que resultou numa hegemonia que forneceu espao para a instaurao do projeto de modernizao conservadora da elite ervateira local. Com o intuito de afastar totalmente os antigos liberais do poder no executivo estadual, o apoio ervateiro dado a Vicente Machado. Entre 1891 e 1907 a atuao de Vicente Machado foi to marcante que estes 16 anos ficaram conhecidos na histria paranaense como perodo vicentino. Junto com Xavier da Silva formou uma dupla que a cada quatrinio se revezavam no controle do executivo estadual consolidando o poder poltico dos ervateiros no Paran. Conforme demonstra Corra:
A partir desse momento os ex-conservadores, representantes dos ervateiros, passaram a ocupar a posio dominante no campo poltico paranaense, pois, com o regime federativo implantado, o exerccio das oligarquias locais havia ficado mais direto, uma vez que tinham o controle do Executivo. Mantiveramse nessa posio por mais de uma dcada, com os ex-liberais permanentemente afastados da participao no governo (CORRA, 2006, p.63).

A concepo de rede caracteriza-se nesse momento com o apogeu do grupo ervateiro, pois segundo a concepo de Norbert Elias e John Scott (2000, p. 103)

"um grupo s pode estigmatizar outro com eficcia quando est bem instalado em posies de poder das quais o grupo estigmatizado excludo. A morte de Vicente Machado em 1907 gera um problema quanto sucesso, resolvido com a formao da coligao Republicana da qual se originou o Partido Republicano Paranaense que segundo Lazier (2003) voltou unir o litoral e o planalto, formando uma Assemblia Legislativa quase homognea e fazendo despontar novas figuras na cena poltica como Carlos Cavalcante que em 1912 tornou-se Governador, Afonso Alves de Camargo e Caetano Munhoz da Rocha. Ao findar-se o governo de Cavalcante em 1916, Afonso Alves de Camargo e Caetano Munhoz da Rocha vo se revesar na Presidncia do Estado. O Partido Republicano Paranaense tornou-se o instrumento garantidor da ordem poltica no Estado e da homogeneidade intra-elite. Prova de homogeneidade intra-elite a sucesso de mandatos: Romualdo Batista foi deputado 9 vezes, Romrio Martins foi 10; Elixeu Mello ocupou a cadeira do Legislativo 7 vezes, Hildebrando Arajo e Amazonas de Arajo Marcondes 6; Manoel de Oliveira Franco, Caetano Munhoz da Rocha, e Joo David Perneta, foram 5 vezes cada. Quanto ao governo do Estado prevalece o acordo oligrquico entre ervateiros e fazendeiros selado com a Coligao dos antigos partidos polticos dentro de um perfeito entrosamento entre Executivo e Legislativo criando uma ampla rede de poder econmico e familiar, como escreveu Samuel Guimares da Costa:
Carlos Cavalcanti era cunhado de Caetano Munhoz da Rocha, que por sua vez era consogro de Afonso Alves de Camargo e este ltimo irmo de Marins Alves de Camargo. Ora, Afonso Camargo era vice-presidente do Estado no Governo Cavalcanti (1912-1916), quando Marins Camargo foi secretrio sucessivamente de duas pastas, enquanto Munhoz da Rocha exercia como deputado estadual a vice-presidncia e, logo depois a presidncia do Congresso Legislativo Estadual, justamente nos binios 1912-1913, 19141915, e 1916-1917. Mas no foi s isso. Ao quadrinio de Afonso Alves de Camargo de 1916 a 1920, sucede o quadrinio de Caetano Munhoz da Rocha que j fora vice-presidente de Afonso Camargo e tambm seu secretrio em mais de uma pasta no perodo de 1920 a 1924, para o qual foi eleito como candidato nico, sem maiores riscos eleitorais (COSTA, 1995, p.281).

O que permite uma aproximao deste perodo da histria poltica paranaense com a viso de Vitor Nunes Leal, viso esta que v antes de tudo, uma fraqueza do poder local em detrimento do governo do estado o limite de poder que

os mandatrios locais sofreram por parte da Coligao. Sendo na sua maioria obrigados a filiar-se ao PRP como forma de participar da situao, nomes fortes da poltica local, como Amazonas de Arajo Marcondes, coronel que dominou o municpio de Unio da Vitria durante quase toda a Repblica Velha, alternando os cargos de prefeito e de deputado estadual, conforme indica Joo Carlos Vicente Ferreira, (2006, p.129), Lus Antnio Xavier, prefeito de Curitiba entre 1900 e 1907, Telmaco Borba e tantos outros, podendo incluir aqui os ervateiros de Rio Negro, tinham um papel fundamental agindo no sentido de garantir as eleies uma vez que eram instrumentos de sustentao da rede que ocupava as diretrizes do executivo estadual, alm de fortalecer a engrenagem hierrquica do sistema partidrio. Essa garantia da sustentao se dava pelo envolvimento direto de muitos desses coronis lanando-se como prefeito ou deputados estaduais quando a situao no municpio j estivesse tranqilizada. O enfraquecimento dos coronis locais observados por Vitor Nunes Leal percebido quanto a representatividade no executivo estadual, caracterizado pelo confinamento destes ao municpio, onde seus projetos de lei e reivindicaes eram na maioria das vezes voltadas ao objetivo de manuteno da rede estadual e do controle local. Seria este o preo a ser pago pelo seu continusmo a frente do executivo municipal. O Partido Republicano Paranaense configurou-se como o instrumento garantidor do coronelismo no Paran, uma das evidncias que comprovam esta afirmao justamente sua capacidade aglutinadora dos interesses extremamente divergentes antes da Coligao e mant-los em sintonia, sem a presena de uma oposio partidria at a ascenso de Getlio Vargas ao Poder Nacional. Grupos anteriormente antagnicos acabaram se adequando ao novo contexto e participando dos favores da situao governista. Essa capacidade aglutinadora que homogeniza os interesses de importncia fundamental para a manuteno de um projeto de controle poltico. Segundo Jos Murilo de Carvalho:
Pelo menos a curto e mdio prazo, quanto mais homognea uma elite, maior sua capacidade de agir politicamente. As razes so bvias. Uma elite homognea possui um projeto comum e age de modo coeso, o que lhe d enormes vantagens sobre as elites rivais (CARVALHO, 1996, p.34).

A capacidade de controlar a engrenagem determinadora da hierarquia foi o principal atributo que permitiu ao PRP a manuteno no poder sem enfrentar grandes conflitos. Os atores envolvidos no controle do Diretrio Central so os mesmo que vo se revezar no poder em nvel estadual e federal. Nesse contexto os diretrios municipais eram submetidos ao estadual garantindo um controle direto sobre a massa votante e atendendo as determinaes impostas pela cpula executiva do Partido, cujos atores ocupavam os mais importantes cargos polticos do Estado. A relao submissa dos diretrios municipais em relao ao estadual assemelha-se ao mecanismo de submisso dos coronis ao governo do Estado. Uma vez que a eleio poderia ser vencida sem estes, usando todo o tipo de fraudes tornava-se necessrio ao coronel fazer parte do sistema, ou seja, para ocuparem o comando da poltica local, submetiam-se as ordens advindas das instncias superiores e sempre dependendo destas instncias para a obteno de recursos e concesses financeiras para a sobrevivncia da situao. Embora no tendo uma representatividade no cenrio nacional como teve o Partido Republicano Paulista ou o Mineiro o PRP paranaense teve grande importncia para a consolidao do coronelismo conforme a concepo de Vitor Nunes Leal, pela sua capacidade de viabilizar os interesses da cpula estadual do partido com os interesses dos mandatrios locais, uma vez que a filiao ao Partido era para estes o canal para interagir com a elite estadual. Muito alm de simples instrumento poltico, a fora do sistema partidrio agiu como mecanismo disciplinador mantendo os coronis locais em seus respectivos territrios, controlando as prefeituras, as cmaras e os diretrios municipais. Paralelo isso garantindo os votos para a situao estadual. No governo de Caetano Munhoz da Rocha introduzida uma emenda na Constituio Estadual de 1892, permitindo a reeleio do Presidente do Estado, que ampliou o mandato do Presidente Caetano por mais quatro anos. Ao findar a presidncia de Caetano Munhoz da Rocha mais uma vez elege-se Afonso Alves de Camargo, para o quadrinio 1928-1932, sendo este interrompido em 1930 pela Revoluo que levou Getlio Vargas ao poder nacional freando a oligarquia estadual e as elites municipais que se beneficiavam desta rede.

3 A ELITE POLTICA RIONEGRENSE NO PERODO DE 1889-1930

O povoamento de Rio Negro iniciou-se a partir de um antigo pouso de tropeiros que conduziam gado, muares e vacuns de Viamo no Rio Grande do Sul para a feira de Sorocaba em So Paulo. Diante das dificuldades do precrio caminho aberto pelas tropas, os tropeiros requereram em 1816, junto a D Joo VI a abertura de uma estrada. Neste mesmo ano o monarca portugus envia para o municpio 50 casais de portugueses aorianos, para garantir a segurana do local, iniciando o povoamento efetivo do territrio (FERREIRA, 2006). O povoamento se intensifica com a construo da Estrada da Mata sob responsabilidade de Joo da Silva Machado que mais tarde receberia do Imprio o ttulo nobilirquico de Baro de Antonina, e fixou em Rio Negro a primeira leva de imigrantes germnicos em territrio, que depois de 1853 seria denominado paranaense. (FORJAZ, 1929). O povoado passou de Capela Curada Freguesia do Senhor Bom Jesus da Coluna em 28 de fevereiro de 1838, e pela Lei 219 de dois de abril de 1870 decretada pela Assemblia Provincial do Paran foi elevada categoria de Vila. Neste mesmo ano no dia 15 de novembro deu-se a Emancipao Poltica de Rio Negro sendo empossada a Primeira Cmara de Vereadores. (FORJAZ, 1929). Segundo Raul de Almeida esses eventos tm a seguinte proporo:
1870 o ano de Rio Negro, a 2 de abril a Assemblia Provincial do Paran decreta a criao do Municpio, elevando a at ento Freguesia categoria de Vila, A lei respectiva foi promulgada pelo ento Presidente Antnio Luiz Affonso de Carvalho. A 15 de setembro procede-se a eleio dos membros da primeira Cmara Municipal, que ficou assim constituda: Presidente: Comendador Joo de Oliveira Franco; Membros: Capito Francisco de Paula Xavier Frade, Capito Joo Bley, Joo Vieira Ribas, Tenente Pedro Amalio Ribas, Salvador Jos de Lima e Tibiri dos Santos Pacheco Lima (ALMEIDA, 1976, p. 40).

Nesta primeira Cmara predominam homens ligados ao exerccio das armas, instalados aqui talvez pela necessidade de proteo aos registros fiscais, os litgios territoriais com Santa Catarina e pela experincia revolucionria tentada pelo Rio Grande do Sul dcadas antes. Constitudo o poder poltico independente da Vila do Prncipe nota-se ao ser promulgado o oramento municipal para o ano de 1871, a importncia em termos de renda que a explorao da erva-mate trazia ao novo municpio.

10

O oramento previa uma arrecadao de 900$000, de imposto sobre arrendamento de terrenos para explorao de erva-mate, terrenos estes municipalizados dois dias aps a Emancipao Poltica. (ALMEIDA, 1976). Este valor correspondia ao segundo lugar na gerao de divisas para o municpio, perdendo somente para o imposto proveniente da passagem de animais pelo Registro Fiscal que correspondia a 2.050$000. Ao estudar o processo de formao de uma elite a anlise dos oramentos de receitas e despesas de fundamental importncia, pois atravs destes se identifica os principais setores contribuintes e para onde destinada a ateno do Poder Pblico. Ao analisar estes fatores segundo Carvalho:
Pelo lado da receita, o oramento indica at onde ia a capacidade do Governo de extrair recursos e de que setores da populao eram os recursos extrados. Pelo lado da despesa, pode-se detectar quais eram as prioridades e a quem elas beneficiavam, o reverso, ou a contrapartida do Governo de tirar e devolver recursos era a capacidade de resistncia ou presso dos grupos sociais. (...) O exame do oramento pode, assim constituir a primeira aproximao do jogo de foras que caracterizava o sistema poltico (CARVALHO, 1996, p.264).

Este primeiro oramento no indica grandes preocupaes com logstica, ou distribuio de produtos comerciais. Sua maior despesa caracterizada na construo de uma casa que abrigasse a Cmara, portanto no temos uma elite homognea em termos de mecanismos de controle social. Acredita-se que isso se deve a subordinao elite da Vila do Prncipe, ou provincial, aparentemente so homens com longa trajetria de circulao pelos cargos pblicos e militares j bastante envelhecidos, pois poucos deles aparecero figurando nos mandatos que se seguem e ainda menos ps Proclamao da Repblica. Outro aspecto que deve ser levado em conta para esta descontinuidade so as relaes das cmaras municipais com seus oramentos no Perodo Imperial, a centralizao administrativa acabava por suprimir as cmaras de maiores recursos como demonstra Leal:
A discriminao da receita geral no ltimo oramento do Imprio no diferia muito, no fundamental da enumerao de 1835. Basta dizer que ainda continuavam em poder do Tesouro os impostos de importao, exportao, transmisso de propriedade, indstrias e profisses e o predial (LEAL, 1997, p.170).

11

A posse da Cmara e dos juzes de Paz em 7 de janeiro de 1873 apresenta novos componentes, continuando o processo de descontinuidade, compem esta Cmara alm do Comendador Joo de Oliveira Franco, que morreria ao final do mandato, Milito Jos Costa, Pedro Amalio Ribas, Nicolau Valrio, Theodoro Ruthes, Cndido Lopes Ribeiro e Joaquim Lzaro de Oliveira Godoy. Esta cmara tem pouca atuao no que se refere continuidade de seus membros nos pleitos seguintes, mais em ofcio endereado Cmara dos Deputados, em 30 de junho de 1874, preconiza as potencialidades do municpio para o futuro em relao ervamate, dizendo no citado ofcio a abundncia do vegetal neste territrio. Os membros da Cmara empossados em 1877 demonstram preocupao em desenvolver meios de transporte principalmente no que se refere ao comrcio, e como nos oramentos a erva-mate o principal gerador de divisas, no difcil supor os beneficirios deste desenvolvimento, para este fim a navegao fluvial vista com grande vantagem como demonstra Raul de Almeida:
No passavam despercebidas Cmara Municipal rionegrense as vantagens da navegao fluvial, que poria em mais fcil comunicao a Vila com as localidades de rio-abaixo, includas as das margens do Iguau. A 20 de dezembro de 1880, oficiava-se Presidncia da Provncia nos seguintes termos: entretm este Municpio comrcio com Porto Unio, Distrito de Palmas pela via fluvial o Rio Negro feito por canoas em nmero varivel. Se em lugar de canoas se empregassem lanchas,, ofereceria segurana e cautela e ento o comrcio ter-se-ia aumentado (ALMEIDA, 1970, p.52).

A organizao da elite que dominar o cenrio poltico municipal a partir da Proclamao da Repblica que o foco deste trabalho entra em cena a partir de 1881. Em 7 de janeiro deste ano ao ser empossada a nova Cmara emergem as 2 figuras cujas famlias e seus correligionrios ocuparo cargos de destaque nas prximas dcadas. Trata-se do Coronel. Miguel Jos Grein, e do Capito Severo Jos de Almeida, patriarcas das famlias Grein a Almeida que alguns anos mais tarde se ligaro por matrimnio e pela explorao da erva-mate. Nesta eleio Severo Jos de Almeida ocupa o cargo de camarista e Miguel Jos Grein o de Juiz de Paz, posies que se invertem na eleio seguinte. A eleio de 1884 eleva o Coronel Miguel Jos Grein presidncia da Cmara. A partir desta eleio at 1930 esses sobrenomes sero comuns nos cargos eletivos do municpio e inicia-se o desenvolvimento da infra-estrutura que facilitar o escoamento da produo ervateira e o fortalecimento econmico e poltico daqueles que se dedicam a esta

12

atividade. Em 1883 a navegao a vapor introduzida no municpio, e ser o grande meio de transporte de cargas e passageiros at perder concorrncia para a ferrovia. Em 7 de janeiro de 1887, na posse da nova Cmara, Severo Jos de Almeida figura como vice presidente da Cmara, e no ano seguinte assume a presidncia. Esta Cmara permaneceria at 1892, quando aconteceu a primeira eleio sob o regime republicano. Presente tambm neste mandato Martin Mder, suo naturalizado brasileiro, um dos proprietrios do engenho de beneficiamento de mate Mder, que anos mais tarde transferiu-se para Curitiba. No primeiro ano da legislatura, 1887, a Cmara conta em sua presidncia com Santiago James Braz, pai de Narciso James Braz, que genro de Severo Jos de Almeida. Santiago Jamez Braz repetir mais alguns mandatos e figura novamente como presidente da Cmara em 1900-1901. Interessante dessas duas figuras, Santiago James Braz e seu filho Narciso o total ostracismo dispensado aos dois pela historiografia do municpio, suas atuaes s so conhecidas devido atuao na poltica e a ligao com a famlia Almeida o que leva a crer que esta atuao deriva dos desgnios da famlia Almeida. A partir desta data o predomnio dos ervateiros total, amparados pela descentralizao do regime republicano e reforado a partir das reformas do Presidente Campos Salles, que dava autonomia s oligarquias estaduais e consequentemente isto chegava at o municpio. Uma vez que precisava fortalecer o Estado Nacional, mais os tentculos no alcanavam os confins do pas continental, os mandatrios locais tornam-se figuras importantes da nova estrutura polticoadministrativa imposta no Pas. Lencio Basbaum nos demonstra a manifestao e a forma de fazer poltica a partir do municpio neste novo cenrio.
Mesmo, porm com o relativo empobrecimento de uma parte dos senhores de terras e o enriquecimento de outros, no se havia alterado a sua posio de domnio poltico do Pas. Apenas mudara a forma de exerc-lo. O fazendeiro se transforma em coronel. J no mais ia as Cortes como Deputado delegava poderes ao filho, ao genro bacharel, enquanto ele se deixava ficar na sua cidadezinha a fazer poltica (BASBAUM, 1975-76, p. 147).

Na eleio de 1892 agora com sufrgio amplo, embora s permitido aos alfabetizados, foi eleito prefeito Joaquim Teixeira Sabia, fato que se repete em 1896, sua eleio, deriva do fato de ser letrado, pois era professor na cidade e tm estreita ligao com a famlia Grein; seu filho Mrio Sabia casado com Sophia

13

Grein e sua filha Maria Joanna casada com Benjamim Grein, filhos do Coronel Miguel Jos Grein. Essa estreita ligao com detentores de capital econmico coloca em cena tambm os detentores de um outro modelo de capital que agora ganha maior visibilidade, o capital social adquirido atravs do domnio da alfabetizao. Joaquim Teixeira Sabia detentor deste modelo de capital, adquirido pela formao acadmica. O capital social, adquirido pelos estudos cria nesta estrutura um amplo conjunto de relaes sociais com os detentores do capital econmico, que possibilitar ao ator mobilizar em seu favor essas relaes na perspectiva da obteno de lucros, acessibilidade e manuteno dentro da rede dominante no campo poltico. O filsofo francs Pierre Bordieu define esse capital social como:
O exemplo de recursos atuais ou potenciais que so ligados posse de uma rede durvel de relaes mais ou menos institucionalizadas de interconhecimentos e de interreconhecimento, ou em outros termos, o pertencimento a um grupo como exemplo de agentes que no so unicamente dotados de propriedades comuns, mas so tambm unidos atravs de ligaes permanentes e teis (BOURDIEU, 2003, p.68).

A reeleio de Joaquim Teixeira Sabia, que poucos anos antes no passava de simples professor, acompanhada pela eleio de mais alguns correligionrios. Como camarista elege-se Antnio Ricardo dos Santos Filho, fazendeiro e genro do Coronel Miguel Jos Grein, o comerciante e dono de engenho de beneficiamento de mate Baslio Celestino de Oliveira, alm do antigo secretrio da Cmara Thomaz Becker, cujo filho Ermelino Becker, genro do Capito Severo Jos de Almeida e vir a ocupar o cargo de Tabelio de Notas, tornando-se figura de destaque no diretrio poltico na segunda dcada do sculo XX. Tambm figura como camarista na eleio de 1896, Leopoldo Xavier de Almeida um dos filhos do Capito Severo e proprietrio da empresa Leopoldo de Ameida & Portes proprietria do engenho de beneficiamento de erva-mate Glria, com capacidade de beneficiamento de 700 arrobas por dia e possuidor de um ramal ferrovirio prprio ligando a empresa ao ramal da estrada de ferro Serrinha-Rio Negro ( Forjaz, 1929, p.53). O Coronel Miguel Jos Grein se efetiva no comrcio da erva-mate e anos mais tarde em virtude da Coligao Republicana, movimento elitista criado para sanar os problemas de sucesso criados pela morte de Vicente Machado e que deu origem ao PRP (Partido Republicano Paranaense) torna-se o grande chefe

14

municipal do partido. Assumiu tambm no ano de 1892 o Tabelionato de Notas da Vila. O continusmo do Coronel Miguel Jos Grein nos cargos eletivos do municpio fica latente nas palavras de Djalma Forjaz:
O Cel. Miguel Jos Grein iniciou sua vida como comerciante nos arrabalde onde nasceu, transferindo-se depois para a cidade, onde dedicou-se poltica, chefiando no Rio Negro o Partido Republicano Paranaense. Foi presidente da Cmara Municipal em diversas legislaturas. Provido no cargo de Tabelio de Notas da Comarca serviu-o durante longos anos (...). Em 1909 foi eleito Deputado ao Congresso Legislativo do Estado (FORJAZ, 1929, p.69).

Em 1893 o Cel. Miguel Jos Grein em sociedade com Antnio Jos Corra, cunhado do Capito Severo Jos de Almeida, funda o primeiro engenho de beneficiamento de erva-mate em Rio Negro, o Engenho Bom Jesus. Antnio Jos Corra sucede Joaquim Teixeira Sabia, na chefia do Executivo em 1900; assim como seu scio e seu cunhado, Antnio Jos Grein, que detinha o ttulo de Capito da Guarda Nacional, j tinha uma longa experincia em cargos pblicos no municpio. Em 1888 exerceu o cargo de subdelegado de polcia, e depois Juiz Distrital e Capataz do Porto respectivamente. Prefeito Municipal de 21 de outubro de 1900 a 5 de outubro de 1907, iniciou em Rio Negro as obras sanitaristas e urbanizadoras, prtica levada a cabo em quase todo o pas neste perodo. No seu governo foi criado o Mercado Municipal que anos mais tarde transformou-se em cadeia pblica e foi organizado o Matadouro Municipal. Ampliou e melhorou a iluminao pblica, e ofereceu a fim de povoamento terras devolutas, divididas em lotes de 48.000 metros quadrados para imigrantes com iseno de impostos por cinco anos em redor da cidade. (ALMEIDA, 1970). Com essas realizaes Antnio Jos Corra efetiva a presena dos ervateiros, na chefia municipal e lana as bases para o predomnio poltico daqueles ligados por laos familiares aos Grein e aos Almeida e os membros do diretrio do PRP. Sem esses investimentos tornar-se-ia impossvel a manuteno do grupo na predominncia governativa, uma vez que o Estado dificilmente dispunha de recursos para investir em obras altamente necessrias. Os investimentos em obras pblicas neste perodo se configuram como moeda de troca nas palavras de Vitor Nunes Leal:

15

E com essas realizaes de utilidade pblica, algumas das quais s dependem de seu prestgio poltico, enquanto outras podem requerer contribuies pessoais suas e de seus amigos, com elas que, em grande parte, o chefe municipal constri ou conserva sua posio de liderana (LEAL, 1997, p.58).

Na composio da Cmara eleita em 1900, figuram o prprio Joaquim Teixeira Sabia, Santiago James Braz e tambm Emlio von Linsingen, sobentense, radicado em Rio Negro a partir de 1896, devido aos negcios da ervamate, proprietrio dos engenhos D. Elisa e D. Emlio.Outro componente da rede em formao Antnio Ricardo dos Santos Filho, que na gesto anterior figurava como camarista eleito juiz distrital. Em janeiro de 1901 o prefeito Antnio Jos Corra responde um interessante questionrio a respeito da situao municipal que traz dados interessantes sobre a ocupao territorial e a vocao produtiva no municpio. Informava o prefeito segundo (ALMEIDA, 1970, p. 79 -80), que o municpio possua 25 mil almas, um nmero interessante, se levarmos em conta que os cargos pblicos vm sendo ocupados por uma minoria e permanecero assim por algumas dcadas, como a seguir ser visto a predominncia da segunda gerao dos Grein e Almeida e seus correligionrios. Outro dado interessante do questionrio a vocao produtiva, onde o prefeito afirma que a exportao de erva-mate anual atinge 300 mil arrobas. Em 1904 com a reeleio de Antnio Jos Corra para prefeito, figura na Cmara dos Vereadores a segunda gerao da rede de poder, destaque para Joaquim Ferreira do Amaral e Silva reeleito para o cargo de camarista, homem de formao acadmica, casado com a filha do Comendador Antonio Ricardo dos Santos, ilustre na cidade que se tornou pea fundamental para a organizao poltica local. Como muito bem observa Maria Isaura Pereira de Queiroz ( 1997, p.172), herana e casamento em geral se apresentam unidos na preservao das fortunas e do mandonismo local, a famlia qual Joaquim Ferreira do Amaral e Silva ligou-se via matrimnio, tem estreita ligao com a famlia Grein em virtude do casamento de Antonio Ricardo dos Santos Filho com Otlia Grein, filha do Coronel Miguel Jos Grein. Engenheiro Agrimensor formado pela Escola Politcnica de So Paulo em 1899 mesmo ano do casamento e de fixao na cidade, Joaquim Ferreira do Amaral e Silva foi por 19 anos foi o Comissrio de Terras, cooptao estratgica dentro do esquema poltico, baseado na propriedade agro-exportadora. Essas ligaes entre

16

lideranas polticas municipais e letradas foram brilhantemente notadas por Victor Nunes Leal:
Os chefes polticos municipais nem sempre so autnticos coronis. A maior difuso do ensino superior no Brasil espalhou por toda parte mdicos advogados, cuja ilustrao relativa, se reunida a qualidades de comando e dedicao, os habilita chefia. Mas esses mesmos doutores, ou so parentes, ou afins, ou aliados polticos dos coronis (LEAL, 1997, p.41).

Dotados destas caractersticas Joaquim Ferreira do Amaral torna-se um dos clebres polticos da cidade, chegando at o Governo Estadual. Na eleio de 1904, chega Cmara dos Vereadores e presidncia da mesma em 1905. Foi suplente de Juiz Federal, no binio 1906-1908 e tambm deputado estadual, em 1912 elegese tambm nesse ano para vereador, em 1916 foi eleito vice-presidente do Estado e simultaneamente prefeito do municpio. Alm deste, em 1904 tambm se elege Alfredo Xavier de Almeida, outro filho do Capito Severo Jos de Almeida e o responsvel pela ligao familiar entre os Grein e os Almeida, pois se casou com uma das filhas do Coronel Miguel Jos Grein e tambm responsvel pela ligao via matrimnio com a famlia Munhoz da Rocha, uma vez que sua filha Domitila era casada com Caetano Munhoz da Rocha, Baslio Celestino de Oliveira se mantm na Cmara e em 1907 assume a Presidncia. Para juzes distritais figuram novamente Antnio Ricardo dos Santos Filho, e Benjamin Grein, genro e filho respectivamente do Coronel Miguel Jos Grein. Dado interessante referente a eleio de 1904 est contida na Ata referente a eleio para as mesas seccionais de alistamento eleitoral para a eleio do prefeito e dos camaristas bem como dos deputados estaduais e que demonstram o grau de influncia de Miguel Jos Grein e do prefeito Antnio Jos Corra. Ao definir os locais de votao registra-se:
A primeira seo funcionar na sala de sesses da Cmara, 2 seo funcionar na sala da direita do prdio municipal, a 3 seo funcionar na sala da esquerda do dito prdio municipal, a 4 seo funcionar em uma das salas da casa do Senhor Miguel Jos Grein, a 5 seo funcionar na sala da casa do Senhor Antnio Jos Corra (A Cmara Municipal de Rio Negro, 1904, p. 13-14).

Em um sistema de voto aberto, dotados de grande influncia na atuao dos eleitores, no difcil supor o resultado dessa eleio. Outro fato que demonstra a grande fora e os benefcios a serem colhidos por essas figuras, so os nmeros de eleitores em cada seo serem muito prximos, ento 2/5 so mobilizados com toda

17

a garantia. Neste caso, o poder est nos atores, atravessando a estrutura social e se e se relacionando com a estrutura geral do poder que o Estado. Essa apropriao do poder por indivduos segundo Michel Foucault:
Trata-se [...] de captar o poder em suas extremidades, l onde ele se torna capilar; captar o poder nas suas formas e instituies mais regionais e locais, principalmente no ponto em que, ultrapassando as regras de direito que o organizam e delimitam, ele se prolonga, penetra em instituies, corporifica-se em tcnicas e se mune de instrumentos de interveno material ( FOUCAULT, 1979, p.182).

Eleito deputado estadual para o binio 1908-1910, Antnio Jos Corra deixou o cargo de prefeito em outubro de 1907. Exerceu ainda diversos cargos pblicos entre os quais se destacam: Chefe de Fiscalizao de Impostos na cidade de Rio Negro, Coletor Estadual de Paranagu, Sub-Inspetor de Rendas no Estado, Coletor em comisso de Ponta Grossa e Inspetor de Rendas da 5 Circunscrio. No binio seguinte 1909-1911 a vez de o Coronel Miguel Jos Grein ocupar uma cadeira no Legislativo paranaense. Ao alcanar estes postos no mbito estadual a trajetria pblica, recheada de nomeaes de Antnio Jos Corra e do Coronel Miguel Jos Grein confirmam explicitamente o panorama traado por Leal, em relao aos chefes polticos municipais, que os caracteriza como coronis. Na concepo de Vitor Nunes Leal:
Outras vezes o chefe municipal depois de haver construdo, herdado ou consolidado a liderana, j se tornou um absentesta. S volta ao feudo poltico de tempos em tempos, para descansar, visitar pessoas da famlia ou, mais freqentemente, para fins partidrios. A fortuna poltica j o ter levado para uma deputao estadual ou federal, uma pasta de secretrio, uma posio administrativa de relevo, ou mesmo um emprego rendoso na capital do Estado ou da Repblica (Ibid., p. 41-42).

O mandato de Antnio Jos Corra como prefeito concludo em virtude dos acertos da Coligao por Baslio Celestino de Oliveira, presidente da Cmara, proprietrio do engenho de beneficiamento de mate denominado Jaguatirica que at ento exercia uma displicente oposio, resolvido com a Coligao e a criao do PRP neste mesmo ano. Na eleio de 1908 a vez de Thomaz Becker ocupar a Prefeitura, acompanhado na cmara pelo ervateiro Emlio von Linsingen e Alfredo Xavier de Almeida que nesta poca j dirigia o engenho Bom Jesus, herdado de seu sogro.

18

Joaquim Teixeira Sabia nomeado Coletor Federal seguindo o esquema definido por Vitor Nunes Leal. Quanto extensa vida poltica de Thomaz Becker convm expor as palavras de Divinamir de Oliveira Pinto, Marli Bernadete Uhlman Portes e Maria da Glria Foohs:
Tinha por profisso o comrcio, exercendo, entretanto, o cargo de Secretrio da Cmara Municipal durante cerca de 16 anos. A nomeao de Thomaz Becker para procurador da Cmara tem a data de 10 de outubro de 1873. De 1890 a 1892 exerceu o cargo de Tabelio de Notas, Escrivo de rfos e mais anexos do ento Termo Judicirio de Rio Negro. Camarista Municipal em algumas legislaturas foi eleito Prefeito Municipal e exerceu este mandato no perodo de 21 de setembro de 1908 a 21 de setembro de 1912 (PINTO, PORTES e FOOHS, p.227-228).

O mandato de Thomaz Becker encerra a primeira fase da rede, pavimentando o predomnio da nova gerao ligada entre si por laos de matrimnio e pelo PRP. Durante o mandato de Thomaz Becker morre o cel. Miguel Jos Grein em 1911, e no seu lugar assumem o comando do diretrio do PRP Leopoldo Xavier de Almeida, Mario Sabia, genro do falecido, Ernesto Sabia, irmo de Mrio e Ermelino Becker, tambm ligado famlia Almeida em virtude do seu casamento com Francisca de Almeida. Esse ltimo assim como seu pai anos antes, foi secretrio da Cmara durante a legislatura 1912-1916 exercia o cargo de tabelio em 1929, ano do Centenrio da Colonizao Alem no municpio, quando Djalma Forjaz na obra j citada que trata do Centenrio ao falar do Tabelionato diz o seguinte:
Exerceram o elevado cargo de Tabelio da Comarca de Rio Negro, desde a data da sua fundao, os seguintes senhores: Thomaz Becker de 25 de abril de 1890 at 27 de maio do ano de 1892, Miguel Jos Grein, de 28 de maio de 1892, at 3 de abril de 1911, Mrio Sabia de 4 de abril de 1911 at 22 de junho de 1815 e Ermelino Becker de 23 de junho de 1915, continuando no cargo at a presente data. (...) O Sr. Ermelino Becker, nascido no dia 14 de janeiro de 1873, filho legtimo de Thomaz Becker (...) Casou-se com D. Francisca de Almeida, foi secretrio da Cmara, escrivo de rfos e mais anexos da Comarca de Rio Negro, continua exercendo as funes deste ofcio, assim como secretrio do Diretrio do Partido Republicano Paranaense (FORJAZ, 1929, p.92).

Essa informao trazida por Djalma Forjaz, alm de confirmar a configurao da rede, demonstra tambm o alto grau de controle promovido pelos mesmos atores atingindo praticamente todos os nveis da administrao municipal, chegando at mesmo nas nomeaes de carter estadual e federal. aqui que se configura o

19

sistema de reciprocidade, falado no captulo que tratava da acomodao da elite na Repblica Velha. Leal quem demonstra com grande clareza at onde chegava os desgnios dos chefes locais durante esse perodo:
Professoras primrias, coletor, funcionrios da coletoria, serventurios da justia, promotor pblico, inspetores do ensino primrio, servidores da sade pblica etc., para tantos cargos a indicao ou aprovao do chefe local costuma ser de praxe. (...) A influncia do chefe local nas nomeaes atinge os prprios cargos federais, como coletor, agente do correio, inspetor do ensino secundrio e comercial, etc. (LEAL, 1997, p.66).

Esta ampla jurisdio atribuda a poucos, mais uma das faces do sistema coronelista. O predomnio da rede no Tabelionato caracteriza relaes paternalistas, mandonismo e claro o outro descendente do sistema coronelista: o filhotismo, pois diante da dificuldade de encontrar funcionrios nos nveis federais e municipais, os chefes municipais assumiam a jurisdio para a criao de departamentos, que junto com a assistncia tcnica que prestavam municipalidade, no demoraram a assumir funes de natureza poltica. O filhotismo assenta ao redor do chefe municipal, muitos agregados e as relaes com estes, sero de imensa valia quando chega o perodo eleitoral. O que se exerce dentro dessa conjuntura uma espcie de poder e administrao patrimonialista, alheio em relao s regras constitucionais, configurando-se como um acordo no-institucional, que parte do mais alto escalo at os mais distantes municpios. Max Weber ao estudar os fenmenos desencadeados dentro do sistema poltico atenta para este poder privado:
S havia como critrio de seleo a confiana do soberano em seus favoritos. Em outras palavras, a administrao patrimonial ignorava as noes de competncia e de especializao e s considerava a honra das individualidades. Em vez de funcionrios, dever-se-ia antes falar de dignatrios (FREUND, 2006, p. 175).

Encerrando a primeira fase da dominao dos ervateiros no municpio de Rio Negro, podemos classificar como autnticos coronis, em virtude da ampla rede que se forma em torno destes, Miguel Jos Grein e Severo Jos de Almeida, baseandose na definio do coronelismo a partir dos grupos de parentela conforme Maria Isaura Pereira de Queiroz:

20

Um coronel era tambm, em geral, o chefe de extensa parentela, de que constitua por assim dizer o pice. Esta era formada por um grande grupo de indivduos reunidos entre si por laos de parentesco carnal, espiritual (compadrio), ou de aliana (unies matrimoniais). Grande parte dos indivduos de uma parentela se originava de um mesmo tronco, fosse legalmente, fosse por via bastarda; as alianas matrimoniais estabeleciam laos de parentesco entre as famlias, quase to prezados quanto os de sangue; finalmente, os vnculos de compadrio uniam tanto padrinhos e afilhados, quanto os compadres entre si, de modo to estreito quanto o prprio parentesco carnal (QUEIROZ, 1997, p.165).

A estrutura coronelstica em torno destas duas figuras determinava-se de uma maneira que se pode chamar aristocrtica, pois praticamente todos os postos de comandos locais concentravam-se nas mos de indivduos pertencentes ao grupo familiar, que por conseqncia intervinham em favor da situao diante do eleitorado, assim choques violentos inexistiram no perodo at aqui estudado. Embora apaream alguns nomes compondo a Cmara Municipal nos diversos mandatos do perodo, inexistem reeleies daqueles no ligados ao setor dominante. Essa situao caracteriza-se como um clientelismo de massa, sua funo obter bens coletivos alm do pessoal, aliado ao corporativismo ervateiro, ou seja, interesses organizados de forma concentrada, principalmente entre grupos de produtores e categorias ligadas com a administrao do Estado. O clientelismo aqui presente funcionou como um mecanismo crucial para o esvaziamento das possibilidades de conflitos sociais, uma vez que a estrutura administrativa era organizada atravessando as fronteiras de classes, grupos e categorias profissionais. A segunda fase da rede inicia-se com a eleio de Leopoldo Xavier de Almeida em 1912 para o cargo de prefeito. Baslio Celestino de Oliveira eleito Deputado Estadual para o binio1912-1913. Joaquim Ferreira do Amaral e Silva mais uma vez aparece entre os camaristas, juntamente com Felipe Kirchner. Radicado em Rio Negro desde 1893, Felipe Kirchner era Coronel da Guarda Nacional, agrimensor, comerciante de mate e administrador do escritrio da Loyd Paranaense, empresa de navegao, cujo escritrio funcionava em um casaro as margens do Rio Negro que era de sua propriedade. Foi camarista no mandato 19081912, ocupando a presidncia da casa no binio 1910-1912 e chefe do diretrio municipal do PRP neste perodo, juntamente com os citados acima. Em 1916, Joaquim Ferreira do Amaral e Silva eleito Prefeito Municipal, acompanhando-o na administrao, Baslio Celestino de Oliveira na Presidncia da

21

Cmara, Felipe Kirchner, Alfredo Xavier de Almeida, Ernesto Sabia, Jos Bley ligado famlia Almeida, Narciso James Braz, cunhado de Alfredo Xavier de Almeida. Essa cmara apresenta a composio mais homognea no que se refere a ocupao dos seus membros. Dos 8 camaristas eleitos, 6 so negociantes e 2 industriais, um desses industriais, Henrique Stahlke o homem forte do distrito de Campo do Tenente, proprietrio de uma importante indstria madeireira e de explorao de erva-mate. A gesto 1920-1924 consagra Felipe Kirchner como prefeito, acompanhado na Cmara por Joaquim Ferreira do Amaral e Silva e mais dois membros do cl dos Almeida, o Coronel Nivaldo de Almeida e seu irmo Argemiro, herdeiros do longo predomnio da famlia nos cargos eletivos. Concludo o mandato Nivaldo de Almeida eleito prefeito e seu antecessor, o Coronel Felipe Kirchner torna-se mais uma vez presidente da Cmara, Argemiro de Almeida eleito juiz distrital juntamente com Ernesto Sabia. Concorrendo a reeleio sem oponente Nivaldo de Almeida assume novo mandato em 6 de julho de 1928, mais a composio da Cmara no se mostra muito favorvel, o nico sobrenome a se repetir na composio Sabia, Flvio Sabia experimenta a atividade poltica. Alm do poderio econmico da famlia Almeida, a presena dos membros no Diretrio municipal do PRP, os casamentos com os principais troncos do lugar, Nivaldo de Almeida tambm contava com uma ligao de sua famlia com uma das figuras mais poderosas politicamente no nvel estadual. Essa ligao tratava-se nada mais nada menos do que a vinculao com Caetano Munhoz da Rocha, o Presidente do Estado, mediante o casamento deste com sua sobrinha Domitila. Essas ligaes por matrimnio como mecanismo de poder dentro e de mobilidade social da elite rio-negrense e que permitiu o protagonismo poltico da famlia Almeida caracterizam-se com a definio de Maria Isaura Pereira de Queiroz:
O casamento fora da parentela, dando como resultado a aliana de dois grupos poderosos que passavam a ser parentes, e, portanto intimamente unidos, tanto econmica quanto politicamente, podendo se elevar na hierarquia do domnio graas a esta soma de foras familiares, econmicas e polticas. Alm de instrumento de defesa de posies sociais para os grupos existentes, era o casamento importante meio de integrao e de ascenso social para os ambiciosos que, no pertencendo a parentela importante, ou sendo um forasteiro, pretendesse conquistar uma posio de destaque (QUEIROZ, 1997, p. 172-173).

22

A anlise das despesas efetuadas de janeiro a novembro de 1928, demonstrou uma grande disparidade no que se refere aos subsdios do prefeito e do secretrio Dagoberto Jos Corra nomeado por este, em relao aos investimentos de cunho social. Durante este perodo os subsdios do prefeito alcanaram 3:600$000, ( trs contos e seiscentos mil ris), o secretrio recebeu 3.000$000, ( trs contos de ris), enquanto a instruo pblica recebeu o investimento de apenas 657$000 ( seiscentos e cinqenta e sete mil ris), (FORJAZ, 1929, p. 87). O Golpe de 1930 dissolve essa composio poltica em outubro de 1930, e atravs de seus desdobramentos permite uma viso do amplo grau de controle que a elite poltica ervateira exerceu no municpio durante 4 dcadas. A Comisso de Sindicncia instalada atravs do Decreto n 10 de vinte e quatro de dezembro de 1930 apurou atos absurdos referentes as gestes do prefeito Nivaldo de Almeida que podem ser estendidos a todos os governantes, uma vez que at essa data nem uma simples relao do patrimnio municipal existia. Alm desse descuido com o bem pblico, a Comisso apurou gastos exorbitantes em campanhas eleitorais, irregularidades nos donativos para os festejos do Centenrio da Imigrao, gastos com manifestaes de homenagem aos correligionrios, bem como uma ampla liberdade de ao para o secretrio da Cmara, Dagoberto Jos Corra, filho do Capito Antnio Jos Corra que ocupou o cargo durante o perodo de governo do Coronel Nivaldo de Almeida. A no interferncia da Cmara no sentido de fiscalizar os atos do poder executivo assinala para o alto grau de controle e de conivncia com que a elite poltica atuou no municpio no perodo de 1889 at 1930.

23

4 CONSIDERAES FINAIS

A primazia do controle poltico no Brasil ps-independncia sempre esteve ligada ao processo de circulao das elites. Atravs do controle de mecanismos sociais as elites forjaram um modelo de governabilidade que os permitiu controlar as decises governamentais em favor da sua manuteno. Por outro lado com a centralizao do Estado se fez necessrio criar uma elite homognica para garantir a governabilidade e a unidade do territrio.O controle do poder poltico no municpio de Rio Negro aps a Proclamao da Repblica constituiU-se de um processo de organizao em torno de duas importantes famlias, Grein e Almeida ligadas por matrimnios e ao setor de explorao da erva-mate. Os membros dessas famlias e seus correligionrios ocuparam a chefia do executivo e a Cmara dos Vereadores, bem como o controle do Diretrio Poltico do PRP, que foi o rgo aglutinador dos interesses dentro da poltica paranaense aps a morte de Vicente Machado em 1907 durante a Repblica Velha. Essa rede de sociabilidade e parentesco que se pode observar na elite poltica rio-negrense, forneceu as bases para acomodao dos conflitos e conciliao dos interesses, formando uma rede de poder que se estendia por todos os mbitos da vida poltica e social do municpio. O coronel Miguel Jos Grein e o Capito Severo Jos de Almeida figuravam em cargos eletivos no municpio mesmo antes da Proclamao da Repblica, cargos esses mantidos no novo regime e no caso do Coronel Miguel Jos Grein chegando at a Assemblia Legislativa do Estado. Seus filhos, genros, cunhados, compadres etc. herdaram essas carreiras seguindo at o desfecho da Repblica Velha. Essa constatao vem ao encontro com a concepo de Gaetano Mosca na qual:
Entre as tendncias e os fatos constantes que se acham em todos os organismos polticos, um existe cuja evidncia pode ser a todos facilmente manifesta: em todas as sociedades, a comear por aquelas mais mediocremente desenvolvidas e que so apenas chegadas aos primrdios da civilizao; at as mais cultas e fortes, existem duas classes de pessoas: a dos governantes e a dos governados. A primeira, que sempre a menos numerosa, cumpre todas as funes pblicas, monopoliza o poder e goza as vantagens que a ela esto anexas; enquanto a segunda mais numerosa, dirigida e regulada, pela primeira, de modo mais ou menos legal ou de modo mais ou menos arbitrrio e violento, fornecendo a ela ao menos

24

aparentemente os meios de subsistncia e os que so necessrios vitalidade do organismo poltico. (MOSCA apud BOBBIO, 1986, p. 385)

Embora existissem figuras desprovidas das ligaes abordadas na vida poltica rio-negrense, poucos conseguiram repetir mandatos eletivos no perodo estudado e nenhum passou do cargo de camarista. Nesse contexto o poderio econmico gerado pela explorao da erva-mate, os laos familiares e de compadrio, aliado necessidade de engajamento no PRP, tornou-se um instrumento essencial para o estabelecimento do coronelismo no Municpio, permanecendo at 1930 a servio dos interesses da elite vigente no Estado no oferecendo espao nem perspectivas para posturas opositoras. A comisso de Sindicncia instalada em 1931 conforme o Decreto n 10 de vinte e quatro de dezembro de 1930 apurou atos absurdos durante essa vigncia, comprovando as relaes de coronelismo, mandonismo e clientelismo presentes na administrao municipal, bem como a grande soma de recursos pblicos gastos nas campanhas eleitorais e manifestaes aos correligionrios. Embora o resultado tenha sido praticamente nulo, boa parte devido a manuteno de velhas prticas e de velhos atores na cena poltica at 1944, permitem hoje uma reflexo acerca dessas antigas formas de manuteno do poder em determinados territrios. Parafraseando Raimundo Faoro: So os estamentos (...).

25

REFERNCIAS

ALMEIDA, Raul de Almeida. A Histria de Rio Negro: Curitiba: s. n . 1976. BACH, Arnoldo Monteiro. Carroes e outras histrias. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2005. BASBAUM. Lencio. A Histria Sincera da Repblica, 6. ed. So Paulo: Alfamega, 1975-76. BASILLE, Marcelo Otvio N. de C. O imprio brasileiro: panorama poltico. In: LINHARES, Maria Yeda, (Org). Histria Geral do Brasil, 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.Cap.6, p.188-299. BELOTO, Divonzir Lopes. O Paran e a Emancipao Conservadora. 1990. f. 210. Dissertao (Mestrado em Economia). PUC, Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo. BOBBIO, Norberto et al. Dicionrio de Poltica. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1986. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. CAPRI E OLIVERO, A Histria Poltica do Estado do Paran, So Paulo: Empreza Editora Brazil, 1923. CMARA MUNICIPAL DE RIO NEGRO, Livro de Atas 1904 -1916, n13 , p 13-85. CARONE, Edgar. A Primeira Repblica (1889 1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988. CARVALHO, Jos Murilo de: A Construo da Ordem: a elite poltica imperial; Teatro de Sombras: a poltica imperial, 2 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996. _______________________: Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Companhia das Letras, 1987.

26

CELESTINO, Ayrton Gonalves. Os Bucovinos do Brasil e a histria de Rio Negro. Curitiba: Torre de Papel, 2002. CORRA, Amlia Siegel. Imprensa e Poltica no Paran: Prosopografia dos redatores e pensamento republicano no final do sculo XIX. 2006. f.230 . Dissertao (Mestrado em Sociologia) Programa de Ps-Graduao em Sociologia, no Setor de Cincias Humanas, Letras e Artes. UFPR, Universidade Federal do Paran. Curitiba. COSTA, Samuel Guimares da. A erva-mate.Curitiba: Coleo Farol do Saber, 1995. COSTA, Wilma Peres. A espada de Dmocles: o exrcito a Guerra do Paraguai e a crise do imprio. So Paulo: Hucitec, 1996. ELIAS, Norbert. Introduo a sociologia. Lisboa: Edies 70, 1999. ____________; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relaes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. FERREIRA, Joo Carlos Vicente. Municpios paranaenses: origens e significados dos seus nomes, Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. FORJAZ, Djalma. Centenrio da Colonizao Alem em Rio Negro e Mafra, So Paulo: Empreza Editora Olivero, 1929. FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder, Rio de Janeiro: Graal, 1979. FRAGOSO, Joo Lus. O imprio escravista e a repblica dos plantadores. In: LINHARES, Maria Yeda, (Org). Histria Geral do Brasil, 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. Cap. 5, p. 144 184. FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitria, 2006. LAZIER, Hermgenes. Paran: terra de todas as gentes e de muitas histrias, Francisco Beltro: Grafit Editora, 2003.

27

LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: O municpio e o regime representativo no Brasil, 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. LESSA, Renato. A inveno republicana: Campos Salles, as bases e a decadncia da Primeira Repblica brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999. LINHARES, Temstocles. A Histria Econmica do Mate. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio, 1969. MACHADO, Lus Toledo. Formao do Brasil e Unidade Nacional, So Paulo: Ibrasa,1980. MARTINS, Romrio. A arte grfica e o periodismo no Paran. Caixa Romrio Martins, n.8, s.d. (Acervo Arquivo Pblico). MONTEIRO, Hamilton de Mattos: Da independncia vitria da ordem, In: LINHARES, Maria Yeda, (Org). Histria Geral do Brasil, 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.Cap.4, p.129-143. PINTO, Divinamir, PORTES, Marli Uhlmann. FOOHS, Maria da Glria. 175 anos da imigrao alem para Rio Negro: os pioneiros do Paran. Rio Negro: s.n. 2007. PRADO JNIOR, Caio. Evoluo poltica do Brasil e outros estudos. 5. ed. So Paulo: Editora Brasiliense, 1966. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. O coronelismo numa interpretao sociolgica. In: FAUSTO, Boris (org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira, Tomo III. 6. ed. So Paulo: Difel, 1997, p. 155 - 190. SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Dcadas de espanto e uma apologia democrtica. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. SODR, Nelson Werneck. Panorama do Segundo Imprio. 2. ed. Rio de Janeiro: Graphia, 1998. TOURINHO, Luiz Carlos. Toiro Passante III: Tempo de Repblica Velha. Curitiba: Estante Paranista, 1990.

28

WEFFORT, Francisco C. Formao do pensamento poltico brasileiro: idias e personagens. So Paulo: tica, 2006.

29

ANEXOS

You might also like