You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS, SADE E TECNOLOGIA CURSO DE CINCIAS CONTBEIS

RAFAEL CORREIA PAZ

TAYLORISMO E FORDISMO

Imperatriz 2011

RAFAEL CORREIA PAZ

TAYLORISMO E FORDISMO
Trabalho realizado para obteno de nota na displina de Sociologia das Organizaes ministrada pela professora Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa.

Imperatriz 2011

Taylorismo Frederick Winslow Taylor, nascido de uma famlia de classe mdia, em 1856, tornou-se uma das figuras mais importantes na histria do pensamento administrativo. Teve um ensino primrio privilegiado, porm, s aos 29 anos concluiu o curso de Engenharia no Instituto de Tecnologia Stevens, comeou a trabalhar como aprendiz em uma oficina mecnica, em 1878 entrou na Siderrgica Midvale Steel Co e, em seis anos, foi de torneiro a engenheiro-chefe. Em 1911, Taylor publicou a sua principal obra, Princpios da Administrao Cientfica, declarando que o principal objetivo da Administrao Cientfica consistia em assegurar a mxima prosperidade para o empregador junto com a mxima prosperidade para o empregado. Em sua primeira obra, Administrao de Oficinas, o precursor da Administrao Cientfica diz que: a Administrao tem como objetivo o pagamento de salrios melhores, como tambm reduzir custos unitrios de produo; para alcanar esse objetivo, devem ser aplicados mtodos cientficos de pesquisa e experimentos com a finalidade de formular princpios, alm de estabelecer processos padronizados para permitir o controle das operaes fabris; j os postos de trabalhos e os empregados devem ser colocados de forma cientficas e adequados para que as normas possam ser cumpridas; os empregados devem ser treinados, tambm de forma cientfica, para aperfeioar suas aptides e executar cada tarefa, a fim de que a produo normal seja cumprida; e a Administrao precisa criar uma atmosfera de cooperao, de forma que esta seja de forma ntima e cordial e que garanta a permanncia desse ambiente psicolgico. J na segunda obra de Taylor, Princpios de Administrao Cientfica, onde, nesta, o autor se dedica a encontrar problemas dentro das organizaes; segundo o autor as industrias daquela poca sofriam de trs males: vadiagem sistemtica dos operrios provenientes do engano de que mquinas provocavam desemprego, de sistemas de administrao defeituosos e de mtodos empricos ineficientes; a gerncia desconhece das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para execut-las; e a ausncia de uniformidade das tcnicas e mtodos de trabalho.

Fordismo Henry Ford nasceu em 1863, prximo a um municpio rural a oeste de Detroit. Ford teve um encontro com motores na fazenda de seu pai, onde era o responsvel pelos reparos das mquinas da fazenda. Com desejo de diminuir o trabalho manual na fazenda, em 1875, Ford,
Imperatriz 2011

teve um contato com um locomvel a vapor que o levou a estudar os carros automotivos. Em 1879, ele deixou a fazenda e foi morar em Detroit, ingressou na James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co, trabalhando como operador de mquinas. Em 1882, Ford retornou a fazenda de sua famlia e, novamente, em 1890 retornou a Detroit trabalhando como engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company. Em 1893, tornou-se Engenheiro Chefe. Com diversas experincias pessoais com motores e vrios investimentos Ford montou seu prprio negcio em 1903, a Ford Motor Company. A este atribudo o Fordismo, que um modelo de produo em massa, esse modelo revolucionou a indstria automobilstica a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ford utilizou risca os princpios de padronizao e simplificao de Frederick Taylor e desenvolveu outras tcnicas avanadas para a poca. Ford aperfeioou a linha de montagem, criando o mercado de massa para os automveis, com o objetivo de tornar o automvel to barato que todos poderiam compr-lo, porm o objetivo de Ford permaneceu distante da maioria da populao. Os veculos eram montados em esteiras rolantes que se movimentavam enquanto o operrio ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa de produo. Desta forma no era necessria quase nenhuma qualificao dos trabalhadores. Outra caracterstica a de que o trabalho entregue ao operrio, em vez dele ir busc-lo, fazendo assim a analogia eliminao do movimento intil. O mtodo de produo fordista exigia grandes investimentos e grandes instalaes, mas permitiu que Ford produzisse mais de 2 milhes de carros por ano, durante a dcada de 1920. O veculo pioneiro de Ford no processo de produo fordista foi o mtico Ford Modelo T, mais conhecido no Brasil como "Ford Bigode". Junto com o sucesso do Fordismo, com as vendas do lendrio modelo T, surgiu o ciclo da prosperidade americano, onde, graas ao aumento nas vendas do Ford T diversos setores da economia americana tiveram um desenvolvimento substancial. O pice do Fordismo, nas dcadas de 1950 e 1960, que ficou conhecida na histria do capitalismo como Os Anos Dourados. No entanto, o declnio do Fordismo se deve aos seus prprios princpios, onde, a inflexibilidade de produo causava um aumento no custo de produo e posterior aumento no valor final do veculo. Com isso, em 1970, a General Motors flexibiliza sua produo e seu modelo de gesto, lanando diversos modelos de veculos, vrias cores e adota um sistema de gesto profissionalizado, baseado em colegiados. Com isto

Imperatriz 2011

a GM ultrapassa a Ford, como a maior montadora do mundo, causando o declnio do Fordismo.

Ps-Teylorismo e Ps-Fordismo O setor tercirio envolve a comercializao de produtos e servios comerciais, pessoais ou comunitrios a terceiros. Devido, principalmente, ao avando tecnolgico nos ltimos tempos o setor tercirio o que mais crescer no Brasil, representando 54% do Produto Interno Bruto brasileiro. No Brasil, a atividade terciria conta com 945 mil empresas que geram, aproximadamente, 15 milhes de empregos. O setor tercirio, embora pouco se exija o uso de fbricas e indstrias, ainda assim, utiliza alguns dos princpios de Taylor e Ford, por exemplo, a busca do aumento de produo e o baixo custo da mesma uma ganncia do tal setor como era de Taylor e Ford. Contudo, grande parte da realidade Taylorista e Fordista no se adqe realidade atual, isso to visvel que foram ultrapassados pelo prprio Toyotismo. Uma das caractersticas do setor tercirio a multifuncionalidade dos empregados, ou seja, o funcionrio incumbido de realizar mltiplas funes. Hoje, um exemplo clssico disto, o setor de Tecnologia da Informao, que um setor do setor tercirio, onde o funcionrio que trabalha em tal rea necessita ter conhecimento e executar funes em diversas reas, como por exemplo: financeira, contbil, administrativa, informtica, etc. O contrrio do que acontecia no modelo Taylorista/Fordista, onde, o trabalhador era obrigado a desenvolver tarefas ultra-especializadas e repetitivas, diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. O empregado era treinado para executar servios manuais, contudo, na dcada de 70, os operrios se mostraram capazes de controlar o movimento reivindicatrio e at o funcionamento das empresas. A partir de ento, o funcionrio tido como um ignorante passa a ser um ser pensante, consciente e integrado ao processo de decises nas organizaes. Segundo Antunes (1999), Surge o que se chama de flexibilidade profissional, na qual se verifica a mescla entre elaborao e execuo de tarefas e estratgias organizacionais. O trabalhador tornado polivalente o que conhece alm das suas atribuies peculiares, sendo capaz de compreender a essncia do processo produtivo. Com a possibilidade de conhecer outras operaes, pode-se reforar a cooperao entre os funcionrios de uma organizao, aumentando a eficincia e a produtividade em prol do capitalismo.

Imperatriz 2011

Outra caracterstica, bastante expressiva, do setor tercirio a flexibilizao do servio, notase bem esta caracterstica nas empresas de telefonia celular e nos provedores de internet, onde disponibilizam diversos planos para que, dessa forma, se adqem mais ao cliente e acirre a disputa de mercado entre as mesmas. O modelo Taylorista/Fordista era regido e inflexvel, o que causou o seu declnio. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automveis de qualquer cor, desde que fossem pretos (sic). Na dcada de 70 a General Motors flexibiliza sua produo e o seu modelo de gesto, lanando diversos modelos de veculos com diversas cores. Com isto a General Motors passa a ganhar a maior fatia de mercado. Observa-se que o modelo Taylorista/Fordista se tornou obsoleto, superado pelo Toyotismo, devido a sua rigidez e inflexibilidade tanto na produo quanto na funo dos operrios.

Imperatriz 2011

http://blog.clickgratis.com.br/patleo/125295/FORDISMO+x+TOYOTISMO.html

Imperatriz 2011

You might also like