You are on page 1of 2

Em 2011, o Sistema nico de Sade (SUS) completa 23 anos.

Ao longo dessa trajetria, resultado da luta democrtica pela melhoria da assistncia populao, o SUS se consolidou como uma das maiores polticas sociais do mundo, tornando-se referncia internacional.

ONDE PROCURAR MAIS INFORMAES Disk Sade e Ouvidoria do SUS 0800 611997 http://www.saude.gov.br Ministrio Pblico Federal Procuradoria Federal dos Direitos do Cidado (0xx61) 3105 6001 http://www.pgr.mpf.gov.br

O SUS acumula xitos, como ter sido fundamental para reduzir a mortalidade infantil no pas, e ainda enfrenta problemas, como a necessidade de mais recursos. No entanto, ainda desconhecido por muitos brasileiros.

Conselho Federal de Medicina (CFM) (0xx61) 3445 5900 http://portal.cfm.org.br

SUS
em perguntas

e respostas

Para preencher essa lacuna, os Conselhos de Medicina prepararam este material que ajudar a sociedade a entender o que o SUS, reconhecer seus mritos e lutar pela sua defesa e pelo seu aperfeioamento.

Uma contribuio dos conselhos de medicina para entender o Sistema nico de Sade

1. O que o SUS? O SUS ou Sistema nico de Sade mundialmente considerado a maior revoluo e conquista social na rea da sade, tendo sido institudo pela Constituio de 1988. Antes de sua existncia, o quadro da assistncia sade no Brasil apresentava as seguintes situaes: a) pessoas ricas pagavam seus custos com sade; b) pessoas da classe mdia pagavam planos de sade; c) pessoas que trabalhavam com carteira assinada dispunham dos servios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS), Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (Inamps) etc.; d) pessoas que no tinham carteira assinada (mais de 50% da populao) eram indigentes. 2. Quais so os principais princpios do SUS? Os princpios do SUS universalidade, integralidade e equidade foram determinantes para no permitir a classificao de cidados de primeira e segunda categoria. 3. Como est o SUS 20 anos depois? Aps 20 anos, apesar de todos os problemas e reclamaes justas por parte de todos, o SUS comprovadamente um sucesso, sendo referncia no mundo. Graas a sua implementao a mortalidade infantil caiu mais de 70% no perodo. Por sua vez, a mdia de vida do brasileiro aumentou de 60 para 74 anos e as doenas infecciosas, que eram a principal causa de morte, caram para a 5a colocao, cedendo lugar s doenas cardio e cerebrovasculares, s mortes por violncia e s doenas neoplsicas. 4. O SUS responsvel pelo programa de transplantes existente no pas, pelas hemodilises, pelo vitorioso programa de combate a aids e pelo maior programa do mundo de vacinaes, ento, por que muitos o criticam, se to bom? Reconhecer o que o SUS tem de bom no incompatvel com o fato de reconhecer que apresenta graves problemas e precisa tornar-se melhor. Antes de tudo, para melhorarmos precisamos reconhecer onde, quando e porque erramos. Os defeitos que precisam ser corrigidos para que o SUS oferea a assistncia de qualidade que a populao tem direito so: a) o SUS custeado inadequadamente. Quase todos os pases da Amrica do Sul gastam mais em sade que o Brasil; b) o Brasil no consegue aprovar, em vrios governos, a Emenda Constitucional 29, que determina a disponibilizao de 10% de seu oramento com a sade o pas aplica menos de 5%; c) gastamos anualmente 80 bilhes com a sade. Alm de pouco, esse oramento no completamente executado; alm disso, verbas so contingenciadas para demonstrar supervit nas contas pblicas. Tambm no h controle e avaliao adequados para impedir a corrupo ou o gasto pblico ineficiente; d) o modelo de gesto do SUS no moderno e o controle social no respeitado e valorizado, alm de devidamente capacitado. Para o SUS dar certo, deve receber uma chance, o que significa custear o necessrio para que funcione adequadamente, bem como uma lei de responsabilidade sanitria, alm da punio aos corruptos e a criao de uma gesto eficaz e bem fiscalizada.

5. Qual o universo de pessoas que dependem do SUS? 80% da populao ou 160 milhes de brasileiros dependem do SUS para cuidar da sade. Adicionalmente, muitas vezes, tambm aqueles que tm planos de sade, quando em casos graves, terminam sendo transferidos pelos planos de sade ao Sistema. 6. Por que os planos e seguros de sade cobram preos elevados e negam-se a atender quando o tratamento caro? Porque apenas visam o lucro, e no o compromisso com a vida. A Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS), rgo do governo federal, tem a misso de regular e acompanhar os planos e seguros-sade. Entretanto, possui entre seus diretores, muitas vezes, representantes de planos de sade. 7. Quantos mdicos existem hoje no pas? No momento, o Brasil tem cerca de 347 mil mdicos em atividade. 8. Quantos mdicos se formam por ano e quantas escolas mdicas existem? Anualmente se formam 17 mil mdicos, oriundos das 181 escolas mdicas existentes no pas. 9. Por que faltam mdicos em algumas cidades e sobram em outras? A m distribuio de mdicos ntida no Brasil. Enquanto o Sudeste apresenta um mdico para cada 400 habitantes, no Norte do pas h municpios sem mdicos. Na realidade, o governo federal necessita criar condies para melhor redistribuio dos mdicos hoje existentes, em nmero suficiente no pas. 10. Qual a proposta do governo federal em relao a este problema? O governo federal estuda abrir mais escolas mdicas para que em 10 anos dobre o nmero de mdicos no Brasil. Contudo, o problema no ser resolvido apenas pelo incremento de profissionais no mercado, pois os que se formarem continuaro a procurar morar nos locais que j concentram a maioria dos mdicos. 11. O que pode ser feito para melhorar a distribuio de mdicos? Primeiramente, o Estado brasileiro precisa assumir o que est previsto na Constituio: a sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (art. 196). 12. O que isto significa? O Estado brasileiro precisa assumir que o cargo de mdico um cargo de Estado. Sob tal entendimento, deveria implantar um Plano de Cargos e Carreiras similar ao do Judicirio e Ministrio Pblico. Adotadas, tais prerrogativas, no faltaro profissionais, tanto quanto no faltam juzes e promotores concursados. 13. Isso apenas garantiria a presena de mdicos? Isso apenas a fase mais importante de todo um processo que visa garantir educao continuada, reciclagem e criao de polos de desenvolvimento que concorram para a migrao de profissionais de diversas reas para o interior do pas.

14. O que so OS, Oscips e Upas? As OS (organizaes sociais) e Oscips (organizaes sociais de interesse pblico) so instituies privadas que atuam, entre outras reas, no campo da sade. As Upas, por sua vez, so unidades de pronto-atendimento. 15. Qual a posio das entidades com relao as OS e Oscips? Como princpio, as entidades mdicas defendem a prestao dos servios de sade em unidades prprias da rede de ateno e admitem a existncia de OS em funo de especificidades regionais. 16. Quais so as entidades mdicas e para que servem? Os conselhos regionais, subordinados ao Conselho Federal de Medicina, so rgos (autarquias pblicas) cuja funo zelar pelo cdigo de tica mdica, normatizar quais procedimentos so ou no ticos e registrar a habilitao de mdicos. Os sindicatos, que compem a Federao Nacional dos Mdicos (Fenam), so rgos que existem para defender o mdico em relao a sua remunerao e qualidade de trabalho, bem como judicialmente. As associaes mdicas congregadas na Associao Mdica Brasileira (AMB) so rgos cientficos que realizam consensos, trabalhos cientficos e congressos. Hoje, existe efetiva unio entre as entidades, o que permite uma agenda unificada em relao s aes do movimento mdico brasileiro. 17. Quais os maiores desafios das entidades? A luta incessante pela valorizao do mdico, desde o processo de formao de qualidade, ps- graduao e insero no mercado de trabalho. A luta pela implantao do Plano Nacional de Cargos e Carreiras do SUS. A defesa intransigente do sistema pblico de sade. O movimento permanente pela Classificao Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Mdicos (CBHPM), conjunto de normas e procedimentos com uma banda de remunerao tica. O aprimoramento constante dos conceitos ticos e bioticos. A luta contra o exerccio ilegal da medicina, principalmente por estudantes de medicina. A luta contra o exerccio da medicina como comrcio, combatendo a ligao, de forma escusa, entre indstria farmacutica e mdicos. E, principalmente, garantir a dignidade, o respeito aos direitos humanos e constitucionais do cidado para seu pleno acesso sade. 18. A populao tem dificuldades para marcar consultas, fazer exames e obter remdios, sofrendo, consequentemente, nas filas de ambulatrios e emergncias. Como resolver esse crucial problema? O problema apontado realidade e, como dito anteriormente, motivado pela falta de recursos adequados e de controle e avaliao, aliados incompetncia e corrupo de gestores descomprometidos e ausncia de controle social. A populao tem que discutir e cobrar solues aos governantes, ao Judicirio e ao Legislativo com a mesma nfase com que se mobiliza pelo carnaval e futebol. Somente com o povo nas ruas, militando, cobrando e participando, haver mudanas que permitam a resoluo desses vrios problemas imbricados.

You might also like