You are on page 1of 1

5 DESVENDANDO A CULTURA DE UMA ORGANIZAO

O dilogo com os autores de diferentes enfoques tericos e a vivncia concreta de naes de pesquisa e intervenes nesta rea nos levou a desenvolver uma proposta etodolgica sobre como desvendar a cultura de uma organizao. Os caminhos para tanto abordam os seguintes temas:

5.1 O Histrico das Organizaes


Recuperar o momento de criao de uma organizao e sua insero no contexto poltico e econmico da poca piopicj a, JCLpaOfl-dsJJMlito necessrio para compreenso da natureza da organizao, suas metas, objetivos./ O fundador desempenha um papel fundamental, pois ao mesmo tempo em que etm a concepo global sobre p projeto da qrg^nizasp, tem o poder pESLSlmtuj-la, desenvolv-la e tecer elementos simblicos consistentes com esta viso. Estudos realizados em empresas americanas e mais recentemente em empresas brasileiras, como por exemplo o artigo de Liliana Segnini, includo nesta coletnea, regiam o papel desempenhado pelo fundador na construo da identidade da organizao; depoimentos e textos escritos por empresrios fornecem tambm interessante material a respeito. Em empresas como as estatais, certos diretores, como o caso citado em nosso trabalho, em funo de sua trajetria no interior da organizao, assumem esse papel mtico, imprimindo a sua viso organizao. Ainda nesta recuperao histrica importante investigar os incidentes crticos por que passou a organizao: crises, expanses, pontos de inflexo, de fracassos ou sucessos. Nestes momentos, o tecido simblico se revela mais facilmente ao pesquisa dor. pois cer^s,jrajajce,.imp^^ contrrjajuesiiojjados, errergem com maipjutidgz. No caso por ns pesquisado, por exemplo, o momento de :~.se possibilitou o desvelamento de certos mitos caros ao conjunto dos empregados : :ro o "mito da grande famlia" explicitando a dominao presente nas relaes de trabalho.

5.2 O processo de socializao de novos membros


O momento de socializao^ smo autores de. diversas correntes-teoricas como^ Berger, Schein, Van Maanen, Pagsvia apontando, icrucial para a reproduo do .n:verso simblico. atravs das estratgias de integrafp do indivduo organizao -<s os valores e comportamentos vo sendo transmitidos e incorporados plos novos ne~.bros. J As estratgias mais usuais so os chamados programas de treinamento e inte grao de novos

a.
funcionrios, que assumem formatos e duraes diversas conforme a organizao. O artigo de Van Maanen, includo nesta coletnea, aborda este tema, mos-, nado como as organizaes desenvolvem diferentes estratgias de socializao eri ^inso de seus objetivos. Os rituais de socializao desempenham ao mesmo tempo o papel de incluso do imir.duo ao grupo e delimitao do processo de excluso dos demais.
23

You might also like