You are on page 1of 39

AVALIAO POSTURAL

Faculdade de Educao Fsica Medidas e Avaliao em EFI e no Esporte Prof. Arthur Sacramento

Avaliao Postural
A avaliao postural tem por objetivo principal diagnosticar desvios posturais. Uma vez identificado, o objetivo passa a ser evitar a prescrio de exerccios que possam vir a agrav-los, alm de encaminharmos o aluno a um desses especialistas quando percebermos que estes desvios parecerem importantes. Os especialistas desta rea so os fisioterapeutas, fisiatras, ortopedistas, traumatologistas, quiropraxistas e terapeutas ocupacionais. O profissional de educao fsica s pode atuar na preveno dos desvios posturais, atravs da prescrio correta dos exerccios, principalmente em academias.

Simetrgrafo
Com a utilizao do Simetrgrafo poderemos identificar os desvios posturais mais evidentes, por meio da observao de pontos anatmicos especficos que permitiro identificar possveis assimetrias decorrentes desta alterao postural.

Simetrgrafo

Simetrgrafo (Posturgrafo)
Para utilizar esse aparelho basta colocar o avaliado (homens de sunga e mulheres de biquini) em p, atrs dele, inicialmente na posio anterior, e identificamos a posio de alguns pontos anatmicos, como por exemplo: acrmios, cristas ilacas, trocnteres, cndilos, malolos etc; depois comparamos a altura dos pontos do lado esquerdo com os do lado direito em relao s linhas horizontais e verticais do aparelho e podemos observar as diferenas existentes com relao simetria desses pontos. Na posio anterior poderemos observar assimetrias nos ombros, quadril, joelhos, tornozelos e ps.

Avaliao Postural
Quando encontramos, por exemplo, uma assimetria entre os acrmios, direito e esquerdo e/ou entre as cristas ilacas, direita e esquerda, isso pode ser indcio de uma escoliose, que talvez merea algum cuidado especial. Na seqncia colocamos o avaliado na posio lateral em relao ao aparelho e poderemos observar, tambm por meio da observao de pontos anatmicos, se o mesmo apresenta uma acentuao das curvaturas anatmicas da coluna vertebral, alteraes posturais dos joelhos, tornozelos e ps.

Avaliao Postural
Os principais desvios posturais, que possivelmente iremos encontrar em nossos avaliados so os seguintes:
Hiperlordose Hipercifose Escoliose Ps planos ou cavos

Avaliao Postural
Vista Anterior
Escoliose: Desvio lateral da coluna vertebral
Escoliose simples: Quando apresenta uma nica curvatura em uma das regies da coluna vertebral, e pode ser:
1. Escoliose Torcica destro convexa 2. Escoliose Torcica sinistro convexa 3. Escoliose Lombar destro convexa 4. Escoliose Lombar sinistro convexa

Avaliao Postural
Escoliose Total Quando apresenta uma nica curvatura em mais de uma regio da coluna vertebral, e pode ser:
1. Escoliose Total destro convexa 2. Escoliose Total sinistro convexa

Avaliao Postural
Escoliose Dupla Quando apresenta duas curvaturas opostas em regies diferentes da coluna vertebral, e pode ser:
1. Escoliose Torcica destro convexa lombar sinistro convexa 2. Escoliose Torcica sinistro convexa lombar destro convexa

Avaliao Postural
Escoliose Tripla Quando apresenta trs curvaturas, sendo uma em cada regio da coluna vertebral, e pode ser:
1. Escoliose Cervical destro convexo Torcica sinistra convexa - Lombar destro convexo. 2. Escoliose Cervical sinistro convexa Torcica destro convexa Lombar sinistro convexa.

Avaliao Postural
Geno Varo: um afastamento dos joelhos em relao ao plano sagital. Geno Valgo: uma aproximao dos joelhos em relao ao plano sagital. P Abduto: a projeo dos ps para fora em relao ao plano sagital. P Aduto: a projeo dos ps para dentro em relao ao ao plano sagital. P Plano: a diminuio ou perda total do arco plantar. P Cavo: o aumento da curvatura do arco plantar.

Avaliao Postural
Vista Lateral
Hiperlordose Cervical: a acentuao da curvatura da coluna cervical. Hipercifose Torcica: a acentuao da curvatura da coluna dorsal. Hiperlordose Lombar: a acentuao da curvatura da coluna lombar.

Avaliao Postural
Costa Plana: a diminuio ou inverso de uma ou mais curvaturas da coluna vertebral. Geno Recurvato: uma hiperextenso dos joelhos, projetando-os para trs em relao ao plano coronal. Geno Flexo: a projeo dos joelhos para frente em relao ao plano coronal. P Eqino: Estando o indivduo em posio ortosttica os calcanhares no tocam o solo. P Calcneo: Estando o indivduo em posio ortosttica a poro anterior dos ps no toca o solo.

Avaliao Postural
Vista Posterior:
P Varo: a projeo do tendo calcneo para fora da linha mdia do corpo. P Valgo: a projeo do tendo calcneo para dentro da linha mdia do corpo.

Estudo descritivo das alteraes posturais de coluna vertebral em escolares de 10 a 16 anos de idade. Tangar-SC, 2004 Rev. bras. epidemiol. vol.9 no.1 So Paulo Mar. 2006

Raquel Cristina MartelliI; Jefferson TraebertII


IAluna de Mestrado em Sade Coletiva, Universidade do Oeste de Santa Catarina/ UNOESC IIProfessor Doutor, Mestrado em Sade Coletiva, Universidade do Oeste de Santa Catarina/ UNOESC

Escoliose

Escoliose

Escoliose

Hiperlordose

Hipercifose

Curvaturas da Coluna

Geno varo e geno valgo

Tipos de ps

Tipos de ps

Tipos de ps

Tipos de ps
To linda com ps to feios. Quem a dona deste p to famoso?

E estes?

Beyonc

Veias...

Sarah Jessica Parker

E este agora?

Justin Timberlake beijou seus ps na cerimnia do Oscar!

David Beckham

Hmmmm! Quem ser?

Paul Walker

Voc conhece?

You might also like