You are on page 1of 10

Revista eletrnica de crtica e teoria de literaturas

Artigos da seo livre


PPG-LET-UFRGS Porto Alegre Vol. 04 N. 01 jan/jun 2008

A reabilitao da epopia no sculo XX: o pan-americanismo pico de Toda a Amrica.


Ana Luisa Oliveira
Resumo: No sculo XIX, alguns pensadores declararam o gnero pico incapaz de abarcar as problemticas do mundo contemporneo sendo, portanto, impraticvel neste contexto. Entretanto, ao lanarmos um olhar analtico sobre a Literatura Brasileira do sculo XX, percebemos que a epopia, um gnero dinmico por excelncia, para utilizarmos os termos de Florence Goyet, foi retomada como forma de refletir acerca de questes em voga no perodo. A fim de ilustrar como se processou esta reabilitao do gnero pico praticada pela escola modernista brasileira, tomaremos o exemplar Toda a Amrica, de Ronald de Carvalho, no qual encontramos uma profcua unio entre a esttica moderna de ruptura formal e temtica e o tom grandiloqente e a matria elevada atvicos ao modo pico. Uma composio que resultou, como procuraremos evidenciar, em um indito e singular pan-americanismo pico. Abstract: In the 19th century, some thinkers declared the epic genre unable to encompass the problems of the contemporary world and therefore impractical in that context. However, by taking an analytical look at the Brazilian Literature of the 20th century, we realize that the epic, a dynamic genre par excellence, in the words of Florence Goyet, was recovered as a way of reflecting about the questions in vogue in the period. To illustrate the process of rehabilitation of the epic genre practiced by the Brazilian Modernist school, we analyzed Ronald de Carvalhos book, Toda a Amrica, in which we found a fruitful union between the modern aesthetic of formal and thematic rupture and the grandiloquent tone and elevated subject, characteristic of the epic mode. A composition that resulted, as we intend to show, in a new and unique epic panAmericanism.

Palavras-chave: epopia; reabilitao; sculo XX; Keywords: epic; rehabilitation; 20th century; Brazilian Modernismo brasileiro; pan-americanismo pico. Modernism; epic pan-Americanism.

Nuestra cultura ha visto el auge y decadencia de la pica (STEINER, 2000, p. 115)

1 Primeira Parte

Como sabemos, alguns pensadores do sculo XIX criam ser a epopia incompatvel ao mundo moderno, visto que o prosasmo preponderante nos tempos atuais no preenchia os requisitos de uma verdadeira poesia pica, gnero grandioso por excelncia. A atribuio de um carter obsoleto epopia muito se deve ao fato de a pica, em sua origem, versar sobre

Mestranda do Programa de Ps-graduao em Literatura Portuguesa da Universidade de So Paulo e bolsista da FAPESP. E-mail: isaludovica@gmail.com

A reabilitao da epopia no sculo XX: o pan-americanismo pico de Toda a Amrica.

Nau Literria
episdios monumentais e hericos, prprios aos momentos inaugurais de uma valorosa nao. Nesse sentido, uma vez que, na modernidade, nada de to elevado e de to grandioso encontrava-se em curso, foi declarada a averso desse gnero modernidade. Seguindo esse raciocnio, afirma Daniel Madelnat. O campo literrio no mais acolhedor pica: nele, a poesia somente sobrevive curta e estrfica (...); A esttica moderna do fragmento, do inacabado, do amorfo e do catico menospreza a unidade do universo herico e a coerncia da obra pica. (MADELNAT, 1986, p. 248)1 Contudo, contrariando este processo de marginalizao da epopia e desmentindo o pensamento geral formulado por Georges Steiner (2000), recentes estudos apontam que, em verdade, o gnero pico nunca encontrou um fim. Para Florence Goyet, afirmao corrente vislumbra a epopia enquanto um gnero esttico, da celebrao e da transparncia de valores. (...) existe uma outra maneira de entrever a epopia; como o gnero dinmico por excelncia, aquele que problematiza as situaes e os valores polticos. (GOYET, sous presse, p. 1.)2 Em seu artigo, GOYET (sous presse) analisa obras ocidentais e orientais que, segundo seu ponto de vista, constituem-se enquanto epopias de nossa poca. Com efeito, ao lanarmos um olhar retrospectivo ao cnone literrio brasileiro, constatamos que alguns de nossos poetas do sculo XX retomaram este gnero com o intuito de refletir acerca de questes em voga no perodo. Dessa forma, encontramos escritores imbudos da tentativa de desafiar a aparente incompatibilidade entre a modernidade o Modernismo brasileiro e a poesia pica, em consonncia ao pensamento expresso por Florence Goyet (sous presse): a inteno de unir os elementos modernos, a esttica de ruptura formal e temtica, aos picos, como o tom grandiloqente e a matria elevada, em um todo coeso. Sob este prisma, em conseqncia imediata do dinamismo pico, a reabilitao da epopia no sculo XX pressupe uma adequao aos novos conceitos intrnsecos realidade moderna. Uma revitalizao fez-se necessria e incontornvel, o que produziu importantes contribuies para a Literatura Brasileira. Como forma de vislumbrarmos o modo pelo qual tal reabilitao se operou, tomaremos como corpus deste estudo a obra Toda a Amrica (1926), de Ronald de Carvalho,
Traduo de prpria lavra. Segue o excerto original: Le champ littraire nest pas plus accueillant lpique: la posie ny subsiste que courte et strophique (...); Lesthtique moderne du fragment, de linachev, de lamorphe et du chaotique dprcie lunit de lunivers hroque et la cohrence de loeuvre pique. (MADELNAT, 1986, p. 248) Traduo de prpria lavra. Segue o excerto original: Laffirmation courante voit dans lpope le genre statique, de la clbration et de la transparence des valeurs. (...) il y a une autre faon denvisager lpope; comme le genre dynamique par excellence, celui qui problmatise les situations et les valeurs politiques.(GOYET, sous presse, p. 1).
2 1

Ana Luisa Oliveira

Vol. 04 N. 01

jan/jun 2008

texto que se filia, concomitantemente, fase inicial do movimento Modernista brasileiro e ao gnero pico. Entretanto, antes de adentrarmos propriamente nos meandros deste longo poema, faz-se imprescindvel atentarmos a algumas questes relevantes concernentes a trajetria literria de seu autor. Ronald de Carvalho (18931935) elabora seus escritos no comeo do sculo passado, perodo no qual novas temticas, impensveis at ento, passam a ser mote literrio, como o prosasmo cotidiano versificado liricamente por Manuel Bandeira. Trata-se tambm de um momento em que muito se reflete acerca do Brasil, da identidade brasileira e do papel submisso que todo o continente americano exerce no concerto das naes, o panamericanismo. Em resumo, este tema versa acerca da valorizao da terra americana, do homem americano face cultura europia, tida como imperialista, intrusa e estranha, abordagem que visava, de certa forma, pr fim sujeio americana. Esta temtica torna-se uma das principais preocupaes do jovem Ronald de Carvalho. Em sua Pequena Histria da Literatura Brasileira (1919), no captulo conclusivo, temos a seguinte afirmao:
O homem moderno do Brasil deve, para criar uma literatura prpria, evitar toda espcie de preconceitos. Ele tem diante dos olhos um grande mundo virgem, cheio de promessas excitantes. Organizar esse material, dar-lhe estabilidade, reduzi-lo sua verdadeira expresso humana, deve ser a sua preocupao fundamental. Uma arte direta, pura, enraizada profundamente na estrutura nacional, uma arte que fixe todo o nosso tumulto de povo em gestao, eis o que deve procurar o homem moderno do Brasil. Para isso, mister que ele estude no s os problemas brasileiros, mas o grande problema americano. O erro primordial das nossas elites, at agora, foi aplicar ao Brasil, artificialmente, a lio europia. Estamos no momento da lio americana. Chegamos, afinal, ao nosso momento (CARVALHO, 1949, p. 370).

A partir desse excerto, podemos presumir qual o projeto esttico modernista do poeta: falar de sua terra, do Brasil e da Amrica, cant-la de forma autntica, a fim de evidenciar a igual originalidade da matria abordada celebrar com fora telrica o novo e promissor continente, objetivando contrap-lo ao continente europeu, a velha Europa, arcaico e arcaizante. Esse propsito modernista parece ter encontrado seu justo desenvolvimento literrio na obra Toda a Amrica, na qual o autor elaborou um trabalho de constituio da identidade americana em oposio alteridade europia. Neste tocante, afirma o crtico Jos Aderaldo Castello:
O livro constitui verdadeiro poema de reconhecimento de uma identidade americana (...) posta em confronto com a matriz europia, invocada com este objetivo, conforme a composio que abre o poema. (...) Sem dvida, Ronald de Carvalho integra-se no pan-americanismo em voga no primeiro quartel do sculo atual (...). (CASTELLO, 1999, p. 163-164)

A reabilitao da epopia no sculo XX: o pan-americanismo pico de Toda a Amrica.

Nau Literria
Para tanto, em uma clara adequao entre forma e contedo, o poeta busca na forma pica a estrutura necessria a seu projeto: celebrao da Amrica faz-se necessrio o tom grandiloqente da epopia. Entretanto, como j dito, toda revitalizao de um gnero pressupe transformaes e, para melhor percebemos como se processa esta reabilitao da voz pica no Modernismo brasileiro, passemos a uma breve leitura do poema.

2 Segunda Parte

Do ponto de vista formal, em Toda a Amrica, notamos uma escrita revolucionria em conformidade com a esttica de ruptura proposta pelo Modernismo. Trata-se de um poema longo de carter narrativo, com versos brancos e livres e com estrofes irregulares, nas quais o ritmo desenvolve-se a passos largos, moda de Walt Whitman, poeta norte-americano de grande ascendncia. Com efeito, o ritmo dos versos constitui uma preocupao de Ronald de Carvalho, que chega a proclamar: Cria teu ritmo livremente! (GES, 1935, p. 07), mxima que leva a cabo em sua obra, como podemos constatar pelo seguinte verso acerca da Amrica, Ah! Os tumultos do nosso sangue temperado em saltos e disparadas sobre pampas, savanas, planaltos, caatingas onde estouram biadas tontas, onde estouram batuques de cascos, tropel de patas, torvelinho de chifres! (CARVALHO, 1935, p. 10) No que concerne estrutura, esse poema dividido em algumas partes: Advertncia, Brasil, Cartas e Jornal dos Planaltos, sendo as duas inaugurais mais breves e as duas ltimas mais longas. Na primeira delas, seguindo o projeto literrio pautado pelo pan-americanismo3, temos a construo do carter e da cultura europia, como meio de, nos seguintes momentos do texto, edificar a identidade americana. Nesse sentido, valendose de um tom acentuadamente disfrico, o eu-potico comea a adjetivar o espao e os costumes europeus enquanto elementos limitados e mesquinhos: (...) na tua casa de madeira, pequenina, coberta de hera / (...) na tua sala de jantar, em que os teus avs leram a Bblia e discutiram casamentos, colheitas e enterros,(idem, 1935, p. 09). O carter do povo europeu tratado de igual maneira pejorativa, com aluses a uma excessiva disciplina e a uma certa falta de desenvoltura, Europeu! Filho da obedincia, da economia e do bom-senso, / tu no sabes o que ser americano, em clara contraposio ao

Dada a brevidade deste estudo, no ser possvel estabelecer um dilogo com outras literaturas latinoamericanas, como a argentina, para as quais o tema pan-americano foi, e ainda , to caro. Contudo, este paralelo se faz necessrio para que haja uma viso mais aprofundada e ampla acerca desta temtica, um estudo que pretende ser matria de novas consideraes em momento oportuno.

Ana Luisa Oliveira

Vol. 04 N. 01

jan/jun 2008

modo americano de ser, alegre, genuno e inventivo, como no trecho: Alegria de inventar, de descobrir, de correr! / Alegria de criar o caminho com a planta do p! (idem, 1935, p. 11). J na segunda parte do poema, intitulada Brasil, encontramos a comunho entre o contedo modernista, o tema da afirmao da identidade americana, que comea a ser feita a partir do Brasil, com um aspecto formal da pica: o tom grandiloqente celebra a Amrica Eu ouo o canto enorme do Brasil! (idem, 1935, p. 12). Como forma de principiar a definio da identidade americana, heterognea (CASTELLO, 1999, p. 163) e diversificada por natureza, dada a vastido territorial do continente americano, o eu-potico passa a enumerar tudo aquilo que ele denomina como o canto do Brasil, ou seja, as particularidades brasileiras:
Eu ouo o tropel dos cavalos de Iguau correndo na ponta das rochas nuas, empinando-se no ar molhado, batendo com as patas de gua na manh de bolhas e pingos verdes; Eu ouo a tua grave melodia, a tua brbara e grave melodia, Amazonas, a melodia da tua onda lenta de leo espesso, que se avoluma, lambe o barro das barrancas, morde razes, puxa ilhas e empurra o oceano mole como um touro picado de farpas, varas, galhos e folhagens; Eu ouo a terra que estala no ventre quente do nordeste, a terra que ferve na planta do p de bronze do cangaceiro, a terra que se esboroa e rola em surdas bolas pelas estradas de Juazeiro, e quebra-se em crostas secas, esturricadas no Crato chato; Eu ouo o chiar das caatingas trilos, pios, pipios, trinos, assobios zumbidos, bicos que picam, bordes que ressoam retesos, tmpanos que vibram lmpidos, papos que estufam, asas que zinem, zinem, zinem, rezinem, cris-cris, cicios, scimas, scimas longas, langues caatingas debaixo do cu!. (...) (CARVALHO, 1935, p. 13)

Ao observarmos o trecho acima, mais especificamente o modo que o poeta utiliza para mostrar ao seu leitor a multiplicidade brasileira de sons, de cores, de climas, de vegetaes e de recantos, percebemos o emprego do recurso pico ao catlogo, tcnica descritiva da enumerao acumulativa, expediente amplamente explorado durante todo o livro. Segundo Pierre Brunel, importante estudioso dos gneros literrios, o catlogo est, talvez, na origem mesmo da epopia (BRUNEL, 2003, p. 203)4 e sempre figura em momentos nos quais se busca dizer a totalidade de algo. Nas epopias de Homero, encontramos clebres exemplares: na Ilada temos o catlogo das naus e o catlogo troiano (cf. AUBRETON, 1956, p. 35), este ltimo sendo a relao dos guerreiros mortos antes dos acontecimentos narrados, e na Odissia encontramos o catlogo dos pretendentes, dos aspirantes a Rei de taca mortos por Odisseu (cf, AUBRETON, 1956, p. 45). Nesse sentido, vemos que a acumulao grandiosa central em uma obra de estilstica pica, no importando o momento histrico no qual ela se situe.

Traduo de prpria lavra. Segue o excerto original: est peut-tre mme lorigine de lpope (BRUNEL, 2003, p. 203).

A reabilitao da epopia no sculo XX: o pan-americanismo pico de Toda a Amrica.

Nau Literria
Contudo, ainda de acordo com Brunel, quando se busca dizer a totalidade de algo sem nunca chegar a um fim, por meio de uma vasta listagem, o efeito de sentido que se obtm o de tentar enumerar o inumervel (BRUNEL, 2003, p. 207)5, ou seja, quanto mais se enumera, mais se transmite ao leitor a impossibilidade de dizer tudo (idem, 2003, p. 207)6, como se o discurso no fosse capaz de dar conta da imensido do que narrado, acarretando uma inevitvel sensao de magnitude e de grandiosidade acerca da matria abordada. Em Toda a Amrica, encontramos a precisa aplicao deste efeito grandiloqente do catlogo. Na medida em que avanamos a leitura da composio Brasil, cujo excerto encontra-se acima citado, tem-se, de mais a mais, a ntida noo da amplitude do territrio brasileiro e da infinita diversidade prpria a esta terra. Vale ressaltar que a insistente afirmao do sujeito potico Eu (...)/ Eu (...)/ Eu (...) (CARVALHO, 1935, p. 12) finda por intensificar o sentido de magnitude impresso ao poema. Visto que, temos a impresso de que o eu-potico tambm se engrandece na medida em que descreve a opulncia da matria narrada, como se o eu abandonasse paulatinamente sua individualidade e assumisse a voz de todos os brasileiros, uma voz coletiva, pica por natureza, que tudo conhece de sua terra. Ainda no que tange ao catlogo, este recurso reincide enfaticamente na terceira parte da obra, Cartas, momento no qual o eu-potico comea a descrever os espaos americanos, em uma viagem deslumbrada, indubitavelmente pica, por todo continente, Amrica do Sul, Amrica Central e Amrica do Norte. Os recantos catalogados so correspondentes aos nomes dados aos pequenos poemas que constituem esta composio: Mercado de Trinidad, referente ilha caribenha de Trinidad e Tobago; Noturno das Antilhas, uma passagem noturna pelo mar caribenho; Barbado, visita ao mais oriental dos pases do Caribe; Brodway, meno Amrica do Norte; Tonal, municpio mexicano; Puente Del Inca, aluso ao povoado que fica prximo ao pico do Aconcgua; Uma noite em Los Andes, visita ao Chile; Cristal Marinho, relato das semelhanas entre Costa e Continente e Entre Buenos Aires e Mendoza, acerca dos pampas. Dessa forma, a preocupao de tentar dizer a totalidade do continente americano torna-se evidente, principalmente porque, a cada poema, mais caractersticas da diversidade americana so elencadas, em lugares com especificidades marcantes, que, juntas, compem, como dissemos, uma identidade americana heterognea, naturalmente bela e abundante,
5

Traduo de prpria lavra. Segue o excerto original: dnombrer linnombrable (2003, p. 207). Traduo de prpria lavra. Segue o excerto original: limpossibilit de tout dire (2003, p. 207).

Ana Luisa Oliveira

Vol. 04 N. 01

jan/jun 2008

Mercado de Trinidad na tepidez molhada da manh! Doirados tropicais de asas e frutas, Verdes martimos franjados de Alcatrazes, Mar de corais, fogos de madreprolas ao sol. (CARVALHO, 1935, p. 17)

Genuinamente selvagem e rstica,


E esse vento silvestre que passa pelos meus cabelos, e esse gorgolejo de onda que se parte nos meus ouvido, e essa umidade salina do deck vazio, tudo isso primitivo como um descobrimento (CARVALHO, 1935, p. 19)

Progressista e dinmica nos grandes centros,


Aquele cho [da Brodway] carrega todas as imaginaes do mundo! (...) Aquele cho a paisagem em marcha! Cho que mistura as poeiras do Universo e onde se confundem todos os ritmos do passo humano. (CARVALHO, 1935, p. 22-23)

Industrial nos plos urbanos e Eu vi o pampa! (...) Eu vi a luz da aurora, pulando gil na cobertura de zinco dos longos frigorficos retangulares (CARVALHO,1935, p. 34)formada por um povo mestio, moreno (idem, 1935, p. 15) cuja miscigenao o fator que permite o reconhecimento identitrio marcado pela diversidade.
Nas praias de seixos rolados correm crianas, e o ar do crepsculo, aromado de sal, mistura os meninos louros do Chile aos caboclinhos musculosos da Bolvia. (CARVALHO, 1935, p. 32)

Como podemos constatar, neste longo poema de forma moderna, a terra americana engrandecida por meio do tom pico grandiloqente, que celebra e cataloga incansavelmente suas enaltecidas belezas, no cabendo aqui a meno a aspectos de cunho negativo. Com efeito, Ronald de Carvalho revitaliza, com vago esprito romntico, um sentimento nativista, ao abordar com fora telrica a Amrica, um espao largamente observado pelo eupotico e descrito de forma idlica. Neste tocante, parece-nos que o poeta modernista revisita um topus literrio de matriz clssica, o locus amoenus, que, segundo Ernst Curtis, encontra sua vigncia desde a Antiguidade, nos poemas pastoris de Tecrito e de Virglio, at a Europa Moderna (1996, p. 254). De acordo com Demtrio Caldern, o locus amoenus concretiza-se na descrio de paisagens idealizadas, onde a beleza e a harmonia so pintados com os elementos recorrentes dos prados verdes, frescos cheios de flores (...).(1996, p. 638). Dessa forma, em Toda a Amrica, constri-se uma paisagem permeada da tranqilidade de todas as ervas atlnticas (1935, p. 19), de livres solides selvagens (CARVALHO, 1935, p. 18), de alegria virgem

A reabilitao da epopia no sculo XX: o pan-americanismo pico de Toda a Amrica.

Nau Literria
de rios-mares, enxurradas, plancies csmicas picos e grimpas, terras livres, ares livres, florestas sem lei (CARVALHO, 1935, p. 10). Ainda consoante Caldern, estas paisagens idealizadas so habitualmente descritas de forma a desencadear a calma e o bem-estar; ou mesmo a proporcionar determinadas reflexes ou estados de esprito como o amor (1996, p. 638). Como vimos, o eu-potico assume uma postura contemplativa diante da magnitude de sua terra, em observaes que culminam na vasta enumerao da diversidade americana. Em conseqncia a esta atitude de observao, surge, na quarta e ltima parte de Toda a Amrica, uma importante reflexo que nos remete, inevitavelmente, ao projeto esttico de Ronald de Carvalho expresso em sua Pequena Histria da Literatura Brasileira. Em Jornal dos Planaltos, em um primeiro momento, encontramos algumas breves crnicas acerca de episdios presenciados pelo sujeito potico durante sua viagem pela Amrica, em uma clara incorporao da preocupao modernista de versificar o prosasmo cotidiano:
O oleiro que desenha a talavera, debaixo das torres da Catedral, ouvindo os sinos sem ver o co, pinta com os olhos ou com os ouvidos? (CARVALHO, 1935, p. 40)

Posteriormente, surge uma derradeira composio intitulada de forma homnima ao livro, Toda a Amrica, que uma espcie de concluso meta-potica. Em resumo, o sujeito potico assegura ter a Amrica uma fora vital milagrosa, fruto de seu carter multifacetado e de sua mistura de raas, idia dispersa por toda a obra e aqui sintetizada.
Em ti est a multiplicidade criadora do milagre, a energia de todas as gravitaes, a massa viva de todos os volumes, a promessa de todas as formas, (...) Amrica voltada para o futuro como um boto que espera a flor e o fruto, (...) Amrica de todas as imaginaes, do asteca e do germano, do guarani e do latino, do hispano e do inca, do aimor e do saxo, do eslavo e do africano. (CARVALHO, 1935, p. 45-47)

Desse modo, temos uma voz que clama pelo futuro e cr na plena capacidade americana de engendrar melhores dias, momentos inauditos de prosperidade, O mundo nasce outra vez em ti, e o homem diante de ti sorri ingenuamente como um deus. (CARVALHO, 1935, p. 48) Neste instante, Ronald de Carvalho comea a dar forma a seu programa literrio: a voz potica chama pelos poetas americanos que parecem no vislumbrar o potencial

Ana Luisa Oliveira

Vol. 04 N. 01

jan/jun 2008

americano de renovao, que no se debruam sobre a vasta matria telrica que necessita ser cantada e descoberta por seu povo.
Onde esto teus poetas, Amrica? Onde esto eles que no se debruam sobre os trgicos suores das tuas sestas brbaras? (...) Onde esto eles que no vem o alarido construtor dos teus portos (CARVALHO, 1935, p. 53).

Em seguida, notamos que o sujeito potico possui uma viso positiva acerca dos poetas americanos, visto que demonstra confiar no potencial latente destes futuros proclamadores de sua terra:
Teus poetas no so dessa raa de servos que danam no compasso de gregos e latino, teus poetas devem ter as mos sujas de terra, de seiva e limo, as mos da criao!(...) Teu poeta ser gil e inocente, Amrica! (CARVALHO, 1935, p. 55)

Precisamente desta forma evocativa o poema se finda, com um sujeito potico que parece vociferar ao poeta americano que chegada a hora de sentir-se enraizado a sua terra e de crer e exaltar o imenso potencial americano, em plena comunho com os anseios estticos pan-americanistas afirmados por Ronald de Carvalho.
Oh, Amrica, o teu poeta ser um construtor, (...) diante da sua obra spera e nova, cheia de homens e animais, de guas, plantas e pedras, Amrica, O teu poeta caminhar no milagre da criao. (CARVALHO, 1935, p. 59)

Nesse sentido, podemos constatar que o poema em tela insere-se no projeto literrio modernista de Ronald de Carvalho, um programa que foi buscar na forma pica, o gnero dinmico por excelncia (GOYET, sous presse, p. 1.), o modo necessrio para dar vazo eufrica celebrao da Amrica. Uma reabilitao do gnero pico, marcadamente moderna e pan-americana: uma epopia com estrutura formal flexvel, com versos e estrofes livres, e a abordagem de certos contedos moda modernista, como as pequenas crnicas de Jornal dos Planaltos, que, entretanto, teve elementos preservados e muito bem explorados, como o marcante tom grandiloqente, imprescindvel grandiosa exaltao da Amrica, e o emprego do recurso do catlogo, fundamental enumerao e ao registro da diversidade americana e da composio da identidade americana heterognea. Assim sendo, no podemos deixar de ressaltar, trata-se aqui de uma retomada que muito antes de poder ser considerada, simplesmente, uma revisitao formal, denota o quo enriquecido e transformado um gnero pode ser a partir do confronto altamente fecundo entre tradio e modernidade. Em sntese, podemos inferir que o aparente desaparecimento da epopia proclamado no sculo XIX, dada a sua incompatibilidade junto ao prosasmo do mundo moderno, no

A reabilitao da epopia no sculo XX: o pan-americanismo pico de Toda a Amrica.

Nau Literria
encontra aplicabilidade, uma vez que o gnero pico no desapareceu, mas sim passou por um processo de adequao nova conjuntura literria e histrica. Uma transformao sempre possvel, segundo o critrio esttico de cada autor. No presente caso, uma revitalizao do mais antigo dos gneros que tornou vivel a celebrao do novo continente, em uma fuso fecunda e surpreendente que trouxe para o cnone literrio brasileiro um exemplar inaudito de epopia pan-americana. Por fim, faz-se imprescindvel notar que o legado de Ronald de Carvalho no se restringe a esse longo poema de inspirao pica: trata-se de uma obra ainda no detidamente analisada em toda sua originalidade e em sua complexidade pela crtica literria, que, como procuramos mostrar, merecedora de apreciaes mais aprofundadas, estudos que, em muito podem contribuir para um conhecimento mais efetivo, no s da abordagem do tema pan-americano por escritores brasileiros, mas tambm da Literatura Brasileira do perodo modernista.

Referncias AUBRETON, Robert. Introduo a Homero. So Paulo:Universidade de So Paulo,1956. BRUNEL, Pierre. Mythopotique des genres. Paris: Presses Universitaire de France, 2003. CALDERN, Demetrio E. Diccionario de Trminos Literarios. Madrid: Alianza Editorial, 1996. CARVALHO, Ronald. Pequena Histria da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Briguet, 1949. ______. Toda a Amrica. Rio de Janeiro: Hispano-Brasilena ,1935. CASTELLO, Jos Aderaldo. A Literatura Brasileira, Origens e Unidade. vol. II. So Paulo: Edusp, 1999. CURTIUS, Ernst R. Literatura Europeia e Idade Mdia Latina. So Paulo: Edusp/Hucitec, 1996. GES, Eurico. Prlogo Ronald de Carvalho. In: CARVALHO, Ronald. Toda a Amrica. Rio de Janeiro: 1935. p. 5-7. GOYET, Florence. Lepope comme outil intellectuel. In NEIVA, Saulo (org.). Dclin et confins de lpope au XIXe sicle Paris: Clermont-Ferrand, PUBP, no prelo. MADELENAT, Daniel. Lepope. Paris: Presses Universitaires de France, 1986. STEINER, Georges. Lenguaje y Silencio. 2 ed. Barcelona: Gedisa, 2000.

10

Ana Luisa Oliveira

You might also like