You are on page 1of 2

Cmbio fixo, Currency board e cmbio flutuante.

A taxa de cmbio fixa quando tem seu valor atrelado a um referencial fixo como ao ouro ou dlar. Pode ser alterada quando existem presses para a cotao da moeda. Quando a taxa de cmbio fixa existe um maior nvel de certeza ao comercio internacional. Quando se tem um a taxa de cmbio flutuante ou flexvel permite maior liberdade as economias. A s taxas acompanham livremente as oscilaes da economia, ajustando mediante alteraes em seus valores. Uma desvalorizao ou valorizao cambial permite diversas consequncias para a economia. Tendo uma desvalorizao do cmbio permite maior competitividade ao produto nacional no exterior, estimulando as exportaes do pas. O Courrency board (conselho de moeda) um sistema monetrio onde a autoridade monetria assume o compromisso legal de efetuar o cmbio de moeda nacional por moeda estrangeira forte( moeda ncora ) a uma cotao fixa. A autoridade monetria pode emitir moeda nacional at o limite das reservas internacionais mantidas no pas, mantendo uma moeda forte a uma taxa de cmbio predeterminada. O governo deve atuar com bastante disciplina, vinculando as emisses da moeda local ao volume de suas reservas internacionais.

Cmbio spot e Cmbio forward


Cmbio Spot pode ser cotado no mercado a vista. So realizados atravs de operaes para liquidao imediata. Cmbio Forward realizados a prazo, porm tem seus principais parmetros de negociao determinados livremente pelas partes contratantes.

Balano de pagamentos
Balano de pagamentos registra os valores de todas as transaes internacionais efetuadas por um pas, destacando os pagamentos registrados pelos residentes e no residentes em determinado perodo. Sua estrutura segue o sistema contbil de partidas dobradas onde so registrados os crditos e os dbitos. O balao de pagamentos composto pela balana comercial, pela balana de servios, transferncias unilaterais, saldo em conta corrente, movimento de capitais, erros e omisses e saldo da balana de pagamentos que o saldo lquido das vrias transaes realizadas entre residentes e no residentes.

Ttulo brasileiro no mercado internacional


Os principais motivos de interesses do Brasil na captao internacional de recursos so a diversificao dos investidores e elevada capacidade dos mercados externos, diferencial custo do dinheiro no pas em relao s taxas praticadas no mercado externo, e prazos mais longos disponveis nas operaes externas.

A principal preocupao dos tomadores nacionais de recursos o risco cambial determinado pela flutuao da moeda brasileira em relao s divisas internacionais. Os ttulos brasileiros pagam geralmente juros nominais acrescido de certa margem de risco. Geralmente o governo brasileiro capta recursos no mercado internacional por meio da emisso de ttulos pblicos o que faz com que a iniciativa privada faa o mesmo. Plano Brady e capitalizao Bond Capitalizao Bond um ttulo de dvida externa brasileira, emitido em abril de 1994 dentro do conhecido Plano Bredy, adotado quando houve a renegociao da dvida externa brasileira. Essa renegociao ocorreu quando aps a crise econmica de 80, alguns pases, inclusive o Brasil foram obrigados a pedir moratria de suas divisas, onde o governo dos E.U.A props aos seus devedores um renegociao da dvida. Nisto foi oferecido uma troca dos ttulos vencidos por novos ttulos. Esse ttulo recebeu o nome de bradices. Nessa renegociao o Brasil emitiu vrios ttulos Bond, pois foi o que apresentou maior liquidez significativa.

A inflao Brasileira
A inflao um aumento contnuo na variao dos preos gerais da economia durante determinado perodo de tempo. Esse processo ocasiona uma perda da capacidade do poder de comprada moeda, reduzindo o poder aquisitivo dos agentes econmicos. Cada economia mede sua inflao atravs de um ndice geral de preos, que acompanha as variaes de preos de um grupo selecionado de bens e servios. O crescimento da economia e a inflao no devem seguir a mesma tendncia, sob pena de provocar desequilbrio na atividade econmica, pois os investidores priorizam pases que apresentam estveis indicativos de crescimento econmico e baixos nveis de inflao.

You might also like