You are on page 1of 33

Toni Brando

A Carta de Pero Vaz de Caminha


(para crianas)
Ilustraes

Girotto e Fernandes

Toni Brando

A Carta de Pero Vaz de Caminha


(para crianas)

Ilustraes Girotto e Fernandes Ficha de Atividades Candu Marques e L Mendes

Para a Ana Clara

em-vindo Histria do Brasil! Voc vai voltar ao ano de 1500 para conhecer a carta que Pero Vaz de Caminha, um dos tripulantes da frota de Pedro lvares Cabral, escreveu ao rei de Portugal anunciando a descoberta da nova terra: o Brasil. Pero Vaz de Caminha era amigo do rei Dom Manuel e viajou junto com a frota numa funo que misturava os talentos de um escritor e de um jornalista. Ele tinha que escrever sobre a viagem, mas sem se preocupar com os detalhes tcnicos. Para isso existiam outros homens. Caminha devia se preocupar mais em registrar os hbitos das pessoas e como eram os lugares por onde a frota de Cabral passaria. E isso ele fez muito bem! o primeiro documento da nossa histria. Fizemos aqui uma adaptao livre dos principais trechos da carta, como um dirio de bordo, para voc ter uma idia de como o Brasil e os ndios os primeiros brasileiros foram vistos e compreendidos pelos portugueses.

Boa viagem!

o dia 9 de maro de 1.500, a frota comandada por Pedro lvares Cabral, um militar de 32 anos, saiu de Portugal, na Europa, com destino a Calicute, na ndia. Foi no caminho dessa viagem que Cabral descobriu o Brasil! A frota de Cabral foi a maior, pelo menos at aquele momento. O principal objetivo da viagem era instalar um entreposto comercial para facilitar a compra e o envio de pimenta muito importante para a Europa na poca e outras especiarias que eles compravam da ndia. A pimenta era to valiosa que os hindus a trocavam por ouro! Importante: os portugueses eram catlicos e aproveitavam suas viagens comerciais para tentar converter ao cristianismo povos que praticavam outras religies.

Senhor,
Eu sei que o capito-mor e que os outros capites de nossa frota escrevero a Vossa Alteza contando sobre o descobrimento da nova terra. Mesmo assim, tambm escrevo. Da melhor maneira que posso. Porm, sabendo que o farei bem pior do que todos os outros. Que a minha incompetncia seja vista como boa vontade! Acredite, Vossa Majestade, que tentarei ao mximo no aumentar ou diminuir nada. Apenas contar aquilo que vi, o que j no ser pouco! No pretendo contar sobre os detalhes da navegao e do caminho, porque no saberei faz-lo. Disso, certamente, os pilotos falaro! A partida de Belm, foi no dia 9 de maro, uma segunda-feira. No domingo, dia 22 do mesmo ms, por volta das dez horas, j estvamos prximos das Ilhas de Cabo Verde e de So Nicolau. Na noite seguinte, perto do amanhecer, a nau de Vasco de Atade, estranhamente, se perdeu da frota. No houve nenhuma mudana de tempo que justificasse o motivo do desaparecimento. O capito tentou de vrias maneiras localizar a nau, mas ela nunca mais apareceu!

frota de Cabral era composta de treze embarcaes: uma nau capitnia (a maior, onde iam Cabral e mais 160 homens), seis naus, trs caravelas, uma nau mercante, uma naveta (com os alimentos) e um barco chamado sota-capitnia. As naus eram maiores e mais modernas do que as caravelas. A capacidade de uma nau era medida pela quantidade de tonis - barris de madeira - que ela era capaz de transportar. Cada tonel tem aproximadamente 1,2m de comprimento por 80cm de dimetro. A nau capitnia, onde viajava Cabral, tinha capacidade para 250 tonis. J as caravelas da poca chegavam a medir 30m de comprimento por 6m de largura. No total, viajavam cerca de 1.500 homens. Entre eles comandantes, religiosos, marinheiros, soldados, artesos, carpinteiros, mdicos e degredados (homens condenados pela lei). Cabral, os comandantes e um dos religiosos dormiam em quartos, os camarotes. Os outros tripulantes se dividiam no interior do navio, que era muito abafado, escuro e sujo. Os soldados tinham autorizao para dormirem no convs das embarcaes, bem mais fresco! A comida viajava guardada a sete chaves. O principal alimento da tripulao era um biscoito salgado e duro que com o passar da viagem ficava embolorado e cheio de baratas. A gua, guardada em tonis de madeira, com o tempo, comeava a cheirar mal e se estragava. Muitos tripulantes ficavam com diarria por tomarem gua velha. Os tripulantes recebiam tambm carne vermelha salgada, arroz, cebola, peixe, queijo, azeite, vinho, gua e vinagre. As maiores autoridades podiam levar a bordo galinhas e ovelhas para melhorar suas refeies. O vinagre tambm era usado para desinfetar os pores dos navios. Os navegantes eram muito supersticiosos! Mas o pior fantasma era de verdade: o escorbuto. Uma doena causada pela falta de vitamina C no organismo, que fazia as gengivas incharem, cheirarem mal e depois apodrecerem. As pessoas que sofriam de escorbuto tambm tinham hemorragias e acabavam morrendo. Os marujos se divertiam a bordo jogando baralho. Durante a viagem, uma das naus desapareceu misteriosamente. Com ela, cerca de 150 homens sumiram no mar.

s caravelas foram criadas no sculo XV pelos construtores portugueses. Elas eram desenhadas especialmente para agentar longas viagens e facilitar o transporte de produtos. As caravelas tambm podiam enfrentar guerras. Algumas caravelas eram equipadas com canhes. As velas eram arredondadas e colocadas mais altas do que nos outros navios. Isso facilitava as manobras rpidas e melhorava o desempenho em alto-mar. As quilhas (uma das principais peas da parte inferior dos navios) eram arredondadas. Como a razo principal das viagens era o comrcio, nas caravelas tinha muito mais espao para a carga do que para a tripulao.

10

11

Seguamos mais exato, vinte edo mar,abril,o sobre as vontades at dia - para ser um de
uma tera-feira em que apareceram flutuando sobre a gua folhas de botelho, aquela erva comprida, tambm chamada de rabo-de-asno. Sinal de terra por perto! Em seguida, avistamos um monte grande, alto e arredondado. No demorou muito para vermos tambm terra plana e com grandes rvores. Ao que era monte, nosso capito chamou de Monte Paschoal. terra, ele deu o nome de Terra de Vera Cruz. S depois de batizar o monte e a terra o capito mandou baixar ncoras. Ancoramos. E ancorados passamos aquela noite.

12

N manh seguinteounos aproximamos daquase a terra. E vimos na praia sete oito homens. Pele
vermelha. Totalmente nus. Cabelos lisos e cortados em cima das orelhas. Tinham a cabea enfeitada por belos cocares de penas coloridas. E nada para lhes cobrir as vergonhas. Todos traziam nas mos grandes arcos de madeira escura e flechas de bambu. Pareciam to saudveis quanto inocentes. A maioria tinha o lbio inferior furado por um pedao de osso.

13

Ofoiprimeiro dos nossos homens aele desembarcou ser mandado a terra Nicolau Coelho. Assim que
na praia, apareceram outros homens. Muitos. Quase vinte. Tambm armados com seus arcos e flechas. O mar fazia muito barulho, mas mesmo assim Nicolau tentou falar com eles. No teve resposta. Eles no entendiam portugus. Mas compreenderam a linguagem dos gestos. Nicolau pediu com gestos para que abaixassem as armas. Os homens o atenderam. Nicolau Coelho ofereceu a eles o seu barrete frgio, o gorro vermelho que trazia na cabea. Os homens aceitaram. E deram a ele um de seus cocares de penas coloridas. Com essa troca de presentes terminou o primeiro contato entre os nativos e os portugueses. Naquela noite choveu muito. S na manh seguinte o capito mandou alguns de ns de volta a terra para procurar gua doce, lenha e um porto seguro, onde pudssemos ancorar para explorarmos a regio. No demorou para encontrarmos um recife formado por rochedos muito fortes e com uma entrada larga o suficiente para passarem nossos navios. Sem dvida, este seria um porto seguro! L ancoramos. E finalmente samos procura de gua e lenha.

14

15

Quando chegamos praia ramos esperados por um grupo de nativos bem maior do que o do dia
anterior. Mais de sessenta. Afonso Lopes, um dos nossos pilotos, tinha ordens do capito para tentar levar a bordo alguns dos homens. Ou pelo menos um! E assim aconteceu. Voltamos para os navios com dois homens. Um deles tinha um belo cocar de penas amarelas. Mesmo o nosso capito estando vestido de maneira especial para receber os nativos, no parecia que eles entendiam que estavam diante de uma grande autoridade. Algo em nosso capito chamou a ateno deles: um colar de ouro. Tambm ficaram impressionados com um dos castiais de prata. Apontavam para o colar, para o castial e depois para a terra, como se quisessem dizer que l havia daqueles metais. Ou pelo menos assim ns quisemos interpretar seus gestos! Oferecemos a eles peixe cozido, doces, mel e figos, mas nada parecia agrad-los. Experimentavam, faziam caretas e cuspiam fora o que tinham posto na boca! Fizeram a mesma coisa com o vinho. Ao perceberem que iam passar a noite no navio, os dois nativos apenas se deitaram no cho. O capito mandou que trouxessem travesseiros e mantas para eles. Aceitaram a oferta, se cobriram e dormiram tranqilos.

16

primeiro encontro entre ndios e portugueses aconteceu no sul do estado da Bahia, na praia de Coroa Alta, que hoje pertence ao municpio de Santa Cruz de Cabrlia. Essa regio faz parte da Mata Atlntica, a floresta que acompanha o litoral brasileiro do Rio Grande do Norte at o Rio Grande do Sul. Nesse lugar tem uma cruz de madeira de mais ou menos 10m de altura construda em homenagem Primeira Missa, celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra. Muitas pessoas pensam que Cabral aportou na cidade de Porto Seguro, prxima a Santa Cruz de Cabrlia. Isso acontece porque o Monte Paschoal, avistado por Cabral do alto-mar, fica em Porto Seguro. Cabral avistou o Monte Pachoal mas aportou em Santa Cruz de Cabrlia. Em Santa Cruz de Cabrlia existe uma pequena aldeia dos ndios Pataxs. Quem visita esse lugar ouve de alguns dos Pataxs que eles foram os primeiros ndios a fazer contato com os portugueses. Alguns estudiosos escreveram que o primeiro contato foi feito com os ndios Tupiniquins. Em sua carta, Pero Vaz de Caminha diz que alguns dos primeiros ndios encontrados tinham o lbio inferior perfurado por ossos, como os ndios Botocudos. difcil ter certeza de quem est certo, porque a regio onde se deu o primeiro encontro era habitada pelos Tupiniquins, Botocudos, Pataxs e ainda pelos ndios Tupinambs, Aimors e Maxakalis. Cada um desses grupos vivia em sua prpria rea, mas, provavelmente, circulava por toda a regio. O primeiro presente dado a um ndio por um portugus foi o barrete frgio, um gorro, geralmente vermelho, muito comum na Europa na poca do descobrimento. Esse primeiro presente o mesmo gorro usado pelo Saci, o mais brasileiro dos nossos mitos. O Saci fuma o cachimbo dos ndios, tem a cor dos escravos e usa o gorro dos portugueses. Foram exatamente os ndios, os negros e os portugueses que formaram o que hoje se chama de povo brasileiro.
17

aos nativos: camisas brancas, gorros vermelhos e teros de conta. E eles voltaram para a terra, em companhia de Afonso Ribeiro e alguns outros homens de nossa frota. Eu fazia parte desse grupo. Afonso Ribeiro tinha ordem de ficar entre os nativos para aprender sua lngua e sua maneira de viver. Quando chegamos praia fomos cercados por mais de duzentos homens. Todos com seus arcos e flechas apontados para ns. Alguns tinham o corpo pintado com desenhos pretos e azuis. Quase todos tinham cocares coloridos e em muitos deles a parte de baixo dos lbios estava furada. Os dois nativos que tinham dormido em nossa caravela fizeram sinais para que os outros abaixassem seus arcos. E eles abaixaram. Os que estavam com nosso grupo se separaram de ns correndo; atravessaram um rio e sumiram na mata. Me lembro de ter visto no grupo pelo menos quatro mulheres. Logo os nativos que dormiram na caravela voltaram. Sem as camisas e os outros presentes que tinham ganhado. Fizemos sinais para que voltassem para a mata, e eles comearam a nos obedecer. Comearam! Quando repararam que Afonso Ribeiro seguia com eles, pararam e fizeram sinais para que ele ficasse onde estava. Afonso Ribeiro tentou dar aos nativos mais gorros vermelhos e outros presentes. Mas eles no quiseram aceitar!

N a manh seguinte, o capito deu alguns presentes

18

muitas informaes sobre o nmero de ndios que viviam no Brasil na poca do descobrimento. Fala-se de 1 milho a 8,5 milhes de habitantes, vivendo em aproximadamente 1.300 grupos culturais diferentes e com hbitos prprios. O censo demogrfico brasileiro de 1.997 pesquisa que mostra entre outras coisas a populao do pas diz que existem atualmente 315 mil ndios falando 170 lnguas. A populao indgena brasileira representa hoje 0,02% da populao do Brasil. Metade dos ndios vive em reas indgenas demarcadas pelo Governo Federal. Pela carta de Pero Vaz de Caminha d para perceber que os europeus tiveram uma idia totalmente errada de quem eram os habitantes da nova terra. Para eles, tratava-se de um povo primitivo, vivendo sem cultura prpria, o que est longe de ser verdade! Os ndios viviam (e ainda vivem) em um universo muito rico culturalmente no qual cada povo tem seus hbitos prprios. Ao longo de milhares de anos eles conseguiram estabelecer uma relao de total integrao com a natureza. Na poca do descobrimento, a rea da Mata Atlntica era aproximadamente 117.000.000 hectares. Hoje, restam 8.182.095 hectares. Apenas 7% do que j existiu.

19

construdo um altar na praia e que nele fosse rezada uma missa. Muitos nativos acompanharam curiosos a construo do altar e depois, sentados, em silncio e a distncia, assistiram nossa missa. No final, se levantaram e comearam a danar, a cantar e a tocar suas flautas, buzinas e chocalhos.

No domingo de Pscoa o capito pediu que fosse

20

terra. Alguns dos nativos nos seguiam. Um deles ia dizendo coisas e fazendo sinais que entendemos como sendo um pedido para que os outros no se aproximassem muito de ns. Ele era bem interessante de se admirar: alm do arco e da flecha, tinha o peito, as costas e as pernas pintadas de um tom muito bonito de vermelho-escuro. A tinta no saa com a gua. Pelo contrrio, quando o nativo saa da gua, ela parecia estar ainda mais brilhante. O capito queria que pescssemos para reforar nossas refeies. Encontramos camares grandes e moluscos de conchas. Depois da refeio daquele dia, o capito chamou a todos para uma reunio. Um dos assuntos era que deveramos pegar, mesmo que fora, pelo menos dois dos nativos e mand-los ao rei. Isso no nos pareceu uma boa idia. Porque se fossem levados fora, seria difcil que colaborassem e nos dessem informaes verdadeiras sobre a terra. Talvez fosse melhor deixar entre eles alguns dos nossos homens. E foi o que ficou combinado. Terminada a reunio, o capito mandou que nossos homens voltassem a terra, armados, para tentar descobrir o que havia depois do rio. Quando chegamos ao rio, alguns dos nativos que ali estavam levantaram seus arcos e flechas e fizeram sinais para que parssemos ali mesmo. No obedecemos. Devagar, fomos nos misturando aos nativos. Em pouco tempo, eles j tinham nos aceitado e nos ofereciam seus arcos e flechas em troca dos nossos gorros e chapus.

No mesmo dia, continuamos a investigar a nova

21

F fresca,conseguimos atravessar omargens gua inalmente rio! A era farta, limpa e muito boa. Nas do rio,
havia palmeiras baixas de palmitos muito saborosos. Percebemos que depois do rio os nativos se mostravam mais vontade. Danavam pulando e dando animadas voltas. O nosso tocador de gaita comeou a tocar, e alguns dos nossos homens se misturaram aos nativos. Fomos aceitos na dana sem problemas. Mas evitvamos falar alto ou toc-los para que no se assustassem. Eles estavam bem mais tranqilos mas, s vezes, se mostravam ariscos como os passarinhos. Os dois nativos que estiveram em nossa caravela nunca mais apareceram, o que nos faz pensar que eles no esto acostumados ao contato social. Percebemos que seus hbitos so muito primitivos, mas andam limpos e mostram ter bastante sade. Achamos que no vivem em casas, pois at agora no as vimos! Algumas mulheres e crianas fazem parte do grupo. As mulheres que tm filhos ainda bebs andam com eles amarrados nas costas por panos que formam uma espcie de cesta! Tentamos saber de um nativo, bem velho, se ali havia ouro. Mas parecia que ele no entendia nossas perguntas. Chegamos a um ponto em que os nativos pararam e fizeram gestos bem claros de que no queriam que continussemos mata adentro. O capito concordou que voltssemos, mas mandou que Afonso Ribeiro tentasse ficar entre eles. Mais uma vez, tivemos que ceder s vontades dos nativos. Eles ofereceram seus arcos e flechas a Afonso Ribeiro, mas nada de deixar que ele os acompanhasse!

22

23

24

Dde nossosalguns dias at que Afonso Ribeiro e emorou alguns homens conseguissem ganhar um
pouco mais da confiana dos nativos. Foi a que conseguimos descobrir mais coisas sobre os habitantes da nova terra. Em uma clareira na mata, encontramos por volta de dez casas grandes, de um cmodo s, altas, compridas, feitas de madeira larga, cobertas de palha e com redes penduradas. Embaixo das redes havia sinais de pequenas fogueiras que devem ser usadas para aquec-los. Em uma das casas nossos homens foram convidados para uma refeio onde foram servidos mandioca, inhame e outras razes. Tudo ia bem, mas quando foi ficando tarde, os nativos ofereceram aos homens belas araras, graciosos periquitos, cocares coloridos... e os mandaram de volta para as caravelas! Alguns deles at se ofereceram para ir junto! No dia seguinte, alguns dos habitantes da terra nos ajudaram a cortar lenha e a encher os nossos barris de gua potvel. Quando estvamos na praia, cerca de sessenta homens se aproximaram, sem arcos ou flechas. Depois de algum tempo, j eram mais de duzentos, misturados aos nossos e bastante dispostos a nos ajudar...

25

Enquanto cortvamos a cruz. Os nativos lenha, um dos nossos carpinteiros fez uma
acompanhavam surpresos esse trabalho. Certamente a cruz para eles era novidade. Mas mais do que isso, o que muito interessava a eles era a ferramenta de metal com a qual a cruz era feita. Ficou claro que nunca tinham visto um machado de metal. Durante nosso trabalho avistamos nas rvores papagaios, araras, pombas maiores do que as de Portugal e aves pretas com bico branco e rabo curto. Quando a cruz ficou pronta, fomos beij-la, para verem o respeito que tnhamos por ela. Os nativos observavam tudo com muita ateno e, quando terminamos, alguns deles tambm beijaram a cruz. Aproveitamos para fazer pequenas cruzes e as demos de presente a eles. Acredito, Alteza, que se conseguissem nos entender, logo se tornariam cristos, porque, ao que nos parece, no tm crena alguma. Alteza, curioso que eles no plantam e no criam. No h aqui boi, vaca, cabra, ovelha, galinha nem qualquer outro animal acostumado a viver junto aos homens. Alimentam-se do peixe que pescam, da mandioca e do inhame que colhem e de outros frutos e sementes que as rvores jogam no cho. Mesmo assim, so to saudveis quanto ns!

26

27

Agora, que estamosto grande, parecefalar ter para partir, vou sobre essa terra, que de no
fim. Nas praias h alguns barrancos de terra vermelha e branca. Onde a terra plana, h muitas palmeiras e grandes rvores. No posso dizer se na terra h ouro, prata, ferro ou algum outro metal. No os vimos! O clima muito agradvel, frio e temperado. A gua farta e nos pareceu infinita. Isso tudo me faz acreditar que, querendo aproveit-la para plantio, tudo nela frutificar. Mas o melhor fruto que desta terra se poder tirar o seu povo, que ainda vive na inocncia! E assim, tentei dizer o que pude ver da terra. Se me alonguei, me perdoe, foi com a inteno de tudo dizer. Beijo as mos de Vossa Alteza! Deste porto seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, 1 de maio de 1.500.

Pero Vaz de Caminha

28

29

Os portugueses deixaram no Brasil pelo menos dois degredados e dois marujos fugitivos...

Bibliografia
ALBUQUERQUE, Lus et al. Portugal - Brazil: the Age of Discoveries. Lisbon, Milan, New York, Bertrand Editora, Franco Maria Ricci, Brazilian Cultural Foundation, 1990 (Carta de Pero Vaz de Caminha). BUENO, Eduardo. A viagem do descobrimento. A verdadeira histria da expedio de Cabral. Rio de Janeiro, Objetiva, 1998 (Terra Brasilis). CALDEIRA, Jorge et alii. Viagem pela histria do Brasil. So Paulo, Cia. das Letras, 1997. CASTRO, Silvio, organizao e comentrios. A Carta de Pero Vaz de Caminha, o descobrimento do Brasil. Porto Alegre, L&PM, 1985. CUNHA, Manuela Carneiro da, org. Histria dos ndios no Brasil. So Paulo, Cia. das Letras / Fapesp / Secretaria Municipal de Cultura, 1992. KOSHIBA, Luiz & PEREIRA, Denise M. F. Histria do Brasil. So Paulo, Atual, 1996. MOULIN, Nilson. Por dentro da Mata Atlntica v. 1 e 2. So Paulo, Studio Nobel, 1994 e 1997. PILETTI, Nelson. Histria do Brasil. So Paulo, tica, 1982. VIANNA, Hlio. Histria do Brasil. So Paulo, Melhoramentos, 1994.

Toni Brando, 1999


Coordenao Editorial

Carla Milano
Equipe de Produo

Martha Almeida Kuhl Raquel Sakae


Reviso

Roseane Maria Lacerda Barreiros Sandra Regina de Souza


Ficha de Atividades

Candu Marques e L Mendes


Ilustraes

Girotto e Fernandes
Agradecimentos

Cristina Alves (indigenista da Artendia)


Livros Studio Nobel Ltda. Rua Maria Antonia, 108 - 01222-010 - So Paulo - SP Fone/ Fax: (11) 257-7599 e-mail: studionobel @livrarianobel.com.br
Proibida a reproduo total ou parcial desta obra sem a autorizao do editor. Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Brando, Antonio de Pdua, 1960A carta de Pero Vaz de Caminha : (para crianas) / Toni Brando; ilustraes de Girotto e Fernandes. - So Paulo : Studio Nobel, 1999. Suplementado por ficha de atividades Bibliografia. ISBN 85-85445-82-3 1.Brasil - Histria - Descobrimento, 1500 2. Brasil - Histria 1500-1548 3. Caminha, Pero Vaz de, 1451?-1501?. Carta 4. Literatura infanto-juvenil I. Girotto, Ricardo Fernando. II. Fernandes, Luiz Carlos. III. Ttulo. 99-3730 CDD-028.5

Indices para catlogo sistemtico:


1. Caminha, Pero Vaz de : Carta : Descobrimento: Brasil : Histria : Literatura infanto-juvenil 028.5

O Brasil descoberto pelos portugueses faz 500 anos. Na verdade, essa idia de que o Brasil comeou com a chegada dos europeus no exatamente correta. Quando as caravelas da frota de Cabral aportaram, os ndios que aqui existiam j haviam feito deste imenso territrio uma nao, que abrigava uma grande diversidade cultural e conhecia, respeitava e manuseava perfeitamente a generosa natureza. O livro A Carta de Pero Vaz de Caminha (para crianas), alm da famosa carta, mostrar aos leitores de todas as idades, com respeito e bom humor, como viviam e o que pensavam os ndios, os primeiros brasileiros. O incio da colonizao europia apresentado sob diversos pontos de vista: do documento histrico, fatos curiosos, do contexto em que os acontecimentos esto contidos e no apenas a tradicional viso dos colonizadores. Conhecendo de uma maneira mais interessante a histria do Brasil, as futuras geraes, certamente, construiro um pas melhor.

You might also like